O índice de custos de construção de habitação nova variou homologamente 0,3% em dezembro de 2014, enquanto o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação apresentou uma descida homóloga de -0,2%, divulgou hoje o INE. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de custos de construção de habitação nova registou em dezembro uma taxa de variação superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à de novembro, sendo que o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação havia apresentado uma taxa de variação homóloga de -0,3% no mês anterior.

No índice de custos de construção de habitação nova, o índice da componente materiais, embora diminuindo 0,8% em termos homólogos, apresentou em dezembro uma taxa superior em 0,5 p.p. à observada em novembro, enquanto o índice da componente mão-de-obra aumentou 1,2% (variação homóloga de 0,9% no mês anterior).

Relativamente à variação média anual, o índice de custos de construção de habitação nova fixou-se em 0,5% em 2014 (variação de 1,0% no ano anterior), tendo os índices de mão-de-obra e de materiais registado variações médias anuais de, respetivamente, 1,1% e -0,3% (variações de 1,5% e de 0,5% em 2013, pela mesma ordem).

Segundo o INE, a variação homóloga do índice relativo a apartamentos fixou-se em 0,4% em dezembro, taxa 0,4 p.p. superior à do mês precedente, sendo que a variação homóloga do índice relativo a moradias passou de -0,2% em novembro para 0,1% em dezembro.

No que se refere ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, os índices das componentes produtos e serviços apresentaram, em dezembro, taxas de variação homóloga de -0,9% e 0,0% respetivamente (variações de -0,9% e de -0,2% no mês anterior).

Por região NUTS II do Continente, os índices das regiões Centro e Alentejo apresentaram variação homóloga positiva em dezembro, fixando-se ambas em 0,1%. As taxas de variação homóloga dos índices das regiões Área Metropolitana de Lisboa e Algarve registaram taxas idênticas às observadas no mês anterior (-0,1% e -1,4% respetivamente), enquanto a região Norte diminuiu 0,4% em dezembro (-0,8% no mês anterior).

No que se refere à variação média anual do índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, situou-se em -0,6% em 2014 (0,5% em 2013). O índice da componente produtos registou uma variação média de -1,1% (variação nula no ano anterior), enquanto o índice da componente serviços diminuiu 0,4% (variação de 0,8% em 2013).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR