266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Fado

Fado

Marco Rodrigues: o "fadista do roque" regressa

O sexto disco está pronto, mas falta definir a data de edição. "Eu Sou do Roque" é o single que serve de primeira apresentação para o que aí vem. Veja aqui o vídeo, realizado por Cláudia Pascoal.
Amália Rodrigues

Gala Amália nos coliseus de Lisboa e Porto

As galas das comemorações do Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues realizam-se no dia 4 de outubro, no Coliseu do Porto e, no dia 9, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Música

A última playlist feita por Carlos do Carmo

135
Em dezembro de 2020, poucas semanas antes de morrer, Carlos do Carmo fez uma lista com as suas "canções de vida" — que adorava ouvir. O Observador revela a playlist em exclusivo, em dia de novo disco.
Música Portuguesa

Lina e Raül Refree vencem prémio Carlos do Carmo

O álbum Lina_Raül Refree, uma colaboração de uma fadista portuguesa com um músico e produtor espanhol, venceu o novo prémio Carlos do Carmo, criado pela SPA em homenagem ao fadista.
Fado

Como foi gravado o último disco de Carlos do Carmo /premium

Dia 16 sai o último álbum que Carlos do Carmo deixou gravado. Dois músicos e o filho (produtor) do fadista descrevem na primeira pessoa as gravações e levam-nos aos bastidores de "E Ainda...".
Música

Gisela João: "A mulher desgraçadinha? Nem pensar!" /premium

182
Aguentou as comparações a Amália, fintou pressões e fez um novo disco luminoso, uma "AuRora" na nossa música. Numa longa entrevista, Gisela João fala de tudo: Barcelos, Lisboa, Sr. Vinho, fado, vida.
Cultura

Branko, Ana Moura e Conan: um vídeo para "2020"

584
A 3 de janeiro Branko, Ana Moura e Conan Osiris revelavam uma canção intitulada "Vinte Vinte". O ano saiu furado. Agora, chega um videoclip para "resolver" a canção e para "arrumar um tempo".
Música Portuguesa

Gisela João revela single "Louca". Disco em abril

A primeira canção do terceiro álbum de Gisela João, que a cantora e fadista editará em abril, já saiu — acompanhada por um videoclip. Pode ver aqui o regresso de Gisela às canções.
Fado

Carlos do Carmo eternizado em mural em Alvalade 

Um mural pintado pelo artista urbano Mário Belém, na freguesia de Alvalade em Lisboa vai eternizar a figura do fadista Carlos do Carmo que morreu no início do ano, com o mote "Lisboa Menina e Moça".
Obituário

Morreu Joel Pina, mestre e "professor" do fado

2854
Acompanhou Amália Rodrigues durante três décadas, influenciou músicos e fadistas e fez do baixo acústico uma peça fundamental no fado. Completaria ainda este mês 101 anos.
Óbito

Morreu o viola de fado José Maria Carvalho

718
José Maria Carvalho o viola de fado, natural do Porto, que acompanhou a fadista Argentina Santos morreu esta terça-feira vítima de Covid-19, aos 91 anos, confirmou fonte da Casa do Artista.
Fado

Último álbum de Carlos do Carmo sai em abril

No álbum que sairá postumamente, mas que Carlos do Carmo terminou em vida, ouve-se o fadista cantar fados com palavras de Hélia Correia, Herberto Helder, José Saramago e Sophia, entre outros poetas.
Música

Álbum "Mariza Canta Amália" editado nos EUA

O álbum "Mariza Canta Amália" em homenagem a Amália Rodrigues - gravado entre Lisboa e o Rio de Janeiro - vai ser editado nos Estados Unidos pela Nonesuch.
Fado

SPA cria Prémio Carlos do Carmo

A Sociedade Portuguesa de Autores criou o Prémio Carlos de Carmo para atribuir ao melhor disco de fama, homenageando o fadista que morreu dia 1. O prémio será entregue na Gala de Autores Portugueses.
Música Portuguesa

"Lisboa, Menina e Moça": do veto ao êxito /premium

Paulo de Carvalho compôs a melodia. O primeiro a escrever a letra foi Joaquim Pessoa. Com a ajuda de Ary dos Santos e Fernando Tordo, tornou-se outra canção. A história do novo 'hino' da capital.
Conversas de Fim de Tarde

"Quero perceber o que sou e o que quero fazer"

4095
O vencedor do último The Voice "nunca pensou ser uma inspiração". Começou a cantar nos grupos de cante alentejano. "É um prazer e uma honra enorme chegar às pessoas e não deixar que o cante se perca."
Fado

Espetáculo apoia os que "ficaram sem trabalho"

A iniciativa "Fado Solidário", com os artistas que "ficaram sem trabalho" devido ao "encerramento da maioria das casas de fado", realiza-se a 3 de fevereiro, em Lisboa, anunciou a organização.
Morte

Dezenas esperaram saída da urna de Carlos do Carmo

Dezenas esperaram a saída da urna do fadista da Basílica da Estrela, onde decorreu a missa de corpo presente. O Presidente da República, primeiro-ministro e a ministra da cultura estiveram presentes
Fado

Carlos do Carmo: decretado dia de luto nacional 

As cerimónias fúnebres do célebre artista realizam-se esta segunda-feira dia 4 de janeiro, no mesmo dia em que foi decretado dia de luto nacional em homenagem a Carlos do Carmo.
Fado

A vida de Carlos do Carmo em imagens

Em décadas de fados e canções, cantou em grandes palcos do mundo e somou prémios, mas dizia-se "patriota" e orgulhoso de ser português. A vida de Carlos do Carmo, mestre da canção, em 15 imagens.
Óbito

Carlos do Carmos. Luto nacional na segunda-feira

820
Governo decretou dia de luto nacional para segunda-feira, pela morte de Carlos do Carmo. Cerimónias fúnebres vão decorrer na Basílica da Estrela, no mesmo dia, anunciou a família.
Óbito

O fado e a política: Carlos do Carmo em 28 frases /premium

O fado que em adolescente achou "careta", a morte prematura do pai, as convicções políticas de quem nunca foi "feijão frade" e o gosto em ser "portuga": eis Carlos do Carmo nas suas próprias palavras.
Fado

Morte de Carlos do Carmo deixa "coração partido"

1553
Marcelo diz que morte do artista, aos 81 anos, não pode ser vista com "desesperança", mas como uma homenagem a alguém que “nunca perdia a esperança”. O cantor lutou pelo fado e pela liberdade.
Conselho Europeu

UE/Portugal. Fado no concerto inaugural

Concerto inaugural da presidência portuguesa do Conselho Europeu será transmitido pela RTP no dia 5 de janeiro. Em ano de centenário do nascimento de Amália Rodrigues, o fado será o destaque.
Reportagem Observador

"É como estar num canto do estúdio a ver Amália"

"Ensaios" é o novo disco de Amália, lançado pela Valentim de Carvalho, que reúne registos inéditos. "Pensamos que o que Amália fez sempre se fez, mas ela inventou tudo", afirma Frederico Santiago.
Música

"Ensaios": a busca de Amália pela melhor versão  /premium

211
Entre 1970 e 1971, Amália Rodrigues ensaiava e gravava fados que só editaria no pós-25 de abril. Um novo disco revela, na intimidade, o trabalho que gerou as canções: detalhe a detalhe, verso a verso.
Amália Rodrigues

Duplo álbum "Amália 1970 Ensaios" reúne inéditos

293
O novo álbum "Amália 1970 Ensaios" será editado na 6.ª feira e contou com o apoio do Arquivo Nacional do Som, que restaurou gravações, algumas feitas em casa, outras nos estúdios Valentim de Carvalho.
Conversas de Fim de Tarde

"Só me apetecia viver em palco até isto passar"

"Mais do que saudades de cantar, há carência." Aldina Duarte regressou aos palcos, já a planear um novo trabalho "inédito". "As histórias que canto são outras. As palavras ganharam outra dimensão."  
Conversas de Fim de Tarde

"Cantar fado é ler um poema e torná-lo nosso"

"Ligado a Amália desde sempre", Miguel Xavier presta uma homenagem à fadista num concerto na Universidade de Aveiro. "Quando cantamos com sentimento fadista chegamos a todas as línguas."  
Música

Camané recorda carreira no CCB

O fadista Camané vai fazer "uma retrospetiva da sua carreira" no concerto que tem marcado para o dia 20 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Mário Laginha é um dos convidados.
Conversas de Fim de Tarde

"Não sou fadista. Sou cantor de músicas obscenas"

O mais recente trabalho do músico e pintor Manuel João Vieira está quase ai. O disco "Anatomia do Fado" fala do fado humorístico, não tem "ordinarices" e é "para toda a família".
Cultura

Amália Rodrigues. Governo traz gravações inéditas

A ministra da Cultura anunciou hoje que o Governo vai trazer para Portugal gravações de som de Amália Rodrigues que se encontram dispersas pelo mundo, parte das quais são inéditas ou desconhecidas.
Amália Rodrigues

Costa fala no centenário de Amália

Primeiro-ministro vai estar no Panteão esta terça-feira para comemorar o centenário do nascimento de Amália Rodrigues. Celebrações estendem-se até 2021.
Amália Rodrigues

Festival de Fado da América Latina em 'streaming'

As fadistas Cuca Roseta, Fábia Rebordão e Sara Correia participam no Festival de Fado da América Latina, em formato digital e em homenagem a Amália Rodrigues, no centenário do seu nascimento.
Fado

De Mariza a Gisela: o que ver no Santa Casa Alfama /premium

É um dos primeiros festivais de relevo a voltar, mesmo que com ingredientes novos impostos pela pandemia. Esta 6ª e este sábado, Alfama enche-se de fado com concertos a rodos. Sugerimos-lhe 6.
Conversas de Fim de Tarde

"Assusta-me que as casas de fado não possam abrir"

"É preciso um novo caminho para 2021". Sara Correia acabou de lançar um novo álbum, chama-se "Do Coração" e tem produção de Diogo Clemente: "É um pilar. Quero trabalhar com ele até que a voz me doa".
Conversas de Fim de Tarde

"Há coisas absurdas a que dão o nome de fado"

A banalização que criou um "produto artificial inspirado no fado" e a "ideia de que qualquer coisa pode ser fado". O fado nas mãos de Pedro Caldeira Cabral, que está prestes a subir ao palco do CCB.
Amália Rodrigues

Amália através das tecnologias de comunicação

A exposição "Amália e os Média - Um Ensaio", na Fundação Portuguesa das Comunicações, acompanha a carreira da fadista, seguindo tecnologias de comunicação e meios de gravação, desde a década de 1940.
Fado

Fadistas portuguesas no Teatro Real de Madrid

As fadistas Ana Moura, Cuca Roseta e Fábia Rebordão são o cartaz do 10.º Festival de Fado de Madrid, com concertos em 26 de setembro, que este ano se realizam no prestigiado Teatro Real de Madrid.
Conversas de Fim de Tarde

"Sem proximidade não se faz uma casa de fados"

A Mesa de Frades leva o melhor do fado à beira Tejo. Tudo sobre o festival SomSabor, os noivados e casamento ao som do fado e a passagem de ano da fadista Celeste Rodrigues com Madonna em Nova Iorque.
Fado

Câmara de Lisboa aprova apoio a casas de Fado

140
CML justifica este apoio com a "necessidade de salvaguardar" um "património único português face a uma situação extraordinária de pandemia, causada pela Covid-19".
Fado

Casas de Fado querem esclarecer apoios ao setor

Clara Sevivas afirmou esta quarta-feira que "há uma clara falta de critérios na atribuição dos apoios financeiros" e realçou: "Nem foi aberto qualquer concurso".
Fado

Fado na moda entre a juventude da Califórnia

205
Fadista luso-americano, que promove o fado num restaurante português na Califórnia, afirma que "o fado está na moda e mais agora entre a juventude da Califórnia que outra coisa".
Amália Rodrigues

"Amália foi das melhores do mundo, ponto final" /premium

Imagem da artista está a mudar perante os portugueses, diz Frederico Santiago, responsável pela edição da discografia completa, a propósito do centenário de Amália e dos inéditos que aí vêm.
Amália Rodrigues

Parlamento saúda 100. º aniversário de Amália

238
"Mais do que uma extraordinária voz", Amália "despertou a admiração mundial e acordou o mundo para o fado", considerou Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República.
Amália Rodrigues

Eventos do centenário de Amália Rodrigues 

111
Uma missa, uma emissão filatélica e concertos são algumas iniciativas que celebram os 100 anos de Amália Rodrigues, que morreu em 1999. Ferro Rodrigues irá apresentar voto na Assembleia da República.
Amália Rodrigues

Milagre foi isto: ter-nos acontecido a voz dela /premium

Nasceu com as cerejas, ninguém sabe bem quando, mas alguém a fez nascer oficialmente a 23 Julho. Amanhã mesmo, faria cem anos.
Música Portuguesa

Amália. RTP transmite concerto de homenagem

143
O espectáculo No Tempo das Cerejas, que juntou Ana Moura, Camané, Ricardo Ribeiro, Orquestra Metropolitana de Lisboa e convidados como Mário Laginha e Gaspar Varela, será transmitido na RTP dia 30.
Fado

Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro cantam Amália

207
Os três fadistas vão cantar com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e com os músicos José Manuel Neto, Pedro Soares e Daniel Pinto. Gaspar Varela, Laginha e Toscano são convidados. Saiba como ver.
Amália Rodrigues

Português quer criar 25 murais dedicados a Amália

381
Os murais serão pintados em antigas colónias portuguesas e em países onde existem grandes comunidades portuguesas. Objetivo é criar uma comunidade virtual entre os portugueses no mundo.
Amália Rodrigues

Inéditos de Amália são editados dia 23

Uma caixa com cinco CD com gravações inéditas de Amália Rodrigues em Paris é editada no próximo dia 23, quando a fadista completaria 100 anos.
Festivais

Santa Casa Alfama celebra Amália em outubro

O festival vai realizar-se nos dias 2 e 3 de outubro, em Alfama. A edição deste ano terá metade dos espetadores, serão oferecidas máscaras e haverá gel desinfetante à entrada de todos os palcos.
Conversas à Quinta

Amália: onde estava mesmo o segredo da cantadeira?

Jaime Gama nunca esqueceu uma noite de fados com Amália que viu aos 5 anos. E mesmo sem ter um fado de eleição, Jaime Nogueira Pinto concorda que o segredo estava na voz – não havia outra assim.
Amália Rodrigues

Amália. Imagens inéditas vão estar online 

337
As imagens foram gravadas na década de 60, pelo marido, e contém inéditos da rodagem do filme "Ilhas Encantadas" e da digressão pela Europa e África. Conteúdo vai estar disponível online.
Amália Rodrigues

Celebrações do centenário de Amália em julho

As celebrações iniciam-se no dia 1 de julho, e até ao final deste ano realizam-se concertos, exposições e "videomapping". A programação prossegue em 2021 com exposições, conferências e um colóquio.
Fado

"Figuras do Fado" origina a história de 10 volumes

Trata-se da obra "Figuras do Fado", que vai apresentar biografias, pessoais e artísticas, de mais de 300 nomes, entre fadistas, músicos, compositores, poetas e produtores.
Amália Rodrigues

Carminho conta história de Amália Rodrigues

O livro biográfico "Amália, já sei quem és" para crianças sobre a fadista Amália Rodrigues é escrito em sextilhas e sai este mês, numa altura em que se celebra o centenário da diva do fado.
Lançamentos

Biografia política de Amália sai no final de junho

567
O trabalho de Miguel Carvalho sobre Amália e a ditadura vai sair em livro a 30 de junho. Este mostra como, ao contrário do que muitas vezes se disse, a fadista apoiou a causa antifascista.
Amália Rodrigues

Editadas gravações inéditas de Amália em Paris

Trata-se da gravação do espetáculo no Olympia, em 1956, remasterizado a partir das bobinas originais. O restante material, entre 1957 e 1965, inclui gravações ao vivo e em estúdio na Rádio France.
Coronavírus

Intérpretes e casas de fado esperam dificuldades

1593
A dependência do turismo e a precariedade laboral de muitos intérpretes expõem a fragilidade de um setor que terá dificuldades em ultrapassar a crise gerada pela Covid-19. "A retoma vai ser dura."
Fado

Fadista Telmo Pires publica novo álbum

“Através do Fado” tem produção do fadista e de Davide Zaccaria. O novo disco de Telmo Dias conta com a gravação de temas de Amália, Ana Laíns e Carlos do Carmo, entre outros.
Centro Cultural De Belém

Instalação sobre "carreira única" de Amália no CCB

A exposição celebra o centenário do nascimento da fadista com temas musicais que têm propriedade de "curar" e com uma "farmácia de poemas, onde se escolhem poemas como mezinhas".
Poesia

Cotovia lança nova edição dos versos de Amália

No ano em que se assinala o centenário da fadista, a editora disponibilizou uma nova edição do livro de versos de Amália. A 10.ª edição já está disponível nas livrarias.
Fado

Gisela João quer continuar a fazer pessoas sonhar

Gisela João entra em casa das pessoas "sem pedir licença a ninguém", e a única coisa que lhes pede é que continuem a sonhar - mas atentas aos novos tempos, como canta na nova versão da "Mariquinhas".
Fado

Mísia recebe prémio "In Honorem" em França

175
Esta é a terceira vez que a Academia Charles Cros, em Paris, distinguiu a fadista Mísia, mas a primeira em que lhe é atribuído o prémio "In Honorem", pela sua carreira e inovação que trouxe ao fado.
Fado

Raquel Tavares vai deixar de cantar

1377
"Neste momento cantar é uma coisa que me faz mal", disse a fadista no programa de Cristina Ferreira. "Chego a casa e sinto-me muito sozinha. Aos 35 anos, o que é que eu tenho?", apontou.
Natal

Por este Natal dentro (e Camané) /premium

Francisco alertou o mundo, acordando-nos sobre o significado do Presépio e contando-nos a sua história. Ou melhor, devolvendo-nos a responsabilidade e o desafio da revolução que o Presépio é.
Fado

DVD sobre Carlos do Carmo no Museu do Fado

O DVD “Carlos do Carmo: Um Homem No Mundo”, documentário para celebrar os 50 anos de carreira do cantor vai ser apresentado no Museu do Fado. O fadista encerrou atuações ao vivo dia 9 de novembro.
Mariza

Mariza dedica novo disco a Amália Rodrigues

Mariza anunciou que o seu novo disco, a editar no próximo ano, é uma homenagem a Amália Rodrigues. As gravações decorrerão entre Lisboa e Rio de Janeiro, cidade onde Amália fez as primeiras gravações.
Música Portuguesa

Sobral, Deslandes e Janeiro a cantar Amália?

A rádio Antena 1 desafiou 21 artistas portugueses a recriarem canções cantadas por Amália. O resultado é o disco "Com que Voz – Uma Canção para Amália", que será editado dia 6 de dezembro.
Fado

Mísia recebe prémio da crítica discográfica alemã

O álbum "Pura Vida - Banda Sonora" recebeu o Phonographic Critics Award. A fadista, distinguida agora pela crítica, na Alemanha, deverá apresentar o projeto em 15 palcos internacionais.
Música

Carminho anúncia digressão nacional

A fadista vai cantar em 14 salas espalhadas por todo o país. A digressão nacional arranca a 11 de janeiro em Torres Novas e termina a 25 de abril com concerto no Theatro Circo, em Braga.
Fado

Morreu a fadista Argentina Santos aos 95 anos

A fadista de 95 anos terminou a carreira em 2015, tendo passado por vários palcos internacionais. Ministra da Cultura recordou "figura emblemática e referência incontornável da história do fado".
Fado

Morreu a fadista Teresa Tarouca

905
Teresa Tarouca morreu vítima de pneumonia dupla. Tinha 77 anos. Ao longo da sua carreira, cantou fados clássicos de autores como Alfredo Marceneiro. Foi a primeira fadista a cantar Fernando Pessoa.
Poesia

"Cem poemas de Cuca Roseta" em livro este mês

"Cem poemas de Cuca Roseta" reúne versos escritos pela fadista. O livro que inclui "quase todos os poemas" que já gravou é editado no próximo dia 15.
Fado

Carlos do Carmo quer que a primavera continue

"Não sei voltar ao passado, esta noite derradeira", do clássico "Bailado", deixava escorregar a canção para a realidade. Carlos do Carmo deu o primeiro de dois concertos de despedida no Porto.
Sob Escuta

"Diziam-me: 'Miúdo, cantas bem, mas a tua mãe..."

Recorde aqui a entrevista a Carlos do Carmo antes dos últimos concertos, em 2019. Em sua casa, o fadista falou à Rádio Observador sobre tudo: os heróis, as conquistas, as desilusões e a família.
Fado

Camané e Laginha revelam versão de "Com Que Voz"

433
Camané e Mário Laginha juntaram-se para concertos e um disco que chegará em novembro. Já há videoclip com uma versão de "Com Que Voz", o fado que Amália eternizou e que se ouve agora em voz e piano.
Música

Aldina Duarte: “No fado não se foge da dor" /premium

208
Tem 25 anos de carreira e fez um disco para homenagear a cultura das casas de fado, onde se formou cantora. “Tudo o que é acessório no fado estraga e estraga muito”, diz-nos em entrevista.
Fado

Aldina Duarte com novo álbum em novembro

128
A fadista, que comemora 25 anos de carreira este ano, revelou esta sexta-feira o primeiro single do seu próximo álbum "Roubados", que recupera fados antigos e inclui um dueto com António Zambujo.
Amália Rodrigues

Amália Rodrigues apoiou a causa antifascista

903
Uma investigação da Visão Biografia, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, revela como a fadista manteve relações clandestinas com a oposição, apoiando intelectuais oposicionistas.
Amália Rodrigues

Odemira assinala os 20 anos da morte de Amália 

Brejão, concelho de Odemira (Beja), pretende homenagear “a grande voz do fado e manter viva a sua ligação ao território de Odemira”, explicam os promotores do evento.
Festivais de Música

Dois dias de fado em todas as ruas de Alfama

Esta sexta e sábado o bairro lisboeta recebe mais uma edição do festival Santa Casa Alfama, com mais de 50 concertos em 12 palcos diferentes, num programa que junta veteranos e novos talentos.
Fado

Carminho nomeada para prémio britânico Lukas

"Maria" está nomeado para o galardão na categoria de Melhor Disco. Álbum compete com trabalhos de Buika, Vitto Meirelles, Yilian Cañizares e Omar Sosa ou Rosalía.
Fado

Fado. Carminho edita álbum e faz digressão nos EUA

Após assinar contrato com a produtora Nonesuch Records, a fadista vai para os Estados Unidos editar o seu quinto álbum, "Maria". Segue-se uma digressão pelo território norte-americano e pelo Canadá.
Fado

Santa Casa Alfama com Ana Moura e Gisela João

O Santa Casa Alfama revelou o cartaz completo da sua edição deste ano, que decorre a 27 e 28 de setembro. Vão ainda atuar Katia Guerreiro, Marco Rodrigues, Jorge Fernando e Sara Correia, entre outros.
Entrevista

“Tinha vergonha de que me ouvissem a ouvir fado"

Camané mantém igual a si mesmo: na recordação dos fadistas com quem “tanto aprendeu” e na fidelidade aos que arriscaram consigo. Em entrevista a Maria João Avillez, conta a vida em vez de a cantar.
Fado

Carminho: “Fado é arte contemporânea”

Fadista está a preparar os concertos nos Coliseus e apresentou uma performance numa galeria de arte contemporânea. Contou histórias íntimas e memórias de infância.
Amália Rodrigues

UNESCO celebra centenário de Amália Rodrigues 

337
António Sampaio da Nóvoa refere que o reconhecimento da UNESCO atribui às celebrações e à fadista uma "dimensão mais ampla". A proposta foi aprovada por Estados-membros da CPLP, Espanha e França.
Fado

Museu do Fado lança oficina da guitarra portuguesa

131
Museu do Fado, em Lisboa, inaugura na terça-feira a Oficina da Guitarra Portuguesa, onde vai efetuar-se, de maio a setembro próximos, um curso de construção de instrumentos, e vários 'workshops'.
Fado

"Namorico do André" primeiro single dos Fado Bicha

O novo single e o videoclipe dos Fado Bicha "Namorico do André" vão ser divulgados publicamente esta sexta-feira. Este passou a ser o primeiro fado a falar abertamente de um amor homossexual.
Paris

Durante dois dias "vai ser tudo do fado" em Paris

O festival Fado in Paris vai acontecer no sábado e domingo com diferentes concertos de fadistas nacionais e projetos criados no país à volta do fado. Entre os artistas estão Carminho e Jorge Fernando.
Fado

Homenagem à fadista Celeste Rodrigues no CBB

1068
O espetáculo "Fado Celeste" é encenado pelo neto da fadista e "em palco vão reunir-se os amigos, de distintas gerações", entre os quais Camané, Mísia e Ricardo Ribeiro.
Fado

Morreu o fadista José Manuel Barreto aos 75 anos

O fadista José Manuel Barreto, de 75 anos, morreu na quarta-feira, no Barreiro, no distrito de Setúbal, informou uma familiar.
Música

Carlos do Carmo vai abandonar os palcos

206
O fadista de 79 anos vai dar os seus últimos concertos em novembro, em Lisboa e no Porto, anunciou a sua editora. Carlos do Carmo editará este ano um álbum, em que canta Manuel Alegre e Jorge Palma.
Porto

Com que voz (e o Porto) /premium

185
Que o mesmo é dizer, com aquela convicção de aço que ponho quando a pele e o coração me dizem que estou absolutamente certa, que falo de dois sobredotados. Ambos portugueses.
Fado

De Amália a Marceneiro: o fado em imagens

306
Há sete anos a UNESCO declarava-o património imaterial da humanidade, há 20 anos nascia o museu que o tenta promover, estudar e preservar. Estas fotografias, da coleção do museu, contam a história.
Música

"Não canto para ser famosa, canto para sobreviver" /premium

1420
Trinta e quatro anos, uma carreira firmada e um novo álbum. "Maria" é nome próprio e é disco de fado, inequivocamente de fado, "sem cedências". Quem é hoje Carminho, Maria do Carmo? Ela dá pistas.
Fado

Carminho edita novo álbum no final do mês

105
A editora afirma que este quinto álbum da carreira de Carminho é "o mais pessoal de sempre", no qual a fadista "participou ativamente na sua produção".
Fado

Museu do Fado celebra 20 anos com novo programa

O Museu do Fado vai fazer uma homenagem a Maria Teresa de Noronha e inserir novos nomes do fado ao programa com que celebra 20 anos. O espetáculo vai incluir uma sessão de video-mapping.
Amália Rodrigues

Casa de férias de Amália é agora alojamento local

3335
A casa de férias de Amália Rodrigues, no Brejão, é agora um alojamento local gerido por um amigo do presidente da fundação com o nome da artista. O testamento de Amália nunca foi cumprido.
Fado

Tânia Oleiro e Marco Oliveira vão aos EUA

135
Os fadistas Tânia Oleiro e Marco Oliveira iniciam na quinta-feira uma digressão por quatro palcos norte-americanos, estando já esgotado o concerto no Elebash Recital Hall, em Nova Iorque.
Fado

Celeste Rodrigues homenageada na Festa do Fado

No dia 26 de novembro, é inaugurada, no Luso Café, a exposição "Fado, Memórias e Revelações", composta por "fotografias inéditas de eminentes artistas de fado", do fotógrafo Rogério Paulo Gonçalves.
Fado

Morreu José Maria Nóbrega o famoso viola de fado 

José Maria Nóbrega faleceu, na passada terça-feira, com 92 anos de idade. Teve uma carreira de sucesso ao acompanhar, por mais de 40 anos, o fadista Carlos do Carmo.
Óbito

Morreu a atriz e fadista Mariema

155
A atriz Mariema morreu no domingo à noite, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse esta segunda-feira à agência Lusa fonte da Casa do Artista, onde a atriz residia.
Amália Rodrigues

Memória de Charles Aznavour /premium

Agora onde estão os dois, talvez Charles Aznavour olhe para Amália como sempre olhou e já nem sequer se lembre da pouca fortuna daquele reencontro.
Fado

Alfama. Histórias, nomes consagrados e futuro

Raquel Tavares fez uma sessão de discos pedidos para o Santa Casa Alfama. No último dia, os nomes consagrados mostraram quanto vale a experiência. E os jovens provaram ter o futuro do fado assegurado.
Fado

Alfama. O fado não é só triste, nem só português

O primeiro dia do Santa Casa Alfama não foi apenas feito de fado. E aquele que por lá se ouviu não era só triste, nem só português. Houve pop, morna e até futebol. Este sábado há mais.
Fado

Ana Moura estreia-se na Sydney Opera House

A fadista portuguesa Ana Moura atua a 5 de outubro, pela primeira vez, na Sydney Opera House, na Austrália, uma das salas de espetáculos mais importantes do mundo, foi esta sexta-feira anunciado.
Fado

Festival Santa Casa Alfama: 2 dias, 11 palcos

Maria da Fé e Dulce Pontes são alguns dos artistas que atuam no festival Santa Casa Alfama, hoje e sábado, em onze palcos no bairro lisboeta, além do projeto "Fado à Janela", no Largo de S. Miguel.
U2

Mais bilhetes à venda para ver os U2

Os 56 bilhetes libertados para os concertos da U2 Experience + Innocence Tour custam 200 euros. Ana Moura vai participar (ainda que não em carne e osso) no âmbito da ação global "Poverty is Sexist".
Fado

"Fado Clandestino" com EP em português e francês

Lizzie, Filipe de Sousa e Nuno Estevens vão apresentar o seu primeiro EP a 28 de setembro, num concerto no Théâtre Comédie Nation, em Paris, dois anos depois de terem criado o projeto musical.
Madonna

Madonna sobre Lisboa... e fado, futebol e Comporta

289
Fado, futebol e passeios a cavalo na Comporta. Poucos dias antes de fazer 60 anos, Madonna falou pela primeira vez sobre a sua vida desde que se mudou para a capital portuguesa.
Festivais

João Pedro Pais encerra festival de fado de Alfama

João Pedro Pais, numa "aventura" pelo fado, Duarte, Paulo Bragança e um novo projeto de João Monge e João Gil completam o programa do Festival Santa Casa Alfama, em Lisboa, em 28 e 29 de setembro.
Fado

Celeste Rodrigues nas fotos do Museu do Fado

No dia em que morreu a mais antiga fadista portuguesa, recorde quem ela era e o que fez nesta série de fotografias antigas, disponibilizadas pelo arquivo do museu lisboeta.
Atualidade

"Sombra porquê? Ela era ela, eu era eu"

Celeste Rodrigues morreu com 73 anos de carreira mas passou a vida a ser comparada à irmã, Amália Rodrigues. Veja como a fadista respondia a esse tema: "Ela era a melhor. Há muitos alfaiates, não é?"
Fado

Carminho, Camané e outros amigos lembram Celeste

406
Falava muitas línguas (até sueco), manteve a vontade de viver até ao fim e um dia disse ao bisneto que ia "fazer uma viagem". Camané, Carminho e outras figuras lembram Celeste Rodrigues.
Óbito

Morreu a fadista Celeste Rodrigues

931
Celeste, irmã mais nova de Amália Rodrigues, tinha 95 anos e uma vida dedicada ao fado. Cantou em muitas casas típicas mas foi das primeiras fadistas a atuar lá fora. Funeral realiza-se na sexta.
Concertos

Raquel Tavares atua com a Sinfonietta de Lisboa

A fadista Raquel Tavares atua nos dias 31 de outubro e 3 de novembro nos coliseus do Porto e de Lisboa, respetivamente, acompanhada pela Sinfonietta de Lisboa.
Fado

Camané venceu Prémio Manuel Simões

Camané, com o disco "Camané canta Marceneiro", é o vencedor do Prémio Manuel Simões para Melhor Disco de Fado, revelou este sábado à agência Lusa fonte da Fundação Manuel Simões.
Fado

Teresinha Landeiro estreia-se em disco 

263
Teresinha Landeiro é autora da maioria dos onze poemas que gravou no CD, aos quais juntou um tema que lhe ofereceram, "Lisboa Marcha Assim", de Fernando Jorge Alves e António José Alves.
Fado

Festival de Fado de Madrid 

Mísia, Carminho e Katia Guerreiro constituem o cartaz do 8.º Festival de Fado de Madrid, a decorrer até domingo, este ano com "o fado fora de portas" por tema, para assinalar a internacionalização.
Música

CD com inéditos de Amália editado dia 29

O triplo CD "Amália. É ou Não É", que inclui inéditos de Amália Rodrigues, do período de 1968 a 1975, é editado no próximo dia 29, disse, à agência Lusa, o coordenador da edição, Frederico Santiago.
Fado

Cascais. Ana Moura e Ricardo Ribeiro no festival

133
O Festival de Fado de Cascais, que acontece entre 19 e 21 de julho, vai receber, entre outros, Ana Moura, Ricardo Ribeiro e José Manuel Neto. O festival realiza-se no Parque Palmela.
Fado

Fadista Helder Moutinho na Argentina e Colômbia

O fadista Helder Moutinho estreia-se, em junho, na Argentina e na Colômbia, onde vai apresentar o seu mais recente álbum, "Manual do Coração", no âmbito do Festival do Fado de Buenos Aires e Bogotá.
Fado

Silêncio, que se vai cantar o Fado Bicha

583
O que torna uma pessoa homem ou mulher é uma "inquietação" que Lila Fadista espera ajudar a responder com o Fado Bicha, um projeto musical que quer dar mais visibilidade à comunidade LGBTI.
Festivais de Música

Fado. Festival em Lisboa com mais de 40 concertos

Festival Santa Casa Alfama vai acontecer entre os dias 28 e 29 de setembro e conta, entre as novidades, com um palco no recém-inaugurado terminal de cruzeiros de Santa Apolónia.
Fado

Helena Sarmento apresenta disco no Museu do Fado

Helena Sarmento apresenta "Lonjura" no Museu do Fado na próxima terça-feira. A fadista, que dedica o álbum ao escritor Joaquim Sarmento, seu pai, diz que a construção do disco foi "muito intuitiva".
Concertos

Celeste Rodrigues, 95 anos, dá concerto no Tivoli

A fadista Celeste Rodrigues sobe ao palco do TivoliBBVA na sexta-feira, com outros fadistas como Teresinha Landeiro e Fábia Rebordão. Celeste está "muito contente" por "juntar tantos amigos em palco".
Música Portuguesa

O "Sinatra do fado" estreou-se em Nova Iorque

351
O fadista de 78 anos atuou este fim-de-semana em Nova Iorque. A NPR (rádio pública norte-americana) descreve-o como "Sinatra do fado". E Carlos do Carmo diz que Sinatra "era fadista".
Cultura

Associação quer descida do IVA nos espetáculos

A Associação Portuguesa de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) lançou, na segunda-feira, uma petição pública em defesa da descida do IVA sobre os espetáculos ao vivo, de 13% para 6%.
Música

Fadista Duarte em digressão europeia

206
O fadista Duarte inicia na próxima quinta-feira, na Bélgica, uma digressão por dez palcos europeus para apresentar o novo álbum. Músico vai actuar em França, Espanha e Portugal.
Marrocos

Fado.Katia Guerreiro e Ricardo Ribeiro em Festival

124
O II Festival de Fado de Rabat, Marrocos, vai contar com a presença dos portugueses Katia Guerreiro e Ricardo Ribeiro. A fadista atua no dia 30 de março e Ricardo Ribeiro no dia seguinte.
Música

Hélder Moutinho dia 22 de março no S. Luiz 

105
O fadista Hélder Moutinho passa em revista uma carreira de cerca de 25 anos, com cinco álbuns editados. Espetáculo "Escrito no Destino" acontece no próximo dia 22, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
Fado

António Chainho estreia novo tema na Internet

288
O guitarrista e compositor António Chainho completa hoje 80 anos e estreia em direto, através da rede social Facebook, um novo tema de sua autoria, "Samba Fado", disse à agência Lusa o seu produtor.
Concertos

Nuno da Câmara Pereira em abril no Coliseu

Nuno da Câmara Pereira vai atuar em abril no Coliseu dos Recreios. O fadista vai apresentar os álbuns mais recentes, "Lusitânia" e "Belmonte em cantos mil".
Irão

Fadista Ricardo Ribeiro estreia-se no Irão

A atuação de Ricardo Ribeiro esta terça-feira, em Teerão, "surge na sequência da crescente internacionalização do fadista, que, no ano passado, se estreou nos palcos britânicos".
Concertos

Fadista Ricardo Ribeiro estreia-se no Irão

O fadista Ricardo Ribeiro dá o primeiro concerto no Irão na próxima terça-feira. No ano passado, o músico atuou em países como a Índia, o Senegal ou a Noruega.
Madonna

Celeste Rodrigues na passagem de ano com Madonna

811
A fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues, aceitou o convite de Madonna e vai passar a passagem de ano no apartamento da rainha da pop em Nova Iorque.
Atualidade

Madonna foi à procura da irmã de Amália Rodrigues

A cantora norte-americana foi à procura de Celeste Rodrigues, depois de ter ficado sua fã. Encontraram-se numa casa de Fados em Alfama. O proprietário contou como foi.
Madonna

Madonna faz dueto com irmã de Amália Rodrigues

1321
"Can't help falling in love" foi a canção que Madonna e Celeste Rodrigues -- irmã de Amália -- cantaram numa noite lisboeta. O momento ficou registado em vídeo e foi partilhado nas redes sociais.
Mariza

Mariza nos Coliseus de Lisboa e Porto

Mariza vai atuar no Coliseu do Porto a 30 de maio e no de Lisboa a 2 de junho. A fadista vai apresentar o novo álbum, que deve chegar às lojas em março do próximo ano.
Música

João Braga celebra 50 anos de fado no S. Luiz

O fadista atua em esta quinta-feira no Teatro S. Luiz, em Lisboa, para celebrar 50 anos de carreira. Cuca Roseta e Kátia Guerreiro vão participar no concerto.
Na Estrada com...

Na estrada com... Carminho

Adrenalina. Tom Jobim com sotaque português. E os fãs que a fizeram assinar os braços: "Cada gesto de simpatia dá-nos força para continuar. É tão especial que quando não há... sentimos falta"
Fado

Alfama acolhe 24 horas consecutivas de Fado

488
O Museu do Fado anunciou a celebração da classificação do Fado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em parceria com a casa de fados Mesa de Frades, com 24 horas consecutivas de atuações.
Fado

Óscar Gomez, o cubano que cruzou o fado com jazz

É produtor musical e ganhou cinco Grammys. Nasceu em Cuba e é um crítico do castrismo. Agora criou um disco que muda a sonoridade da canção de Lisboa. Carlos do Carmo é uma das vozes.
Concertos

Rui Veloso abre o ciclo "Concertos Arena Live"

Rui Veloso é o primeiro a atuar no ciclo "Concertos Arena Live", que só termina na noite de fim de ano. Gisela João, GNR, David Carreira e Ana Moura fazem parte do cartaz do Casino Lisboa.
Mariza

Mariza inicia digressão nos EUA

Mariza inicia, em Stanford, uma digressão pelos EUA, "em moldes diferentes, com uma grande liberdade na escolha dos temas que [lhe] apetecer cantar", explicou a cantora.
Prémios e Galardões

Prémio Carlos Paredes vai para fadista e quarteto

O fadista Ricardo Ribeiro e o Quarteto ARTEMSAX & Lino Guerreiro são vencedores do Prémio Carlos Paredes/2017, no valor pecuniário de 2.500 euros.
Entrevista

Aldina, o que fazer quando se ama loucamente?

292
O que fazer quando se ama loucamente? A resposta da fadista Aldina Duarte é simples e apenas uma: viver. O novo álbum, que nasceu de um luto difícil, sai no próximo dia 13 de outubro.
Fado

Do fadista Boss AC à bairrista Gisela

O último dia de Caixa Alfama foi marcado pela voz de fadista que Boss AC (afinal) tem e pelo espetáculo bairrista de Gisela João. Antes, Edu Miranda já tinha dado "show de bola".
Fado

A marcha de Marina Mota e a malandragem de Zambujo

168
Houve mais portugueses, mais jovens e mais filas (muitas) no primeiro dia da 5ª edição do Caixa Alfama. Marina Mota mostrou o fado tradicional e bairrista e António Zambujo foi o namoradeiro habitual.
Lisboa

O que precisa de saber sobre o festival do fado

O Caixa Alfama regressa ao bairro mais antigo de Lisboa para celebrar o Fado. Saiba o que esperar, as surpresas que vai encontrar, como se deslocar e onde comer enquanto passeia pelas ruas lisboetas.
Fado

Festival do Fado estreia-se em Barcelona

431
O Festival do Fado chega este fim de semana a Barcelona. As artistas Carminho e Ana Moura estão previstas atuar. Além de concertos, há exposições, conferências e projeções de filmes dedicados ao fado.
Fado

Camané distinguido com o Prémio Tenco de Itália

627
O fadista Camané, que atua no sábado no Algarve com a Orquestra Clássica do Sul, foi distinguido com o Prémio Tenco, atribuído também aos italianos Vinicio Campossela e a Massimo Ranieri.
Fado

Já há fadistas confirmados no Caixa Alfama

Os fadistas Pedro Moutinho, Alexandra, Rodrigo Costa Félix, Bárbara Santos e Hélder Moutinho são as mais recentes confirmações do Festival Caixa Alfama.
Crónica

A filosofia pelo fado (IV)

Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos.
Fado

Festival do Fado conta com Camané e Mariza

O novo Festival do Fado de Cascais, decorrerá no Parque Palmela, entre 20 a 22 julho, anunciou António Zambujo, o projeto Raízes e Camané como cabeças-de-cartaz.
Concertos

Ana Moura atua em outubro nos Coliseus

A fadista portuguesa Ana Moura atua em outubro nos Coliseus de Lisboa e do Porto, no âmbito da digressão do disco "Moura", foi esta segunda-feira anunciado.
País

A sorte dos Lerchenau

Nós temos mesmo, ou o azar dos Távoras, ou a sorte dos mexilhões. Com os mesmos Dê-Erres, mas sem a ironia do outro tempo: “Sebentas em estado novo, doutorzinho.”
A página está a demorar muito tempo.