Por força do hábito de visitar as mesmas páginas, frequentemente esquecemos que a Internet tem cerca de 280 milhões sites registados e que pode ser uma fonte ilimitada de recursos. Quem nunca quis atualizar a foto de perfil do Twitter e do Facebook automaticamente? Ou resolver uma equação matemática com apenas um clique? E que tal criar um email que se desativa automaticamente após 10 minutos só para fazer o registo numa página ou serviço?

Seja para ajudar em alguma atividade ou para terminar alguma tarefa mais rapidamente, há sites para todas as nossas necessidades, para além do que aparece no nosso feed do Facebook ou nos resultados do Google. O Observador fez uma lista com algumas páginas gratuitas que podem ser úteis à sua vida na Internet para guardar nos marcadores, partilhar com os amigos e usar sempre que necessário. Porque procrastinar é apenas uma opção.

Distância entre duas datas

timeanddate

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se precisa de saber quantos dias falta para uma data específica ou há quanto aconteceu algo em qualquer ponto do passado, o TimeandDate faz os cálculos para si. Basta escolher uma data de início e uma de fim e a página indica quantos dias separam os dois momentos. Também é possível ver o resultado em outras unidades, como segundos, minutos, horas e semanas.

Resolver equações e problemas matemáticos

mathway
Quer ajudar o seu filho com as tarefas de Matemática, mas não se lembra da diferença entre função e equação? O Mathway vai ajudá-lo a parecer um especialista. Basta escrever qual é o problema matemático a ser resolvido e escolher entre as categorias Matemática Básica, Álgebra, Trigonometria, Cálculo, Estatística, entre outras. Além de dar a solução, a página mostra o desenvolvimento do problema até chegar ao resultado final. O Mathway está disponível apenas em inglês.

Copiar caracteres especiais

caracteres
©, ≠, ‰, ™, ☎, Æ, ℤ, Ω, ♪, ✔. Como faz para escrever caracteres especiais numa página da Internet? Caso não queira abrir um programa de edição de texto apenas para buscá-los entre os tipos de letra disponível, recomendamos o Copypastecharacter. A página possui coleções de caracteres especiais, que vão de símbolos matemáticos a letras gregas, numerais, moedas, sinais de pontuação especiais, entre outros. Todos os caracteres são facilmente visíveis e separados em categorias, para facilitar a busca. Basta clicar sobre o caracter e colar na página de destino.

Criar emails por 10 minutos

10minuteemail
Às vezes temos de fazer um registo para utilizar alguma página ou serviço uma única vez. O problema é que no processo, aceitamos receber emails com ofertas e promoções que podem encher a nossa caixa de entrada com mensagens indesejadas. Para ajudar-nos, existe o 10minutemail que faz literalmente o que o seu nome diz: cria um endereço de email que dura apenas 10 minutos. Após este tempo, a conta é automaticamente apagada. É possível ler e até responder mensagens recebidas, como as de confirmação de inscrição numa página. Não há limite para o número de vezes que se pode usar a página, sempre que se tenha em consideração que depois de 10 minutos, a conta desaparecerá.

Encontrar a origem de uma imagem

tineye

O caminho mais utilizado para buscar uma imagem na Internet é através do Google. Mas e se quiser fazer o contrário e procurar a origem de uma imagem que tem no seu computador? Esta é a premissa do Tineeye, um mecanismo de busca ao contrário que indica a página ou o conjunto de páginas de onde a imagem foi retirada. É necessário apenas fazer o upload da imagem ou escrever o endereço URL da imagem e, caso esteja registada na sua base de dados, mostrará onde e quando foi utilizada. O sistema não é infalível, mas com um algoritmo de busca em plena expansão, as hipóteses de encontrar um resultado são altas.

Converter ficheiros digitalizados em texto editável

onlineocr

Contratos de arrendamento, páginas de livros ou fotocópias. Muitas vezes necessitamos converter um ficheiro digitalizado num do tipo editável, para poder copiar, recortar ou colar o texto. Com este objetivo, a página Onlineocr extrai o texto dos ficheiros para que possa editá-lo. Para isso, o utilizador deve fazer o upload do ficheiro, definir a língua e escolher entre os formatos .docx, .xlsx ou .txt. Em seguida, a ferramenta apresentará uma parte do texto dentro de uma caixa de edição, já pronta para ser copiada, e a possibilidade de fazer o download do texto no formato escolhido. Mas atenção: a qualidade da conversão é proporcional à do ficheiro digitalizado e há um limite de até 5MB por ficheiro.

Transferir ficheiros de qualquer tamanho

wetransfer
Enviar vários ficheiros por email pode tornar-se uma dor de cabeça se o tamanho total exceder o máximo permitido pela sua conta de email e não quiser recorrer a outras páginas ou servidores externos. Para estes casos, o WeTransfer permite enviar um ou vários ficheiros de até 2GB para até 20 endereços de email: os destinatários recebem uma mensagem com o link para fazer o download. Não há limite para o número de vezes que se pode usar o WeTransfer. Ah, e um detalhe: enquanto realiza o upload, a página exibe uma bonita imagem de fundo para tornar a espera mais agradável.

Identificar a fonte usada numa imagem

whatsthefont

Precisa de saber qual é o tipo de letra usado numa imagem? Então o WhatTheFont é a solução. O processo de identificar acontece em dois passos: após fazer o upload da imagem, a página indica quais partes acredita que sejam letras e pergunta ao utilizador se aquela é a que gostava de saber. Caso a resposta seja positiva, o WhatTheFont lista todas as tipografias que se assemelham com a da imagem enviada.

Relacionar páginas, redes sociais e serviços

ifttt
Como faz para guardar uma imagem do Instagram no Dropbox? Ou para criar um evento no Calendário Google sempre que fizer check-in num local no Foursquare? E para alterar a sua imagem de perfil do Twitter quando mudar a do Facebook? Para estas e tantas outras relações existe o ifttt, acrónimo para “If This Than That”, “Se isto então aquilo” em português. A página, que também está disponível como aplicativo para telemóveis, permite associar ações entre diferentes páginas, serviços e aplicações para que só tenha de fazer uma ação – o ifttt se ocupará de ativar todos os outros serviços, numa espécie de efeito dominó. As possibilidades são infinitas: é possível relacionar YouTube, Google Drive, Gmail, Google Talk, OneDrive, WordPress, Tumblr, Blogger, SMS, e diversas outras páginas e redes sociais.

Fazer captura de ecrã

screen_Capture
Para aqueles que não querem perder tempo para fazer capturas de ecrã no computador com a tecla “Prt Scr” e depois ter de colar a imagem num programa de edição, a página Screen Capture é a solução. O utilizador só tem de copiar o endereço do site na ferramenta e alguns segundo depois, a página converte-se numa imagem, pronta para o download. Não é necessário fazer registo – a ferramenta é 100% online. No entanto, a captura é da página inteira e não apenas da parte visível e não é possível determinar uma área específica para a edição.

Extra: e que tal não fazer nada por dois minutos?

donothing
Se depois das dez sugestões que demos para facilitar a sua vida na Internet, quiser apenas relaxar e não fazer nada, também temos uma recomendação para si. Donothingfortwominutes é uma página que te lança o desafio de não fazer nada por dois minutos. Ao entrar, um contador é iniciado e caso o utilizador mova o rato ou aperte alguma tecla, o contador volta aos dois minutos. Para facilitar a espera, a página tem uma imagem de um pôr do sol na praia e o som de ondas a quebrar na areia. Um convite ao descanso.