Telecomunicações

Telecomunicações

Fomos à Coreia do Sul experimentar o primeiro 5G /premium

212
A Coreia do Sul foi o primeiro país a lançar a rede 5G em todo o território e o primeiro smartphone que funciona com esta infraestrutura. É mais rápido, mas não é tudo o que esperávamos.
ANACOM

Internet. ANACOM pede mais velocidade a operadoras

A Autoridade Nacional das Comunicações diz que a NOS vai ter de aumentar a velocidade da internet para 21 Mbs. Já a Vodafone terá de subir para 43,2 Mbps. Operadoras têm três meses para cumprir metas.
Telecomunicações

Moçambique bloqueia telemóveis não registados

"A Autoridade Reguladora das Comunicações nos últimos dias, tem recebido informações dos cidadãos e das Forças de Defesa e Segurança de que existem no mercado cartões SIM não registados."
ANACOM

Anacom diz que é preciso acesso à Internet aberta

A Anacom diz que "detetou algumas deficiências em matéria de transparência na garantia do acesso à Internet aberta, tanto nos contratos como nos sítios na Internet dos operadores com maior presença".
País

5G: o futuro (próximo) nas comunicações móveis

459
A 5.ª Geração de comunicações móveis (5G) vai transformar as nossas vidas, não só a nível pessoal, mas também profissional, abrindo um mundo novo de desafios e oportunidades.
Telecomunicações

UE. Comunicações em Portugal 19,7% acima da média

Os preços das telecomunicações em Portugal, incluindo equipamentos e serviços telefónicos e postais, foram no ano passado superiores em 19,7% à média da UE: somo os nonos com preços mais elevados.
Telecomunicações

Polémicas, riscos e conflitos: o 5G em 8 respostas /premium

168
O 5G provoca cancro? Foi por isto que Donald Trump bloqueou a Huawei? O que é que a empresa chinesa diz? Não há concorrentes? Em 8 respostas, fique a par da rede para o futuro das telecomunicações.
País

Prepare-se para o futuro com o 5G

467
Não se trata apenas de 4+1. O 5G é muito mais do que a simples evolução do 4G, é um avanço imparável em direção ao futuro conectado. Fique a conhecer o essencial sobre a nova geração de redes móveis.
ANACOM

Preço de chamadas para números 707 e 708 desce

As chamadas efetuadas para os números iniciados por 707 e 708 vão sofrer uma redução de custo entre os 10% e os 48%. ANACOM estima poupança de até 7 milhões de euros anuais globais.
Governo

Decreto sobre SIRESP "está para promulgação"

Marcelo respondeu que "o diploma está para promulgação nos próximos dias", quando foi questionado sobre a compra da parte dos operadores privados, Altice e Motorola, no SIRESP.
Telecomunicações

Serviço universal fixo da NOS acaba este sábado

O serviço universal fixo da NOS termina este sábado, com os dois únicos clientes da operadora, em Lisboa e Faro, a deixarem de ter a garantia de que o mesmo seja prestado nos termos daquele contrato.
NOS

NOS. Serviço fixo acaba, mas só afeta 2 clientes

O término do serviço universal fixo (telefone fixo) da NOS termina já no próximo mês e vai afetar dois clientes da operadora, localizados em Lisboa e Faro. Para a empresa, o serviço "não tem procura".
Apple

Apple volta aos iPod. E têm realidade aumentada

Corria 2015 quando a Apple lançou a última geração do iPod. Regressou esta terça-feira com realidade aumentada, comunicações em grupo e um processador que "é duas vezes mais rápido".
Secretas

Secretas consultam dados das comunicações

163
Acesso aos metadados foi aprovado por PS, PSD e CDS, mas partidos de esquerda pediram fiscalização sucessiva ao TC, que ainda não decidiu. Apesar disso, sistema já funciona. Fiscalizador aprova.
Facebook

WhatsApp vai mesmo ter anúncios

126
A aplicação de chat para telemóveis vai começar a ter anúncios já em 2020. Ao abrir a app as marcas vão poder pagar à empresa para que veja publicidade como uma story do Instagram.
Huawei

Todas as empresas que estão a romper com a Huawei

354
Os EUA proibiram negociações com a Huawei. Veja em atualização as principais empresas no mundo que estão a suspender relações com a chinesa e as consequências para quem é cliente da marca.
Huawei

Huawei perde parceria com britânica ARM

Os funcionários da fabricante de chips britânica ARM, que é detida pela Softbank, tiveram ordens para cancelar todos os "contratos ativos" com a Huawei. Processadores da chinesa dependem da empresa.
Reino Unido

Telemóvel 5G da Huawei suspenso no Reino Unido

As operadoras britânicas Vodafone e EE não vão vender o primeiro telemóvel 5G da Huawei, o Mate 20 X 5G. Decisão foi tomada devido à "indecisão" quanto ao futuro da empresa graças à Google.
Telecomunicações

5G. Guerra fria com a Huawei não assusta a NOS

111
A NOS fez esta terça-feira o primeiro teste público à rede 5G com uma antena da Huawei. Apesar da "lista negra" de Trump, operadora mantém confiança e diz que tem "cenários de risco acautelados".
Municípios

Municípios receberam milhões para alargar "wifi"  

No Dia Mundial das Telecomunicações, dois terços dos municípios portugueses receberam 3,1 milhões de euros da iniciativa europeia WiFi4EU. O objetivo? Alargar a cobertura "wifi" em locais públicos.
Telecomunicações

12 mil queixas sobre telecomunicações à Deco 

Há 12 anos que é o mais reclamado em Portugal. Dia Mundial das Telecomunicações assinala-se esta sexta-feira. Fidelização, custos, falta de transparência e qualidade dos serviços entre as queixas.
União Europeia

Chamadas e SMS mais baratas na UE

A partir desta quarta-feira as chamadas e mensagens na UE têm um limite de 19 cêntimos e seis cêntimos por minuto, estas novas servem para reduzir as discrepâncias de preços entre os Estados-membros.
Cabo Verde

Cabo Verde. Há mais telemóveis que habitantes 

Há ainda 379.076 assinantes da internet e quase dez mil de televisão por assinatura. A população passou 1.109 milhões de minutos em tráfego nas redes móveis, em 2018.
Telecomunicações

Receitas da Vodafone Portugal sobem 2,1% 

As receitas totais da Vodafone Portugal subiram 2,1% no ano fiscal terminado em março de 2019 e cresceram em termos de receitas totais 1,4% para 249 milhões de euros.
ANACOM

Anacom. Mudança de operador torna-se mais fácil 

Mudar de operador, mantendo o mesmo número de telefone, passa agora a processar-se através de um código de 12 dígitos, emitido em faturas ou por SMS. A Anacom quer, assim, evitar queixas e atrasos.
Telecomunicações

Chamadas e SMS mais baratas na UE 

Um novo tarifário para as chamadas e mensagens internacionais entram em vigor na quarta-feira e visam reduzir as grandes discrepâncias de preços que se verificavam entre os Estados-membros.
Telecomunicações

Comunicações encarecem em Portugal e baixam na UE

500
Consumidores acabam por ser penalizados por haver pouca concorrência no mercado. Enquanto em Portugal os preços subiram 14% em 10 anos, na Europa baixaram quase 10%.
Estados Unidos da América

EUA mais duros. Huawei em Portugal mudará relação

196
Embaixador norte-americano não vê outra hipótese: se Portugal fizer acordo com Huawei para as redes 5G a partilha de informação secreta vai ter de mudar. Como? "Vai ter de mudar".
Huawei

Huawei. Detetadas vulnerabilidades há 10 anos

Uma semana depois de Theresa May permitir a Huawei de participar na implementação da rede 5G no país, a Vodafone anuncia que há 10 anos descobriu funções ocultas em equipamentos da empresa chinesa.
Telecomunicações

Huawei "agradada". Londres permitirá redes 5G 

É a reação às notícias que dão a decisão como certa, apesar da pressão exercida pelos Estados Unidos para conter a empresa, por alegados riscos para a segurança.
Angola

João Lourenço anula concurso para operadora móvel

João Lourenço refere que a Telstar não cumpriu com a apresentação do balanço e apresentação de resultados dos últimos três anos. A empresa tinha vencido o concurso a 12 de abril.
Governo

Governo não renova com a Meo serviço 118

Falta de assinantes está na origem da decisão, segundo a Anacom. Apenas 5% do universo potencial de utilizares consta na base de dados da Meo.
Telecomunicações

Trump diz que quer vencer a corrida ao 5G

112
O Presidente dos Estados Unidos afirmou que o país tem de desenvolver e implementar a tecnologia da quinta geração móvel (5G), sublinhando que esta é uma corrida que o país "tem de vencer".
Telecomunicações

Angola. Telstar é 4ª operadora de telecomunicações

A empresa foi criada em 2018 e tem 550 euros de capital social. Concorreram ao concurso público internacional 27 entidades e a Telstar deve entrar em funcionamento no prazo máximo de um ano.
Governo

Cabines telefónicas: Altice mantém contrato

Apesar de críticas por parte da Anacom, Governo anuncia a decisão de prorrogar o contrato com a Altice Portugal para a prestação do serviço universal de disponibilização de postos públicos.
ANACOM

ANACOM quer uma só empresa no telefone fixo 

A ANACOM quer um prestador a nível nacional, designado por concurso público, para o serviço de telefone fixo e outro para o serviço de postos públicos, reduzindo prazos e valores dos contratos.
Telecomunicações

Coreia do Sul será o 1º país a arrancar com o 5G

A nova infraestrutura de rede que vai substituir o 4G e permite velocidades móveis mais rápidas e fiáveis arranca esta sexta-feira na Coreia do Sul. Rede é disponibilizada para o lançamento do S10 5G.
China

China. ZTE com prejuízos superior a 900 milhões

A empresa de telecomunicações registou prejuízos de 921 milhões de euros em 2018. A receita anual da empresa caiu 21,41%, para 11.290 milhões, num exercício marcado por sanções norte-americanas.
Observador Lab

Falar ao telemóvel está (ainda) melhor 

Chamadas com mais qualidade e estabelecidas com maior rapidez são muitas das vantagens da tecnologia VoLTE (Voice Over LTE ou Voice over Long Term Evolution) ainda não conhece? Então atenda a chamada!
Telecomunicações

Todos os serviços da NOS foram repostos

1.316
A NOS já repôs os serviços de rede fixa que falharam este domingo, assegura a NOS através de um comunicado. Os problemas nos telemóveis estavam por resolver. O problema foi nacional.
Telecomunicações

A corrida pelo 5G, com Ásia e EUA na pole position

A rede móvel de quinta geração (5G) está a ser desenvolvida em vários países do mundo, estando os asiáticos e os Estados Unidos mais bem posicionados para vencer a 'corrida' tecnológica.
ANACOM

Operadoras obrigadas a avaliar segurança nas redes

Comunicado da Anacom dá conta de um novo regulamento aprovado pelo regulador. Vai ser criada uma comissão de acompanhamento para a aplicação das novas medidas que serão aplicadas de forma faseada.
Telecomunicações

Huawei. Defesa "não tem base" para preocupações

António Costa, na entrega à NATO de um edifício para a Agência de Comunicações e Informações, não respondeu. Já o Ministro da Defesa, diz que decisões sobre Huawei vão "ser tomadas no momento certo".
Comissão Europeia

Bruxelas opõe-se a parcerias 5G com a China

A Comissão Europeia divulgou esta quarta-feira um comunicado em que pede aos países europeus uma frente conjunta a parcerias com a China por questões de segurança.
Neutralidade da Rede

Zero-rating: "Ter algo de graça não quebra a lei"

O polémico presidente da FCC, que foi a cara do fim das regras da neutralidade da rede nos EUA, está em Portugal e defendeu que as operadoras de telecomunicações não devem ter tanta legislação.
Segurança Nacional

5G Portugal. Acordo com Huawei pode afetar EUA

145
Ajit Pai, responsável da reguladora de telecomunicações dos EUA, está em reuniões com o governo português para alertar para a "segurança" para o 5G, tecnologia que a Huawei tem negociado com o país.
Telecomunicações

Banda larga móvel ainda é "relativamente cara"

