Coreia do Sul

BMW

BMW inspeciona mais de 65 mil carros após incêndio

As autoridades da Coreia do Sul anunciaram esta terça-feira que o grupo BMW vai fazer a revisão a cerca 65 mil veículos, na sequência de um incêndio em mais de 30 carros da multinacional alemã.
Coreia do Norte

Kim Jong-un convida Papa a visitar Coreia do Norte

327
Agência de notícias sul-coreana avança que o líder da Coreia do Norte gostaria de receber o Papa Francisco no país. Um convite que será reforçado durante a visita do homólogo sul-coreano ao Vaticano.
Coreia do Sul

Ex-presidente condenado a 15 anos por corrupção

1.150
Na Coreia do Sul os chefes de estado são condenados frequentemente a penas de prisão após abandonarem o poder. Os quatro ex-presidentes atualmente vivos foram todos condenados.
Coreia do Sul

Coreia do Sul reforça a importância da diplomacia

A Coreia do Sul estima que a Coreia do Norte tenha entre 20 e 60 bombas nucleares, mas reafirmou hoje que os esforços diplomáticos rumo à desnuclearização de Pyongyang vão continuar.
Coreia do Norte

Coreias removem minas terrestres na fronteira

Tropas sul e norte-coreanas começaram a remover as mais de 800 mil minas terrestres armadilhadas na fronteira que separa os dois países. É mais um passo no processo de paz.
Fotogaleria

Diferenças e semelhanças entre Coreias em 30 fotos

Numa viagem entre as duas Coreias, um fotógrafo comparou as pessoas que têm as mesmas ocupações mas estão separadas pelo Paralelo 38N. Eis as diferenças (e semelhanças) nos dois países em 30 imagens.
Coreia do Sul

Moon Jae-in discursa e pede fim a hostilidade

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, assinaram uma declaração, que poderá ser importante para o futuro diálogo sobre a desnuclearização da península.
Coreia do Norte

Coreias anunciam candidatura aos Jogos Olímpicos

As duas Coreias já tinham discutido a possibilidade de sediar conjuntamente os Jogos Olímpicos de Verão de 1988, mas as negociações tinham fracassado. Seul e Pyongyang voltaram a acertar-se.
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai desmantelar complexo nuclear

A decisão de Kim Jong-un em desmantelar as principais instalações de testes e de lançamento de mísseis perto de sua fronteira com a China é o passo mais concreto nos dois dias da cimeira em Pyongyang.
Cimeiras

Cimeira entre Coreias para a desnuclearização

Os líderes das duas Coreias voltam a reunir-se, até quinta-feira, no Norte, numa tentativa de desbloquear o diálogo entre o regime de Kim Jong-un e os EUA para a desnuclearização da península.
Acordo Nuclear

Coreias voltam a cimeira para desnuclearização

Kim Jong-un quer progressos na assinatura de um tratado de paz que ponha fim ao estado de guerra na península em troca do avanço do desmantelamento do arsenal nuclear.
Mundo

Coreias abrem gabinete para facilitar comunicação

O primeiro gabinete de ligação foi aberto na cidade fronteiriça de Kaesong, na Coreia do Norte. O presidente sul-coreano Moon Jae-in vai visitar a vizinha Coreia durante a próxima semana.
Paulo Bento

Coreia do Sul de Paulo Bento empata com o Chile

A Coreia do Sul, treinada pelo português Paulo Bento, empatou esta terça-feira sem golos com o Chile, em jogo particular disputado em Busan, na Coreia do Sul.
Coreia do Sul

Coreia do Sul. Caça às câmaras ocultas nos WC's

O fenómeno está em crescimento na Coreia do Sul: câmaras ocultas são colocadas em locais públicos para captar imagens de partes íntimas femininas. Já há brigadas nas ruas para travar este crime.
Paulo Bento

Coreia do Sul. Paulo Bento estreia-se com vitória

No encontro particular, disputado em Goyang, os golos da equipa sul-coreana foram apontados por Lee Jae-sung, aos 35 minutos, na sequência de uma grande penalidade falhada por Son, e por Nam Tae-hee,
Diplomacia

Coreias voltam a reunir-se de 18 a 20 de setembro

Encontro tem como objetivo discutir a "completa desnuclearização da península coreana", informou esta quinta-feira uma autoridade do Governo de Seul.
Energia

Angola chama sul-coreanos para nova central a gás

O Governo angolano selecionou um consórcio formado por quatro das maiores empresas sul-coreanas do setor energético para apoiar a construção de uma nova central elétrica de ciclo combinado a gás.
Estados Unidos da América

Trump. Não há razões para "jogos de guerra"

O presidente norte-americano que não há razões para gastar dinheiro em "jogos de guerra" com a Coreia do Sul, mas avisou que poderá relançar os exercícios militares "maiores de sempre".
Coreia do Norte

Centenas de familiares das duas Coreias reunidos

Centenas de sul-coreanos e norte-coreanos despediram-se no final das emotivas rondas de reencontros, sendo para muitos deles a primeira e última ocasião para se verem.
Coreia do Sul

Jogos Olímpicos. Coreias poderão participar juntas

Os dois governantes reuniram-se nos Jogos Asiáticos, que decorrem na Indonésia, e o sul-coreano Do Jong-Whan admitiu também a aliança com os norte-coreanos no Festival Nacional de Desportos de Seul.
Coreia do Sul

Coreias fecham postos de vigilância na fronteira

O ministro da Defesa sul-coreano explicou aos deputados que vão "retirar primeiro um ou dois postos e gradualmente" ampliarão essa medida, sublinhando que Pyongyang fará o mesmo.
Coreia do Norte

Sul-coreanos reencontram-se com família do norte

Até quarta-feira, os participantes vão estar cerca de 11 horas com familiares do Norte, na estância de esqui do monte Kumgang, sob a supervisão de agentes norte-coreanos, antes de se separarem.
Paulo Bento

Paulo Bento é o novo selecionador da Coreia do Sul

O treinador português foi o escolhido para orientar a seleção da Coreia do Sul com vista ao Mundial 2022. Paulo Bento foi despedido do Chongqing Dangdai Lifan, da China, no mês passado.
BMW

Coreia do Sul proíbe de circular os BMW que ardem

A BMW anunciou que iria chamar às oficinas 100.000 veículos na Coreia do Sul e 324.000 na Europa, por risco de incêndio. Entretanto, as autoridades sul-coreanas proibiram esses carros de circular.
Cimeiras

China espera bons resultados de cimeira de Coreias

O Governo chinês deu hoje as boas-vindas à próxima cimeira entre as duas coreias, que se celebra em setembro, em Pyongyang, e disse esperar resultados positivos.
Coreia do Sul

Coreias realizam nova cimeira até setembro

Os dois países escreveram um comunicado conjunto em que declararam que vão estudar os avanços sobre os acordos assinados na Declaração de Panmunjom.
Coreia do Norte

12 mil norte-coreanos dançam pelo fim da guerra

Para comemorar os 65 anos do armistíco que pôs fim à guerra na península, uma multidão de 12 mil norte-coreanos dançou numa coreografia em massa, de forma rigorosa e disciplinada. Veja no vídeo.
Coreia do Norte

Pyongyang impõe condições para reunir famílias

A Coreia do Norte anunciou que a próxima reunião de famílias separadas pela guerra pode ficar comprometida caso a Coreia do Sul não entregue de imediato alguns cidadãos norte-coreanos.
Coreia do Sul

Lee, o norte-coreano detido por vender segredos

Um desertor norte-coreano foi detido em Seúl, acusado de vender 109 informações secretas da Coreia do Sul a um país da Ásia Oriental. Agentes sul-coreanos no exterior tiveram de regressar ao país.
Basquetebol

Seleções das duas Coreias voltam a defrontar-se

Em junho, as duas Coreias reuniram-se na fronteira para discutirem colaborações no âmbito desportivo. A deslocação das equipas de basquetebol à Coreia do Norte foi uma das consequências desta reunião.
Pyongyang

Coreias. Equipas de basquetebol jogam amigáveis

As equipas feminina e masculina de basquetebol da Coreia do Sul estão a caminho da Coreia do Norte para jogarem uma série de jogos amigáveis.
Mundial 2018

A goleada sueca e a vitória sul-coreana em 3D

Três da Suécia e dois da Coreia do Sul atiraram a Alemanha para fora do Mundial, de uma forma única em 80 anos. A deceção do México foi compensada com o apuramento. Veja os golos em 3D.
Diplomacia

Presidente da Coreia do Sul na Rússia

Moon Jae-in está de visita à Rússia para debater a relação com a Coreia do Norte e a desnuclearização. A cooperação trilateral, em áreas como transportes ou eletricidade deverá ser abordada.
Coreia do Sul

Coreia do Sul suspendeu manobras militares

As forças armadas da Coreia do Sul anunciaram esta quarta a suspensão das manobras militares para facilitar o diálogo com a Coreia do Norte, disse um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.
Presidente Trump

EUA cancelam exercício militar na Coreia do Sul

O Pentágono anunciou o cancelamento dos exercícios militares na Coreia do Sul previstos para agosto. Este passo não faz parte do acordo com a Coreia do Norte, mas Donald Trump já o tinha referido.
Coreia do Norte

Duas Coreias unem-se nos Jogos Asiáticos

Nos Jogos Asiáticos, que se realizam em agosto, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão competir juntas em algumas modalidades, à semelhança do que já aconteceu nos Jogos de Inverno.
Mundial 2018

A estratégia coreana: "Não distinguem asiáticos"

341
O selecionador sul-coreano decidiu trocar as camisolas dos jogadores para confundir os adversários. Shin Tae-yong diz que "os ocidentais não conseguem distinguir asiáticos".
Coreia do Norte

Seul propõe a Pyongyang tirar armas da fronteira

A Coreia do Sul propôs que a Coreia do Norte mova sua artilharia de longo alcance para longe das fronteiras, reduzindo as tensões nas negociações militares de alto nível de quinta-feira.
Coreia do Sul

Coreia admite suspensão de exercícios militares 

O Presidente sul-coreano mostrou-se disponível para suspender os exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos para contribuir para uma melhoria do clima do diálogo
Coreia do Norte

Coreias discutem fim de tensão na fronteira

As Coreias estão em conversações com o objetivo de reduzir a tensão que existe na fronteira e alcançar um compromisso por parte da Coreia do Sul de terminar os exercícios militares com os EUA.
Coreia do Sul

Cimeira. Coreia do Sul espera marco histórico

A um dia da cimeira entre Estados Unidos e Coreia do Norte, o presidente da Coreia do Sul disse desejar um "acordo significativo" que seja "um marco histórico no caminho para a paz".
Diplomacia

Seul e Pyongyang retomam encontros

As duas Coreias reiniciaram reuniões para começar a aplicar a declaração conjunta assinada em abril, na qual concordaram em aumentar a cooperação e trabalhar para a paz e a "desnuclearização total".
Música

Os BTS são o Éder da K-Pop

195
O novo álbum da "boy band" coreana é um pontapé certeiro que ficará para a história. É o primeiro disco de k-pop a chegar ao número um do top de vendas dos EUA. Quem são eles e o que é isso de k-pop?
Diplomacia

Líderes coreanos podem voltar a encontrar-se

Kim Jong Un e Moon Jae-in surpreenderam recentemente com um encontro público. Poderá haver mais cimeiras inesperadas, diz o segundo. Trump falou com o PM japonês e prepara cimeira.
Coreia do Sul

Seul quer cimeira com Washington e Pyongyang

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, propôs a realização de uma cimeira trilateral com Washington e Pyongyang para que formalmente se possa pôr fim à Guerra da Coreia.
Coreia do Norte

Líderes coreanos estiveram reunidos este sábado

Moon Jae-in e Kim Jong Un estiveram duas horas reunidos em Panmunjom para discutir o encontro do líder norte-coreano com Donald Trump.
Coreia do Norte

Coreia do Norte disponível quando EUA quiserem

Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte lamentou o anúncio do cancelamento da cimeira feito por Donald Trump e diz que o país está disponível quando e como os EUA quiserem.
Presidente Trump

Comentários de Pence? "Estúpidos", diz Coreia

Depois dos avisos do vice-presidente dos EUA sobre as negociações para a desnuclearização da Coreia do Norte, o regime de Kim Jong-un reagiu: comentários são "estúpidos" e hipotecam cimeira.
Coreia do Sul

12 "desertoras" norte-coreanas viajaram enganadas

As 12 mulheres que em 2016 viajaram da China para a Coreia do Sul não sabiam para onde estavam a ir. Foram enganadas pelo gerente do restaurante onde trabalhavam.
Presidente Trump

Trump assume que cimeira corre risco de ser adiada

Cimeira de líderes agendada para 12 de junho está em risco, depois das recentes trocas de declarações entre responsáveis dos EUA e da Coreia do Norte. Trump recebeu líder sul-coreano esta terça-feira.
Coreia do Norte

Coreia do Sul e EUA insistem em cimeira histórica

Os presidentes Moon Jae-in e Donald Trump conversaram ao telefone, durante 25 minutos, para analisarem os últimos desenvolvimentos da Coreia do Norte em relação à cimeira prevista para 12 de junho.
Óbito

Presidente da sul-coreana LG morre aos 73 anos

Koo Bon-moo estava internado num hospital em Seul onde tinha sido submetido desde abril de 2007 a duas cirurgias relacionadas com um tumor cerebral.
Coreia do Norte

Coreia. Guterres espera que cimeiras aconteçam

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, quer "que o bom senso prevaleça" e que as cimeiras da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos tenham efetivamente lugar.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça anular cimeira com Trump

Pyongyang não gostou dos exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul e ameaçou anular a cimeira entre Kim Jong-un e Donald Trump. Conversações diplomáticas estão suspensas.
Diplomacia

Tóquio, Seul e Pequim comprometem-se a cooperar

Os três vizinhos do nordeste da Ásia concordaram em unir esforços e concentrar-se no diálogo aberto com o líder do regime norte-coreano, Kim Jong-un, com vista à desnuclearização.
Presidente Trump

Trump quer retirada de militares da Coreia do Sul

Segundo o The New York Times, o presidente dos EUA pediu ao Pentágono que comece a estudar cenários para a retirada de parte dos 28.500 militares norte-americanos que se encontram na Coreia do Sul.
Coreia do Sul

Tropas americanas vão continuar na Coreia do Sul

Mesmo que haja um acordo de paz entre as duas Coreias, a saída das tropas norte-americanas da Coreia do Sul não está em cima da mesa. EUA têm cerca de 28,500 militares na Coreia do Sul.
Cimeiras

Cimeira entre Japão, Coreia do Sul e China é dia 9

Japão, Coreia do Sul e China reúnem-se no dia 9 de maio na primeira cimeira trilateral em mais de dois anos, encontro para uma cooperação para alcançar a desnuclearização do regime norte-coreano.
Cimeiras

Os "espiões" que estão a ajudar a preparar cimeira

Serviços de informações norte-americanos querem ouvir todos -- e não são muitos -- os que tiveram acesso ao universo mais restrito de Kim Jong-un. Encontro com Trump deve acontecer em breve.
Coreia do Norte

Coreias desmantelam altifalantes da propaganda

As coreias do Norte e do Sul anunciaram hoje o desmantelamento dos altifalantes instalados na época da Guerra Fria para difusão de propaganda junto à fronteira.
Coreia do Sul

Seul pede à ONU para seguir medidas de Pyongyang

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, pediu hoje às Nações Unidas que supervisionem o encerramento da base de ensaios nucleares da Coreia do Norte previsto para este mês.
Presidente Trump

"O Presidente Trump devia ganhar o Nobel da Paz"

1.892
Moon Jae-in afirmou que foi graças ao presidente dos EUA que a relação entre as duas Coreias melhorou. Por causa disso defende que receba o mesmo prémio que Obama conquistou em 2009
Coreia do Norte

Coreias voltam a partilhar fuso horário

A Coreia da Norte vai adiantar os relógios e voltar a partilhar o mesmo fuso horário com os vizinhos do Sul, num gesto de reconciliação após a cimeira intercoreana.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)