Já está escolhido o novo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário. Fernando José Egídio Reis, diretor geral da educação desde fevereiro de 2012, toma posse terça-feira.

O nome foi proposto pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, de acordo com uma nota publicada esta segunda-feira no site da Presidência da República, e o Chefe de Estado “aceitou a proposta”. A tomada de posse de Fernando José Egídio Reis decorre amanhã, terça-feira, pelas 17h00 no Palácio de Belém.

Doutorado em História e Filosofia das Ciências, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e mestre em História e Filosofia das Ciências, pela mesma faculdade, Fernando José Egídio Reis era desde fevereiro de 2012 diretor-geral da Direção-Geral da Educação e foi adjunto do ministro da Educação e Ciência, entre junho e agosto de 2011.

Fernando Egídio Reis substitui João Grancho que, na passada sexta-feira, apresentou o pedido de demissão, alegando motivos “estritamente do foro pessoal” e acrescentando que a demissão foi “determinada por imperativos de consciência e de sentido de serviço público”. A saída de Grancho aconteceu no dia em que o jornal Público noticiou que Grancho plagiou, enquanto presidente da Associação Nacional de Professores, em 2007, textos produzidos por autores académicos sobre temas como deontologia profissional e formação inicial de professores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR