268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Afeganistão

NATO

China, Rússia e Afeganistão prioridades da NATO

Os líderes da NATO exortam a China a "cumprir os seus compromissos internacionais e atuar de forma responsável no sistema internacional", e reconhecem a "crescente influência" daquele país.
Afeganistão

EUA manterão presença no Afeganistão após retirada

O exército dos EUA vai retirar 2.500 soldados, 16.000 empreiteiros civis e centenas de toneladas de equipamento que se encontravam no Afeganistão até 11 de setembro.
Turquia

Erdogan defende papel da Turquia no Afeganistão

"A América prepara-se para, brevemente, sair do Afeganistão e quando eles partirem, o único país confiável que permanecerá para manter o processo em andamento será a Turquia", defendeu Erdogan.
NATO

As Forças Armadas no Afeganistão

Com exemplar profissionalismo e grande dedicação, os militares portugueses deram um extraordinário contributo para a estabilização do Afeganistão e para a segurança das suas populações.
Afeganistão

Ministro enaltece empenho de militares portugueses

Os 162 militares aterraram esta segunda-feira de manhã no aeroporto de Figo Maduro. "São 4.500 militares que ao longo destes 20 anos prestaram serviço a Portugal no Afeganistão", disse o ministro.
Afeganistão

Combates recomeçam no sul do Afeganistão

Os combates recomeçaram entre as forças governamentais afegãs e os talibãs na província de Helmand, após o fim de uma trégua de três dias decretada devido à festa muçulmana do Eid al-Fitr.
Afeganistão

Líder dos talibãs defende sistema islâmico

O sistema islâmico em causa, dos o líder dos talisbãs, "incluirá os afegãos, no qual todos se sentirão representados e ninguém verá os seus direitos violados".
Afeganistão

Sobe para 50 número de mortos em atentado bombista

Pelo menos 50 pessoas morreram no atentado bombista de sábado junto da escola secundária feminina, na zona ocidental de Cabul, segundo um novo balanço.
Afeganistão

Pelo menos 250 talibãs morrem em combates

Pelo menos 250 talibãs morreram em combates com tropas afegãs em nove das 134 províncias do país, o maior número de baixas entre os insurgentes num só dia em dois anos.
Afeganistão

Afeganistão. Bomba perto de escola faz 40 mortos

124
Explosão aconteceu na zona oeste de Cabul, perto de uma escola secundária. Houve "dezenas" de feridos, provavelmente mais de 50. Alunas da escola secundária serão a maioria das vítimas.
Afeganistão

Afeganistão: jornalista assassinado após ameaças

"Foi assassinado por atiradores desconhecidos", disse o porta-voz da polícia de Kandahar referindo-se àquele que foi o nono profissional de informação a perder a vida no último ano devido a atentados.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque faz pelo menos 25 mortos 

Um carro carregado de explosivos provocou pelo menos 25 vítimas mortais, mais de 60 feridos e ainda o desabamento de edifícios e danos no principal hospital da zona.
Afeganistão

EUA e NATO entregam equipamento militar a Cabul

Após quase 20 anos a combater no país, ambas as forças vão entregar ao Afeganistão equipamentos e instalações militares, avaliados em mil milhões de dólares.
Moçambique

Portugal já tem 10 militares em Moçambique

113
Portugal já tem 10 militares em Moçambique, numa altura de tensão pelos ataques na província de Palma, e maior parte dos 175 elementos destacados no Afeganistão vão regressar a Portugal.
Afeganistão

Portugal planeia retirada de militares em junho

"Portugal ajustará o dimensionamento da sua participação, tendo decidido manter a presença na proteção do Aeroporto Internacional em Cabul até final de maio", refere o comunicado do MNE e do MDN.
Afeganistão

Mais 29% de vítimas civis no Afeganistão

O aumento ocorre quando decorrem no Qatar conversações de paz entre o governo afegão e os talibãs, iniciadas em setembro e que visam acabar com quase duas décadas de guerra no país.
NATO

NATO começa saída do Afeganistão a 1 de maio

As tropas da Aliança irão ser evacuadas do Afeganistão a 1 de maio, depois da decisão dos Estados Unidos da América do mesmo — com as suas tropas as serem retiradas até 11 de setembro.
Cabul

Cabul garante conseguir defender população sem EUA

Os líderes afegãos dizem que têm sido capazes de defender o seu povo. Já foram realizadas "mais de 98% das operações de forma independente", afirmam, sublinhando que não precisando da ajuda dos EUA.
Afeganistão

NATO discute retirada de tropas do Afeganistão

Joe Biden pretende garantir que a retirada das tropas norte-americanas do país é "coordenada" e se faz em simultâneo com os restantes Aliados da NATO.
Conflitos

Biden anuncia retirada de tropas do Afeganistão

Biden anunciou que a retirada dos soldados americanos do Afeganistão acontecerá até 11 de setembro, ao contrário do estabelecido pela administração de Trump, que previa a saída a 01 de maio.
Afeganistão

NATO reafirma compromisso no Afeganistão

Mesmo sem decisões definitivas sobre a sua missão no Afeganistão, a NATO reafirmou o seu compromisso com a sua resolução e procura um "fim responsável" para guerra.
Estados Unidos da América

Encontro surpresa entre Afeganistão e EUA

Lloyd Austin, secretário da Defesa dos EUA encontrou-se com o Presidente afegão, Ashraf Ghani, dias depois de Biden ter dito que "será difícil" retirar todas as tropas americanas até 1 de maio.
Afeganistão

Rússia apela à resposta afegã na solução de Doha

O ministro russo considerou que "perante a degradação da situação política e militar, serão inaceitáveis mais atrasos", mas manifesta confiança que a reunião de Moscovo permita desbloquear o processo.
Alemanha

Alemanha prolonga missão no Afeganistão até 2022

Alemanha participa na missão de formação da Aliança Atlântica "Apoio Resoluto", com cerca de 1.100 militares no norte do Afeganistão. A missão foi adiada até 31 de janeiro de 2022.
Afeganistão

Afeganistão. Cem camiões-cisterna destruídos

"Entre 100 e 200 camiões foram destruídos. Precisamos de mais tempo para determinar a extensão dos danos", disse o porta-voz do governador da província de Herat, Jailani Farhad, após visitar o local.
NATO

Afeganistão. Talibãs pede fim da presença da NATO

Os aliados dos Estados Unidos na NATO devem decidir na próxima semana se os seus 10.000 militares se retiram com as forças norte-americanas ou se continuam envolvidos na missão da organização.
Morte

Terceiro juiz assassinado num mês no Afeganistão

Um juiz foi esta quarta-feira morto a tiro numa emboscada em Jalalabad (leste), tornando-se assim o terceiro magistrado assassinado em menos de um mês no Afeganistão.
Afeganistão

30% dos detidos por terrorismo foram torturados

Cerca de 30% dos detidos no Afeganistão são torturados mas os números melhoraram face ao período anterior de 2017-2018. Nesse período a taxa tinha sido de 31,9% e a ONU reconheceu o esforço da tutela.
Afeganistão

Ataque talibã provoca 8 mortos

Pelo menos oito membros das forças de segurança afegãs foram mortos num ataque suicida perpetrado pelos talibãs com um carro armadilhado contra uma das suas bases no leste do país.
Militares

139 militares portugueses voltam do Afeganistão

Um total de 139 militares portuguesa, da 5ª Força Nacional Destacada, vão regressar do Afeganistão após terem estado seis meses na capital do país, tendo sido distinguidos com uma Medalha NATO.
ONG

População afegã precisa de ajuda, diz ONG

Quase 10 milhões de crianças afegãs e cerca de oito milhões de adultos precisam de ajuda urgente para sobreviver após décadas de guerra, agravadas pela pandemia e pobreza endémica.
Militares

Exército.118 militares em missão no Afeganistão 

175
São cento e dezoito os militares portugueses que partiram na madrugada desta quinta-feira de Lisboa para a capital do Afeganistão. Levam consigo a missão de garantir a segurança do aeroporto de Cabul.
Atualidade

Fome no Afeganistão. 17 milhões precisam de ajuda

105
O Programa Alimentar Mundial contabiliza 16,9 milhões de pessoas em situação de fome, no Afeganistão. Está previsto um aumento de 4,5 milhões face a 2019. A pandemia veio agravar a situação.
Afeganistão

Atentado à bomba mata vice-governador de Cabul

O ataque, que matou o vice-governador e o assessor, ainda não foi reivindicado. Trata-se do mais recente de uma série de "assassinatos seletivos" cometidos no país contra figuras da sociedade civil.
Afeganistão

EUA começaram a retirar tropas do Afeganistão

284
Os EUA já tinham retirado muitos dos 12 mil soldados estavam destacados para o Afeganistão, restando agora um efetivo de cerca de 4.500 militares, que vai ser reduzido para menos de metade.
Afeganistão

Cabul e talibãs chegam a acordo para falar

Depois de em fevereiro EUA aceder à retirada total das tropas norte-americanas no Afeganistão em meados de 2021, um roteiro político e o cessar-fogo está agora em cima da mesa para governo e talibãs.
Afeganistão

8 mortos e 31 feridos em explosões em Cabul

Explosões de cerca de 23 morteiros em diferentes partes da capital do Afeganistão causaram pelo menos oito mortos e 31 feridos. A embaixada iraniana anunciou que o edifício principal foi atingido.
Afeganistão

22 mortos em ataque à Universidade de Cabul

Pelo menos 22 pessoas morreram, incluindo 3 terroristas, num ataque armado à Universidade de Cabul, no Afeganistão. Este é o segundo ataque contra um centro educacional em Cabul nos últimos 10 dias.
Guerra

Forças australianas acusadas de matar prisioneiro

Um chefe de tripulação norte-americano acusou as forças armadas australianas de matarem um prisioneiro afegão por não haver espaço para o transportar. "Violaram as regras de guerra", diz.
Afeganistão

Mais de 10 mortos e 100 feridos em atentado

Ainda ninguém assumiu a autoria do atentado, que recorreu à explosão de um carro armadilhado na cidade de Firozkoh, na zona oeste do Afeganistão.
Eleições EUA

Líder talibã quer que Trump ganhe

216
O grupo islâmico talibã quer que Donald Trump vença as eleições. Em causa está a promessa do atual Presidente norte-americano de retirar tropas do Afeganistão. Trump rejeita apoio.
Rússia

Nagorno-Karabakh: Rússia preocupada

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, assumiu publicamente ter apelado a "um cessar-fogo o mais rapidamente possível" naquela região.
Afeganistão

Afeganistão pede ajuda para paz com talibãs

O presidente afegão pediu ajuda na Assembleia Geral das Nações Unidas aos 192 estados membros para alcançar a paz com os talibãs, conflito que dura há quase 20 anos.
Afeganistão

Guterres deixa mensagem a rebeldes afegãos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, encorajou o Governo afegão e os talibãs a redobrarem esforços na redução dos conflitos no Afeganistão.
Afeganistão

Negociações afegãs marcadas por contenciosos

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que as esperadas negociações entre afegãos vão ficar marcadas por "contenciosos", mas são a única forma de o país alcançar a paz.  
Afeganistão

Vice-presidente afegão escapa a atentado à bomba

Comitiva em que seguia um dos vice-presidentes do Afeganistão foi atacada esta quarta-feira de manhã. Pelo menos 10 pessoas morreram, Amrullah Saleh escapou ileso. Talibãs recusam envolvimento.
Inundações

Inundações no Afeganistão fazem 122 mortos

As autoridades afegãs elevaram para 122 o número de mortos causados pelas inundações que atingiram pelo menos 12 das 34 províncias do país, segundo o Departamento de Gestão de Acidentes.
Talibãs

Delegação talibã em visita ao Paquistão

A visita acontece quando as negociações entre os insurgentes e o governo afegão estão paradas devido a desacordo em relação a uma troca de prisioneiros.
Afeganistão

Governo afegão destitui chefe da polícia de Cabul

O afastamento de Amanullah Wahidi surge na sequência da sucessão de atentados bombistas nos últimos meses, com quatro ataques a ocorrerem nas últimas 24 horas.
Afeganistão

Cabul. Três mortos em ataque com 'rockets'

Pelo menos três pessoas morreram na sequência do ataque de 14 'rockets' em Cabul, no Afeganistão. O ataque não foi reivindicado, no momento em que o Governo afegão negoceia paz com os talibãs.
Cabul

Cabul atingida por 'rockets' durante celebração

Cabul foi atingida por vários 'rockets' aquando da celebração do 101º aniversário da independência da influência inglesa no Afeganistão. Os projéteis fizeram dez feridos e quatro deles são crianças.
Afeganistão

Ativista afegã baleada em Cabul

145
A defensora dos direitos das mulheres e membro da equipa afegã que irá encetar conversações com os talibãs, Fawzia Koofi, foi baleada perto de Cabul e ficou ferida na mão.
Talibãs

Afeganistão começa a libertar prisioneiros talibãs

As autoridades afegãs anunciaram que começaram a libertar os últimos 400 prisioneiros talibãs, numa ação que deverá permitir o início das negociações de paz.
Afeganistão

Afeganistão. EUA vão retirar 5.000 soldados 

Os Estados Unidos vão retirar mais 5.000 soldados do Afeganistão até novembro deste ano, indicou o secretário de Estado da Defesa norte-americano, Mark Esper.
Talibã

Aprovada libertação de 400 talibãs no Afeganistão

182
Milhares de autoridades afegãs aprovaram a libertação de 400 prisioneiros talibãs, culpados de crimes graves, incluindo ataques mortais contra afegãos e estrangeiros.
Afeganistão

Afeganistão. Dezenas de mortos em ataque a prisão

O ataque de 'jihadistas' à prisão de Jalalabad provocou pelo menos 39 mortos, incluindo assaltantes, e a libertação de cerca de 400 prisioneiros. A ação foi reivindicada pelo Estado Islâmico.
Afeganistão

Atentado no Afeganistão provoca 17 mortos

Um atentado com um carro armadilhado provocou esta quinta-feira 17 mortos e 21 feridos a sul da capital afegã. Maior parte dos mortos eram civis.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque aéreo faz 14 mortos

Pelo menos 14 pessoas terão morrido, entre as quais mulheres e crianças, na sequência de raides aéreos governamentais na província de Herat. O governo garante que o ataque vai ser investigado.
Rússia

Rússia nega fornecimento de armas aos Talibã

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo afirmou que Moscovo nunca forneceu armas aos Talibã no Afeganistão, contrariando as acusações de Mike Pompeo.
Afeganistão

Rússia pagou a extremistas para matar militares

727
De acordo com uma investigação levada a cabo pelos serviços secretos norte-americanos, extremistas ligados aos Talibã receberam quantias monetárias para assassinar militares da NATO no Afeganistão.
Afeganistão

"Alguns" militares no Afeganistão voltam este ano

"Alguns" dos militares portugueses em missão no Afeganistão podem regressar "ainda este ano", admitiu o ministro da Defesa Nacional. Restantes deverão regressar em "inícios de 2021".
Estado Islâmico

Estado Islâmico reivindica ataque em Cabul

Grupo 'jihadista' Estado Islâmico assumiu responsabilidade pelo atentado bombista contra miniautocarro de estação de televisão afegã, em Cabul. Um jornalista e um motorista morreram.
Afeganistão

Jornalista morre em bombardeamento no Afeganistão

Funcionários da estação de televisão afegã Khurshid TV, morreram este sábado num atentado bombista em Cabul. O Afeganistão é considerado um dos países mais mortíferos e perigosos para os jornalistas.
Afeganistão

Afeganistão anuncia libertação de 900 talibãs

O Afeganistão anunciou ter libertado cerca de 900 prisioneiros talibãs, afirmando esperar que, com o gesto, os insurgentes prolonguem o cessar-fogo de três dias que decretaram em todo o país.
Afeganistão

Afeganistão. Presidente vai libertar 2.000 talibãs

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, iniciou um processo de libertação de cerca de 2.000 prisioneiros talibãs, na sequência do cessar-fogo de três dias proposto no sábado pelos rebeldes.
Afeganistão

Presidente Ghani e rival Abdullah assinam acordo

O presidente afegão e o opositor Abdullah Abdullah assinaram um acordo de partilha de poder, depois de vários meses de instabilidade política no país asiático.
Organização Mundial de Saúde

OMS: Covid-19 poderá "nunca vir a desaparecer"

126
O novo coronavírus pode tornar-se apenas outro vírus endémico, como o HIV, e "nunca vir a desaparecer", referiu esta quarta-feira, Mike Ryan, especialista da OMS
Afeganistão

Afeganistão. Descobertos 18 cadáveres de migrantes

Dezoito cadáveres com sinais de tortura foram descobertos no Afeganistão, após se saber que dezenas de migrantes repelidos pela guarda de fronteira do Irão se afogaram ao atravessar um rio.
Afeganistão

Portugal vai reduzir presença de militares

119
O cenário foi admitido por João Cravinho que citou uma máxima da NATO que diz "Entramos juntos, saímos juntos". Não foi avançado qualquer prazo para a retirada das forças portuguesas do Afeganistão.
Afeganistão

Afeganistão. Tiroteio faz 34 mortos e 58 feridos

O tiroteio ocorreu depois de o presidente do Conselho Superior da Paz, Karim Khalili, discursar por ocasião do aniversário da morte do líder da comunidade xiita hazara Abdul Ali Mazari.
Afeganistão

29 mortos em ataques talibã no Afeganistão

O maior número de vítimas mortais ocorreu em Kunduz, no norte do Afeganistão: morreram em combate 23 membros do Exército e da polícia, após a assinatura do acordo de Doha entre os EUA e os talibãs.
Talibãs

Talibãs anunciam fim da trégua parcial com Cabul

O período de nove dias em que os talibãs reduziram a violência terminou e as suas "operações vão regressar ao normal" contra o governo de Cabul, após assinado um acordo com os Estados Unidos.
Afeganistão

EUA assinam acordo de paz histórico com os Talibãs

613
"É um dia histórico", diz secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. Acordo deverá levar à retirada de todas as tropas americanas do Afeganistão.
Afeganistão

Mais de 10 mil vítimas de guerra no Afeganistão

Cerca de 3.500 civis morreram e 7.000 ficaram feridos devido à guerra no Afeganistão no ano passado, menos 5% que em 2018, anunciaram as Nações Unidas no primeiro dia de trégua parcial.
Estados Unidos da América

EUA vão assinar acordo com talibãs no final do mês

Esta trégua já tinha sido avançada por um responsável afegão que afirmou que a assinatura do acordo ia acontecer se o período de "redução da violência" entre americanos e talibãs fosse respeitado.
Talibãs

EUA: Talibãs estão comprometidos com acordo de paz

Talibãs e Governo dos EUA vão assinar acordo de paz que permitirá a Washington retirar as tropas do Afeganistão e assegurar o final dos conflitos que envolvem as forças fiéis ao regime de Cabul.
Afeganistão

Afeganistão. Candidato contesta presidenciais

Candidato vencido contesta os resultados das presidenciais no Afeganistão, ameaçando para a formação de um governo paralelo de união. "Foi uma traição nacional", adiantou Ashraf Ghani.
Estados Unidos da América

Afeganistão: Talibãs anunciam acordo com EUA

227
Os talibãs anunciaram que chegaram a um acordo com os Estados Unidos que permitirá a assinatura de um tratado que colocará fim a duas décadas de conflito no Afeganistão.
Afeganistão

Pelo menos 21 mortos em avalanches no Afeganistão

Uma série de avalanchas atingiu na quinta-feira uma província central do Afeganistão resultando em pelo menos 21 mortos e 10 feridos. Sete pessoas continuam ainda desaparecidas.
Terrorismo

Seis mortos em ataque suicida no Afeganistão

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas em Cabul, Afeganistão, na sequência de um ataque suicida perto de uma academia militar. O ataque ainda não reivindicado.
Afeganistão

Afeganistão. Militares dos EUA e afegãos alvejados

O porta-voz militar dos Estados Unidos disse que os militares afegãos e norte-americanos estavam "debaixo de disparos diretos". "Estamos a avaliar a situação", adiantou.
Irão

Irão. Países afetados por queda de avião reunem-se

Responsáveis de países cujos cidadãos morreram devido à queda do avião no Irão vão reunir-se na quinta-feira, em Londres, para coordenar esforços para manter pressão sobre Teerão.
Guerra

Ataque talibã mata dois soldados americanos

A explosão de uma mina, numa ação já reivindicada pelos talibãs, matou dois soldados norte-americanos e feriu outros dois no sul do Afeganistão.
Afeganistão

Talibãs e EUA acordam cessar-fogo temporário

Os talibãs anunciaram que concordam com um cessar-fogo temporário que permita fornecer uma "janela" temporal durante a qual poderá ser assinado um acordo de paz com os Estados Unidos.
Mundo

Ataque aéreo afegão mata 21 talibãs em Laghman

A informação foi avançada pelo próprio ministério da Defesa do Afeganistão. A operação foi levada a cabo pela Força aérea do país e, para além de 21 mortos, fez ainda cinco feridos.
Afeganistão

Sismo de 6,1 abala Afeganistão e Paquistão

Um sismo de 6,1, com epicentro a 51 quilómetros sudoeste de Jurm, foi esta sexta-feira sentido no Afeganistão e Paquistão. A probabilidade de haver vítimas mortais é mínima, dizem os especialistas.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque faz um morto e 60 feridos

Um carro armadilhado explodiu perto da maior base militar dos Estados Unidos no Afeganistão. Uma mulher morreu e há 60 feridos. Tropas norte-americanas não sofreram qualquer baixa.
Afeganistão

Trump anuncia negociações com os talibãs

Donald Trump anunciou durante uma visita surpresa ao Afeganistão que as negociações de paz com os rebeldes islâmicos Talibã foram retomadas, após terem sido suspensas em Setembro.
Estado Islâmico

Afeganistão anuncia derrota do Estado Islâmico

"Hoje [o EI] foi derrotado", assinalou o Presidente afegão, que felicitou as forças de segurança e os habitantes da província pela derrota do grupo extremista Estado Islâmico.
Talibãs

Afeganistão liberta três prisioneiros talibãs

Ashraf Ghani disse que libertará três altos responsáveis talibãs em troca dos dois professores, um americano e um australiano, que foram sequestrados pelos rebeldes em 2016.
Migrações

Polícia grega trava camião com 41 migrantes

163
Os migrantes estavam escondidos num camião, que atravessava uma autoestrada grega. Nenhum deles tem ferimentos.
Afeganistão

Forças afegãs acusadas de crimes de guerra

As acusações são feitas num relatório da Human Rights Wathch, que afirma que as forças militares afegãs apoiadas pela CIA cometeram abusos graves. Entre eles está a morte de vários civis.
Afeganistão

União Europeia pede cessar-fogo no Afeganistão

O enviado especial da União Europeia para o Afeganistão pediu um cessar-fogo, considerando que o fim das negociações entre os Estados Unidos e os talibãs são uma oportunidade.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque a mesquita faz 62 mortos

Uma explosão no interior de uma mesquita no distrito de Haskamena, na província afegã de Nagarhar, fez desabar o tecto do edifício. Pelo menos 62 pessoas morreram e 36 ficaram feridas.
Afeganistão

Número recorde de vítimas civis no Afeganistão

O número de vítimas civis no Afeganistão atingiu no terceiro trimestre de 2019 "um número sem precedentes". Cerca de 1.174 civis foram mortos e 3.139 feridos entre 1 de julho e 30 de setembro.
Afeganistão

23 estudantes feridos em ataque no Afeganistão

Ataque bomba numa universidade do Afeganistão faz pelo menos 23 mortos, maioria das vítimas são mulheres. Até agora nenhum grupo armado assumiu a responsabilidade pelo ataque.
Afeganistão

Pelo menos 10 mortos em atentado no Afeganistão

Uma explosão de uma bomba no leste do Afeganistão fez dez mortos, incluindo uma criança. Atentado visava atingir um veículo que transportava jovens recrutas do exército.
Afeganistão

Presidenciais afegãs sem grandes incidentes

As operações de contagem dos votos decorrem no Afeganistão, após uma eleição presidencial realizada sem grandes incidentes, mas marcada por uma abstenção aparentemente recorde.
Afeganistão

Abertas mesas de voto no Afeganistão

As mesas de voto abriram esta manhã no Afeganistão para as eleições presidenciais considerada decisivas, num turbilhão de incertezas.
Afeganistão

Explosão faz 15 feridos no Afeganistão

Uma bomba que explodiu numa mesquita no sul do país junto uma assembleia de voto, provocou ferimentos em 15 pessoas, que estavam no local para votar nas eleições presidenciais.
Afeganistão

Talibãs permitem a Cruz Vermelha voltar a atuar

Os talibãs anunciaram que permitem de novo as operações humanitárias do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR) no Afeganistão, depois de cinco meses de paragem, por falta de segurança.
Osama bin Laden

Casa Branca confirma morte de filho de Bin Laden

107
A Casa Branca confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden e considerado um dos atuais líderes do grupo terrorista Al-Qaida.
11 de Setembro

Trump promete intensificar combate aos talibãs

Trumo prometeu intensificar os combates contra os talibãs no Afeganistão, na cerimónia que assinala os 18 anos dos ataques terroristas mais mortíferos ocorridos em solo norte-americano.
Paz

Talibãs ameaçam EUA caso deixem negociações de paz

Os talibãs pediram "explicação oficial" sobre a suspensão das negociações de paz e esperam uma resposta de Washington, dizendo que "podem vir a arrepender-se" caso desistam da retirada de tropas.
Afeganistão

Trump: conversações com os Talibãs estão "mortas"

São os mais recentes desenvolvimentos nas negociações que visam terminar o conflito no Afeganistão, depois de quase um ano de negociações.
Afeganistão

Trump deixa cair acordo de paz com talibãs

O presidente norte-americano anunciou o cancelamento das negociações com vista a um acordo de paz. Anúncio no Twitter surge após talibãs terem reivindicado um atentado em Kabul.
Conflitos

EUA. Esboço de acordo com talibãs entregue

O esboço de acordo prevê que os Estados Unidos retirem parte dos cerca de 10 mil soldados das cinco bases militares no Afeganistão, nos próximos 135 dias, se os talibãs cumprirem os seus compromissos.
Afeganistão

Talibãs lançaram novo ataque no Afeganistão

Ataque acontece horas depois do enviado dos EUA para o processo de paz no Afeganistão ter afirmado que os Estados Unidos e os talibãs estão prestes a fechar um acordo para tentar acabar com o conflito
Afeganistão

Quase 30 mortos em ataque talibã no Afeganistão

Quase 30 pessoas morreram na sequência do ataque talibã à cidade Kunduz numa altura em que prosseguem as negociações de paz com os Estados Unidos.
Afeganistão

Talibãs fazem novo ataque em Kunduz, Afeganistão

O Governo afegão disse este sábado que os talibãs atacaram novamente Kunduz, uma das maiores cidades do país.
Estados Unidos da América

EUA vão reduzir soldados no Afeganistão, diz Trump

Atualmente estão cerca de 14 mil soldados norte-americanos no Afeganistão. Trump admitiu que serão retirados 8.600 mas que os EUA terão "sempre uma presença lá".
Terrorismo

Guterres condena atentado no Afeganistão

Secretário-geral da ONU enviou condolências às famílias das vítimas. Atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico, mas autoridades afegãs não desresponsabilizam por completo os talibãs.
Afeganistão

Estado Islâmico reivindica ataque no Afeganistão

135
O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o atentado suicida perpetrado no sábado num salão de casamentos em Cabul, Afeganistão, que fez 63 mortos e 182 feridos.
Afeganistão

Pelo menos 63 mortos em atentado no Afeganistão

As autoridades afegãs disseram hoje que pelo menos 63 pessoas morreram e 182 ficaram feridas num atentado contra um local onde decorria um casamento, no sábado à noite.
Afeganistão

Explosão em Cabul faz dezenas de feridos

102
"Dezenas de pessoas" terão ficado feridas numa explosão num casamento em Cabul, capital do Afeganistão. Autoridades não excluem possibilidade de haver mortos.
Afeganistão

Presidente afegão descarta adiamento das eleições

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, descartou que as eleições presidenciais previstas para 28 de setembro sejam adiadas por causa das negociações de paz entre a delegação dos EUA e os talibãs.
Atualidade

Cabul. Ataque faz 14 mortos e mais de 100 feridos

Um carro-bomba explodiu em Cabul, num atentado reivindicado pelos Talibã. A violência tem vindo a aumentar no Afeganistão. Só em julho houve mais de 1500 mortos - o número mais elevado do ano.
Talibã

Ataque talibã em Cabul faz 14 mortos e 145 feridos

O porta-voz dos talibãs explicou que o objetivo do ataque "suicida" era "um centro de recrutamento perto da esquadra da polícia". Dez dos 14 mortos registados são civis.
Afeganistão

Afeganistão. Quase 100 feridos por bomba em Cabul

O ataque ocorreu às 9h00 locais. Bomba fez 95 feridos e visava posto de controlo da polícia naquela zona. Também há uma escola militar perto do local da detonação. Talibãs falam em dezenas de mortos.
Estados Unidos da América

EUA e Afeganistão retomam negociações para a paz

Os Estados Unidos e os talibãs iniciaram um novo ciclo de negociações, em Doha, Qatar, para permitir a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, onde estão há 18 anos.
Afeganistão

Afeganistão. NATO e governo matam mais que talibãs

241
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas, o governo local e a ajuda internacional mataram 717 civis desde janeiro. Os talibãs, 531. O número de vítimas inocentes desceu em 2019.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque faz 2 mortos e 25 feridos

