A meca do excesso. É assim que o espanhol El Mundo descreve os MTV Europe Music Awards que em 2014 ocuparam a cidade de Glasgow, na Escócia. Ariana Grande, de 21 anos, foi a grande vencedora da noite ao levar para casa os prémios de Melhor música, pelo tema Problem, e Melhor artista feminina. Distinções à parte, importa falar de estilo: a cerimónia que celebra os artistas, músicas e videoclips mais populares no velho continente viu desfilar decotes ousados, saias (muito) curtas e penteados desproporcionais.

Por partes. A cantora Nicki Minaj não brincou em serviço e, cumprindo o papel de apresentadora da noite, subiu ao palco com oito visuais diferentes, seis dos quais merecem destaque na fotogaleria do El Mundo. Alguns dos conjuntos usados pela estrela pop são tidos como “indescritíveis” — será o caso vestido-capa de Gareth Pugh — e outros mostraram uma cantora mais elegante, não fosse o estilista Roberto Cavalli assinar a peça curta e branca. Ainda assim, houve tempo (e oportunidade) para lantejoulas e transparências. O Hollywood Life fala em escolhas de moda “arriscadas”.

https://twitter.com/OpsN1CK1/status/531546321254379521

O E!online, por seu turno, prefere elogiar a atriz Jena Malone pelo vestido de inspiração navy e o traje longo e preto de Ariana Grande — embora o mesmo não se possa dizer do look curto que a cantora escolheu usar na sua performance, o qual suscita dúvidas entre a imprensa internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No meio do estilo, houve nomes que desiludiram e geraram alguma controvérsia. O dedo foi apontado a Kiesza, pelo vestido demasiado colorido que criava uma espécie de “sobrecarga sensorial”, e à supermodelo Jourdan Dunn pela falta de tecido no vestido branco com que se deixou fotografar. O Mirror não concorda e escreve que Dunn mostrou uma “figura deslumbrante”. Uma coisa é certa: o decote assumiu proporções “vertiginosas”.

A cerimónia regressou a terras escocesas depois de uma década ausente daquele país — em 2003 o MTV Europe Music Award realizou-se em Edimburgo. Talvez por isso, a moda nacional tenha desfilado na passadeira vermelha, com o kilt a ser usado pelo ator David Hasselhoff e pelo rapper Redfoo. Mas, relembra o E!online, a peça de roupa tradicional diz igualmente respeito a uma das tendências que tem marcado o ano de 2014.

https://twitter.com/5H_CONFIDENCIAL/status/531545915958771714

Diz o site Stylelist.com que pode-se sempre esperar por roupas ousadas e fora do normal nesta cerimónia, a qual celebra 20 anos em 2014. A julgar pelas fotografias, o prometido foi cumprido.