830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Telecomunicações

Telecomunicações

Concorrência chumba compra da Nowo pela Vodafone

Foi a decisão final da Autoridade da Concorrência. A Vodafone não vai poder comprar a Nowo. Um desfecho expectável face às recusas da Concorrência dos compromissos que foram sendo propostos.
Telecomunicações

AdC atira para Vodafone culpa da demora 

A Vodafone deve ver chumbada pela Autoridade da Concorrência a sua pretensão de comprar a Nowo. A demora, diz a supervisora, deve-se à Vodafone. E justifica diferenças face a Espanha.
Concorrência

CTT mantém fatia de leão no Estado

A liberalização dos serviços postais já tem alguns anos. Os CTT continuam a ter a maior quota no Estado. Concorrentes queixaram-se. E Autoridade da Concorrência não detetou indícios para sanção.
ANACOM

Serviços Digitais. Anacom analisa 12 queixas

A Anacom é a entidade coordenadora do Regulamento dos Serviços Digitais. Nessa qualidade, já recebeu 12 queixas contra empresas como a Temu ou o Portal da Queixa.
Redes Sociais

TL; DR?!? (Leiam só os tópicos, ou não)

Antes de aprender a teclar, aprendi a ler e a escrever, pelo que um desafio intelectual à altura, para manter a sanidade, é crucial. E é assim que, mesmo ao sol, pondero as minhas opções digitais.
Telecomunicações

Anacom pede a operadores que não dificultem Digi

A Anacom diz estar a trabalhar para que não haja barreiras à entrada da Digi, novo operador, no mercado das telecomunicações. Regulador não tem indicação da data de arranque da operação da Digi.
Eleições Europeias

Anacom lista medidas para denunciar desinformação

A Anacom partilhou medidas que permitem identificar e denunciar conteúdos falsos e desinformação, salientando que os eleitores devem "poder votar livremente sem interferências e manipulações".
Telecomunicações

AdC volta a opor-se à compra da Nowo pela Vodafone

A Autoridade da Concorrência voltou a opor-se à aquisição da operadora Nowo pela Vodafone, rejeitando os compromissos apresentados. Em março, o regulador já se tinha oposto ao negócio.
Telecomunicações

Anacom celebra entrada de nova operadora "Digi"

Sublinhando que "existe uma oferta de serviços de grande qualidade", a presidente da Anacom considerou que a entrada da operadora "Digi" em Portugal levará a "uma reação criativa".
ANACOM

Anacom emite licença para satélite do IST

A Anacom associa-se ao "segundo projeto espacial português no século XXI a ir ao Espaço, emitindo uma licença de tipo global", que autoriza o lançamento e o comando e controlo do ISTSAT-1.
CTT

CTT multados em quase 400 mil euros pela Anacom

A Anacom aplicou uma coima de 398,7 mil euros aos CTT por "violação de várias obrigações" no âmbito do serviço postal universal, anunciou o regulador.
Reino Unido

Rede britânica bloqueia SMS de Chave Móvel Digital

No ano passado a operadora britânica EE deixou de aceitar mensagens de números de telemóvel estrangeiros enviadas em grande quantidade para combater atividade fraudulenta, o que tem afetado a CMD.
Fraude

Mensagens com oferta de trabalho geram apreensão

Operadoras estão a trabalhar com as autoridades e a sensibilizar os clientes para os perigos. Deco diz que é "muito difícil" para as vítimas "reaver os valores transferidos".
Telecomunicações

Falha na Nowo não muda plano da Vodafone, diz CEO

A Vodafone investe anualmente "mais de 250 milhões de euros", diz à o CEO. Apesar de o negócio da Nowo não ser "questão de vida ou morte", levanta dúvidas ao acionista sobre a atratividade do país.
Telecomunicações

Os cabos submarinos podem ser armas de guerra?

São "parte essencial do sistema mundial de comunicações". No Mar Vermelho sofreram cortes, mas os houthis negam ser responsáveis. Sabotagem ou acidente? A importância dos cabos submarinos.
Telecomunicações

Como fica a Nowo depois do travão da AdC?

Passado quase um ano de investigação à compra, a Concorrência é contra o negócio. Só a Vodafone faz comentários, mas antes da decisão a Nowo admitiu o risco de encerramento se houvesse chumbo.
Telecomunicações

Concorrência chumba compra da Nowo pela Vodafone

A Autoridade da Concorrência chumbou a compra da Nowo pela Vodafone, um negócio anunciado em setembro de 2022.
O Investidor Inteligente

Qualcomm: o Futuro das Comunicações Móveis

Igor Vieira e Tiago Barros explicam como uma pequena startup se tornou numa referência a nível global e contribuiu para o desenvolvimento das tecnologias que nos permitem estar sempre conectados.
Telecomunicações

Reclamações nas telecomunicações diminuem

Com exceção da NOS (+4%), todos os prestadores de serviços de maior dimensão viram diminuir as reclamações face a 2022, sendo que a NOWO registou a maior diminuição (-26%).
ANACOM

Telecom. Mais reclamações sobre subida de preços

A Anacom recebeu cerca de 107,1 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações no ano passado, menos cerca de 3.000 (-2%) do que em 2022.
Tecnologia

