O caso Tecnoforma ainda não acabou para Pedro Passos Coelho. Ainda esta terça-feira vai ter em cima da mesa um pedido de esclarecimento da Assembleia da República. O pedido foi aprovado na sexta-feira pelos deputados e é enviado esta terça ao primeiro-ministro, garantiu ao Observador a secretaria-geral da Assembleia da República. Mas Passos Coelho não tem prazo para responder.

Em causa está um requerimento apresentado pelo PCP e que foi aprovado pelos deputados, tendo agora o caráter formal de resolução da Assembleia da República. E o que querem saber os deputados?

Primeiro, querem saber porque não incluiu Passos Coelho, no registo de interesses enquanto deputado, o cargo de presidência do Centro Português para a Cooperação (CPC). Além disso – e mais importante para a oposição -, querem saber quais os montantes, as condições e formas em que o primeiro-ministro recebeu dinheiro de, como o próprio já disse, de reembolsos de despesas pagas pela organização não governamental ligada à Tecnoforma.

De acordo com respostas dadas ao Observador pela Secretaria Geral da Assembleia da República, o pedido foi enviado “hoje mesmo” depois de “assinada a deliberação e de ser feita a sua publicação no Diário da Assembleia da República”. Mas, acrescenta a secretaria, “não” há prazos para responder.

A deliberação foi aprovada pela maioria PSD/CDS através da abstenção o que pode sinalizar que Passos Coelho irá responder. No entanto não tem prazo para o fazer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR