Afeganistão

Tribunal Penal Internacional

EUA ameaçam juízes do TPI com sanções

A administração norte-americana classificou o Tribunal Penal Internacional como "ilegítimo" e "perigoso" e ameaçou aplicar sanções contra juízes que decidam investigar os EUA ou Israel.
Afeganistão

Afeganistão. Meia centena de mortos em confrontos

Um dos ataques, disse o chefe do Conselho Regional da província de Kunduz, deu-se contra um posto de controlo no distrito de Dashti Archi e provocou "pelo menos 13 mortes.
Diplomacia

EUA. Secretário da Defesa reúne-se com PR afegão

O secretário da Defesa dos EUA chegou a Cabul na sexta-feira para uma visita surpresa, durante a qual se encontrará com o Presidente afegão e com novo comandante das forças dos EUA e da NATO.
Afeganistão

Ataque em Cabul faz 19 mortos em bairro xiita

Dezanove pessoas morreram em ataques separados por grupos insurgentes num bairro xiita de Cabul, capital do Afeganistão, de acordo com informações das autoridades afegãs.
Afeganistão

ONU pede aos talibãs para aceitarem cessar-fogo

O Conselho de Segurança da ONU pediu na segunda-feira ao grupo extremista islâmico Talibã que se envolva num novo cessar-fogo no Afeganistão, conforme proposto pelo Presidente do país, Ashraf Ghani.
Afeganistão

Ataque dos EUA mata um dos líderes do Daesh

Autoridades afegãs e oficiais norte-americanos informaram no domingo que um ataque dos Estados Unidos no leste do Afeganistão matou um dos principais líderes do Estado Islâmico.
Afeganistão

Ataque em Cabul terminou e foi reivindicado por EI

As forças de segurança afegãs puseram fim a um ataque em Cabul que se prolongou por mais de seis horas, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Afeganistão

Talibãs rejeitam cessar-fogo mas vão a Moscovo

Os talibãs aceitaram encontrar-se com o governo afegão em Moscovo, no mesmo dia em que rejeitaram proposta de cessar-fogo. Também querem falar com os EUA, para terminar guerra que dura há 17 anos.
Afeganistão

Afeganistão. Cessar-fogo de três meses. 

Ashraf Ghani, o líder da nação afegã, chegou a consenso com os talibãs. Acordo só será aplicado caso ambas as partes o respeitem.
Afeganistão

ONU condena atentado a centro educativo em Cabul

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o "desumano" ataque suicida contra um centro educativo na capital do Afeganistão, na quarta-feira, que causou 34 mortos e 56 feridos.
Cabul

Ataque contra serviços secretos afegãos em Cabul

Vários homens armados posicionados num edifício em construção atacaram o centro de treino dos serviços de informações do Afeganistão (Direção Nacional de Segurança) em Cabul.
Afeganistão

Ataque contra estudantes em Cabul fez 48 mortos

Pelo menos 48 pessoas morreram e outras 67 ficaram feridas num ataque suicida contra um centro educativo num bairro xiita de Cabul, anunciaram fontes oficiais.
Talibãs

Afeganistão: 260 mortos nos últimos dias em Ghazni

100 elementos das forças de segurança, mais de 20 civis e mais de 140 guerrilheiros talibãs morreram nos últimos dias na cidade afegã. Crescem dúvidas sobre quem controla a cidade.
Afeganistão

Afeganistão põe fim a testes de virgindade

356
A nova política decretada pelo Ministério da Saúde afegão proíbe hospitais e clínicas de praticarem os exames que, até à data, sentenciavam centenas de jovens à prisão.
Afeganistão

Três soldados da NATO mortos no Afeganistão

292
Os três soldados, que pertenciam à missão da NATO "Resolute Support Mission" morreram num ataque suicida. Um outro soldado norte-americano e dois afegãos ficaram feridos no mesmo ataque.
Afeganistão

