Telecomunicações

Telecomunicações

ANACOM propõe fim de financiamento de prestadores

A ANACOM concluiu esta sexta-feira que "não se justifica" financiar prestadores para o serviço universal de comunicações, que inclui o serviço fixo de telefone, cabines e listas telefónicas.
Vodafone

Receitas da Vodafone Portugal sobem 3,3% 

As receitas totais da Vodafone Portugal subiram 3,3% no ano fiscal terminado em março, para 1.014 milhões de euros, face ao período homólogo, e as receitas de serviços avançaram 4,6%.
NOS

Lucro da NOS aumenta 45,4% no 1.º trimestre

O resultado líquido da NOS antes de empresas associadas e interesses não controlados aumentou 45,4% no primeiro trimestre, face a igual período de 2017, para 39,8 milhões de euros.
Incêndios

Proteção Civil vai enviar alertas por SMS

141
O objetivo é avisar com alguma antecedência quem estiver nas zonas onde for declarado o alerta vermelho. Sistema entra em vigor no próximo dia 1 de junho.
CTT

Regulador determina descida dos preços dos CTT

Decisão da Anacom deve-se ao incumprimento de dois indicadores de qualidade do serviço postal universal. Este é o segundo ano consecutivo em que os CTT não conseguem cumprir a totalidade indicadores.
Oi

Oi realiza assembleia-geral de acionistas

A assembleia-geral ordinária, que vai decorrer esta segunda-feira no Rio de Janeiro, vai ser para aprovar as contas de 2017 e eleger os membros do Conselho Fiscal.
Telecomunicações

Angola constrói novo satélite na Rússia

Angola está a construir um novo satélite nacional, o AngoSat-2, para substituir o AngoSat-1 que, "apesar de estar em órbita, não apresenta os parâmetros para os quais foi contratado".
Tecnologia

Huawei já pode vender produtos 5G na UE 

A gigante chinesa de telecomunicações Huawei tornou-se a primeira firma a obter o certificado CE para a comercialização dentro da UE, nos produtos que utilizam rede 5G.
ANACOM

Anacom. Portabilidade vai tornar-se mais fácil

A Anacom aprovou alterações ao regulamento de portabilidade para que os processos de mudança de operador, mantendo o mesmo número, sejam "mais rápidos e mais seguros".
NOS

Altice. Nos alerta para risco de duopólio

A Nos afirma que a compra da Media Capital pela Altice pode gerar um duopólio, que coloca em risco a concorrência e que pode levar ao aumento de preços para os clientes.
Telecomunicações

Fidelização com operadoras em debate na Assembleia

PAN, BE e PEV querem alterar o período de fidelização máximo com as operadoras. Atualmente é de dois anos. Bloco quer reduzir um ano, PAN e PEV para seis meses.
Telecomunicações

Operadores não querem reduzir prazo de fidelização

A Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas defendeu que os projetos de lei que visam encurtar até um ano o período máximo de fidelização dos contratos "não fazem qualquer sentido".
CTT

CTT. Preços sobem em média 4,5%

112
O preço médio anual de alguns serviços prestados pelos CTT sobem cerca de 4,5% a partir desta segunda-feira. O envio de correspondências, encomendas e livros são alguns desses serviços.
Telecomunicações

Faturas. Altice diz que Deco fez "grande equívoco"

105
A Altice Portugal acusa Deco promoveu "um grave equívoco, faltando à verdade" sobre a questão da cobrança de faturas em papel, penalizando de "forma grave e injustificada" a reputação da dona da Meo.
Telecomunicações

Regulador contra cobrança de faturas em papel

142
Anacom recomenda aos operadores que não cobrem valores pelo envio de faturas detalhadas em papel aos clientes. MEO quer cobrar em abril. Outros operadores referem encargo adicional.
CTT

CTT. Número de estabelecimentos sobe em 2017

Segundo a Anacom, "o número total de estabelecimentos postais [em setembro de 2017] apresenta um ligeiro crescimento face ao final de 2014", estando em linha com os objetivos dos CTT.
Telecomunicações

Vodafone e Meo multadas por desbloqueamentos

123
A Autoridade Nacional de Comunicações multou as operadoras Vodafone e Meo em 70 mil e 50 mil euros por cobrarem várias vezes desbloqueamento de aparelhos após período de fidelização.
Timor-Leste

Governo assina acordo com Timor Telecom

O primeiro-ministro timorense assinou com a Timor Telecom um contrato para o fornecimento, instalação e configuração de "rede principal" de fibra ótica doméstica.
Bloco de Esquerda

BE quer recuperar domínio público da rede da TDT

O Bloco considera que o Estado deve recuperar o domínio público e gestão da rede de televisão digital terrestre (TDT) e a prestação do serviço universal de telecomunicações.
Política

Parlamento debate proposta do BE sobre TDT

O Bloco considera que o Estado deve recuperar o domínio público e gestão da rede de televisão digital terrestre (TDT) e a prestação do serviço universal de telecomunicações.
Incêndios

Incêndios. 4600 pessoas sem telecomunicações

A ANACOM diz que 99% das 4.600 pessoas afetadas pelos incêndios que ainda não têm telecomunicações são clientes da MEO. A Altice defende-se e diz que cabe à NOS repor o serviço.
Telecomunicações

Deco quer recuperar 60 milhões em tribunal 

A Deco quer recuperar o dinheiro cobrado ilegalmente aos clientes das operadoras Altice/Meo, NOS e NOWO, que, em 2016, aumentaram os preços dos serviços sem os avisar.
Altice

Despedimentos não são prioridade, defende Altice

Alexandre Fonseca, presidente da Altice, diz que o acordo entre a empresa e sindicatos está quase pronto e está confiante de que nas próximas semanas já possam ser anunciadas algumas medidas.
NOS

"Governo não falou" sobre serviço universal

O presidente executivo da NOS disse que o Governo não falou com a operadora sobre o contrato do serviço universal, depois da ANACOM ter recomendado o fim do contrato da prestação de serviço.
ANACOM

ANACOM vai consultar operadores para entrada de 5G

A autoridade reguladora das telecomunicações portuguesa quer consultar "operadores, entidades privadas e públicas" para saber como irá disponibilizar o espectro que permitirá a transição para o 5G.
Oi

Decisão arbitral impede Oi de aumentar capital

A Pharol anunciou esta terça-feira que a operadora brasileira Oi se deve abster de "implementar os aumentos de capital", uma decisão da Câmara de Arbitragem do Mercado.
Angola

Ex-administradora da Sonangol em novo cargo criado

A ex-administradora executiva da Sonangol assumiu um novo cargo criado na UNITEL. Eunice Carvalho vai ser diretora-geral para os assuntos corporativos da operadora de telecomunicações.
Oi

Oi adia assembleia-geral para 30 de abril 

A assembleia-geral da operadora Oi prevista para 27 de abril foi adida por três dias. A Oi está em processo de recuperação desde 2016, com o objetivo de reduzir o passivo da empresa.
Incêndios

Anacom: "Incompreensível" ligações não retomadas

A Anacom diz que é "incompreensível" que as ligações não estejam totalmente restabelecidas nas zonas afetadas pelos incêndios, sublinhando que é impensável o problema não merecer a atenção de todos.
Neutralidade da Rede

Comissão Europeia: "Internet é um direito básico"

Na segunda-feira, Aijit Pai, responsável pela autoridade das telecomunicações americana e o vice-presidente da Comissão Europeia falaram sobre neutralidade da rede no Mobile World Congress.
Internet

Anacom denuncia tarifários de Meo, Nos e Vodafone 

792
Regulador detetou várias ofertas da Meo, Nos e Vodafone que violam a regra comunitária da Internet aberta, diferenciado o acesso a conteúdos em função de plafonds. E exige que sejam alteradas.
Incêndios

Altice nega responsabilidade na morte de mulher

146
Sem telefone desde os incêndios, Ângelo dos Santos teve de andar dois quilómetros a pé para pedir ajuda. Maria Martins morreu. Altice diz que há rede móvel na zona e que tentou contactar o casal.
Oi

Regulador brasileiro desiste de processo contra Oi

A Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil desistiu do processo contra a Oi, decisão que "teve em consideração o processo de recuperação judicial".
Oi

Oi não aprova legalidade da assembleia

A assembleia-geral extraordinária, na qual um "grupo de acionistas" decidiu processar o presidente e o diretor da empresa de telecomunicações Oi, foi pedida pela portuguesa Pharol.
Sindicatos

Altice. Trabalhadores juntam-se em frente à AR

Os trabalhadores juntam-se para comemorar o acordo que prevê que em caso de transferência para outra empresa do grupo, sejam garantidos os mesmos direitos.
Incêndios

Rede de comunicações pós incêndios está reposta

A empresa de telecomunicações divulgou hoje esta informação e reafirma ainda que não haverá um aumento de mensalidades por causa da migração do cobre para a fibra.
DECO

Deco. Telecomunicações lideram queixas

Mais de 400 mil consumidores recorreram à Deco em 2017. Telecomunicações são o setor mais reclamado, com 42.339 queixas, a maioria por oferta de serviços não solicitados e subida ilegal de preços.
DECO

400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017

Mais de 400 mil consumidores recorreram à DECO em 2017. As telecomunicações voltaram a ser o setor onde incidiu a maioria das reclamações.
ANACOM

Anacom baixa preços para chamadas entre operadoras

A autoridade reguladora das comunicações baixou o preço que as operadoras pagam entre elas nas chamadas feitas entre clientes. Com esta alteração, a ANACOM quer maior oferta de tarifários gratuitos.
ANACOM

TDT aquém das expetativas

O estudo divulgado pela Anacom revela que, se o caminho atual for mantido, os utilizadores da TDT serão "as populações de menor rendimento disponível, do interior e com menos apetência tecnológica".
CTT

Regulador reconhece degradação geral da qualidade

Presidente da Anacom reconhece que evolução dos indicadores até 2016 mostra uma degradação da maioria dos indicadores de qualidade do serviço postal. Governo deve reavaliar serviço postal este ano.
ANACOM

CTT esperam que critérios não condicionem serviço

Depois de apresentados os 24 novos indicadores pela Anacom, os CTT esperam que estes não "não condicionem a viabilidade ou sustentabilidade da prestação de serviço".
ANACOM

CTT com novos indicadores de qualidade

A Anacom informou que "os CTT irão estar obrigados ao cumprimento de um conjunto de 24 indicadores de qualidade de serviço", ao invés dos 11 a que estavam sujeitos anteriormente.
CTT

Metas de qualidade mais exigentes para os CTT

A Anacom definiu mais objetivos de qualidade de serviço para os CTT cumprirem até 2020. Regulador diz que as metas são mais e mais exigentes.
Altice

Mudança na Altice não altera foco da empresa

A separação entre operações na Europa e Estados Unidos, do grupo Altice, "não altera em nada o nosso foco estratégico nem a nossa atuação quotidiana", afirmou Alexandre Fonseca.
Telecomunicações

Rússia restabelece contacto com satélite angolano 

Lançado terça-feira no Cazaquistão, o primeiro satélite de telecomunicações angolano deixou de dar sinal no dia seguinte. Esta sexta-feira, anunciou o seu construtor, o contacto foi restabelecido.
Angola

Rússia perde primeiro satélite angolano

803
A Rússia perdeu o contacto com o primeiro satélite angolano de telecomunicações. O Angosat tinha sido lançado na terça-feira no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Angola

Primeiro satélite angolano já foi lançado

171
Angola torna-se assim no sétimo país africano, ao lado da Argélia, África do Sul, Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia, com um satélite de comunicações em órbita.
Telecomunicações

MEO. Serviço reposto em Constância após avaria

Segundo o presidente da junta, a avaria privou "desde a madrugada de domingo, o dia de segunda-feira e até ao final da tarde de hoje [terça-feira] entre 100 a 150 residências" e respetivas famílias.
Oi

Oi poderá ter novo accionista em 2018

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, afirmou que Eurico Teles, o presidente da Oi, se manifestou "dizendo que a empresa está pronta para ser vendida".
Telecomunicações

Oi. Plano de recuperação divulgado no Brasil

Pharol, o maior acionista da Oi, revelou o plano de recuperação judicial da operadora de telecomunicações brasileira foi divulgado na sexta-feira no Brasil.
CTT

CTT. Trabalhadores terminam greve de dois dias 

A greve de dois dias, por melhores condições de trabalho foi convocada pelo Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Correios, Telecomunicações, Media e Serviços. A adesão à greve rondou os 70%.
Venezuela

Apagão em Caracas provoca falhas na comunicação

Um apagão deixou Caracas, Miranda e Vargas às escuras. Já se sabe que o problema foi causado pelo desprendimento de um cabo que gera a energia.
Telecomunicações

Tribunal da UE rejeita recurso da Telefónica

A Telefónica recorreu para o Tribunal de Justiça da UE, que negou provimento ao recurso e condenou a operadora espanhola ao pagamento das custas judiciais.
Meteorologia

Altice/PT repôs serviços afetados pelo mau tempo

A Altice/PT já recuperou 95% dos serviços que foram afetados pelo mau tempo das últimas 24 horas. As zonas mais atingidas registaram-se no norte e no centro do país.
Angola

Angola. Governo vai desativar 500 mil números

As autoridades angolanas vão desativar cerca de 500 mil números telefónicos no quadro do processo de registo e atualização de dados dos utentes dos serviços das comunicações eletrónicas.
ANACOM

Anacom já não regula linhas de valor acrescentado

A Anacom deixou de regular os preços praticados pelas operadoras às entidades nas linhas de valor acrescentado. Ainda assim, continua a controlar os preços cobrados aos consumidores.
Angola

Angola procura 4º operador de telecomunicações

O Governo angolano vai lançar um concurso público internacional para um quarto operador de telecomunicações, incluindo a rede fixa, móvel e de televisão por subscrição.
Oi

Presidente executivo da Oi demitiu-se

O presidente executivo da Oi, Marco Schroeder, demitiu-se do cargo que ocupava na operadora de telecomunicações brasileira, que está em negociações com os credores.
Altice

Trabalhadores da PT/MEO pedem reunião a novo CEO

As estruturas representativas dos trabalhadores da PT/MEO pediram uma reunião "com caráter de urgência" ao novo presidente executivo da empresa de telecomunicações, Alexandre Fonseca.
ANACOM

Anacom quer fim da universalidade de telefone fixo

A Anacom recomendou o final do contrato de serviço universal de telefone fixo entre o Governo e a NOS. O regulador defende que a reduzida procura não justifica este acordo.
Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
Altice

Podem as telecomunicações salvar os media?

Altice defende união das telecomunicações com grupos de media para combater os gigantes da Internet. Empresa quer comprar a Media Capital e trazer modelo que lançou em França com compra do Libération.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)