293kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

TAP

Groundforce

Groundforce e TAP em conflito sobre voos noturnos

A Groundforce diz que a TAP lhe deve cerca de 2,5 milhões de euros, relativos a faturas de 2018, 2019, 2020 e 2021, por voos reagendados para o horário noturno. Companhia aérea não reconhece dívida.
Resposta Pronta

Groundforce "Contratos de trabalho assegurados"

214
O dirigente da Comissão de Trabalhadores da Groundforce, Erasmo Vasconcelos, adianta que os funcionários da empresa de handling foram informados que, para já, não há alterações aos vínculos laborais.
Resposta Pronta

Siza Vieira defende apertar o "crivo" nas ajudas

O ministro da Economia defende que a TAP é estratégica para o país deixando entender que o mesmo não se aplica à Dielmar. Siza Vieira defende critérios apertados nas ajudas do Estado às empresas.
Groundforce

Tribunal decreta insolvência da Groundforce

TAP garante que a declaração de insolvência "não determina, por si" a cessação dos contratos de trabalho. Maior acionista da Groundforce diz que decisão "deve ser objeto de recurso".
E o vencedor é...

Parabéns. Já somos todos donos da TAP

142
Estado passará a ser único acionista. UE não está convencida sobre a viabilidade da TAP. E porque será? Cuidadores informais só receberam 8% dos apoios. Já agora, "a direita que diga qualquer coisa".
Comentário

"Bruxelas duvida que a TAP consiga voar sozinha"

106
Vice-presidente da Comissão Europeia desconfia do plano de reestruturação e mostra dúvidas sobre quando é que a TAP voltará a ser viável. Análise de Ana Suspiro, jornalista de Economia do Observador.
TAP

Porque desconfia Bruxelas do plano da TAP  /premium

123
Carta da vice-presidente da Comissão mostra dúvidas sobre quando a TAP voltará a ser viável e se precisará de mais apoio. Esforço de financiadores é pouco, não há privados e sugere corte de slots.
TAP

Sindicatos tentam travar despedimento coletivo

Sindicatos revelam que, após várias tentativas de negociação direta, as conversas serão agora transferidas para os tribunais através de ações legais para travar o despedimento coletivo.
Mulher

UMAR questiona eventual discriminação na TAP

As mulheres representam 15% dos pilotos que vão ser despedidos e são "apenas 4,4% do total da frota". Há homens com menos tempo de antiguidade na TAP não incluídos.
TAP

Despedimentos "cegos" levam sindicato a acusar TAP

"A cegueira do algoritmo é tanta que esta gestão sem qualquer sentido social coloca no desemprego no mesmo dia marido e mulher", nos despedimentos do processo de reestruturação da TAP.
TAP

Rui Moreira: "Preferimos que TAP não venha cá"

O autarca do Porto disse preferir que a TAP não voe para o Aeroporto Sá Carneiro, insistindo na entrega de uma parcela idêntica ou proporcional ao investido para suprir falhas do mercado.
Groundforce

TAP impõe empresa já com licenças europeias

Da reunião com sindicatos saíram pistas sobre o novo parceiro desejado para a Groundforce. Empresa, credível e já com licenças para operar na Europa.
Explicador

Groundforce. "É preciso mudar o acionista"

Paulo Neto Leite, ex-presidente da Comissão Executiva, pede "adultos" nas negociações e aplaude "plano B" do Governo. "Ter uma alternativa deve tranquilizar-nos", refere, mas é preciso "garantia".
Noticiário

10h. Groundforce. Ex-CEO pede "garantia" da TAP

Paulo Neto Leite diz que é preciso cumprir o anúncio de que a TAP vai assumir o pagamento de ordenados e subsídios em atraso. Ainda neste jornal, a reação da CONFAP ao relatório do Tribunal de Contas.
Presidente da República

PR saúda "encaminhar de solução" para Groundforce

Presidente da República lembra que estava em causa um "bloqueamento numa empresa que bloqueava outra empresa", o que era uma "situação particularmente sensível" e que "bloqueava economia portuguesa".
TAP

Groundforce. TAP vai pagar salários e subsídios

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação considera que estão reunidas as condições para uma "resolução definitiva da instabilidade que se vive na empresa".
Ryanair

Ryanair ataca TAP, mas não paga imposto de lucros /premium

Companhia low-cost usa argumento de "contribuinte" para atacar ajuda pública à TAP. Paga taxas e outros impostos, mas não imposto sobre lucros. Fisco questionou prejuízos. Ryanair contestou.
Resposta Pronta

"Pode ser o fim da linha para a Groundforce"

Cerco está a apertar, diz diretor da Associação de Direito da Insolvência e Recuperação, Paulo Valério, com revogação das licenças de ocupação que se junta ao pedido de insolvência feito pela TAP.
Groundforce

Se Montepio não vender "Estado encontrará solução"

Ministro das Infraestruturas diz que processo de venda pelo Montepio das ações da Pasogal na Groundforce "está em curso e no fim". Mas se não se concretizar, Estado ou TAP vão encontrar "solução".
País

TAP aprova renúncia a reembolso antecipado

A assembleia-geral de obrigacionistas da TAP aprovou a renúncia ao reembolso antecipado relativamente aos exercícios de 2020 até 2022, com 96% dos votos a favor e apenas 3% contra.
Groundforce

A vitória oca de Casimiro na greve da Groundforce /premium

Paralisação do fim de semana cancelou 650 voos. Greve caótica deu força a Alfredo Casimiro no braço de ferro com Pedro Nuno Santos, mas pode ter precipitado uma solução definitiva — sem ele.
Resposta Pronta

Groundforce. "Governo tem de rescindir o contrato"

Presidente da Associação da Hotelaria afirma que Governo deve encontrar uma solução para a greve dos trabalhadores da Groundforce. Raul Martins afirma que reservas foram quase todas canceladas.
Resposta Pronta

"Trabalhadores da Groundforce foram subestimados"

Presidente do Sindicato de Técnicos de Handling dos Aeroportos lembra que constrangimentos podiam ser evitados. André Teives defende que TAP não pode adiantar subsídios sem pagar dívidas primeiro.
Aeroporto de Lisboa

Mais de metade dos voos cancelados este domingo

A ANA informa que só em Lisboa já foram cancelados 321 voos (dos 515 previstos), aos quais se juntam mais 56 nos aeroportos de Porto, Faro, Madeira e Porto Santo.
TAP

Pilotos reunidos para debater despedimentos

Reunião começou às 10 horas, através de videoconferência. Pilotos vão decidir se aceitam realizar voos em férias e folgas depois do despedimento coletivo anunciado de 35 profissionais.
Aviação

Técnicos de manutenção da TAP convocam greve

O processo de despedimento coletivo de 124 colaboradores iniciado pela TAP abrange 35 pilotos, 28 tripulantes de cabina, 38 trabalhadores da manutenção e engenharia e 23 funcionários da sede.
TAP

Marcelo: Lufthansa na Tap foi congelada pela Covid

Presidente da República desdramatiza investigação de Bruxelas e diz que a questão da entrada da Lufthansa na TAP se trata da "matéria mais velha de que se fala". Só não avançou por causa da pandemia.
TAP

TAP. Bruxelas aprova ajuda estatal, mas investiga

A investigação da Comissão Europeia ao apoio do Governo passa por ouvir empresas concorrentes da TAP. Governo sinalizou a Bruxelas que Lufthansa ou Air France podem vir a fazer parte da solução.
Groundforce

Groundforce. Greve ao trabalho extraordinário

A 30 de junho a TAP devia à Groundforce a quantia global de 7.196.431 euros, diz a empresa que não quer adiantamentos da TAP, mas que a companhia aérea "pague os serviços já prestados".
País

TAP preocupada com iminente disrupção operacional

A TAP demonstra-se “preocupada com iminente disrupção operacional causada pela rejeição do acordo pela Groundforce” para o pagamento de subsídios de férias.
TAP

TAP. Comissão de trabalhadores refuta despedimento

A Comissão de Trabalhadores afirma que não entende "a relação entre os critérios definidos pela empresa e os despedimentos que pretende efetuar", no âmbito do plano de reestruturação da companhia.
Groundforce

Groundforce não aceita proposta da TAP

Em causa está a proposta da TAP para assegurar, a título de adiantamento de pagamento, o subsídio de férias dos trabalhadores. Groundforce quer que a companhia aérea "pague os serviços já prestados".
País

TAP. Sindicato convoca assembleia de pilotos

O Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil convocou assembleia de empresa para debater o despedimento coletivo de 35 profissionais e deliberar a aceitação, ou não, de voos em férias e folgas.
País

TAP faz proposta para pagar subsídios de férias

A TAP está disponível para assegurar o pagamento de subsidio de férias dos trabalhadores da Groundforce, a título de adiantamento. Apesar da "boa notícia", a Groudforce manteve o pré-aviso de greve.
Pedro Nuno Santos

Reestruturação da TAP "está no terreno"

Sete meses depois de o plano de reestruturação da TAP ter sido entregue em Bruxelas, o ministro das Infraestruturas acredita que haverá novidades em breve. Os cortes de custos já arrancaram, lembra.
TAP

Despedimento coletivo é "desumano", diz sindicato

Já o Sindicato do Pessoal de Voo considera o despedimento “ilegal” e “sem fundamento” e o Sindicato dos Técnicos de Manutenção afirma que pode pôr em causa o acordo de emergência de fevereiro.
Noticiário

9h. Despedimento coletivo na TAP. Sindicato reage

124 trabalhadores abrangidos. TAP diz ainda que a decisão foi tomada com o conhecimento dos trabalhadores. Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos nega.
Noticiário

8h. TAP avança com despedimento coletivo

Estão abrangidos 124 trabalhadores, menos 94% do que os 2 mil apontados como excedentários em fevereiro. O presidente do Benfica deve ser ouvido hoje em tribunal depois de ter passado a noite detido.
TAP

TAP. Despedimento coletivo para 124 trabalhadores

TAP inicia lança despedimento coletivo que levará à dispensa de 124 trabalhadores. Processo abrange 35 pilotos, 28 tripulantes de cabina, 38 trabalhadores da manutenção e engenharia e 23 da sede.
Economia

Turismo do Porto e Norte assume TAP como problema

O responsável referiu que, teoricamente, a TAP tem um papel estratégico, mas a região do Porto e Norte exige saber o que pretende a companhia para esta região, pedindo que se posicione.
TAP

TAP com voos para 4 destinos em Marrocos e Tunísia

As novas rotas fazem "parte do plano de recuperação da TAP e da retoma progressiva e crescimento da sua atividade, com o reforço da posição da companhia no norte de África".
TAP

TAP quer validação prévia do certificado digital

Companhias aéreas e aeroportos europeus pedem que a verificação do certificado se realize "antes da saída do voo" e antes que os passageiros "cheguem ao aeroporto".
Aviação

Cuidado com o que se legisla

O aumento da produtividade em detrimento das condições de segurança de voo dos pilotos, tripulantes e passageiros, não é certamente o caminho para a recuperação económica das companhias aéreas.
TAP

Nova gestão da TAP mantém corte salarial de 30%

A nova administração da TAP, liderada por Christine Ormière-Widener, vai ver aplicado o corte de 30% nos salários previsto no plano de reestruturação, diz Governo que não revela valores, para já.
TAP

Injeção de capital na TAP é "deitar dinheiro fora"

Rui Rio diz que "a forma como o Governo está a dizer que vai reabilitar a TAP não vai reabilitar TAP nenhuma e o dinheiro vai ser deitado fora" e que "teria tomado uma opção completamente diferente".
TAP

TAP. Sindicato pede à CEO "fim do clima tóxico"

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção pediu à nova CEO da TAP "que ponha fim ao clima tóxico em que vivem os trabalhadores da empresa e que dê como terminado o processo de despedimento coletivo".
TAP

TAP vive "momento crucial", mas "vamos superar"

Nova presidente executiva diz, em mensagem aos trabalhadores da TAP, que o último ano foi muito difícil, mas manifesta confiança de que será superado. E avisa que executar plano é a prioridade.
TAP

Nova administração TAP liderada por Manuel Beja

A TAP comunicou à CMVM que Manuel Beja irá liderar a nova administração da empresa, após vencer a eleição dos elementos dos órgãos e corpos sociais para o quadriénio 2021-2024.
TAP

Gestão da TAP com mandato esticado para 4 anos

Assembleia geral da TAP aprovou nova administração, com a francesa Christine Ourmieres-Widener a assumir as funções de presidente executiva. Mandato dos órgãos sociais foi esticado de 3 para 4 anos.
TAP

TAP vota nova administração de Manuel Beja  

A nova administração, liderada por Manuel Beja, vai ser votada em assembleia geral para deliberar sobre a eleição dos membros dos órgãos e corpos sociais para o quadriénio 2021-2024.
Ryanair

Ryanair dá "nariz de Pinóquio" a Pedro Nuno Santos

Presidente executivo da Ryanair acusa "ministro Santos" de "críticas falsas", usando foto editada do ministro. E pede-lhe para fazer aquilo que é pago para fazer: construir o aeroporto do Montijo.
TAP

TAP. Reestruturação rigorosa é vital diz ex-gestor

A "implementação rigorosa" do plano de reestruturação da TAP, será "o 'centímetro' pelo qual todos teremos que lutar nos próximos anos" diz o ex-presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira.
TAP

TAP: tripulantes denunciam "assédio moral"

A associação europeia de tripulantes de cabine EurECCA apela à "responsabilidade social" da TAP no processo de reestruturação em curso, considerando que a classe tem sido "assediada" e pela companhia.
TAP

Diretor dos recursos humanos da TAP suspenso

Pedro Ramos, um dos diretores de recursos humanos da TAP que gravou vídeo em Madrid, está suspenso. Sandra Rodrigues assume interinamente as funções durante a suspensão.
Cabo Verde

Avião da TAP atingido por ave na Praia

Fontes do setor explicaram que o incidente deu-se durante a aterragem no aeroporto da Praia do voo comercial proveniente de Lisboa, e que durante a madrugada deveria regressar à capital portuguesa.
TAP

TAP. Um dos diretores já tinha aderido a rescisões

TAP abriu inquérito disciplinar a dois diretores que gravaram vídeo em Madrid para anunciar que estavam a contratar um diretor para a operação de carga em Espanha. Ministério mostra-se "indignado".
TAP

TAP vai abrir nova rota para Punta Cana 

A partir do próximo inverno, vai passar a operar dois voos diretos por semana para Punta Cana, na República Dominicana, que vão partir do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, às quartas e sábados.
Comentário Político

Marques Mendes critica silêncio de António Costa

Marques Mendes considera "gravíssimo" o que aconteceu em Lisboa, fala em "desonestidade intelectual" e critica Medina. Mas não esquece o silêncio comprometedor de António Costa sobre o caso.
Política

Menos TAP, mais Educação /premium

Desde 1987 que, na Educação, não se observava um investimento tão baixo em percentagem do PIB como em 2019. Para onde foi o dinheiro? Para onde nos disseram ser prioritário: por exemplo, para a TAP.
TAP

Frasquilho sai porque Governo quer "refrescar" TAP

O ministro das Infraestruturas agradeceu o trabalho de Miguel Frasquilho na TAP, mas diz que a opção é iniciar o novo ciclo da empresa com nova equipa. Frasquilho diz que faltou conjugação de vontade.
TAP

TAP. Frasquilho sai de chairman, entra Manuel Beja

O Governo quer fazer uma mudança da totalidade do conselho de administração e deixou cair Miguel Frasquilho como chairman da TAP. Frasquilho sai com “tranquilidade do dever cumprido”.
TAP

Pilotos acusam TAP de violar acordo de emergência

O Sindicato dos Pilotos considera que "a forma como este processo está a ser conduzido é uma verdadeira declaração de guerra ao Sindicato, pois constitui uma violação" do acordo de emergência.
TAP

TAP. Para onde vai tanto dinheiro? Ligue 910024185

Pedro Nuno Santos diz que Portugal "não se pode dar ao luxo" de perder a TAP e admite despedimentos. Mas para onde vai o dinheiro? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
TAP

CDS exige pedido de desculpa por nacionalização

"Parece-me da mais elementar justiça exigir a Pedro Nuno Santos e a António Costa que peçam desculpas aos trabalhadores da TAP pela nacionalização desastrosa que fizeram", afirma o líder do CDS.
TAP

Despedimento coletivo "é hipótese desde o início"

O ministro das Infraestruturas disse que o despedimento coletivo na TAP "é uma hipótese desde o início", admitindo que "qualquer processo de reestruturação é, infelizmente, muito agressivo".
Ryanair

Ryanair promete contestar ajuda estatal à Ita

Companhia aérea irlandesa vai recorrer a Bruxelas e aos tribunais europeus caso o governo italiano injete 3.000 milhões na Ita, a companhia aérea nascida da Alitalia.
TAP

TAP pode avançar para despedimentos em julho

A administração da companhia aérea enviou uma carta a 206 trabalhadores que recusaram a rescisão do contrato e estavam por isso em lay-off. Se não aceitarem negociar uma saída, serão despedidos.
São Tomé e Príncipe

TAP. 3º voo semanal recusado devido a testagem

As autoridades são-tomenses recusaram a realização de um terceiro voo semanal da TAP entre Lisboa e São Tomé, devido à falta de capacidade de realização de testes à Covid-19.
TAP

TAP. Eleito representante dos trabalhadores

João Pedro da Conceição Duarte é chefe de cabine, trabalhador na TAP desde 1992. Foi eleito com 42,51% do total dos votos. Em segundo lugar ficou Ricardo Paes Mamede.
TAP

Gestora francesa escolhida para liderar TAP

Jornal Eco avança que a gestora francesa foi apontada pelo Governo para o cargo de presidente-executiva. Tem mais de 30 anos de experiência no setor da aviação.
TAP

TAP: dia de votação no Conselho de Administração

Os trabalhadores da TAP votam esta quinta-feira para eleger um representante no Conselho de Administração, depois de o Governo ter avançado com a iniciativa, que conta com seis candidatos.
TAP

Reduzido para 206 o número de trabalhadores a sair

A TAP deu conta de que a "implementação dos acordos de emergência e a adesão a medidas voluntárias permitiram reduzir o número inicial de redimensionamento, de cerca de 2 mil para 206 trabalhadores.
TAP

Uma bandeirada muito alta

Admitindo que a decisão do Governo não tem a infalibilidade das encíclicas do Papa e que o Governo está limitado às receitas do OE, de onde é que se pensa retirar o dinheiro injectado na TAP?
TAP

Milhões para a TAP é "dinheiro deitado na sanita" /premium

Em entrevista ao Observador, o polémico CEO da Ryanair diz que a companhia "traz mais benefícios" à economia portuguesa do que a TAP. Sobre Pedro Nuno Santos, "só pede que fale verdade".
Companhias Aéreas

EUA. David Neeleman lança nova companhia aérea

No percurso de Neeleman, fundador e diretor executivo da Breeze Airways, vem destacada a participação na Azul, JetBlue, Westjet e Morris Air, mas sem qualquer referência à companhia portuguesa TAP.
Groundforce

Groundforce. Adiantamentos da TAP saldados 2ªfeira

Os adiantamentos da TAP à Groundforce ficam saldados na segunda-feira, "passando os serviços de 'handling' a ser pagos normalmente daí em diante".
TAP

TAP prevê aumento de capacidade para 65% no verão

"Prevê-se que a percentagem da capacidade, face a igual período de 2019, venha a aumentar, gradualmente, para valores (...) de 65% para os meses de julho, agosto e setembro", diz a TAP.
Ryanair

Ryanair: Governo desperdiça dinheiro na TAP

Para a companhia aérea irlandesa, a TAP tem pouco valor, tendo em conta o montante pago pelo executivo pelos 45% detidos por Neeleman, e que é uma "companhia aérea falhada e com preços elevados".
Ryanair

Governo rejeita lições de companhias estrangeiras

Ministério das Infraestruturas revela as mensagens passadas por Pedro Nuno Santos ao presidente da Ryanair. Não esperem "cooperação ou indiferença perante sistemáticos atos hostis à TAP".
TAP

