434kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Finanças

Serviço Nacional de Saúde

Olá Lenine

Os serviços públicos, a começar pelo SNS, são a versão actualizada da desaparecida RDA: são os perfeitos e indiscutíveis pilares de um regime que se declara superior. Apenas não funcionam.
Noticiário

00h. OE22. Medina diz que proposta está em aberto

Ministro das Finanças até disse que Orçamento pode ser melhorado, e voltou a recusar todas as acusações de ser uma proposta de austeridade. A proposta segue agora para votação na especialidade.
Resposta Pronta

Criptomoedas. "Não se pode taxar por taxar"

Economista Filipe Garcia considera que tributação de criptomoedas pode ser "oportunidade" para colocar Portugal na "crista da onda" no setor, mas alerta para necessidade de conhecer plano do Governo.
Noticiário

19h. Governo estuda forma de taxar criptomoedas

Contudo, o ministro das Finanças diz que não há uma data definida para aplicar a medida. Ainda neste jornal, Portugal admite pedir mais informações à África do Sul no caso da morte de João Rendeiro.
Fernando Santos

Fisco reclamou 4,5 milhões a Fernando Santos

Selecionador recebeu, através da empresa Femacosa, 10 milhões da Federação, mas declarou e pagou IRS sobre salário anual de 70 mil. Treinador diz que pagou ao Fisco e recorreu para tribunal arbitral.
Boa moeda, má moeda

Importou carro? Veja se pagou ISV a mais

Dois contribuintes reclamaram e o fisco vai devolver-lhes imposto que cobrou a mais e contra as regras europeias.
Noticiário

7h. CFSIRP deve confirmar relatórios do SIS

Órgão que fiscaliza as secretas deve confirmar na AR relatórios do SIS sobre ligações russas a associações de imigrantes; Ministro das Finanças desvaloriza críticas da oposição ao Orçamento.
Noticiário

6h. Medina ataca oposição depois de críticas ao OE

Fernando Medina considera que a direita "não é autêntica" nos ataques que lança e acusa a esquerda de apresentar reivindicações "como se não houvesse amanhã". E os EUA aprovaram nova ajuda para Kiev.
Noticiário

4h. Costa Rica anuncia estado de emergência

Alegados autores do ataque pedem milhões de euros para não revelar segredos de Estado. E Ministro das Finanças ataque partidos da oposição depois das críticas ao Orçamento do Estado.
Tempestade Perfeita

Combustíveis: corte pontual de imposto faz sentido

Enquanto a tempestade não passa o alívio fiscal é positivo num imposto que é regressivo. Na Europa, deve atender-se à especificidade de cada país no desenho das sanções à Rússia.
Economia

Empresas preocupadas com a economia do país?

Inquérito realizado a mais de 1500 decisores sobre o nível de digitalização demonstra que a maioria das empresas está preocupada com a economia portuguesa.
Boa moeda, má moeda

Alimentos e gás menos caros

Em Abril, os preços dos produtos alimentares caíram ligeiramente em termos globais. E em Portugal e Espanha vai avançar a nova fórmula de cálculo para baixar o preço do gás.
Boa moeda, má moeda

Rating positivo, juros menos pressionados

A Fitch manteve a nota de rating dada à dívida portuguesa mas subiu a perspetiva para “positiva”. Boas notícias para os juros do financiamento do Estado.
Noticiário

00h. Medina fala em reforço nas finanças do país

Depois da melhoria de perspetiva pela Agência de 'Rating' Fitch. Não se alterou a classificação da economia portuguesa, mas houve subida para "positiva" a perspetiva do país.
Boa moeda, má moeda

Há mais de 1.100 estágios no Estado a caminho

O programa EstágiAP XXI recebeu candidaturas de 135 serviços públicos, disponíveis para receber 1156 vagas de estágio. O próximo passo será a abertura do concurso para candidatos.
Boa moeda, má moeda

Tudo esclarecido sobre preços dos combustíveis?

O Governo criou uma expectativa de redução dos preços que o mercado não confirmou. Parece afastada a hipótese de apropriação do imposto por parte das gasolineiras.
Tempestade Perfeita

Segurança Social em risco permanente

O sistema de pensões está ameaçado há décadas e assim deverá continuar. Sem um forte aumento da produtividade, não há milagres que o tornem sustentável.
Boa moeda, má moeda

Menos desemprego, mais pressão sobre salários

O desemprego caiu em Março em relação ao ano anterior. Isso significa que as empresas têm cada vez mais dificuldade em recrutar.
Explicador

Refugiados/Setúbal. "IGF não deve investigar caso"

Fernando Negrão, vereador do PSD em Setúbal, diz que caso deve ser investigado pelo secretário-geral do SIRP. Rodrigo Adão da Fonseca fala sobre a falta de valorização da proteção de dados em Portugal
Boa moeda, má moeda

Crédito à habitação: prestação sobe em Maio

Os contratos de crédito que têm revisão de taxa em Maio vão pagar mais prestação. A subida das taxas Euribor já se começa a sentir no bolso.
Boa moeda, má moeda

Porta 65 vai apoiar rendas mais altas

Os limites máximos admissíveis do programa de apoio às rendas de casas têm aumentado abaixo dos preços de mercado. Esses critérios vão ser revistos.
Um Café e a Conta

A importância da educação financeira

Qual a importância da literacia financeira? Neste episódio falamos sobre a sensibilidade para poupar e otimizar os nossos rendimentos. 
Noticiário

2h. Governo destina 27 mihões à Agricultura 

Neste jornal, o anuncio do Governo que anuncia 27 milhões de euros para os setores agrícolas mais afetados como os fertilizantes e rações. E ainda, os desenvolvimentos da guerra na Ucrânia.
Autoridade Tributária

Mais de 100 mil cigarros apreendidos em Lisboa

Os cigarros estavam dissimulados em malas de porão procedentes de Luanda e transportadas por três passageiros de nacionalidades portuguesa e angolana.
Tempestade Perfeita

Fraco crescimento: só vamos agir em emergência?

O passado diz-nos que só quando estamos à beira do abismo é que tomamos medidas para corrigir desequilíbrios. Desta vez vai ser igual?
Boa moeda, má moeda

A electricidade pode baixar com mudança de cálculo

Portugal e Espanha já estão autorizados pela Comissão Europeia a alterar a forma como é neste momento calculada a formação de preços na electricidade.
E o vencedor é...

Guterres prova que mais vale tarde do que nunca

Mesmo com uma viagem a Moscovo que veio tarde, Guterres conseguiu sair bem do encontro entre Putin e Lavrov dizendo o óbvio. Em termos da redução do défice e da dívida, Medina estará na linha certa?
Noticiário

19h. Medina admite perda de poder de compra

No entanto, o Ministro das Finanças diz que não é possível definir nenhum valor em concreto para essa perda do poder de compra. Ainda neste jornal, Rússia terá cortado o fornecimento de gás à Polónia.
Boa moeda, má moeda

Raspadinha ou bolsa? As armadilhas da mente

Se aplicar na bolsa o dinheiro que gasta em jogos as suas finanças pessoais agradecem.
IGF

IGF recebe 76 queixas sobre teletrabalho no Estado

Segundo o inspetor-geral de Finanças, António Ferreira dos Santos, o número de solicitações reduziu substancialmente em 2022. Em causa está, nomeadamente, o incumprimento do regime de teletrabalho.
IGF

IGF. 1.806 milhões em concursos irregulares

Segundo a Inspeção-Geral de Finanças estão em causa a violação de normas relativas à contratação pública, bem como violação de normas sobre a elaboração e execução dos orçamentos.
Noticiário

9h. IGF: irregularidades de quase 2 mil milhões

IGF detetou irregularidades de quase 2 mil milhões de euros em fundos públicos; várias explosões na cidade de Zaporíjia.
Programa de Estabilidade

PE. Parlamento chumba recomendações dos partidos

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, as várias recomendações apresentadas pelos partidos relativas ao Programa de Estabilidade para 2022-2026.
Boa moeda, má moeda

Juros do BCE podem subir mais cedo

O calendário para a mudança de política monetária na zona euro está cada vez mais próximo. Os juros podem começar a subir já no Verão.
Governo

ISCTE. Medina toma "por boas" explicações de Leão 

Atual ministro das Finanças diz não ter "nenhuma razão" para não acreditar nas explicações dadas pelo seu antecessor. Autorização de despesa não mudou em relação ao último OE, argumenta.
Noticiário

10h. Kiev exige corredor humanitário urgente

Vice-primeira-minsitra fala em cerca de 1500 pessoas que têm de ser retiradas da fábrica de Azovstal até ao final do dia. E João Paulo Batalha reforça conflito de interesses no caso de João Leão.
Noticiário

9h. Rússia anuncia tomada de Mariupol

Vladimir Putin terá ordenado um cerco à fábrica, em vez de um ataque. Diana Soller analisa o que diz ser algo crucial para Moscovo. E João Leão garante que não interferiu no financiamento do ISCTE.
Boa moeda, má moeda

Quem perde e mantém poder de compra

Reformados, funcionários públicos e trabalhadores com salário mínimo. Quais os danos da inflação no poder de compra?
Noticiário

7h. Discurso de Zelensky traz novas medidas à AR

Ouvimos os detalhes da cerimónia do Parlamento que conta com um discurso em direto do presidente ucraniano. E João Leão garante que não esteve envolvido no financiamento do ISCTE.
Noticiário

2h. ISCTE. Leão diz que não interveio no processo

Ex-ministro garante que não validou o processo de financiamento do ISCTE, que terá recorrido a dotação centralizada do Ministério das Finanças. E ainda, Tondela apurado para final da Taça de Portugal.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.