Espaço na cloud invadido, fotos comprometedoras na praça pública, contas de email e de redes sociais sob controlo de piratas informáticos. As palavras-passe roubadas (ou descodificadas) de personalidades e empresas são muitas vezes notícia, mas nem mesmo assim o utilizador “comum” muda de hábito.

A SplashData (aplicação de gestão de passwords) divulgou a lista das palavras-passe mais utilizadas em 2014. O top 5 é:

123456
password
12345
12345678
qwerty

Mais do mesmo. As variações em relação à lista do ano anterior são pequenas, mas há novidades. Pode consultar a lista completa aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O furto de passwords não é um problema exclusivo das figuras públicas, pelo contrário. O utilizador comum guarda cada vez mais a vida no computador e online. Fotos e documentos sem importância aparente, mas também dados pessoais e bancários.

O comediante norte-americano Jimmy Kimmel, demonstrou como as pessoas criam as passwords que usam e o quão fácil é fazer com que sejam os próprios a divulgá-las. Vale a pena ver o vídeo:

Evite o provérbio “casa roubada, trancas à porta”: comece desde já a utilizar palavras-passe robustas e não as repita entre contas. Para facilitar o processo, utilize um programa que produza passwords tão complexas que lhe sejam impossíveis de memorizar. Como palavra de acesso a esse programa (é sempre preciso uma), pense numa frase complexa e sem sentido. Caso não a consiga memorizar à primeira, tome nota dela num papel. Parece contraditório, mas é mais seguro.