Iémen

Iémen

Iémen. ONU pede cessar-fogo em Hodeida

A ONU expressou a sua preocupação pelo incumprimento do cessar-fogo e a retirada de tropas na província de Hodeida, no Iémen, acordado pelas partes beligerantes em dezembro do ano passado.
Estados Unidos da América

Trump veta fim do envolvimento militar no Iémen

"Esta resolução é uma tentativa desnecessária e perigosa de enfraquecer os meus poderes constitucionais, pondo em perigo a vida dos cidadãos norte-americanos", afirmou o Presidente dos Estados Unidos.
França

Armas francesas utilizadas no conflito no Iémen

A Ministra da Defesa francesa diz que as armas que têm sido utilizadas no conflito no Iémen vendidos à Arábia Saudita "não para fins ofensivos, mas defensivos".
Estados Unidos da América

EUA. Congresso exige o fim dos militares no Iémen

O Congresso norte-americano aprovou uma resolução que põe fim ao apoio à coligação militar saudita que intervém no Iémen, e que deverá implicar um veto do Presidente dos EUA
Iémen

Ataque no Iémen mata 7 pessoas, 4 delas crianças

Sete pessoas, quatro das quais crianças, morreram junto após um ataque próximo do hospital Save the Children no Iémen. A organização pede "uma investigação urgente sobre esta nova atrocidade".
Iémen

Morreram os siameses, símbolo da guerra no Iémen

291
Gémeos que nasceram com duas cabeças no mesmo corpo não sobreviveram à espera. Guerra no Iémen que impede circulação aérea, impossibilitou o transporte dos recém-nascidos para o estrangeiro.
Iémen

ONU acolhe novas negociações do Iémen em navio

O chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iémen vai acolher a bordo de um navio negociações fundamentais entre o Governo e os rebeldes huthis para consolidar um cessar-fogo.
Iémen

Nova ronda de negociações de paz no Iémen

O Governo da Jordânia anunciou este domingo uma segunda ronda de negociações de paz entre o Governo do Iémen e os rebeldes Huthis na próxima quarta-feira, em Amã.
Iémen

Iémen. Seis mortos em ataque com drone explosivo

139
Entre os feridos do ataque das forças rebeldes huthis está o chefe do Estado-Maior do exército, o seu vice, o chefe de Inteligência Militar e outro comandante ligado ao governo do Iémen.
Irão

Irão vence Iémen por 5-0 e vence Taça da Ásia

A equipa treinada pelo ex selecionador nacional Carlos Queiroz estrou-se esta segunda-feira na Taça da Ásia ao vencer o Iémen por 5 bolas a zero. A vitória permite ao Irão ficar no topo da 'poule'.
Iémen

Iémen. Rebeldes negam desvio de ajuda humanitária

Programa Alimentar Mundial tinha dito que uma grande parte da ajuda humanitária nunca chegou aos destinatários finais, os habitantes de Sana. Rebeldes falam em "alimentos estragados".
Iémen

Observadores da ONU verificam cessar-fogo no Iémen

Missão chegou a Hodeida para irá avaliar situação de segurança no terreno. Cessar-fogo entrou em vigor há menos de uma semana, mas ambas as partes falam em violações desde então.
Iémen

Senado condena Bin Salman por morte de jornalista

O Senado dos EUA votou uma declaração onde condenou o príncipe Bin Salman por ser responsável na morte do jornalista Jamal Khashoggi. Também aprovou retirada de apoio militar aos sauditas no Iémen.
Iémen

Fogo cessado na província de Hodeida

O acordo obtido prevê uma retirada das forças governamentais e rebeldes da cidade e do porto de Hodeida, controlados pelos Huthis, alvo de uma ofensiva sob comando saudita.
Fome

20 milhões de pessoas do Iémen passam fome

489
A guerra no Iémen, disputada entre os rebeldes Huthis, ajudados pelo Irão, e as forças pró-governamentais já causou mais de 10 mil mortos e mais de 56 mil feridos.
Nações Unidas

ONU não espera facilidades no Iémen

A ONU não espera um "processo fácil ou rápido" nas conversações de paz para acabar com a guerra civil no Iémen, onde 8,4 milhões de pessoas sofrem de "fome extrema".
Iémen

Quase 150 mil migrantes entraram no Iémen em 2018

O Iémen continua a ser uma etapa da rota dos migrantes africanos que viajam até ao Djibuti, antes de uma jornada pelo Golfo de Aden até ao país. Este é um aumento de 50% relativamente ao ano passado.
Negociações de Paz

Iémen. Negociações de paz são decisivas

As conversações de paz, na Suécia, sobre o Iémen são uma oportunidade "decisiva" para acabar com o conflito que dura há quatro anos, desde que os rebeldes Huthis tomaram o controlo de Sana.
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3.657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Ajuda Humanitária

Iémen. Arábia Saudita e Emirados doam 500 milhões

Cada país doará 250 milhões de dólares para ajudar na alimentação de mais de 10 milhões de pessoas ameaçadas pela fome -- Segundo a ONU mais de 10.000 pessoas morreram já na guerra no Iémen.
Iémen

Rebeldes e governo do Iémen querem negociar a paz

O combate na cidade portuária de Hodeida na noite de segunda-feira entre forças governamentais e rebeldes foram os mais violentos desde a quarta-feira.
Nações Unidas

ONU. É cedo para pensar em missões de paz no Iémen

156
O responsável pelas operações de paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, considerou hoje que é "muito cedo" para pensar numa missão de paz ou outras ações no Iémen.
Arábia Saudita

Arábia Saudita aceita retirada de feridos do Iémen

A coligação saudita aceitou a retirada de feridos Huthis do Iémen, segundo o anuncio feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Iémen

Guterres diz que existe consenso para o Iémen

António Guterres disse que existe um consenso entre as potências mundiais de que é preciso terminar a guerra no Iémen e a questão é agora convencer as partes de que ninguém pode ganhar neste conflito.
Iémen

Ofensiva no Iémen provoca 149 mortos 

Pelo menos 142 pessoas combatentes rebeldes e sete civis morreram, em 24 horas, na sequência de uma ofensiva das forças pró-governamentais apoiadas pela Arábia Saudita no oeste do Iémen.
Iémen

61 mortos em ofensiva no Iémen

A guerra do Iémen opõe as forças do governo, apoiadas pela coligação internacional dirigida pela Arábia Saudita, aos rebeldes huthis, que se apoderaram em 2014 e 2015 de vastas regiões do país.
Iémen

Iémen: forças pró-governo com hospital de Hodeida

As forças militares pró-governamentais iemenitas tomaram o maior hospital da cidade estratégica portuária de Hodeida, tendo feito pelo menos dois prisioneiros rebeldes huthi.
Estados Unidos da América

Iémen: abastecimento de aviões sauditas suspenso

Os Estados Unidos vão parar de reabastecer aviões da Arábia Saudita que combatem os rebeldes huthi no Iémen, informaram as autoridades norte-americanas e o reino saudita.
Nações Unidas

445 mil iemenitas fugiram de Hodeida afirma ONU

Centenas de milhares de iemenitas fugiram da zona de Hodeida devido a uma ofensiva da coligação liderada pelos sauditas para tomar a cidade portuária do mar Vermelho aos rebeldes xiitas.
Iémen

Iémen. Mais de 50 mortos em confrontos

Pelo menos 47 rebeldes Huthis e 11 combatentes pró-governo foram mortos nas últimas 24 horas na batalha pelo controlo da cidade portuária de Hodeida, oeste do Iémen.
Iémen

Fome ameaça 14 milhões de iemenitas

A "cessação imediata das hostilidades" no Iémen, onde cerca de 14 milhões de pessoas estão "ameaçadas pela fome", foi exigida por 35 organizações não-governamentais iemenitas e internacionais.
UNICEF

Iémen, "um inferno na terra" para as crianças

2.419
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disse que o Iémen se tornou "um inferno na terra" para as crianças e exortou as partes em conflito a cessarem as hostilidades.
Guerra

Iémen. Morre menina fotografada por New York Times

2.332
Amal Hussain, a menina que ilustrou a crise humanitária no Iémen, onde milhões passam fome devido à guerra, morreu. "O meu coração está partido", disse a mãe ao New York Times, que avançou a notícia.
Estados Unidos da América

Pompeo pede fim das hostilidades no Iémen

O Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu na terça-feira o fim das hostilidades no Iémen, bem como a suspensão dos ataques aéreos da coligação árabe liderada por Riade.
Iémen

Iémen tem 75% da população a precisar de alimentos

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda.
Human Rights Watch

ONG denuncia abusos e tortura no Iémen

A organização internacional não-governamental Human Rights Watch denunciou esta terça-feira sequestros e tortura sobre detidos cometidos pelos rebeldes Houthis no Iémen, que controlam a capital Sanaa.
Iémen

Fome. Mais um milhão de crianças em risco no Iémen

456
Mais de cinco milhões de crianças estão em risco de fome no Iémen, devido à guerra em curso, responsável pela subida do preço dos alimentos por todo o país, anunciou a Save the Children.
Iémen

Combates no Iémen fazem 84 mortos 

Onze combatentes das forças pró-governamentais e 73 rebeldes Huthis foram mortos no Iémen em novos combates nas imediações de Hodeida, após o fracasso de negociações que estavam previstas em Genebra.
Iémen

Iémen acusa ONU de ser conivente rebeldes

O Governo do Iémen acusou o enviado especial da ONU àquele país de ser "conivente" com os rebeldes 'houthis', tentando desculpar a ausência destes no Conselho de Direitos Humanos.
Iémen

Unicef pede proteção para crianças no Iémen

A Unicef exortou as partes envolvidas no conflito no Iémen para darem prioridade à proteção dos menores nas negociações de paz que começam esta quinta-feira.
Iémen

Pelo menos 26 crianças mortas em ataques no Iémen

Os ataques aconteceram na zona Oeste do país, onde a coligação militar intervém desde 2015, do lado do governo, contra os rebeldes Houthis que tomaram vastas áreas do território, incluindo a capital.
Iémen

Iémen. O que se passa na guerra que todos ignoram? /premium

2.741
A 9 de agosto, um míssil da Arábia Saudita matou 40 crianças a bordo de um autocarro. É o episódio mais chocante de uma guerra longa, complexa e muito ignorada. Saiba, afinal, o que se passa no Iémen.
Iémen

Crianças filmaram viagem antes do ataque

117
40 crianças que faziam uma visita escolar no Iémen morreram depois de o autocarro onde viajavam ter sido atingido por uma bomba. Pouco antes, os jovens tinham filmado momentos da visita.
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
Iémen

Iémen. Ataque aéreo mata dezenas de pessoas

Dezenas de pessoas morreram num ataque aéreo no Iémen. Uma das bombas caiu num autocarro e vitimou várias crianças. Maior parte das vítimas tem menos de 10 anos.
Direitos das Mulheres

Os países mais perigosos do mundo para as mulheres

Na ranking que é liderado pela Índia, os Estados Unidos surgem como o décimo país mais perigoso do mundo para as mulheres. A lista inclui também o Afeganistão, a Síria, a Somália e a Arábia Saudita.
Iémen

Crise humanitária continua sem solução, dizem MSF

A intensificação da crise humanitária no Iémen - em guerra desde 2014 - é a maior preocupação dos Médicos Sem Fronteiras. Há 100 médicos estrangeiros no país e mais de mil iemenitas a colaborar.
Iémen

Iémen. Doze soldados mortos por rebeldes

Doze soldados morreram esta sexta-feira na sequência de um ataque dos rebeldes huthis a sul da cidade de Hodeida, controlada por eles desde 2014. A guerra no Iémen já provocou cerca de 11 mil mortos.
Arábia Saudita

Ciclone no Iémen causa um morto e 40 desaparecidos

Uma menina de 12 anos terá morrido durante a tempestade e 40 pessoas continuam desaparecidas depois da passagem do ciclone Mekuno na península Arábica.
Iémen

Iémen. Seis mortos e 30 feridos em ataques aéreos

Dois ataques aéreos ao palácio presidencial no Iémen causaram seis mortes e 30 feridos. Teme-se que muitas pessoas tenham ficado soterradas nos escombros. O edifício ficou completamente destruído.
Nações Unidas

Guterres quer investigação aos ataques no Iémen

António Guterres quer que seja efetuada uma "investigação rápida, eficiente e transparente" sobre os ataques que mataram dezenas de pessoas no Iémen.
Iémen

ONU obtém verba para ajuda ao Iémen

A ONU lançou um apelo de 2,5 mil milhões de dólares para ajudar o Iémen, que enfrenta "a pior crise humanitária do mundo", e recebeu cerca de 1,6 mil milhões, "um êxito assinalável de solidariedade".
Iémen

Incêndio destrói toneladas de ajuda alimentar

Dezenas de toneladas de azeite, trigo, arroz e açúcar que iam ser distribuídos pela população do Iémen ficaram destruídas num incêndio, cujas causas ainda não foram apuradas.
Iémen

Dois milhões de crianças sem acesso à educação

Cerca de dois milhões de crianças não vão à escola no Iémen. A falta de acesso à educação empurrou as crianças e as famílias para alternativas perigosas, como casamento precoce e trabalho infantil.
Arábia Saudita

Arábia Saudita interceta sete mísseis do Iémen

Sete mísseis lançados pelo Iémen foram intercetados pela Arábia Saudita este domingo. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas. É a primeira morte em território saudita.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Iémen

Mais de 32 mil iemenitas deslocados em dois meses

A intensificação dos combates no Iémen originou mais de 32 mil novos refugiados nos últimos dois meses, os quais se juntam aos cerca de 2 milhões as suas regiões de origem.
UNICEF

Iémen. Mais de 5 mil crianças morreram desde 2015

Segundo a Unicef, mais de metade das crianças iemenitas não tem acesso a água potável ou a saneamento adequado. 400 mil crianças sofrem de desnutrição severa aguda.
Iémen

Bombardeamentos provocam 46 mortes em 24 horas

Os bombardeamentos feitos nas últimas 24 horas no oeste do Iémen pela coligação árabe, liderada pela Arábia Saudita, provocaram pelo menos 46 mortes, entre eles 11 civis.
Iémen

10 mortos num ataque aéreo contra mercado no Iémen

Pelo menos dez pessoas morreram e 30 ficaram feridas num bombardeamento da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita contra um mercado popular na província de Taiz, sudeste do Iémen.
Iémen

Bombardeamento no Iémen faz cinco mortos

Pelo menos cinco aliados dos rebeldes xiitas 'Huthis' morreram e outros 20 ficaram feridos na sequência de bombardeamentos realizados pela coligação liderada pela Arábia Saudita.
Nações Unidas

ONU condena míssil contra Arábia Saudita

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou veementemente na sexta-feira o disparo, efetuado no início da semana, de um míssil balístico por parte dos rebeldes do Iémen.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)