455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Tecnoforma

Tecnoforma

Tecnoforma. Ana Gomes vai fazer queixa em Bruxelas

Ana Gomes considera que está em causa o "Estado de Direito" e vai fazer queixa na Comissão Europeia do arquivamento do processo Tecnoforma, após relatório da OLAF ter denunciado que havia "fraude".
Corrupção

MP arquiva processo contra Passos Coelho e Relvas

Ministério Público arquivou caso que envolvia ex-primeiro-ministro e ex-Secretário de Estado por suspeitas de corrupção, abuso de poder, participação económica e prevaricação através da Tecnoforma.
Tecnoforma

Justiça não leva a julgamento queixa da Tecnoforma

A empresa onde trabalhou Pedro Passos Coelho estava a processar o ministro Poiares Maduro, a jornalista Clara Ferreira Alves e o historiador e político Pacheco Pereira.
Pedro Passos Coelho

"Não tenho nada que me embarace ou cause vergonha"

Confrontado com os recentes desenvolvimentos do Caso Tecnoforma, Passos Coelho negou conhecer os detalhes da investigação e garantiu estar de consciência tranquila. "Não tenho nada que me embarace".
Tecnoforma

Detetadas ilegalidades nos apoios à Tecnoforma

Os investigadores do Organismo Europeu de Luta Antifraude encontraram irregularidades na atribuição de fundos europeus à Tecnoforma, empresa da qual Pedro Passos Coelho foi consultor.
Lista VIP

Fisco atua em pleno caso Tecnoforma

Primeiras iniciativas da Autoridade Tributária sobre um sistema de alarme interno para proteger determinados contribuintes foram tomadas quando rebentaram as dúvidas sobre rendimentos de Passos.
Pedro Passos Coelho

Acesso ao IRS de Passos dá 27 ações disciplinares

A Autoridade Tributária já instaurou 27 processos disciplinares a funcionários das Finanças que acederam ao registo fiscal de Pedro Passos Coelho. Mas poderão existir cerca de uma centena de casos.
Tecnoforma

Empresa onde Passos trabalhou recupera, mas tarde

Plano de recuperação previsto para a Tecnoforma devia ter-se iniciado em 2013, mas só agora deverá avançar. Votação dos credores começou esta terça-feira no Campus de Justiça.
Parlamento

Ferreira Leite acusa deputados: racismo "moderno"

Ex-ministra das Finanças indignada com os deputados, por terem proibido ajudas de custo a reformados que queiram exercer funções no setor público. Racismo "moderno", acusa, que discrimina a idade.
Tecnoforma

"Já estou habituada", diz Ana Gomes

É uma das cinco visadas do processo que a Tecnoforma vai apresentar por difamação. Ao Observador, a eurodeputada mostrou-se "tranquila" e "à espera" de ser notificada. "Até já estou habituada", disse.
Justiça

Tecnoforma processa Maduro, Ana Gomes e Pacheco

Em comunicado, a empresa Tecnoforma, em que Passos Coelho já trabalho, anuncia que vai processar criminalmente o ministro Poiares Maduro, Ana Gomes e Pacheco Pereira.
Tecnoforma

Passos nada acrescentará sobre Tecnoforma

O primeiro-ministro disse hoje que prestou já todos os esclarecimentos que entendia necessários e que não irá mais longe do que isso.
Tecnoforma

Passos Coelho recusa dizer quanto recebeu de ONG

O primeiro-ministro respondeu à Assembleia da República, mas não deu todas as informações pedidas pelos deputados. Passos continua sem revelar quanto recebeu do Centro Português para a Cooperação.
Tecnoforma

Tecnoforma: AR já pediu informações a Passos

A Assembleia da República já enviou o pedido de informações ao primeiro-ministro. Deputados querem saber quanto recebeu Passos Coelho em despesas de representação e como.
Tecnoforma

"Razões terão uma motivação política"

João Luís Gonçalves era secretário geral da JSD quando convidou Passos Coelho a presidir a ONG que agora está sob suspeita. Admite que o primeiro-ministro tenha recebido por despesas de representação.
Justiça

ONG de Passos recebia 5 mil euros da Tecnoforma

O advogado que representa a Tecnoforma diz que a empresa dava 5 mil euros por mês ao Centro Português Para a Cooperação, mas nas contas da ONG esse valor não aparece.
Parlamento

Passos vai dar mais respostas sobre Tecnoforma

A maioria PSD/CDS-PP viabilizou pela abstenção, um projeto do PCP para que o Passos Coelho apresente esclarecimentos sobre o seu registo de interesses enquanto deputado.
Tecnoforma

Contas da ONG de Passos sem detalhes das faturas

As contas da ONG presidida por Pedro Passos Coelho não permitem chegar a conclusões. Faltam faturas, há registos na contabilidade na rubrica errada e os gastos com colaboradores não estão detalhadas.
Tecnoforma

Tecnoforma volta ao plenário da Assembleia

PCP entregou projeto de deliberação para pedir mais explicações ao primeiro-ministro sobre o caso Tecnoforma, nomeadamente sobre omissões no registo de interesses. Pedido pode ser votado sexta-feira.
Tecnoforma

Passos recebeu 24 mil euros de fora do Parlamento

O primeiro-ministro recebeu, entre 1991 e 1999, cerca de 24 mil euros de trabalho independente. Passos autorizou a divulgação das declarações de IRS pelo Parlamento. Veja os documentos.
Tecnoforma

Assunção Esteves trava pedido a Passos

A Presidente da Assembleia da República diz que um requerimento da Assembleia da República não é possível para pedir documentos ao primeiro-ministro sobre o caso Tecnoforma.
Tecnoforma

O sistema da carta anónima

Há muito tempo que em Portugal, como noutras democracias, o debate de políticas públicas ou de princípios doutrinários conta menos na disputa política do que a esgrima dos escândalos.
Pedro Passos Coelho

Contas da Tecnoforma mantidas em segredo

Contas da empresa onde Pedro Passos Coelho trabalhou estão abrangidas pelo segredo comercial e Tecnoforma não autoriza divulgação.
Pedro Passos Coelho

A carta anónima que denunciava Passos 

Na carta anónima, misteriosamente assinada por "Vasco", há referência a contas bancárias na Margem Sul e fala-se especificamente do regime de exclusividade de que Passos Coelho beneficiaria na época.
Tecnoforma

“Striptease” ou conspiração?

Numa cultura de profunda desconfiança na justiça como a nossa, continua a ser muito forte a tendência para pensar que “não há fumo sem fogo”, mesmo quando parte apenas de uma denúncia anónima.
Tecnoforma

Marcelo aconselha PM a levantar sigilo bancário

Para o comentador, Pedro Passos Coelho sujeitou-se a um "desgaste monumental" que não se justificava e "demorou uma eternidade" a dar explicações.
Tecnoforma

"CPPC custou à Tecnoforma um milhão de euros/ano"

Ex-diretor da Tecnoforma diz que ONG presidida por Passos Coelho custou um milhão de euros por ano. Fernando Madeira, diretor entre 1997 e 99, diz que números são "falsos" mas não esclarece montantes.
Tecnoforma

Sobre arquivamentos e branqueamentos

O prazo de prescrição do crime de branqueamento nunca pode ser superior ao prazo de prescrição do crime subjacente, pelo que é absolutamente irrepreensível o despacho de arquivamento
Tecnoforma

Tecnoforma era mecenas da ONG de Passos

Advogados da Tecnoforma anuncia processo contra jornalistas e comentadores. Diz que a ONG onde estava Passos tinha a empresa como "principal mecenas". Mas não diz quanto dava "ao mês".
Tecnoforma

Cavaco: Passos "prestou todos os esclarecimentos"

Cavaco Silva defendeu esta tarde a intervenção de Passos Coelho no Parlamento, onde prestou esclarecimentos sobre o caso Tecnoforma.
Comentário

Melhor assim, mas não chega

Porque demorou tempo, Passos perdeu parte do seu melhor ativo. A explicação de hoje é melhor, mas faltam dados para que não sobrem dúvidas. Análise Observador TVI/24.
Tecnoforma

Passos explicou-se. Pena ter demorado tanto

Passos deu a resposta que todos lhe pediam: disse "não, não recebi salários". Disse-o tarde, deixando que se instalasse a desconfiança. Mas tal não autoriza pedidos de levantamento do sigilo bancário.
Tecnoforma

Seguro vai pedir dados ao fisco

O líder do PS disse esta sexta-feira que "há instrumentos" que ainda tem para forçar Passos Coelho a mostrar o que recebeu extra enquanto deputado em exclusividade.
Tecnoforma

