Afeganistão

Surf

Quando o Afeganistão vai surfar à Ericeira

Em 2015, o primeiro campeonato nacional de surf do Afeganistão realizou-se na Ericeira e pode regressar no próximo ano. Este fim-de-semana a vila do concelho de Mafra recebe a Liga MEO Surf.
Terrorismo

Ataque em santuário xiita de Cabul mata 26 pessoas

Um homem-bomba matou hoje 26 pessoas num ataque perto de um santuário xiita em Cabul. O vice-porta-voz do Ministério do Interior afegão adiantou ainda que outras 18 pessoas ficaram feridas.
Paquistão

Mulher hindu eleita para o Senado do Paquistão

410
Uma mulher da marginalizada minoria hindu foi eleita para o Senado do Paquistão, numa eleição em que um clérigo ligado aos talibãs foi derrotado. Uma estreia histórica no país.
Afeganistão

Mais de 20 mortos em ataques no Afeganistão

Estado Islâmico e talibãs reivindicam vaga de atentados suicidas no país. Morreram 20 pessoas e autoridades alertam que número pode aumentar.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Prémios e Galardões

Metallica distinguidos com o Prémio Polar

A banda norte-americana e o Instituto de Música do Afeganistão foram distinguidos com o Prémio Polar. O galardão é normalmente conhecido como "Nobel da música".
Afeganistão

Afeganistão. Cinco soldados mortos em ataque

Cinco homens morreram e dez ficaram feridos em mais um episódio de violência em Cabul. Estado Islâmico reivindicou ataque.
Afeganistão

Papa condena "violência inumana" em Cabul

O papa Francisco condenou o que qualificou de "violência inumana" cometida no Afeganistão, numa alusão ao atentado ocorrido este sábado e que causou a morte a 103 pessoas.
Donald Trump

Trump apela para "ação decisiva" contra talibãs

Esta tomada de decisão prende-se com o ataque, já reivindicado pelos radicais islâmicos, que vitimou 95 pessoas e deixou feridas outras 158.
Terrorismo

Atentado em Cabul mata 95 pessoas

Uma explosão de um carro armaldilhado matou 95 pessoas e deixou 158 feridos este sábado na cidade afegã de Cabul. Talibã reivindicam o ataque.
Terrorismo

Ataque contra ONG no Afeganistão fez 10 mortos

Um novo balanço do ataque do Estado Islâmico contra a delegação ONG Save the Children em Jalalabad, leste do Afeganistão, confirma pelo menos 10 mortos e 26 feridos.
Afeganistão

Ataque suicida a Save The Children faz um morto

O ataque contra a organização não-governamental Save the Children em Jalalabad, Afeganistão, já foi controlado, disseram à France Presse fontes oficiais, que confirmaram a morte de uma pessoa.
Afeganistão

Carro bomba explode e faz seis mortos e 20 feridos

Um bombista suicida fez explodir um carro ao pé da organização Save the Children, em Jalalabad, no Afeganistão. Estão confirmadas 6 mortes e 20 feridos. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Afeganistão

Pelo menos 22 corpos retirados de hotel em Cabul

O hotel de Cabul, no Afeganistão, foi atacado neste fim de semana pelos talibãs. Alguns dos 22 corpos estão calcinados, pelo que serão difíceis de identificar, diz relatório do Ministério da Saúde.
Afeganistão

Talibãs reivindicam ataque em hotel de Cabul

Os talibãs reivindicaram este domingo o ataque de sábado à noite ao Hotel Intercontinental, em Cabul. Subiu o número de vítimas mortais identificadas: 18, entre as quais 14 são cidadãos estrangeiros.
Afeganistão

Vários mortos em ataque a hotel em Cabul

Um dos hotéis mais conhecidos da capital afegã, o Intercontinental, está neste momento a ser alvo de um ataque por parte de quatro homens armados que estarão a "disparar contra os hóspedes".
Afeganistão

Cabul. 11 mortos e 25 feridos num atentado-suicida

Pelo menos 11 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas num atentado-suicida em Cabul, no Afeganistão. O ataque aconteceu durante uma pequena manifestação.
Talibã

Homem raptado pelos talibã acusado de 15 crimes

Joshua Boyle e a mulher foram capturados pelos talibã e mantidos em cativeiro durante cinco anos. Três meses depois de serem libertados, Boyle foi acusado de 15 crimes e detido.
Afeganistão

Doze mortos em atentado no Afeganistão

Pelo menos 12 pessoas foram mortas e 14 ficaram feridas num ataque suicida hoje, durante um funeral, no Este do Afeganistão, segundo fontes oficiais, citadas pela AFP.
Terrorismo

UE condena atentado terrorista em Cabul

A Alta Representante para a Política Externa da União Europeia condenou o atentado terrorista em Cabul, reivindicado pelo Estado Islâmico e que causou pelo menos 41 mortos e 84 feridos.
Afeganistão

Estado Islâmico reivindica ataque. Há 41 mortos

Um ataque suicida no centro da cidade afegã causou pelo menos 41 mortos e 84 feridos. Explosões ocorreram junto a um grupo de media, setor que tem sido alvo de ataques recentes.
China

China: aliança com Paquistão e Afeganistão

O novo mecanismo de cooperação entre a China, Paquistão e Afeganistão "não é dirigido contra terceiros" e quer beneficiar outros países, garantiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
Afeganistão

Seis mortos em ataque contra secretas afegãs

Pelo menos seis civis morreram num atentado suicida perto de um complexo da principal agência dos serviços secretos afegãos (NDS) em Cabul. Estado Islâmico reivindicou ataque.
Defesa

Defesa aprova reforço de missões militares

O Conselho Superior de Defesa Nacional aprovou o reforço das missões da República Centro-Africana e no Afeganistão. Foi ainda aprovado o reforço da contribuição para as missões da NATO na Lituânia.
Estado Islâmico

Atentado faz 15 mortos em Cabul

Um atentado já reivindicado pelo Estado Islâmico fez 15 mortos e 18 feridos em Cabul. Oito das vítimas mortais são polícias.
Médio Oriente

A ida quase secreta de Tillerson ao Médio Oriente

O Secretário de Estado norte-americano visitou, em poucas horas, o Afeganistão e o Iraque. Ninguém sabia da viagem de Rex Tillerson nem o porquê de tanto mistério.
Afeganistão

Cabul. Número de mortos sobe para mais de 200

Um novo ataque suicida em Cabul que matou 15 cadetes do exército afegão hoje elevou para mais de 200 o número de mortes em ataques no Afeganistão desde terça-feira.
Terrorismo

Família refém dos talibã durante 5 anos foi salva

O exército paquistanês resgatou a família de Caitlan Coleman e Josha Boyle passados cinco anos de terem sido capturados pelos talibã e mantidos em cativeiro, durante o qual tiveram três filhos.
Afeganistão

Samim, o afegão que teima em não ser deportado

Só tem 23 anos mas a sua história está a colocar pressão sobre a Administração Interna britânica. Se os taliban o ameaçaram de morte, porque foi Samim Bigzad enviado de volta para o Afeganistão?
Crise dos Refugiados

Amnistia acusa UE de devolver refugiados em risco

A Amnistia Internacional acusa governos da UE de "fechar os olhos a provas de que a violência está num nível ímpar" no Afeganistão ao devolver refugiados àquele país. Em 2016 reenvios aumentaram 300%.
Defesa

Missões portuguesas na ONU e NATO aprovadas

O Conselho Superior de Defesa Nacional prolongou a participação portuguesa na missão da ONU na República-Centro Africana e autorizou o envio de forças para a missão da NATO no Afeganistão.
Militares

Próxima missão na NATO tem risco "reduzido"

O ministro da Defesa afirmou que o próximo destacamento português na missão da NATO no Afeganistão tem o risco "mais reduzido possível".
Afeganistão

Afeganistão. Pelo menos quatro mortos em atentado

Explosão num mercado em Khost, no sudeste do país, causou pelo menos quatro mortos e 14 feridos. Atentado ainda não foi reivindicado. Talibãs estão muito presentes na região.
Afeganistão

Afeganistão. Portugal prepara envio de militares

113
Portugal está a preparar o envio de 160 homens para o Afeganistão a partir de abril do próximo ano. O ministro da Defesa frisa que a presença portuguesa em missões de paz é um objetivo político.
Terrorismo

Cabul. Cinco mortos em ataque à embaixada dos EUA

Pelo menos cinco pessoas morreram na sequência de um atentado à bomba perto da embaixada dos Estados Unidos em Cabul. O atentado suicida ocorreu por volta das 10h00 (6h30 em Lisboa).
Terrorismo

Afeganistão. Ataque a mesquita faz 20 mortos

O ataque desta sexta-feira a uma mesquita no Afeganistão fez mais de 20 mortos e deixou dezenas de feridos. Depois de uma explosão suicida, vários atacantes entraram a disparar no templo.
Afeganistão

EUA. Tropas no Afeganistão em "poucas semanas"

O reforço da presença militar norte-americana no Afeganistão anunciada na segunda-feira à noite pelo presidente Donald Trump deverá chegar ao país "em poucos dias ou poucas semanas".
Presidente Trump

Afeganistão. Talibãs respondem a Trump

129
Os talibãs afegãos avisaram esta terça-feira que Donald Trump está a "desperdiçar" a vida de soldados norte-americanos se avançar com o envio de mais tropas para a região. "Será um novo cemitério."
Presidente Trump

Trump quer reforço militar no Afeganistão

Trump quer reforçar presença no Afeganistão para evitar "previsíveis e inaceitáveis" resultados de uma saída rápida do país, contradizendo posição anterior. "Não digo quando, mas vamos atacar."
Afeganistão

29 mortos em atentado no Afeganistão

Um atentado suicida provocou 29 mortos e 63 feridos numa mesquita xiita em Herat, oeste do Afeganistão, um dia após um ataque contra a embaixada do Iraque em Cabul reivindicado pelo Estado Islâmico.
António Guterres

ONU condena atentados no Afeganistão e Paquistão

NO secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou os atentados ocorridos na capital afegã, Cabul, e em Lahore, no Paquistão, e manifestou o seu apoio aos governos dos dois países.
Afeganistão

Cabul: Ataque suicida faz pelo menos 24 mortos

Um bombista suicida fez-se explodir, esta segunda-feira, em Cabul (Afeganistão). O ataque, reivindicado pelos talibãs, fez pelo menos 24 mortos e mais de 40 feridos.
Nações Unidas

Aumento de vítimas civis no Afeganistão

O Afeganistão registou, no primeiro semestre de 2017, um novo aumento de vítimas civis, com 1.662 mortos e 3.581 feridos entre a população civil, sobretudo na região de Cabul.
Talibãs

Talibãs afegãos matam 13 combatentes pró-Governo

Insurgentes talibã emboscaram uma milícia na província afegã de Balkh matando 13 combatentes pró-Governo, indicaram este domingo as autoridades.
Afeganistão

20 mortos e 50 feridos em atentado suicida

Pelo menos 20 pessoas, na maioria civis, morreram e outras 55 ficaram feridas na consequência de um atentado suicida organizado por um carro carregado de explosivos à entrada de um banco.
Afeganistão

Comando afegão fere 7 soldados dos EUA e é abatido

Um comando afegão abriu fogo e feriu sete militares norte-americanos que integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos. O atacante foi abatido.
Afeganistão

Afeganistão. Atentado-suicida em mesquita xiita

Um bombista suicida fez-se explodir no interior de uma mesquita xiita em Cabul, no Afeganistão. O atentado ainda não foi reivindicado, mas os bairros da minoria xiita têm sido alvo do Estado Islâmico.
Pentágono

Pentágono decide sobre reforços no Afeganistão

O secretário da Defesa americano alertou na terça-feira que os talibãs estão a progredir no Afeganistão e diz que recebeu 'carta branca' para decidir sobre eventuais reforços militares no país.
Explosão

Explosão perto de mesquita afegã mata 7 civis

Pelo menos 7 civis foram mortos e outros 16 ficaram feridos, esta terça-feira, numa explosão no Oeste do Afeganistão.
Afeganistão

Afeganistão. 4 mortos em explosões em funeral

Pelo menos quatro pessoas morreram este sábado em Cabul devido a explosões ocorridas durante o funeral de um homem morto na sexta-feira numa manifestação pela demissão do Governo afegão.
Cabul

Cabul. Polícia dispersa centenas de manifestantes

A polícia afegã disparou para o ar e com canhões de água durante um protesto que juntou cerca de 500 manifestantes em Cabul na sequência do atentado de quarta-feira.
Cabul

Paquistão nega envolvimento no atentado de Cabul

O governo do Paquistão negou qualquer participação dos seus serviços secretos no atentado de quarta-feira em Cabul, uma acusação que partiu dos serviços de informação do Afeganistão.
Afeganistão

Explosão em Cabul faz 90 mortos

142
Um carro armadilhado explodiu, em Cabul, no Afeganistão, perto da embaixada alemã. A explosão fez pelo menos 90 mortos. 400 pessoas ficaram feridas, algumas delas são funcionárias do governo dos EUA.
Afeganistão

Em 24 horas, mais de 30 mortos no Afeganistão

Um total de 31 pessoas, incluindo 10 polícias afegãos e 10 rebeldes talibãs, foram mortas nas últimas 24 horas no Afeganistão em três incidentes em diferentes zonas do país.
Afeganistão

Ataque a televisão afegã faz seis mortos

Cinco homens armados atacaram esta manhã a Rádio Televisão do Afeganistão. Do ataque, que ainda não foi reivindicado, resultaram seis mortos.
Estado Islâmico

Morreu o líder do Estado Islâmico no Afeganistão

646
O exército afegão confirma a morte do líder do Estado Islâmico no país, Abdul Hasib, durante uma operação conjunta do exército com as forças americanas na província de Nangarhar.
Estados Unidos da América

Fotógrafa regista o momento da sua morte

245
Uma fotógrafa do exército americano, Hilda Clayton, morreu em 2013 no Afeganistão. A sua câmara, porém, registou o momento em que uma bomba lhe tirou a vida. A fotografia foi agora relevada.
Estado Islâmico

Atentado contra a NATO em Cabul reivindicado

O Estado Islâmico assumiu esta quarta-feira a autoria do atentado suicida quando passava uma caravana de veículos da missão da NATO no Afeganistão que causou pelo menos nove mortos.
Estado Islâmico

Fotos questionam danos da 'mãe de todas as bombas'

211
Imagens captadas por fotógrafo da Reuters contrariam versão dos EUA sobre os danos causados no Afeganistão pela "mãe de todas as bombas": túneis do Estado Islâmico podem não ter sido destruídos.
Afeganistão

ONU denuncia aumento da tortura no Afeganistão

O uso da tortura no Afeganistão está a aumentar, denunciou a ONU, alertando que tal situação, que surge no âmbito da luta contra os insurgentes islâmicos naquele país, também abrange prisioneiros menores de idade.
Afeganistão

Dezenas de mortos em ataque a base militar afegã

Um ataque contra a base militar de Mazar-i-Sharif, no norte do Afeganistão, provocou mais de uma centena de mortos. Autoridades locais falam em números ainda mais elevados.
Afeganistão

60 mortos em ataque a quartel no Afeganistão

Mais de 50 soldados afegãos e dez talibãs morreram e cerca de 70 militares ficaram feridos esta sexta-feira num ataque rebelde contra a base do Exército afegão, no norte do Afeganistão.
Estados Unidos da América

EUA prometem mais apoio ao Afeganistão

Três dias depois do lançamento da mais potente bomba não nuclear, o assessor de Segurança Nacional de Trump chegou de surpresa ao Afeganistão e esteve reunido com o presidente Ashraf Gani.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site