Tecnologia 5G em todos os concelhos no fim de 2023

Das 8927 estações de 5G existentes, a maioria está localizada no litoral, estimando-se que exista "uma estação por cada 10km2". NOS é a operadora com mais estações instaladas.
Startups

Startup portuguesa Connected capta 2 milhões 

Com o investimento, a startup quer contratar 10 funcionários até ao final do ano e acelerar o desenvolvimento de soluções de conectividade. Os primeiros testes no espaço vão realizar-se ainda em 2024.
Telecomunicações

Coimas aplicadas pela ANACOM recuam 57%

Das 240 coimas aplicadas, destaca-se uma no valor de 2,46 milhões à Meu, de 708.000 euros à Worten e 678.000 euros à Nos Açores.
Banco de Portugal

Banco de Portugal alerta para fraude telefónica

Várias pessoas têm recebido mensagens assinadas por um número que imita a identidade do BdP e que sugere que o acesso às contas pode estar comprometido.
Empresas

Governo acompanha impactos da venda da Altice

Secretário de Estado da Digitalização garante acompanhar diariamente a "evolução do mercado", mas diz que não recebeu ainda "nenhum alerta formal de nenhuma entidade" para a compra da Altice.
Telecomunicações

ANACOM é entidade competente dos serviços digitais

Decreto-lei designa a ANACOM como a entidade competente e coordenadora dos serviços digitais e a ERC como a autoridade competente em "matéria de comunicação social e outros conteúdos mediáticos".
Espaço

Privados podem instalar satélites em Portugal

Caberá à Agência Espacial Portuguesa emitir um parecer para a emissão da aprovação prévia do Governo dos pedidos de licenciamento. O licenciamento será atribuído pela Anacom, autoridade espacial.
A História do Dia

Os preços das telecomunicações vão baixar?

Uma nova operadora vai entrar no mercado português. Os preços das atuais empresas devem subir em fevereiro, mas a concorrência pode obrigar a mudanças. Cátia Rocha, jornalista, é a nossa convidada.
Telecomunicações

O mercado das telecom já mexe à espera da Digi?

Os três maiores operadores optam pelo silêncio quando o tema é a chegada da Digi a Portugal. Mas já se veem movimentações. Os contactos com clientes estão a ser reforçados e há novas ofertas.
ANACOM

MC recorre de coimas de 515 mil euros 

MC garantiu estar ciente das suas obrigações legais e vincou cumprir a lei, recorrendo da decisão da Anacom da aplicação de uma multa no valor de 515 mil euros à Modelo Continente e à Worten.
ANACOM

Worten e Modelo multados em 515 mil euros

As falhas pelo fabricante incluíam a falta de informações como nome do modelo, número de lote, número de série ou falta de instruções ou informações de segurança em português.
Telecomunicações

Operadoras aumentam em 4,3% em fevereiro 

Meo, NOS e Vodafone aumentam os preços das mensalidades já em fevereiro, em linha com a taxa de inflação. Nas mensalidades de serviços pós pagos (Móvel), a atualização aconteceu a 1 de janeiro.
Empresas

AdC. Chumbo à vista na compra da Nowo por Vodafone

A Autoridade da Concorrência chumbou a proposta da Vodafone de compromissos que permitam a compra da Nowo. Fonte oficial da operadora diz que está "a analisar os pressupostos" da decisão.
Telecomunicações

Morreu César Alierta, ex-presidente da Telefónica

Conhecido em Portugal pela relação que a ex-PT teve com a Telefónica, César Alierta estava à frente da operadora espanhola quando a Vivo foi vendida. Morreu aos 78 anos.
ANACOM

Anacom dá 6 meses à Altice para abrir fibra ótica

Dona da Meo tem seis meses para definir as ofertas grossistas de acesso à rede de fibra ótica e disponibilizá-las aos potenciais beneficiários e à Anacom. Além disso, tem um mês para se pronunciar.
Altice

Multimilionário Xavier Niel interessado na Altice 

O multimilionário francês Xavier Niel, ligado às telecomunicações, estará também interessado na Altice Portugal, avança a Bloomberg.
Altice

Horta Osório numa oferta para Altice Portugal

O ex-banqueiro estará ligado ao fundo de investimento Warburg Pincus para uma oferta de compra da Altice Portugal, avança o Financial Times.
Telecomunicações

Cadete de Matos: operadoras vão reduzir preços

Presidente da Anacom lembra que preços das telecomunicações em Portugal "são dos mais altos da UE e acredita que as operadoras vão ter de reduzir preços em 2024 com a entrada de novo concorrente.
Telecomunicações

Falhas nos serviços da Nos, Meo e Vodafone

De acordo com o site DownDetector, verificam-se constrangimentos nos serviços das três operadoras de telecomunicações. Fontes da Meo e da Vodafone confirmam os constrangimentos.
Telecomunicações

Telecomunicações vão subir em 2024, com a inflação

Meo, Vodafone e NOS anunciaram que vão subir os preços a partir do início do próximo ano, para refletir uma inflação que deverá terminar o ano em 4,6%

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas