A FIFA assinala esta terça-feira o centésimo aniversário da “Trégua de Natal”, quando em 1914 os soldados da I Guerra Mundial interromperam o conflito para fazer um jogo de futebol na “terra de ninguém”.

No seu sítio oficial na Internet, o organismo recorreu a este exemplo para demonstrar que, passado 100 anos, o “poder do futebol pode criar um poderoso símbolo de paz e compressão nos dias de hoje”.

“O futebol é um jogo para todos, que junta pessoas e nações. Todos os que jogam futebol são iguais. Se soldados de lado opostos da guerra podem apertar as mãos, os jogadores hoje em dia, no meio das suas ‘batalhas’ em campo, podem demonstrar respeito pelo outro mesmo que o resultado e as decisões do jogo não sejam a seu favor”, defendeu a FIFA.

A “Trégua de Natal” foi um cessar-fogo espontâneo que ocorreu entre as tropas britânicas e alemãs durante o Natal de 1914, na região de Ypres, na Bélgica, em plena I Guerra Mundial. Além de canções típicas de época e trocas de presentes, os soldados dos dois blocos realizaram um jogo de futebol.

Este episódio é ainda hoje assinalado com um momento simbólico de paz durante um dos eventos mais violento da era moderna.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR