266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Telecomunicações

Altice

Dona da Meo compra 12% da British Telecom

A Altice, que estará vendedora da Meo em Portugal, comprou uma participação de 12% da British Telecom. Líder da operadora francesa diz que quer trabalhar "de perto" com os britânicos.
Telecomunicações

Altice pede afastamento do presidente da ANACOM

O presidente executivo da Altice referiu que o leilão 5G "leva já 7 meses" e o processo está no ponto em que se encontrava em novembro de 2020 e, por isso, pede o afastamento do presidente da ANACOM.
Telecomunicações

6G: "O telemóvel vai ser uma espécie de radar" /premium

O INESC TEC está a discutir "o futuro do 5G e o que será o 6G". O investigador Manuel Ricardo diz que o 6G vai ser mais amigo do ambiente e vai pôr os telemóveis a "perceber" o que os rodeia.
Telecomunicações

Porto acolhe discussão online sobre futuro 5G e 6G

Cerca de dois mil especialistas vão reunir-se virtualmente entre terça e sexta-feira, tendo o Porto como "cidade de acolhimento", para discutir a implementação do 5G e definir a visão da rede 6G.
ANACOM

5G. Operadoras criticam ANACOM

Altice, NOS e Vodafone vieram esta terça-feira criticar aquela que dizem ser uma posição abusiva da ANACOM. Vodafone pondera mesmo recorrer legalmente de decisão tomada pela entidade reguladora.
ANACOM

Queixas enviadas à Anacom subiram 37% desde março

Entre 13 e 19 de dezembro de 2020 foi atingido o pico semanal de reclamações — 4.300. O valor semanal mais elevado das queixas às comunicações eletrónicas foi também o recorde dos últimos três anos.
DECO

Deco: proposta do Governo é "mau cheia de nada"

Para a Deco, a lei das Comunicações Eletrónicas, que prevê a adoção de medidas necessárias para acesso do serviço universal e começou a ser debatida no parlamento, e uma "mão cheia de nada".
Telecomunicações

Investimento em redes de nova geração vai avançar

“Estão em curso várias iniciativas que o Governo entende como essenciais para desenvolver uma política de comunicações à altura dos desafios do país e das necessidades dos cidadãos”, afirmou ministro.
Altice

Altice. Estado deve investir na cobertura de rede

"Gostava que a Anacom se preocupasse com os 0,5% dos portugueses que não têm sequer rede 2G, que não conseguem sequer falar ao telemóvel", advertiu esta quarta-feira o presidente da Altice.
NOS

NOS passa de prejuízos a lucros de 30,5 milhões

Nos primeiros três meses do ano, as receitas de telecomunicações, apesar dos efeitos da pandemia sobre as receitas de roaming, registaram um crescimento de 0,8% face ao período homólogo.
ANACOM

Anacom inscreveu 21 empresas de comunicações

"Este número de inscrições no mercado das comunicações em 2020 permite confirmar uma tendência de subida no setor das comunicações eletrónicas", quando comparado com anos anteriores, diz a Anacom.
Tecnologia

5G. Altice Portugal avança com ação de impugnação

Altice considera que regulamento representa "um enorme retrocesso para a competitividade e enviesa ilegalmente o leilão a favor dos novos entrantes". Impugnação seguiu para o Tribunal Administrativo.
Telecomunicações

Apritel reitera alteração das provisões da Anacom

A NOS considera que o aumento das provisões da Anacom revela a crescente reação dos operadores contra as suas decisões, mas acima de tudo, que o regulador acha que vai perder as ações interpostas.
ANACOM

Anacom aumenta compensações por incumprimento 

"O incumprimento dos objetivos de desempenho implicará a aplicação de uma dedução no preço médio anual do cabaz de serviços de correspondências, encomendas e jornais e publicações", diz a Anacom.
SMS

Como tirar o som das SMS com publicidade

Os email de publicidade vão para outra caixa e as notificações da app do seu supermercado já não aparecem. Mesmo assim, com os SMS, o telefone continua a tocar com propaganda? Mas há como tirar o som.
Telecomunicações

Portugal lidera descida de preços nas comunicações

Segundo a associação dos operadores Apritel, apoiada nos dados de março do Eurostat, Portugal é um dos países na liderança da descida de preços nos pacotes de telecomunicações a nível europeu.
ANACOM

5G. Propostas do leilão somam 284,5 ME no 68.º dia

Não existe informação oficial de quem licitou, nem há data para o final do leilão. Atualmente, a faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, é a única que tem sido alvo de ofertas, com 129,9 milhões de euros.
SIRESP

PCP: controlo público das comunicações emergência

Comunistas recomendam ao Governo que assegure a eficácia e a cobertura de todo o território nacional em qualquer cenário de catástrofe e a capacidade autónoma do Estado sem dependência de terceiros.
Telecomunicações

Altice, Microsoft e HP lançam cloud pioneira

A parceria formalizada pela Altice, Microsoft e HP vai permitir trazer para Portugal a plataforma "Azure Cloud". O serviço garante às empresas que os seus dados estão alojados em território nacional.
Telecomunicações