Apesar de os preços da banda larga móvel na UE terem caído em 2018, os custos em Portugal ainda são elevados, estando acima da média europeia. República Checa e Chipre têm os preços mais altos.
Telecomunicações

Empresas de telecomunicações ameaçam subir preços

A entidade reguladora do setor quer colocar um valor máximo nas multas pela quebra do período de fidelização. As empresas falam num "atentado ao setor" e podem subir mensalidades e contratos
Angola

Unitel refuta acusações no processo da PT Ventures

A empresa de telecomunicações móveis angolana Unitel refere as acusações da PT Ventures de que a administração se tem recusado a pagar dividendos pendentes não corresponde à verdade.
Timor-Leste

Telecomunicações. Consórcio quer entrar no mercado

Proposta do Ceslink tem por base um investimento previsto de 18,5 milhões de euros. É o quarto projeto a querer entrar no mercado das telecomunicações, sendo que já exitem três operadoras no país.
CTT

ANACOM e CTT trocam acusações sobre reclamações

ANACOM acusou os CTT de divulgarem “informação enganosa” quanto à evolução do número de reclamações. CTT rejeitam a acusação e dizem que a informação do regulador é parcial
Moçambique

Telecom quer ser a "maior e melhor empresa" 

Na tomada de posse, o novo presidente da estatal Moçambique Telecom assumiu como meta tornar a empresa "na maior e melhor empresa de telecomunicações" do país e mais moderna.
Altice

Altice: Propostas da Anacom são "populistas"

O presidente da Altice Portugal diz que as propostas não são boas para o setor e podem comprometer investimentos na área das telecomunicações
País

Huawei é eleita Escolha do Consumidor pelo 2.º ano

Os smartphones da marca chinesa criada em 1987 foram reconhecidos pela segunda vez com um dos prémios mais relevantes em Portugal. E nós contamos-lhe porquê.
CTT

Reclamações CTT caem 7% em 2018

Os CTT notaram que informação da Anacom não engloba "a totalidade das reclamações recebidas por diversos canais de entrada, mas apenas as recebidas através do livro de reclamações".
Empresas

Comunicações. 104 mil reclamações em 2018

Subida das reclamações no setor das comunicações foi motivada pelo aumento das queixas em 43% no setor postal. Do total, 81 mil correspondiam às comunicações eletrónicas e 23 mil ao setor postal.
Altice

Bruxelas aprova participação da Altice em França

A Comissão Europeia considera que a participação minoritária da Altice na operadora de fibra ótica SFR FTTH "não suscita problemas de concorrência", já que "não estão presentes no mesmo mercado".
DECO

Conflitos mediados pela Deco aumentam para 23 mil

O setor das comunicações é líder nas queixas recebidas. A associação recebeu 34.956 reclamações relacionadas com o período de fidelização, a faturação ou práticas comerciais desleais neste setor.
Altice

Altice contra decisão de redução de preços na TDT

A operadora afirma "que esta redução de preços carece de fundamentação jurídica, técnica, económica", pondo em causa o futuro da Televisão Digital Terrestre "com prejuízo para todos os utilizadores".
Tecnologia

CES: 7 tecnologias que vão marcar 2019

Do 5G à carne para vegetarianos, a CES, uma dos maiores feiras de tecnologia do mundo, chegou ao fim. O evento pode estar a perder relevância, mas houve muitas novidades.
Telecomunicações

Oi e Pharol chegam a acordo e põem fim a litígios

A Oi e seu acionista Pharol chegaram a consenso e terminam, assim, todos os litígios no Brasil, em Portugal e nos diferentes países onde existem discussões envolvendo empresas dos dois grupos.
CTT

Cliente mistério vai medir tempo de espera nos CTT

103
A Anacom impôs alterações ao sistema de medição da qualidade do serviço postal nos CTT. Novas medidas, em vigor a 1 de julho, definem cliente mistério para medir tempo de espera nas estações.
Telecomunicações

Meo e NOS atualizam tarifários em janeiro

De acordo a Altice Portugal, "a Meo vai apenas proceder a uma atualização de preços prevista contratualmente, em linha com a atualização dos valores da inflação".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)