Por um instante, a casa de cada um de nós pode transformar-se numa casa de fado. A ideia de levar os fadistas ao encontro das pessoas nasceu da mente de Joana Esparteiro, que aos 27 anos decidiu dedicar-se de corpo e alma ao projeto “Fados Fora de Portas”.

“Somos portugueses. E como todos os portugueses, somos fadistas”, diz Joana Esparteiro, para quem dentro de cada português há um pouco de fado, mesmo que ainda esteja por descobrir. “Sempre gostei de ouvir fado, mas comecei-me a interessar mais há cerca de quatro anos, quando comecei a ir a casas de fado. Às tantas, dei por mim a ir todas as noites e senti que gostava muito. Saía da agência onde trabalhava, já tarde, e ia um bocadinho”, contou.

Formada em comunicação social e cultural, com mestrado em gestão, Joana começou a fazer amigos no meio e a perceber as dinâmicas. “Há quatro anos a publicidade passava por uma fase em que se comunicava muito a portugalidade, valorizando-se os produtos portugueses. Trabalhei marcas que defendiam esses valores pelo que também isso me fez começar a pensar que o fado podia estar mais perto das marcas e das empresas”. Mas, mais do que isso, Joana Esparteiro começou por fazer a ponte entre fadistas e público em geral.

Assim nasceu o “Fados Fora de Portas”, uma empresa que faz a promoção e a gestão de espetáculos de fado em diversos ambientes: um jantar em casa com os amigos que pode ser uma noite de fado, um momento de fado num casamento, uma receção a convidados estrangeiros, um concerto durante um evento de uma empresa. “Todas estas hipóteses podem ser trabalhadas e pensadas evento a evento”, explicou a mentora do projeto, que há dois meses deixou o trabalho em publicidade para se dedicar a 100% ao “Fados Fora de Portas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A aposta está a correr bem, garante: “Desde julho já fizemos dois casamentos, seis eventos empresariais e temos já eventos marcados até dezembro e para 2015”. Um dos momentos mais especiais que Joana viveu foi uma surpresa no casamento de Sara e Francisco. “Os padrinhos dos noivos pediram-nos um momento de fado na igreja. A Teresinha Landeiro cantou com a sua voz absolutamente maravilhosa e a Sara, que tão bem se aguentou sem chorar o casamento inteiro, ficou muito emocionada”, contou.

casamento 5

O casamento de Sara e Francisco teve uma surpresa chamada fado. ©Fados Fora de Portas

Teresinha Landeiro é uma das fadistas que fazem parte do catálogo do “Fados Fora de Portas”, juntamente com Rodrigo Rebelo de Andrade, Tânia Oleiro, Francisco Salvação Barreto, Matilde Cid, Gonçalo Castelbranco e os músicos Bernardo Romão, Diogo Quadros, João Maria Veiga e Pedro Saltão. Os artistas vão-se moldando em função da disponibilidade de todos e do tipo de evento.

Qualquer pessoa pode receber um espetáculo de fado no conforto do lar, à lareira ou no jardim, para quantas pessoas quiser, sejam duas ou 50, garante Joana. Promete “momentos descontraídos e castiços com direito a emoções fortes. É muito emocionante receber um fadista e dois músicos em casa que transformam um jantar numa noite de fados. Canta quem quiser. Tem-se o fado mais perto”.

Para cada situação existe um orçamento feito à medida, por isso Joana Esparteiro não adianta números. “Muitas foram as minhas tentativas de tabelar valores para eventos mas a verdade é que consigo sempre melhores preços quando analiso caso a caso”, explicou. Um espetáculo para duas pessoas não tem o mesmo preço que um espetáculo para 50, mesmo que seja à mesma hora e no mesmo sítio. Mas uma coisa garante que será igual em cada momento musical. “Este projeto não altera em nada o fado tradicional. Apenas o transporta para eventos e para os momentos das pessoas que o querem ter por perto”.