“He was born a little baby on the Appalachian Trail
At six months old he’d done three months in jail
He robbed a bank in his diapers and his little bare baby feet
All he said was “Folks, my name is Outlaw Pete”

É assim que começa o tema “Outlaw Pete”, lançado no álbum “Working on a Dream” (2009) de Bruce Springsteen e que agora chega às livrarias em forma de livro infantil. O protagonista é um bebé de seis meses que rouba um banco e segue um caminho de crime. No fim, Pete quer a redenção e, segundo a música dá a entender, casa com uma rapariga da tribo indo-americana Navajo.

Ao Washington Post, Bruce Springsteen diz que o seu livro é uma mistura de western com “Goodnight Moon”, um clássico da literatura infantil norte-americana. “As personagens são fora do sério, não são reais. São míticas. É uma fábula”, admite o cantor. Apesar da violência dos acontecimentos do livro, Springsteen diz que isso não deve assustar os pais nem impedi-los de contar aos filhos a história do livro que é lançado esta terça-feira.

“Se o Bambi e o Rei Leão são para crianças, esta história também é”, defende Springsteen, embora reconheça que o seu livro é duro. Para o cantor as crianças compreendem a “paixão e tragédia” da sua música e adianta que outros temas dariam bons livros. As ilustrações são de Frank Caruso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR