Cerca de 20 mil clientes contactaram a TAP para anular ou alterar as reservas de voos devido ao pré-aviso de greve para os dias 27 a 30 de dezembro, adiantou à Lusa fonte oficial da companhia aérea.

Em declarações à Lusa, fonte oficial da transportadora informou que no dia 11 de dezembro, quando foi anunciada a convocação da greve, contava com cerca de 130 mil reservas para período da paralisação “De imediato, foi suspensa a venda de bilhetes para estes voos e autorizada, sem qualquer penalização, a mudança para datas fora do período de greve ou o respetivo reembolso, se não for possível reservar para outra data conveniente”, explicou a empresa.

No último dia, cerca de 10 mil pessoas contactaram a companhia, duplicando assim o número de reservas alteradas ou canceladas. “Devido ao número de chamadas muito superior ao normal, os tempos de espera são elevados, apesar do contact center da TAP estar a trabalhar com equipas reforçadas”, explica também a companhia aérea.

A empresa acrescenta que as alterações às reservas podem ser também efetuadas através da página da companhia na rede social Facebook ou do respetivo agente de viagens. “Aguardamos a definição dos serviços mínimos, fazendo votos para que o Tribunal Arbitral, a quem compete a decisão, tenha em consideração a época que atravessamos”, sublinha ainda a transportadora.

Os 12 sindicatos que representam os trabalhadores da TAP — grupo que entretanto o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), afeto à UGT, abandonou — convocaram uma greve de quatro dias, na sequência da recusa do Governo de suspender a privatização da companhia.

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