Discreto. É desta forma que se pode descrever o escritor e professor de literatura que foi, em tempos, o primeiro marido da rainha de Espanha. O relacionamento entre ambos durou cerca de uma década, mas o casamento não resistiu a um ano e três meses de uma vida em comum. Apesar de ser o detentor de uma história que ainda hoje desperta a curiosidade de terceiros, Alonso Guerrero sempre escolheu estar fora do circuito mediático e guardar os pormenores do romance com Letizia para si. Até agora. Conta a espanhola Vanitatis que o silêncio poderá estar prestes a ser quebrado tendo em conta um possível livro da autoria de Guerrero.
Coincidindo com o lançamento do novo trabalho literário de Guerrero — “Un día sin comienzo” — a propósito dos ataques terroristas que a 11 de março de 2004 abalaram o país vizinho, o ex-marido da rainha concedeu uma entrevista ao portal digital Asturias24 na qual refere que a sua relação com a agora monarca já estará “refletida” em papel. Mais não disse e o assunto ficou em suspenso. Caso o alegado projeto seguisse para a frente, Alonso juntar-se-ia ao primo da ex-mulher, David Rocasolano, autor de “Adiós, Princesa”.
Alonso Guerrero, el difícil papel del ex marido de Letizia. #Princesa http://t.co/CtvDhLJ4dc pic.twitter.com/66Zs48kRhH
— Maica Rocher (@MaicaRocher) May 23, 2014
Apesar de Guerrero ter uma participação diminuta na imprensa espanhola, o mesmo não se pode dizer da estrangeira. Foi protagonista da revista portuguesa Flash em duas ocasiões distintas, em novembro de 2012 e em maio passado, altura em que os reis de Espanha completaram dez anos de matrimónio. Em ambas as ocasiões o escritor foi citado a falar sobre o assunto: “Não quero falar sobre isso. É um capítulo da minha vida que já superei”.
À mesma revista relatou algumas das propostas que chegou a receber em tempos: desde 500 mil euros por uma fotografia de casamento a 40 mil euros por qualquer imagem em que aparecesse ao lado de Letizia, além de uma quantia superior a 200 mil euros pela cedência de conteúdo audiovisual referente à cerimónia matrimonial. Letizia Ortiz e Alonso Guerrero casaram-se a 8 de outubro de 1998 em Almendralejo, na Extremadura, numa cerimónia civil oficializada por Manuel Jesús Morán.
O El Mundo fazia, em maio deste ano, rasgados elogios ao professor de literatura e ao atual marido da rainha. “Se há uma virtude que a Coroa [espanhola] deveria especialmente apreciar na [então] princesa das Astúrias é o seu bom senso ao escolher um companheiro. A discrição e a lealdade (…) com que os dois homens mais importantes na sua vida têm mantido a imagem de Doña Letizia ao longo destes anos é inestimável”.