Finanças

Estado da Nação

Sensibilidade e Bom Senso

140
Na Saúde, Ciência e Ensino Superior, Ensino Básico e Secundário e Justiça o investimento em 2017 ficou mais de 50% abaixo do previsto. Primeiros números de 2018 sugerem que o Governo não aprendeu nada
Moçambique

Governo acusado ocultar operações financeiras

O Centro de Integridade Pública, organização da sociedade civil moçambicana, acusou o Governo de ocultar operações financeiras importantes, assinalando que tem comprometido a política fiscal.
Orçamento do Estado

Investimento cresce um terço do previsto para 2018

100
O défice ficou acima do previsto para o ano, mas deixa boas indicações para o ano, diz o Conselho das Finanças Públicas, mas há pressões sobre a despesa e o investimento está a crescer muito abaixo.
Finanças Públicas

Afinal não há dinheiro /premium

3.199
Algumas pessoas começaram agora a perceber os custos das decisões orçamentais tomadas nos últimos dois anos. Até o Governo já tem de explicar que, afinal, não há dinheiro para tudo.
Finanças

Centeno garante que dívida pública é sustentável

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu que a dívida pública é sustentável, mas considerou que há riscos e que, por isso, é necessário manter uma "política orçamental rigorosa".
IGCP

Portugal paga menos por dívida a 10 e 15 anos

IGCP pagou taxa de cerca de 1,7% por dívida a 10 anos e menos de 2,3% na emissão de títulos com maturidade de 15 anos. No total, o Estado português financiou-se em 950 milhões de euros.
Finanças

Governo está a preparar alternativa à Via CTT

O Governo vai apresentar, no OE uma alteração que permita formas alternativas à ViaCTT para a notificação eletrónica dos recibos verdes e das empresas. Essa alternativa já foi criada há um ano e meio
Função Pública

Verba para descongelar carreiras continua por usar

Os serviços públicos continuaram sem recorrer, até ao final de maio, aos 130 milhões de euros centralizados no Ministério das Finanças para o descongelamento de carreiras da Função Pública.
Trabalhadores

Aprovada a integração de 282 precários

As comissões bipartidas do Ministério das Finanças e da Modernização Administrativa aprovaram a integração de 282 trabalhadores precários, segundo a informação dada pelas respectivas presidentes.
Autoridade Tributária

Fisco investiga a transferência 90 de jogadores

Relatório anual de combate à fraude e evasão fiscais destaca uma maior atenção da Autoridade Tributária aos processos de compra e venda de jogadores. Foi pedida colaboração a 16 países.
Conselho e Finanças Públicas

Teodora Cardoso desvaloriza aumento da dívida

A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, desvalorizou esta terça-feira o aumento da dívida pública em maio, que ocorreu devido a um empréstimo elevado para amortizações.
Finanças

Regulador dos Seguros teve 21 milhões cativados 

A ASF viu serem cativados pelas Finanças quase 21 milhões de euros este ano, com implicações "muito significativas", sobretudo na retenção de quadros especializados.
Finanças

ViaCTT. Fisco manda suspender coimas

594
Depois de dezenas de milhares de contribuintes terem recebido em casa coimas entre 50 e 250 euros por não terem aderido ao ViaCTT, as Finanças enviaram instruções para suspender as sanções.
Autoridade Tributária

ViaCTT: crónica de uma fraude /premium

3.812
Há 18 anos que os governos entendem que devem "oferecer" a cada português uma caixa de correio electrónico. Há 18 anos que os portugueses respondem "Não, obrigado". Agora o correio trouxe a multa.
Bloco de Esquerda

BE quer que governo suspenda coima da VIA CTT

O partido pergunta ainda ao Governo se vai ressarcir os trabalhadores independentes que pagaram a coima. A multa é de "duvidosa legalidade e manifestamente desproporcional", entende o BE.
Dívida Pública

Novo máximo histórico na dívida: 250.313 milhões

8.757
A dívida do Estado português subiu 300 milhões em maio, subindo a um novo recorde. Enquanto não são refletidos os reembolsos de obrigações previstos para este ano, indicador continua a subir.
Bolsa

Raize em bolsa. Não invista se confia em Buffett /premium

Usámos os ensinamentos de Warren Buffett, o mais rico investidor do mundo, para avaliar a oferta pública de venda da Raize, a plataforma de financiamento colaborativo. Não compre ações.
Banca

Novas regras limitam concessão de crédito bancário

520
As regras do Banco de Portugal que estabelecem que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários, entram em vigor este domingo.
Bloco de Esquerda

Aprovado fim de benefício à criação de emprego

A Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa aprovou a extinção do benefício fiscal à criação de emprego, uma proposta do Bloco de Esquerda que diz poupar 40 milhões de euros.
Défice

Centeno garante: metas do défice serão cumpridas

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu em Lisboa que as contas públicas estão em "ordem" e que o Governo vai cumprir com o objetivo de défice de 0,7% do PIB em 2018.
Orçamento do Estado

DGO divulga execução orçamental até maio

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta terça-feira a síntese de execução orçamental em contas públicas até maio, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em 2018.
Macau

Macau e Shenzhen reforçam cooperação

O governo de Macau anunciou um reforço da cooperação com a província de Shenzhen. Disse que vai haver um "aprofundamento da cooperação nas áreas de turismo, cultura, comércio, finanças e serviços".
Finanças Públicas

Financiamento do Estado dispara em abril 

Em abril, o financiamento das administrações públicas, de 1,7 mil milhões de euros, foi muito acima dos 107 milhões de euros de março, segundo dados do Banco de Portugal.
KPMG

Regulador britânico critica KPMG. "Inaceitável"

Regulador britânico arrasa o trabalho da auditora, uma das quatro maiores do mundo, defendendo que o trabalho de auditoria que a empresa faz no Reino Unido é de qualidade "inaceitável".
Universidades

Três mestrados nacionais entre melhores do mundo

As escolas de negócios da Nova, Católica e ISCTE têm três dos 27 melhores mestrados de gestão, finanças e economia à escala mundial. Ranking do Financial Times é liderado pela francesa HEC.
Escolas

Finanças dão luz verde para obras no Liceu Camões

119
Portaria que autoriza as obras de reabilitação do Liceu Camões foi publicada. Projeto de 12 milhões de euros será executado em 2019 e 2020, depois de vários atrasos.
Entrevista

Paulo Monteiro: OPA da EDP está longe do justo

O diretor do Banco Invest acredita que as ações da EDP ajudarão o Alves Ribeiro PPR a continuar a ser o plano de poupança-reforma mais rentável. Os mercados emergentes são também uma opção do gestor.
Finanças

Suíça pode proibir banca de criar dinheiro do nada /premium

1.946
Talvez não saiba, mas a banca, quando dá crédito, cria dinheiro "a partir do nada". Referendo na Suíça, no domingo, quer romper com essa prática secular. Ex-banqueiro do BCE é defensor da revolução.
Economia

O que Centeno (não) diz sobre os méritos da retoma /premium

240
Mário Centeno escreveu um artigo num site especializado a contestar a contribuição da troika para a retoma em Portugal. Um resumo do que o ministro das Finanças diz (com anotações sobre o que não diz)
Guiné-Bissau

Guiné. Saneamento das finanças já permite investir

O saneamento das finanças públicas que está a ser realizado pelo Governo guineense já permitiu investir em infraestruturas e na campanha agrícola, disse o primeiro-ministro da Guiné-Bissau.
Banco de Portugal

BdP alerta: "Sinais de sobrevalorização" nas casas

1.558
Numa análise à estabilidade financeira, o Banco de Portugal avisa que "começaram a surgir alguns sinais de sobrevalorização" nos preços do imobiliário, no segmento residencial.
Dinheiro

Multiplique o retorno do seu PPR

O ano de 2017 foi bom para os PPR: metade da oferta rendeu mais de 2%. Pelo terceiro ano, a nossa principal recomendação, o Alves Ribeiro PPR, voltou a bater toda a concorrência. Rendeu 5 vezes mais.
Orçamento do Estado

Anacom cancela cativação em nome da independência

187
Ministério das Finanças cativou despesa ao regulador das comunicações. Anacom cancelou cativações porque eram "incompatíveis" com a garantia de uma regulação económica independente.
Finanças Públicas

Dívida pública volta a superar os 250 mil milhões

1.969
Não é um máximo histórico (em agosto de 2017 o valor esteve mais acima), mas há um aumento da dívida pública em 4,2 mil milhões de euros em abril, fruto da emissão de obrigações do Tesouro.
Finanças

Álvaro Santos Pereira elogia Mário Centeno

Ex-ministro da Economia considera que o atual responsável das Finanças não tem aplicado uma "política despesista" e que o caminho seguido nos últimos dois anos, de redução da dívida, deve "continuar".
Finanças Públicas

FMI. "Seria importante diminuir" peso dos salários

317
Em entrevista ao Negócios, o chefe da missão do FMI em Portugal defende que "seria importante que diminuísse" o peso dos salários da Função Pública em relação ao PIB.
Investimento

Fundos. As escolhas mais económicas para investir

As sociedades gestoras devem deixar de cobrar comissões dentro de dois anos em alguns fundos cotados. Até lá, descubra as estratégias mais económicas (e os melhores fundos) para investir.
Estado

Teoria geral dos lapsos /premium

236
Se há erva daninha na nossa democracia não é tanto a tolerância para estes pecadilhos menores dos ministros, mas a aceitação apática de que o Estado pode cair em cima dos cidadãos e dos contribuintes.
Orçamento do Estado

Governo tem cativados mais de mil milhões de euros

Na primeira vez que o Governo mostra as cativações no decorrer do ano, havia pelo menos 1043,9 milhões de euros ainda cativos em março. Valores não incluem cativações adicionais criadas em maio.
Terceiro resgate à Grécia

Conclusão do resgate à Grécia decidido em junho

O fórum de ministros das Finanças da zona euro tomará em junho todas as decisões necessárias para a conclusão bem-sucedida do programa de assistência à Grécia em agosto.
BCE

Portugal e outros muito dependentes do crescimento

893
Se as taxas de crescimento continuarem a abrandar e/ou se houver menor empenho na redução do défice, "alguns países" incluindo Portugal, arriscam ver novamente fechadas as portas nos mercados.
Mário Centeno

Santa Maria: falta de enfermeiros é "transitória"

Ministro das Finanças garante que a falta de enfermeiros no Hospital Santa Maria, em Lisboa, é uma "questão transitória" e que não estão sinalizadas situações de urgência nos pedidos de substituição.
Programa de Estabilidade

Orçamento português em risco de violar regras

Ao mesmo tempo que o comissário dos Assuntos Económicos demonstrava mais uma vez a sua confiança no país, a Comissão divulgava um relatório onde alertava para risco de desvio significativo das metas.
Bilhetes do Tesouro

Tesouro emite 1.750 milhões em Bilhetes

Esta é a segunda vez que o Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai ao mercado para obter financiamento de curto prazo do segundo trimestre.
Orçamento do Estado

Centeno volta a reforçar cativações 

140
No decreto-lei que determina as regras de execução do orçamento, Mário Centeno avança com cativações adicionais, como o tem feito nos restantes anos, apesar dos protestos à esquerda.
ADSE

ADSE passa a verificar facturas junto do fisco

322
Decreto de lei de execução orçamental define que o sistema de saúde dos funcionários públicos passe a fazer maior cruzamento de informações e a apertar o controlo a facturas apresentadas.
Economia

Analistas do INE esperam abrandamento do PIB

A economia portuguesa deverá ter abrandado ligeiramente no primeiro trimestre deste ano face aos últimos três meses de 2017, segundo a média de estimativas recolhidas pela Lusa.
Serviços financeiros

MBWay. BCE veio a Lisboa dar "puxão de orelhas"

533
Momento raro em conferência organizada pelo Banco de Portugal: um alto-representante do BCE aproveitou o discurso para criticar os moldes em que foi lançado o serviço MBWay em Portugal, pela SIBS.
Ensaios do Observador

PE: a mesma estratégia de 2015, uma nova tática /premium

A estratégia orçamental de Mário Centeno é sustentável? E quais as verdadeiras diferenças em relação de Maria Luís Albuquerque no anterior governo? Respostas (e algumas revelações) neste ensaio.
Angola

Angola negoceia 16.500 milhões em financiamento

Angola está a negociar mais de 16.500 milhões de euros em linhas de financiamento internacionais para projetos no país, principalmente na China, mas também na Europa.
Autarquias

Autarquias vão receber 5% do IVA cobrado

Alterações aprovadas pelo Governo esta quinta-feira vão permitir às autarquias receber 5% do IVA cobrado alojamento, restauração, comunicações, eletricidade, água e gás, mas na totalidade só em 2021.
Programa de Estabilidade

Novo Banco consome folga do défice de 2017

414
Margem conseguida com esforço superior ao previsto em 2017 é consumida quase na totalidade com quase mais quase 800 milhões de euros para o Novo Banco, que não estavam previstos no Orçamento.
Finanças Públicas

Portugal. 1.207 milhões em dívida a 5 e 10 anos

A cinco anos foram colocados 724 milhões de euros em Obrigações do Tesouro e a dez anos, Portugal colocou 483 milhões de euros à taxa de juro média de 1,670%.
Finanças Públicas

Obrigações do Tesouro para captar até 1,2 milhões

Portugal realiza dois leilões de Obrigações do Tesouro a cinco e a dez anos para angariar entre mil milhões de euros e 1.250 milhões de euros.
Dinheiro

Qual o melhor depósito? Use este comparador

A plataforma ComparaJá lançou uma ferramenta gratuita que reúne informação de 121 depósitos a prazo. As taxas de juro são, em média, de 0,48%, mas é possível aumentá-las até 2,25%.
Finanças Públicas

O grande encentenador

Centeno conseguiu resolver os problemas da geringonça e os da Europa, mas sem qualquer contribuição para resolver o problema nacional. Merece ser Presidente do Eurogrupo, mas não ministro das Finanças
Banco de Portugal

Salários de novos membros do BdP sobem

890
Os novos membros do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal são Nuno Fernandes e Margarida Vieira de Abreu. Vencimento dos novos responsáveis aumenta em mais de 50%.
Finanças Públicas

Aquiles, a tartaruga e as contas públicas

Aquilo que não gosto mesmo é de ver ilustres economistas a dizer que já que o país trabalha mais, então vamos aumentar a função pública. Lembro-me sempre de Aquiles a ser enganado pela tartaruga.
Dinheiro

Como ganhar mais de 1% com capital garantido

Os aforradores estão a ganhar 0,12% por ano nos seus novos depósitos a prazo. Descubra como conseguir multiplicar os juros por 10, mantendo sempre a garantia sobre o capital investido.
Comissão Europeia

Bruxelas alinha previsões, espera mais défice

A Comissão Europeia espera que a economia cresça 2,3% este ano, tanto como o Governo, mas antecipa abrandamento no próximo ano. Défice deve cair, mas menos que o previsto pelo Governo.
Programa de Estabilidade

Maioria trava rejeição do Programa de Estabilidade

Depois de muito barulho, com críticas da direita à esquerda, o Parlamento não aprovou a recomendação do CDS que rejeitava o Programa de Estabilidade do Governo, que prevê este ano um défice de 0,7%.
Défice

Défice melhora em 14 milhões em março

Défice global das administrações públicas foi de 377 milhões de euros até março. Melhoria é explicada por um crescimento da receita (3,5%) superior ao da despesa (3,4%).
Programa de Estabilidade

Programa Estabilidade. PS contra todas resoluções

PS vai votar contra todas as resoluções sobre Programa de Estabilidade. Em votação vão estar cinco resoluções apresentadas pelo CDS-PP (duas), PSD, BE e PCP.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)