Telecomunicações
Telecomunicações

5G. Presidente da Dense Air diz que há atraso

O presidente executivo da Dense Air, Paul Senior, afirmou esta quinta-feira que "há um atraso no 5G em Portugal", adiantado estar "muito próximo" de uma solução com Anacom.
Negócios

Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O anúncio foi feito esta terça-feira pela Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas. O antigo ministro Pedro Mota Soares assume a liderança para o triénio 2019-2022.
Altice

Altice pede a demissão do presidente da ANACOM

O presidente da Altice Alexandre Fonseca pediu a demissão do presidente da ANACOM pelos atrasos nas frequências para o 5G e aponta a instalação da rede para depois do verão.
Telecomunicações

5G e TDT: Altice impugna decisão da ANACOM

A Autoridade Nacional de Comunicações insiste no prazo já definido para a migração TDT e chegada do 5G a Portugal, a Altice está contra: "Calendário impossível de cumprir", diz a operadora.
Telecomunicações

5G. UE deteta riscos de espionagem

Estados-membros da UE detetaram, numa análise feita aos riscos nacionais relativos às redes móveis 5G, a possibilidade de casos de espionagem ou de ciberataques vindos de países terceiros.
Telecomunicações

5G permeável a ataques terroristas na Europa

Uma análise feita às redes 5G na Europa revelou falhas na segurança. Estados membros temem que a rede de quinta geração possa ser utilizada por espiões e países terceiros.
Telecomunicações

5G. Anacom aprova plano de migração da TDT

A Anacom anunciou que aprovou o plano de desenvolvimento da migração da rede TDT para libertar a faixa dos 700 MHz e o respetivo calendário a ser cumprido pela Meo, com 1.º teste a 27 de novembro.
Brasil

Telefónica, TIM e Carlos Slim podem absorver a Oi

Dívida da 4.ª maior empresa de comunicações móveis no Brasil já atingiu os 14,6 mil milhões de euros. O governo e a Anacom estão preocupados com o futuro de 37,5 milhões de clientes da Oi.
Huawei

Huawei. Desconfiança da UE “pode ser ultrapassada”

Huawei acredita que a desconfiança da União Europeia relativa aos seus equipamentos móveis de 5G “pode ser ultrapassada” sem que os Estados-membros tenham de a excluir dos mercados.
Telecomunicações

5G. Que luta é esta entre a Altice e a Anacom?

A Altice acusou o regulador das telecomunicações, a Anacom, de incompetência. Já houve até pedidos de demissão. Em 4 respostas, explicamos como o TDT e arranque do 5G estão no meio desta luta.
Telecomunicações

5G: "Não há condições" para migração TDT

A Altice Portugal reitera que "não estão reunidas as condições" para que o calendário de migração da faixa 700 MHz da TDT "seja passível de ser executado" e diz que "não poderá ser responsabilizada".
Telecomunicações

5G. Anacom e Altice trocam acusações

Anacom responde a críticas da Altice e garante processo “conforme o programado”. Altice lamenta que Anacom "produza afirmações falsas" para desviar atenção dos "próprios erros e incapacidade".
Primeira Liga NOS

FPF quer jogos do Campeonato em canal aberto

O diretor geral da Federação Portuguesa de Futebol considera "um erro" vedar o acesso televisivo aberto aos jogos de futebol e quer transmitir em canal aberto "pelo menos" uma partida por jornada.
Economia

Anacom: postos dos CTT devem ser como as estações

A decisão da Anacom, que tem de ser cumprida em até 60 dias, "reitera importância do estabelecimento postal assegurar a confiança dos utilizadores nos serviços prestados".
Tecnologia

5G. Altice: decisão da Anacom é "ambígua e omissa"

Em causa está o processo de libertação da faixa 700 MHz da televisão digital terrestre, necessário para o desenvolvimento do 5G, e que tem sido criticado pelo grupo.
Tecnologia

Anacom trabalha para cumprir calendário do 5G

Presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, tinha considerado que Portugal estava atrasado no lançamento do 5G, mas a Anacom disse que migração de frequência acontece ainda este ano.
Altice

5G? "Estamos seis meses atrasados", diz Altice

"Nunca vi Portugal ter ficado para trás numa vaga tecnológica", afirmou Alexandre Fonseca. O presidente executivo aponta o dedo à Anacom pelo atraso e diz que não há previsão para lançamento do 5G.
Telecomunicações

NOS vai vender smartphone 5G da Huawei em Portugal

A NOS vai vender em Portugal o Huawei Mate X 20 5G, um dos primeiros smartphones 5G do mundo. Operadora fala em "passo decisivo no caminho para o 5G".
Telecomunicações

Fomos à Coreia do Sul experimentar o primeiro 5G /premium

212
A Coreia do Sul foi o primeiro país a lançar a rede 5G em todo o território e o primeiro smartphone que funciona com esta infraestrutura. É mais rápido, mas não é tudo o que esperávamos.
ANACOM

Internet. ANACOM pede mais velocidade a operadoras

A Autoridade Nacional das Comunicações diz que a NOS vai ter de aumentar a velocidade da internet para 21 Mbs. Já a Vodafone terá de subir para 43,2 Mbps. Operadoras têm três meses para cumprir metas.
Telecomunicações

Moçambique bloqueia telemóveis não registados

"A Autoridade Reguladora das Comunicações nos últimos dias, tem recebido informações dos cidadãos e das Forças de Defesa e Segurança de que existem no mercado cartões SIM não registados."
ANACOM

Anacom diz que é preciso acesso à Internet aberta

A Anacom diz que "detetou algumas deficiências em matéria de transparência na garantia do acesso à Internet aberta, tanto nos contratos como nos sítios na Internet dos operadores com maior presença".
País

5G: o futuro (próximo) nas comunicações móveis

459
A 5.ª Geração de comunicações móveis (5G) vai transformar as nossas vidas, não só a nível pessoal, mas também profissional, abrindo um mundo novo de desafios e oportunidades.
Telecomunicações

UE. Comunicações em Portugal 19,7% acima da média

Os preços das telecomunicações em Portugal, incluindo equipamentos e serviços telefónicos e postais, foram no ano passado superiores em 19,7% à média da UE: somo os nonos com preços mais elevados.
Telecomunicações

Polémicas, riscos e conflitos: o 5G em 8 respostas /premium

168
O 5G provoca cancro? Foi por isto que Donald Trump bloqueou a Huawei? O que é que a empresa chinesa diz? Não há concorrentes? Em 8 respostas, fique a par da rede para o futuro das telecomunicações.
País

Prepare-se para o futuro com o 5G /premium

467
Não se trata apenas de 4+1. O 5G é muito mais do que a simples evolução do 4G, é um avanço imparável em direção ao futuro conectado. Fique a conhecer o essencial sobre a nova geração de redes móveis.
ANACOM

Preço de chamadas para números 707 e 708 desce

As chamadas efetuadas para os números iniciados por 707 e 708 vão sofrer uma redução de custo entre os 10% e os 48%. ANACOM estima poupança de até 7 milhões de euros anuais globais.
Governo

Decreto sobre SIRESP "está para promulgação"

Marcelo respondeu que "o diploma está para promulgação nos próximos dias", quando foi questionado sobre a compra da parte dos operadores privados, Altice e Motorola, no SIRESP.
Telecomunicações

Serviço universal fixo da NOS acaba este sábado

O serviço universal fixo da NOS termina este sábado, com os dois únicos clientes da operadora, em Lisboa e Faro, a deixarem de ter a garantia de que o mesmo seja prestado nos termos daquele contrato.
NOS

NOS. Serviço fixo acaba, mas só afeta 2 clientes

O término do serviço universal fixo (telefone fixo) da NOS termina já no próximo mês e vai afetar dois clientes da operadora, localizados em Lisboa e Faro. Para a empresa, o serviço "não tem procura".
Apple

Apple volta aos iPod. E têm realidade aumentada

Corria 2015 quando a Apple lançou a última geração do iPod. Regressou esta terça-feira com realidade aumentada, comunicações em grupo e um processador que "é duas vezes mais rápido".
Secretas

Secretas consultam dados das comunicações

163
Acesso aos metadados foi aprovado por PS, PSD e CDS, mas partidos de esquerda pediram fiscalização sucessiva ao TC, que ainda não decidiu. Apesar disso, sistema já funciona. Fiscalizador aprova.
Facebook

WhatsApp vai mesmo ter anúncios

126
A aplicação de chat para telemóveis vai começar a ter anúncios já em 2020. Ao abrir a app as marcas vão poder pagar à empresa para que veja publicidade como uma story do Instagram.
Huawei

Todas as empresas que estão a romper com a Huawei

354
Os EUA proibiram negociações com a Huawei. Veja em atualização as principais empresas no mundo que estão a suspender relações com a chinesa e as consequências para quem é cliente da marca.
Huawei

Huawei perde parceria com britânica ARM

Os funcionários da fabricante de chips britânica ARM, que é detida pela Softbank, tiveram ordens para cancelar todos os "contratos ativos" com a Huawei. Processadores da chinesa dependem da empresa.
Reino Unido

Telemóvel 5G da Huawei suspenso no Reino Unido

As operadoras britânicas Vodafone e EE não vão vender o primeiro telemóvel 5G da Huawei, o Mate 20 X 5G. Decisão foi tomada devido à "indecisão" quanto ao futuro da empresa graças à Google.
Telecomunicações

5G. Guerra fria com a Huawei não assusta a NOS

111
A NOS fez esta terça-feira o primeiro teste público à rede 5G com uma antena da Huawei. Apesar da "lista negra" de Trump, operadora mantém confiança e diz que tem "cenários de risco acautelados".
Municípios

Municípios receberam milhões para alargar "wifi"  

No Dia Mundial das Telecomunicações, dois terços dos municípios portugueses receberam 3,1 milhões de euros da iniciativa europeia WiFi4EU. O objetivo? Alargar a cobertura "wifi" em locais públicos.
Telecomunicações

12 mil queixas sobre telecomunicações à Deco 

Há 12 anos que é o mais reclamado em Portugal. Dia Mundial das Telecomunicações assinala-se esta sexta-feira. Fidelização, custos, falta de transparência e qualidade dos serviços entre as queixas.
União Europeia

Chamadas e SMS mais baratas na UE

A partir desta quarta-feira as chamadas e mensagens na UE têm um limite de 19 cêntimos e seis cêntimos por minuto, estas novas servem para reduzir as discrepâncias de preços entre os Estados-membros.
Cabo Verde

Cabo Verde. Há mais telemóveis que habitantes 

Há ainda 379.076 assinantes da internet e quase dez mil de televisão por assinatura. A população passou 1.109 milhões de minutos em tráfego nas redes móveis, em 2018.
Telecomunicações

Receitas da Vodafone Portugal sobem 2,1% 

As receitas totais da Vodafone Portugal subiram 2,1% no ano fiscal terminado em março de 2019 e cresceram em termos de receitas totais 1,4% para 249 milhões de euros.
ANACOM

Anacom. Mudança de operador torna-se mais fácil 

Mudar de operador, mantendo o mesmo número de telefone, passa agora a processar-se através de um código de 12 dígitos, emitido em faturas ou por SMS. A Anacom quer, assim, evitar queixas e atrasos.
Telecomunicações

Chamadas e SMS mais baratas na UE 

Um novo tarifário para as chamadas e mensagens internacionais entram em vigor na quarta-feira e visam reduzir as grandes discrepâncias de preços que se verificavam entre os Estados-membros.
Telecomunicações

Comunicações encarecem em Portugal e baixam na UE

500
Consumidores acabam por ser penalizados por haver pouca concorrência no mercado. Enquanto em Portugal os preços subiram 14% em 10 anos, na Europa baixaram quase 10%.
Estados Unidos da América

EUA mais duros. Huawei em Portugal mudará relação

196
Embaixador norte-americano não vê outra hipótese: se Portugal fizer acordo com Huawei para as redes 5G a partilha de informação secreta vai ter de mudar. Como? "Vai ter de mudar".
Huawei

Huawei. Detetadas vulnerabilidades há 10 anos

Uma semana depois de Theresa May permitir a Huawei de participar na implementação da rede 5G no país, a Vodafone anuncia que há 10 anos descobriu funções ocultas em equipamentos da empresa chinesa.
Telecomunicações

Huawei "agradada". Londres permitirá redes 5G 

É a reação às notícias que dão a decisão como certa, apesar da pressão exercida pelos Estados Unidos para conter a empresa, por alegados riscos para a segurança.
Angola

João Lourenço anula concurso para operadora móvel

João Lourenço refere que a Telstar não cumpriu com a apresentação do balanço e apresentação de resultados dos últimos três anos. A empresa tinha vencido o concurso a 12 de abril.
Governo

Governo não renova com a Meo serviço 118

Falta de assinantes está na origem da decisão, segundo a Anacom. Apenas 5% do universo potencial de utilizares consta na base de dados da Meo.
Telecomunicações

Trump diz que quer vencer a corrida ao 5G

112
O Presidente dos Estados Unidos afirmou que o país tem de desenvolver e implementar a tecnologia da quinta geração móvel (5G), sublinhando que esta é uma corrida que o país "tem de vencer".
Telecomunicações

Angola. Telstar é 4ª operadora de telecomunicações

A empresa foi criada em 2018 e tem 550 euros de capital social. Concorreram ao concurso público internacional 27 entidades e a Telstar deve entrar em funcionamento no prazo máximo de um ano.
Governo

Cabines telefónicas: Altice mantém contrato

Apesar de críticas por parte da Anacom, Governo anuncia a decisão de prorrogar o contrato com a Altice Portugal para a prestação do serviço universal de disponibilização de postos públicos.
ANACOM

ANACOM quer uma só empresa no telefone fixo 

A ANACOM quer um prestador a nível nacional, designado por concurso público, para o serviço de telefone fixo e outro para o serviço de postos públicos, reduzindo prazos e valores dos contratos.
Telecomunicações

Coreia do Sul será o 1º país a arrancar com o 5G

A nova infraestrutura de rede que vai substituir o 4G e permite velocidades móveis mais rápidas e fiáveis arranca esta sexta-feira na Coreia do Sul. Rede é disponibilizada para o lançamento do S10 5G.
China

China. ZTE com prejuízos superior a 900 milhões

A empresa de telecomunicações registou prejuízos de 921 milhões de euros em 2018. A receita anual da empresa caiu 21,41%, para 11.290 milhões, num exercício marcado por sanções norte-americanas.
Observador Lab

Falar ao telemóvel está (ainda) melhor 

Chamadas com mais qualidade e estabelecidas com maior rapidez são muitas das vantagens da tecnologia VoLTE (Voice Over LTE ou Voice over Long Term Evolution) ainda não conhece? Então atenda a chamada!
Telecomunicações

Todos os serviços da NOS foram repostos

1316
A NOS já repôs os serviços de rede fixa que falharam este domingo, assegura a NOS através de um comunicado. Os problemas nos telemóveis estavam por resolver. O problema foi nacional.
Telecomunicações

A corrida pelo 5G, com Ásia e EUA na pole position

A rede móvel de quinta geração (5G) está a ser desenvolvida em vários países do mundo, estando os asiáticos e os Estados Unidos mais bem posicionados para vencer a 'corrida' tecnológica.
ANACOM

Operadoras obrigadas a avaliar segurança nas redes

Comunicado da Anacom dá conta de um novo regulamento aprovado pelo regulador. Vai ser criada uma comissão de acompanhamento para a aplicação das novas medidas que serão aplicadas de forma faseada.
Telecomunicações

Huawei. Defesa "não tem base" para preocupações

António Costa, na entrega à NATO de um edifício para a Agência de Comunicações e Informações, não respondeu. Já o Ministro da Defesa, diz que decisões sobre Huawei vão "ser tomadas no momento certo".
Comissão Europeia

Bruxelas opõe-se a parcerias 5G com a China

A Comissão Europeia divulgou esta quarta-feira um comunicado em que pede aos países europeus uma frente conjunta a parcerias com a China por questões de segurança.
Neutralidade da Rede

Zero-rating: "Ter algo de graça não quebra a lei"

O polémico presidente da FCC, que foi a cara do fim das regras da neutralidade da rede nos EUA, está em Portugal e defendeu que as operadoras de telecomunicações não devem ter tanta legislação.
Segurança Nacional

5G Portugal. Acordo com Huawei pode afetar EUA

145
Ajit Pai, responsável da reguladora de telecomunicações dos EUA, está em reuniões com o governo português para alertar para a "segurança" para o 5G, tecnologia que a Huawei tem negociado com o país.
Telecomunicações

Banda larga móvel ainda é "relativamente cara"

Apesar de os preços da banda larga móvel na UE terem caído em 2018, os custos em Portugal ainda são elevados, estando acima da média europeia. República Checa e Chipre têm os preços mais altos.
Telecomunicações

Empresas de telecomunicações ameaçam subir preços

A entidade reguladora do setor quer colocar um valor máximo nas multas pela quebra do período de fidelização. As empresas falam num "atentado ao setor" e podem subir mensalidades e contratos
Angola

Unitel refuta acusações no processo da PT Ventures

A empresa de telecomunicações móveis angolana Unitel refere as acusações da PT Ventures de que a administração se tem recusado a pagar dividendos pendentes não corresponde à verdade.
Timor-Leste

Telecomunicações. Consórcio quer entrar no mercado

Proposta do Ceslink tem por base um investimento previsto de 18,5 milhões de euros. É o quarto projeto a querer entrar no mercado das telecomunicações, sendo que já exitem três operadoras no país.
CTT

ANACOM e CTT trocam acusações sobre reclamações

ANACOM acusou os CTT de divulgarem “informação enganosa” quanto à evolução do número de reclamações. CTT rejeitam a acusação e dizem que a informação do regulador é parcial
Moçambique

Telecom quer ser a "maior e melhor empresa" 

Na tomada de posse, o novo presidente da estatal Moçambique Telecom assumiu como meta tornar a empresa "na maior e melhor empresa de telecomunicações" do país e mais moderna.
Altice

Altice: Propostas da Anacom são "populistas"

O presidente da Altice Portugal diz que as propostas não são boas para o setor e podem comprometer investimentos na área das telecomunicações
País

Huawei é eleita Escolha do Consumidor pelo 2.º ano

Os smartphones da marca chinesa criada em 1987 foram reconhecidos pela segunda vez com um dos prémios mais relevantes em Portugal. E nós contamos-lhe porquê.
CTT

Reclamações CTT caem 7% em 2018

Os CTT notaram que informação da Anacom não engloba "a totalidade das reclamações recebidas por diversos canais de entrada, mas apenas as recebidas através do livro de reclamações".
Empresas

Comunicações. 104 mil reclamações em 2018

Subida das reclamações no setor das comunicações foi motivada pelo aumento das queixas em 43% no setor postal. Do total, 81 mil correspondiam às comunicações eletrónicas e 23 mil ao setor postal.
Altice

Bruxelas aprova participação da Altice em França

A Comissão Europeia considera que a participação minoritária da Altice na operadora de fibra ótica SFR FTTH "não suscita problemas de concorrência", já que "não estão presentes no mesmo mercado".
DECO

Conflitos mediados pela Deco aumentam para 23 mil

O setor das comunicações é líder nas queixas recebidas. A associação recebeu 34.956 reclamações relacionadas com o período de fidelização, a faturação ou práticas comerciais desleais neste setor.
Altice

Altice contra decisão de redução de preços na TDT

A operadora afirma "que esta redução de preços carece de fundamentação jurídica, técnica, económica", pondo em causa o futuro da Televisão Digital Terrestre "com prejuízo para todos os utilizadores".
Tecnologia

CES: 7 tecnologias que vão marcar 2019

Do 5G à carne para vegetarianos, a CES, uma dos maiores feiras de tecnologia do mundo, chegou ao fim. O evento pode estar a perder relevância, mas houve muitas novidades.
Telecomunicações

Oi e Pharol chegam a acordo e põem fim a litígios

A Oi e seu acionista Pharol chegaram a consenso e terminam, assim, todos os litígios no Brasil, em Portugal e nos diferentes países onde existem discussões envolvendo empresas dos dois grupos.
CTT

Cliente mistério vai medir tempo de espera nos CTT

103
A Anacom impôs alterações ao sistema de medição da qualidade do serviço postal nos CTT. Novas medidas, em vigor a 1 de julho, definem cliente mistério para medir tempo de espera nas estações.
Telecomunicações

Meo e NOS atualizam tarifários em janeiro

De acordo a Altice Portugal, "a Meo vai apenas proceder a uma atualização de preços prevista contratualmente, em linha com a atualização dos valores da inflação".
Telecomunicações

Operadoras alvo de buscas da Concorrência

Autoridade da Concorrência confirma buscas, mas não as empresas visadas. As buscas decorrem nas quatro principais operadoras: a Altice/Meo, a Nos, a Vodafone e a Nowo.
Huawei

Caso Huawei. China convoca embaixador dos EUA

China convocou embaixador dos Estados Unidos em Pequim para protestar contra a detenção da diretora financeira da operadora de telecomunicações chinesa Huawei.
Tecnologia

Moçambique quer arrecadar 73,4 milhões com leilão

O leilão de frequências para operadores móveis de telecomunicações realizado em novembro visava introduzir novos serviços de voz e dados, tais como ligações 4G.
Telecomunicações

Angola introduz pagamentos por telemóvel em 2019

O Banco Nacional de Angola quer promover a inclusão financeira dos angolanos ao introduzir os pagamentos por telemóvel, a exemplo do que já se faz em Moçambique e no Quénia.
Empresas

Comércio eletrónico cresce 12,5% em 2017

De acordo com o líder dos CTT, o crescimento de 12,5% é superior a 2016 em dois pontos percentuais e que "atualmente, quatro em cada dez portugueses compra online".
Telecomunicações

Timor vai saldar dívida à maior operadora do país

O Governo timorense salda em 2019 a dívida acumulada ao longo de vários anos com a Timor Telecom, prevendo o pagamento de 4,5 milhões de dólares no Orçamento Geral do Estado.
Timor-Leste

Dívida de Timor à Telecom aumenta em setembro

A dívida do Estado timorense à maior operadora de telecomunicações do país atingiu os 9,3 milhões de dólares (cerca de oito milhões de euros), segundo dados obtidos pela Lusa.
Telecomunicações

Empresas moçambicanas querem discutir fusão

As empresas estatais Moçambique Celular (Mcel) e Telecomunicações de Moçambique (TDM), que o Governo pretende fundir, publicaram esta quarta-feira avisos a convocar credores para uma reunião.
ANACOM

Anacom aplica multas de 1,3 milhões de euros 

A Autoridade Nacional de Comunicações decidiu 67 processos de contraordenação no primeiro semestre, tendo cerca de um terço resultado na aplicação de sanções no valor total de 1,3 milhões de euros.
ANACOM

CTT. Anacom quer mudança na medição da qualidade

O regulador presidido por João Cadete de Matos recorda que a Anacom concluiu que em 2016, ano em que os CTT fizeram a medição dos indicadores, a independência do sistema de medição foi garantida.
Facebook

Facebook quer um portal com câmara nas casas

O Facebook aposta no mercado das assistentes digitais e vai lançar um ecrã com colunas inteligentes. O Portal deixa fazer videochamadas pelo Messenger e controlar outros aparelhos através da Alexa.
Altice

Altice acusa Bruxelas de "ilegalidades"

A Altice acusou a Comissão Europeia de ter cometido "ilegalidades" e "erros de facto" na decisão de multar a operadora em 125 milhões de euros pela compra da PT antes da autorização de Bruxelas.
Incêndios

Fogos. Falta repor comunicações a 100 clientes

Ministro das Infraestruturas diz que falta restabelecer o serviço de comunicações a 100 dos 500 mil clientes afetados pelos fogos de há um ano. Mas há 40 que a operadora não consegue contactar.
ANACOM

Anacom suspende decisão favorável à Altice

A Vodafone revelou que a ANACOM suspendeu a decisão que tinha tomado condenando a operadora ao pagamento à Altice dos valores referentes à ocupação dos postes da Meo desde agosto de 2017.
Telecomunicações

Anacom recebeu 100 mi reclamações em 2017

A Autoridade Nacional de Comunicações recebeu 101,1 mil reclamações em 2017, mais 16,6% do que no ano anterior, tanto no setor das telecomunicações como no serviço postal.
Secretas

PGR vai saber o que as secretas estão a espiar

Aprovado regulamento que permite às secretas aceder a dados de comunicações de suspeitos, via telefone ou internet. Mas serviços de informações têm de informar a PGR sempre que o queiram fazer.
Ciberespionagem

Santos Silva garante segurança do ministério

Augusto Santos Silva garantiu a segurança da rede de comunicações do ministério, admitindo que Portugal, como outros países, está sujeito a várias ameaças, nomeadamente de ciberataques.
Telecomunicações

Altice não vende Meo a Relvas nem a ninguém

404
"Expresso" noticiou, sem especificar fontes, que Miguel Relvas estaria em contactos para comprar a ex-PT, com outros investidores. Mas a Altice diz que não é "equacionada qualquer intenção de venda".
Sporting

Bruno de Carvalho confirma SMS mas desmente teor

1725
CM avançou esta segunda-feira que Bruno de Carvalho tinha enviado SMS aos jogadores antes do jogo com o V. Setúbal; ex-líder admite mensagem mas nega que tenha assinado como "o vosso presidente".
ANACOM

Anacom quer entregar 33,6 milhões ao Estado

Em comunicado, a Anacom explicou que propôs a entrega de 33,6 milhões de euros ao Estado para "serem utilizados no desenvolvimento das comunicações em Portugal, em benefício dos utilizadores finais".
ANACOM

Anacom procura edifício para comprar em Lisboa

A Autoridade Nacional de Comunicações quer comprar um edifício com mais de 4.500 metros quadrados para a sua sede em Lisboa, pretendendo baixar os custos, que rondam os 1,2 milhões de euros por ano.
Empresas

Receitas da Meo/Altice caem 5,4% no 2.º trimestre

As receitas da Meo/Altice Portugal cifraram-se em 516 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, mais 1,8% face ao trimestre precedente e menos 5,4% face ao trimestre homólogo de 2017.
Saúde

Gestão de consultas por SMS é possível no Algarve

A Administração Regional de Saúde do Algarve anunciou que os utentes dos centros de saúde da região já podem gerir "consulta por SMS" a partir desta quarta-feira.
Caso Ricardo Robles

Leilões ao desbarato /premium

344
È muito fácil fazer grandes negócios depois de outros os terem feito, mas não me larga a sensação de que a Segurança Social andou (e se calhar ainda anda) a vender o seu património demasiado barato.
Angola

Telecomunicações. UNITA quer nulidade de concurso

A UNITA exigiu a anulação do concurso para a quarta operadora de telecomunicações em Angola, acusando o ministro da tutela de ter alterado as regras de procedimentos.
Incêndios

Altice acusa Anacom de não compreender o mercado

A Altice acusou a Anacom de ter "dificuldade em compreender o que é a mecânica do mercado" relativamente às ligações por restabelecer em zonas afetadas pelos incêndios de 2017.
Neutralidade da Rede

Anacom: operadores não respeitam internet neutra

A Autoridade Nacional de Comunicações deu um prazo de 50 dias para as operadoras alterarem as ofertas conhecidas como zero-rating e similares que violem as regras do roaming e da neutralidade da rede.
TDT

MEO vai ter de reduzir preços da TDT em 15%

A MEO vai ter de reduzir 15,16% os preços que cobra anualmente à RTP, SIC e TVI pela prestação do serviço de televisão digital terrestre (TDT). A decisão foi comunicada esta quinta-feira pela ANACOM.
ANACOM

Anacom. Cabos submarinos têm de ser alterados

A Autoridade Nacional de Comunicações alertou para a urgência da substituição dos cabos submarinos de telecomunicações que asseguram a ligação entre o Continente, Açores e Madeira.
CTT

CTT têm de reduzir preços em 0,085% até Outubro

Os CTT vão ter de reduzir em 0,085 pontos percentuais os preços em vigor este ano devido ao incumprimento de dois indicadores de qualidade do serviço postal universal, anunciou o regulador Anacom.
Economia

Oi diz que ação em tribunal da Pharol é descabida

Pharol (antiga Portugal Telecom) pediu em tribunal o arresto dos bens da Oi. Operadora brasileira diz que pedido é "descabido" e visa "usar a justiça portuguesa" para "burlar plano de recuperação".
ANACOM

Operadoras com novas regras para reclamações

As operadoras vão ter novas regras para responder a reclamações, a partir de julho, entre as quais estão as respostas com "linguagem clara" e o fornecimento de informação de forma "fundamentada".
Angola

Telecomunicações. Angola quer expandir os serviços

O chefe de estado, João Lourenço, advertiu que "a expansão dos serviços a todos os cidadãos, com qualidade e a preços acessíveis deverão ser uma preocupação permanente do setor".
Economia

O que falhou na compra da Media Capital

Negócio de 440 milhões de euros morre quase um ano depois de anunciado. Sem grande supresa. Altice culpa reguladores pelo tempo e recusa da convergência global no setor, mas não será a única razão.
Telecomunicações

Portugueses usaram mais dados móveis em 'roaming'

A utilização de dados móveis por clientes portugueses na UE aumentou 370% entre o terceiro trimestre de 2016 e o mesmo período de 2017.
Estados Unidos da América

Tribunal aprova fusão da AT&T com a Time Warner

Apesar dos esforços do Governo dos Estados Unidos para bloquear este acordo, um juiz do Tribunal Federação de Columbia deu luz verde à operação, avaliada em 71 mil milhões de euros.
ANACOM

Taxas sobre comunicações. Anacom cobra 31 milhões

A Anacom cobrou um montante de 30,9 milhões de euros em taxas administrativas sobre comunicações eletrónicas em 2017. Este valor cobre quase na totalidade os custos do regulador.
ANACOM

Anacom quer autonomia de gestão nas contratações

O presidente da Anacom defende a "autonomia de gestão" do regulador, nomeadamente na contratação, considerando "incompreensível" que a leis atuais do OE obriguem a um pedido de autorização.
União Europeia

UE quer criar sistema de alerta de catástrofes 

A UE quer criar em todos os Estados-membros um sistema de alerta via telemóvel para situações de emergência como incêndios ou atentados terroristas, e melhorar os serviços de localização de chamadas.
Telecomunicações

Chamadas dentro da UE com limite de 19 cêntimos

As instituições europeias alcançaram um pré-acordo para limitar a 19 cêntimos o preço das chamadas de um país da UE para outro, um pacote de medidas proposto pelos eurodeputados.
Telecomunicações

Incêndios. Ainda há 970 ligações por restabelecer

O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações diz que existem 970 ligações por restabelecer nas zonas afetadas pelos incêndios que assolaram o país no ano passado.
Tecnologia

Metade dos centros de contacto estão digitalizados

Um estudo da Associação Portuguesa de Contact Centers concluiu que quase metade dos centros de contacto telefónico em Portugal já aderiram à transformação digital.
Orçamento do Estado

Anacom cancela cativação em nome da independência

187
Ministério das Finanças cativou despesa ao regulador das comunicações. Anacom cancelou cativações porque eram "incompatíveis" com a garantia de uma regulação económica independente.
Telecomunicações

ANACOM propõe fim de financiamento de prestadores

A ANACOM concluiu esta sexta-feira que "não se justifica" financiar prestadores para o serviço universal de comunicações, que inclui o serviço fixo de telefone, cabines e listas telefónicas.
Vodafone

Receitas da Vodafone Portugal sobem 3,3% 

As receitas totais da Vodafone Portugal subiram 3,3% no ano fiscal terminado em março, para 1.014 milhões de euros, face ao período homólogo, e as receitas de serviços avançaram 4,6%.
NOS

Lucro da NOS aumenta 45,4% no 1.º trimestre

O resultado líquido da NOS antes de empresas associadas e interesses não controlados aumentou 45,4% no primeiro trimestre, face a igual período de 2017, para 39,8 milhões de euros.
Incêndios

Proteção Civil vai enviar alertas por SMS

141
O objetivo é avisar com alguma antecedência quem estiver nas zonas onde for declarado o alerta vermelho. Sistema entra em vigor no próximo dia 1 de junho.
CTT

Regulador determina descida dos preços dos CTT

Decisão da Anacom deve-se ao incumprimento de dois indicadores de qualidade do serviço postal universal. Este é o segundo ano consecutivo em que os CTT não conseguem cumprir a totalidade indicadores.
Oi

Oi realiza assembleia-geral de acionistas

A assembleia-geral ordinária, que vai decorrer esta segunda-feira no Rio de Janeiro, vai ser para aprovar as contas de 2017 e eleger os membros do Conselho Fiscal.
Telecomunicações

Angola constrói novo satélite na Rússia

Angola está a construir um novo satélite nacional, o AngoSat-2, para substituir o AngoSat-1 que, "apesar de estar em órbita, não apresenta os parâmetros para os quais foi contratado".
Tecnologia

Huawei já pode vender produtos 5G na UE 

A gigante chinesa de telecomunicações Huawei tornou-se a primeira firma a obter o certificado CE para a comercialização dentro da UE, nos produtos que utilizam rede 5G.
ANACOM

Anacom. Portabilidade vai tornar-se mais fácil

A Anacom aprovou alterações ao regulamento de portabilidade para que os processos de mudança de operador, mantendo o mesmo número, sejam "mais rápidos e mais seguros".
NOS

Altice. Nos alerta para risco de duopólio

A Nos afirma que a compra da Media Capital pela Altice pode gerar um duopólio, que coloca em risco a concorrência e que pode levar ao aumento de preços para os clientes.
Telecomunicações

Fidelização com operadoras em debate na Assembleia

PAN, BE e PEV querem alterar o período de fidelização máximo com as operadoras. Atualmente é de dois anos. Bloco quer reduzir um ano, PAN e PEV para seis meses.
Telecomunicações

Operadores não querem reduzir prazo de fidelização

A Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas defendeu que os projetos de lei que visam encurtar até um ano o período máximo de fidelização dos contratos "não fazem qualquer sentido".
CTT

CTT. Preços sobem em média 4,5%

112
O preço médio anual de alguns serviços prestados pelos CTT sobem cerca de 4,5% a partir desta segunda-feira. O envio de correspondências, encomendas e livros são alguns desses serviços.
Telecomunicações

Faturas. Altice diz que Deco fez "grande equívoco"

105
A Altice Portugal acusa Deco promoveu "um grave equívoco, faltando à verdade" sobre a questão da cobrança de faturas em papel, penalizando de "forma grave e injustificada" a reputação da dona da Meo.
Telecomunicações

Regulador contra cobrança de faturas em papel

142
Anacom recomenda aos operadores que não cobrem valores pelo envio de faturas detalhadas em papel aos clientes. MEO quer cobrar em abril. Outros operadores referem encargo adicional.
CTT

CTT. Número de estabelecimentos sobe em 2017

Segundo a Anacom, "o número total de estabelecimentos postais [em setembro de 2017] apresenta um ligeiro crescimento face ao final de 2014", estando em linha com os objetivos dos CTT.
Telecomunicações

Vodafone e Meo multadas por desbloqueamentos

123
A Autoridade Nacional de Comunicações multou as operadoras Vodafone e Meo em 70 mil e 50 mil euros por cobrarem várias vezes desbloqueamento de aparelhos após período de fidelização.
Timor-Leste

Governo assina acordo com Timor Telecom

O primeiro-ministro timorense assinou com a Timor Telecom um contrato para o fornecimento, instalação e configuração de "rede principal" de fibra ótica doméstica.
Bloco de Esquerda

BE quer recuperar domínio público da rede da TDT

O Bloco considera que o Estado deve recuperar o domínio público e gestão da rede de televisão digital terrestre (TDT) e a prestação do serviço universal de telecomunicações.
Política

Parlamento debate proposta do BE sobre TDT

O Bloco considera que o Estado deve recuperar o domínio público e gestão da rede de televisão digital terrestre (TDT) e a prestação do serviço universal de telecomunicações.
Incêndios

Incêndios. 4600 pessoas sem telecomunicações

A ANACOM diz que 99% das 4.600 pessoas afetadas pelos incêndios que ainda não têm telecomunicações são clientes da MEO. A Altice defende-se e diz que cabe à NOS repor o serviço.
Telecomunicações

Deco quer recuperar 60 milhões em tribunal 

A Deco quer recuperar o dinheiro cobrado ilegalmente aos clientes das operadoras Altice/Meo, NOS e NOWO, que, em 2016, aumentaram os preços dos serviços sem os avisar.
Altice

Despedimentos não são prioridade, defende Altice

Alexandre Fonseca, presidente da Altice, diz que o acordo entre a empresa e sindicatos está quase pronto e está confiante de que nas próximas semanas já possam ser anunciadas algumas medidas.
NOS

"Governo não falou" sobre serviço universal

O presidente executivo da NOS disse que o Governo não falou com a operadora sobre o contrato do serviço universal, depois da ANACOM ter recomendado o fim do contrato da prestação de serviço.
ANACOM

ANACOM vai consultar operadores para entrada de 5G

A autoridade reguladora das telecomunicações portuguesa quer consultar "operadores, entidades privadas e públicas" para saber como irá disponibilizar o espectro que permitirá a transição para o 5G.
Oi

Decisão arbitral impede Oi de aumentar capital

A Pharol anunciou esta terça-feira que a operadora brasileira Oi se deve abster de "implementar os aumentos de capital", uma decisão da Câmara de Arbitragem do Mercado.
Angola

Ex-administradora da Sonangol em novo cargo criado

A ex-administradora executiva da Sonangol assumiu um novo cargo criado na UNITEL. Eunice Carvalho vai ser diretora-geral para os assuntos corporativos da operadora de telecomunicações.
Oi

Oi adia assembleia-geral para 30 de abril 

A assembleia-geral da operadora Oi prevista para 27 de abril foi adida por três dias. A Oi está em processo de recuperação desde 2016, com o objetivo de reduzir o passivo da empresa.
Incêndios

Anacom: "Incompreensível" ligações não retomadas

A Anacom diz que é "incompreensível" que as ligações não estejam totalmente restabelecidas nas zonas afetadas pelos incêndios, sublinhando que é impensável o problema não merecer a atenção de todos.
Neutralidade da Rede

Comissão Europeia: "Internet é um direito básico"

Na segunda-feira, Aijit Pai, responsável pela autoridade das telecomunicações americana e o vice-presidente da Comissão Europeia falaram sobre neutralidade da rede no Mobile World Congress.
Internet

Anacom denuncia tarifários de Meo, Nos e Vodafone 

792
Regulador detetou várias ofertas da Meo, Nos e Vodafone que violam a regra comunitária da Internet aberta, diferenciado o acesso a conteúdos em função de plafonds. E exige que sejam alteradas.
Incêndios

Altice nega responsabilidade na morte de mulher

146
Sem telefone desde os incêndios, Ângelo dos Santos teve de andar dois quilómetros a pé para pedir ajuda. Maria Martins morreu. Altice diz que há rede móvel na zona e que tentou contactar o casal.
Oi

Regulador brasileiro desiste de processo contra Oi

A Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil desistiu do processo contra a Oi, decisão que "teve em consideração o processo de recuperação judicial".
Oi

Oi não aprova legalidade da assembleia

A assembleia-geral extraordinária, na qual um "grupo de acionistas" decidiu processar o presidente e o diretor da empresa de telecomunicações Oi, foi pedida pela portuguesa Pharol.
Sindicatos

Altice. Trabalhadores juntam-se em frente à AR

Os trabalhadores juntam-se para comemorar o acordo que prevê que em caso de transferência para outra empresa do grupo, sejam garantidos os mesmos direitos.
Incêndios

Rede de comunicações pós incêndios está reposta

A empresa de telecomunicações divulgou hoje esta informação e reafirma ainda que não haverá um aumento de mensalidades por causa da migração do cobre para a fibra.
A página está a demorar muito tempo.