Afeganistão

Jornalismo

Direitos das mulheres. Jornalista morta a tiro

6.397
A ex-apresentadora televisiva Mena Mangal foi assassinada quando ia para o trabalho. Dois atacantes balearam a jornalista que trabalhava principalmente temas ligados aos direitos das mulheres.
Afeganistão

Forte explosão e tiros no centro do Cabul

Explosão foi ouvida perto do Ministério da Comunicação e ainda não foi reivindicada. Mais de meia-hora depois da explosão foram ouvidos tiros com intermitência.
Nações Unidas

ONU condena anúncio da ofensiva talibã

Depois de o grupo extremista Talibã anunciar o início da ofensiva anual de primavera no Afeganistão a ONU apela ao início de um diálogo inclusivo inter-afegão e de negociações que levem a um acordo.
Reino Unido

Foto de Corbyn foi alvo em treino militar 

O vídeo é claro. Uma fotografia do líder trabalhista Jeremy Corbyn foi utilizada como alvo num treino em Kabul, no Afeganistão. O Ministério da Defesa já lamentou o sucedido e abriu uma investigação.
Afeganistão

Negociações devem incluir direitos das mulheres

Segundo o MNE afegão, as negociações de paz entre os talibãs e os EUA devem incluir os direitos das mulheres, que não devem estar sujeitos a "restrições", nomeadamente ao nível da escolarização.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento mata dez crianças

Dos 13 civis mortos em consequência de um bombardeamento realizado no sábado pelas tropas internacionais para "apoiar as forças pró-governamentais no terreno", dez são crianças. Há ainda três feridos.
Afeganistão

Explosões em Cabul provocam 6 mortos e 23 feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e 23 ficaram feridas, em três explosões ocorridas junto a um templo da minoria xiita em Cabul. Nenhum grupo reivindicou o ataque.
FIFA

FIFA prolonga suspensão a presidente de federação

Keramuudin Karim já tinha sido suspenso pelo Comité de Ética da FIFA em dezembro. O organismo prolonga agora a sanção por mais 90 dias. O presidente é suspeito de abusos sexuais sobre as jogadoras.
Defesa

Afeganistão. Retirada da coligação não é permitida

Joseph Votel explicou em Washington que não é aconselhável a retirada de forças militares da coligação liderada pelos EUA. Baixo nível de preparação das forças armadas afegãs deixaria-as vulneráveis.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque a empresa mata 21 pessoas

O atentado começou com uma explosão na entrada de uma empresa de construção na fronteira com o Paquistão, numa zona onde se concentram forças do grupo extremista Estado Islâmico.
Drogas

A maior exportação do Afeganistão é o ópio

A produção ilícita de ópio no Afeganistão registou um aumento significativo até 2017, excedendo o valor do total das exportações nacionais lícitas de bens e serviços.
Forças Armadas

Chefe das FA diz que "Exército não é Tancos"

António Silva Ribeiro diz que o problema de Tancos pertence agora à justiça e avisa que a não renovação das fragatas quando Portugal reivindica a plataforma marítima na ONU é preocupante.
Afeganistão

Número recorde de civis mortos no Afeganistão

O número de crianças mortas também atingiu um recorde em 2018 (927, contra 826 em 2017 e 926 em 2016). Mais de 7.000 pessoas ficaram feridas, um número equivalente ao dos últimos quatro anos.
URSS

Mensagens simbólicas que dizem muito /premium

Para os actuais dirigentes russos a invasão soviética do Afeganistão passa a ser mais uma das “missões libertadoras” realizadas pelas forças armadas russas.
Lionel Messi

O pequeno Messi afegão é agora alvo dos talibã

153
Murtaza ficou famoso quando foi parar às redes sociais vestindo um saco de plástico como uma camisola de Messi. Acabou por conhecer o astro argentino e receber um equipamento. Hoje é alvo dos talibã.
Afeganistão

EUA e talibãs chegam a princípio de acordo

As duas partes estiveram uma semana em conversações no Qatar. Talibãs terão de acordar cessar-fogo duradouro com governo do país para os EUA saírem do terreno e não poderão atuar em solo afegão.
Afeganistão

Ataque no Afeganistão fez 65 mortos

O novo balanço realizado esta terça-feira dá conta de pelo menos 65 mortos. O ataque foi provocado pelo grupo extremista islâmico Talibã a uma base militar e centro de treinos no leste do país
Afeganistão

Terá Justin Trudeau um sósia afegão?