5G. Propostas ascendem a 280,1 milhões de euros

Se o leilão principal tivesse terminado esta quarta-feira, o Estado teria arrecadado mais de 364 milhões de euros. Atualmente, a faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, é a única que tem sido alvo de ofertas.
Resposta Pronta

SIRESP acaba "em plena época de incêndios"

107
Paulo Moniz critica Governo por ainda não ter garantido a continuação nem a melhoria do SIRESP. O deputado do PSD considera que o Governo já não consegue procurar melhores alternativas.
Telecomunicações

5G. 63º dia de leilão com propostas de 279 milhões

No 63.º dia de licitação, as propostas do leilão 5G totalizaram 279 milhões de euros, num total de "seis rondas", de acordo com a informação avançada pela Autoridade Nacional de Comunicações.
Tecnologia

Empresa espanhola testa 5G a transportar pessoas

O objetivo é desenvolver e testar as funcionalidades em veículos automatizados que utilizam a 5G ao longo dos corredores transfronteiriços. Este teste vai permitir identificar e responder a lacunas.
Altice

SIRESP pode acabar no final de junho, diz Altice

126
Alexandre Fonseca diz que não foi contactado sobre o SIRESP e que por isso está iminente o fim da rede de emergência a 30 de junho. CEO da Altice critica Anacom por mudar regras no leilão do 5G.
Telecomunicações

Lei das Comunicações prevê serviço universal

"O serviço universal consiste no conjunto mínimo de prestações" de serviços de comunicações, que "a um preço acessível, deve estar disponível, no território nacional, a todos os consumidores.
Telecomunicações

5G. Leilão atinge 276,8 milhões de euros

Se o leilão tivesse terminado esta sexta-feira, o Estado teria tido um encaixe de mais de 361 milhões de euros. Atualmente, a faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, é a única que tem sido alvo de ofertas.
Telecomunicações

5G:Vodafone está "perplexa" com mundança de regras

A Vodafone mostra "perplexidade" com decisão da Anacom de mudar regras do leilão 5G a "meio de um jogo que envolve milhões e cujos resultados são da maior importância para operadores e para o país".
Telecomunicações

Omtel explora 65 torres de telecomunicações

A Omtel notificou a Autoridade da Concorrência de que adquiriu um direito de exploração comercial do conjunto de 65 torres de telecomunicações detidas pela Onitelecom.
Telecomunicações

5G. Alteração das regras do leilão é "inaceitável"

"Absolutamente inaceitável e ilegal". É assim que Filipa Carvalho, administradora executiva da NOS, vê as alterações das regras do leilão 5G anunciadas pelo regulador ANACOM.
ANACOM

5G. Anacom altera regras do leilão 

Para prevenir um eventual "prolongamento excessivo", Anacom decidiu implementar novas regras no leilão, incluindo "um aumento do número diário de rondas e maiores incrementos nos valores licitados".
Internet

Musk em testes para vender internet em Portugal

1777
A internet por satélite da Starlink, com a qual Elon Musk quer chegar a todo o mundo, já está em testes, diz a Anacom. Em Portugal, a internet por satélite cresceu 78,5% e há planos a 13 euros.
Rússia

Rússia mantém restrições ao Twitter até 15 de maio

As restrições são uma resposta à manutenção de conteúdos proibidos na Rússia e que a empresa Twitter se recusa a retirar. A entidade reguladora russa não vai bloquear totalmente o serviço da rede.
Telecomunicações

5G. Licitação principal chega soma 267,7 milhões

A licitação principal do leilão 5G chegou aos 50 dias. Se o leilão tivesse terminado esta quarta-feira o estado teria um encaixe de mais de 349 milhões de euros.
Autoridade Tributária

Fisco emite alerta sobre sms falsos enviados 

Autoridade Tributária emitiu o alerta depois de começar a receber "um número significativo" de contactos e avisou que as mensagens são falsas e que "maliciosamente" remetem para páginas fraudulentas.
Tecnologia

O imperativo da Cloud nas telecomunicações

Poucas indústrias assistem ao nível de disrupção que o sector das comunicações vive atualmente. A digitalização está a ocorrer em todo o espectro, redefinindo o papel dos operadores de comunicações.
Internet

Vale a pena comprar um telemóvel com 5G?  /premium

Os críticos culpam a Anacom, o leilão, a pandemia ou os preços do smartphones. Em cinco respostas, explicamos porque há telemóveis com 5G à venda, mas ainda não pode usar essa tecnologia em Portugal.
Coronavírus

Tráfego de dados fixos aumentou em 2020

Devido à pandemia o tráfego médio de dados fixos por acesso aumentou 55% em 2020. A Covid-19 "provocou igualmente um aumento das comunicações de voz tradicionais".
NOS

Lucro da NOS cai 36% em 2020 

A operadora NOS adianta que no ano passado "o resultado líquido consolidado situou-se em 92 milhões de euros face aos 143,5 milhões registados um ano antes".
ANACOM

Ao 40.º dia de licitação, 5G soma 255,6 milhões

Após 40 dias do arranque, o valor das propostas dos operadores do leilão 5G atingiu esta quarta-feira os 255,6 milhões, mais de 900 mil euros face aos 254,7 milhões de euros registados na terça-feira.
Tecnologia

