436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Iémen

Iémen

Iémen. Cessar-fogo de dois meses entrou em vigor

"A partir desta noite, todas as operações militares aéreas, navais e terrestres devem cessar", disse a ONU após a entrada em vigor da trégua entre as partes em conflito na guerra do Iémen.
Iémen

Iémen. Cessar-fogo entra em vigor no sábado

A ONU propôs um cessar-fogo de dois meses no Iémen, a entrar em vigor este sábado e o enviado especial da ONU revela que o acordo pode ser renovado "para além do período de dois meses".
Iémen

Rebeldes iemenitas fazem ataques na Arábia Saudita

Os ataques constituem uma rejeição dos esforços e iniciativas de paz propostos pelo Conselho de Cooperação para os Estados Árabes do Golfo (CCG) para pôr fim à guerra que eclodiu em 2015.
Guerra na Ucrânia

ONU lembra crise de fome no Iémen

Segundo a ONU, cerca de 161.000 pessoas vão enfrentar, em breve, "uma insegurança alimentar catastrófica, prenúncio do que pode acontecer a 7,1 milhões de pessoas.
Iémen

Iémen. Raptados 2 membros de Médicos sem Fronteira

"Um grupo armado raptou dois membros do pessoal dos MSF, um alemão e outro mexicano, em Hadramout", disse à agência de notícias AFP uma fonte do Ministério do Interior.
Casamento

Shama'a e Zechariah, casados há 91 anos

Zechariah e Shama'a estão casados há 91 anos. Os dois eram órfãos judeus nascidos no Iémen e foram pressionados para se casarem cedo para que pudessem permanecer aceites na comunidade judaica.
Nações Unidas

ONU discute com coligação árabe massacre em prisão

Este ataque é um dos mais mortíferos no Iémen nos últimos anos, com um saldo final de 91 mortos e 236 feridos, segundo o movimento insurgente xiita, apoiado pelo Irão.
Iémen

2000 crianças mortas no campo de batalha no Iémen

A ONU revelou que quase 2.000 crianças recrutadas pelos rebeldes houthi no Iémen morreram no campo de batalha entre janeiro de 2020 e maio de 2021.
Iémen

Iémen. Bombardeamento de prisão faz 91 mortos  

As Nações Unidas instaram a que se investigue por que razão se atacou a prisão e quer que se apurem responsabilidades. A Arábia Saudita negou qualquer envolvimento nessa série de bombardeamentos.
Emirados Árabes Unidos

Rebeldes do Iémen ameaçam atacar Expo Dubai

"A sua economia vai-se afundar", ameaçou o grupo rebelde xiita, referindo-se ao setor mais importante para os EAU, que emergiu como um país seguro para investimentos e negócios estrangeiros.
Emirados Árabes Unidos

EUA. Mísseis intercetaram ataque contra Abu Dhabi

Vídeos divulgados através das redes sociais mostraram o céu de Abu Dhabi iluminando-se antes do amanhecer de segunda-feira, e o que pareciam ser mísseis a atingir os projéteis que se aproximavam.
Iémen

Navio com composto para explosivos intercetado

A Marinha norte-americana intercetou no Golfo de Omã um navio iraniano sem bandeira carregado de compostos químicos que podem ser utilizados para fazer explosivos.
Bombardeamentos

70 mortos em bombardeamento de prisão no Iémen

Os rebeldes difundiram um vídeo que mostra cenas macabras na sequência do bombardeamento, com edifícios destruídos e equipas de socorro a retirarem corpos dos escombros com cadáveres mutilados.
Emirados Árabes Unidos

Abu Dhabi. Três mortos e seis feridos em explosões

Ataque reivindicado pelo grupo rebelde Houthi causou três mortes e seis feridos. As vítimas mortais são dois cidadãos indianos e um cidadão paquistanês.
Emirados Árabes Unidos

Guterres condena ataques a Abu Dhabi

António Guterres diz que "não há solução militar para o conflito no Iémen", condenando o ataque desta segunda-feira no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi que fez três mortos e seis feridos.
Iémen

Macron condena ataque dos huthis nos EAU

Presidente francês "dá o seu apoio aos Emirados Árabes Unidos", na sequência dos dois ataques ocorridos esta segunda-feira contra o aeroporto internacional e uma área industrial em Abu Dhabi.
Iémen

Huthis reivindicam lançamento de 580 ataques

Anuncio foi feito pelo porta-voz militar dos rebeldes que disse que as tropas do grupo xiita e o lançamento de projéteis dentro e fora do Iémen ao longo de 2021 causaram cerca de 10.000 mortes.
Vaticano

Papa lembra conflitos esquecidos da Síria e Iémen

Sumo pontífice apelou ainda ao diálogo para que "não se propaguem as metástases de um conflito gangrenado" na Ucrânia, onde tensões com os separatistas pró Rússia fazem antever uma escalada militar.
Guerra

Cinco mortos em ataques no Iémen

Três pessoas morreram e seis outras ficaram feridas devido a ataques aéreos levados a cabo pela coligação dirigida pela Arábia Saudita a noroeste da capital iemenita, Sana, dominada pelos rebeldes.
Iémen

