Vinte e cinco anos depois, a prancha de skate flutuante usada por Michael J. Fox no filme “Regresso ao Futuro II” saltou do grande ecrã para a vida real. Por enquanto, a prancha Hendo eleva-se apenas 2,5 centímetros do chão e tem pouca autonomia, mas para os criadores este é apenas um pequeno passo daquilo que esperam fazer. “Admitimos que os nossos planos são grandes – e os nossos sonhos, maiores”, lê-se na página da empresa Arx Pax.

Esta terça-feira, 21 de outubro, os fundadores da empresa californiana, Greg e Jill Henderson, lançaram uma campanha de angariação de fundos para transformarem o protótipo numa versão comercial até 21 de outubro de 2015 – a mesma data em que Marty McFly (a personagem interpretada por Michael J. Fox) chegou ao futuro. A equipa de 20 pessoas já desenvolveu 18 protótipos e agora precisa de 250 mil dólares (cerca de 197 mil euros) para dar o próximo passo.

A prancha flutuante é apenas uma pequena utilidade da tecnologia.

A prancha tem quatro motores em disco que criam um campo magnético que a faz levitar. O único requisito, que por enquanto é dos mais limitantes, é a necessidade de ter uma superfície com um campo magnético idêntico para haver repulsão, da mesma forma que os polos equivalentes de um íman se repelem. Por enquanto a prancha é desenhada para levar uma pessoa, mas no futuro podem imaginar-se os edifícios construídos em cima de estruturas deste tipo para resistirem a terramotos, lê-se na página da angariação de fundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Consoante o montante do donativo o doador pode receber um dos protótipos da prancha ou uma caixa com a réplica da tecnologia (Whitebox Developer Kit) para que cada um a possa experimentar em casa. Porém, ao contrário da prancha do herói da Marvel Surfista Prateado, cuja prancha é alimentada pelas forças cósmicas do Universo, a tecnologia Hendo ainda tem uma autonomia limitada – a Whitebox Developer Kit tem uma autonomia de 12 a 15 minutos e leva duas horas a recarregar. E pode ser controlada com um dispositivo móvel como um iPhone.

A Whitebox Developer Kit usa a mesma tecnologia da prancha.