Zonas livres tecnológicas. "Diploma concluído"

André Aragão de Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, anunciou no Acelerador 5G da NOS e da AWS que o processo legislativo para as zonas livres tecnológicas vai começar “em breve”.
Telecomunicações

Uso da internet móvel cresceu em 2020

O tráfego de voz móvel subiu 16,4% e a Internet em banda larga móvel 28,1% no ano passado face a 2019, revela a Anacom. As pessoas passaram 35 segundos mais tempo em chamada.
Tecnologia

5G. Campos eletromagnéticos abaixo do referencial

Segundo conclusões da Anacom, os campos eletromagnéticos dos ensaios de 5G "estão mais de 50 vezes abaixo dos níveis de referência" recomendados.
Tecnologia

Leilão principal do 5G totaliza 244,3 milhões

Esta quarta-feira o valor das propostas dos operadores do leilão do 5G totalizou 244,3 milhões de euros, 35 dias após a licitação principal ter arrancado.
Telecomunicações

Meo é o operador com menos queixas, revela Anacom

240
"Segundo o regulador, a Meo apresentou a menor taxa de reclamações em 2020, com 5 reclamações por mil clientes, e a NOS a maior, com 10, seguida da Vodafone, com 7 reclamações", diz a Altice Portugal.
Telecomunicações

Reclamações nos serviços de comunicações sobem 28%

Meo foi o prestador com mais reclamações globais, a NOS foi a que teve o maior número por mil clientes e a Vodafone registou o maior aumento segundo os dados divulgados pela ANACOM.
Telecomunicações

Preços das telecomunicações aumentam em 16 pontos

272
Portugal contraria tendência da União Europeia: preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,4% enquanto na União Europeia diminuíram 9,9%.
Telecomunicações

Preços das comunicações descem mais em Portugal

Segundo a associação, "Portugal lidera a descida de preços nos pacotes de comunicações, usados por 86% das famílias", o que atesta a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações.
Telecomunicações

5G. Leilão principal soma 235,1 milhões de euros

O valor das propostas dos operadores do leilão do 5G situa-se agora nos 235,1 milhões de euros, um mês depois do arranque da licitação, e inclui os operadores Altice, Nos, Vodafone PT e Dense Air.
ANACOM

Anacom alerta para fraudes 

A Autoridade Nacional de Comunicações alerta para situações de fraude promovidas por indivíduos que dizem ser seus representantes e que apresentam como pretexto a realização de estudos.
Telecomunicações

Cabo que liga Europa à América está em Cabo Verde

O cabo submarino que vai fazer a ligação entre a Europa e a América Latina já se encontra em Cabo Verde, informou a operadora de telecomunicações Cabo Verde Telecom.
Telecomunicações

Anacom propõe que anular contrato custe menos

133
O regulador das telecomunicações quer que o Governo avance com redução das indemnizações pagas pelos consumidores quando saem do contrato de fidelização.
Coronavírus

NOS: tráfego de dados "aumentou exponencialmente"

"Desde o primeiro período de confinamento que a NOS está preparada para o crescimento do tráfego que se antecipava para este novo estado de emergência", revelou a operadora de telecomunicações.
Telecomunicações

Abuso de poder no streaming

Delegar em entidades comerciais e sem qualquer real controle público a possibilidade de sonegar aos clientes serviços de telecomunicações é mais uma falta de respeito do governo pelos seus cidadãos.
Coronavírus

Netflix ou Youtube podem ser bloqueados

2255
Ministério da Saúde, SIRESP, Ministério da Administração Interna, Rede Nacional de Segurança Interna e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil com prioridade assegurada.
Bruxelas

Bruxelas instaura infração contra Portugal 

106
A Comissão Europeia instaurou processos de infração contra 24 dos 27 Estados-membros da União Europeia, incluindo Portugal, por não terem promulgado as novas novas regras de telecomunicações.
Coronavírus

2424 é o número que avisa população sobre vacinas

A Anacom atribuiu aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde o número 2424 para informar a população sobre a vacinação contra a Covid-19 (e também para enviar receitas e agendar consultas).
ANACOM

Propostas de operadores em 214,4 milhões de euros 

As propostas dos operadores atingiram os 214,4 milhões de euros no 15.º dia de licitação principal do leilão de 5G. A licitação principal inclui os operadores Altice Portugal, Nos e Vodafone.
DECO

Queixas das telecomunicações à Deco sobem 30%

Os consumidores recorreram mais 16% vezes à DECO em 2020 e no topo estão as que queixas contra as telecomunicações, que subiram 20%. Em terceiro ficaram as do turismo.
ANACOM

5G. Propostas ascendem as 212 milhões de euros 

Ofertas desta segunda-feira representam mais de dois milhões de euros do que o registado na sexta-feira, ascendendo aos 210,4 milhões. A Anacom aponta para receitas de cerca de 237,9 milhões de euros.
Oi

Oi celebra contrato e vende ativos móveis 

Oi, a quarta rede móvel do Brasil com 16% do mercado, foi adquirida pelas suas concorrentes e três maiores operadoras do país. Foi a única proposta num leilão que se realizou em menos de 30 minutos.
Coronavírus

