Coreia do Sul

Coreia do Norte

Coreia do Sul e EUA insistem em cimeira histórica

Os presidentes Moon Jae-in e Donald Trump conversaram ao telefone, durante 25 minutos, para analisarem os últimos desenvolvimentos da Coreia do Norte em relação à cimeira prevista para 12 de junho.
Óbito

Presidente da sul-coreana LG morre aos 73 anos

Koo Bon-moo estava internado num hospital em Seul onde tinha sido submetido desde abril de 2007 a duas cirurgias relacionadas com um tumor cerebral.
Coreia do Norte

Coreia. Guterres espera que cimeiras aconteçam

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, quer "que o bom senso prevaleça" e que as cimeiras da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos tenham efetivamente lugar.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça anular cimeira com Trump

Pyongyang não gostou dos exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul e ameaçou anular a cimeira entre Kim Jong-un e Donald Trump. Conversações diplomáticas estão suspensas.
Diplomacia

Tóquio, Seul e Pequim comprometem-se a cooperar

Os três vizinhos do nordeste da Ásia concordaram em unir esforços e concentrar-se no diálogo aberto com o líder do regime norte-coreano, Kim Jong-un, com vista à desnuclearização.
Presidente Trump

Trump quer retirada de militares da Coreia do Sul

Segundo o The New York Times, o presidente dos EUA pediu ao Pentágono que comece a estudar cenários para a retirada de parte dos 28.500 militares norte-americanos que se encontram na Coreia do Sul.
Coreia do Sul

Tropas americanas vão continuar na Coreia do Sul

Mesmo que haja um acordo de paz entre as duas Coreias, a saída das tropas norte-americanas da Coreia do Sul não está em cima da mesa. EUA têm cerca de 28,500 militares na Coreia do Sul.
Cimeiras

Cimeira entre Japão, Coreia do Sul e China é dia 9

Japão, Coreia do Sul e China reúnem-se no dia 9 de maio na primeira cimeira trilateral em mais de dois anos, encontro para uma cooperação para alcançar a desnuclearização do regime norte-coreano.
Cimeiras

Os "espiões" que estão a ajudar a preparar cimeira

Serviços de informações norte-americanos querem ouvir todos -- e não são muitos -- os que tiveram acesso ao universo mais restrito de Kim Jong-un. Encontro com Trump deve acontecer em breve.
Coreia do Norte

Coreias desmantelam altifalantes da propaganda

As coreias do Norte e do Sul anunciaram hoje o desmantelamento dos altifalantes instalados na época da Guerra Fria para difusão de propaganda junto à fronteira.
Coreia do Sul

Seul pede à ONU para seguir medidas de Pyongyang

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, pediu hoje às Nações Unidas que supervisionem o encerramento da base de ensaios nucleares da Coreia do Norte previsto para este mês.
Presidente Trump

"O Presidente Trump devia ganhar o Nobel da Paz"

1.892
Moon Jae-in afirmou que foi graças ao presidente dos EUA que a relação entre as duas Coreias melhorou. Por causa disso defende que receba o mesmo prémio que Obama conquistou em 2009
Coreia do Norte

Coreias voltam a partilhar fuso horário

A Coreia da Norte vai adiantar os relógios e voltar a partilhar o mesmo fuso horário com os vizinhos do Sul, num gesto de reconciliação após a cimeira intercoreana.
Papa Francisco

Papa Francisco saúda acordo entre Coreias

125
O papa Francisco aplaudiu este domingo o acordo entre as duas Coreias e incentivou os países a continuar a colaborar para bem dos seus povos e de todo o mundo.
Diplomacia

Coreia do Norte encerra centro de testes nucleares

123
A Coreia do Sul garante, através de um porta-voz, que Kim Jong-un garantiu, durante a cimeira entre as duas coreias, que vai encerrar o centro de testes nucleares em maio.
Coreia do Norte

Desnuclearização vista como um "novo marco"

Os meios de comunicação social norte-coreanos classificaram como um "novo marco" o resultado da cimeira entre as duas Coreias ocorrido na sexta-feira.
Relações Internacionais

O reencontro das Coreias

Podemos estar a assistir a um momento histórico: as duas Coreias divididas pelo Paralelo 38, herdado da guerra de 1950-1953 podem estar prestes a seguir rumo a uma paz que vem com 65 anos de atraso.
Coreia do Norte

Um encontro histórico contado pelos detalhes

218
Do pinheiro plantado com terra e água das duas Coreias a uma mesa com 2.018 milímetros. A cimeira entre o Norte e o Sul foi histórica e os detalhes, pensados ao pormenor, surpreendem.
Augusto Santos Silva

"O gelo está quebrado" entre as Coreias

Ministro dos Negócios Estrangeiros mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião os gestos protagonizados pelos dois líderes são apenas o primeiro passo no sentido da paz na península.
Diplomacia

Mundo aplaude acordo nas Coreias, mas com cautela

152
Donald Trump diz que a cimeira entre as duas Coreias trouxe "boas coisas", mas "só o tempo dirá" se o acordo resulta. China e Rússia saúdam notícia de acordo entre Kim Jong-un e Moon Jae-in.
Diplomacia

As imagens icónicas do encontro entre Kim e Moon

238
Trocas de sorrisos, apertos de mão e até piadas. É assim que, à frente das câmaras, decorre a cimeira entre Kim Jong-un e Moon Jae-in. Veja as fotografias mais marcantes deste encontro histórico.
Diplomacia

Kim e Moon declaram aberta "uma nova era de paz"

3.108
A cimeira arrancou com um longo aperto de mão entre os dois líderes, que no final anunciaram a chegada de "uma nova era de paz". "Não vamos voltar atrás no tempo", garantiu Moon Jae-in.
Japão

Cimeira das Coreias. Sobremesa revolta Japão

O Governo japonês pediu que a Coreia do Sul não sirva a sobremesa planeada para a cimeira entre as Coreias. A mousse de manga em questão tem um mapa com ilhas disputadas entre os países.
Kim Jong Un

Kim Jong-un cruza a fronteira para cimeira no Sul

As Coreias aproximam-se de um momento histórico. Na próxima sexta-feira, Kim Jong-un atravessa a fronteira e vai encontrar-se com Moon Jae-in. Será a primeira vez desde a Guerra da Coreia.
Impressão 3D

Coreia do Sul testa impressão 3-D... de comida

Pó que se transforma em comida numa impressora a três dimensões é uma proposta futurista que está a dar os primeiros passos num laboratório sul-coreano.
Diplomacia

Propaganda. Há silêncio na fronteira das Coreias

Norte e Sul vão se reunir este fim-de-semana e, para melhorar o ambiente entre as duas facções, as enormes colunas de som sulistas para enviar mensagens foram desligadas.
Coreia do Sul

Coreias criam 'telefone vermelho' entre líderes

Coreia do Norte e Coreia do Sul criaram um telefone vermelho para Kim Jong-un e Moon Jae-in comunicarem. A abertura desta via de comunicação acontece a uma semana de uma cimeira entre os dois líderes.
Coreia do Sul

Presidente sul-coreano defende tratado de paz

Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, defende um tratado de paz para encerrar, de forma oficial, a Guerra da Coreia, que foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte.
Presidente Trump

Paz. Trump diz que Coreias têm "a sua bênção"

Armistício nunca foi substituído por um tratado definitivo. Donald Trump afirmou esta terça-feira que a duas Coreias têm a sua bênção" para alcançar a paz.
Coreia do Sul

Morreu a atriz Choi Eun-hee da Coreia do Sul

Choi Eun-hee foi, entre 1950 e 1970, uma estrela do cinema sul-coreano, antes de ser raptada por agentes norte-coreanos em Hong Kong. Morreu esta terça-feira aos 91 anos.
Mundo

Coreia do Sul. Ex-presidente julgado por corrupção

O ex-presidente da Coreia do Sul vai ser o quarto chefe de Estado do país a enfrentar os tribunais. O Ministério Público apresentou um total de 16 acusações contra Lee Myung-bak.
Coreia do Sul

Ex-presidente condenada a 24 anos de prisão

1.402
Park Geun-hye foi condenada a 24 anos de prisão num caso em que foi acusada de abuso de poder e corrupção. Juiz aplicou sentença severa para servir de mensagem a futuros líderes.
Coreia do Norte

Kim Jong-un foi a um concerto de K-pop e gostou

Kim Jong-un é o primeiro líder da Coreia do Norte a assistir a um espetáculo sul-coreano. O concerto contou com estrelas da Coreia do Sul e até levou o líder do país pedir fotografias com os artistas.
Coreia do Norte

Kim Jong-un recebe artistas sul-coreanos

Kim Jong-un "recebeu calorosamente a delegação sul-coreana". O líder norte-coreano mostrou contentamento com a visita de músicos, dançarinos e praticantes de artes marciais a Pyongyang.
Páscoa

Papa apela à paz e encoraja diálogo das Coreias

155
O papa Francisco pediu o fim do "extermínio em curso" na Síria, apelou "à reconciliação na Terra Santa" e incentivou o diálogo na península coreana, na sua mensagem da Páscoa no Vaticano.
China

China espera "avanços" das cimeiras entre coreias

O responsável máximo pela diplomacia chinesa, Yang Jiechi, espera "grande avanços" dos encontros entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un e os presidentes da Coreia do Sul e Estados Unidos.
Coreia do Norte

Coreia do Norte e do Sul marcam encontro histórico

Coreia do Norte e Coreia do Sul vão ter o seu primeiro encontro em mais de uma década no próximo dia 27 de abril, na zona fronteiriça de Panmunjeom, para negociarem desnuclearização da península.
Diplomacia

O comboio misterioso de Kim Jong-un foi à China

Um grande aparato policial foi montado na Praça Tiananmen esta terça-feira quando um misterioso comboio verde chegou à China. A confirmação da visita do líder da Coreia do Norte chegou mais tarde.
Coreia do Sul

Seul reduz em 30% exportações de aço para EUA

Para escapar às taxas especiais do aço e alumínio anunciadas por Donald Trump, a Coreia do Sul aceitou reduzir em 30% as suas exportações de aço para os Estados Unidos.
Coreia do Sul

Computadores desligados para evitar trabalho extra

119
Na Coreia do Sul os funcionários públicos trabalham mais mil horas do que em outros países da OCDE. Seul decidiu combater as "horas extra" e, às sextas, vai desligar os computadores à hora de saída.
Coreia do Sul

Mandado de detenção contra ex-presidente Lee

O ex-presidente da Coreia do Sul foi alvo de um interrogatório sob acusações de corrupção. O tribunal emitiu depois um mandado de detenção contra Lee Myung-bak.
Coreia do Norte

Coreia do Norte pede "prudência" nas aproximações

Na primeira posição pública sobre a aproximação à Coreia do Sul e aos EUA, a Coreia do Norte pediu "prudência, autocontrolo e paciência" e acusou forças dos países de quererem "estragar a atmosfera".
Defesa

Manobras militares de Coreia do Sul e EUA em abril

Os países vão iniciar as suas manobras militares anuais a 1 de abril, depois de um adiamento no âmbito da aproximação à Coreia do Norte, anunciaram as duas partes.
China

China quer "estabilidade na península" coreana

O primeiro-ministro chinês celebrou o momento de distensão vivido na península coreana e garantiu que o seu país continuará a desempenhar um papel na estabilização da região.
Armamento Nuclear

EUA e Coreia do Norte encontram-se na Finlândia

O país nórdico vai facilitar uma reunião entre EUA, Coreia do Norte e Coreia do Sul sobre desnuclearização. Ainda não se sabe qual será a data, hora, local ou quais serão os representantes dos países.
Coreia do Sul

Jogos Paralímpicos batem recorde de entradas

21 mil pessoas assistiram à cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos na passada sexta-feira. O número de entradas vendidas, 320.531, para os Jogos atingiram o recorde de há quatro anos.
Coreia do Norte

Media da Coreia do Norte não anunciaram cimeira

Os media estatais da Coreia do Norte mantêm o silêncio em relação à cimeira entre Kim Jong-un e Donald Trump, anunciado esta quinta-feira.
Coreia do Norte

De velho senil a amigo. Os insultos de Kim e Trump

"Maníaco." "Mentalmente instável." "Tirano." "Velho senil." "Gordo e baixo." A lista de insultos é longa e pelo caminho houve lançamento de mísseis, testes nucleares e ameaças de destruição total
Jogos Olímpicos

Paralímpicos de Inverno oficialmente abertos

Os Paralímpicos de Inverno PyeongChang2018 estão oficialmente abertos: o habitual desfile de atletas contou com dois esquiadores da Coreia da Norte, que se apresentaram com a bandeira do país.
Presidente Trump

Trump e Kim Jong-un: encontro histórico em maio

420
O presidente norte-americano aceitou o convite do líder norte-coreano. Os dois vão discutir o fim dos testes com mísseis nucleares da Coreia do Norte, no que se espera ser um encontro histórico.
Coreia do Sul

É cedo para otimismo sobre desnuclearização

O Presidente sul-coreano diz que é cedo para estar otimista em relação à desnuclearização da Coreia do Norte e insistiu na necessidade de manter uma cooperação estreita com os EUA.
Coreia do Norte

Amigos como dantes? Pyongyang fala em "acordo"

A Coreia do Sul garante que Kim Jong-un "afirmou claramente o seu compromisso com a desnuclearização" em troca do fim dos exercícios militares dos EUA com Seul. Presidentes encontram-se em abril.
Coreia do Sul

Kim Jong-un recebe delegação da Coreia do Sul

Uma delegação da Coreia do Sul aterrou em Pyongyang e irá reunir-se com Kim Jong-un. A visita de dois dias pretende promover o diálogo entre Pyongyang e os EUA e para pôr fim às armas nucleares.
Jogos Olímpicos

Como Gus Kenworthy saiu da sombra

111
Gus Kenworthy não ganhou nenhuma medalha nos Jogos como em 2014 mas foi notícia por ter beijado o namorado em direto e, agora, ter resgatado 90 cães. Perfil de um atleta que é muito mais do que isso.
Jogos Olímpicos

A equipa dos Rejeitados tornou-se campeã olímpica

152
John Shuster ganhou o bronze em 2006, teve prestações más em 2010 e 2014 e foi cortado (e gozado) pelos EUA. Criou a equipa dos Rejeitados, perdeu peso, mudou de vida e alcançou o ouro em PyeongChang.
Jogos Olímpicos

Doping russo, "Garganta Funda" e o boicote dos EUA

Segundo caso de doping em atletas russos (depois do curling, o bobsled) surge no dia em que o "Garganta Funda" Rodchenkov voltou a falar e os EUA vão boicotar a Taça do Mundo de biatlo em Tiumen.
Jogos Olímpicos

A história de Ester Ledecka, a figura dos Jogos

144
Subiu à colina como campeã mundial de snowboard, acabou a descida como campeã olímpica de esqui e ganhou mais um ouro. Quem é Ester Ledecka, a atleta que festejou de óculos por não se ter maquilhado.
Jogos Olímpicos

As gémeas que viraram a história no hóquei em gelo

À quarta foi de vez: após três finais perdidas com o Canadá, EUA ganharam o ouro no hóquei em gelo feminino com Monique a levar o jogo para prolongamento e a irmã gémea Jocelyne a decidir shootout.
Jogos Olímpicos

Fim dos Jogos. Kim envia vice, Trump lança Ivanka

O encerramento dos Jogos Olímpicos de inverno volta a levantar uma dor de cabeça diplomática para a Coreia do Sul. A Coreia do Norte envia o vice-presidente, os Estados Unidos lançam Ivanka Trump.
Jogos Olímpicos

O "amor platónico" dos campeões Tessa e Scott

285
Tiveram um namorico de crianças fora das pistas mas é no gelo que derretem a concorrência: a história de Tessa Virtue e Scott Moir, o par que ganha há 20 anos e que todos querem juntar (sem sucesso).
Jogos Olímpicos

A atleta que chegou aos Jogos e mal sabia esquiar

Desafiou Schwarzenegger nas eleições de governador da Califórnia, estudou em Harvard, fez skeleton pela Venezuela, passou para o halfpipe pela Hungria e chegou aos Jogos sem saber fazer uma manobra.
Jogos Olímpicos

Gabriella Papadakis e o vestido como pior pesadelo

492
Gabriella Papadakis iniciara a qualificação da dança no gelo quando parte do vestido caiu. Foi o "pior pesadelo", mas recompôs-se e conseguiu a segunda melhor nota, apesar de ter saído em lágrimas.
Jogos Olímpicos

Casal maravilha do curling pode ficar sem medalha

126
Anastasia e Alexander são casados, ganharam o bronze no curling e foram um dos destaques na primeira semana dos Jogos. Muito por causa dela. Agora voltam a ser, por culpa dele (e pelas piores razões).

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)