Pedro Passos Coelho

PSD

PSD processa candidato a Oeiras por deixar dívidas /premium

595
PSD vai processar 'vice' da distrital de Lisboa. Campanha tem dívidas de 100 mil euros em Oeiras, incluindo preservativos como brinde. Ângelo Pereira queixa-se de "perseguição" por ter apoiado Santana
Pedro Passos Coelho

Passos estreia-se no mercado de conferências pagas

1.735
O ex-primeiro-ministro foi o orador principal de uma conferência para gestores de fundos de investimento, esta quinta-feira em Madrid. É a estreia de Passos nas conferências internacionais pagas.
Eutanásia

Passos Coelho toma posição contra a eutanásia

1.220
O antigo primeiro-ministro escreveu este sábado no Observador que é contra a legalização da eutanásia e também contra um referendo. Passos defendeu ainda que PSD, como partido, deve tomar posição.
Política

O PS é que sabe fazer política!

837
Passos quis mudar a mentalidade e a cultura política. António Costa, que personifica a velha mentalidade e a velha cultura política, não deixou. Não quis! E travou a necessária mudança.
Pedro Passos Coelho

Coragem

849
É razoável supor que os protestos produziram dano efectivo na vida de Passos Coelho: antes havia três universidades interessadas na sua contratação, depois dos protestos só uma realmente avançou.
PSD

Primavera chuvosa (e um até já)

139
Convinha reparar que na cave e subcave onde se fabrica o veneno, a temperatura da indignidade e o grau da brutalidade – do insulto, da falsidade, do ódio – atingem picos que nunca se viram, nem usaram
Universidades

1.993.921 razões para Passos não ir para o ISCSP

1.742
A contestação à contratação de Passos Coelho pelo ISCSP é um ajuste de contas com o anterior PM. Mas não só. Há que mostrar quem manda aos 1.993.921 portugueses que em 2015 votaram Passos.
Pedro Passos Coelho

Quem tem medo de Passos Coelho?

1.960
Na história portuguesa, Passos Coelho foi o primeiro chefe de governo que, num ajustamento, não pôde dissimular os cortes com desvalorizações monetárias. Governou com a verdade.
Universidades

Pedro Passos Coelho nunca existiu

2.133
O ódio a Passos radica na sua energia, abnegação e estoicismo que surpreendeu muito boa gente – como eu, que mudei a opinião que dele tinha –, e que lhe permitiram controlar e dominar a bancarrota.
Universidades

Prof. Passos Coelho na perspetiva Gabriel Alves

144
Uma parte do mundo académico, particularmente o mais ligado às “humanidades”, cobriu-se do mais intenso ridículo, mesmo aquele habituado a dizer que a Autoeuropa não tem valor porque monta tudo.
Universidades

O ex-primeiro-ministro que nada tem para ensinar

A não ser dizendo que ser primeiro-ministro nada tem a ver com Administração Pública ou Políticas Públicas, não vejo como alegar que Passos não tem currículo profissional para ser professor convidado.
Ensino Superior

Docentes universitários contra Passos no ISCSP

Grupo de 28 docentes e investigadores do Ensino Superior promoveu abaixo-assinado contra a nomeação e Passos como professor catedrático. "É um atropelo flagrante" ao estatuto da carreira docente.
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho vai ser catedrático. E pode?

1.953
Especialistas ouvidos pelo Observador consideram a contratação justificada -- mas há quem ache o título de catedrático exagerado. Certo é que Passos não é o primeiro governante licenciado a tê-lo.
Pedro Passos Coelho

ISCSP. Grupo de alunos assume apoio a Passos

1.244
Depois do abaixo-assinado a pedir que Passos Coelho não fosse aceite como professor do ISCSP, um núcleo de estudantes da mesma faculdade assumiu o apoio público ao antigo primeiro-ministro.
Pedro Passos Coelho

Alunos contra ida de Passos para o ISCSP

6.774
Grupo e alunos do ISCSP fez um abaixo-assinado contra a ida de Passos Coelho para aquela faculdade. Segundo o Jornal de Negócios, contratação do ex-primeiro-ministro é "uma afronta à meritocracia".
Redes Sociais

Passos e Sócrates ou a cor política da indignação

543
As redes das redes chegaram duas vezes ao grau máximo da indignação. Agora, por Passos ir dar aulas numa Universidade Pública. E antes, com a infame pergunta sobre como Sócrates pagava as contas.
Pedro Passos Coelho

Odiar perdidamente

1.014
Passos Coelho teria indignação com qualquer escolha profissional porque há setores ideológicos especializados no ódio. São os mesmos que se exaltavam com a atroz perseguição à vida privada de Sócrates
Universidades

A outra vida de Pedro Passos Coelho

1.342
Um ex-governante não pode dar aulas, não pode trabalhar numa grande consultora, muito menos numa empresa pública, era o que faltava, sequer numa privada, terá sido troca de favores. O que pode fazer?
Pedro Passos Coelho

A Universidade que temos

1.790
A contratação de Passos Coelho pelo ISCSP nunca poderia ser bem-recebida num sistema universitário alheio ao mérito e alimentado por compadrios – e, portanto, precário para uns e generoso para outros.
Política

Sérgio Sousa Pinto defende Passos como professor

5.913
Contra os "insultos vomitados" por alguns, e contra a "indignação de meia dúzia de pessoal menor da Academia", o deputado do PS escreveu um texto no Facebook a defender Passos como professor do ISCSP.
Universidades

Passos vai dar aulas no ISCSP

2.802
Ex-primeiro-ministro recebeu convites de três instituições de ensino superior, duas públicas e uma privada. Passos vai ensinar economia e administração pública.
Assembleia Da República

Ferro recebe Passos no seu último dia de deputado

Ferro Rodrigues recebe Pedro Passos Coelho esta quarta-feira, no dia em que o ex-primeiro-ministro deixa o Parlamento. O encontro será às 14h45 na sala de visitas do presidente da Assembleia.
PSD

Sulistas, populistas e… que mais?

Por um lado, Rui Rio aparece de peito feito a condenar o abominável populismo, que rejeita — por outro, parece cair em tentações populistas, em que cede. O que esperar daqui?
Congresso do PSD

O PSD tem um novo líder, a oposição não

187
O afastamento da Procuradora Geral da República é a principal questão política em Portugal. Nesse ponto, o PSD de Rui Rio não promete ser um partido de oposição.
Congresso do PSD

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Congresso do PSD

Obrigado, Pedro Passos Coelho

1.323
Numa altura em que devemos agradecer a Passos Coelho pelo futuro sustentável que ajudou a construir, também devemos lembrar a Rui Rio que tem a especial obrigação de não desrespeitar esse legado.
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
PSD

Como atacar o PS, versão Rio e versão Passos

Tanto Passos como Rio criticaram o PS. Passos fechou todas as portas. Rio disse "sim, mas". Sim, não haverá bloco central com PS. Sim, o objetivo é ganhar as eleições. Mas é preciso consensos.
Congresso do PSD

"O discurso de Passos foi de uma violência enorme"

185
A crítica de Rui Rio à cacicagem com Salvador Malheiro três lugares ao lado. E a violência da intervenção de Passos. Os discursos do líder e do ex-líder comentados por Miguel Pinheiro e Vítor Matos.
Congresso do PSD

Uma história em três atos. Passos Coelho de A a Z

228
Passos Coelho subiu ao palco pela última vez. Foram oito anos na liderança do PSD, primeiro na oposição, depois no Governo, depois na oposição outra vez. De A a Z, recordamos os momentos-chave.
Congresso do PSD

"Soldado" Pedro avisa Rio que tem de combater PS

1.223
Discurso da despedida de Passos foi mais do que "simbólico". Avisou Rio de que é preciso bater a geringonça, centrou ataque em Costa, e disse que CDS vai ser "importante no futuro".
Congresso do PSD

Vídeo em direto/ O comentário às polémicas do final do congresso

Dos apupos a Elina Fraga ao discurso de Rui Rio. Veja em direto o comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos, no final do Congresso do PSD
PSD

O primeiro dia de Rio e o último dia de Passos - como aconteceu

166
Os sociais-democratas juntaram-se em Lisboa para a despedida de Passos Coelho e a chegada de Rui Rio. O Observador acompanhou todo o primeiro dia do congresso do PSD em direto. Veja como foi.
PSD

Passos deixa Congresso após discurso de Rui Rio

422
Passos Coelho abandona o Congresso a seguir ao discurso de Rui Rio. Sábado e domingo só acompanhará a reunião magna do PSD pela televisão. Será deputado até dia 28 e depois vai dar aulas.
Congresso do PSD

Keep cool. Onde não estiveste no congresso passado

O congresso do PSD que arranca esta sexta-feira começou há dois anos, no anterior. Rio não foi. E começou a preparar o caminho para vencer. Passos iniciou a queda. E o "Mr. Cool" regressou.
Congresso do PSD

Congresso do PSD abre com despedida de Passos

114
Arranca esta sexta-feira o 37º Congresso do PSD, no qual Rui Rio dará o seu primeiro discurso perante os congressistas enquanto líder dos sociais democratas, após a "despedida" de Passos.
Presidente Marcelo

Marcelo agradece a Passos e deseja sorte a Rio

O Presidente da República agradeceu a Passos Coelho por ter governado o país "num período muito crítico e difícil". Marcelo também desejou a Rui Rio que a sua liderança no PSD "corra bem".
Pedro Passos Coelho

Passos sobre PSD: "Eu não sou comentador"

144
Durante uma conferência na Universidade de Coimbra, o ainda líder do PSD recusou especular o futuro dos sociais-democratas. Pedro Passos Coelho afirmou que "não é comentador".
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho: BE e PCP "rosnam mas não mordem"

1.483
O líder do PSD defendeu que o BE e o PCP "rosnam mas não mordem" ao Governo de António Costa. Pedro Passos Coelho deu o exemplo da posição dos dois partidos quanto à crise grega.
Pedro Passos Coelho

"A divisão do PSD acabou nas eleições"

194
Passos Coelho afirmou que "agora vai começar o processo de união do PSD e de construção de um caminho novo" com novos "protagonistas", referindo-se a Rui Rio.
Política

Uma modesta proposta para aumentar a confusão 

308
Depois de Passos Coelho, a política portuguesa ameaça tornar-se uma confusão, com os partidos misturados num crepúsculo indistinto. É a hora de todos os gatos políticos serem pardos.
PSD

Passos Coelho, de saída, diz que está "tranquilo"

De saída da liderança do PSD, Passos Coelho garantiu que "está tranquilo quanto ao futuro do partido e do país", por considerar que o Governo de Costa é sustentado em alianças falíveis.
PSD

Rui Rio queixa-se de "turbulência" no PSD 

142
Futuro líder diz que tem sentido "alguma turbulência" no processo de tentar unir o PSD. Rui Rio classificou ainda primeiro encontro com Passos como conversa "muito agradável".
PSD

Rio e Passos Coelho reúnem-se esta quinta-feira

O presidente eleito do PSD vai reunir-se com Pedro Passos Coelho esta quinta-feira, às 15h, na sede nacional do partido, em Lisboa. É a primeira vez que Passos e Rui Rio se reúnem depois da eleição.
PSD

Rui Rio: Passos Coelho é líder até ao congresso

O presidente eleito do PSD recordou que Pedro Passos Coelho é o líder do partido até 18 de fevereiro, data do congresso. Rui Rio disse ainda que vai falar com Hugo Soares "com calma".
António Costa

António Costa: Entendimento com Rio será melhor

100
António Costa acredita que "não será difícil de ser melhor" o entendimento com Rui Rio do que com Pedro Passos Coelho. O primeiro-ministro enviou uma mensagem de parabéns ao futuro líder do PSD.
PSD

Rio e Santana. Os últimos dias da corrida ao PSD

Cinco ações, dois voos, milhares de quilómetros, mas apenas três distritos. E todos a norte. Nos últimos dois dias, Santana e Rio foram onde havia mais votos. O Observador também.
PSD

Passos Coelho deixa Assembleia em fevereiro

224
A decisão do antigo primeiro-ministro foi já anunciada ao grupo parlamentar do PSD.
PSD

O último debate Rio-Santana: quem ganhou? Escolha

Os dois candidatos à liderança do PSD enfrentaram-se uma última vez aos microfones da Antena 1 e da TSF. Quem acha que ganhou neste último confronto? Vote aqui.
Parlamento

Montepio: "Tenho pena que a ideia não seja minha" - como aconteceu

121
António Costa concorda com a ministra da Justiça no mandato único da PGR, mas desautoriza timming de Francisca van Dunen. E defende a entrada da Santa Casa no Montepio.
Financiamento dos Partidos

Financiamento. Passos diz que "intenção era boa"

221
Pedro Passos Coelho considera que o Parlamento não deve desperdiçar a oportunidade que tem para clarificar as intenções da aprovação da lei do financiamento dos partidos.
PSD

Estágio para um debate que Passos não quis moderar

Passos não quis roubar o palco aos dois candidatos, sobretudo em dia de debate, e fez uma intervenção morna na apresentação do livro de Pedro Rodrigues, seu crítico. A Rio e Santana pediu "humildade".
PSD

Passos, Rio e Santana juntos em livro

O movimento "Portugal Não Pode Esperar" vai apresentar em janeiro as conclusões do seu livro, sessão que contará com a presença do presidente do PSD e dos dois candidatos à liderança do partido.
Infraestruturas

Infraestruturas: ministro critica governo anterior

O ministro das Infraestruturas diz que é incompreensível que o acesso às zonas empresariais não tenha sido uma prioridade n governo de Pedro Passos Coelho.
Pedro Passos Coelho

Adeus de Passos. PSD "será sempre relevantíssimo"

1.145
PSD despediu-se de Passos com vídeo emocionado. E Passos fez o balanço: 2017 foi "o ano mais trágico", instrumentalização de Costa deve ser denunciada e PSD não perderá relevância. Com Rio ou Santana.
Orçamento do Estado

O pior da política

901
Aos que agora descobriram que o “fim da austeridade” é afinal a “rendição à Fenprof”, é preciso perguntar: que esperavam que António Costa fizesse para se manter no governo?
António Costa

António Costa viu a verdade? Não acreditem

2.226
Quem, em Agosto de 2005, congelou as carreiras da função pública? Um governo em que António Costa era ministro. A oligarquia sempre soube que quando não há dinheiro, não há dinheiro.
PSD

Caso Infarmed. Passos diz que Governo "mete dó"

895
Passos diz que Governo "perdeu o rumo" após Pedrógão e que "mete dó" a gestão do processo Infarmed. Afirma que futuro líder do PSD "tem tempo" para criar alternativa para vencer Costa em 2019.
Infarmed

Cristas: Infarmed no Porto é "decisão errática"

Assunção Cristas defendeu que a ida do Infarmed para o Porto é "uma decisão isolada e um pouco errática", que pode nem ter "o efeito desejado" de uma estratégia de descentralização pensada.
PSD

PSD contra criação de exército europeu

172
O presidente do PSD assumiu, em Braga, ser contra a criação de um "exército europeu", salientando, no entanto, a necessidade do "reforço e ampliação" de respostas ao nível da UE na área da Defesa.
PSD

Passos anuncia: PSD vota contra OE 2018

1.499
“Não serve o interesse coletivo”, disse Passos, anunciado que PSD vai votar contra Orçamento do Estado. Nas últimas jornadas como líder, ouviu rasgados elogios. E antecipou "morte lenta" da geringonça
António Costa

O regime ainda precisa de António Costa?

1.139
A oligarquia fala cada vez mais de um “novo ciclo”. Todos pensaram que tivesse a ver com a saída de Passos Coelho. E se também tiver a ver com uma eventual dispensa de António Costa?
Governo

Sobre a estratégia e a táctica marxistas

164
Todos têm dito que a geringonça tem funcionado. Mas de pouco serve que uma coisa funcione quando não se sabe bem para quê nem a que preço.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)