771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho

O tabu da imigração

O que Passos Coelho fez foi lembrar um problema sério que, como tantos outros, os governos socialistas têm “varrido para debaixo do tapete”, até ao dia em que se tornarem num “barril de pólvora”.
Pedro Passos Coelho

Em homenagem a Pedro Passos Coelho

A minha dívida enquanto jovem para com Passos Coelho é enorme. Tirar um País do charco e devolver-lhe esperança é um feito.
Legislativas 2024

Ventura não diz quem prometeu aliança com o PSD

Em entrevista, André Ventura voltou a falar nas "forças vivas" do PSD que lhe prometeram uma aliança, mas não disse quem e limitou-se a fazer referências a declarações públicas de figuras do partido.
Legislativas 2024

Durão Barroso defende legado de Passos

Ex-presidente da Comissão Europeia defendeu "coragem" de Passos, tentou agarrar eleitorado mais à direita e fez apelo ao voto. Montenegro foca mensagem na ideia de estabilidade. Melo cometeu gafe.
Legislativas 2024

Montenegro ganha margem na terra de Pedro Nuno

No Mercado de São João da Madeira, terra do líder do PS, os inquéritos improvisados confirmaram os oficiais: Pedro Nuno tem taxa de rejeição maior. Mas voto indeciso ainda não cai (todo) para a AD.
A História do Dia

Como chegou Pedro Nuno Santos aqui? 2ª Parte

Esta é a segunda e última parte de um perfil político do secretário-geral do PS. A relação com António Costa e as “cicatrizes” da luta política. Rita Tavares, jornalista, é a convidada.
Legislativas 2024

A lição de Pedro Passos Coelho

No mundo da esquerda, Passos é Hitler, os impostos são baixos, e o país não precisa de fronteiras. Como pode a direita viabilizar o governo de quem pensa assim?
Legislativas 2024

PR para Passos: "Cada um dramatiza no que entende"

Marcelo reage às declarações de Passos Coelho sobre imigrantes: "Naturalmente, dramatiza naquilo que entende que é útil para a obtenção de votos". E afirma que ataques com tinta já perderam eficácia.
E o vencedor é...

Passos é o reforço ou o "embaraço" mais desejado?

Passos Coelho é "o reforço que faltava na AD" ou pode virar embaraço?  A "esquerda está contente" e Mortágua até pede que apareça mais. Ventura, ambicioso, acha que Passos ainda vai acabar no Chega.
360º

Chuva de estrelas: Michelin, campanha e papagaios

Quem ganhou mais astros do guia gastronómico, quem ficou na mesma e o que não mudou; os protagonistas de mais um dia na estrada para os partidos que vão a votos; e o novo podcast do Observador.
Noticiário

00h. Ventura acusa Montenegro de ser "copião"

Líder da AD diz que se demite se tiver que cortar nas pensões, uma promessa que o presidente do Chega diz ter feito primeiro. E ainda, PCP e Livre criticam direita por causa de Passos Coelho.
Pedro Passos Coelho

Aquém da troica

O que sucedeu, e é verificável, é que o Governo de Passos Coelho ficou bem aquém da troica e ainda assim conseguiu o que o PS não tinha conseguido: criar confiança nos mercados e retomar a normalidade
Noticiário

23h. Pós-Passos. AD tenta segurar pensionistas

Montenegro fez um discurso com intenção de resgatar eleitores ao PS e ao Chega. Ainda neste jornal, Pedro Nuno Santos desafia líder da AD a impedir a recandidatura de Albuquerque.
Legislativas 2024

Montenegro tenta segurar pensionistas pós-Passos

Antigo primeiro-ministro apareceu na campanha da AD e Montenegro foi automaticamente confrontado com cortes do tempo da troika. Líder do PSD tenta evitar nova fuga, desdobrando-se em promessas.
Caça ao Voto

Passos Coelho na campanha. "Fascistas" à espera?

Na campanha da AD, Passos Coelho é o "enviado especial". O antigo líder do PSD é alvo de insinuações de aliar-se à extrema-direita. É justo? E o momento de o PSD "fazer as pazes com os pensionistas".
Semáforo Político

"Pedro Nuno Santos e o PS estão em 2015"

A campanha de Pedro Nuno Santos não é negra, mas negativa. Ajudava se "Pedro Passos Coelho fosse o adversário". Já Emmanuel Macron foi "longe demais" e parece querer ser o "paladino da Ucrânia".
Noticiário

16h. AD promete que não vai cortar nas pensões 

O líder da aliança democrática fala numa ideia errada por parte da população sobre o governo de Passos Coelho. Ainda neste jornal, o Parlamento Europeu aprova apoio de 50 mil milhões de euros a Kiev.
Noticiário

15h. Livre garante não ter medo de Passos Coelho

O deputado único do Livre afirma que Passos Coelho veio clarificar que existe só uma direita que está mais radicalizada. Líderes europeus e NATO comprometem-se a não enviar tropas para a Ucrânia.
Noticiário

14h. Montenegro associa"insegurança" a imigração

O líder da AD concorda com Passos Coelho relativamente aos problemas de segurança associados à imigração. Ainda neste jornal, o prazo de validar as faturas do IRS foi estendido até amanhã.
Legislativas 2024

Rui Rocha: "Votei Passos Coelho em 2011 e 2015"

O líder da Iniciativa Liberal tentou, sem muito sucesso, desvalorizar o aparecimento do ex-primeiro-ministro na campanha e falar antes de agricultura. Sobre imigração, atacou a governação do PS.
Direto à Campanha

Imigração de Passos e a memória de Pedro Nuno

Em Elvas, Montenegro justifica a imigração de Passos Coelho. Paulo Raimundo joga em casa e faz campanha em Setúbal. Pedro Nuno volta a atacar o PSD em território açoriano, que já não é socialista.
Noticiário

12h. Aparição de Passos Coelho alvo de críticas

A aparição de Pedro Passos Coelho na campanha da Aliança Democrática continua a merecer críticas por parte dos partidos da oposição. O PS acusa o PSD de ter um discurso aproximado da extrema-direita.
Noticiário

10h. PS acusa PSD de discurso de extrema direita

Num debate da Rádio Observador, a cabeça de lista pelo PS em Lisboa, Mariana Vieira da Silva, aponta o dedo ao discurso de Passos Coelho. Ainda, PM francês não exclui envio de tropas para a Ucrânia.
E o vencedor é...

Montenegro pediu e Passos deixou de ser fantasma

O fantasma pairava no ar e apareceu. Passos Coelho chegou, e com um manual, ensinou como falar do Chega, sem mencionar o Chega. "A casa comum das esquerdas" é uma nova coligação para as legislativas?
360º

O plano para derrubar Salazar e Passos na campanha

Primeiro episódio da série "Operação Papagaio" conta como foi formada a "Organização". Passos entrou na campanha — e não foi só na da AD. E como é que Luís Montenegro chegou aqui?
Noticiário

8h. Passos regressa para colocar fasquia alta à AD

Ex-líder social democrata estreou-se na campanha da AD um comício em Faro. Neste jornal, as reações dos partidos da oposição. E, pais lamentam estado da educação no país.
Legislativas 2024

Sem discurso

Os erros de Montenegro seriam muito mais penalizadores se Ventura e Pedro Nuno já se tivessem reencontrado politicamente nesta campanha. Ainda não aconteceu. E talvez nunca venha a acontecer.
Noticiário

00h. "Quis dizer 'ponham olhos no Chega'"

André Ventura dirigiu-se a Pedro Passos Coelho como “amigo”, considerando que fez “um bom serviço à democracia” por ter entrado na campanha eleitoral.
Noticiário

23h. PNS. "Montenegro repete os erros de Passos"

Secretário-geral do PS critica Luís Montenegro por "mentir" aos reformados e pensionistas assim como Pedro Passos Coelho. Ainda neste jornal, Ventura elogia o discurso do ex-primeiro ministro.
Legislativas 2024

Os bastidores da entrada de Passos na campanha

Montenegro telefonou ao antigo primeiro-ministro. Da região de Lisboa, partiram carrinhas e autocarros para encher comício em Faro. Passos retribuiu solidariedade de Montenegro, mas exigiu vitória.
Noticiário

22h. Ventura. "Passos veio explicar o óbvio"

André Ventura diz que Pedro Passos Coelho fez um bom discurso e espera que o líder da Aliança Democrática tenha aprendido a lição sobre o que deve fazer.
Reportagem Observador

Passos Coelho: "Para que servem contas certas?"

Pedro Passos Coelho aparece na campanha para retribuir apoio a Montenegro e para atacar a governação socialista com uma mensagem clara: "Para que servem contas certas perante tantos problemas?"
Noticiário

21h. Passos. "Obrigação de apoiar quem o apoiou"

Montenegro foi líder parlamentar do PSD na altura em que Passos Coelho foi primeiro ministro. O antigo primeiro-ministro deixa duras críticas aos socialistas e diz que é preciso "rotura".
Noticiário

20h. Passos Coelho. Costa deixou "vazio enorme"

Ao lado de Montenegro na campanha, Passos Coelho aponta o dedo aos oito anos de governação socialista e diz que também “hoje” há problemas “sérios” que precisam de resolução.
Resposta Pronta

"Debate transformou Passos em candidato a PM"

Vítor Gonçalves lembra o frente a frente entre Sócrates e Passos Coelho em 2011. O jornalista recorda o dia em que Passos derrubou o "animal da comunicação" e o PSD passou para a frente nas sondagens.
Noticiário

03h. BE. Mortágua apela ao voto dos jovens

Coordenadora do Bloco de Esquerda aponta o voto dos mais jovens como essencial nas eleições do dia 10 de março. Mortágua deixa críticas à direita e relembra a emigração nos tempos de Passos Coelho.
Vichyssoise

31 de Montenegro, 21% de Ventura e o "Amor e Sexo"

António Cunha Vaz, assessor de comunicação de Montenegro, é convidado numa Vichyssoise onde se discutiram os dramas ilhéus do PSD, a entrada do Chega na piscina dos grandes e a "paixão" de Pedro Nuno.
Luís Montenegro

Montenegro: "Do passismo para o neocavaquismo"

No livro “Na cabeça de Montenegro”, líder do PSD elege Cavaco Silva como a sua maior referência política. Livro analisa processo de distanciamento do atual líder do partido em relação a Passos Coelho.
Fact Check

Passos expulso do PSD, surge com bandeira Chega?

Numa alegada notícia ex-primeiro-ministro confirma que foi expulso do partido que liderou, diz estar pronto a servir o país. Aparece com bandeira do Chega nas mãos. Terá André Ventura um novo aliado?
Fact Check

Fact Check. Passos Coelho foi expulso do PSD?

A sugestão de que Pedro Passos Coelho foi expulso do PSD está a ser partilhada nas redes sociais, sendo que o ex-líder do PSD aparece na imagem com uma bandeira do Chega.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos