De acordo com informação disponível às 07:00 na página da internet da ANA — Aeroportos de Portugal, foram cancelados dois voos da Lufthansa com partida de Lisboa e destino a Frankfurt marcados para as 07:10 e 12:20 e para Munique às 14:10.

Outros três voos com chegada prevista ao aeroporto de Lisboa provenientes de Munique (13:15 e 21:50) e Frankfurt (23:00) foram também cancelados devido à greve da companhia aérea alemã.

A paralisação foi convocada por um dos principais sindicatos de pilotos alemães, o Vereinigung Cocckpit, devido a uma discordância relacionada com as condições de reforma. A greve teve início às 11h00 de segunda-feira e termina hoje às 23h00, afetando voos de curta e média distância na Alemanha, mas também as ligações de longo curso.

Os pilotos reivindicam a continuação do sistema de reformas antecipadas na Lufthansa e responsabilizam a administração da maior companhia aérea alemã pela greve, realçando “os esforços do sindicato” para alcançar um acordo.

Até agora, os cerca de 5.400 pilotos da Lufthansa podiam deixar de trabalhar a partir dos 55 anos recebendo 60% do seu salário base e a empresa pretende subir a idade de reforma para um mínimo de 60 anos, o que tem o desacordo do sindicato.

A paragem dos pilotos vai afetar os voos de curto e médio curso desde o início do período agora anunciado e os voos de longo curso a partir das 02h00 de terça-feira.

A companhia aérea de baixo custo (low cost) da Lufthansa, a Germanwings, não será afetada por esta greve.