Gostava de ir trabalhar para fora mas sente que precisa de mais informação ou simplesmente gostava de ir tirar um curso de línguas no estrangeiro e quer saber qual o melhor destino? As respostas a estas e outras questões podem ser encontradas este sábado, dia 29 de novembro, no Fórum eduX de Educação e Carreira Internacional. Neste evento, que se realiza pela primeira vez em Portugal, encontrará informações sobre mais de 40 destinos em todo o mundo, programas de verão, ofertas de estágio e emprego no estrangeiro, bem como várias opções para aprender ou aperfeiçoar uma língua noutro país.

Ao longo da tarde serão disponibilizados seminários, workshops, exames linguísticos gratuitos e outras atividades para dar a conhecer as várias oportunidades no estrangeiro. De acordo com Charlotte Lowe, responsável pela organização do evento, já estavam inscritas na sexta-feira 350 pessoas, “superando as expetativas”.

Charlotte Lowe considera que “as experiências internacionais, sejam de longa ou curta duração, trazem muitos benefícios pessoais, académicos e profissionais” e daí serem tão importantes. A country manager da EF – Education First defendeu mesmo, em entrevista ao Observador, que “poderá ser benéfico adaptar, como existe em vários países europeus, a promoção das experiências internacionais como praticamente obrigatórias no desenvolvimento e crescimento pessoal dos jovens”. Sendo que, na opinião de Charlotte Lowe, “a emigração deveria ser uma opção escolhida e não uma opção necessária ou obrigatória”.

E para que esta janela de oportunidades se abra, fora de Portugal, é muito importante que os jovens estudantes e profissionais dominem a língua inglesa. Na opinião de Charlotte Lowe existem ainda medidas que podem ser implementadas em Portugal para melhorar o nível do inglês, como a criação ou implementação de escolas bilingues, o desenvolvimento de visitas de estudo internacionais, e projetos com professores nativos da língua.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nova Iorque, Miami, Boston e Munique já estão lotados em algumas datas

Quanto aos destinos mais escolhidos para estudar ou trabalhar, a responsável pelo evento frisou que “há sempre alguns destinos mais aliciantes ou mais chamativos por várias razões”. Os portugueses “estão muito inclinados ainda para os destinos na Inglaterra como por exemplo, Londres, Cambridge e Oxford”. Mas “Nova Iorque, Miami, Boston e Munique também estão com algumas datas para o Verão com pouca ou nenhuma disponibilidade”.

Mas à pergunta “Quais os melhores destinos para quem quer vingar em termos profissionais?”, Charlotte Lowe apenas referiu genericamente que “há destinos mais indicados em certas áreas”, sendo que “cada candidato deve analisar a oferta existente, os objetivos pessoais e a possibilidade de boa integração e adaptação à cultura”. No Fórum eduX, os estudantes e profissionais poderão obter mais informações para avaliar a oferta existente.

O Fórum promovido pela EF Education First terá lugar na Câmara do Comércio de Lisboa entre as 15 e as 20 horas e conta com vários parceiros: AEISEC, International Exchange Erasmus Student Network, Hult International Business School, Fórum Estudante, Instituto Técnico de Lisboa, English Exam Center, Hays Recruiting Experts Worldwide e a Associação Gap Year Portugal.