PGR analisou contas da Tecnoforma - documento

Despacho de arquivamento da PGR (ver documento) sobre denúncia contra Passos revela consulta a contas da Tecnoforma. Mas MP não chegou a cruzar dados com os do CPPC.
Tecnoforma

Memória futura: o dossier Passos que a AR divulgou

A Assembleia da República divulgou ontem todos os documentos do "dossier Passos", com excepção das declarações de IRS entre 1995 e 1999. Pode encontrar esse documento em anexo.
Tecnoforma

Tudo o que já sabemos sobre Passos e a Tecnoforma

A um ano de acabar o mandato, caiu em cima de Passos a bomba que dispensava: suspeitas de que cometeu crimes fiscais e outros enquanto deputado. O Observador fez um explicador para traduzir a polémica
Pedro Passos Coelho

"Se alguém tiver outros elementos, que os mostre"

O primeiro-ministro admite mostrar as declarações de rendimentos onde, diz, não constam pagamentos da Tecnoforma. Correio da Manhã diz que houve despesas de representação.
Tecnoforma

Funcionário da Tecnoforma contestou insolvência

Funcionário acusa os administradores de terem causado a insolvência da Tecnoforma deliberadamente. O BES é um dos 124 credores da empresa.
Parlamento

Passos: pagamento de despesas sim, salários não

Passos diz não ter recebido salários da Tecnoforma, admitindo terem apenas sido pagas despesas de representação pela CPPC. E recusa mostrar contas: "Não farei strip tease das contas bancárias".
Tecnoforma

Seguro admite apoiar comissão de inquérito

Bloco de Esquerda pode propor comissão de inquérito. António José Seguro sublinhou que o importante é que "o primeiro-ministro esclareça o país".
Tecnoforma

As 17 frases de Passos sobre o caso Tecnoforma

A polémica sobre Passos Coelho e a Tecnoforma tem já dois anos. Durante esse período, o primeiro-ministro comentou algumas vezes o seu envolvimento. Saiba o que já disse sobre este caso.
Pedro Passos Coelho

Tecnoforma dá informações às 17h00

Empresa a que Pedro Passos Coelho esteve ligado e que está no centro da polémica presta esclarecimentos esta sexta-feira pelas 17h00, nos escritórios dos seus advogados.
Tecnoforma

PGR arquiva queixa contra Passos Coelho

A Procuradoria-Geral da República arquivou a queixa contra o primeiro-ministro. Ministério Público diz que não pode investigar suspeitas de casos já prescritos.
Tecnoforma

AR recusa mostrar IRS de Passos

O secretário-geral da Assembleia da República recusou enviar aos grupos parlamentares as declarações de rendimentos de Passos Coelho dizendo que são "dados pessoais".
Tecnoforma

PS não afasta comissão de inquérito sobre Passos 

Alberto Martins espera que a Assembleia da República e o primeiro-ministro prestem com "rigor, verdade e celeridade" os esclarecimentos sobre o percurso de Passos Coelho enquanto deputado do PSD.
Comentário

O peso do caso Passos

O primeiro-ministro tem de ser claro sobre se recebeu, ou não, verbas que não declarou ao fisco e à AR. Mesmo que a denúncia seja anónima e que já tenhamos percebido o que se passou na Assembleia.
Tecnoforma

Governo espera esclarecimento "cabal" da PGR

Ministro da Presidência diz que não compete a Governo "pronunciar-se" sobre as suspeitas que recaem sobre o primeiro-ministro e que cabe à PGR fazer um esclarecimento "cabal".
Tecnoforma

Queixa de Relvas contra Roseta foi arquivada

Ex-ministro de Passos processou ex-bastonária dos Arquitetos por difamação em 2012 por esta ter afirmado que Relvas a pressionou a contratar empresa de Passos Coelho, Tecnoforma.
Tecnoforma

Bagão acha "amnésias" de Passos Coelho estranhas

Para o antigo ministro das Finanças, a falta de explicações do primeiro-ministro "está a alimentar a especulação".
Tecnoforma

Bloco ameaça Passos com comissão de inquérito

Se o primeiro-ministro não esclarecer a polémica em torno do caso Tecnoforma, e a PGR não se pronunciar, o Bloco de Esquerda quer que Passos Coelho responda num inquérito parlamentar.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.