481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pedro Passos Coelho

E o vencedor é...

Festa do Pontal ou Passos Summer Sessions?

Montenegro conseguiu recuperar a alma do PSD. Marta Temido está exaltada com a situação nas Urgências? Mais exaltadas devem estar as grávidas. O que fazer logo à noite sem a série Marcelo ao volante?
Resposta Pronta

"Luís Montenegro será a sombra de Passos Coelho"

Porfírio Silva, deputado e secretário nacional do PS, critica o atual líder da oposição por "acreditar que tudo é possível". Aponta também incoerências ao Programa de Emergência Social apresentado.
Comentário

O problema de Montenegro? "O Grupo Parlamentar"

Em análise ao discurso deste domingo de Luís Montenegro, na Festa do Pontal, José Manuel Fernandes explica que há um problema que o Pontal não afastou: o "fraco" Grupo Parlamentar do PSD.
Noticiário

23h. Rentrée PSD. Montenegro e a herança de Coelho

Líder do PSD discursou ao longo de 54 minutos. Promete escrutínio ao Governo, em questões como a nomeação do consultor de Fernando Medina. Montenegro defende ainda a descida de IRS na classe média.
Noticiário

21h. PSD. Pedro Passos Coelho presente na rentrée

Antigo presidente do PSD refere que esta presença é exceção e que não pretende regressar aos palcos mediáticos. Ainda, as reações de Sérgio Conceição e de Álvaro Pacheco à vitória portista em Vizela.
Presidência da República

Força de Gouveia e Melo faz suspirar por Passos

Sondagens comprovam popularidade do almirante. Se Passos quiser Belém em 2026, PSD não falta à chamada. Mendes e Portas mantêm tabu e latitude para qualquer decisão. Costa tem problema para resolver.
Noticiário

22h. PR saúda Governo pelo combate à inflação

Marcelo Rebelo de Sousa defende que é inevitável fazer face aos efeitos económicos da pandemia e, agora, da guerra na Ucrânia. Contudo, saúda o Governo pelas medidas de combate à inflação.
Noticiário

18h. PS acusa Montenegro de representar "Passismo"

Carlos César acusa líder social-democrata de continuar legado de Pedro Passos Coelho. Ainda, Jerónimo de Sousa acusa Governo de adiar decisão sobre o Aeroporto de Lisboa por compromissos com a direita
Congresso do PSD

Como Montenegro uniu o partido em três atos

O novo presidente do PSD apareceu ao lado de Rio, chamou potenciais adversários para a sua direção e reabilitou o legado do passismo. A era Montenegro tem peso e diversidade. Até ver.
BES

Passos Coelho diz que Salgado estava "desesperado"

O ex-primeiro ministro foi arrolado como testemunha do antigo líder do Grupo Espírito Santo, Ricardo Salgado, e contou um encontro com o antigo banqueiro. Juiz ainda não acelerou o processo.
António Costa

A coragem que Costa precisa de ter

Soares e Cavaco e de forma mais controversa Sócrates modernizaram Portugal. Passos Coelho teve a coragem de salvar o país. Conseguirá a história dizer o mesmo de António Costa?
Caso BES

MP e BES contestam testemunho de Passos Coelho

Ivo Rosa acedeu a pedido de Ricardo Salgado e convocou o ex-PM para ser ouvido na instrução do caso BES. O próprio banco e o MP opõem-se e dizem que Ivo quer "fazer um verdadeiro julgamento".
Noticiário

00h. Moreira da Silva desafia Montenegro a debate

Candidato à liderança social-democrata diz não compreender a indisponibilidade do adversário. Montenegro assume-se como preparado para "ser o sucessor de Pedro Passos Coelho".
Governo

Onde estão os ex-ministros de António Costa?

Cargos públicos ou políticos são destino mais frequente dos ministros que deixaram de o ser nos últimos seis anos. Já os principais ex's de Passos Coelho seguiram para o setor privado.
Caso BES

Ivo Rosa chama Passos Coelho como testemunha

Defesa de Ricardo Salgado pediu e o juiz de instrução criminal entendeu que é fundamental ouvir o ex-primeiro-ministro sobre a queda do BES. Será ouvido no dia 30 de junho.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo elogia "resistência" de Passos

No Caramulo, onde enviou cumprimento ao "primeiro-ministro Passos Coelho", Marcelo diz que Passos enfrentou "situação muito difícil" e que o governo seguinte (de Costa) beneficiou da "resistência".
E o vencedor é...

OE 2022. Das medidas Miss Mundo à resignação

O OE traz uma novidade: a promoção da procriação medicamente assistida no SNS. Mais do que saber a pouco, "é brincar com o sonho das pessoas". E o vencedor da corrida à liderança do PSD? Passos Coelho
Guerra na Ucrânia

Sem título

O verdadeiro pesadelo chegou sob a forma de outro virus chamado guerra. Letal mas anunciado: a Covid aterrara sem pré aviso mas Putin auto-sinaliza-se desde há anos.
Noticiário

4h. Sócrates é "argumento contra maioria do PS"

Nesta edição, o presidente do CDS usa a entrevista de José Sócrates à CNN Portugal para criticar uma maioria absoluta socialista. E ainda, os desfiles de Carnaval no Rio e São Paulo estão cancelados.
Caça ao Voto

"Rui Tavares parecia um bambi encadeado"

Rui Tavares perdeu "inocência política" frente a Costa e Inês Sousa Real? Ventura dá tiros nos pés ao atacar PSD de Passos Coelho. E ainda uma viagem ao passado pelos tempos de antena com Tiago Dores.
Pedro Passos Coelho

Análise à direita portuguesa

A direita precisa de uma figura tutelar. Passos Coelho foi essa figura. É verdade que à data não existia IL nem Chega mas também é verdade que estes partidos existem pelo vazio criado pela sua saída.
Diretas PSD

Passos denuncia falsos apelos a voto em Rio

Pedro Passos Coelho salienta que, como militante do PSD, não deixará de "responsavelmente de participar na votação" de sábado, mas não manifestará apoio a nenhum candidato.

Carga fiscal disparou de Passos para Costa?

Uma comparação feita entre os valores do esforço fiscal dos contribuintes no ano em que Passos entrou e o atual leva à conclusão: Costa "agravou de forma demasiado evidente a carga fiscal". É verdade?
Fact Check

Há mais 264 mil na Função Pública com Costa?

Redução de funcionários públicos feita no tempo da troika já foi revertida, mas os valores estão muitos milhares abaixo dos referidos nesta publicação do facebook.
Política

Quem com ferros mata, com ferros morre

A normalização destes comportamentos nasce, muitas vezes, nos silêncios oportunistas que muitos decidem fazer. E quem os faz tem culpa no cartório. E não se pode queixar quando o tiro faz ricochete.
PSD

Passos Coelho: "O caminho faz-se para a frente"

Passos ofuscou o seu amigo e antigo ministro. Paulo Portas ainda registou a qualidade de Moreira da Silva num "tempo de vésperas", mas o ex-ministro fugiu: é mais de "policies" do que de "politics".
Troika

Mia Couto escreveu texto político sobre jovens?

Texto circula há anos e a resposta é sempre a mesma: Mia Couto não é o autor daquelas palavras, tal como o próprio esclarece em declarações ao Observador.
PSD

Pinto Luz atira-se a Rio e defende Passos Coelho

Vice de Cascais acusou Rio de não saber "quem é o adversário" e de ter decisões incompreensíveis. Críticas surgem depois de PSD aprovar relatório que acusa Governo de Passos de "fraude política".
Política

Estado da Nação e "culpa do Passos". Tel 910024185

Foram mais de 4 horas de discursos, perguntas e réplicas, mas no fim o que fica do debate sobre o Estado da Nação? Ou será que ainda sobrou muita "a culpa foi do Passos"? Queremos ouvir a sua opinião.
Fact Check

Passos baixou o défice de 11% para 3% em 4 anos?

A afirmação de que o défice atingiu os 3% quatro anos depois de ter chegado aos 11% é enganadora. Seria 3% sem a resolução do Banif, mas o défice inclui todas as medidas extraordinárias.
Política

Passos avisa Rio: não vale a pena esperar pelo PS

O ex-primeiro-ministro lamenta que os governos estejam mais preocupados com a "sobrevivência" do que com o país. E deixa um recado: "Que as forças políticas não fiquem à espera umas das outras".
Política

A direita não pode esperar por Passos Coelho

É tão certo que Rui Rio terá de sair da liderança para o PSD ameaçar minimamente o PS, como o espaço do centro-direita tem de recusar sebastianismos que nunca trouxeram nada de bom ao país.
Política

Quinto Império

A ideia, sebastianista, de que o antigo Primeiro-Ministro seria não só a melhor, mas a única possibilidade de tirar a maioria parlamentar às esquerdas, talvez tenha pecado por excessiva ingenuidade.
PSD

Passos Coelho fora da corrida pelo PSD

A presença do antigo primeiro-ministro no Congresso do MEL tornou-se o centro da discussão sobre o futuro da direita. Mas Passos Coelho não tenciona voltar tão cedo à política ativa, sabe o Observador
Política

Passos Coelho está de regresso? Ligue 910024185

Pedro Passos Coelho foi uma das figuras em destaque na convenção do Movimento Europa e Liberdade. O ex-primeiro-ministro está de regresso? Entre em direto no Contra-Corrente e dê a sua opinião
Política

Direita suspira por líder, Rio suspira pelo centro

Líderes de CDS, IL e Chega atacaram estratégia de Rio e pediram direita forte. Rio rejeitou direita e falou para o centro. Todos criticaram Costa, mas a união fez-se em torno de Passos, centro do MEL.
Política

Cotrim: "Há sensação de que o PS em tudo manda"

O presidente da IL centrou discurso no congresso do MEL com denúncias dos erros de António Costa e com avisos a Rio e Ventura. Passos marcou presença e prometeu ouvir discurso do líder do PSD.
Novo Banco

NB. Passos culpa Carlos Costa e António Costa

Para Passos Coelho, "era especificamente ao Banco de Portugal, enquanto Entidade de Resolução, que cabia a decisão de resolução, bem como o processo de venda do Novo Banco". Custos são culpa de Costa.
Novo Banco

Barroso não se reuniu com Passos Coelho sobre BES

O antigo líder europeu e também ex-primeiro-ministro português considera que "não tinha de ser especialmente alertado para a referida situação e muito menos de tomar quaisquer diligências"
Marcelo Rebelo de Sousa

É Marcelo quem divide a direita

Em 2015, ao afirmar que Portugal se dividira em dois, Marcelo responsabilizou Passos Coelho, reinseriu Sócrates e atribuiu a si mesmo, em conjunto com Costa, o papel de unir os Portugueses.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.