Finanças

Orçamento do Estado

Governo reafirma metas do OE perante Bruxelas

Governo reafirma que a redução do défice estrutural na proposta de Orçamento do Estado para 2019 é de 0,3% e não de 0,2%, como indicam os cálculos feitos por Bruxelas.
Finanças

Dívida no setor não financeiro em 719 mil milhões

Em agosto, do total do endividamento do setor não financeiro, 319,7 mil milhões de euros eram referentes ao setor público e 399,5 mil milhões de euros ao setor privado.
Economia

Eurostat revê em baixa dívida portuguesa de 2017

Portugal mantém a terceira maior dívida pública da União Europeia em 2017, apesar de o Eurostat a ter revisto esta segunda-feira para 124,8% do PIB.
Timor-Leste

Timor resolve problema com pagamentos do executivo

Em questão está a reconciliação dos valores de gastos das Dotações Orçamentais Temporárias do regime duodecimal com os gastos que cada Ministério tem de acordo com o Orçamento Geral do Estado 2018.
Impostos

Património da Igreja taxado como edifício de luxo

108
O caso aconteceu na paroquia de Paço de Sousa e começou em 2016. Na origem do problema está a errada taxação das salas de catequese e sala paroquial -- que, segundo a lei, estão isentas de impostos.
Mário Centeno

Centeno: "Eleitoralismo foi cumprir as medidas"

Mário Centeno referiu que o primeiro em que Portugal cumpriu todas as metas e saiu do défice foi 2016. Em 2019, quer continuar com a estabilização do sistema financeiro em Portugal.
PPR

Bancos vão ter de comunicar contas PPR ao fisco

Os bancos vão passar a ter de comunicar ao fisco as contas de clientes relativas a Planos de Poupança Reforma (PPR), segundo o diploma sexta-feira publicado em Diário da República.
Finanças

Precários. Costa quer apurar ''discrepâncias''

O primeiro-ministro quer apurar as razões que explicam a diferença entre o número de candidaturas ao PREVPAP e os pareceres favoráveis. A diferença chega a 20 mil requerimentos.
Orçamento do Estado

O lado A e o lado B das negociações na "cave" /premium

Nos dois meses pós Verão houve 40 reuniões no Parlamento para preparar o Orçamento. A "cave" de Pedro Nuno Santos foi o local das negociações de onde PCP e BE saíram com sentimentos opostos.
Governo

Centeno, do "caos e desgraça" ao valor do défice

"Discutimos políticas, medidas, ações", mas "nunca" o valor de défice previsto no orçamento. É o ministro das Finanças que o diz, numa entrevista em que sublinha o crescimento da despesa em salários.
Petróleo

Angola dá 20 mil barris diários de crude ao Brasil

O compromisso do governo angolano surge no âmbito da negociação de uma nova linha de financiamento e seguro de crédito brasileiro para exportações de 2.000 milhões de dólares.
Finanças

Centeno: caminho que Governo escolheu "é credível"

140
O ministro das Finanças considerou que a revisão em alta do rating da República pela agência Moody's "revela um notável desempenho da economia portuguesa".
Finanças

Marcelo congratula-se com alta do rating do país

107
O Presidente da República agradeceu aos portugueses os esforços destes anos, que permitiram a decisão de mais uma agência internacional de notação financeira de subir o rating de Portugal.
Finanças

CFP mantém projecção de défice nos 0,5%

O Conselho de Finanças Públicas manteve a projeção, avançada em setembro, de que o défice se fixe nos 0,5% do PIB no conjunto do ano, abaixo da meta traçada pelo Governo, de 0,7%.
Crédito

Crédito a famílias está em máximos de oito anos

142
O risco de repetir a crise de 2008 está a preocupar os reguladores que encontram sinais de alerta nos níveis de crédito concedidos nos primeiros oito meses do ano: há oito anos que não eram tão altos.
País

Saída de Portugal do défice excessivo criticada

Em maio de 2017, Bruxelas decidiu recomendar ao Conselho de Ministros das Finanças o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo aplicado a Portugal desde 2009.
Saúde

"Sub-orçamentação é um problema crónico da saúde"

A presidente do Conselho das Finanças Públicas considerou esta quarta-feira a sub-orçamentação como um problema crónico do setor da saúde em Portugal, tendo falta de boa gestão.
Investimento

Fundos de Investimento: Sabe o que são?

Fique a conhecer o bê-à-bá dos fundos de investimento.
Vítor Gaspar

Para Vítor Gaspar, défice não importa assim tanto

O ex-ministro das Finanças, agora diretor do FMI, defende que Bruxelas deixe de valorizar tanto as metas de défice orçamental. O rácio da dívida/PIB, defende, pode ser "a única âncora orçamental".
Finanças

Cobrança de custas pelo fisco liberta funcionários

Governo pretende que as custas judiciais e as coimas em dívida passem a ser cobradas pela Autoridade Tributária e Aduaneira, medida que, permite libertar os oficiais de justiça para outras tarefas.
Orçamento do Estado

Duas horas com défice zero, até Governo desmentir

111
Mário Centeno esteve reunido com os partidos, no Parlamento, sobre o Orçamento e das audições saiu um incidente. André Silva do PAN ouviu défice zero, Finanças acabaram por desmentir.
Fundo Monetário Internacional

Portugal vai crescer menos em 2019, avisa FMI

147
O FMI reviu em baixa a estimativa de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,3% e estima um abrandamento para 1,8% no próximo ano. Dívida deve reduzir-se para 103% do PIB até 2023.
Global Shapers

Portugal FinLab: as fintechs ganham vantagem! /premium

130
Portugal tem o essencial: os empreendedores que vão impondo a sua tecnologia pelo mundo. Mas ainda faltam melhores condições para crescerem mais e melhor, apesar de todas as WebSummits.
Moçambique

Fisco continua processo de combate ao contrabando

A Autoridade Tributária de Moçambique, com a segunda fase de campanha de marcação de combustível em trânsito do país, pretende acabar com o contrabando, anunciou esta segunda-feira a instituição.
Finanças

Finanças alertam para "pressão" sobre contas 

"As alternativas serão entre concentrar esse esforço nos salários mais baixos ou numa medida que abranja todos os trabalhadores e que tenha o mesmo esforço orçamental", disse o ministério.
Orçamento do Estado

Governo rejeita aumentos propostos pelo Bloco

O Ministério das Finanças garantiu esta quinta-feira que o Governo não está a avaliar a possibilidade de dar um aumento de 10 euros para todos os funcionários públicos em 2019.
Pensões

Estado já gastou 55% dos fundos da banca

129
Em quase sete anos, o Estado gastou mais de metade dos fundos transferidos pelos bancos. A medida ajudou a cumprir as metas do défice, mas o peso nas contas públicas pode ser agora um problema.
Mário Centeno

Aumentos na Função Pública com valor fixo

146
Negociações decorrem, mas o facto de o executivo admitir que os funcionários públicos vão ser aumentados diminuiu os receios de que Bloco de Esquerda e PCP pudessem inviabilizar Orçamento do Estado.
IMI

IMI. Pagamento acima de 100 euros pago em 3 vezes

134
O Governo quer alterar o calendário de cobrança e o valor do montante. Contribuintes passarão a pagar em maio, agosto e novembro. As alterações irão ser introduzidas no Orçamento do Estado para 2019.
Finanças

Quantos funcionários públicos? Finanças não sabem

1.378
Auditoria feita pela Inspecção-Geral das Finanças conclui que o órgão responsável por gerir os recursos humanos do Estado desconhece o número de funcionários no activo e seu salário.
Finanças Públicas

Não vale a pena fingir que avisam /premium

Há uma bolha nas finanças públicas que é alimentada pela volatilidade do imobiliário e da banca e a que o governo fecha os olhos
Salários

Salários. PS quer empresas a corrigir disparidades

348
O PS pede ao Governo que crie mecanismo para limite as disparidades salariais tanto nas empresas públicas com nas privadas. Empresas privadas deveriam ser penalizadas caso não o façam.
Moçambique

Fitch mantém Moçambique em default

A decisão da Fitch em manter o rating de Moçambique no nível de incumprimento financeiro ('default') reflete as dúvidas em relação ao país
Finanças Públicas

Carga fiscal atinge 34,4% do PIB no ano passado

Segundo dados atualizados do INE, a carga fiscal, que inclui receita de impostos e contribuições efetivas, subiu de 34,1% em 2016 para 34,4% em 2017, igualando assim o valor registado apenas em 2015.
Moçambique

Moçambique quer mais impostos no turismo

O ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, Silva Dunduro, disse este mês que o país quer criar um setor "mais organizado, apostado em resultados, como em qualquer outra parte do mundo".
Finanças

Standard & Poor's anuncia 'rating' de Portugal

A agência Standard & Poor's divulga o 'rating' de Portugal, no âmbito da revisão regular da notação financeira do país, depois de há um ano ter tirado o país do nível de investimento de 'lixo'.
Autarquias

Quatro câmaras em rutura financeira - CFP

224
Cartaxo, Nordeste (Açores), Fornos de Algodres e Vila Real de Santo António estão em situação de rutura financeira, indica o Conselho das Finanças Públicas. Conjunto dos 308 municípios reduziu dívida.
Economia

Roubini prevê crise financeira em 2020

176
O economista norte-americano assina, em conjunto com Brunello Rosa, um artigo no Financial Times em que prevê uma nova crise financeira mundial em 2020. Há um "território de bolha", avisam.
Autoridade Tributária

Finanças querem multar antipatia /premium

448
A Autoridade Tributária – filha dos governos de todos os partidos – é uma organização perigosa, com tiques totalitários, que ninguém para na voracidade de arrecadar – a bem ou à força – mais impostos.
Autoridade Tributária

Fisco começa a cobrar dívidas a todas as Ordens

1.867
A partir deste mês, os devedores vão receber na sua caixa de correio as notificações dos processos de execução fiscal, por parte da Autoridade Tributária. Processo tem enfrentado alguns atrasos.
Orçamento do Estado

Descongelamento de carreiras vai custar mais

201
O Governo conta gastar mais com o descongelamento das carreiras da função pública em 2019. Os números, entretanto revistos, são maiores do que os previstos no Programa de Estabilidade.
Sporting

Comissão de Fiscalização alerta para défice 

O membro da Comissão de Fiscalização do Sporting António Paulo Santos avisou que o futuro presidente do clube vai encontrar um défice de tesouraria de 122 milhões de euros até ao final do ano.
Angola

Dívida de Angola à China ronda os 23 mil milhões

O Ministro das Finanças angolano, Archer Mangueira, referiu que para amortizar a dívida de Angola à China terão de ser criados projetos que potenciem um encaixe financeiro a médio e longo prazos.
Fundos de Investimento

Fundos de baixo risco estão a perder dinheiro

Cerca de 90% dos fundos de investimento que envolvem pouco risco estão a registar perdas este ano. Em 56 produtos só sete apresentam rendibilidades acima de 0%. Resgates aumentam.
Orçamento do Estado

Centeno congela 420 milhões à margem do Parlamento /premium

1.736
Depois das negociações intensas do Orçamento, o Governo cativou mais 420 milhões de euros de despesa. Valor cativado é o terceiro maior de sempre. Nos outros dois, Centeno também era o ministro.
Investimento

10 inovações disruptivas que estão a mudar o mundo /premium

357
Terá sido achado um elixir da juventude? Está aí, finalmente, a tecnologia que vai desbloquear o progresso nos carros elétricos? Eis a nova edição de "Disruptive Innovations", elaborado pelo Citi.
Orçamento do Estado

Governo mantém cativos 1.344 milhões de euros

886
Valor total das cativações aumentou em 300 milhões de euros devido à contabilização das cativações adicionais aprovadas com o Decreto-lei de Execução de Orçamental em maio.
Orçamento do Estado

Défice cai 1.100 milhões até julho

272
A receita com impostos cresceu 5,2% até julho e com contribuições sociais 7%. A despesa cresceu apenas 2,5%, mas não conta com o pagamento do subsídio de natal e o custo total das progressões.
Orçamento do Estado

Costa desconta 50% no IRS a emigrantes que voltem

5.537
Líder do PS tinha prometido no Congresso medidas para incentivar o regresso de jovens que saíram do país na crise. Chegam no próximo OE: 50% de desconto de IRS e deduções em deslocação e habitação.
Autarquias

Estado com regime de exceção no pagamento de IMI

345
Com a nova Lei das Finanças Locais, as autarquias ficam impedidas de cobrar o imposto agravado aos imóveis do Estado que estejam devolutos ou em ruínas, ao contrário do que acontece com os privados.
Portal das Finanças

Finanças: 6 meses para tratar falha de segurança

165
Em janeiro, serviços foram alertados pela primeira vez para falhas no Portal das Finanças. Mas só em maio o utilizador que as detetou conseguiu que o alerta fosse atendido. Solução chegaria em julho.
Banca

Levantar 50 mil euros vale alerta no fisco

987
O governo tem um plano de 95 medidas para otimizar trabalho do fisco, que prevê alertas sempre que um contribuinte movimente 50 mil euros. Propostas vão ao parlamento a 12 de setembro.
Finanças

Reservas internacionais continuam em mínimos

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) angolanas aumentaram 3,1% entre junho e julho, para 13.680 milhões de dólares (11.868 milhões de euros), mas mantêm-se em mínimos desde 2010.
Terceiro resgate à Grécia

Grécia. Marcelo felicita pela saída do resgate

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta segunda-feira o seu homólogo grego pela saída do país do programa de resgate financeiro.
Dívida Pública

Mil milhões em dívida com juros mais negativos

Portugal colocou mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a taxas de juro médias negativas, a descerem ligeiramente nos 11 meses e mais baixas nos 3 meses em relação aos anteriores leilões.
Finanças

Finanças querem saber quanto é gasto com imóveis

As Finanças querem saber quanto é que as entidades públicas gastam com imóveis, insistindo que se devem eliminar os arrendamentos "injustificadamente onerosos" para o Estado.
Transporte Ferroviário

Finanças cativam 100 milhões para transportes 

586
Dados da execução orçamental de abril mostram que Finanças só libertaram dois milhões de euros, num bolo de 100 milhões, para despesa com transporte ferroviário.
Luanda

Luanda. Ex-funcionários do fisco conhecem sentença

O Tribunal Provincial de Luanda vai proferir a sentença dos nove arguidos, cinco dos quais ex-funcionários da Administração Tributária, acusados de defraudar o Estado em 1,5 mil milhões de kwanzas.
Finanças

Países em incumprimento financeiro aumentam

O número de países em incumprimento financeiro ('default') no ano passado, entre os quais Moçambique, foi quatro vezes maior do que a média registada desde 1983.
Caso Ricardo Robles

Caso Robles. Leilões do Estado são bons negócios? /premium

367
Se Ricardo Robles e a irmã podiam ter ganho mais de 4 milhões com um prédio da Segurança Social, os recursos do Estado estão a ser bem geridos? E ainda há oportunidades destas nos leilões?
Angola

Irregularidades detetadas em instituições públicas

O inspetor-geral da Administração do Estado, Sebastião Gunza, informou que o a gestão de recursos humanos e gestão financeira nas instituições públicas registou "várias irregularidades" em 2018.
SIRESP

Altice passa a controlar Siresp SA

175
Operadora portuguesa passa a deter 52,1% da Siresp SA, a empresa que gere a rede de comunicações de emergência. Estado fica com 33% mas nomeará presidente e outro administrador.
Empresas Públicas

Descongelamento abrange mais 66 mil trabalhadores

Cerca de 60% dos trabalhadores do sector empresarial público também tiveram valorizações salariais por causa do descongelamento, segundo a Inspecção-Geral de Finanças.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)