Ataque aconteceu no primeiro dia de campanha para as presidenciais, na sede de um dos candidatos da lista do atual presidente afegão. Depois de uma explosão, homens armados atacaram o edifício.
Diplomacia

EUA e Afeganistão empenhados para terminar guerra

Governos dos dois países concordam que chegou o momento de "acelerar os esforços para garantir um fim negociado da guerra". Acordo surgiu depois de conversa entre Mike Pompeo e Presidente afegão.
Presidente Trump

Afeganistão? Ganhava guerra numa semana, diz Trump

662
Donald Trump disse, sentado ao lado do primeiro-ministro do Paquistão, que não quer matar "dez milhões de pessoas". Caso contrário, podia vencer a guerra no Afeganistão "numa semana".
Afeganistão

Talibãs encerram centros de saúde de ONG sueca

Os centros de saúde eram administrados pelo Comité Sueco para o Afeganistão. A entidade estima que mais de 7.500 pessoas ficarão sem cuidados médicos devido à decisão.
Afeganistão

Afeganistão: 5 mortos e 18 feridos em ataque

Um ataque talibã a um hotel na província de Badghis, no oeste do Afeganistão, provocou este sábado a morte a pelo menos cinco pessoas, entre as quais dois insurgentes, e ferimentos em 18.
Afeganistão

Afeganistão. 45 talibãs mortos em ataque aéreo

O raide aconteceu depois da meia-noite de sábado, conta a agência Efe citando o porta-voz do Ministério da Defesa, Fawad Aman.
Talibã

Nova ronda negocial entre EUA e talibãs

Trata-se do sétimo encontro entre os representantes do talibãs e os EUA, que se iniciaram no final de 2018. Este decorre em Doha, no Qatar.
Afeganistão

Afeganistão. As raparigas que têm de ser rapazes

A falta de filhos rapazes nas famílias afegãs faz com que os pais eduquem e tratem algumas das filhas como filhos. Há famílias que mudam de cidade e outras que proíbem relacionamentos amorosos.
Afeganistão

Afeganistão liberta 900 prisioneiros talibãs

Numa tentativa de abrir caminho para negociações de paz, o Governo do Afeganistão libertou nos últimos dias mais de 250 prisioneiros talibãs, os primeiros de um total de 900.
FIFA

FIFA irradia dirigente afegão por abuso sexual

O ex-presidente da federação do Afeganistão, Keramuddin Karim, foi banido para sempre do futebol afegão e internacional. Foi condenado por abuso e violência sexual.
Acidentes e Desastres

Afeganistão. Inundações matam 24 pessoas

Autoridades declaram que 24 pessoas morreram e 11 ficaram feridas ao longo dos últimos dias. São as vítimas das chuvas e inundações que têm afetado o país.
Jornalismo

Direitos das mulheres. Jornalista morta a tiro

6397
A ex-apresentadora televisiva Mena Mangal foi assassinada quando ia para o trabalho. Dois atacantes balearam a jornalista que trabalhava principalmente temas ligados aos direitos das mulheres.
Afeganistão

Forte explosão e tiros no centro do Cabul

Explosão foi ouvida perto do Ministério da Comunicação e ainda não foi reivindicada. Mais de meia-hora depois da explosão foram ouvidos tiros com intermitência.
Nações Unidas

ONU condena anúncio da ofensiva talibã

Depois de o grupo extremista Talibã anunciar o início da ofensiva anual de primavera no Afeganistão a ONU apela ao início de um diálogo inclusivo inter-afegão e de negociações que levem a um acordo.
Reino Unido

Foto de Corbyn foi alvo em treino militar 

O vídeo é claro. Uma fotografia do líder trabalhista Jeremy Corbyn foi utilizada como alvo num treino em Kabul, no Afeganistão. O Ministério da Defesa já lamentou o sucedido e abriu uma investigação.
Afeganistão

Negociações devem incluir direitos das mulheres

Segundo o MNE afegão, as negociações de paz entre os talibãs e os EUA devem incluir os direitos das mulheres, que não devem estar sujeitos a "restrições", nomeadamente ao nível da escolarização.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento mata dez crianças

Dos 13 civis mortos em consequência de um bombardeamento realizado no sábado pelas tropas internacionais para "apoiar as forças pró-governamentais no terreno", dez são crianças. Há ainda três feridos.
Afeganistão

Explosões em Cabul provocam 6 mortos e 23 feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e 23 ficaram feridas, em três explosões ocorridas junto a um templo da minoria xiita em Cabul. Nenhum grupo reivindicou o ataque.
FIFA

FIFA prolonga suspensão a presidente de federação

Keramuudin Karim já tinha sido suspenso pelo Comité de Ética da FIFA em dezembro. O organismo prolonga agora a sanção por mais 90 dias. O presidente é suspeito de abusos sexuais sobre as jogadoras.
Defesa

Afeganistão. Retirada da coligação não é permitida

Joseph Votel explicou em Washington que não é aconselhável a retirada de forças militares da coligação liderada pelos EUA. Baixo nível de preparação das forças armadas afegãs deixaria-as vulneráveis.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque a empresa mata 21 pessoas

O atentado começou com uma explosão na entrada de uma empresa de construção na fronteira com o Paquistão, numa zona onde se concentram forças do grupo extremista Estado Islâmico.
Drogas

A maior exportação do Afeganistão é o ópio

A produção ilícita de ópio no Afeganistão registou um aumento significativo até 2017, excedendo o valor do total das exportações nacionais lícitas de bens e serviços.
Forças Armadas

Chefe das FA diz que "Exército não é Tancos"

António Silva Ribeiro diz que o problema de Tancos pertence agora à justiça e avisa que a não renovação das fragatas quando Portugal reivindica a plataforma marítima na ONU é preocupante.
Afeganistão

Número recorde de civis mortos no Afeganistão

O número de crianças mortas também atingiu um recorde em 2018 (927, contra 826 em 2017 e 926 em 2016). Mais de 7.000 pessoas ficaram feridas, um número equivalente ao dos últimos quatro anos.
URSS

Mensagens simbólicas que dizem muito /premium

Para os actuais dirigentes russos a invasão soviética do Afeganistão passa a ser mais uma das “missões libertadoras” realizadas pelas forças armadas russas.
Lionel Messi

O pequeno Messi afegão é agora alvo dos talibã

153
Murtaza ficou famoso quando foi parar às redes sociais vestindo um saco de plástico como uma camisola de Messi. Acabou por conhecer o astro argentino e receber um equipamento. Hoje é alvo dos talibã.
Afeganistão

EUA e talibãs chegam a princípio de acordo

As duas partes estiveram uma semana em conversações no Qatar. Talibãs terão de acordar cessar-fogo duradouro com governo do país para os EUA saírem do terreno e não poderão atuar em solo afegão.
Afeganistão

Ataque no Afeganistão fez 65 mortos

O novo balanço realizado esta terça-feira dá conta de pelo menos 65 mortos. O ataque foi provocado pelo grupo extremista islâmico Talibã a uma base militar e centro de treinos no leste do país
Afeganistão

Terá Justin Trudeau um sósia afegão?

157
Um cantor de casamentos afegão ganhou fama no seu país depois de aparecer num programa de talentos e de terem sido encontradas semelhanças surpreendentes com Justin Trudeau.
Afeganistão

Afeganistão. Talibãs reivindicam ataque em Cabul

Os talibãs reivindicaram o ataque de segunda-feira, sublinhando que após a 1ª explosão com o carro armadilhado em Cabul, outros 4 bombistas suicidas lutaram contra forças estrangeiras e afegãs.
Afeganistão

Quatro mortos e 90 feridos em ataque em Cabul

Três guardas e um civil morreram na sequência de uma explosão em Cabul, no Afeganistão. Entre os feridos, na sua maioria civis, estão contabilizadas 23 crianças. O atentado ainda não foi reivindicado.
Afeganistão

Eleições presidenciais no Afeganistão adiadas

As eleições presidenciais no Afeganistão, inicialmente marcadas para 20 de abril, vão realizar-se a 20 de julho, anunciou o chefe da Comissão Eleitoral Independente, Abdul Badi Sayyad.
Crimes Sexuais

Futebolistas afegãs acusam presidente de abusos

Keramuudin Karim é acusado de ter abusado sexualmente de atletas num quarto escondido no seu gabinete. Uma delas conta que o presidente da Federação afegã lhe apontou uma arma.
Afeganistão

Novo balanço. Ataque no Afeganistão fez 43 mortos

As autoridades afegãs elevaram para 43 o número de mortos na sequência do ataque de segunda-feira a um edifício governamental, em Cabul, uma das mais mortíferas ofensivas na capital do Afeganistão.
Terrorismo

Ataque a edifício em Cabul faz 28 mortos 

O ataque perpetrado esta segunda-feira por homens armados num edifício governamental em Cabul provocou pelo menos 28 mortos e 20 feridos, anunciou fonte oficial.
Afeganistão

Ataque armado a edifício governamental em Cabul

Após a explosão de um carro armadilha vários atacantes entraram num edifício onde funcionam os serviços do Ministério do Trabalho e dos Assuntos Sociais em Cabul.
NATO

NATO reconhece intenção de EUA no Afeganistão

A NATO reconheceu ter tido conhecimento de relatos segundo os quais os EUA se preparam para retirar milhares de soldados do Afeganistão, mas não confirmou se foi notificada oficialmente.
Emirados Árabes Unidos

Encontro entre EUA e talibãs foi "positivo"

A agência de notícias dos Emirados Árabes Unidos afirmou que a reconciliação afegã, que reuniu representantes dos talibãs e dos EUA produziu "resultados tangíveis" e "positivos" para ambas as partes.
António Costa

Costa agradece "sacrifício" das tropas em Cabul

Na visita, para desejar as boas-festas aos militares portugueses que vão passar a quadra de Natal longe das famílias, António Costa pediu aos militares: "Nunca descurem a segurança".
Forças Armadas

Costa visita militares portugueses em Cabul

220
O primeiro-ministro chegou este domingo ao Afeganistão para uma visita de seis horas às forças militares portuguesas nas missões da NATO naquele país
A página está a demorar muito tempo.