De acordo com o IPMA, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja entre as 09h00 e as 18h00 de hoje, devido à previsão de períodos de chuva forte e persistente, possibilidade de trovoada e condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro devido à previsão de chuva persistente, trovoadas e vento forte entre as 12:00 de hoje e as 00:00 quinta-feira.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso de agitação marítima vai estar em vigor entre as 18:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira.

Para Lisboa, a Câmara Municipal emitiu para hoje um aviso à população na sequência do mau tempo previsto para a cidade, com chuva e vento fortes, até ao final do dia.

Segundo um comunicado da autarquia emitido na terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de chuva “forte e persistente” e “condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento”, que poderão causar inundações e quedas de árvores, nalgumas zonas da cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O serviço municipal refere também algumas medidas que devem ser tomadas pela população, como a redobrada atenção nas estradas, devido à formação de lençóis de água, e o afastamento de zonas arborizadas, para evitar acidentes resultantes de quedas de árvores.

A 22 de setembro e 13 de outubro passado, chuvas fortes provocaram inundações em várias zonas de Lisboa, deixando carros submersos e lojas e esplanadas danificadas.

Também a Madeira vai estar sob aviso amarelo entre as 10h00 e as 17h00 de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, por vezes forte e persistente em especial no litoral, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no litoral.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de sueste, soprando por vezes forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora no litoral a sul do Cabo Mondego, e forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora nas terras altas das regiões centro e sul, neblina ou nevoeiro e subida da temperatura mínima.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros, por vezes fortes a partir do meio da manhã e até meio da tarde, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco a moderado e pequena descida de temperatura.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros e vento noroeste fresco com rajadas até 70 quilómetros/hora, tornando-se moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Leiria, Porto, Braga e Santa Cruz das Flores prevê-se uma máxima de 17 graus Celsius, em Castelo Branco e Viseu 13, Bragança 10, Guarda 9, Faro e Funchal 20, Beja 18, Évora, Coimbra e Viana do Castelo 16 e Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 15.