Coligação árabe diz ter matado 190 Huthis no Iémen

As operações destruíram ainda "20 veículos militares e unidades de controlo de drones" pertencentes a esse movimento xiita apoiado pelo Irão.
Líbano

Demite-se ministro que criou crise diplomática

Ministro da Informação do Líbano decidiu afastar-se do cargo diante da pressão francesa, quando o Presidente Emmanuel Macron visita a região Golfo e é esperado em Riade.
Iémen

Ataque no Iémen faz 22 mortos, incluindo crianças

O bombardeamento "atingiu uma mesquita na zona de al-Jawba", relatou um governante. A guerra no Iémen, iniciada em 2014, já provocou dezenas de milhares de mortos e milhões de deslocados.
Iémen

Iémen. 13 mortos num tiro de míssil

Míssil balístico foi disparado na quinta-feira à noite pelos Huthis contra casa onde decorria uma reunião entre líderes tribais que combatem ao lado das tropas governamentais.
Iémen

Coligação reivindica morte de mais 165 houthis

A coligação militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen anunciou que matou mais de 165 houthis na cidade estratégica de Marib, onde os combates já provocaram cerca de mil mortes nos últimos dias.
Iémen

UE apela a cessar-fogo no Iémen

O Alto Representante para a Política Externa da União Europeia defendeu a necessidade de um cessar-fogo no Iémen e de se retomar as negociações para a paz.
Iémen

Iémen: 100 combatentes mortos na últimas 48 horas

Confrontos ocorreram perto da cidade de Marib, no norte do Iémen. A coligação liderada pela Arábia Saudita realizou vários ataques aéreos em apoio aos grupos pró-Governo.
Iémen

ONG do Iémen vence prémio atribuído pelo ACNUR

A organização Jeel Albena, fundada em 2017, é composta por 160 trabalhadores e 230 voluntários e auxilia habitantes do Iémen num conflito que já desalojou 4 milhões de pessoas.
Iémen

Pelo menos 50 mortos em combates no Iémen

Os combates entre rebeldes e membros das forças leais ao Governo ocorreram nas últimas 48 horas na província iemenita de Marib.
Iémen

Iémen. Pelo menos 50 mortos nas últimas 24 horas

Os rebeldes Huthi — apoiados pelo Irão — controlam a capital Riad e nas últimas semanas fizeram progressos na província de Al-Bayda.
Iémen

Iémen: Quase 80 combatentes mortos em confrontos

Os combates entre forças pró-governamentais, ajudadas pela Arábia Saudita, e os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão, intensificaram-se nos últimos dias, no norte do Iémen.
Iémen

Pelo menos 30 mortos em ataque a base no Iémen

O número de soldados que morreram num ataque com drones a uma base militar no sul do Iémen subiu para 30, havendo ainda registo de pelo menos 56 feridos, de acordo com fontes oficiais militares.
Iémen

1ª execução pública em três anos no Iémen 

Dois dos homens tinham sido condenados por terem violado e morto um rapaz de oito anos e o terceiro por ter afogado as suas três filhas. É primeira execução pública na capital iemenita desde 2018.
Iémen

Pescadores "encontram" 1,2 milhões num cachalote

Pescadores desconfiaram do cheiro da carcaça desconfiando que poderia ter uma substância rara e valiosa dentro. Acertaram. Venderam o ambar cinzento a um comerciante e a sua vida mudou.
Iémen

Pelo menos 65 mortos em confrontos no Iémen

Combates entre forças do Governo e rebeldes em Marib, no Iémen, causaram pelo menos 65 mortos nas últimas 48 horas. Insurgentes continuam a avançar nesta província do Norte.
Iémen

Iémen. 70 mortos em conflitos com rebeldes

O conflito entre rebeldes 'houthi' e forças pró-governo perto de Marib, o último reduto do governo no norte do Iémen, matou 70 pessoas nas últimas 24 horas, disseram fontes militares à agência AFP.
Irão

Navio iraniano atacado no Mar Vermelho

Ataque não causou vítimas. Irão diz que o MV Saviz serve para combater a pirataria, mas adversários dizem que é usado para enviar armas para o Iémen. Ataque coincidiu com reunião sobre acordo nuclear.
Iémen

Iémen. 17.000 civis mortos em ataques sauditas 

Huthis avançam que a aliança árabe destruiu 50% das instalações de saúde do Iémen e matou 3821 crianças e 2892 mulheres. Acusam também a Arábia Saudita de bombardear e de impedir ajuda humanitária.
Rússia

Rússia condena ataque com drones na Arábia Saudita

Ataque com mísseis disparados por drones provocou um incêndio numa refinaria de petróleo na Arábia Saudita. Os rebeldes Huthis, no Iémen, reivindicaram e Moscovo condenou "veementemente".
Nações Unidas

ONU pede "investigação independente" no Iémen

Um incêndio matou na última semana dezenas de imigrantes em Sanaa, sobretudo etíopes. O emissário da ONU para o Iémen pediu uma "investigação independente".
Iémen

Insegurança alimentar afeta milhões no Iémen 

São mais de 16 milhões as pessoas que estão a sofrer pela insegurança alimentar no Iémen, devido aos três navios com combustível retidos desde início do ano que aguardam autorização para descarga.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.