Pedro Passos Coelho
Política

Deixem Passos Coelho em sossego /premium

1393
Tenho três razões para pedir que deixem Passos Coelho no retiro por onde tem andado. A primeira é egoísta. A segunda é calculista. A terceira é o que lhe quiserem chamar.
Pedro Passos Coelho

Um almoço com Pedro Passos Coelho /premium

3967
Achei Pedro Passos Coelho um homem provavelmente justo e evidentemente decente. Mesmo as pessoas que obviamente despreza são por ele desprezadas com decência, e ridicularizadas com adjectivos justos.
Fact Check

Passos Coelho recebe subvenção vitalícia?

169
Um utilizador do Facebook partilhou um "print" de um fact check com o título original adulterado. Ao título: "Pedro Passos Coelho recebe subvenção vitalícia?" foi retirado o ponto de interrogação.
Governo

A verdade da mentira

732
Este governo geringoncico usa todos os artifícios e desinformação para criar uma ilusão de bem-estar e, com a complacência de uma boa imprensa, passa pelos pingos da chuva, imune a quase tudo.
Política

Os idiotas úteis da esquerda /premium

1425
Pacheco Pereira e Marques Lopes querem fazer carreira na comunicação social como os cronistas de direita que atacam a direita. Eles querem ser a “direita” que a esquerda gosta.
Rui Rio

Portugal continua a não ser a Grécia /premium

396
Quando a Grécia se afundava em resgates, Passos impediu que Portugal fosse a Grécia. Agora, quando a Grécia se liberta da demagogia, é Rui Rio quem impede que Portugal seja a Grécia.
Pedro Passos Coelho

Contas certas, mas situação estrutural "é frágil"

533
Ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho lamentou que Portugal esteja "em véspera de regressar a um desequilíbrio externo", após ter conseguido inverter um ciclo de 50 anos "extremamente negativo".
PSD

Indicação de críticos para a AR pressiona Rio

340
Hugo Soares, Maria Luís Albuquerque, Pinto Luz ou Matos Rosa foram indicados pelas concelhias para as listas de deputados. Apoiantes de Rio dizem que é jogada para passarem por "mártires"
Eleições Europeias

Passos ataca "ilusionista" Costa na ajuda a Rangel

3297
Passos, mas também Sócrates, desceram à campanha. O antigo primeiro-ministro lembra o "ilusionista" Costa que, por magia, até foi de "fraque" aos estaleiros de Viana.
Governo

Governo de Costa fez 3.282 nomeações em 3,5 anos

7237
O Ministério do Planeamento é o que tem menos nomeações, com apenas 25 e o do Ambiente bate todos os recordes, com um total de 295. Para os gabinetes foram nomeadas 1,9 pessoas por dia, em média.
EDP

EDP. Passos recebeu "manifestações de desagrado"

121
O ex-primeiro-ministro considerou as manifestações "normais" e diz que ocorreram na altura das negociações de Álvaro Santos Pereira e "quando novos conjuntos de medidas foram aprovados".
PSD

Rio defende Passos de acusações de Salgado

2291
Presidente do PSD defende o antecessor dizendo que é preciso Ricardo Salgado "ter lata" para acusar Passos Coelho de ter responsabilidade no colapso do BES.
Pedro Passos Coelho

Passos regressa para denunciar cortes da esquerda

7101
Pedro Passos Coelho regressou ao combate político por duas horas atacando os parceiros de esquerda, que acusou de cortarem mais nas despesas de educação, saúde e investimento do que o seu governo.
Aníbal Cavaco Silva

Indispensável /premium

268
Fica-se a conhecer a singularíssima relação que houve entre dois políticos, não quaisquer, Cavaco e Passos, e a aliança que teceram e nunca romperam. A visão é ampla e polifónica, goste-se ou não dela
Parcerias Público Privadas

Tribunal de Contas abre nova auditoria sobre PPP /premium

194
Nova ação de fiscalização surge no seguimento de suspensão de auditoria em 2014. Observador teve acesso a este relatório onde o Governo Passos Coelho é criticado por não respeitar "interesse público".
Aníbal Cavaco Silva

As memórias de que a oligarquia não gosta  /premium

1005
Portugal não foi “uma segunda Grécia”. Uns não fizeram nada por isso. Outros fizeram. Cavaco Silva não terá sido dos que fez menos. Tem todo o direito de o lembrar e nós temos a obrigação de o ouvir.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco "não diz tudo". Passos promete mais

1774
Passos foi o protagonista da apresentação do livro de Cavaco. Sem Portas, nem atuais dirigentes do CDS, ex-PR dedicou elogios rasgados ao anterior governo. E Passos prometeu mais no seu próprio livro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Passos "entende que é cedo" para condecoração

693
Segundo o Presidente da República, "de uma forma, aliás, muito amável", o anterior primeiro-ministro "disse que entendia que era cedo, no seu percurso, esse reconhecimento nacional".
Condecorações

Passos Coelho: Grã-Cruz no peito ou na gaveta

116
Passos Coelho, que não pediu a Grã-Cruz, deveria tê-la aceitado sem qualquer agradecimento. Aliás, não parece abusivo afirmar que merece usá-la. Porque o ativo superou o passivo.
Presidente Marcelo

Passos Coelho recusou condecoração de Belém

5365
Ex-primeiro-ministro terá justificado ser demasiado cedo para receber uma distinção nacional.
PSD

PSD processa candidato a Oeiras por deixar dívidas /premium

595
PSD vai processar 'vice' da distrital de Lisboa. Campanha tem dívidas de 100 mil euros em Oeiras, incluindo preservativos como brinde. Ângelo Pereira queixa-se de "perseguição" por ter apoiado Santana
Pedro Passos Coelho

Passos estreia-se no mercado de conferências pagas

1735
O ex-primeiro-ministro foi o orador principal de uma conferência para gestores de fundos de investimento, esta quinta-feira em Madrid. É a estreia de Passos nas conferências internacionais pagas.
Eutanásia

Passos Coelho toma posição contra a eutanásia

1220
O antigo primeiro-ministro escreveu este sábado no Observador que é contra a legalização da eutanásia e também contra um referendo. Passos defendeu ainda que PSD, como partido, deve tomar posição.
Política

O PS é que sabe fazer política!

837
Passos quis mudar a mentalidade e a cultura política. António Costa, que personifica a velha mentalidade e a velha cultura política, não deixou. Não quis! E travou a necessária mudança.
Pedro Passos Coelho

Coragem

849
É razoável supor que os protestos produziram dano efectivo na vida de Passos Coelho: antes havia três universidades interessadas na sua contratação, depois dos protestos só uma realmente avançou.
PSD

Primavera chuvosa (e um até já)

139
Convinha reparar que na cave e subcave onde se fabrica o veneno, a temperatura da indignidade e o grau da brutalidade – do insulto, da falsidade, do ódio – atingem picos que nunca se viram, nem usaram
Universidades

1.993.921 razões para Passos não ir para o ISCSP

1742
A contestação à contratação de Passos Coelho pelo ISCSP é um ajuste de contas com o anterior PM. Mas não só. Há que mostrar quem manda aos 1.993.921 portugueses que em 2015 votaram Passos.
Pedro Passos Coelho

Quem tem medo de Passos Coelho?

1960
Na história portuguesa, Passos Coelho foi o primeiro chefe de governo que, num ajustamento, não pôde dissimular os cortes com desvalorizações monetárias. Governou com a verdade.
Universidades

Pedro Passos Coelho nunca existiu

2133
O ódio a Passos radica na sua energia, abnegação e estoicismo que surpreendeu muito boa gente – como eu, que mudei a opinião que dele tinha –, e que lhe permitiram controlar e dominar a bancarrota.
Universidades

Prof. Passos Coelho na perspetiva Gabriel Alves

144
Uma parte do mundo académico, particularmente o mais ligado às “humanidades”, cobriu-se do mais intenso ridículo, mesmo aquele habituado a dizer que a Autoeuropa não tem valor porque monta tudo.
Universidades

O ex-primeiro-ministro que nada tem para ensinar

A não ser dizendo que ser primeiro-ministro nada tem a ver com Administração Pública ou Políticas Públicas, não vejo como alegar que Passos não tem currículo profissional para ser professor convidado.
Ensino Superior

Docentes universitários contra Passos no ISCSP

Grupo de 28 docentes e investigadores do Ensino Superior promoveu abaixo-assinado contra a nomeação e Passos como professor catedrático. "É um atropelo flagrante" ao estatuto da carreira docente.
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho vai ser catedrático. E pode?

1953
Especialistas ouvidos pelo Observador consideram a contratação justificada -- mas há quem ache o título de catedrático exagerado. Certo é que Passos não é o primeiro governante licenciado a tê-lo.
Pedro Passos Coelho

ISCSP. Grupo de alunos assume apoio a Passos

1244
Depois do abaixo-assinado a pedir que Passos Coelho não fosse aceite como professor do ISCSP, um núcleo de estudantes da mesma faculdade assumiu o apoio público ao antigo primeiro-ministro.
Pedro Passos Coelho

Alunos contra ida de Passos para o ISCSP

6774
Grupo e alunos do ISCSP fez um abaixo-assinado contra a ida de Passos Coelho para aquela faculdade. Segundo o Jornal de Negócios, contratação do ex-primeiro-ministro é "uma afronta à meritocracia".
Redes Sociais

Passos e Sócrates ou a cor política da indignação

543
As redes das redes chegaram duas vezes ao grau máximo da indignação. Agora, por Passos ir dar aulas numa Universidade Pública. E antes, com a infame pergunta sobre como Sócrates pagava as contas.
Pedro Passos Coelho

Odiar perdidamente

1014
Passos Coelho teria indignação com qualquer escolha profissional porque há setores ideológicos especializados no ódio. São os mesmos que se exaltavam com a atroz perseguição à vida privada de Sócrates
Universidades

A outra vida de Pedro Passos Coelho

1342
Um ex-governante não pode dar aulas, não pode trabalhar numa grande consultora, muito menos numa empresa pública, era o que faltava, sequer numa privada, terá sido troca de favores. O que pode fazer?
Pedro Passos Coelho

A Universidade que temos

1790
A contratação de Passos Coelho pelo ISCSP nunca poderia ser bem-recebida num sistema universitário alheio ao mérito e alimentado por compadrios – e, portanto, precário para uns e generoso para outros.
Política

Sérgio Sousa Pinto defende Passos como professor

5913
Contra os "insultos vomitados" por alguns, e contra a "indignação de meia dúzia de pessoal menor da Academia", o deputado do PS escreveu um texto no Facebook a defender Passos como professor do ISCSP.
Universidades

Passos vai dar aulas no ISCSP

2802
Ex-primeiro-ministro recebeu convites de três instituições de ensino superior, duas públicas e uma privada. Passos vai ensinar economia e administração pública.
Assembleia Da República

Ferro recebe Passos no seu último dia de deputado

Ferro Rodrigues recebe Pedro Passos Coelho esta quarta-feira, no dia em que o ex-primeiro-ministro deixa o Parlamento. O encontro será às 14h45 na sala de visitas do presidente da Assembleia.
PSD

Sulistas, populistas e… que mais?

Por um lado, Rui Rio aparece de peito feito a condenar o abominável populismo, que rejeita — por outro, parece cair em tentações populistas, em que cede. O que esperar daqui?
Congresso do PSD

O PSD tem um novo líder, a oposição não

187
O afastamento da Procuradora Geral da República é a principal questão política em Portugal. Nesse ponto, o PSD de Rui Rio não promete ser um partido de oposição.
Congresso do PSD

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Congresso do PSD

Obrigado, Pedro Passos Coelho

1323
Numa altura em que devemos agradecer a Passos Coelho pelo futuro sustentável que ajudou a construir, também devemos lembrar a Rui Rio que tem a especial obrigação de não desrespeitar esse legado.
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
PSD

Como atacar o PS, versão Rio e versão Passos

Tanto Passos como Rio criticaram o PS. Passos fechou todas as portas. Rio disse "sim, mas". Sim, não haverá bloco central com PS. Sim, o objetivo é ganhar as eleições. Mas é preciso consensos.
Congresso do PSD

"O discurso de Passos foi de uma violência enorme"

185
A crítica de Rui Rio à cacicagem com Salvador Malheiro três lugares ao lado. E a violência da intervenção de Passos. Os discursos do líder e do ex-líder comentados por Miguel Pinheiro e Vítor Matos.
Congresso do PSD

Uma história em três atos. Passos Coelho de A a Z

228
Passos Coelho subiu ao palco pela última vez. Foram oito anos na liderança do PSD, primeiro na oposição, depois no Governo, depois na oposição outra vez. De A a Z, recordamos os momentos-chave.
Congresso do PSD

"Soldado" Pedro avisa Rio que tem de combater PS

1223
Discurso da despedida de Passos foi mais do que "simbólico". Avisou Rio de que é preciso bater a geringonça, centrou ataque em Costa, e disse que CDS vai ser "importante no futuro".
Congresso do PSD

O comentário às polémicas do final do congresso

Dos apupos a Elina Fraga ao discurso de Rui Rio. Veja em direto o comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos, no final do Congresso do PSD
PSD

O primeiro dia de Rio e o último dia de Passos - como aconteceu

166
Os sociais-democratas juntaram-se em Lisboa para a despedida de Passos Coelho e a chegada de Rui Rio. O Observador acompanhou todo o primeiro dia do congresso do PSD em direto. Veja como foi.
PSD

Passos deixa Congresso após discurso de Rui Rio

422
Passos Coelho abandona o Congresso a seguir ao discurso de Rui Rio. Sábado e domingo só acompanhará a reunião magna do PSD pela televisão. Será deputado até dia 28 e depois vai dar aulas.
Congresso do PSD

Keep cool. Onde não estiveste no congresso passado

O congresso do PSD que arranca esta sexta-feira começou há dois anos, no anterior. Rio não foi. E começou a preparar o caminho para vencer. Passos iniciou a queda. E o "Mr. Cool" regressou.
Congresso do PSD

Congresso do PSD abre com despedida de Passos

114
Arranca esta sexta-feira o 37º Congresso do PSD, no qual Rui Rio dará o seu primeiro discurso perante os congressistas enquanto líder dos sociais democratas, após a "despedida" de Passos.
Presidente Marcelo

Marcelo agradece a Passos e deseja sorte a Rio

O Presidente da República agradeceu a Passos Coelho por ter governado o país "num período muito crítico e difícil". Marcelo também desejou a Rui Rio que a sua liderança no PSD "corra bem".
Pedro Passos Coelho

Passos sobre PSD: "Eu não sou comentador"

144
Durante uma conferência na Universidade de Coimbra, o ainda líder do PSD recusou especular o futuro dos sociais-democratas. Pedro Passos Coelho afirmou que "não é comentador".
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho: BE e PCP "rosnam mas não mordem"

1483
O líder do PSD defendeu que o BE e o PCP "rosnam mas não mordem" ao Governo de António Costa. Pedro Passos Coelho deu o exemplo da posição dos dois partidos quanto à crise grega.
Pedro Passos Coelho

"A divisão do PSD acabou nas eleições"

194
Passos Coelho afirmou que "agora vai começar o processo de união do PSD e de construção de um caminho novo" com novos "protagonistas", referindo-se a Rui Rio.
Política

Uma modesta proposta para aumentar a confusão 

308
Depois de Passos Coelho, a política portuguesa ameaça tornar-se uma confusão, com os partidos misturados num crepúsculo indistinto. É a hora de todos os gatos políticos serem pardos.
PSD

Passos Coelho, de saída, diz que está "tranquilo"

De saída da liderança do PSD, Passos Coelho garantiu que "está tranquilo quanto ao futuro do partido e do país", por considerar que o Governo de Costa é sustentado em alianças falíveis.
PSD

Rui Rio queixa-se de "turbulência" no PSD 

142
Futuro líder diz que tem sentido "alguma turbulência" no processo de tentar unir o PSD. Rui Rio classificou ainda primeiro encontro com Passos como conversa "muito agradável".
PSD

Rio e Passos Coelho reúnem-se esta quinta-feira

O presidente eleito do PSD vai reunir-se com Pedro Passos Coelho esta quinta-feira, às 15h, na sede nacional do partido, em Lisboa. É a primeira vez que Passos e Rui Rio se reúnem depois da eleição.
PSD

Rui Rio: Passos Coelho é líder até ao congresso

O presidente eleito do PSD recordou que Pedro Passos Coelho é o líder do partido até 18 de fevereiro, data do congresso. Rui Rio disse ainda que vai falar com Hugo Soares "com calma".
António Costa

António Costa: Entendimento com Rio será melhor

100
António Costa acredita que "não será difícil de ser melhor" o entendimento com Rui Rio do que com Pedro Passos Coelho. O primeiro-ministro enviou uma mensagem de parabéns ao futuro líder do PSD.
PSD

Rio e Santana. Os últimos dias da corrida ao PSD

Cinco ações, dois voos, milhares de quilómetros, mas apenas três distritos. E todos a norte. Nos últimos dois dias, Santana e Rio foram onde havia mais votos. O Observador também.
PSD

Passos Coelho deixa Assembleia em fevereiro

224
A decisão do antigo primeiro-ministro foi já anunciada ao grupo parlamentar do PSD.
PSD

O último debate Rio-Santana: quem ganhou? Escolha

Os dois candidatos à liderança do PSD enfrentaram-se uma última vez aos microfones da Antena 1 e da TSF. Quem acha que ganhou neste último confronto? Vote aqui.
Parlamento

Montepio: "Tenho pena que a ideia não seja minha" - como aconteceu

121
António Costa concorda com a ministra da Justiça no mandato único da PGR, mas desautoriza timming de Francisca van Dunen. E defende a entrada da Santa Casa no Montepio.
Financiamento dos Partidos

Financiamento. Passos diz que "intenção era boa"

221
Pedro Passos Coelho considera que o Parlamento não deve desperdiçar a oportunidade que tem para clarificar as intenções da aprovação da lei do financiamento dos partidos.
PSD

Estágio para um debate que Passos não quis moderar

Passos não quis roubar o palco aos dois candidatos, sobretudo em dia de debate, e fez uma intervenção morna na apresentação do livro de Pedro Rodrigues, seu crítico. A Rio e Santana pediu "humildade".
PSD

Passos, Rio e Santana juntos em livro

O movimento "Portugal Não Pode Esperar" vai apresentar em janeiro as conclusões do seu livro, sessão que contará com a presença do presidente do PSD e dos dois candidatos à liderança do partido.
Infraestruturas

Infraestruturas: ministro critica governo anterior

O ministro das Infraestruturas diz que é incompreensível que o acesso às zonas empresariais não tenha sido uma prioridade n governo de Pedro Passos Coelho.
Pedro Passos Coelho

Adeus de Passos. PSD "será sempre relevantíssimo"

1145
PSD despediu-se de Passos com vídeo emocionado. E Passos fez o balanço: 2017 foi "o ano mais trágico", instrumentalização de Costa deve ser denunciada e PSD não perderá relevância. Com Rio ou Santana.
Orçamento do Estado

O pior da política

901
Aos que agora descobriram que o “fim da austeridade” é afinal a “rendição à Fenprof”, é preciso perguntar: que esperavam que António Costa fizesse para se manter no governo?
António Costa

António Costa viu a verdade? Não acreditem

2226
Quem, em Agosto de 2005, congelou as carreiras da função pública? Um governo em que António Costa era ministro. A oligarquia sempre soube que quando não há dinheiro, não há dinheiro.
PSD

Caso Infarmed. Passos diz que Governo "mete dó"

895
Passos diz que Governo "perdeu o rumo" após Pedrógão e que "mete dó" a gestão do processo Infarmed. Afirma que futuro líder do PSD "tem tempo" para criar alternativa para vencer Costa em 2019.
Infarmed

Cristas: Infarmed no Porto é "decisão errática"

Assunção Cristas defendeu que a ida do Infarmed para o Porto é "uma decisão isolada e um pouco errática", que pode nem ter "o efeito desejado" de uma estratégia de descentralização pensada.
PSD

PSD contra criação de exército europeu

172
O presidente do PSD assumiu, em Braga, ser contra a criação de um "exército europeu", salientando, no entanto, a necessidade do "reforço e ampliação" de respostas ao nível da UE na área da Defesa.
PSD

Passos anuncia: PSD vota contra OE 2018

1499
“Não serve o interesse coletivo”, disse Passos, anunciado que PSD vai votar contra Orçamento do Estado. Nas últimas jornadas como líder, ouviu rasgados elogios. E antecipou "morte lenta" da geringonça
António Costa

O regime ainda precisa de António Costa?

1139
A oligarquia fala cada vez mais de um “novo ciclo”. Todos pensaram que tivesse a ver com a saída de Passos Coelho. E se também tiver a ver com uma eventual dispensa de António Costa?
Governo

Sobre a estratégia e a táctica marxistas

164
Todos têm dito que a geringonça tem funcionado. Mas de pouco serve que uma coisa funcione quando não se sabe bem para quê nem a que preço.
Desigualdade

Portugal. O único que saiu da crise menos desigual

5151
Estudo académico olhou para os países do sul da Europa e, criticando a política da austeridade, destaca Portugal como o único destes países onde o "aperto do cinto" causou menos desigualdade.
Governo

Aragem de mudança ou verdadeira viragem?

125
A saída de Passos Coelho não só não ajudará em nada a oposição a capitalizar esta leve aragem de mudança, como nenhuma das duas candidaturas à liderança do PSD augura o que quer que seja de prometedor
Orçamento do Estado

O que António Costa aprendeu em 2011

1868
É assim que António Costa vive: garantido pelo BCE, focado nas suas clientelas, e contando com o silêncio do PCP e do BE. A oligarquia encontrou a receita perfeita para gerir o declínio do país.
Incêndios

PSD quer escolha por concurso para Proteção Civil

899
Passos Coelho defende que os dirigentes da Proteção Civil devem passar a ser recrutados por concurso público e não por nomeação. O PSD vai avançar com várias propostas legislativas para a semana.
PSD

Passos Coelho pede demissão de Costa

3218
Foi o que ficou subentendido nas suas palavras duras: "Tenho vergonha", "não merece uma segunda oportunidade", "não tem condições para inspirar confiança". PSD vai aprovar moção de censura ao Governo.
PSD

PSD aprova calendário menos favorável a Rio

Conselho Nacional aprovou 13 de janeiro, em vez de 9 de dezembro, para as diretas. Uma data que beneficia "quem ainda não está no terreno". Ou seja, prejudica Rio. Congresso terá revisão de estatutos.
Congresso do PSD

O PPD

224
Depois da austeridade da esquerda, combinada com "devoluções" pífias de rendimentos e temperada com populismo e manipulação, teremos de agrupar todos os que desejem voltar à prosperidade sustentável.
PSD

PSD reúne-se para marcar data das eleições diretas

102
O Conselho Nacional do PSD reúne-se esta noite para marcar a data das eleições diretas, para eleger novo líder, e a data do Congresso, para eleger novos órgãos nacionais no ciclo pós-Passos Coelho.
PSD

O espectro que ronda o PSD: Passos Coelho

1931
Em Portugal há gente suficiente para o PSD ter futuro se disser qualquer coisa que não seja de esquerda. Não há é futuro para uma cópia ensimesmada e bolorenta do PS, sonhando ser o seu parceiro menor
PSD

A direita do futuro

631
O país dispensa uma direita que convenha à esquerda. A direita tem de ser descomplexada e ter alternativas, sem se acantonar no passado. Assim Cristas tirou a maioria a Medina, assim se derrota Costa.
Pedro Passos Coelho

A noite das facas rombas

2788
De Soares a Cavaco, houve políticos tão detestados quanto Pedro Passos Coelho. Não houve ninguém detestado por gente tão infalivelmente repulsiva, por tantas nulidades tão pouco recomendáveis.
PSD

Por um PSD que não é de esquerda

909
Precisamos de uma direita moderna, liberal, democrática e burguesa, que represente os homens e as mulheres que não vivem do Estado nem para o Estado. Precisamos de uma direita que não seja de esquerda
PSD

Passos Coelho e a indicação do sucessor

Quanto a Passos Coelho, prometeu não ficar “a rondar” nem a “assombrar”. Uma atitude digna, até porque conhece vários desmentidos no PSD. O problema é que também disse que não se ia calar.
PSD

A política depois de Passos Coelho

1222
Pedro Passos Coelho assusta a oligarquia política nacional, que vai desde o PCP a sectores do PSD, porque tem uma visão para o nosso país diferente daquela que foi construída desde a década de 1980.
PSD

O adeus de Passos Coelho

6559
A história fará justiça a Pedro Passos Coelho. Neste momento ninguém quer saber do futuro e muito menos do passado. Só o presente conta e tem de ser feliz.
PSD

Cavaco sobre autárquicas: "Acontece que não votei"

1099
Ex-presidente da República recusou comentar os resultados das eleições autárquicas que deram a maior vitória de sempre ao PS. Preferiu elogiar o contributo de Passos Coelho para a economia.
PSD

O discurso de Passos à luz de um medidor de palmas

Não foi quando assumiu que o resultado foi pesado. Nem quando confirmou o adeus. Veja os quatro momentos em que o Conselho Nacional do PSD aplaudiu o ainda líder - e durante quanto tempo
PSD

Guia: 6 passos para escolher o sucessor de Passos

O primeiro passo para a sucessão de Passos foi dado esta terça-feira, quando o líder anunciou que não era recandidato. Há mais passos a dar até à entronização do novo líder, em janeiro.
Pedro Passos Coelho

O discurso de despedida de Passos nas entrelinhas

211
O que significa o elogio a Paulo Rangel? Ou dizer que não fica a rondar nem a assombrar o PSD? Ou que não se vai calar? A descodificação e o comentário ao discurso de Passos Coelho. Por Vítor Matos
PSD

Marco António e Passos elogiam Rangel

681
Passos afirmou que não ficará "a rondar" no partido, mas enalteceu Rangel. O mesmo fez Marco António Costa minutos depois. Montenegro guarda-se para mais tarde.
Pedro Passos Coelho

Elogio não fúnebre

6786
“Uma decisão destas toma-se sozinho”, disse-me Passos no domingo. O futuro? "Não sei, mas não sou de grandes necessidades". Convites? "É complicado convidar um ex-primeiro-ministro para trabalhar."
PSD

Passos: "As 'estrelas' não estiveram disponíveis"

4327
O líder do PSD não se recandidata. Disse a Maria João Avillez que convidou "estrelas" do PSD que recusaram ir às autárquicas. Explicou à direção que não que continuar a ser a "argamassa" da esquerda.
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho, Ulisses e os porcos

2735
Passos Coelho representa na política portuguesa aqueles que não se querem adaptar ao domínio do governo pelos ex-ministros de José Sócrates. Vai um PSD pós-Passos desistir dessa causa?
Autárquicas 2017

Os seis derrotados da noite eleitoral

Ao contrário do habitual, nem toda a gente pôde dizer que ganhou: Passos, Jerónimo, Teresa Leal Coelho, Álvaro Almeida, Paulo Vistas e André Ventura terão tido motivos para insónias esta noite
Autárquicas 2017

Caça ao voto: e agora, Passos?

Pedro Passos Coelho admitiu não se recandidatar à liderança. Miguel Pinheiro e Vítor Matos comentam os possíveis efeitos do resultado eleitoral na cúpula do PSD
Autárquicas 2017

Caça ao voto: Cristas em alta e descalabro do PSD

O mau resultado do PSD, a vitória de Cristas e o polémico discurso de Rui Moreira na hora da vitória no Porto. Comentário em direto do diretor, Miguel Pinheiro, e do editor de Política, Vítor Matos.
Autárquicas 2017

Sarmento: "Passos terá de prestar contas"

865
Na Renascença, o social-democrata acredita que o Governo terá um dia "positivo" no domingo. Será Passos o líder sob escrutínio. E terá de "prestar contas" sobre o estado em que "entrega" o partido.
Pedro Passos Coelho

PSD: Governo "meteu férias" em Pedrógão e Tancos

O líder do PSD devolveu as acusações de falta de sentido de Estado ao PS, salientando que o Governo "praticamente meteu férias" e deixou o Presidente "a dar a cara pelos problemas".
Autárquicas 2017

Passos: liderança do partido não está em causa

417
Passos Coelho assegura que os resultados eleitorais não vão pôr em causa a liderança do partido. O líder do PSD diz ainda que a convocatória de um Conselho Nacional é um procedimento normal.
Autárquicas 2017

Passos marca Conselho Nacional já para dia 3

298
O Conselho Nacional do PSD realiza-se 48 horas depois das eleições autárquicas. A reunião do órgão máximo entre congressos pode precipitar a luta pela liderança caso as eleições corram mal ao partido.
Defesa

Passos pede esclarecimento a ministro da Defesa

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, desafiou o ministro da Defesa a esclarecer as afirmações de que o documento noticiado pelo Expresso seria fabricado e com objetivos políticos.
Investimento

PIB e défice: as reações dos líderes partidários

Passos diz que a receita socialista "de pôr o Estado a gastar mais" está a falhar, Costa que permanecer neste caminho, Marcelo acha tudo "magnífico" e as esquerdas pedem investimento público.
Autárquicas 2017

Quanto pior para Passos, melhor para Rio

114
Passos ficou em Lisboa para ajudar Leal Coelho. Rui Rio esteve no Porto a dar a mão a Álvaro Almeida. Disse que após as autárquicas, em que há uma leitura "nacional", "outros temas se podem resolver".
Pedro Passos Coelho

Passos lamenta demora em perceber a 'alquimia'

Pedro Passos Coelho reagiu ao estudo apresentado por um grupo de economistas e lamenta que tenha "demorado tanto tempo a concluir que fazer tudo ao mesmo ao tempo é uma alquimia".
Imigração

"Costa desconversa sobre as coisas importantes"

1111
Para Passos -- que teme pôr em risco a segurança dos portugueses --, Costa "desconversa sobre as coisas importantes". Por isso, anunciou que propor revogação das alterações à lei da imigração.
Imigração

Costa: Passos está "mal informado" sobre imigração

296
O primeiro-ministro diz que a única explicação que encontra para as críticas de Passos Coelho à lei da imigração é a de que "está mal informado" e afastado da linha tradicional do PSD.
Pedro Passos Coelho

PSD pondera pedir alteração à lei dos estrangeiros

Pedro Passos Coelho, anunciou que o partido pondera pedir, no parlamento, a alteração legislativa das mudanças introduzidas na lei da imigração, de forma a torná-la "menos arriscada" para o país.
Agências de Rating

António Costa já deu os parabéns a Passos Coelho?

4441
Pensar que o país saiu do lixo porque aumentou os funcionários em 2016, e que o ajustamento de 2011-2014 não teve qualquer papel, é uma prova de obtusidade, antes de ser uma exibição de facciosismo.
Rating

Passos acusa Costa de "sectarismo e mesquinhez" 

543
Em causa está a ausência de qualquer referência da parte de António Costa ao papel do anterior governo PSD/CDS na subida do rating de Portugal.
Pedro Passos Coelho

Passos tenciona voltar a ser primeiro-ministro

982
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou esta sexta-feira que tenciona voltar a ser primeiro-ministro em 2019 e que espera, nessa altura, receber "uma herança melhor" do que a deixou em 2015.
Agências de Rating

Partidos reagem à alteração do rating

1455
Passos diz que a subida do ranking de Portugal pela S&P é fruto das políticas do seu Governo. Bloco acusa-o de ter perdido a narrativa e PCP reforça a necessidade de país se libertar das agências.
Autárquicas 2017

Passos e Teresa em campanha. Um começo atribulado

147
"Too many people, right?" Ação de campanha de Teresa Leal Coelho com Passos, em Belém, foi feita de desvios e peripécias. Mas "a eleição em Lisboa pode surpreender muita gente". Segundo Passos.
Autárquicas 2017

"Não vamos fazer campanha com a casa de Medina"

685
O líder do PSD mostra-se confiante numa vitória nas autárquicas e não está arrependido de ter escolhido Teresa Leal Coelho para candidata a Lisboa. Recusa fazer campanha com o caso da casa de Medina.
Pedro Passos Coelho

Passos e o que temos aí

430
Percebo muito bem a minha saudade de alguém como Passos Coelho. Que me lembre, manteve uma razoável coerência no seu discurso. Eu, se fosse do PSD, deixava-o onde está. É melhor do que os outros.
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho. Governo deixou Saúde "à míngua"

570
Pedro Passos Coelho acusa o Governo de deixar o Serviço Nacional de Saúde "à míngua". O líder do PSD afirma que a Saúde "não aguentará mais quatro anos de subfinanciamento".
PSD

Ex-líder da JSD desfilia-se descontente com Passos

2859
Jorge Nuno Sá diz que gota de água foi nada ter acontecido quando André Ventura defendeu o regresso da pena de morte. Denuncia ilegalidade nas escolhas para Lisboa e que há racistas e sexistas no PSD.
Pedro Passos Coelho

Passos: "PSD discutirá estratégia nacional"

137
O presidente do PSD garantiu que o partido não ficará de fora da discussão sobre os "grandes eixos de afirmação de Portugal nos próximos anos".
Autárquicas 2017

Campanha. Costa às vezes, Passos a toda a hora

Nas primeiras eleições a envolver partidos desde que a geringonça é geringonça, a agenda do primeiro-ministro vai condicionar a do líder do PS em campanha. Já no PSD, Passos será presença constante.
Luís Marques Mendes

Um aviso a autarcas e 5 críticas violentas ao PSD

684
As viagens pagas deviam acabar. Esta é para os autarcas. Mas Passos não estará no próximo ciclo e revela "falta de inteligência" com Marcelo. O PSD esteve mal nos donativos, nas cativações e no Porto.
Juízes

Passos classifica de "impensável" greve dos juizes

303
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, disse este sábado que a greve dos juízes anunciada para o mês de outubro "é impensável" num país democrático, pese embora toda a razão que possam ter.
Pedro Passos Coelho

Passos apela à esquerda para equilíbrio orçamental

Pedro Passos Coelho apelou ao Governo para "um certo equilíbrio" no "leilão orçamental", numa altura em que "começam a pedir muitas coisas" por pensarem que existem "muitas folgas".
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho: é preciso intensificar crescimento

214
Pedro Passos Coelho disse concordar com Marcelo Rebelo de Sousa sobre a necessidade de Portugal "intensificar o ritmo de crescimento" da economia, o qual "não é suficiente".
PSD

Passos. País estaria a "crescer mais" com o PSD

3897
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou que o país estaria a "crescer mais" e a "reduzir mais a dívida" se o PSD estivesse a governar.
PSD

Passos quer "esclarecimento cabal" de viagens

241
Líder da oposição destaca como "positivo" o facto de a sociedade aumentar o escrutínio sobre viagens pagas por empresas a políticos e altos quadros do Estado e defende aumento da "transparência".
Pedro Passos Coelho

Secretas. Escolha do líder quebrou tradição

308
O presidente do PSD lamentou que o Governo tenha quebrado a tradição de consenso entre as maiores forças políticas na indigitação da secretária-geral do SIRP, demarcando-se deste processo.
PSD

Passos. Mercados desconfiaram da geringonça

351
O líder do PSD considerou a decisão da Moody's uma "boa notícia para Portugal, mas acredita que houve uma desconfiança na geringonça que se refletiu no "comportamento do investimento" em 2016.
PSD

PSD exige que Costa "se retrate publicamente"

1156
No sábado, António Costa acusou Passos de criticar sistematicamente os bombeiros. O PSD exige agora que António Costa "se retrate publicamente" das acusações falsas que fez.
Fogo de Pedrógão Grande

Passos acusa Costa de falta de sentido de Estado

352
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que nem uma tragédia como a de Pedrógão Grande deu sentido de Estado e seriedade política ao primeiro-ministro.
Pedro Passos Coelho

O paradoxo

2317
O que vai acontecer a Pedro Passos Coelho conduz-nos ao que se pode definir como o paradoxo dos líderes do centro nos nossos dias: servem para quê? Para discutir economês?
PSD

Passos acusa Costa de só pensar em “dar dinheiro"

1202
O líder do PSD considera que António Costa está manietado pelo BE e pelo pCP e que só pensa em "dar dinheiro" e nos seus índices de popularidade, ignorando as reformas necessárias para o futuro país.
António Costa

Costa desafia Passos e Cristas a irem a jogo

771
Na reentrée política do PS, Costa acusou Passos e Cristas de só terem acordado para as florestas depois da tragédia, pediu propostas concretas e garantiu que a revisão dos escalões do IRS vai avançar.
Bloco de Esquerda

Marisa Matias acusa Passos de discurso racista

1449
A bloquista acusou o líder social-democrata de estar a trazer para o debate político o "discurso de extrema-direita", ensaiando uma política "racista e xenófoba", que revela falta de vergonha.
Pedro Passos Coelho

Passos reconhece "algum mérito" do Governo

392
O líder social-democrata reconheceu que o Executivo socialista tem "algum mérito" no desempenho positivo da economia portuguesa, mas insistiu que é urgente avançar para uma segunda fase de reformas.
Pedro Passos Coelho

Antirracismo: uma patologia necrófila

1294
Os heróis multiplicam-se porque, como é habitual entre cobardes, o fenómeno histórico do racismo deixou de existir nas sociedades maioritariamente brancas ocidentais. É apenas um cadáver em putrefação
Pedro Passos Coelho

Consegue o PSD descer ainda mais?

2451
Agora, à homofobia, juntam o racismo e a xenofobia. Nunca o PSD desceu tanto e fê-lo com Passos Coelho na liderança.
PSD

"Com a geringonça, o país está adiado e cativado"

729
Passos continua indiferente às criticas de "pessimista". Diz que "não se junta à festa" do Governo porque é preciso "reformar" e não "geringonçar". Governo tem espírito constitucional de 1975, acusou.
PSD

Passos garante PSD "preparado para futuro"

939
As férias já estão a acabar mas "valeram a pena". Passos chegou à festa do Pontal com poucas palavras: PSD está "mobilizado" e "preparado para o futuro". Demissão pós-autárquicas? Nem vê-la.
PS

Sobre o futuro do PS

819
Se alguém tentou renovar o PS, libertando-o de grupos e personalidades tutelares, foi, sem dúvida, António José Seguro. E por isso foi substituído numa campanha comandada por Soares, Sócrates e Costa
PSD

Já “se” desistiu de Passos Coelho?

2119
O país não precisa de dois primeiros ministros a digladiarem-se mas de um líder da oposição a marcar, como no futebol – e no caso vigente, a marcar impiedosamente – o primeiro-ministro.
PSD

Apoios indevidos a associação de ex-diretor do PSD

238
Tribunal de Contas diz que Instituto do Território recebeu 250 mil euros em apoios públicos indevidos que devem ser devolvidos. Associação foi criada por ex-empregador de Passos Coelho.
Férias

Autárquicas. Políticos com férias mais curtas

Em ano de eleições autárquicas, as férias dos principais líderes políticos vão ser mais curtas e quase todas passadas em Portugal. Em alguns casos, serão interrompidas por compromissos de agenda.
Presidente Marcelo

Marcelo não tem de ter "confiança pessoal" no PM

292
Em entrevista ao Diário de Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa considera “importante” que a oposição seja “forte”, caso surja uma situação “inultrapassável” que obrigue a olhar para "alternativas".
Pedro Passos Coelho

Passos pediu esclarecimentos a deputado por viagem

302
Líder do PSD vai esperar pelas explicações do vice-presidente da bancada parlamentar do PSD sobre viagem paga pela Huawei. Mas não quer esperar muito. "Espero que seja rápido", diz Passos.
Pedro Passos Coelho

Venezuela. Passos elogia postura do Governo

O presidente do PSD considera a situação na Venezuela "é muito preocupante", mas sublinhou que as autoridades portuguesas têm vindo a acompanhar "de forma correta e adequada" a comunidade portuguesa.
Pedro Passos Coelho

Instabilidade? Só para "alguém muito desatento"

536
O presidente do PSD admitiu que Portugal "tem uma situação política de estabilidade" e sublinhou que não se vislumbra "no horizonte próximo" qualquer cenário de crise que possa por em causa o Governo.
Autárquicas 2017

PSD precisa "pôr todas as forças no terreno"

O presidente do PSD disse que o partido precisa de "pôr todas as forças no terreno" para as eleições autárquicas de outubro e dar continuidade ao esforço para o crescimento do país.
Autárquicas 2017

Santana era 1ª escolha, admite Teresa Leal Coelho

118
Passos Coelho, Teresa Leal Coelho e José Eduardo Martins não pouparam o Governo socialista na apresentação da candidatura do PSD a Lisboa: a culpa dos males da cidade é de Medina, mas também de Costa.
PSD

Passos acusa Governo de "mandar passar cheques"

260
O presidente do PSD acusou o Governo de "mandar passar cheques" que os portugueses terão de pagar e defendeu que o parlamento terá de se pronunciar sobre os empréstimos ao Fundo de Resolução.
Proteção Civil

Passos acusa Governo de impor "lei da rolha"

108
O líder do PSD diz que o Governo está mais preocupado com a "política de comunicação" e que, por isso, impôs a lei da rolha na Proteção Civil. "É essencial que não haja notícias", ironizou.
A página está a demorar muito tempo.