Finanças

Corrupção

PJ faz buscas na Defesa e nas Finanças 

1.982
A Polícia Judiciária fez buscas na Inspeção Geral de Finanças, no Ministério da Defesa e na Cruz Vermelha Portuguesa por suspeita de subornos em troca de informação.
Finanças

Transportes. Finanças não conseguem aplicar coimas

A plataforma do IMT que centraliza todos os autos de contra-ordenação nos transportes não está operacional e não envia a informação para as Finanças, avança o JN.
Fundo Monetário Internacional

Portugal acaba de pagar ao FMI

728
O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou esta tarde que Portugal faz o pagamento do total da dívida ao Fundo Monetário Internacional, com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros.
Função Pública

Função Pública. Salário base nos 635 euros  

131
Governo propõe aos sindicatos um aumento do nível mais baixo de remuneração dos 580 euros para os 635 euros.
Orçamento do Estado

Défice próximo do zero deve ser visto como normal

Com um défice próximo do zero em 2019, Portugal colocar-se-á numa situação normal nos outros países europeus. João Leão disse que situação é algo que acontecerá "pela primeira vez desde a democracia".
Finanças

'Fatura sem papel' pode sofrer atrasos

134
O parecer negativo da Proteção de Dados a algumas das regras no novo regime de 'fatura sem papel' pode levar a atrasos na aplicação da lei. Finanças já estão a preparar essa reformulação.
Finanças

Faturas em papel vão acabar já em janeiro

4.377
Faturas em papel só serão entregues se o comprador pedir e podem ser emitidas sem que tenha de dar o número de contribuinte na altura. Proteção de Dados dá parecer negativo a algumas regras.
Turquia

Fundo turco notifica Autoridade da Concorrência

O fundo turco OYAK notificou a Autoridade da Concorrência para que se pronuncie sobre a compra de 100% do capital social e direitos de voto da Cimpor Portugal.
Angola

Acordo com FMI facilita emissão de dívida em 2019

O acordo de financiamento será fulcral para aumentar as reservas em moeda externa e para tornar mais fácil para o Governo emitir mais dívida pública em moeda estrangeira no próximo ano.
Angola

Reservas internacionais brutas angolanas em queda

O Banco Central Angolano acaba de revelar dados atualizados onde é possível perceber que houve uma quebra de 1 150 milhões de euros entre os meses e outubro de 2018.
Vistos Gold

China. Em seis anos, 2.281 M em vistos gold

Dados divulgados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras mostram que só esse valor representa metade do total angariado no mesmo período de tempo.
IMI

IMI superior a 250 euros? Pague até esta sexta

Para quem tem um montante do Imposto Municipal sobre Imóveis superior a 250 euros, o prazo de pagamento da última prestação termina esta sexta-feira, alerta a Autoridade Tributária.
Investimento

Dê um passeio mais tranquilo com a Diversificação

Apesar das boas intenções, nem o melhor dos conselhos substitui uma efetiva estratégia de investimento. Descubra a vantagem da diversificação
Energia Renovável

Renováveis podem ter de devolver até 300 milhões

137
Mais de 150 produtores do regime especial receberam 300 milhões de euros em apoios públicos que acumularam com tarifas acima do mercado e vão ter de devolver uma parte. Decisão está com João Galamba.
Economia

Fundos sustentáveis apostam na consciência social

A sustentabilidade é a nova tendência dos fundos de investimento. E Portugal não foge à regra.
Economia

Perfil do Investidor: chave para o sucesso

Hoje mais do que nunca, com a diversificação dos mercados de capitais, é essencial saber qual é o seu perfil de investidor para apostar nos melhores produtos para investir o seu dinheiro.
Angola

Angola deve 270 milhões a 24 empresas portuguesas

O ministro das Finanças de Angola disse que o processo de certificação das dívidas do Estado está em curso, mostrando um aumento de 70 milhões de euros face aos números avançados anteriormente.
País

Segura o carro? E a casa, a saúde e a vida?

A segurança não tem preço. Conheça a família que pode deixar a sua (família) mais tranquila e preparada contra imprevistos.
Ministério das Finanças

Brexit: Finanças preparam planos de contingência

O secretário de Estado das Finanças espera que haja acordo para uma saída ordenada do Reino Unido da UE, mas admitiu que o risco de "não acordo" existe, pelo que o Governo está a preparar-se.
Orçamento do Estado

Governo de António Costa supera cativações PSD/CDS

2.195
Em três anos, PS deixou por executar cerca de 2.000 milhões de euros de despesa orçamentada. Nos quatro anos da anterior legislatura, Passos Coelho deixou cativados 1.950 milhões de euros.
Mota-Engil

Mota-Engil coloca 132 milhões em fundo mexicano

Este fundo conta com uma maturidade a 50 anos e permite "concretizar a execução de projetos de relevância na dimensão e geração de valor para as comunidades onde se insere", garante a Mota-Engil.
Autoridade Tributária

Arrendar casas anula isenção do IMT

182
Se comprou uma casa onde mora há menos de seis anos e decidiu alugar um compartimento terá que devolver à Autoridade Tributária o valor da isenção do IMT no prazo máximo de 30 dias, avança o JN.
Orçamento do Estado

1043 milhões só são gastos se Centeno deixar

486
Mário Centeno faz depender da sua assinatura mais de 1000 milhões de euros da despesa que o Governo está a pedir ao Parlamento que autorize. Valor será superior quando forem incluídas as cativações.
Orçamento do Estado

Redução do défice depende do crescimento

1.136
Os orçamentos de 2017 e 2018 deixaram uma herança de quase mil milhões ao orçamento de 2019, que o Governo espera pagar com o crescimento económico. Falta transparência, no orçamento e ao Governo.
Orçamento do Estado

Comissão Europeia prevê défice de 0,6% em 2019

Bruxelas espera que a economia cresça apenas 1,8% no próximo ano e prevê um défice superior ao calculado pela UTAO. Défice estrutural não cai, o que deixaria Portugal a violar as regras europeias.
Moçambique

Moçambique normaliza relação com os mercados

O representante do grupo de credores assinou o acordo com o Governo de Moçambique sobre a dívida pública e garante que este vai oferecer um caminho para atingir o crescimento a longo prazo.
Economia

Perfis de investimento: qual o seu?

“Conhece-te a ti mesmo.” O célebre aforismo grego atribuído a Sócrates também se aplica aos investimentos. Para saber como investir, é necessário que entenda qual é o seu perfil.
Finanças

Dívida de 90 milhões de euros na saúde militar

300
O sistema de saúde dos militares das Forças Armadas vai ter uma dívida de 90 milhões de euros no final deste ano, o que corresponde a um aumento de 30% face a 2017.
Orçamento do Estado

Orçamento coloca Portugal na "situação normal"

O ministro das Finanças assinalou o estado de normalidade em que se encontra o país, dizendo que os resultados obtidos a nível do défice para 2019 apresentam "um número histórico".
Economia

Poupar hoje para beneficiar amanhã

Neste Dia Mundial da Poupança (e em todos os outros), discipline-se para começar a fazer um “pé de meia”. Poupe a pensar no seu futuro e no dos seus.
País

Prémios para Acreditar e Semear sempre

201
Simples, próximo e justo. São palavras que inspiram quem quer marcar a diferença ao apoiar projetos na área social e ambiental.
Finanças

Fisco trava correção do IMI

Contribuintes estão a pagar um IMI mais elevado do que o real. A situação foi descoberta pelos senhorios, quando tentaram atualizar o valor da renda aos arrendatários e este foi recusado.
Empresas

Macau Galaxy anuncia receitas 6% mais elevadas

O grupo Galaxy Entertainment (GEG) apresenta um crescimento anual de 10%, mas também uma descida de 10% em relação ao trimestre anterior.
Finanças

Ainda há 107 milhões a pagar por estádios do Euro

219
Ainda há câmaras a pagar os estádios do Europeu de Futebol de 2004. Ao todo são dez estádios e 107 milhões de euros, sendo que algumas autarquias têm dívidas altas em empréstimos contraídos nesse ano.
Orçamento do Estado

IRS. Bónus para emigrantes é inconstitucional?

Medida prevista no OE 2019 prevê um bónus fiscal para emigrantes que queiram regressar. Mas vários especialistas têm dúvidas sobre a constitucionalidade do novo regime à luz do princípio da igualdade.
Economia

Fundos de Investimento

Os fundos de investimento estão ao seu alcance. Face ao novo enquadramento mundial investir em mercados de capitais significa tirar partido de uma ampla diversidade de alternativas. Saiba como.
Orçamento do Estado

Governo reafirma metas do OE perante Bruxelas

Governo reafirma que a redução do défice estrutural na proposta de Orçamento do Estado para 2019 é de 0,3% e não de 0,2%, como indicam os cálculos feitos por Bruxelas.
Finanças

Dívida no setor não financeiro em 719 mil milhões

Em agosto, do total do endividamento do setor não financeiro, 319,7 mil milhões de euros eram referentes ao setor público e 399,5 mil milhões de euros ao setor privado.
Economia

Eurostat revê em baixa dívida portuguesa de 2017

Portugal mantém a terceira maior dívida pública da União Europeia em 2017, apesar de o Eurostat a ter revisto esta segunda-feira para 124,8% do PIB.
Timor-Leste

Timor resolve problema com pagamentos do executivo

Em questão está a reconciliação dos valores de gastos das Dotações Orçamentais Temporárias do regime duodecimal com os gastos que cada Ministério tem de acordo com o Orçamento Geral do Estado 2018.
Impostos

Património da Igreja taxado como edifício de luxo

119
O caso aconteceu na paroquia de Paço de Sousa e começou em 2016. Na origem do problema está a errada taxação das salas de catequese e sala paroquial -- que, segundo a lei, estão isentas de impostos.
Mário Centeno

Centeno: "Eleitoralismo foi cumprir as medidas"

Mário Centeno referiu que o primeiro em que Portugal cumpriu todas as metas e saiu do défice foi 2016. Em 2019, quer continuar com a estabilização do sistema financeiro em Portugal.
PPR

Bancos vão ter de comunicar contas PPR ao fisco

Os bancos vão passar a ter de comunicar ao fisco as contas de clientes relativas a Planos de Poupança Reforma (PPR), segundo o diploma sexta-feira publicado em Diário da República.
Finanças

Precários. Costa quer apurar ''discrepâncias''

O primeiro-ministro quer apurar as razões que explicam a diferença entre o número de candidaturas ao PREVPAP e os pareceres favoráveis. A diferença chega a 20 mil requerimentos.
Orçamento do Estado

O lado A e o lado B das negociações na "cave" /premium

Nos dois meses pós Verão houve 40 reuniões no Parlamento para preparar o Orçamento. A "cave" de Pedro Nuno Santos foi o local das negociações de onde PCP e BE saíram com sentimentos opostos.
Governo

Centeno, do "caos e desgraça" ao valor do défice

"Discutimos políticas, medidas, ações", mas "nunca" o valor de défice previsto no orçamento. É o ministro das Finanças que o diz, numa entrevista em que sublinha o crescimento da despesa em salários.
Petróleo

Angola dá 20 mil barris diários de crude ao Brasil

O compromisso do governo angolano surge no âmbito da negociação de uma nova linha de financiamento e seguro de crédito brasileiro para exportações de 2.000 milhões de dólares.
Finanças

Centeno: caminho que Governo escolheu "é credível"

140
O ministro das Finanças considerou que a revisão em alta do rating da República pela agência Moody's "revela um notável desempenho da economia portuguesa".
Finanças

Marcelo congratula-se com alta do rating do país

107
O Presidente da República agradeceu aos portugueses os esforços destes anos, que permitiram a decisão de mais uma agência internacional de notação financeira de subir o rating de Portugal.
Finanças

CFP mantém projecção de défice nos 0,5%

O Conselho de Finanças Públicas manteve a projeção, avançada em setembro, de que o défice se fixe nos 0,5% do PIB no conjunto do ano, abaixo da meta traçada pelo Governo, de 0,7%.
Crédito

Crédito a famílias está em máximos de oito anos

142
O risco de repetir a crise de 2008 está a preocupar os reguladores que encontram sinais de alerta nos níveis de crédito concedidos nos primeiros oito meses do ano: há oito anos que não eram tão altos.
País

Saída de Portugal do défice excessivo criticada

Em maio de 2017, Bruxelas decidiu recomendar ao Conselho de Ministros das Finanças o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo aplicado a Portugal desde 2009.
Saúde

"Sub-orçamentação é um problema crónico da saúde"

A presidente do Conselho das Finanças Públicas considerou esta quarta-feira a sub-orçamentação como um problema crónico do setor da saúde em Portugal, tendo falta de boa gestão.
Investimento

Fundos de Investimento: Sabe o que são?

Fique a conhecer o bê-à-bá dos fundos de investimento.
Vítor Gaspar

Para Vítor Gaspar, défice não importa assim tanto

O ex-ministro das Finanças, agora diretor do FMI, defende que Bruxelas deixe de valorizar tanto as metas de défice orçamental. O rácio da dívida/PIB, defende, pode ser "a única âncora orçamental".
Finanças

Cobrança de custas pelo fisco liberta funcionários

Governo pretende que as custas judiciais e as coimas em dívida passem a ser cobradas pela Autoridade Tributária e Aduaneira, medida que, permite libertar os oficiais de justiça para outras tarefas.
Orçamento do Estado

Duas horas com défice zero, até Governo desmentir

111
Mário Centeno esteve reunido com os partidos, no Parlamento, sobre o Orçamento e das audições saiu um incidente. André Silva do PAN ouviu défice zero, Finanças acabaram por desmentir.
Fundo Monetário Internacional

Portugal vai crescer menos em 2019, avisa FMI

147
O FMI reviu em baixa a estimativa de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,3% e estima um abrandamento para 1,8% no próximo ano. Dívida deve reduzir-se para 103% do PIB até 2023.
Global Shapers

Portugal FinLab: as fintechs ganham vantagem! /premium

130
Portugal tem o essencial: os empreendedores que vão impondo a sua tecnologia pelo mundo. Mas ainda faltam melhores condições para crescerem mais e melhor, apesar de todas as WebSummits.
Moçambique

Fisco continua processo de combate ao contrabando

A Autoridade Tributária de Moçambique, com a segunda fase de campanha de marcação de combustível em trânsito do país, pretende acabar com o contrabando, anunciou esta segunda-feira a instituição.
Finanças

Finanças alertam para "pressão" sobre contas 

"As alternativas serão entre concentrar esse esforço nos salários mais baixos ou numa medida que abranja todos os trabalhadores e que tenha o mesmo esforço orçamental", disse o ministério.
Orçamento do Estado

Governo rejeita aumentos propostos pelo Bloco

O Ministério das Finanças garantiu esta quinta-feira que o Governo não está a avaliar a possibilidade de dar um aumento de 10 euros para todos os funcionários públicos em 2019.
Pensões

Estado já gastou 55% dos fundos da banca

129
Em quase sete anos, o Estado gastou mais de metade dos fundos transferidos pelos bancos. A medida ajudou a cumprir as metas do défice, mas o peso nas contas públicas pode ser agora um problema.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)