TAP. Paes Mamede poderá representar trabalhadores

Economista e investigador nomeado pelo SNPVAC e SITAVA para ser as eleições que vão escolher o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da TAP. Eleições decorrem em 3 de junho.
TAP

Grupo TAP teve prejuízo de 1.418 milhões em 2020

O Grupo TAP teve prejuízos de 1.418 milhões de euros em 2020, mais de 13 vezes os 105 milhões de euros negativos de 2019, segundo o relatório de contas da Parpública, que gere a participação estatal.
TAP

Estado injeta 462 milhões e fica com 92% da TAP

Estado aumentou capital da TAP SA para fazer chegar 462 milhões de euros de compensação por danos do Covid-19. E ficou com 92% da empresa de aviação. Apoio já dado à TAP ascende a 1.662 milhões.
TAP

Representante de trabalhadores na gestão da TAP

"Os trabalhadores devem estar representados" na administração visto que "são parte determinante do sucesso de uma empresa", afirmou Pedro Nuno Santos. O representante tem que ser escolhido até dia 27.
RTP

Representante dos trabalhadores na administração

Os órgãos pediram uma reunião à ministra de Estado e da Presidência com o propósito de "estudar a aplicação ao caso da RTP dos critérios que o Governo entendeu oportuno aplicar na TAP".
TAP

Auxílio não está revogado, terá de ser justificado /premium

Portugal não terá, por agora, de revogar o auxílio de 1,2 mil milhões de euros à TAP, mas a leitura do acórdão do Tribunal Geral da UE permite perceber que a Comissão vai ter de dar mais explicações.
TAP

TAP é cada vez mais "um avião desgovernado"

Nuno Botelho acusa o Estado de "continuar a querer" investir "a todo custo numa empresa falida e desproporcionada", comentando assim a decisão do Tribunal Europeu que suspendeu o apoio à TAP.
TAP

TAP. Costa diz que decisão não causa nenhum atraso /premium

Primeiro-ministro desvalorizou decisão do Tribunal Geral da UE e garantiu que tudo será "executado" como previsto. Ministro das Infraestruturas diz que não está preocupado.
TAP

Tribunal anula ajuda à TAP mas suspende efeitos

Tribunal Geral da UE deu razão à Ryanair, anulando as decisões da Comissão que dão aval à ajuda estatal à TAP. Mas a decisão é passível de recurso para o Tribunal de Justiça da União Europeia.
Empresas Públicas

A TAP nem a lista verde britânica aproveita

Os dirigentes vindos da JS estão tão viciados em gastar os nossos impostos que não reagem, mesmo quando lhes caem no colo, como potenciais clientes, milhões de turistas britânicos sequiosos de sol.
Turismo

Portugal, mais uma vez, a ver os aviões passar 

Mais uma vez se lançam campanhas de turismo fracas, com pouco impacto e que em nada acrescentam. Os empresários do sector continuam a remar sozinhos, a fazer um esforço que deveria ser de todos.
TAP

TAP. Ajuste de quadros sem despedimento coletivo

Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil considera que despedimento coletivo é um "processo perfeitamente evitável" e defende que "há soluções benéficas para ambas as partes".
Coronavírus

Metade do défice de 2020 devido à pandemia e TAP 

Mais de metade do défice de 2020 deve-se ao às medidas de resposta à pandemia e de apoio financeiro à TAP e SATA. Mas as cativações de 410 milhões foram as mais baixas desde que o PS chegou ao poder.
TAP

TAP. Suspensão de contratos põe em causa segurança

Para o sindicato, a comunicação da suspensão de contratos configura um cenário muito grave de segurança de voo". TAP diz que foi caso único, um lapso que foi logo corrigido.
Groundforce

Comissão de trabalhadores defenderão empresa

A TAP requereu esta segunda-feira, na "qualidade de credora", a insolvência da SPdH — Serviços Portugueses de Handling, S.A. (Groundforce) junto dos Juízos de Comércio da Comarca de Lisboa.
Resposta Pronta

Groundforce. "Caminho rumo à estabilidade"

Eugénia Varzielas, da comissão de trabalhadores da Groundforce, explica que funcionários esperam regresso ao "normal" e afirma que aceita insolvência, se for uma "solução que dê estabilidade".
Comentário

TAP vs Groundforce. "Há um extremar de posições"

TAP pede insolvência da empresa de 'handling'. "Pedido acontece no dia em que o Conselho de Administração da Groundforce afasta CEO". A análise do editor de Economia do Observador, Nuno Vinha.
TAP

TAP assume pedidos para voos em dias de folga

A TAP afirma que mesmo os pilotos a quem é pedido para fazer voos que não estavam planeados chegam ao fim do mês com um número de dias livres e de folgas muito superior ao normal.
TAP

Sindicato. TAP pede a pilotos para voar em folgas

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da TAP para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso.
Coronavírus

Angola. Passageiros indignados com cancelamentos

TAP voa à quinta-feira e sexta-feira e passageiros com bilhetes para outros dias veem viagens canceladas. TAP não garante reembolso do valor do teste PCR nos voos não realizados.
Noticiário

19h. Droga encontrada num avião da TAP em Caracas

Fonte oficial da TAP confirma que o voo de Caracas com destino a Lisboa foi cancelado. Autoridades venezuelanas investigam "produtos de eventual natureza estupefaciente".
TAP

Avião da TAP regressa a Lisboa

Um controlo de segurança obrigatório pelas autoridades venezuelanas detetou, no porão de carga do voo da TAP, "produtos de eventual natureza estupefaciente". Avião regressa esta quinta-feira.
TAP

Apoio da UE visa garantir "sobrevivência" da TAP

A Comissão "aprovou um número considerável de decisões em matéria de auxílios estatais relativamente a companhias aéreas", como foi o caso da TAP, para garantir que a aviação possa recuperar.
TAP

TAP. Direitos dos trabalhadores serão respeitados

"Posso assegurar-vos que, tendo o Estado como principal acionista, a TAP não implementará políticas que não respeitem os direitos dos trabalhadores e as legislações laborais", disse Pedro Nuno Santos.
TAP

Avião da TAP retido em Bissau devido a dano na asa

Um avião A330 da TAP ficou retido no aeroporto Osvaldo Vieira, depois de embater com a ponta da asa num poste de iluminação quando manobrava para estacionar.
TAP

APAVT: TAP é "elefante na sala" para operadores 

A TAP tem "mantido numa inflexibilidade tarifária brutal, ao contrário da sua concorrência", o que torna difícil a atividade dos operadores turísticos nacionais.
Groundforce

Groundforce incapaz de pagar salários de maio /premium

Sem dinheiro para pagar salários de maio, a Groundforce entrou numa nova fase da guerra entre acionistas. Alfredo Casimiro rasgou os acordos com a TAP e o relógio voltou à contagem decrescente.
Resposta Pronta

Groundforce. Fundo de pensões?"De maneira nenhuma"

Luísa Borba, membro da Comissão de Trabalhadores da Groundforce, rejeita a ideia de o conselho de administração recorrer a 3ME ao fundo de pensões dos trabalhadores para pagar subsídios de férias. 
TAP

TAP acusada de não olhar a meios para despedir

O período em que esteve a recuperar da morte do filho e irmão foi contabilizado como "ausência" — o que fez com que fosse chamado para uma reunião em que o despedimento foi colocado em cima da mesa.
Noticiário

9h. Groundforce. Recurso a fundo de pensões negado

Intenção de recorrer aos três milhões do fundo de pensões foi anunciada pelo conselho de administração. Sindicato também se opõe e anuncia avanço para providência cautelar
Sines

TAP. Lacerda Machado acumulou cargo de consultor

Lacerda Machado manteve contactos diretos sobre empreendimento em Sines com vários membros do Governo mesmo quando ainda era administrador da TAP.
Coronavírus

Limitações nos testes obriga TAP a cancelar voo 

Cerca de 30 passageiros tinham viagem marcada para o voo, mas quando na quarta-feira tentaram realizar o teste à Covid-19, sem o qual não podem viajar, não o conseguiram fazer.
Groundforce

TAP desmente Casimiro. Contratos são válidos

TAP diz que votação feita na administração da Groundorce, por iniciativa de Alfredo Casimiro, para anular contrato de compra e aluguer de equipamento, "não tem força legal". A 1ª renda vence amanhã.
TAP

Groundforce acusa TAP de "pressão e chantagem"

O acionista maioritário da Groundforce admite que a situação é complexa, mas garante que há condições para pagar os salários do mês de maio e, com o retomar dos voos, para pagar a fornecedores.
Noticiário

10h. Alfredo Casimiro acusa TAP de chantagem

Em declarações à Rádio Observador o CEO da Groundforce acusa a companhia de "posição de grande pressão". "Situação da empresa é complexa, mas salários estão assegurados".
PSD

"Governo lançou-se na TAP sem medir consequências"

Presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD diz que foi um "grande erro" ter-se "revertido a privatização" em 2016 e acusa Governo de não ter medido as consequências financeiras do apoio.
TAP

TAP: financiamento tem "risco descendente"

As necessidades de financiamento da TAP até 3.725 milhões de euros até 2024, previstos pelo Governo, constituem um "risco orçamental descendente" para o Conselho das Finanças Públicas.
Groundforce

Groundforce anulou venda de equipamento à TAP

O maior acionista da Groundforce, Alfredo Casimiro indica que o conselho de administração da empresa anulou o contrato e venda de equipamento da empresa à TAP que permitiu pagar salários de março.
TAP

Governo quer TAP a financiar-se no mercado em 2023

Ministro das Finança diz que a TAP deverá estar capitalizada em 2022, podendo financiar-se no mercado em 2023. Técnicos do Parlamento discordam e esperam injeções públicas avultadas nos próximos anos.
TAP

Plano para a TAP é risco "orçamental considerável"

Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) analisou o Programa de Estabilidade 2021-2025 e vê riscos na reestruturação da TAP, sobretudo devido à incerteza com a pandemia.
Resposta Pronta

TAP. "Pessoas estão a ser perseguidas"

Ministro aponta 500 trabalhadores identificados para despedimento coletivo. José Sousa, do Sindicato de Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, critica conduta da empresa. "Saída voluntária é à força".
TAP

Técnicos acusam TAP de não cumprir acordo

Em causa está o facto de os técnicos de manutenção de aeronaves estarem a ser convocados para rescisões por mútuo acordo. Respetivo sindicato diz que não vai implementar Acordo de Emergência.
TAP

TAP. 500 trabalhadores na lista de despedimento

"A verdade é que a empresa é que está entre a espada e a parede", disse Pedro Nuno Santos na SIC. A TAP já identificou 500 trabalhadores para despedimento coletivo, mas ainda têm tempo de rescindir.
Comentário

TAP. "Empréstimo para compensar prejuízos de 2020"

Ana Suspiro, jornalista de economia do Observador, explica que em causa está a demora na aprovação do plano de reestruturação. Empréstimo adicional? "Não pode passar do 1º semestre."
TAP

Bruxelas autoriza mais 462 milhões para a TAP

Apoio autorizado tem como objetivo compensar danos causados pela pandemia entre março e junho de 2020, mas vai resolver falhas de tesouraria. O empréstimo do Estado deve seguir nos próximos dias.
TAP

PSD critica Governo sobre a TAP. PS responde 

Para Cristóvão Norte, o Governo traduz "uma forma incapaz de tratar dos assuntos da TAP". Mas o PS responde: "existem muitas críticas", mas "nunca percebemos o que é que o PSD defende".
TAP

SPAC acusa TAP de criar "ansiedade" nos pilotos 

Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil considera que forma como está a ser comunicada reestruturação está a criar "aflição" entre os pilotos da companhia aérea.
Resposta Pronta

TAP. "Plano de reestruturação deve ser repensado"

Susana Peralta não está surpreendida com a perda de 1.230 milhões de euros da TAP, no ano passado. A economista diz que é tempo do governo "deixar de investir e assumir que a TAP foi má ideia".
Comentário

TAP. Prejuízos são "cratera enorme"

Prejuízos de 1230 milhões de euros no ano passado. Números que "não surpreendem", na análise de Paulo Ferreira, mas que têm uma dimensão enorme, com implicações para o futuro. 
Noticiário

8h. Prejuízos da TAP disparam 12 vezes. 1230 M€

Transportadora área justifica resultado com a quebra da atividade provocada pela pandemia. A análise de Paulo Ferreira neste jornal. Portugal já entregou o Plano de Recuperação e Resiliência à CE.
TAP

TAP com prejuízos históricos: perdeu 1.230 milhões

Num ano marcado pela pandemia, a TAP registou prejuízos superiores 1.230 milhões de euros, 12 vezes mais do que em 2019. Companhia aérea perdeu 3,4 milhões por dia em 2020.
TAP

TAP. Sitava exige conhecer mais critérios 

O Sindicato reiterou que considera "criminoso" o que está a acontecer na TAP, que, no âmbito do processo de reestruturação de que está a ser alvo, está a reduzir o número de postos de trabalho.
TAP

Costa diz que TAP é essencial para Europa e Brasil

O primeiro-ministro disse que está a ser feito "um esforço imenso para proteger a nossa companhia aérea, a TAP, que é a ponte de ligação entre o Brasil e a Europa".
TAP

Equipa da TAP conhecida nas próximas semanas

Embora não tenha adiantado para já nomes, o ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos disse que a equipa que vai gerir a TAP vai ser conhecida "nas próximas semanas".
Infraestruturas

Ministro contra viagens aéreas com menos de 600 km

Pedro Nuno Santos lamentou que os aviões deixem de fazer a ligação Lisboa-Porto, mas classificou esta possibilidade como "um sinal de desenvolvimento" e afirmou ser "muito adepto da ferrovia".
TAP

Pilotos votam destituição da direção de sindicato

Num requerimento, endereçado ao presidente da mesa da assembleia-geral, "os signatários concluem que os princípios fundamentais do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) não estão garantidos".
TAP

Termina 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias

Companhia diz que 70% das medidas são referentes a rescisões por mútuo acordo, 14% a trabalho em tempo parcial, 8% a passagens à reforma, 6% a pré-reformas e as restantes a licenças sem retribuição.
TAP

Sindicato diz que TAP está a ser alvo de "purga"

O sindicato dos trabalhadores da aviação acusa a administração e o Governo de quererem reduzir a companhia a uma "TAP pequenina que não incomode e dê mais espaço aos grandes grupos internacionais".
Resposta Pronta

SITAVA. "Querem reduzir a TAP a pó"

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos não compreende o aumento de rescisões de contratos na TAP. Para José Sousa, a empresa "vai ser destruída".
TAP

TAP negoceia saída de mais 590 a 600 colaboradores

TAP recebeu 690 candidaturas para adesão a medidas voluntárias de redução de custos laborais. Mas vai propor saídas por rescisão e pré-reforma a mais 490 a 600 trabalhadores.
Coronavírus

PS Açores: TAP não está a reembolsar passageiros 

"Esta situação é muito penalizadora para as famílias que aguardam há meses, e em alguns casos, há mais de um ano para que lhes seja pago o devido reembolso", afirmou a deputada socialista dos Açores.
SPAC

Pilotos querem destituir órgãos do sindicato

Os pilotos filiados no Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil vão votar em assembleia-geral extraordinária, dia 19 de abril, a destituição dos órgãos gerentes que negociaram o acordo com a TAP.
Groundforce

Alfredo Casimiro é o novo CEO da Groundforce 

Alfredo Casimiro vai substituir Paulo Neto Leite no cargo de presidente executivo da empresa. Paulo Neto Leite afirma que cumpriu o seu papel e que aceita as consequências das suas decisões.
TAP

Novo voo da TAP entre São Paulo e Lisboa em abril

Um novo voo da TAP, entre São Paulo e Lisboa, será realizado no dia 9 de abril para as pessoas que tenham "necessidade de regresso imediato a território nacional".
TAP

Zero defende contrapartidas no apoio estatal à TAP

Zero critica os 1200 milhões de euros em ajudas "sem qualquer condição ambiental" e defende novas condições: o fim das ligações Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid e a cobrança total das emissões poluentes.
TAP

TAP prevê 879 voos e 100 rotas semanais em agosto

A TAP prevê operar, em agosto, 879 voos por semana, num total de 100 rotas, oito das quais nacionais. Empresa avisa que retoma da operação vai depender de constrangimentos legais.
Groundforce

MP investiga divulgação de conversa com ministro

Procuradoria-Geral da República confirmou que a queixa, apresentada pelo ministro das Infraestruturas, foi remetida ao DIAP de Lisboa, "onde deu origem a um inquérito que se encontra em investigação".
TAP

Ryanair. Contribuintes nunca vão receber da TAP

Para o responsável da companhia aérea de baixo custo ('low cost'), ajudar as companhias aéreas de bandeira "é uma má ideia" e é discriminatório para com as restantes. 
Empresas Públicas

TAP: eficiência e meritocracia para quem fica

Esta crise é a oportunidade para abandonarmos modelos antigos, que promoveram amadorismos e clientelismos à boa maneira da pior administração pública.
TAP

Novo CEO da TAP ganhará menos que Antonoaldo Neves

A nova gestão da TAP só irá entrar em funções depois de fechadas as negociações com a Comissão Europeia que derraparam para maio. Ministro diz que novo CEO vai ganhar menos que Antonoaldo Neves.
Groundforce

Groundforce vai pagar 461 mil euros à TAP por mês

TAP comprou o equipamento à Groundforce (para desbloquear crise dos salários), e vai subalugar o material à empresa de handling. Preço por mês é de 461 mil euros (mais IVA).
Noticiário

10h. Ministro acusa Casimiro de "enganar" o Estado

Pedro Nuno Santos está a ser ouvido no parlamento, numa altura de polémica por causa do aumento de capital na Groundforce e do futuro da TAP. 800 trabalhadores aderiram às rescisões amigáveis.
TAP

TAP: acaba prazo para rescisões amigáveis

As medidas voluntárias disponíveis "para os colaboradores da TAP S.A. contemplam: rescisões por mútuo acordo, reformas antecipadas, pré-reformas, trabalho a tempo parcial e licenças sem vencimento".
Groundforce

Dono da Groundforce recebeu o dobro do que pagou 

Ministro das Infraestruturas acusa dono da Groundforce de querer enganar o Estado. E ataca privatização feita pelo PSD/CDS que permitiu a Alfredo Casimiro receber 7,6 milhões e pagar 3,7 milhões.
Groundforce

Groundforce. Salários de fevereiro já foram pagos

Os salários dos 2.400 trabalhadores já foram pagos, com recurso às verbas recebidas da TAP no âmbito do acordo celebrado com a companhia, que prevê a venda à TAP dos equipamentos da Groundforce.
Groundforce

O casapiano que se fez capitalista e nunca desiste /premium

Começou a "vender" livros e aos 30 era milionário. Diz-se capitalista, mas só com garantias de retorno. E, agora, está no olho do furacão por causa da Groundforce. Quem é Alfredo Casimiro.
TAP

Bruxelas aprova plano da TAP "entre abril e maio"

Miguel Frasquilho, presidente do conselho de administração da TAP, diz que a Comissão Europeia ficou muito agradada com os acordos de emergência com os sindicatos.
Groundforce

Casimiro culpa Governo por situação na Groundforce /premium

Dono da Pasogal diz que não encontrou interlocutor para negociar aval que pediu há oito meses ao governo. Acordo dá para 2 meses, mas TAP e Casimiro continuam em colisão sobre o futuro da Groundforce.
Groundforce

TAP: Proposta de Casimiro era "não compaginável" - como aconteceu

TAP recusou proposta de Casimiro para aumentar capital da Groundforce porque tinha como contrapartida um contrato de serviços a 10 anos e uma avaliação de 2018 que teria de ser revista.
Groundforce

Groundforce. Pasogal e TAP não chegam a acordo

A companhia aérea ainda não chegou a acordo com o acionista maioritário da Groundforce, mas vai analisar propostas. As duas partes, tal como sindicatos e comissão de trabalhadores, são ouvidos na AR.
Noticiário

8h. Groundforce na mesma. Falhanço "irresponsável"

TAP e PASOGAL não chegaram a acordo para um aumento de capital da Groundforce de forma a resolver o problema dos salários em atraso e garantir um futuro para a empresa.
A página está a demorar muito tempo.