O diretor da instituição, Jorge Oliveira, afirmou à Lusa hoje que o projeto” vai traduzir-se na realização, uma vez por semana, ao longo do próximo ano, de um espetáculo de teatro, dança, canto e pintura em bairros do Porto. “O nosso objetivo é levar arte aos bairros do Porto, muitas vezes marginalizados, e promover a inclusão social”, frisou.

“Enriquecer” e “dotar” os bairros de cultura e novas experiências é, segundo Jorge Oliveira, outro dos propósitos deste projeto que envolve cerca de 100 alunos. Lares de idosos ou associações de moradores serão outros dos palcos dos espetáculos, cujos protagonistas são alunos com deficiência mental, problemas de mobilidade ou toxicodependência e doenças oncológicas.

Os espetáculos são gratuitos e os cenários e adereços são feitos pelos alunos e formadores da associação Espaço T, que já estão a elaborar e ensaiar as peças, disse Jorge Oliveira.

O diretor da associação explicou que, numa das iniciativas de pintura, os espetadores vão poder pintar telas com os alunos que, depois, lhe serão oferecidas. “Esta atividade é também uma forma de aumentar a autoestima dos alunos, tornando-os mais felizes e capazes”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O “Palcos para a Inclusão” será apresentado a 10 de dezembro, na Estação de Metro da Trindade, no Porto.

Jorge Oliveira explicou que, nesse dia, as pessoas que saem e entram no metro vão poder assistir a pequenos excertos de peças de teatro, cantos ou pintura, transformando a estação numa “catedral de arte inclusiva”. Na sua opinião, é “importante” a sociedade saber que estas pessoas, com diferentes problemas de saúde, são felizes, têm qualidades e determinação.

Este projeto é financiado pela Águas e Câmara do Porto, revelou o diretor da associação Espaço T.

A festejar 20 anos de existência este mês, Espaço T trabalha para “todas as pessoas, todas as idades e todos os estratos sociais”, onde se trabalha a arte como processo terapêutico para promover a aceitação da diferença, assinalou. “Ao longo destes anos, passaram pela associação Espaço T milhares de alunos que hoje têm as suas vidas organizadas e que, apesar das suas limitações, encontraram um rumo”, afiançou.

Para assinalar a data, entre outras iniciativas, a associação Espaço T organiza, na sua sede, apelidada de Casa da Felicidade, a 06 e 07 de dezembro, o Mercado de Vilar, para venda de livros, vinhos, roupas e calçado a preços simbólicos. As receitas serão canalizadas para as atividades terapêuticas da instituição.

No dia 12 de dezembro, Espaço T junta, em ambiente de festa, as pessoas que ao longo destes anos contribuíram para o projeto.