157
Um cantor de casamentos afegão ganhou fama no seu país depois de aparecer num programa de talentos e de terem sido encontradas semelhanças surpreendentes com Justin Trudeau.
Afeganistão

Afeganistão. Talibãs reivindicam ataque em Cabul

Os talibãs reivindicaram o ataque de segunda-feira, sublinhando que após a 1ª explosão com o carro armadilhado em Cabul, outros 4 bombistas suicidas lutaram contra forças estrangeiras e afegãs.
Afeganistão

Quatro mortos e 90 feridos em ataque em Cabul

Três guardas e um civil morreram na sequência de uma explosão em Cabul, no Afeganistão. Entre os feridos, na sua maioria civis, estão contabilizadas 23 crianças. O atentado ainda não foi reivindicado.
Afeganistão

Eleições presidenciais no Afeganistão adiadas

As eleições presidenciais no Afeganistão, inicialmente marcadas para 20 de abril, vão realizar-se a 20 de julho, anunciou o chefe da Comissão Eleitoral Independente, Abdul Badi Sayyad.
Crimes Sexuais

Futebolistas afegãs acusam presidente de abusos

Keramuudin Karim é acusado de ter abusado sexualmente de atletas num quarto escondido no seu gabinete. Uma delas conta que o presidente da Federação afegã lhe apontou uma arma.
Afeganistão

Novo balanço. Ataque no Afeganistão fez 43 mortos

As autoridades afegãs elevaram para 43 o número de mortos na sequência do ataque de segunda-feira a um edifício governamental, em Cabul, uma das mais mortíferas ofensivas na capital do Afeganistão.
Terrorismo

Ataque a edifício em Cabul faz 28 mortos 

O ataque perpetrado esta segunda-feira por homens armados num edifício governamental em Cabul provocou pelo menos 28 mortos e 20 feridos, anunciou fonte oficial.
Afeganistão

Ataque armado a edifício governamental em Cabul

Após a explosão de um carro armadilha vários atacantes entraram num edifício onde funcionam os serviços do Ministério do Trabalho e dos Assuntos Sociais em Cabul.
NATO

NATO reconhece intenção de EUA no Afeganistão

A NATO reconheceu ter tido conhecimento de relatos segundo os quais os EUA se preparam para retirar milhares de soldados do Afeganistão, mas não confirmou se foi notificada oficialmente.
Emirados Árabes Unidos

Encontro entre EUA e talibãs foi "positivo"

A agência de notícias dos Emirados Árabes Unidos afirmou que a reconciliação afegã, que reuniu representantes dos talibãs e dos EUA produziu "resultados tangíveis" e "positivos" para ambas as partes.
António Costa

Costa agradece "sacrifício" das tropas em Cabul

Na visita, para desejar as boas-festas aos militares portugueses que vão passar a quadra de Natal longe das famílias, António Costa pediu aos militares: "Nunca descurem a segurança".
Forças Armadas

Costa visita militares portugueses em Cabul

220
O primeiro-ministro chegou este domingo ao Afeganistão para uma visita de seis horas às forças militares portuguesas nas missões da NATO naquele país
Afeganistão

Militares têm "histórias positivas" do Afeganistão

288
O comandante da 1ª força nacional destacada para a missão Afeganistão disse que houve situações difíceis de gerir, mas também "histórias positivas" e que os militares responderam de forma eficaz.
Terrorismo

Afeganistão. Atentado suicida provoca 12 mortos

O ataque aconteceu perto de Kabul e teve como alvo militares que voltaram de uma operação noturna. Quatro vítimas pertenciam às forças de segurança, mas há também mulheres e crianças entre os mortos.
Afeganistão

Afeganistão. 14 soldados mortos e 21 reféns

Um grupo de talibãs matou 14 soldados e fez 21 reféns na sequência de um ataque na noite de quinta-feira, no oeste do Afeganistão. Este ataque foi o último de uma série de ataques quase diários.
Estados Unidos da América

EUA quer negociar fim da guerra no Afeganistão 

Um enviado norte-americano chegou esta terça-feira ao Paquistão para se reunir com a liderança política e militar do país com o intuito de negociar o fim da guerra com o Afeganistão.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento dos EUA faz 23 mortes

Um bombardeamento militar dos EUA a sul do Afeganistão, que tinha como alvo os talibã, fez, pelo menos, 23 mortos civis. A ONU e a NATO vão abrir uma investigação ao caso.
Fome

3,6 milhões em risco de fome no Afeganistão

175
Além do conflito armado que assola o país, o país registou a pior seca da última geração. O conflito neste país fez mais vítimas do que no Iémen, diz a ONU.
Afeganistão

Ataque suicida em Cabul faz mais de 40 mortes

Líderes religiosos estavam reunidos na capital afegã a propósito do aniversário do profeta Maomé. Ataque terá sido feito por bombista suicida, mas ainda não foi reivindicado.
Afeganistão

Explosão de bomba mata dois altos responsáveis

A explosão de uma bomba numa estrada na província de Logar, no leste do Afeganistão, matou dois altos responsáveis locais, informaram as autoridades afegãs.
Afeganistão

Talibãs reforçam ataques no sudeste do Afeganistão

Os talibãs intensificaram os ataques numa zona no sudeste do Afeganistão habitada pela minoria hazara, numa altura em que o enviado especial norte-americano voltou a Cabul.
Afeganistão

56 mortos e 379 feridos nas legislativas afegãs

Cerca de 56 pessoas foram mortas e 379 ficaram feridas no mês passado durante as eleições legislativas no Afeganistão, anunciaram as Nações Unidas.
Viagens

20 maravilhas demasiado perigosas para visitarmos

126
O The Telegraph fez uma lista de 20 lugares maravilhosos do mundo que não devem ser visitados por serem perigosos. Entre elas, estão locais no Afeganistão, na Síria, no Egito, na Rússia e no Congo.
Talibãs

Clérigo "pai dos Talibãs" esfaqueado no quarto

336
Maulana Sami ul-Haq, um clérigo paquistanês conhecido como o "pai dos talibãs", foi encontrado deitado na cama, numa poça de sangue, em Rawalpindi, no Paquistão.
Estados Unidos da América

Guerra do Afeganistão "não se ganha militarmente"

O comandante das forças dos EUA e da coligação internacional no Afeganistão, general Austin Miller, afirmou que a guerra neste país "não se ganha militarmente" e que há que procurar solução política.
Afeganistão

7 mortos em ataque suicida junto a prisão afegã

Pelo menos sete pessoas morreram e cinco ficaram feridas na sequência de um ataque suicida perto da maior prisão do Afeganistão, em Cabul, informaram as autoridades do país.
Afeganistão

Afeganistão. 11 mortos ao segundo dia de eleições

Há seis crianças entre as vítimas da explosão da bomba, elevando para 38 o número de mortos em dois dias de eleições legislativas e regionais.
Afeganistão

30 mortos em dia de eleições no Afeganistão

Além das bombas, alguns centros de voto não puderam abrir por falta de membros nas mesas de voto, falhas nas leis eleitorais ou mau funcionamento dos terminais de registo biométrico.
Afeganistão

Pelo menos 14 mortos em explosão no Afeganistão

Pelo menos 14 pessoas morreram na explosão de um motociclo armadilhado durante um comício de uma candidata às legislativas de 20 de outubro no Afeganistão.
Afeganistão

Mais de 8 mil vítimas no Afeganistão desde janeiro

O conflito no Afeganistão continua a causar um elevado número de vítimas civis, que ascenderam a 8.050 nos primeiros nove meses do ano, indica um relatório da ONU divulgado esta quarta-feira.
Afeganistão

Afeganistão. ONU alerta para vítimas civis

O relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão revela que no período entre 1 de janeiro e 30 de setembro 2.798 civis afegãos morreram e 5.252 ficaram feridos.
Direitos Humanos

Mulheres afegãs condenadas por não serem virgens

218
Embora haja uma lei de saúde pública no Afeganistão que proíbe o teste de virgindade, as mulheres ainda são obrigadas a fazê-lo. Se o resultado não for o esperado, pode levá-las à prisão e à morte.
Afeganistão

Ataque talibã no Afeganistão faz 12 mortos

Um ataque talibã no norte da província de Jawzjan, no Afeganistão, matou 12 membros das forças de segurança e feriu outros dez, revelou um oficial afegão.
Afeganistão

Explosivos improvisados fizeram 1065 mortos

Os artefactos explosivos improvisados causaram 1.065 mortos e 2.569 feridos este ano, no Afeganistão, 21% mais vítimas civis do que no mesmo período do ano passado.
Afeganistão

Atentado suicida no Afeganistão faz 13 mortos

Pelo menos treze pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas esta terça-feira num atentado suicida durante um comício eleitoral no distrito de Kama, na província de Nangarhar, no Afeganistão.
Tribunal Penal Internacional

EUA ameaçam juízes do TPI com sanções

A administração norte-americana classificou o Tribunal Penal Internacional como "ilegítimo" e "perigoso" e ameaçou aplicar sanções contra juízes que decidam investigar os EUA ou Israel.
Afeganistão

Afeganistão. Meia centena de mortos em confrontos

Um dos ataques, disse o chefe do Conselho Regional da província de Kunduz, deu-se contra um posto de controlo no distrito de Dashti Archi e provocou "pelo menos 13 mortes.
Diplomacia

EUA. Secretário da Defesa reúne-se com PR afegão

O secretário da Defesa dos EUA chegou a Cabul na sexta-feira para uma visita surpresa, durante a qual se encontrará com o Presidente afegão e com novo comandante das forças dos EUA e da NATO.
Afeganistão

Ataque em Cabul faz 19 mortos em bairro xiita

Dezanove pessoas morreram em ataques separados por grupos insurgentes num bairro xiita de Cabul, capital do Afeganistão, de acordo com informações das autoridades afegãs.
Afeganistão

ONU pede aos talibãs para aceitarem cessar-fogo

O Conselho de Segurança da ONU pediu na segunda-feira ao grupo extremista islâmico Talibã que se envolva num novo cessar-fogo no Afeganistão, conforme proposto pelo Presidente do país, Ashraf Ghani.
Afeganistão

Ataque dos EUA mata um dos líderes do Daesh

Autoridades afegãs e oficiais norte-americanos informaram no domingo que um ataque dos Estados Unidos no leste do Afeganistão matou um dos principais líderes do Estado Islâmico.
Afeganistão

Ataque em Cabul terminou e foi reivindicado por EI

As forças de segurança afegãs puseram fim a um ataque em Cabul que se prolongou por mais de seis horas, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Afeganistão

Talibãs rejeitam cessar-fogo mas vão a Moscovo

Os talibãs aceitaram encontrar-se com o governo afegão em Moscovo, no mesmo dia em que rejeitaram proposta de cessar-fogo. Também querem falar com os EUA, para terminar guerra que dura há 17 anos.
Afeganistão

Afeganistão. Cessar-fogo de três meses. 

Ashraf Ghani, o líder da nação afegã, chegou a consenso com os talibãs. Acordo só será aplicado caso ambas as partes o respeitem.
Afeganistão

ONU condena atentado a centro educativo em Cabul

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o "desumano" ataque suicida contra um centro educativo na capital do Afeganistão, na quarta-feira, que causou 34 mortos e 56 feridos.
Cabul

Ataque contra serviços secretos afegãos em Cabul

Vários homens armados posicionados num edifício em construção atacaram o centro de treino dos serviços de informações do Afeganistão (Direção Nacional de Segurança) em Cabul.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)