Presidenciais no Afeganistão agendadas para 2019

As eleições presidenciais no Afeganistão para escolher o sucessor de Ashraf Ghani, eleito em 2014, foram agendadas para 20 de abril de 2019.
Afeganistão

Bomba mata 11 pessoas no Afeganistão

O rebentamento de uma bomba no Afeganistão atingiu um autocarro de passageiros e matou, pelo menos, 11 pessoas, enquanto um ataque coordenado no leste do país levou a tiroteios com as tropas afegãs.
Afeganistão

Afeganistão. 23 mortos e 107 feridos em atentado

O ataque, no qual morreu um colaborador da agência de notícias France-Presse, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico. O balanço das vítimas ainda pode aumentar.
Cabul

Ataque em Cabul reivindicado pelo Estado Islâmico

Ao número de mortos somam-se mais 60 feridos. As vítimas encontravam-se a celebrar, juntou ao aeroporto, o regresso do do general Abdul Rashid Dostum.
Afeganistão

11 mortos e 14 feridos em explosão no Afeganistão

O temido e poderoso senhor da guerra do norte do país tinha regressado depois de passar um ano exilado. A rebentação deu-se no momento em que saia do aeroporto, num carro blindado.
Afeganistão

Senhor da guerra no Afeganistão voltou a Cabul

O general Abdul Rashid Dostum, temido e poderoso senhor da guerra do norte do Afeganistão e primeiro vice-presidente, regressou a Cabul após um ano de exílio. Foi recebido como um herói.
Afeganistão

Número recorde de civis mortos no Afeganistão

O Afeganistão registou 1.692 civis mortos no primeiro semestre de 2018, o pior número da última década, apesar do cessar-fogo de três dias em junho.
NATO

May vai enviar 440 soldados para missão da NATO

A primeira-ministra britânica Theresa May anunciou que o Reino Unido vai reforçar a missão "Apoio Decidido" da NATO no Afeganistão com mais 440 soldados.
Paquistão

Talibãs reivindicam ataque suicida no Paquistão

Os talibãs paquistaneses reivindicaram o atentado suicida de terça-feira, durante uma reunião eleitoral em Peshawar, no noroeste do Paquistão, que causou 20 mortos, incluindo um candidato.
Afeganistão

Bombista suicida mata 19 pessoas no Afeganistão

Bombista fez-se explodir junto a grupo de sikhs e hindus, matando 19 pessoas e ferindo outras cinco. Presidente afegão está em visita oficial à região de Nangarhar, onde ocorreu o ataque.
Afeganistão

Afeganistão. Presidente anuncia fim do cessar-fogo

O presidente do Afeganistão anunciou o fim do cessar-fogo unilateral, decretado em meados de junho, e ordenou às forças governamentais que retomem as operações em todo o país.
Direitos das Mulheres

Os países mais perigosos do mundo para as mulheres

Na ranking que é liderado pela Índia, os Estados Unidos surgem como o décimo país mais perigoso do mundo para as mulheres. A lista inclui também o Afeganistão, a Síria, a Somália e a Arábia Saudita.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque talibã mata 30 militares

Cerca de 30 polícias e militares morreram na sequência de um ataque às bases militares na zona oeste do Afeganistão. O incidente aconteceu depois de os talibãs terem anunciado o fim de um cessar-fogo.
Afeganistão

Atentado suicida provoca 18 mortos

Pelo menos 18 pessoas morreram e 49 ficaram feridas domingo em resultado de um atentado suicida no Afeganistão reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a agência France-Presse.
Afeganistão

Afeganistão prolonga cessar-fogo por oito dias

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou um prolongamento por oito dias do cessar-fogo acordado na semana passada, encorajando os talibãs a prolongarem também as suas tréguas.
Afeganistão

Militares partem para missão no Afeganistão

Uma equipa de 23 militares do Exército português parte na segunda-feira da Base Aérea do Montijo para integrar a missão da NATO no Afeganistão, para dar formação na Escola de Artilharia de Cabul
Afeganistão

Estado Islâmico reivindica atentado em Cabul

Doze pessoas morreram e 31 ficaram feridas na sequência de uma explosão em Cabul, que ocorreu quando os funcionários do ministério saíam do edifício. Ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Afeganistão

Mais de 20 mortos em ataque talibã no Afeganistão

Pelo menos 14 polícias e oito talibãs morreram num ataque a vários postos de controlo policial na província de Kunduz, norte do Afeganistão, dias depois de ser anunciado um cessar-fogo temporário.
Afeganistão

Pelo menos oito mortos em atentado em Cabul

Pelo menos oito pessoas morreram e nove ficaram feridas esta segunda-feira num atentado suicida em Cabul contra instalações onde tinha decorrido um encontro de líderes religiosos.
Afeganistão

Afeganistão. Quase metade não vai à escola

Estudo da Unicef e do Governo afegão conclui que 44% das crianças em idade escolar não frequentam a escola. As meninas são as mais afetadas.
Afeganistão

11 mortos depois de explosões e tiros em Cabul

O ataque ao Ministério do Interior afegão terminou após um confronto de duas horas e resultou na morte de dez atacantes e um polícia, deixando feridos cinco membros das forças de segurança.
Afeganistão

Atentado no Afeganistão faz 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na maioria civis, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar,no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la.
Afeganistão

Afeganistão. Dezenas de mortos e feridos em ataque

Ataques talibãs provenientes de "múltiplas direções" na capital da província de Farah, no oeste do Afeganistão, mataram e feriram dezenas de polícias, anunciaram as autoridades afegãs.
Terrorismo

Sete mortos em ataque a edifício do Governo afegão

Pelo menos sete pessoas morreram e 20 ficaram feridas durante um ataque que ainda continua num edifício governamental da cidade de Jalalabad, no Afeganistão, informaram fontes oficiais.
Afeganistão

Confirmados 12 mortos em novo ataque

Pelo menos 12 pessoas morreram e outras 33 ficaram feridas num ataque perpetrado hoje contra um centro de registo eleitoral na região leste do Afeganistão, segundo informações das autoridades locais.
Afeganistão

Pelo menos 30 mortos em atentado no Afeganistão

Pelo menos 30 pessoas foram "mortas e feridas" quando uma bomba explodiu dentro de uma mesquita na província de Khost, no Afeganistão, que estava a ser usada como centro de registo eleitoral.
Estado Islâmico

UNESCO condena ataque a jornalistas no Afeganistão

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, condenou os ataques no Afeganistão que causaram a morte a pelo menos dez jornalistas, pedindo que os responsáveis sejam julgados.
Afeganistão

Várias crianças mortas em ataque no Afeganistão

Pelo menos 11 crianças morreram e outras 17 pessoas ficaram feridas, entre as quais cinco soldados romenos da NATO, num ataque suicida contra uma coluna das forças aliadas na província de Kandahar.
Afeganistão

Duplo atentado em Cabul faz 25 mortos

Duas explosões mataram 25 pessoas e feriram 49 na capital do Afeganistão. Uma das pessoas que morreu era fotógrafo da France-Presse. Ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico
Crise dos Refugiados

Trinta mil afegãos entraram ilegalmente na Turquia

Perto de 30 mil afegãos entraram ilegalmente na Turquia desde o início do ano, disse o ministro do Interior turco, um aumento muito significativo ao qual Ancara respondeu com expulsões em massa.
Cabul

Atentado mata perto de 60 civis em Cabul

Um atentado suicida em Cabul este domingo reivindicado pelo Estado Islâmico fez pelo menos 57 mortos e 119 feridos. As vítimas mortais são civis e, na maioria, xiitas.
Surf

Quando o Afeganistão vai surfar à Ericeira

Em 2015, o primeiro campeonato nacional de surf do Afeganistão realizou-se na Ericeira e pode regressar no próximo ano. Este fim-de-semana a vila do concelho de Mafra recebe a Liga MEO Surf.
Terrorismo

Ataque em santuário xiita de Cabul mata 26 pessoas

Um homem-bomba matou hoje 26 pessoas num ataque perto de um santuário xiita em Cabul. O vice-porta-voz do Ministério do Interior afegão adiantou ainda que outras 18 pessoas ficaram feridas.
Paquistão

Mulher hindu eleita para o Senado do Paquistão

410
Uma mulher da marginalizada minoria hindu foi eleita para o Senado do Paquistão, numa eleição em que um clérigo ligado aos talibãs foi derrotado. Uma estreia histórica no país.
Afeganistão

Mais de 20 mortos em ataques no Afeganistão

Estado Islâmico e talibãs reivindicam vaga de atentados suicidas no país. Morreram 20 pessoas e autoridades alertam que número pode aumentar.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Prémios e Galardões

Metallica distinguidos com o Prémio Polar

A banda norte-americana e o Instituto de Música do Afeganistão foram distinguidos com o Prémio Polar. O galardão é normalmente conhecido como "Nobel da música".
Afeganistão

Afeganistão. Cinco soldados mortos em ataque

Cinco homens morreram e dez ficaram feridos em mais um episódio de violência em Cabul. Estado Islâmico reivindicou ataque.
Afeganistão

Papa condena "violência inumana" em Cabul

O papa Francisco condenou o que qualificou de "violência inumana" cometida no Afeganistão, numa alusão ao atentado ocorrido este sábado e que causou a morte a 103 pessoas.
Donald Trump

Trump apela para "ação decisiva" contra talibãs

Esta tomada de decisão prende-se com o ataque, já reivindicado pelos radicais islâmicos, que vitimou 95 pessoas e deixou feridas outras 158.
Terrorismo

Atentado em Cabul mata 95 pessoas

Uma explosão de um carro armaldilhado matou 95 pessoas e deixou 158 feridos este sábado na cidade afegã de Cabul. Talibã reivindicam o ataque.
Terrorismo

Ataque contra ONG no Afeganistão fez 10 mortos

Um novo balanço do ataque do Estado Islâmico contra a delegação ONG Save the Children em Jalalabad, leste do Afeganistão, confirma pelo menos 10 mortos e 26 feridos.
Afeganistão

Ataque suicida a Save The Children faz um morto

O ataque contra a organização não-governamental Save the Children em Jalalabad, Afeganistão, já foi controlado, disseram à France Presse fontes oficiais, que confirmaram a morte de uma pessoa.
Afeganistão

Carro bomba explode e faz seis mortos e 20 feridos

Um bombista suicida fez explodir um carro ao pé da organização Save the Children, em Jalalabad, no Afeganistão. Estão confirmadas 6 mortes e 20 feridos. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Afeganistão

Pelo menos 22 corpos retirados de hotel em Cabul

O hotel de Cabul, no Afeganistão, foi atacado neste fim de semana pelos talibãs. Alguns dos 22 corpos estão calcinados, pelo que serão difíceis de identificar, diz relatório do Ministério da Saúde.
Afeganistão

Talibãs reivindicam ataque em hotel de Cabul

Os talibãs reivindicaram este domingo o ataque de sábado à noite ao Hotel Intercontinental, em Cabul. Subiu o número de vítimas mortais identificadas: 18, entre as quais 14 são cidadãos estrangeiros.
Afeganistão

Vários mortos em ataque a hotel em Cabul

Um dos hotéis mais conhecidos da capital afegã, o Intercontinental, está neste momento a ser alvo de um ataque por parte de quatro homens armados que estarão a "disparar contra os hóspedes".
Afeganistão

Cabul. 11 mortos e 25 feridos num atentado-suicida

Pelo menos 11 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas num atentado-suicida em Cabul, no Afeganistão. O ataque aconteceu durante uma pequena manifestação.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)