455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Afeganistão

Afeganistão

OMS reforça ajuda ao Afeganistão após sismo

A Organização Mundial da Saúde intensificou a resposta à crise no Afeganistão, após o sismo que deixou mais de mil mortos, com o envio de quase 10 toneladas de medicamentos e material médico.
Afeganistão

Talibãs prometem não dificultar ajuda

O terramoto de magnitude 6 na escala de Richter deixou milhares de pessoas sem abrigo já que, segundo 'media' estatais, cerca de 3.000 casas foram destruídas ou seriamente danificadas.
Afeganistão

Cinco mortos num segundo sismo no Afeganistão

Pelo menos cinco pessoas morreram e 11 ficaram feridas no Afeganistão num novo sismo que atingiu uma zona junto da fronteira com o Paquistão. O número de vítimas poderá aumentar nas próximas horas.
Afeganistão

Afeganistão. Karim perdeu 22 familiares no sismo 

Quando chegou a Gyan, a aldeia onde cresceu, Karim encontrou o pai a recitar o Corão e a tentar escavar através do quarto dos 7 irmãos. Quatro deles morreram. No total, perdeu 22 familiares no sismo.
Resposta Pronta

Sismo no Afeganistão. "Ajuda muito precária"

Bruno Neto já esteve em missões no Afeganistão e conta o rasto de destruição após o sismo que abalou o país esta semana. Os hospitais ruíram e a ajuda médica tem sido feita de forma "muito arcaica".
Afeganistão

Número de mortos do sismo sobe para 1.150

As mortes do terramoto no Afeganistão subiram para 1.150 com um elevado número de feridos. Cerca de 3.000 casas foram destruídas ou seriamente danificadas pelo abalo registado na quarta-feira.
Sismo

Índia envia ajuda humanitária ao Afeganistão

Foi enviada para Cabul uma equipa técnica, para coordenar a a entrega de ajuda humanitária. O MNE indiano diz que o país quer a "continuação do envolvimento" da Índia "com o povo afegão".
Nações Unidas

Guterres lamenta sismo no Afeganistão

António Guterres lamentou o "terramoto mortífero" que atingiu o leste do Afeganistão na quarta-feira, causando a morte de mais de mil pessoas. O secretário-geral disse ainda que a ONU está mobilizada.
Sismo

Sismo. UE garante apoio ao Afeganistão

Bruxelas lembra que o terramoto ocorre num momento em que o país continua a enfrentar "uma das piores crises humanitárias do mundo" e pede assistência internacional para apoiar o Afeganistão.
Noticiário

13h. Mais de 1.000 mortos no sismo no Afeganistão

O último balanço do sismo, que registou 6.1 na escala de Richter, dá conta de mais de 1.500 feridos. Ainda neste jornal, o alerta da Entidade Reguladora da Saúde sobre a capacidade de resposta do IPO.
Noticiário

9h. Afeganistão. "Aumentou risco de novos sismos"

Sismo no Afeganistão mata 280 pessoas. Sismólogo do IST explica os perigos associados, incluindo novos sismos com a mesma intensidade. Manuel Pinho diz ter sido sondado por Sócrates para governar BdP.
Resposta Pronta

Afeganistão. "É um tipo de sismo muito perigoso"

O sismo do Afeganistão/Paquistão "não é habitual" visto que ocorreu "no interior de uma placa tectónica". É o que explica o sismólogo João Duarte Fonseca, que admite uma subida no n.º de mortes.
Noticiário

8h. Afeganistão. Sismo sentido em raio de 500km

Número de vítimas do sismo no Afeganistão continua a subir: 280 mortes, 600 feridos. Em direto, a análise de um sismólogo. Governo cria comissão para analisar aumento de crimes juvenis.
Noticiário

7h. Sismo no Afeganistão faz pelo menos 255 mortos

Neste jornal, um sismo de magnitude 6.1 na escala de Richter, no Afeganistão, provocou pelo menos 255 mortos e 150 feridos. E Manuel Pinho foi sondado por Sócrates para ser governador do BdP.
Afeganistão

Sismo no Afeganistão faz mais de mil mortos

Já foram contabilizados mais de mil mortos e 1.500 feridos depois do sismo que atingiu o Afeganistão, mas muitos corpos e sobreviventes continuam ainda soterrados.
Afeganistão

Atentado à bomba no Afeganistão causa dois mortos

Até ao momento, nenhum grupo reivindicou o ataque com uma bomba que matou pelo menos duas pessoas num templo Sikh em Cabul.
Resposta Pronta

"40% dos pedidos de asilo foram de afegãos"

Os pedidos de asilo voltaram a subir em 2021. Catarina Reis Oliveira, diretora do Observatório das Migrações, destaca o papel solidário na ajuda humanitária aos afegãos e a menores não acompanhados.
Cabul

Cabul. Quatro mortos em atentado à bomba

Pelo menos quatro pessoas morreram em Cabul, capital do Afeganistão, na sequência de um atentado à bomba contra um miniautocarro, disse a polícia.
Afeganistão

Mulheres protestam em Cabul contra a pobreza

Dezenas de mulheres protestaram em Cabul contra a pobreza e o desemprego, que dizem ter aumentado desde a chegada dos talibãs ao poder, antes de as forças de segurança as dispersarem.
Afeganistão

Talibãs rejeitam reverter restrições às mulheres

O Conselho de Segurança da ONU pediu aos talibãs para reverterem as restrições aplicadas às mulheres mas o pedido foi negado. Afegãos dizem que as preocupações são "infundadas".
Afeganistão

Talibãs: mulheres "malandrecas" ficam em casa

"Nós mantemos as 'mulheres malandrecas' em casa" são palavras do ministro do Interior do Afeganistão que considera que as mulheres que têm direitos são aquelas que não se manifestam contra o regime.
Nações Unidas

ONU alerta para a fome severa em crianças afegãs

A Organização das Nações Unidas disse que 1,1 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade enfrentam riscos de má nutrição no Afeganistão. A situação é pior do que a fome severa em 2018.
Afeganistão

Afeganistão dissolve Comissão de Direitos Humanos

Desde que os talibãs voltaram ao poder, o país tem sofrido uma série de retrocessos do ponto de vista dos direitos humanos. A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos repudiou a dissolução.
Afeganistão

Talibãs obrigam apresentadoras a cobrir rosto

Desde que os talibãs regressaram ao poder, as mulheres viram os seus direitos serem restringidos, incluindo o encerramento de escolas para raparigas adolescentes. Agora, é conhecida mais uma medida.
Noticiário

5h. EUA prometem medidas para pressionar talibã

Casa Branca não avança medidas concretas, mas garante que tem ferramentas para pressionar o governo talibã no Afeganistão. E Zelensky pede um reforço das sanções contra a Rússia.
Afeganistão

Afeganistão: "Mulheres a trabalhar para mulheres"

“Nós lideramos este hospital e podíamos fazê-lo em qualquer lado”, garante Mariam Maqsood. A médica explica que, apesar das restrições impostas às mulheres, os talibãs sabem que precisam delas.
Direitos Humanos

Mulheres no Afeganistão obrigadas a usar burca

O líder supremo do Afeganistão ordenou hoje que as mulheres afegãs usassem burca em público, impondo a que é considerada a mais severa restrição à liberdade das mulheres desde o regresso dos talibãs.
Afeganistão

Chuva mata 22 pessoas no Afeganistão

As fortes chuvadas afetaram 12 das 34 províncias afegãs, incluindo o oeste de Herat, Badghis, o sul de Helmand, Kandahar, o leste de Logar, o norte de Kunduz e Takhar.
Terrorismo

Há 11 anos morria bin Laden, o líder da Al-Qaeda

A ofensiva durou cerca de 40 minutos, e cinco pessoas, incluindo Osama bin Laden e um dos seus filhos, foram mortas durante o ataque.
Cabul

Guterres condena ataque a mesquita de Cabul

O secretário-geral da ONU, António Guterres, "condenou firmemente" o "ataque mortal" de sexta-feira contra uma mesquita sunita em Cabul, no Afeganistão, que causou a morte a pelo menos dez pessoas.
Afeganistão

Milhões de afegãos sem eletricidade após explosões

Milhões de afegãos estão privados de eletricidade após torres de transmissão terem sido atingidas por explosões. Os cortes de energia ocorrem antes do Eid al-Fitr, o dia que marca o fim do Ramadão.
Cabul

Cabul. Dez mortos em atentado a uma mesquita

Atacante suicida detonou uma carga explosiva no interior da mesquita sufi de Khalifa Aga Gul Jan, onde se encontravam centenas de fiéis reunidos para a oração. Admite-se um número maior de vítimas.
Afeganistão

Líder defende reconhecimento de Governo talibã

Hibatullah Akhundzada afirma que o restabelecimento das relações diplomáticas ajudaria a resolver problemas do país. Mas não garante o cumprimento das exigências que o Ocidente pediu.
Afeganistão

Estado Islâmico reivindica ataque no Afeganistão

As duas explosões provocaram ferimentos a 13 pessoas. O atentado aconteceu numa altura em que os trabalhadores regressavam a casa para quebrar o jejum do Ramadão.
Afeganistão

Pelo menos 33 mortos em atentado no Afeganistão

A explosão ocorreu numa mesquita onde estavam a decorrer atividades religiosas depois da oração. Segundo o porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, no ataque também foram mortas crianças.
Cabul

Cabul. Seis mortos e 11 feridos em explosões

Seis mortes e 11 feridos foram o resultado de duas explosões que atingiram uma escola para rapazes num bairro da capital do Afeganistão habitado por famílias da minoria xiita hazara.
Refugiados

Acolher é integrar, não depende do ar do tempo

Esta nova crise de refugiados deixou grande parte dos afegãos esquecidos. É muito importante o que estamos a fazer com os ucranianos. Mas isso não nos pode fazer esquecer os refugiados que já cá estão
Afeganistão

Afeganistão. Protestos fazem 48 mortos

Após os ataques aéreos a províncias do Afeganistão, que fizeram pelo menos 48 mortos, dezenas de ativistas e civis afegãos protestaram nas ruas.
Afeganistão

Ataques paquistaneses no Afeganistão matam 47

O número de mortos no leste do Afeganistão em consequência de um ataque de forças militares paquistanesas, no sábado, aumentou para 47, segundo um novo balanço dos responsáveis afegãos.
Afeganistão

Seis mortos em ataque das forças paquistanesas 

Desde que os talibãs assumiram o poder no Afeganistão, no ano passado, as tensões nas fronteiras entre os dois países aumentaram. Paquistão diz que grupos armados estão a atacar solo afegão.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.