Teletrabalho: queixas oculares e dor de cabeça

O teletrabalho tem aumentado as queixas de cansaço ocular, pressão nos olhos, dores de cabeça e vista irritada, reconhece a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.
Economia

Preços nas telecomunicações sobem 6,5% em Portugal

2789
Nos últimos 11 anos, o preço das telecomunicações subiu 6,5% em Portugal, contrariando a tendência europeia. Quanto aos dados móveis, Portugal é o quinto país da UE com preços mais elevados.
Covilhã

Crianças vão ouvir histórias por telefone 

A Câmara da Covilhã vai lançar um projeto baseado em leituras por telefone que visa fazer companhia às crianças com mais dificuldades cujo enquadramento familiar apresente mais fragilidades.
ERC

Audição da ERC sobre compra da Lusa aprovada

Os deputados da comissão de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade" a audição dos reguladores ERC e Concorrência sobre a compra de 22,35% da Lusa pelo grupo Bel.
Telecomunicações

5G. Propostas dos operadores rondam os 189 milhões

No terceiro dia da licitação principal do leilão 5G "tiveram lugar cinco rondas" e houve propostas de aproximadamente 189 milhões de euros. A faixa de 2,1 GHz é a que tem apresentado maior interesse.
Altice

Altice apela para uso sensato das telecomunicações

217
O decreto que regula o novo estado de emergência prevê que as operadoras de telecomunicações possam durante este período limitar serviços audiovisuais de videoclube, como o caso da Netflix.
Telecomunicações

5G. Leilão com encaixe superior a 84 milhões

Ao fim de 44 rondas, os quatro lotes a leilão para novos entrantes foram atribuídos por um valor superior a 84 milhões de euros. Ainda não há informação sobre quem licitou.
ANACOM

5G. Anacom monitoriza faixa após migração da TDT

A Autoridade Nacional de Comunicações está a monitorizar a faixa dos 700 MHz, que foi libertada na migração da TDT para ser utilizada no 5G, tendo iniciado o processo pelo norte do país.
Telecomunicações

5G. Encaixe de 61,2 milhões no 2.º dia de leilão

No primeiro dia do leilão de quinta geração para os novos entrantes, o encaixe tinha sido de mais de 49 milhões de euros. No segundo dia, chegou aos 61,2 milhões de euros.
Telecomunicações

CTT quer reequilíbrio de contrato de concessão

Os CTT sublinham que com a prorrogação do contrato de concessão "a continuidade da prestação do serviço público de correio está assegurada" para fazer frente à crise pandémica provocada pela Covid-19.
Tecnologia

5G. 49 milhões de euros no primeiro dia de leilão

O primeiro dia de licitação do leilão do 5G permitiu um encaixe de 49 milhões de euros. O montante final encaixado com o leilão depende dos lotes que forem atribuídos durante o processo, diz a Anacom.
Inovação

Operadores pedem deputados fiscalizem leilão 5G

Vodafone e NOS pediram, na Comissão Parlamentar de Economia, que o regulamento do leilão seja fiscalizado e que a ação da Anacom avaliada. A MEO não esteve presente, mas continua a exigir mudanças.
Coronavírus

Covid-19. Comunicações perdem milhares de clientes

4.196 clientes de serviços de comunicações invocaram a aplicação dos mecanismos de adaptação à crise pandémica. A reguladora recebeu mais de 300 pedidos de suspensão temporária de contrato.
ANACOM

5G. Ministro da Economia critica a Anacom

"A Anacom deveria ter uma atenção muito mais importante ao que é o cumprimento das obrigações de cobertura territorial, que não tem sido acompanhado devidamente pelo regulador", criticou Siza Vieira.
Tecnologia

5G: processo de migração da TDT foi um sucesso

No total, mudaram de frequência 273 emissores, numa operação onde colaboraram mais de 100 pessoas. As licenças devem começar a ser atribuídas durante o primeiro trimestre do próximo ano.
ANACOM

Anacom tem 110 milhões para processos em tribunal

Operadores de telecomunicações queixam-se de pagar os processos em duplicado, uma vez que as taxas que pagam à Anacom aumentam com o aumento dos processos, escreve o jornal Público.
NOS

NOS: Anacom presta mau serviço ao país

O presidente da Anacom considerou que condições do processo do leilão do 5G "estão perfeitamente articuladas com as regras europeias". A NOS acusa-o de "defender o indefensável".
Tecnologia

5G "está articulado com regras europeias"

O processo de migração do TDT termina na sexta-feira. Presidente da Anacom diz que as condições do processo do leilão do 5G "estão perfeitamente articuladas com as regras europeias".
Telecomunicações

Empresas apelam à "rápida implementação" do 5G

O apelo da Associação de Empresas de Distribuição, dirigido às "entidades decisoras e reguladoras", surge numa altura em que decorre a avaliação das candidaturas ao leilão das frequências de 5G.
Espanha

Homem-forte da Telefónica refugia-se em Portugal

377
O empresário recebeu uma indemnização de pelo menos 11 milhões de euros e encontrou refúgio em Portugal, onde paga zero impostos pelos rendimentos tidos em Espanha. Não é o único, assim, na Comporta.
Tecnologia

ANACOM: leilão do 5G "vai ser estruturante"

O presidente da ANACOM afirmou, esta sexta-feira, que "vamos ter pela frente oportunidades de comprovar que a concorrência não só é um bem comum, a concorrência é amiga do investimento".
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos perde controlo da Unitel

Tribunal decidiu constituir administradores judiciais para a gestão de ativos específicos da Vidatel, Limited e assim garantir a representação e o direito de voto dos 25% de participação na Unitel.
ANACOM

Anacom. Presidente tranquilo com processo sobre 5G

João Cadete de Matos a disse que a Anacom acompanha o processo sobre contestação dos operadores em tribunal com toda a tranquilidade, salientado que o que tem sido feito foi em cumprimento da lei.
Altice

Altice contesta coima das reguladoras à MEO

A Altice Portugal criticou a postura "irresponsável" das entidades reguladoras no dia em que foi aplicada à MEO uma coima de 84 milhões de euros por cartel com a NOWO.
Autoridade da Concorrência

Multa de 84 milhões para MEO por cartel

1886
Autoridade da Concorrência aplicou coima de 84 milhões de euros à MEO por combinação de preços com a operadora NOWO. É a maior multa a uma só empresa. A NOWO denunciou o cartel e livrou-se da multa.
Telecomunicações

Deputados aprovam audição sobre leilão 5G

Foi apreciado e votado favoravelmente um requerimento apresentado pelo CDS-PP para audição da Anacom e da AdC "sobre o regulamento do leilão de 5G". Ainda não está marcada a data.
Telecomunicações

Principais operadoras participam no leilão 5G

Apesar de participarem, NOS e Vodafone dizem ter "esperanças" de que as regras "sejam alteradas". Já a Altice espera que o tribunal “se pronuncie rapidamente sobre a providência cautelar interposta”.
Telecomunicações

5G. Termina prazo para candidaturas

Com a polémica em torno de uma tecnologia que promete revolucionar a vida de todos, vieram também os desinvestimentos. Altice Portugal, NOS e Vodafone Portugal consideram regras discriminatórias.
ANACOM

5G. Vodafone Portugal quer transparência

Processo amplamente criticado pelos operadores e vários processos judiciais termina na sexta-feira. Condições do projeto de leilão "não preveem requisitos de cobertura mínima'' para novos entrantes.
Telecomunicações

5G. Altice junta-se aos críticos e escreve a PM

Depois de Vodafone e Sonae, junta-se ao coro de críticas o Grupo Altice, que exige um quadro legal e regulatório "estável, competitivo e ajustado ao dinamismo do mercado"
Telecomunicações

5G. NOS também reforça "preocupações"

Comissão Europeia pediu esclarecimentos à ANACOM sobre as condições de cobertura dos novos entrantes e o "roaming" nacional no leilão do 5G. Missiva "reforça a razão de ser" das queixas, diz NOS.
Justiça

Timor-Leste. Polícia detém presidente da ANC

A detenção de João Oliveira foi executada no complexo do Ministério dos Transportes e Comunicações e estará ligada a caso de fraude fiscal e burla informática.
Vodafone

Vodafone interpôs providência contra leilão 5G

A Vodafone Portugal pede que seja anulada a decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), que, em reunião de 30 de outubro, aprovou o regulamento do leilão.
Telecomunicações

Preços das telecomunicações aumentaram 6,5%

Os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,5% entre final de 2009 e outubro de 2020, revelou a Anacom. Já na UE, os preços caíram cerca de 11%, segundo dados do Eurostat.
Altice

5G. Altice processa Anacom e faz queixa a Bruxelas

A dona da Meo "avançou com a interposição de uma providência cautelar contra a Anacom" e "avançou também com a apresentação de duas queixas junto da Comissão Europeia", no âmbito do leilão 5G.
Internet

Bruxelas está avaliar queixas sobre 5G em Portugal

Bruxelas garante estar "em contacto com as autoridades portuguesas" sobre a guerra que tem existido entre as operadoras de telecomunicações e o regulador Anacom.
Internet

Comissão Europeia admite atrasos no 5G

A Comissão Europeia admite atrasos no desenvolvimento do 5G e insta os 10 países nos quais ainda não há oferta comercial, entre os quais Portugal, a avançar com os leilões.
NOS

NOS vai ao 5G mas reduz investimento

Miguel Almeida falou à Lusa numa altura em que decorre o prazo para as candidaturas do leilão de quinta geração (5G), cujo regulamento elaborado pelo regulador Anacom tem sido amplamente criticado.
Comunicação Social

Lusa questiona método de subsídio de transporte

Os três sindicatos que representam os trabalhadores da Lusa aprovaram a reposição de subsídios de transportes dividido em duas frações, mas levantam dúvidas sobre o método de pagamento.
Telecomunicações

Altice. Aumento dos preços é "redonda falsidade" 

A Altice Portugal disse que o aumento de preços denunciado pela Anacom é uma "pura e redonda falsidade". E considera que a Autoridade de Comunicações "manipula o país com declarações infundadas".
Telecomunicações

NOS nega ter subido preços e reduzido qualidade

182
A NOS rejeitou a ideia da Anacom de que tenha subido os preços e que tenha reduzido a qualidade dos serviços. E considera que a Anacom está a denegrir o setor, recorrendo a uma narrativa "falsa".
Telecomunicações

5G. Vodafone admite rever investimento em Portugal

"Os governos precisam de perceber que, se desejam uma comunidade de investidores saudável", então tem de haver "um equilíbrio", afirmou o presidente executivo do grupo Vodafone.
ANACOM

Guerra 5G ameaça suspender leilão em Portugal

A atribuição de licenças 5G em Portugal está marcada para o primeiro trimestre de 2021, correndo o risco de ser adiada, devido ao conflito entre os operadores de telecomunicações e a Anacom.
Telecomunicações

Anacom. Mensalidades sobem, mas qualidade baixa

418
Regulador diz que Meo, Nos e a Vodafone aumentaram mensalidade para pacote base de TV Cabo, internet e rede fixa em 3,3%. Qualidade do serviço é reduzida em plena 2ª vaga da pandemia.
Vodafone

Dense Air. Vodafone e NOS contestam Anacom

Operadores consideram ser ilegal a decisão da Anacom em manter a licença da Dense Air, detida pelo grupo Softbank, cujo espectro foi reconfigurado para o leilão do 5G.
Telecomunicações

5G. Regulamento é "enorme retrocesso"

Cláudia Azevedo considera que estas regras "põem em causa a sustentabilidade do setor a prazo, uma vez que inibem o investimento e a inovação, com prejuízo potencialmente irreparável para o país".
Altice

5G. Altice vai suspender investimentos em Portugal

A Altice Portugal vai suspender os projetos de investimento, como a maioria dos programas de responsabilidade e apoio social, devido ao "desastre" das decisões do regulador em relação ao 5G.
África

Orange lança rede de fibra ótica pan-africana 

A rede, apelidada Djoliba — o nome do rio Níger em bamana —, assegurará a ligação em oito países da África Ocidental e tem potencial para alcançar 330 milhões de pessoas.
Telecomunicações

5G. Altice Portugal admite ir a tribunal

Administrador da empresa, Luís Alveirinho, diz que o regulamento do leilão do 5G continua a "ser motivo de grande preocupação". NOS e Vodafone também já prometeram ir a tribunal.
Telecomunicações

5G. Másmóvil entra no leilão português

Com esta operação, a Nowo passa a ter a Másmóvil como único acionista com 100% de participação e este movimento "permitirá concentrar esforços de investimento" no 5G e fibra ótica.
ANACOM

Licenças 5G atribuídas no 1.º trimestre de 2021

O presidente da Anacom disse contar que "seja possível encerrar o procedimento do leilão no mês de janeiro", assim haverá condições de atribuir licenças "no decurso do primeiro trimestre".
ANACOM

5G. Faltma 46 antenas para concluir migração TDT

“Neste momento, e estamos praticamente a chegar ao fim da operação, o custo total da migração da TDT deverá ser inferior a quatro milhões de euros”, salientou o presidente da Anacom.
ANACOM

5G. Anacom defende entrada da Dense Air no mercado

O presidente da Anacom afirmou que a Dense Air "é bem-vinda" ao mercado de 5G de Portugal. João Cadete de Matos reforçou a ideia, dizendo que a empresa tem "uma licença válida até 2025".
Altice

"Finalmente" regulamento do 5G vê "luz do dia"

A Altice Portugal diz que vai "proceder à devida análise" do regulamento para leilão do 5G, divulgado esta quinta-feira pela Anacom, que estará concluído em janeiro.
Altice

Altice: regulamento 5G é "utópico" e sem sentido

Para o presidente executivo da Altice Portugal, o regulamento 5G desenvolvido pela Anacom é uma "fábula ideológica, de alguém com preconceitos contra o setor, zangado com tudo e com todos".
Telecomunicações

5G. Do "ambiente hostil" aos novos concorrentes

A Anacom quer abrir o mercado das telecomunicações a novos concorrentes, mas as operadoras de estão contra e falam em "discriminação". Leilão do 5G em Portugal já está atrasado.
ANACOM

App "tem.REDE?" verifica cobertura de redes móveis

A aplicação disponibilizada pela Ancom permite verificar a cobertura do seu operador e também consultar a dos outros operadores no mesmo local.
Telecomunicações

Altice lamenta que Anacom avance com migração

Altice considerou que a Anacom desconsiderou os impactos da pandemia ao ter avançado com a migração da TDT, essencial para o desenvolvimento do 5G.
ANACOM

Reclamações sobre comunicações sobem 30%

Segundo a Anacom, "todos os principais prestadores de serviços viram aumentar reclamações face ao ano anterior". A MEO foi o mais reclamado e a NOS o que mais aumentou.
Café Europa

Interferências americanas em Portugal e na Europa

Os Estados Unidos pressionam Portugal para não usar o 5G chinês, os europeus pressionam os americanos para não eleger Trump e o governo espanhol pressiona o Rei para ficar em casa.
Pedro Nuno Santos

5G. Pedro Nuno Santos rejeita críticas

609
Os operadores de telecomunicações criticaram o apoio de Pedro Nuno Santos à entrada da Dense Air no mercado português. O ministro defende que trabalha "para o povo português, não para operadores".
Telecomunicações

Oi aceita vender negócio móvel a 2,6 mil milhões 

A Oi, da qual é acionista a portuguesa Pharol, aceitou uma proposta da Telefónica Brasil, TIM e Claro para a venda da sua unidade móvel por 16,5 mil milhões de reais (2,6 mil milhões de euros).
ANACOM

Reclamações sobre comunicações aumentaram 35%

O assunto que motivou mais reclamações pelos clientes de serviços de comunicações eletrónicas foi a faturação de serviços com 27% do total. Das 39,8 mil reclamações, 35% visaram a operadora Meo.
Proteção de Dados

Deco aconselha consumidores a reclamarem 

A Deco considera que os operadores de telecomunicações estão a violar a proteção de dados ao imporem como condição de acesso às gravações automáticas dos canais de televisão.
Telecomunicações

Roaming nacional: para quando?

133
Todos concordarmos com a necessidade rápida da digitalização do país como fator de desenvolvimento. Mas o setor das comunicações móveis resiste numa mentalidade de aldeia irredutível gaulesa.
Smartphones

A BlackBerry voltou. Mantém teclado mas traz 5G

141
A BlackBerry quer voltar ao mercado já em 2021. A conhecida marca de telemóveis promete manter o teclado completo físico, um dos seus icónicos símbolos, mas traz 5G.
Internet

Lei das Comunicações pode ter vales de internet

Anacom propõe a emissão de vales de desconto para quem não pode pagar a internet. Redes terão de chegar a toda a gente e a todo o lado, até mesmo nas zonas rurais.
Telecomunicações

Reclamações nas comunicações ascendem a 13,4 mil

O número de reclamações sobre serviços de comunicações subiu 36% em julho, face a igual mês de 2019, para 13,4 mil, "o valor mais alto dos últimos 12 meses".
Telecomunicações

Oi fecha acordo para venda do negócio móvel

Operadora Oi, em recuperação judicial, anunciou ter assinado na sexta-feira um acordo de exclusividade com a Claro, a Vivo e a Tim para a venda do seu negócio móvel.
Telecomunicações

Ofertas de telecomunicações mais simples e baratas

O secretário de Estado Adjunto e das Comunicações defendeu que "é importante que apareçam" ofertas desagregadas de telecomunicações, mais simples e baratas.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão Grande. Associação apresenta propostas 

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande entregou ao Governo um documento para garantir uma região "mais segura" e com mais pessoas.
Telecomunicações

"Pandemia atrasou em seis meses" o 5G em Portugal /premium

Jose Muñoz, responsável da Ericsson para o mercado ibérico, explica ao Observador que o 5G é "absolutamente" seguro. Sobre a Huawei não fala, mas diz que se orgulha de estar numa empresa de confiança.
Angola

Africell vai investir milhões em Angola

A Africell será a quarta operadora de telecomunicações de Angola e pretende gastar "centenas de milhões" para iniciar em 2021. Estratégia da empresa no país passa pela relação custo-benefício.
TDT

5G. Migração da TDT adiada para 12 de agosto

O processo da libertação da faixa dos 700 MHz da televisão digital terrestre (TDT), essencial para o arranque do 5G, foi adiado de 3 para 12 de agosto devido à evolução da pandemia, anunciou a Anacom.
Tecnologia

Economia Digital 5G e Coesão Territorial

Uma coisa é certa e pode ser dada como adquirida: teremos a rede 5G até 2030 e teremos, também, um país 5V a várias velocidades e com futuros muito incertos.
Telecomunicações

Nowo com quebra nos serviços em todo o país

Uma anomalia nos servidores da empresa de telecomunicações Nowo causou uma quebra nos serviços de televisão, telefone e internet em todo o país.
Facebook

Facebook faz robô que põe cabos de fibra óptica

244
O Bombyx, nome em latim para "bicho-da-seda", é um robô que o Facebook criou que rasteja por cabos elétricos em redes de alta tensão e põe cabos de fibra óptica.
ANACOM

Leilão do 5G com nova data: outubro de 2020

A Anacom divulgou o novo calendário para a implementação do 5G em Portugal, depois de ter sido suspenso devido à pandemia. Leilão do espectro está agora marcado para outubro de 2020.
Huawei

FCC bane Huawei por ligações com governo chinês

"Ambas as empresas têm laços estreitos com o Partido Comunista Chinês". A FCC (a Anacom dos EUA), baniu as empresas chineses Huawei e ZTE por representarem um perigo para a segurança nacional.
Telecomunicações

5G. Singapura escolhe Nokia e Ericsson

369
As operadoras de telecomunicações de Singapura escolheram a Ericsson e a Nokia como fornecedores para a infraestrutura 5G, deixando a Huawei de fora.
Altice

Fibra em 100% do país só com investimento público

Altice afirma que não é possível financiar um serviço público com um investimento 100% privado. Investimento público ou incentivos são possibilidades para "não ter um país a duas velocidades".
Telecomunicações

CTM aumenta lucro no exercício de 2019

A CTM indicou ter registado uma receita de 4.243 milhões de patacas (470 milhões de euros), uma diminuição de 13% em relação ao período homólogo do ano anterior.
Startups

5G. NOS tem 10 milhões de euros para startups

A NOS lançou um fundo de 10 milhões de euros para investir em startups com tecnologias inovadoras para o ecossistema 5G. Armilar Ventures Partners fica responsável pela gestão.
Brasil

Operadora Oi vai vender rede móvel no Brasil 

O preço mínimo dos ativos da rede de telefonia móvel da operadora Oi é de 15 mil milhões de reais (cerca de 2,5 mil milhões de euros), sendo que estes serão vendidos à maior licitação.
Cascais

Um morto e um ferido em queda de torre em Cascais

266
Os dois trabalhadores, de 24 e 25 anos, caíram de uma altura de 40 metros, tendo ficado em estado grave com fraturas múltiplas. Um deles entrou em paragem cardiorrespiratória e acabou por morrer.
Huawei

Padrões 5G. EUA abre conversas com Huawei

O embargo dos EUA à Huawei com acusações de espionagem continua, mas o país abriu uma excepção. Empresas norte-americanas vão poder falar com a tecnológica chinesa na definição de padrões para o 5G.
Telecomunicações

Clientes de pacotes de comunicações crescem 4,4%

Este aumento verificado "deve-se sobretudo ao crescimento das ofertas 4/5P [de quatro ou cinco serviços], que registam 126 mil novos clientes", revelou a Anacom.
Telecomunicações

5G. Processo de migração da TDT retomado em agosto

O processo de migração da faixa de 700 MHz da TDT, essencial para o arranque do 5G, é retomado em agosto e prosseguirá até novembro, informou a Anacom.
ANACOM

5G. Leilão é "oportunidade para quebrar barreiras"

A Anacom considera que o leilão para a atribuição das licenças de 5G é uma "oportunidade para quebrar barreiras" no setor e que o futuro das telecomunicações passa pela partilha de infraestruturas.
Telecomunicações

Preços das telecomunicações subiram 7,7% no país

Preços das telecomunicações aumentaram 7,7% em Portugal entre o final de 2009 e abril de 2020, estando acima da média da União Europeia, onde os preços caíram 10,4% no mesmo período.
Coronavírus

Duração das chamadas telefónicas atinge máximo

Tráfego mensal por serviço móvel aumentou 11,9% e a duração média das chamadas atingido um máximo histórico de 184 segundos no final do primeiro trimestre, superior em 20 segundo ao período homólogo.
Telecomunicações

5G. Anacom retoma processo

A Anacom anunciou a retoma do procedimento da consulta pública do projeto de regulamento do leilão para a atribuição das licenças 5G, adiantando que este termina em 3 de julho.
Telecomunicações

5G. "Gostaríamos que o processo fosse retomado"

137
A Ericsson gostaria que o processo do 5G "fosse retomado o mais rápido possível" em Portugal, garantindo que a empresa "está completamente pronta" para o lançamento.
Coronavírus

Tráfego de encomendas sobe 8,2% no 1.º trimestre

O tráfego total dos serviços postais caiu 8,8% no primeiro trimestre, em termos homólogos, para 163,9 milhões de objetos. Já o de encomendas aumentou 8,2% no mesmo período.
Telecomunicações

Espanha retoma em junho processo rumo ao 5G

148
Espanha vai retomar a partir de 1 de junho o processo de libertação da frequência 700 Mhz, necessária para o arranque do 5G, que tinha sido interrompida há mais de dois meses devido à pandemia.
ANACOM

Anacom aplica 1,3 milhões de euros em coimas

Entre janeiro e abril deste ano, a Autoridade Nacional de Comunicações aplicou coimas no valor de 1,3 milhões de euros, depois de decidir 82 processos de contraordenação, aplicando coimas a 57.
Empresas

Concorrência notificada da compra da NOS Towering

Compra foi publicada em meados de abril e incluía os seus cerca de 2.000 sites de telecomunicações e um portfólio de torres de telecomunicações em áreas urbanas, suburbanas e rurais.
Coronavírus

Tráfego de dados aumentou 50% após pandemia

O tráfego de dados subiu 2% na semana de 11 a 17 de maio e manteve-se 50% acima dos níveis do período que antecedeu a pandemia, representando os dados fixos mais de 95% do total do tráfego de dados.
Moçambique

Rede móvel chega através de balões na estratosfera

A rede de torres de comunicação em balões a elevada altitude, criada no âmbito da empresa-mãe da Google, vai suportar a rede móvel da Vodacom em zonas remotas e violentas em Moçambique.
Coronavírus

Comunicações registam 10,3 mil reclamações

Os serviços postais são os principais responsáveis pelo aumento das reclamações no período do estado de emergência, revela a Anacom, dizendo que, em abril, as "reclamações mais que duplicaram".
A página está a demorar muito tempo.