760kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pedro Passos Coelho

Resposta Pronta

"Debate transformou Passos em candidato a PM"

Vítor Gonçalves lembra o frente a frente entre Sócrates e Passos Coelho em 2011. O jornalista recorda o dia em que Passos derrubou o "animal da comunicação" e o PSD passou para a frente nas sondagens.
Noticiário

03h. BE. Mortágua apela ao voto dos jovens

Coordenadora do Bloco de Esquerda aponta o voto dos mais jovens como essencial nas eleições do dia 10 de março. Mortágua deixa críticas à direita e relembra a emigração nos tempos de Passos Coelho.
Vichyssoise

31 de Montenegro, 21% de Ventura e o "Amor e Sexo"

António Cunha Vaz, assessor de comunicação de Montenegro, é convidado numa Vichyssoise onde se discutiram os dramas ilhéus do PSD, a entrada do Chega na piscina dos grandes e a "paixão" de Pedro Nuno.
Luís Montenegro

Montenegro: "Do passismo para o neocavaquismo"

No livro “Na cabeça de Montenegro”, líder do PSD elege Cavaco Silva como a sua maior referência política. Livro analisa processo de distanciamento do atual líder do partido em relação a Passos Coelho.
Fact Check

Passos expulso do PSD, surge com bandeira Chega?

Numa alegada notícia ex-primeiro-ministro confirma que foi expulso do partido que liderou, diz estar pronto a servir o país. Aparece com bandeira do Chega nas mãos. Terá André Ventura um novo aliado?
Fact Check

Fact Check. Passos Coelho foi expulso do PSD?

A sugestão de que Pedro Passos Coelho foi expulso do PSD está a ser partilhada nas redes sociais, sendo que o ex-líder do PSD aparece na imagem com uma bandeira do Chega.
Noticiário

7h. PS. "Não basta a demissão de Albuquerque"

PS e Chega avançam com moções de censura a Albuquerque. Ouvimos o líder do PS/Madeira neste jornal. Sócrates vai recorrer da decisão da Justiça. E os avisos de Passos Coelho.
PSD

"Na política, quando se perde a memória, é fatal"

Antigo primeiro-ministro defendeu importância da memória como garante da preservação da identidade – também na política. Passos Coelho diz que passividade pode conduzir ao “colapso” das instituições.
Noticiário

3h. PNS diz não estar em "rutura com passado"

O secretário-geral do PS responde às críticas às listas de candidatos a deputados e afirma que não se está a afastar da Governação anterior, ao contrário de Luís Montenegro.
Política

Santana: “Como é que o PS não pede desculpa?"

O antigo primeiro-ministro apareceu de surpresa na convenção da AD para elogiar Montenegro e pedir um voto de castigo aos socialistas, sem esquecer Pedro Passos Coelho.
Política

Leonor Beleza deixa recado a Passos

Antiga ministra da Saúde defendeu que este não é o tempo de "cerimónias" e, numa crítica indireta a Pedro Passos Coelho, disse que não precisou de convites para decidir ajudar o PSD a ganhar eleições.
Política

Montenegro lança as bases da campanha da AD

Beleza atingiu Passos, Santana, o convidado surpresa, tentou reconciliar líder e antecessor. Portas deixou guião e Melo bateu de frente com Ventura. Coube a Montenegro tentar relançar em definitivo AD
Comentário

Pedro Nuno e o "kryptonite" do PSD: Passos Coelho

Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes analisam o discurso de Pedro Nuno Santos. A receita "para ganhar eleições": Elogios a Costa, gabar currículo e colar o PSD ao "kryptonite" de Passos Coelho.
Partido Chega

O grande risco de Ventura

Se se instalar a perceção de que um voto no Chega é inconsequente, Ventura estaria na vertigem de ser vítima do seu próprio talento: o protesto pelo protesto é cimento pouco para um projeto de mudança
E o vencedor é...

Pedro Nuno e Montenegro tentam, mas não convencem

Num novo inquérito, ficamos a saber que Montenegro ganha na honestidade, Pedro Nuno fica à frente no carisma. Na IL "está tudo uma salganhada" e na hora da debandada, o Chega acolhe de braços abertos.
Semáforo Político

A cartada de Montenegro para conquistar indecisos

Montenegro conseguiu desmistificar a presença de Passos Coelho na campanha e "tal não lhe tira protagonismo". Ainda, Augusto Santos Silva é a segunda figura do Estado e "tem de se comportar como tal".
E o vencedor é...

Montenegro não quer Passos, mas há eleições

O PS percebeu agora que tinha projetos na gaveta. Montenegro teve uma entrevista sem erros, a dizer o que podia dizer e a proteger o legado de Passos que, por mais que não queira, está a aproximar-se.
Comentário

Passos? "Montenegro preferia fugir à pergunta"

Passos Coelho na campanha do PSD? Montenegro diz que sim: "Conto com ele". Rui Pedro Antunes fala em "narrativa obrigatória". Ouça aqui a análise do editor de Política do Observador.
Pedro Passos Coelho

O Pedro é o Lobo?

De todos os cenários possíveis para depois das eleições há um que é mais imprevisível nas suas consequências e teria necessariamente como protagonistas Montenegro, Marcelo, Passos e Ventura.
Bloco de Esquerda

BE: "Não há AD" mas sim um "projeto de direita"

Segundo Mortágua, Passos Coelho, Montenegro e Ventura "têm o mesmo projeto para o país, foram derrotados a seguir à Troika pelo mal que fizeram ao país, e serão derrotados nas próximas eleições".
PSD

Passos sai de cena com presente armadilhado

Mesmo dizendo que "este tempo" pertence a Luís Montenegro, Passos acabou por obrigar direção do PSD a reagir a um tema que julgava enterrado - o Chega. Apoio tímido à atual liderança foi intencional.
Noticiário

15h. Líder do PSD acusa PNS de desonestidade

Luís Montenegro acusa Pedro Nuno Santos de ser desonesto, depois de ser confrontado com as declarações do novo Secretário geral do PS sobre o entendimento PSD/Chega.
E o vencedor é...

Passos "sprinta" Montenegro no centro das atenções

Passos diz uma frase, incendeia a esquerda e deixa Montenegro desconfortável. D. José Ornelas, sem ninguém lhe perguntar, transforma o caso das gémeas num conto de Natal. E ainda a trapalhada do IUC.
Noticiário

Costa não responde ao "azedume" de Pedro P. Coelho

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
Direto ao Assunto

Passos? "Não foi puxão de orelhas ao PSD"

Secretário-geral do PSD, Hugo Soares, reage aos recados do ex-primeiro-ministro a Luís Montenegro sobre o Chega. Pergunta ainda: "Pedro Nuno está confortável com as declarações de Sócrates?".
Semáforo Político

Passos Coelho deixa Montenegro em maus lençóis

O antigo primeiro-ministro estava "há tanto tempo em silêncio que podia ficar mais" e Ventura soube tirar partido. Sobre Costa, Passos pareceu "refrega política, deixou "a dor vir à superfície".
Noticiário

15h."Passos percebeu o que Montenegro não percebe"

O antigo primeiro-ministro não excluiu a possibilidade de um acordo do PSD com o Chega. Na reação, André Ventura deixa críticas à direita. Ainda, Sócrates nega qualquer favorecimento ao BES.
Noticiário

14h. Sócrates: "Vai saber-se quem fez má figura"

A expressão usada por Pedro Passos Coelho para se referir à demissão de António Costa. José Sócrates chegou há pouco ao Campus de Justiça em Lisboa e diz que vai "repor toda a verdade" no caso EDP.
EDP

Sócrates: Salgado não o convenceu a nomear Pinho

Sócrates, Durão e Passos Coelho estiveram esta terça-feira em tribunal como testemunhas arroladas por Manuel Pinho, num processo em que responde por corrupção passiva, branqueamento e fraude fiscal.
Noticiário

12h. "Costa demitiu-se por indecente e má figura"

É esta a expressão usada pelo antigo chefe de governo que está a esta hora a ser ouvido no Campus de Justiça em Lisboa. Ainda, a IL classifica o novo líder do PS como “estagiário".
Noticiário

10h. Passos Coelho diz que Costa fez "má figura"

Passos Coelho está no Campus de Justiça para ser ouvido no âmbito do Caso EDP. À porta do tribunal comentou a atualidade política e deixou críticas ao Governo de Costa.
Crise Política

Passos: Costa sai por "indecente e má figura"

Antes de entrar no tribunal para prestar depoimento como testemunha no caso EDP, Passos Coelho fez uma rara declaração sobre a crise política, falando em "responsabilidades graves" do Governo.
Resposta Pronta

"WhatsApp não é meio legal para notificar pessoas"

Paulo Sá e Cunha destaca a forma "espedita" de fazer notificações. Garante que "não faz sentido Passos Coelho ser convocado na véspera" e que na lei, esta forma de notificação não está prevista.
Política

As eleições dos ensombrados 

As estratégias de Pedro Nuno e Montenegro até terão algum mérito, mas têm também um risco: de tanto correrem para a sombra ou de tanto fugirem dela, pode sobrar pouco espaço para as suas convicções.
Eleições Legislativas

Nostalgia política

Com dimensões distintas, e separados por mais de 30 anos democráticos, criou-se também à volta de Passos Coelho um mito. Porque, tal como Sá Carneiro, a obra ficou por acabar.
PSD

Vencedores, vencidos e a surpresa do Congresso

A aparição inesperada de Cavaco foi 'o' momento do congresso. Montenegro aproveitou a festa, Pedro Nuno recebeu grande publicidade, Moedas levantou todos e Rui Rocha virou a pinhata humana do PSD.
Pedro Passos Coelho

Um regresso necessário?

É necessário mudança nas lideranças ou na postura das lideranças. Do PSD, CDS e IL. Pedro Passos Coelho é a personalidade que, no PSD, garante uma alternativa à direita, onde o Chega é incontornável.
Vichyssoise

"Regresso de Passos seria desafio e oportunidade"

Em entrevista, João Cotrim Figueiredo reconhece que eventual regresso do ex-primeiro-ministro teria impacto no mercado eleitoral da IL. Mas também teria vantagens no desenho de possíveis alianças.
PS

A descredibilização da política 

O Partido Socialista governou em cerca de 20 dos últimos 25 anos. Quem gere é responsável pela gestão e pelos resultados alcançados. Não há outra análise possível.
A História do Dia

Montenegro quer tirar Passos Coelho do caminho?

O líder do PSD aludiu à possibilidade do ex-primeiro-ministro se dedicar à academia. A relação entre os dois já foi melhor? Miguel Santos Carrapatoso, editor adjunto de Política é o convidado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.