Telecomunicações

Empresas

Comércio eletrónico cresce 12,5% em 2017

De acordo com o líder dos CTT, o crescimento de 12,5% é superior a 2016 em dois pontos percentuais e que "atualmente, quatro em cada dez portugueses compra online".
Telecomunicações

Timor vai saldar dívida à maior operadora do país

O Governo timorense salda em 2019 a dívida acumulada ao longo de vários anos com a Timor Telecom, prevendo o pagamento de 4,5 milhões de dólares no Orçamento Geral do Estado.
Timor-Leste

Dívida de Timor à Telecom aumenta em setembro

A dívida do Estado timorense à maior operadora de telecomunicações do país atingiu os 9,3 milhões de dólares (cerca de oito milhões de euros), segundo dados obtidos pela Lusa.
Telecomunicações

Empresas moçambicanas querem discutir fusão

As empresas estatais Moçambique Celular (Mcel) e Telecomunicações de Moçambique (TDM), que o Governo pretende fundir, publicaram esta quarta-feira avisos a convocar credores para uma reunião.
ANACOM

Anacom aplica multas de 1,3 milhões de euros 

A Autoridade Nacional de Comunicações decidiu 67 processos de contraordenação no primeiro semestre, tendo cerca de um terço resultado na aplicação de sanções no valor total de 1,3 milhões de euros.
ANACOM

CTT. Anacom quer mudança na medição da qualidade

O regulador presidido por João Cadete de Matos recorda que a Anacom concluiu que em 2016, ano em que os CTT fizeram a medição dos indicadores, a independência do sistema de medição foi garantida.
Facebook

Facebook quer um portal com câmara nas casas

O Facebook aposta no mercado das assistentes digitais e vai lançar um ecrã com colunas inteligentes. O Portal deixa fazer videochamadas pelo Messenger e controlar outros aparelhos através da Alexa.
Altice

Altice acusa Bruxelas de "ilegalidades"

A Altice acusou a Comissão Europeia de ter cometido "ilegalidades" e "erros de facto" na decisão de multar a operadora em 125 milhões de euros pela compra da PT antes da autorização de Bruxelas.
Incêndios

Fogos. Falta repor comunicações a 100 clientes

Ministro das Infraestruturas diz que falta restabelecer o serviço de comunicações a 100 dos 500 mil clientes afetados pelos fogos de há um ano. Mas há 40 que a operadora não consegue contactar.
ANACOM

Anacom suspende decisão favorável à Altice

A Vodafone revelou que a ANACOM suspendeu a decisão que tinha tomado condenando a operadora ao pagamento à Altice dos valores referentes à ocupação dos postes da Meo desde agosto de 2017.
Telecomunicações

Anacom recebeu 100 mi reclamações em 2017

A Autoridade Nacional de Comunicações recebeu 101,1 mil reclamações em 2017, mais 16,6% do que no ano anterior, tanto no setor das telecomunicações como no serviço postal.
Secretas

PGR vai saber o que as secretas estão a espiar

Aprovado regulamento que permite às secretas aceder a dados de comunicações de suspeitos, via telefone ou internet. Mas serviços de informações têm de informar a PGR sempre que o queiram fazer.
Ciberespionagem

Santos Silva garante segurança do ministério

Augusto Santos Silva garantiu a segurança da rede de comunicações do ministério, admitindo que Portugal, como outros países, está sujeito a várias ameaças, nomeadamente de ciberataques.
Telecomunicações

Altice não vende Meo a Relvas nem a ninguém

404
"Expresso" noticiou, sem especificar fontes, que Miguel Relvas estaria em contactos para comprar a ex-PT, com outros investidores. Mas a Altice diz que não é "equacionada qualquer intenção de venda".
Sporting

Bruno de Carvalho confirma SMS mas desmente teor

1.725
CM avançou esta segunda-feira que Bruno de Carvalho tinha enviado SMS aos jogadores antes do jogo com o V. Setúbal; ex-líder admite mensagem mas nega que tenha assinado como "o vosso presidente".
ANACOM

Anacom quer entregar 33,6 milhões ao Estado

Em comunicado, a Anacom explicou que propôs a entrega de 33,6 milhões de euros ao Estado para "serem utilizados no desenvolvimento das comunicações em Portugal, em benefício dos utilizadores finais".
ANACOM

Anacom procura edifício para comprar em Lisboa

A Autoridade Nacional de Comunicações quer comprar um edifício com mais de 4.500 metros quadrados para a sua sede em Lisboa, pretendendo baixar os custos, que rondam os 1,2 milhões de euros por ano.
Empresas

Receitas da Meo/Altice caem 5,4% no 2.º trimestre

As receitas da Meo/Altice Portugal cifraram-se em 516 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, mais 1,8% face ao trimestre precedente e menos 5,4% face ao trimestre homólogo de 2017.
Saúde

Gestão de consultas por SMS é possível no Algarve

A Administração Regional de Saúde do Algarve anunciou que os utentes dos centros de saúde da região já podem gerir "consulta por SMS" a partir desta quarta-feira.
Caso Ricardo Robles

Leilões ao desbarato /premium

344
È muito fácil fazer grandes negócios depois de outros os terem feito, mas não me larga a sensação de que a Segurança Social andou (e se calhar ainda anda) a vender o seu património demasiado barato.
Angola

Telecomunicações. UNITA quer nulidade de concurso

A UNITA exigiu a anulação do concurso para a quarta operadora de telecomunicações em Angola, acusando o ministro da tutela de ter alterado as regras de procedimentos.
Incêndios

Altice acusa Anacom de não compreender o mercado

A Altice acusou a Anacom de ter "dificuldade em compreender o que é a mecânica do mercado" relativamente às ligações por restabelecer em zonas afetadas pelos incêndios de 2017.
Neutralidade da Rede

Anacom: operadores não respeitam internet neutra

A Autoridade Nacional de Comunicações deu um prazo de 50 dias para as operadoras alterarem as ofertas conhecidas como zero-rating e similares que violem as regras do roaming e da neutralidade da rede.
TDT

MEO vai ter de reduzir preços da TDT em 15%

A MEO vai ter de reduzir 15,16% os preços que cobra anualmente à RTP, SIC e TVI pela prestação do serviço de televisão digital terrestre (TDT). A decisão foi comunicada esta quinta-feira pela ANACOM.
ANACOM

Anacom. Cabos submarinos têm de ser alterados

A Autoridade Nacional de Comunicações alertou para a urgência da substituição dos cabos submarinos de telecomunicações que asseguram a ligação entre o Continente, Açores e Madeira.
CTT

CTT têm de reduzir preços em 0,085% até Outubro

Os CTT vão ter de reduzir em 0,085 pontos percentuais os preços em vigor este ano devido ao incumprimento de dois indicadores de qualidade do serviço postal universal, anunciou o regulador Anacom.
Economia

Oi diz que ação em tribunal da Pharol é descabida

Pharol (antiga Portugal Telecom) pediu em tribunal o arresto dos bens da Oi. Operadora brasileira diz que pedido é "descabido" e visa "usar a justiça portuguesa" para "burlar plano de recuperação".
ANACOM

Operadoras com novas regras para reclamações

As operadoras vão ter novas regras para responder a reclamações, a partir de julho, entre as quais estão as respostas com "linguagem clara" e o fornecimento de informação de forma "fundamentada".
Angola

Telecomunicações. Angola quer expandir os serviços

O chefe de estado, João Lourenço, advertiu que "a expansão dos serviços a todos os cidadãos, com qualidade e a preços acessíveis deverão ser uma preocupação permanente do setor".
Economia

O que falhou na compra da Media Capital

Negócio de 440 milhões de euros morre quase um ano depois de anunciado. Sem grande supresa. Altice culpa reguladores pelo tempo e recusa da convergência global no setor, mas não será a única razão.
Telecomunicações

Portugueses usaram mais dados móveis em 'roaming'

A utilização de dados móveis por clientes portugueses na UE aumentou 370% entre o terceiro trimestre de 2016 e o mesmo período de 2017.
Estados Unidos da América

Tribunal aprova fusão da AT&T com a Time Warner

Apesar dos esforços do Governo dos Estados Unidos para bloquear este acordo, um juiz do Tribunal Federação de Columbia deu luz verde à operação, avaliada em 71 mil milhões de euros.
ANACOM

Taxas sobre comunicações. Anacom cobra 31 milhões

A Anacom cobrou um montante de 30,9 milhões de euros em taxas administrativas sobre comunicações eletrónicas em 2017. Este valor cobre quase na totalidade os custos do regulador.
ANACOM

Anacom quer autonomia de gestão nas contratações

O presidente da Anacom defende a "autonomia de gestão" do regulador, nomeadamente na contratação, considerando "incompreensível" que a leis atuais do OE obriguem a um pedido de autorização.
União Europeia

UE quer criar sistema de alerta de catástrofes 

A UE quer criar em todos os Estados-membros um sistema de alerta via telemóvel para situações de emergência como incêndios ou atentados terroristas, e melhorar os serviços de localização de chamadas.
Telecomunicações

Chamadas dentro da UE com limite de 19 cêntimos

As instituições europeias alcançaram um pré-acordo para limitar a 19 cêntimos o preço das chamadas de um país da UE para outro, um pacote de medidas proposto pelos eurodeputados.
Telecomunicações

Incêndios. Ainda há 970 ligações por restabelecer

O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações diz que existem 970 ligações por restabelecer nas zonas afetadas pelos incêndios que assolaram o país no ano passado.
Tecnologia

Metade dos centros de contacto estão digitalizados

Um estudo da Associação Portuguesa de Contact Centers concluiu que quase metade dos centros de contacto telefónico em Portugal já aderiram à transformação digital.
Orçamento do Estado

Anacom cancela cativação em nome da independência

187
Ministério das Finanças cativou despesa ao regulador das comunicações. Anacom cancelou cativações porque eram "incompatíveis" com a garantia de uma regulação económica independente.
Telecomunicações

ANACOM propõe fim de financiamento de prestadores

A ANACOM concluiu esta sexta-feira que "não se justifica" financiar prestadores para o serviço universal de comunicações, que inclui o serviço fixo de telefone, cabines e listas telefónicas.
Vodafone

Receitas da Vodafone Portugal sobem 3,3% 

As receitas totais da Vodafone Portugal subiram 3,3% no ano fiscal terminado em março, para 1.014 milhões de euros, face ao período homólogo, e as receitas de serviços avançaram 4,6%.
NOS

Lucro da NOS aumenta 45,4% no 1.º trimestre

O resultado líquido da NOS antes de empresas associadas e interesses não controlados aumentou 45,4% no primeiro trimestre, face a igual período de 2017, para 39,8 milhões de euros.
Incêndios

Proteção Civil vai enviar alertas por SMS

141
O objetivo é avisar com alguma antecedência quem estiver nas zonas onde for declarado o alerta vermelho. Sistema entra em vigor no próximo dia 1 de junho.
CTT

Regulador determina descida dos preços dos CTT

Decisão da Anacom deve-se ao incumprimento de dois indicadores de qualidade do serviço postal universal. Este é o segundo ano consecutivo em que os CTT não conseguem cumprir a totalidade indicadores.
Oi

Oi realiza assembleia-geral de acionistas

A assembleia-geral ordinária, que vai decorrer esta segunda-feira no Rio de Janeiro, vai ser para aprovar as contas de 2017 e eleger os membros do Conselho Fiscal.
Telecomunicações

Angola constrói novo satélite na Rússia

Angola está a construir um novo satélite nacional, o AngoSat-2, para substituir o AngoSat-1 que, "apesar de estar em órbita, não apresenta os parâmetros para os quais foi contratado".
Tecnologia

Huawei já pode vender produtos 5G na UE 

A gigante chinesa de telecomunicações Huawei tornou-se a primeira firma a obter o certificado CE para a comercialização dentro da UE, nos produtos que utilizam rede 5G.
ANACOM

Anacom. Portabilidade vai tornar-se mais fácil

A Anacom aprovou alterações ao regulamento de portabilidade para que os processos de mudança de operador, mantendo o mesmo número, sejam "mais rápidos e mais seguros".
NOS

Altice. Nos alerta para risco de duopólio

A Nos afirma que a compra da Media Capital pela Altice pode gerar um duopólio, que coloca em risco a concorrência e que pode levar ao aumento de preços para os clientes.
Telecomunicações

Fidelização com operadoras em debate na Assembleia

PAN, BE e PEV querem alterar o período de fidelização máximo com as operadoras. Atualmente é de dois anos. Bloco quer reduzir um ano, PAN e PEV para seis meses.
Telecomunicações

Operadores não querem reduzir prazo de fidelização

A Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas defendeu que os projetos de lei que visam encurtar até um ano o período máximo de fidelização dos contratos "não fazem qualquer sentido".
CTT

CTT. Preços sobem em média 4,5%

112
O preço médio anual de alguns serviços prestados pelos CTT sobem cerca de 4,5% a partir desta segunda-feira. O envio de correspondências, encomendas e livros são alguns desses serviços.
Telecomunicações

Faturas. Altice diz que Deco fez "grande equívoco"

105
A Altice Portugal acusa Deco promoveu "um grave equívoco, faltando à verdade" sobre a questão da cobrança de faturas em papel, penalizando de "forma grave e injustificada" a reputação da dona da Meo.
Telecomunicações

Regulador contra cobrança de faturas em papel

142
Anacom recomenda aos operadores que não cobrem valores pelo envio de faturas detalhadas em papel aos clientes. MEO quer cobrar em abril. Outros operadores referem encargo adicional.
CTT

CTT. Número de estabelecimentos sobe em 2017

Segundo a Anacom, "o número total de estabelecimentos postais [em setembro de 2017] apresenta um ligeiro crescimento face ao final de 2014", estando em linha com os objetivos dos CTT.
Telecomunicações

Vodafone e Meo multadas por desbloqueamentos

123
A Autoridade Nacional de Comunicações multou as operadoras Vodafone e Meo em 70 mil e 50 mil euros por cobrarem várias vezes desbloqueamento de aparelhos após período de fidelização.
Timor-Leste

Governo assina acordo com Timor Telecom

O primeiro-ministro timorense assinou com a Timor Telecom um contrato para o fornecimento, instalação e configuração de "rede principal" de fibra ótica doméstica.
Bloco de Esquerda

BE quer recuperar domínio público da rede da TDT

O Bloco considera que o Estado deve recuperar o domínio público e gestão da rede de televisão digital terrestre (TDT) e a prestação do serviço universal de telecomunicações.
Política

Parlamento debate proposta do BE sobre TDT

O Bloco considera que o Estado deve recuperar o domínio público e gestão da rede de televisão digital terrestre (TDT) e a prestação do serviço universal de telecomunicações.
Incêndios

Incêndios. 4600 pessoas sem telecomunicações

A ANACOM diz que 99% das 4.600 pessoas afetadas pelos incêndios que ainda não têm telecomunicações são clientes da MEO. A Altice defende-se e diz que cabe à NOS repor o serviço.
Telecomunicações

Deco quer recuperar 60 milhões em tribunal 

A Deco quer recuperar o dinheiro cobrado ilegalmente aos clientes das operadoras Altice/Meo, NOS e NOWO, que, em 2016, aumentaram os preços dos serviços sem os avisar.
Altice

Despedimentos não são prioridade, defende Altice

Alexandre Fonseca, presidente da Altice, diz que o acordo entre a empresa e sindicatos está quase pronto e está confiante de que nas próximas semanas já possam ser anunciadas algumas medidas.
NOS

"Governo não falou" sobre serviço universal

O presidente executivo da NOS disse que o Governo não falou com a operadora sobre o contrato do serviço universal, depois da ANACOM ter recomendado o fim do contrato da prestação de serviço.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)