251kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Finanças

Observador Lab

Iupi Baby, o coelhinho macio e com coração de mãe

Criar um peluche com o batimento cardíaco da mãe, para tranquilizar o bebé. Foi esta a premissa para criar o Iupy Baby. Um sonho que se tornou real, como outros que o Credibom pode ajudar a realizar.
Um Café e a Conta

Devo investir em criptomoedas?

Esta forma de pagamento virtual já existe há algum tempo, mas tem merecido especial atenção nos últimos meses. Saiba o que deve ter em conta antes de investir em criptomoedas e quais são os riscos.
Governo

Associação exige explicações sobre processo 

A associação sublinha que o Governo e a Autoridade Tributária devem dar explicações ao parlamento o processo disciplinar um funcionário por participar no Movimento Cultural Terra de Miranda.
Autoridade Tributária

Barragens. Fisco abriu processo a funcionário  /premium

318
As Finanças abriram processo de inquérito a funcionário para avaliar se cumpriu regras. Em causa está um alegado parecer para o Movimento Terras de Miranda sobre impostos da venda de barragens da EDP.
Observador Lab

Como fazer um crédito automóvel

Acredita que comprar carro lhe vai facilitar a vida, mas nunca consegue poupar o suficiente? Aposte num crédito de confiança com o Banco Credibom.
Câmara Municipal Lisboa

CM de Lisboa. Passivo reduziu 52 milhões em 2020

O passivo total do município, presidido por Fernando Medina, diminuiu 52 milhões de euros em 2020 face ao ano anterior, "passando a cifrar-se em 676 milhões de euros".
Finanças

IRS. Processados mais de mil milhões em reembolsos

"Foram já processados mais de mil milhões de euros de reembolsos", anuncia o ministério das Finanças. "Já foram submetidas pelos contribuintes 3.680.019 declarações, das quais 38% de IRS automático".
Comentário

"Ataque violentíssimo de Luís Filipe Vieira"

110
Ouvido na AR sobre as perdas do Novo Banco, Luís Filipe Vieira criticou a venda à Lone Star. "Defesa de Vieira baseia-se no 'não custei nada' ao banco", comenta Nuno Vinha, editor de Economia.
Tempestade Perfeita

Novo Banco: ninguém sai bem da auditoria do TdC

Maus processos, falta de transparência, conflito de interesses. Todos ficam mal na foto à venda do Novo Banco. Esta semana com João Ferreira do Amaral e Nuno Vinha, editor de Economia do Observador.
Trocos no Bolso

Dica para poupar: pensar antes de comprar

Eduarda Pinto sempre trabalhou para ter os próprios trocos. Aprendeu a poupar e, agora, aplica os mesmos métodos pessoais no negócio que criou com a mãe e a irmã. Conheça-os.
Fact Check

Estado coloca mais 1,6 mil milhões no Novo Banco?

Valor está previsto no contrato com a Lone Star, numa medida de recurso para garantir a solvabilidade do banco. Mas resultados da instituição afastam essa necessidade.
Autoridade Tributária

50 mil famílias com mais de 100 mil euros em 2019

773
Mais de 50 mil agregados familiares tiveram, em 2019, rendimentos brutos superiores a 100 mil euros (é a primeira vez que acontece). É um aumento de 6,8% face ao ano anterior.
Finanças

Finanças. Insustentabilidade pode agravar impostos

O impacto do envelhecimento nas finanças públicas poderá levar a que as famílias tenham de pagar mais impostos, receber menos benefícios, usufruir menos de serviços públicos, diz estudo da Gulbenkian.
Um Café e a Conta

Com evitar pagar IRS a mais

Rosário Moreira, diretora do Digital MBA da Porto Business School, deixa-nos conselhos úteis para lidar com o IRS. No acerto de contas anual, uma declarações mal preenchida pode sair mais cara.
Observador Lab

As criptomoedas são seguras?

122
Já ouviu falar em criptomoeda, mas como funciona? Será um investimento seguro? O Credibom explica as criptomoedas para que possa diversificar os seus investimentos de forma responsável.
Media

Governo acompanha "com preocupação" Global Media

A questão dos jornalistas e jornais da Global Media está a ser acompanhada “com preocupação” pelo Governo. O secretário de Estado disse que “não está prevista qualquer alteração” na situação da Lusa.
Programa de Estabilidade

PRR português "totalmente em linha" com prioridade

"O plano está estruturado em torno dos 3 pilares da resiliência, do clima e transformação digital, com medidas sobre habitação social, eficiência energética dos edifícios e escola", refere comissário.
Programa de Estabilidade

PE2021. Bruxelas recebe mais informação do que AR

O documento enviado à Comissão Europeia é bem mais curto do que aquele que foi entregue ao Parlamento, mas contém detalhes sobre as garantias concedidas pelo Estado no âmbito da pandemia.
Trocos no Bolso

Uma bolseira com trocos para os sonhos

Susana Verdade sempre soube o que era poupar. Entre bolsas de estudo e trabalho, conseguiu guardar uns trocos para tirar a carta de condução. Tudo com estratégias de poupança que partilhou connosco.
Tempestade Perfeita

Um ano depois, não foi tão mau como se previa

A Tempestade Perfeita começou há um ano. O que surpreendeu pela positiva e pela negativa.
Autoridade Tributária

Fisco alerta para emails falsos sobre consulta IRS

No portal das Finanças, o fisco diz ter conhecimento de que “alguns contribuintes” têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes de endereços duvidosos.
Um Café e a Conta

O que é educação financeira e porque é importante?

Moreira, directora do Digital MBA da Porto Business School explica as regras de ouro da poupança e investimentos pessoais/familiares.
Coronavírus

João Leão: "A recuperação está em andamento"

O ministro das Finanças considera que "a recuperação está em andamento". Mas o Programa de Estabilidade foi alvo de criticas tanto da esquerda como da direta.
Venezuela

Venezuela prepara nova reconversão da moeda

A Venezuela vai fazer uma nova reconversão do bolívar soberano, moeda utilizada no país. Apesar disso, especialistas acreditam ser necessário encontrar outras soluções para problema da hiperinflação.
Programa de Estabilidade

Programa de Estabilidade em debate no parlamento

O plenário da Assembleia da República desta quinta-feira vai debater o Programa de Estabilidade 2021-2025, aprovado pelo Governo no dia 15 de abril e que já foi discutido com os deputados em comissão.
União Europeia

Programa de Estabilidade discutido na AR

PSD, PCP e CDS-PP avançaram com projetos de resolução relacionados com o PE, mas em nenhum dos casos é proposta a rejeição do documento, mas sim recomendadas medidas alternativas e adicionais.
Comentário

"Mutualista pode ter prejuízo de 15 a 20 milhões"

A Associação Mutualista Montepio prepara-se para apresentar contas negativas relativas a 2020. "Negociação com auditor externo foi tensa", explica Edgar Caetano, jornalista de Economia do Observador.
Trocos no Bolso

Bons exemplos de poupança e investimento

Neste novo podcast da Rádio Observador vamos ouvir exemplos de como transformar sonhos em realidade. Qual a melhor forma de organizar e poupar para uma grande viagem? Ou como melhorar o rendimento?
Huawei

Receitas do grupo Huawei caem no 1º trimestre

As vendas da Huawei caíram 16,5%, em termos homólogos, para 152,2 mil milhões de yuans (19,4 mil milhões de euros), devido, em parte, à queda das receitas da sua unidade de consumo, indicou a empresa.
Observador Lab

Tudo o que precisa de saber sobre o spread

O spread é algo que todos já ouvimos falar, mas que muitas vezes não sabemos explicar. O Banco Credibom dá uma ajuda para entender o conceito, para que possa tomar decisões sem dificuldades.
Coronavírus

Moratórias sem EBA: Famílias podem ficar marcadas

Ministro das Finanças diz que tratar as moratórias fora do quadro da Autoridade Bancária Europeia pode levar a que famílias e empresas fiquem "marcadas" e com dificuldade em aceder a financiamento.
Finanças

OE 2021. Finanças voltam a cativar 8,6 milhões

108
Os vários reforços orçamentais tiveram como consequência uma nova cativação em fevereiro de 8,6 milhões de euros das verbas libertadas pelas Finanças no mês anterior.
Finanças

Apoios às empresas disparam no 1º trimestre

Em antecipação à síntese de execução orçamental, o ministério das Finanças anuncia que os apoios às empresas dispararam no 1º trimestre para 1.182 milhões, sobretudo devido ao confinamento.
Economia

Uma conta dentro de um smartphone

A transição digital já era uma tendência, acelerada ainda mais com a realidade do confinamento. Gerir o seu dinheiro numa app… é seguro? É. E conveniente também.
Tempestade Perfeita

Criptomoedas: opacidade vai resistir à regulação?

Os bancos centrais estão a começar a olhar para a Bitcoin e congéneres. A regulação pode acabar com um mercado pouco transparente.
Orçamento do Estado

Divulgada execução orçamental do 1º trimestre

A execução orçamental até março vai ser divulgada esta segunda-feira pela Direção-Geral do Orçamento. No entanto, o ministério das Finanças já tinha dado conta do aumento na despesa da saúde.
Novo Banco

UTAO. TAP e Novo Banco "incontornáveis" até 2025

123
Responsabilidades contigentes, onde constam a TAP e Novo Banco, serão "tema incontornável nos próximos quatro anos" devido à acumulação "muito expressiva de riscos para o equilíbrio orçamental".
TAP

Plano para a TAP é risco "orçamental considerável"

Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) analisou o Programa de Estabilidade 2021-2025 e vê riscos na reestruturação da TAP, sobretudo devido à incerteza com a pandemia.
Um Café e a Conta

Painéis solares são ou não um bom investimento?

A instalação é simples, mas os preços oscilam entre as centenas e os milhares de euros. Vale a pena o custo? A Rosário Moreira fez as contas e tem as respostas para estas e outras perguntas.
Observador Lab

Para que serve um crédito pessoal?

Além de ser uma das opções de crédito mais procuradas, pode adequar-se às suas necessidades e possibilidades, seja através do seu banco ou de instituição financeira, como o Banco Credibom.
Liga dos Campeões

A Superliga que promete alargar o fosso no futebol /premium

Os milhões prometidos pela Superliga já estão a gerar turbulência no futebol europeu. A iniciativa de (alguns) clubes ricos deixa incertezas sobre o futuro da indústria e assusta todos os outros.
Autoridade Tributária

Governo quer desmaterializar processos inspetivos

O objetivo da medida é desmaterializar um processo que atualmente é totalmente feito em papel, desde a notificação sobre o procedimento inspetivo ao contribuinte visado.
FC Porto

SAD do FC Porto liquida 70 milhões de empréstimos

171
Em causa está a emissão das obrigações FC Porto SAD 2017/20, com uma taxa de juro de 4,25 por cento, cuja data de reembolso inicial era de 9 de junho de 2020, mas que acabou por ser adiada por um ano.
Tempestade Perfeita

O crescimento anémico segue dentro de momentos

O Programa de Estabilidade prevê que em 2025 o PIB português cresça apenas 2,2%. É o regresso à anemia que tem sido a constante deste século. E sem crescimento não se combate a pobreza estrutural.
Um Café e a Conta

Como gerir melhor o orçamento familiar

A 22 de Abril arranca o primeiro episódio deste podcast dedicado às finanças pessoais com Rosário Moreira, professora universitária e diretora do Digital MBA da Porto Business School.
Programa de Estabilidade

Contratação de jovens terá apoios majorados em 25%

À majoração de 25% do apoio à contratação permanente de jovens até aos 35 anos poderá somar-se outra majoração pela contratação de uma pessoa do sexo sub-representado na profissão, segundo o PE.
Observador Lab

Pão do Beco: um sonho em fornadas diárias

António José de Mello tinha outra ideia no forno, mas foi o pão que conquistou o seu talento. Uma solução de vida que partiu de um sonho, como tantos outros que o Banco Credibom pode ajudar a realizar
Noticiário

7h. Gastos com vacinas. Valor perto do Novo Banco

Programa de Estabilidade entregue na quinta-feira à noite na AE, prevê gastar 400 milhões de euros em vacinas contra a Covid19, o dobro do ano passado. É quase tanto como a verba prevista para o NB.
Macroeconomia

Um Programa de Estabilidade com fé na "bazuca" /premium

A carga fiscal deverá atingir o valor mais baixo desde 2012. E as medidas Covid vão custar, só este ano, 3,5 mil milhões de euros. Programa de Estabilidade não informa sobre garantias do Estado.
Programa de Estabilidade

Leão prevê (outra vez) carga fiscal mais baixa

O ministro das Finanças antecipa um défice de 4,5% e crescimento de 4% este ano. E uma carga fiscal de 33,7% — o que, a verificar-se, será a mais baixa desde o segundo ano da Troika.
Finanças

Governo entrega Programa de Estabilidade na AR

De acordo com declarações do ministro de Estado e das Finanças, João Leão, as previsões a apresentar esta quinta-feira irão incluir uma revisão em alta do défice e em baixa do cenário macroeconómico.
Comentário

Madoff: "Conhecido, não pelas melhores razões"

Bernie Madoff foi autor de uma das maiores fraudes fiscais de sempre. Foi condenado a 150 anos de prisão. A análise de Paulo Ferreira: "Com a crise de 2008, caiu tudo".
EDP

AT teria "sempre" analisado venda das barragens

Helena Borges disse que não houve nenhuma intervenção da AT na preparação desta operação, pelo que está inteiramente livre para aplicar o quadro legal de que dispõe para fazer o controlo da situação.
Observador Lab

O que é a TAN e a TAEG?

É normal que tenha dúvidas acerca destes dois conceitos. São eles que indicam quanto custa o crédito numa instituição, como no Banco Credibom, por exemplo. Descubra como funcionam.
Finanças Públicas

Convém relembrar para não deixar prescrever

172
Uma parte considerável dos Portugueses também ilibou José Sócrates nas eleições de 2009, premiando o esbanjamento do Primeiro-Ministro por oposição aos avisos “maçadores” de Manuela Ferreira Leite.
Programa de Estabilidade

8 incertezas atrapalham o Programa de Estabilidade /premium

O ministro das Finanças está a preparar o Programa de Estabilidade rodeado de indefinições. Mas tem uma certeza — Bruxelas não vai "cobrar" para já as derrapagens orçamentais.
Tempestade Perfeita

Os mais ricos que paguem a crise? Sim, faz sentido

A proposta da FMI deve ser seguida. A dívida terá sempre que ser paga e é mais justo que seja já do que por gerações futuras.
IRS

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados

"As primeiras ordens de reembolso já foram dadas" e o respetivo valor vai chegar aos contribuintes "a meio da semana", referiu o secretário de Estado António Mendonça Mendes.
Finanças Públicas

Programa de estabilidade vai rever défice e PIB

O Governo entrega no parlamento até quinta-feira o Programa de Estabilidade 2021/2025 que irá incluir uma revisão em alta do défice e em baixa do cenário macroeconómico devido à pandemia de covid-19.
Economia

Economia com capacidade de financiamento de 0,1% 

De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal, a economia portuguesa apresentou, em 2020, uma capacidade de financiamento de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB), menos 1,1% do que em 2019.
Comentário

"Confiança na contenção orçamental portuguesa"

Vitor Rodrigues Oliveira, jornalista de Economia, dá conta das projeções do FMI, que prevê que as contas de Portugal "sofram menos" que as dos parceiros da UE, e comenta as propostas de Vitor Gaspar.
Observador Lab

O que é um crédito?

O crédito, feito de forma responsável, mantendo o equilíbrio do orçamento, pode ser um instrumento útil de gestão financeira e até um auxílio para a qualidade de vida. E o Banco Credibom pode ajudar.
Impostos

Xeque-mate ao RNH? O ultimato sueco

Enquanto país periférico e sem recursos, Portugal não deverá temer gritar “orgulhosamente sós!”, devendo lutar com as armas fiscais que ainda lhe são permitidas.
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê défice de 5% este ano para Portugal

Novas previsões do FMI para o défice português são mais pessimistas em 2021 e 2022. O primeiro superavit é esperado em 2024, ano em que a dívida deve retomar níveis pré-pandemia.
Imigrantes

Notificações eletrónicas estendidas a imigrantes 

Os portugueses residentes no estrangeiro deixarão de ter que nomear um representante fiscal. O Governo vai permitir que o relacionamento com as autoridades tributários passe a ser feito online.
Autoridade Tributária

Fisco cria espaço para faturas de ginásios

Este tipo de despesas passa a ter em relação ao IRS o mesmo tratamento fiscal que já é dado às faturas de restaurantes, oficinas de reparação de carros e motos, cabeleireiros e veterinários.
Fraude

AT alerta para e-mails fraudulentos

1071
Autoridade Tributária avisa, via Twitter, que e-mails a pedir dados bancários para supostos reembolsos de IRS são falsos. Fraude acontece dias depois de ter começado a fase de entrega de IRS.
IRS

Mais de 900 mil declarações de IRS submetidas

Passados cinco dias desde o início do prazo de três meses já foram submetidas mais de 900 mil declarações de IRS pelos contribuintes no Portal das Finanças. Entrega é feita exclusivamente online.
Tempestade Perfeita

A troika foi chamada há 10 anos. O que aprendemos?

101
Alguma coisa já mudou no país e na Europa. Mas os riscos principais para uma crise de financiamento continuam.
Economia

Cartões de crédito: a chave do comércio online?

123
Os cartões de crédito estão desde sempre envolvidos numa série de mitos. Há quem diga que são essenciais, outros, que são perigosos. Conheça a verdade sobre eles e porque são cada vez mais essenciais.
IRS

IRS. Já foram submetidas 250 mil declarações

O Portal das Finanças já recebeu mais de 250 mil declarações de IRS. Sobre os constrangimentos no acesso o ministério das Finanças diz que é normal, mas apela a que os contribuintes não se apressem.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Menos otimismo em 2021, brilharete em 2022 /premium

Entidade fiscalizadora espera crescimento de 3,3% em 2021, mas o melhor fica para 2022 (+4,9%). Défice mais controlado nesse ano (-2,1%), mas não faltam riscos. Dívida ao nível pré-pandemia em 2025.
Altice

Receitas da Altice Portugal sobem 0,5% em 2020

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 0,2% para 833,6 milhões de euros, adianta a empresa liderada por Alexandre Fonseca.
Tempestade Perfeita

Um governo poupadinho em tempo de crise

O défice de 2020 abaixo do previsto e a oposição do governo a aumentos de apoios sociais mostram que há preocupação com a despesa pública
Economia

Uma hipoteca às gerações futuras

A governação que não estimula a criação de riqueza por parte da iniciativa privada constitui a crónica de uma morte anunciada para o futuro das gerações mais jovens.
Crescimento Económico

Centeno. 4 riscos e uma ideia controversa /premium

O Banco de Portugal e Mário Centeno apontam os caminhos que a economia terá de enfrentar até à retoma. E deixaram uma ideia controversa em tempo de pandemia: a economia ganha com empresas maiores.
Crescimento Económico

BdP acredita que PIB cresce 5,2% em 2022

126
Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, revelou esta sexta-feira as previsões para a economia, apontando agora um maior crescimento para o próximo ano.
Défice

João Leão admite défice mais alto em 2021

As linhas de crédito com garantia do Estado vão ter consequências nas contas de 2021 e 2022, reconheceu o ministro das Finanças, que admite uma possível revisão em alta do défice para este ano.
Défice

Défice atinge 5,7% em 2020, melhor do que previsto

Défice de 2020 fica em 5,7%, melhor do que o esperado. Despesa aumenta 7,8% e receita cai 5%, mas carga fiscal fica em 34,8% do PIB, valor recorde. Dívida sobe para 133,6%. Taxa de poupança nos 12,8%.
Execução Orçamental

Pandemia agrava défice em 2,5 mil milhões

110
O défice até fevereiro atingiu os 1.153 milhões de euros, uma degradação de 2,5 mil milhões face ao período homólogo. Receita fiscal cai 17% e despesa sobe 5,8%. Subsídio de desemprego cresce 38%.
Empresas Públicas

TAP: eficiência e meritocracia para quem fica

176
Esta crise é a oportunidade para abandonarmos modelos antigos, que promoveram amadorismos e clientelismos à boa maneira da pior administração pública.
Autoridade Tributária

Fisco emite alerta sobre sms falsos enviados 

Autoridade Tributária emitiu o alerta depois de começar a receber "um número significativo" de contactos e avisou que as mensagens são falsas e que "maliciosamente" remetem para páginas fraudulentas.
Finanças

Fisco acionou cláusula antiabuso 113 vezes

A Autoridade Tributária acionou 113 vezes a cláusula antiabuso nos últimos quatro anos. Dado foi revelado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais na audição sobre a venda de barragens da EDP.
Finanças

Suécia quer revogar acordo fiscal com Portugal

3235
Mais de 3 mil suecos podem perder isenções fiscais. Suécia quer rasgar acordo e tributar as pensões dos reformados. É “interessante” e até “fascinante” observar “como os portugueses aceitam isto.
Tempestade Perfeita

Vacinas: levantar patentes não resolve escassez

O problema da distribuição de vacinas não está nas patentes mas sim na capacidade de produção
EDP

EDP. Matos Fernandes remete respostas para Fisco 

298
Ministro do Ambiente, que na 3ª feira é ouvido no parlamento, diz que compete à Autoridade Tributária dizer se a EDP deve ou não pagar imposto. E desvalorizou notícias sobre investigação ao negócio.
EDP

Barragens do Douro. Governo nega benefícios à EDP /premium

100
Em causa está a alteração ao artigo 60 do Estatuto dos Benefícios Fiscais, a propósito do OE2020. A equipa das Finanças diz que a transmissão de concessões do Estado, como fez a EDP, paga imposto.
Observador Lab

Cama Solidária: com sonhos se vence uma pandemia

125
Ricardo Paiágua criou o “Cama Solidária” e ajudou profissionais de saúde. Um sonho tornado realidade, como tantos outros que todos temos e que o Banco Credibom pode ajudar a concretizar.
Sonae

Lucro da Sonae cai 57,2% em 2020 

O lucro da Sonae caiu no ano passado 57,2%, face a 2019, para 71 milhões de euros, "impactado pela pandemia", com efeitos a nível operacional e no que respeita à reavaliação de ativos.
Empresas

Pagamento de impostos não deve ser desvalorizado 

As micro, pequenas e médias empresas com volume de negócio até 50 milhões de euros por ano podem entregar em três prestações os primeiro e segundo pagamento por conta do IRC.
União Europeia

Bruxelas saúda Portugal por trabalho financeiro

A presidência portuguesa da UE e o ministro das Finanças foram elogiados pela comissária dos Serviços Financeiros pelo trabalho legislativo sobre o malparado e a transparência das multinacionais.
Tempestade Perfeita

Desconfinamento e apoios: melhor era possível

O plano de alívio das medidas de confinamento tem falhas importantes e os apoios sociais e económicos estão presos a uma máquina burocrática que lhes tira eficácia. Com António Nogueira Leite, João Ferreira do Amaral e Vera Gouveia Barros.
Segurança Social

Correção de remunerações entregue até 30 de junho

Os empregadores abrangidos por medidas de apoio à pandemia têm até 30 de junho para entregar as declarações de remunerações corrigidas referentes ao período de março a dezembro de 2020.
Segurança Social

Contribuições adiadas podem ser pagas até maio

Despacho determina que os trabalhadores independentes e as empresas que tenham adiado as contribuições de novembro e dezembro possam pedir até 31 de maio para pagar o que falta em prestações.
Economia

Passo a passo para criar o seu próprio negócio

141
A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas transformassem hobbies em fontes de rendimento. Abrir uma empresa legalmente hoje em dia é fácil. Mas o que há a fazer antes disso?
Autoridade Tributária

O Defensor do Contribuinte

Em face da grave crise causada pela pandemia, virá a justificar-se que o Governo avance com a criação de um regime excecional de regularização de dívidas tributárias, um novo “perdão fiscal".
Trabalhadores

Negociações sobre diploma da AT no final do mês

A reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e a Autoridade Tributária e Aduaneira serviu também para fazer um ponto de situação dos seus trabalhadores.
IRS

Declaração automática do IRS alargada

O alargamento do IRS automático e declaração pré-preenchida é para trabalhadores independentes como jornalistas, advogados, médicos, músicos, pintores, guias-intérpretes, amas ou auditores.
China

China reduz meta do défice para 3,2%

Ministério das Finanças fixou a meta do défice em 461.146 milhões de euros e avançou que "não vai recorrer a fortes incentivos". As despesas relacionadas "estão a diminuir consideravelmente".
Economia

O melhor amigo em tempos de pandemia?

O receio de contaminação por Covid-19 nos transportes públicos leva a que muitos optem por se deslocar de carro. Se pondera comprar (mais) uma viatura, saiba que soluções de crédito o podem ajudar.
Tempestade Perfeita

Certezas, omissões e a dúvida: PRR vai funcionar?

O Programa de Recuperação e Resiliência foi apresentado. Há uma omissões de metas e alguma contradição de dados. Mas o grande teste será sempre a concretização.
Sob Escuta

O essencial da entrevista a Miranda Sarmento

Em entrevista ao Observador, Joaquim Miranda Sarmento, presidente do CEN do PSD, critica o plano desenhado pelo Governo e acusa Costa de estar a hipotecar uma oportunidade para transformar o país.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

As contas da TAP: não se deixe iludir

3970
O esforço que nos está a ser pedido, como contribuintes, para a TAP, representa 80% do IRC pago por todas as empresas portuguesas durante 2020 e implicará um acréscimo de 1,5% à nossa dívida pública.
Empresas Públicas

Quem pagou os custos da EMPORDEF?

104
Resultado líquido consolidado: 57,2 milhões de euros negativos; capital próprio consolidado: 73,9 milhões de euros negativos; passivo consolidado: cerca de 827 milhões de euros. Accountability? Zero!
Coronavírus

PME podem pagar IVA de dezembro em prestações

As micro, pequenas e médias empresas têm agora a possibilidade de pagarem o IVA referente a dezembro em três ou seis prestações, mesmo que não tenham registado quebra de faturação.
Execução Orçamental

Estado regista excedente de 760 milhões em janeiro

109
De acordo com as Finanças, para a degradação do saldo concorreu "a forte contração da receita e o acréscimo da despesa primária, reflexo dos impactos negativos na economia do período de confinamento".
Economia

Como adaptar a casa ao teletrabalho

112
Agora durmo no escritório? Ou o escritório mudou-se para a minha sala? Vamos ver os erros mais comuns em teletrabalho e como criar espaços de trabalho mais eficientes. Organização é o segredo.
Portal das Finanças

Acaba o prazo para validar faturas 

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura. Cabe ao contribuinte associar a fatura em causa à tipologia de dedução a que ela corresponde.
Coronavírus

Estudo do CFP defende escolas encerradas

Estudo divulgado pelo Conselho de Finanças Públicas conclui que fechar as escolas foi responsável pela queda nos novos casos de infeção, mas não considera outros fatores.
Investimento

Invista em imobiliário - com apenas 100 euros

325
Os fundos imobiliários abertos valorizaram-se em cerca de 11,8% nos últimos 3 anos, de acordo com o índice APFIPP. Curioso sobre fundos de investimento? Explicamos-lhe como funcionam.
Tempestade Perfeita

Como a economia comportamental pode ajudar na p...

A ciência tem ferramentas que ajudam a condicionar e alterar os comportamentos. É preciso saber usá-las. Esta semana com a convidada Sandra Maximiano.
Protestos

Polícias protestam contra estacionamento pago

O protesto realiza-se às 11h00 em simultâneo nos três aeroportos do país devido à avença de estacionamento que a ANA-Aeroportos decidiu começar a cobrar aos aos elementos da PSP, GNR, SEF e AT.
Impostos

Contribuintes têm até sexta para validar agregado 

Prazo original era o dia 15 mas foi extendido até ao dia 19 de fevereiro. Através da validação, os pais poderão usar as despesas relacionadas com a educação e saúde dos filhos para abater ao imposto.
Coronavírus

Novo inspetor-geral das finanças ouvido na AR 

No âmbito do requerimento apresentado pelo PSD, Ferreira dos Santos será ouvido devido a uma redução no número de funcionários públicos em teletrabalho (45 mil agora face a 68 mil em março).
Crime

Finanças. Funcionário acusado de burlar

Um funcionário da repartição de Finanças de Anadia foi acusado pelo Ministério Público de cobrar indevidamente várias coimas a 300 contribuintes no valor de mais de sete mil euros.
Coronavírus

Retoma em Portugal “meteu a marcha-atrás"

274
Consultora britânica Capital Economics prevê que a economia irá crescer menos do que Espanha em 2021. Relaxamento das medidas no Natal "não ajudou" e novo confinamento está a penalizar a economia.
Portal das Finanças

Alargado prazo para comunicar agregado familiar

Os contribuintes que não conseguiram comunicar o agregado familiar vão poder fazê-lo até ao próximo dia 19, devido a alguns constrangimentos de acesso à comunicação do agregado familiar.
Fiscalidade

Impostos baixos, sim. Taxa única, não

A taxa única tem, a meu ver, uma única vantagem: a simplificação. Todas as demais vantagens que lhe estão associadas não são, na verdade, vantagens da “taxa única”, mas vantagens de impostos baixos.
IGF

IGF recomenda à Lusa devolução de indemnização

Além da devolução de 2,2 milhões de euros ao Estado, o IGF recomendou "uma melhor otimização dos gastos operacionais" e a "adoção de medidas que visem aumentar as receitas comerciais".
Tempestade Perfeita

Salários subiram. Esta crise é diferente?

A economia caiu mas os salários tiveram uma subida média. Uma crise assimétrica e diferente das anteriores?
Benefícios Fiscais

IRS. Prazo para contratos de arrendamento no fim 

Benefício fiscal visa recompensar os senhorios que optam por não englobar os rendimentos das rendas habitacionais aos restantes rendimentos. Deverá ser feito através do Portal das Finanças.
Impostos

Acaba o prazo para atualizar agregado familiar 

É um dos primeiros passos na preparação da entrega da declaração anual do IRS e permite beneficiar do IRS automático e de isenção de taxas. A introdução dos dados é feita no Portal das Finanças.
Finanças

SCUT. Plataforma acusa ministra de ambiguidade

Plataforma P'la Reposição das SCUT A23 e A25 diz que não é admissível invocar limitações orçamentais "quando o próprio ministro das Finanças admitiu ser possível acomodar esta redução de receita".
Orçamento do Estado

CFP acusa Leão de falta de transparência

486
Entidade independente que fiscaliza contas públicas diz que não recebeu informação suficiente para calcular défice para 2021, nem o impacto das medidas aprovadas na especialidade no OE2021.
Coronavírus

Leão admite que houve apoios anunciados não usados

164
Ministro das Finanças admite que nem todos os apoios anunciados foram usados em 2020 (como o diferimento no pagamento de IRC). Este ano, gastos com layoff, (onde estão 212 mil pessoas) vão disparar.
Finanças

Fisco. Nova aplicação ajuda na consulta de faturas

Registo e classificação de faturas, consulta de deduções e benefícios acumulados são algumas das funções que os contribuintes podem fazer através da nova app da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Petrobras

Petrobras vende refinaria no Brasil a fundo árabe

Refinaria produz 14% do petróleo refinado do país. A Petrobras, empresa estatal do Brasil, tem um plano para conter o endividamento que inclui vender 8 das 13 refinarias de petróleo que tem no país.
Tempestade Perfeita

TAP: início de uma nova relação com os sindicatos?

O acordo laboral de emergência é considerado “histórico” pela administração. Sindicatos aceitam cortes salariais e de direitos para tentar salvar a empresa. Uma nova era?
Impostos

Uma proposta que o contribuinte não pode recusar

Numa autêntica reviravolta totalitária, cria-se uma reunião que ultrapassa vastamente a esfera de intervenção de serviços de inspeção e serve para apanhar o contribuinte desprotegido.
Tempestade Perfeita

Estamos a ser poupadinhos no combate à crise?

A queda da economia foi forte mas menos acentuada do que as piores previsões. As ajudas públicas são as terceiras mais baixas da União Europeia.
Explicador

GameStop. Os "pequenos justiceiros e vingadores"

A internet uniu os millenials que ameaçam fundos de investimento para vingar vítimas da crise. Steven Santos, gestor do BiG, explica o fenómeno e lembra os riscos do acesso pouco regulado à bolsa.
Economia

Portugal 2020 paga quase 15 milhões até dezembro

Até ao final de dezembro do ano passado, os beneficiários do Portugal 2020 já tinham recebido 15.600 milhões de euros de fundos, o que corresponde a 61% da dotação total do programa.
Manifestações

Fecho da refinaria de Matosinhos gera manifestação

A refinaria de Matosinhos deve encerrar durante este ano e os trabalhadores manifestam-se em frente à sede da Petrogal e ao Palácio de Belém. Os trabalhadores falam em "destruição da zona do Porto".
Wall Street

Wall Street vive a pior semana dos últimos meses 

Pequenos investidores reunidos na rede social Reddit apostaram contra fundos de investimento que lucram com empresas em dificuldade. Corretores limitaram as transações e a bolsa fechou em baixa.
Coronavírus

Empresários em regime simplificado podem ter apoio

Os empresários individuais sem contabilidade organizada podem candidatar-se a ajudas, no âmbito do plano Apoiar+Simples. A medida tem uma dotação total de 50 milhões de euros.
Tempestade Perfeita

Populismo e extremismo? A resposta está nas pol...

Mais soluções concretas e honestas para as populações mais esquecidas e menos embate político e partidário. Algumas lições a tirar das eleições presidenciais.
Autoridade Tributária

Investimento imobiliário com natas. E impostos

Fazer escolhas prudentes pode evitar tornar uma refeição aparentemente simples numa bomba de impostos.
Tribunal Constitucional

TC confirma ilegalidade de norma do OE2016

Em causa está a interpretação do Código do Imposto do Selo conjugada com a norma da lei do OE2016. A retroatividade da lei fiscal permitiu à Autoridade Tributária cobrar garantias indevidamente.
Tempestade Perfeita

Escolas: planear é urgente para controlar danos

Com o encerramento das aulas presenciais tido como inevitável, há que preparar a recuperação para este ano lectivo e seguintes.
Autoridade Tributária

Lei trava venda de mais de 1000 casas penhoradas

111
Lei em questão entrou em vigor em 2016 e resultou de propostas do PS, PCP, BE e Verdes. Segundo a DECO, se esta medida não existisse, muitas famílias "possivelmente ficariam sem as suas casas".
Aviação

TAP: as lições do Montenegro e de Richard Branson

288
Quem explicará, daqui a alguns anos, a lógica que presidiu à decisão de dotar o SNS com um reforço de apenas 500 milhões de euros, mas de salvar sete mil empregos na TAP investindo 3 mil milhões?
Tempestade Perfeita

Novo confinamento, novo orçamento

Ter uma parte importante da economia fechada por mais um mês vai trazer mais dificuldades. E a probabilidade de ter que rever as contas do orçamento é muito elevada.
Fraude

Seis mil carros importados em fraude de milhões 

405
Esquema de importação de veículos lesou o Estado em 4,3 milhões de euros. Foram detidos 7 indivíduos pela presumível prática de crimes fiscais. Um dos arguidos usou lucros num esquema de prostituição
Autoridade Tributária

Qualquer empresa pode candidatar-se ao IVAucher

Em resposta à Revolut, Autoridade Tributária e Aduaneira afirmou que qualquer empresa que cumpra o caderno de encargos do concurso público para a implementação do IVAucher pode concorrer
Autoridade Tributária

Prémio de produtividade máximo para o fisco 

Volume de cobrança coerciva do fisco atingiu os 661,6 milhões de euros nos primeiros 9 meses de 2020. Receita deste fundo garante o financiamento de prémios aos funcionários da Autoridade Tributária
Tempestade Perfeita

Aumento do salário mínimo: entre a necessidade ...

Os salários precisam de aumentar mas a conjuntura actual recomenda cautela por causa da sobrevivência das empresas.
Brexit

Brexit. Portal das Finanças responde a dúvidas 

O Portal das Finanças passou a dispor de uma funcionalidade que permite aos contribuintes com ligações ao Reino Unido tirarem dúvidas sobre implicações fiscais após o Brexit.
Governo

Andorra sai da lista de paraísos fiscais 

Principado deixou de integrar a lista de países e territórios que Portugal classifica como paraísos fiscais. Lista negra passa a ter 80 países classificados com regimes de tributação privilegiada.
Economia

Fisco. Problema técnico trava validação de faturas

O portal e-fatura teve um problema informático impedindo algumas pessoas de validar faturas referentes a 2020. O Ministério das Finanças diz ser um "problema técnico" relacionado com a mudança de ano.
Finanças Pessoais

Está a conseguir poupar nesta crise? Onde investir /premium

A crise está a ser dura, mas quem manteve rendimentos está a conseguir poupar como nunca. É o seu caso? Aqui tem 8 alternativas de poupança e investimento para todos os "bolsos".
Orçamento do Estado

Leão responde às reservas de Marcelo sobre o OE

Ministro das Finanças antecipa um "inverno bastante exigente" mas acredita que o surgimento da vacina contra a Covid-19 permite "antecipar uma evolução favorável da pandemia ao longo do próximo ano".
TAP

A TAP faz questão de viver para lá das suas posses

1401
Por vezes, a opinião pública, que inclui a minha, comete erros. Vamos ver se é o caso. Finalmente, os trabalhadores da TAP estavam a fazer um esforço. O que receberam em troca?
Economia

TAP, um mal escusado 

946
Em que parte do mundo encontrará PNS o gestor competente que prometeu arranjar, para passar a gerir a TAP em lugar daqueles de que se livrou?
Tempestade Perfeita

O pior, o melhor e os protagonistas de 2020

António Nogueira Leite, João Ferreira do Amaral e Vera Gouveia Barros fazem as escolhas do ano que está a acabar. O aumento das desigualdades, o acantonamento ideológico e os conflitos na Europa são consequências negativas da pandemia.
Economia

3 ferramentas para fazer da crise uma oportunidade

São os negócios que se adaptam rapidamente às circunstâncias, aqueles que podem fazer da crise um momento de oportunidade. Conheça três ferramentas que podem ajudar a sua empresa a dar o salto.
Tempestade Perfeita

Da factura da banca à guerra nas telecomunicações

Doze anos depois o BPN continua a pesar no bolso dos contribuintes. Muito caros e demorados, assim são os resgates de bancos. 
Finanças Públicas

Madeira vai debater orçamento regional

A Vice-Presidência da Região salienta que orçamento de mais de dois mil milhões de euros "reforça muito as políticas sociais, a saúde, a educação, o tecido empresarial e o rendimento das famílias".
Habitação e Urbanismo

Investimento de 400 mil euros em bairro de Monção

O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa (PSD), explicou que a obra, de 375 mil euros, se trata de "um projeto há muito ambicionado pela autarquia que vai finalmente arrancar".
Coronavírus

Presidente alemão: "Situação é gravíssima"

Frank-Walter Steinmeier alertou que a situação na Alemanha "gravíssima" e que o Natal e o Ano Novo não podem ser festejados como tradicionalmente.
Comentário

"Está aberto o caminho para a bazuca europeia"

Foi alcançado um entendimento sobre o pacote de recuperação financeira e o Orçamento Plurianual, mas ainda há obstáculos a ultrapassar. A análise de Nuno Vinha, editor de economia do Observador.
Finanças

João Leão reconduz diretora geral da AT

O ministro das Finanças justificou a sua decisão com base nos resultados obtidos até então, que afirma evidenciarem aptidão, a experiência profissional e a capacidade de direção necessárias.
Tempestade Perfeita

TAP: pagar, cortar ou fechar?

O cenário central está decidido pelo governo mas é incerta a sustentabilidade da empresa.
Governo

TAPalhadas

197
O resgate da TAP implica um duríssimo plano de reestruturação que o Governo não tem coragem política de assumir e pretenderá agora atirar a responsabilidade para o Parlamento, estilo Pôncio Pilatos.
A página está a demorar muito tempo.