Iémen
Iémen

Huthis dizem ter capturado militares sauditas 

Os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão na guerra do Iémen, afirmaram ter capturado um "grande número" de militares sauditas durante uma operação em Nayrán, no sul da Arábia Saudita.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Conflitos

Arábia Saudita. Rebeldes iemenitas ameaçam ataques

Os rebeldes Houthis reivindicaram atentados de sábado contra instalações petrolíferas sauditas. Pompeo, secretário de Estado dos EUA, considera não existir qualquer ataque proveniente do Iémen.
Petróleo

Ataque a coração do setor petrolífero ameaça preço

206
O mais bem sucedido ataque ao "coração" da indústria petrolífera saudita retira do mercado 5% do abastecimento mundial. Preços podem subir, se produção não for regularizada. Irão nega envolvimento.
Irão

Ataques a refinarias sauditas. Irão rejeita culpa

Irão considerou "insensatas" acusações do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, que responsabilizou a República Islâmica por ataque de drones contra instalações petrolíferas sauditas.
Iémen

Enviado especial da ONU preocupado com drones

O enviado especial da ONU para o Iémen, Martin Griffiths, mostrou-se "extremamente preocupado" com um ataque de drones a duas grandes instalações de petróleo, na Arábia Saudita.
Arábia Saudita

Drone de rebeldes do Iémen ataca refinaria saudita

Um ataque com drones já reivindicado pelos rebeldes iemenitas Huthis provocou incêndios em duas instalações petrolíferas do gigante saudita Aramco no leste da Arábia Saudita, foi anunciado.
Iémen

Sobe para 156 o número de mortos no Iémen

Equipas de socorro recuperaram 156 cadáveres soterrados entre os escombros. 50 pessoas foram resgatadas com vida e com ferimentos de diversa ordem.
Iémen

Coligação árabe reivindica ataque no Iémen

Os ataques têm como alvo uma "posição militar onde são armazenados drones e mísseis", referiu a coligação liderada pela Arábia Saudita num comunicado divulgado na televisão.
Iémen

Separatistas do Sul do Iémen conquistam Aden

Os separatistas do Sul do Iémen, apoiados pelos Emirados Árabes Unidos, dizem ter conquistado o controlo da cidade portuária de Aden, que estava controlada pelas forças do governo.
Iémen

Iémen: ONU e rebeldes Houthi chegam a acordo

A ONU e os rebeldes Houthi anunciaram um acordo para retomar o fornecimento de alimentos nas zonas do Iémen controladas por rebeldes, uma vez que a ajuda foi suspensa em junho.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica ataque no Iémen

Atentado matou 11 pessoas e envolveu vários bombistas suicidas que usaram um carro, um autocarro e motocicletas carregadas de explosivos. Foi atacada esquadra de polícia no bairro de Omar al-Mokhtar.
Nações Unidas

Iémen. Recuo de 20 anos no desenvolvimento

A guerra civil que afeta o Iémen desde 2014 fez recuar o país 20 anos em termos de desenvolvimento e do acesso à educação, alertou a ONU. Milhares de escolas estão fechadas.
Petróleo

"Bomba-relógio" de petróleo pode explodir no Iémen

1154
Um petroleiro com mais de um milhão de barris pode explodir na costa do Iémen, provocando um dos maiores vazamentos de petróleo da história. A ONU pede acesso urgente à embarcação.
Iémen

Porque se tornou o Iémen o país de todos os males? /premium

509
O Iémen já era o país mais pobre do mundo árabe — e, quatro anos de guerra depois, vive a maior crise humanitária do mundo. Além das bombas, doenças como a cólera matam a um ritmo imperdoável.
Arábia Saudita

Arábia Saudita destrói drone do Iémen

A Arábia Saudita intercetou e destruiu um drone carregado de explosivos proveniente do Iémen, anunciou o porta-voz da coligação anti-rebelde.
Iémen

Rebeldes Houthi começam retirada de Hodeida

Os rebeldes Houthi começaram a retirada das suas forças da cidade portuária iemenita de Hodeida, adiantou o grupo, dando cumprimento ao cessar-fogo, mas Governo acusou-os de montar uma "nova farsa".
Iémen

Iémen. ONU pede cessar-fogo em Hodeida

A ONU expressou a sua preocupação pelo incumprimento do cessar-fogo e a retirada de tropas na província de Hodeida, no Iémen, acordado pelas partes beligerantes em dezembro do ano passado.
Estados Unidos da América

Trump veta fim do envolvimento militar no Iémen

"Esta resolução é uma tentativa desnecessária e perigosa de enfraquecer os meus poderes constitucionais, pondo em perigo a vida dos cidadãos norte-americanos", afirmou o Presidente dos Estados Unidos.
França

Armas francesas utilizadas no conflito no Iémen

A Ministra da Defesa francesa diz que as armas que têm sido utilizadas no conflito no Iémen vendidos à Arábia Saudita "não para fins ofensivos, mas defensivos".
Estados Unidos da América

EUA. Congresso exige o fim dos militares no Iémen

O Congresso norte-americano aprovou uma resolução que põe fim ao apoio à coligação militar saudita que intervém no Iémen, e que deverá implicar um veto do Presidente dos EUA
Iémen

Ataque no Iémen mata 7 pessoas, 4 delas crianças

Sete pessoas, quatro das quais crianças, morreram junto após um ataque próximo do hospital Save the Children no Iémen. A organização pede "uma investigação urgente sobre esta nova atrocidade".
Iémen

Morreram os siameses, símbolo da guerra no Iémen

291
Gémeos que nasceram com duas cabeças no mesmo corpo não sobreviveram à espera. Guerra no Iémen que impede circulação aérea, impossibilitou o transporte dos recém-nascidos para o estrangeiro.
Iémen

ONU acolhe novas negociações do Iémen em navio

O chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iémen vai acolher a bordo de um navio negociações fundamentais entre o Governo e os rebeldes huthis para consolidar um cessar-fogo.
Iémen

Nova ronda de negociações de paz no Iémen

O Governo da Jordânia anunciou este domingo uma segunda ronda de negociações de paz entre o Governo do Iémen e os rebeldes Huthis na próxima quarta-feira, em Amã.
Iémen

Iémen. Seis mortos em ataque com drone explosivo

139
Entre os feridos do ataque das forças rebeldes huthis está o chefe do Estado-Maior do exército, o seu vice, o chefe de Inteligência Militar e outro comandante ligado ao governo do Iémen.
Irão

Irão vence Iémen por 5-0 e vence Taça da Ásia

A equipa treinada pelo ex selecionador nacional Carlos Queiroz estrou-se esta segunda-feira na Taça da Ásia ao vencer o Iémen por 5 bolas a zero. A vitória permite ao Irão ficar no topo da 'poule'.
Iémen

Iémen. Rebeldes negam desvio de ajuda humanitária

Programa Alimentar Mundial tinha dito que uma grande parte da ajuda humanitária nunca chegou aos destinatários finais, os habitantes de Sana. Rebeldes falam em "alimentos estragados".
Iémen

Observadores da ONU verificam cessar-fogo no Iémen

Missão chegou a Hodeida para irá avaliar situação de segurança no terreno. Cessar-fogo entrou em vigor há menos de uma semana, mas ambas as partes falam em violações desde então.
Iémen

Senado condena Bin Salman por morte de jornalista

O Senado dos EUA votou uma declaração onde condenou o príncipe Bin Salman por ser responsável na morte do jornalista Jamal Khashoggi. Também aprovou retirada de apoio militar aos sauditas no Iémen.
Iémen

Fogo cessado na província de Hodeida

O acordo obtido prevê uma retirada das forças governamentais e rebeldes da cidade e do porto de Hodeida, controlados pelos Huthis, alvo de uma ofensiva sob comando saudita.
Fome

20 milhões de pessoas do Iémen passam fome

489
A guerra no Iémen, disputada entre os rebeldes Huthis, ajudados pelo Irão, e as forças pró-governamentais já causou mais de 10 mil mortos e mais de 56 mil feridos.
Nações Unidas

ONU não espera facilidades no Iémen

A ONU não espera um "processo fácil ou rápido" nas conversações de paz para acabar com a guerra civil no Iémen, onde 8,4 milhões de pessoas sofrem de "fome extrema".
Iémen

Quase 150 mil migrantes entraram no Iémen em 2018

O Iémen continua a ser uma etapa da rota dos migrantes africanos que viajam até ao Djibuti, antes de uma jornada pelo Golfo de Aden até ao país. Este é um aumento de 50% relativamente ao ano passado.
Negociações de Paz

Iémen. Negociações de paz são decisivas

As conversações de paz, na Suécia, sobre o Iémen são uma oportunidade "decisiva" para acabar com o conflito que dura há quatro anos, desde que os rebeldes Huthis tomaram o controlo de Sana.
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Ajuda Humanitária

Iémen. Arábia Saudita e Emirados doam 500 milhões

Cada país doará 250 milhões de dólares para ajudar na alimentação de mais de 10 milhões de pessoas ameaçadas pela fome -- Segundo a ONU mais de 10.000 pessoas morreram já na guerra no Iémen.
Iémen

Rebeldes e governo do Iémen querem negociar a paz

O combate na cidade portuária de Hodeida na noite de segunda-feira entre forças governamentais e rebeldes foram os mais violentos desde a quarta-feira.
Nações Unidas

ONU. É cedo para pensar em missões de paz no Iémen

156
O responsável pelas operações de paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, considerou hoje que é "muito cedo" para pensar numa missão de paz ou outras ações no Iémen.
Arábia Saudita

Arábia Saudita aceita retirada de feridos do Iémen

A coligação saudita aceitou a retirada de feridos Huthis do Iémen, segundo o anuncio feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Iémen

Guterres diz que existe consenso para o Iémen

António Guterres disse que existe um consenso entre as potências mundiais de que é preciso terminar a guerra no Iémen e a questão é agora convencer as partes de que ninguém pode ganhar neste conflito.
Iémen

Ofensiva no Iémen provoca 149 mortos 

Pelo menos 142 pessoas combatentes rebeldes e sete civis morreram, em 24 horas, na sequência de uma ofensiva das forças pró-governamentais apoiadas pela Arábia Saudita no oeste do Iémen.
Iémen

61 mortos em ofensiva no Iémen

A guerra do Iémen opõe as forças do governo, apoiadas pela coligação internacional dirigida pela Arábia Saudita, aos rebeldes huthis, que se apoderaram em 2014 e 2015 de vastas regiões do país.
Iémen

Iémen: forças pró-governo com hospital de Hodeida

As forças militares pró-governamentais iemenitas tomaram o maior hospital da cidade estratégica portuária de Hodeida, tendo feito pelo menos dois prisioneiros rebeldes huthi.
Estados Unidos da América

Iémen: abastecimento de aviões sauditas suspenso

Os Estados Unidos vão parar de reabastecer aviões da Arábia Saudita que combatem os rebeldes huthi no Iémen, informaram as autoridades norte-americanas e o reino saudita.
Nações Unidas

445 mil iemenitas fugiram de Hodeida afirma ONU

Centenas de milhares de iemenitas fugiram da zona de Hodeida devido a uma ofensiva da coligação liderada pelos sauditas para tomar a cidade portuária do mar Vermelho aos rebeldes xiitas.
Iémen

Iémen. Mais de 50 mortos em confrontos

Pelo menos 47 rebeldes Huthis e 11 combatentes pró-governo foram mortos nas últimas 24 horas na batalha pelo controlo da cidade portuária de Hodeida, oeste do Iémen.
Iémen

Fome ameaça 14 milhões de iemenitas

A "cessação imediata das hostilidades" no Iémen, onde cerca de 14 milhões de pessoas estão "ameaçadas pela fome", foi exigida por 35 organizações não-governamentais iemenitas e internacionais.
UNICEF

Iémen, "um inferno na terra" para as crianças

2419
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disse que o Iémen se tornou "um inferno na terra" para as crianças e exortou as partes em conflito a cessarem as hostilidades.
Guerra

Iémen. Morre menina fotografada por New York Times

2332
Amal Hussain, a menina que ilustrou a crise humanitária no Iémen, onde milhões passam fome devido à guerra, morreu. "O meu coração está partido", disse a mãe ao New York Times, que avançou a notícia.
Estados Unidos da América

Pompeo pede fim das hostilidades no Iémen

O Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu na terça-feira o fim das hostilidades no Iémen, bem como a suspensão dos ataques aéreos da coligação árabe liderada por Riade.
Iémen

Iémen tem 75% da população a precisar de alimentos

O conflito no Iémen tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda.
Human Rights Watch

ONG denuncia abusos e tortura no Iémen

A organização internacional não-governamental Human Rights Watch denunciou esta terça-feira sequestros e tortura sobre detidos cometidos pelos rebeldes Houthis no Iémen, que controlam a capital Sanaa.
Iémen

Fome. Mais um milhão de crianças em risco no Iémen

456
Mais de cinco milhões de crianças estão em risco de fome no Iémen, devido à guerra em curso, responsável pela subida do preço dos alimentos por todo o país, anunciou a Save the Children.
Iémen

Combates no Iémen fazem 84 mortos 

Onze combatentes das forças pró-governamentais e 73 rebeldes Huthis foram mortos no Iémen em novos combates nas imediações de Hodeida, após o fracasso de negociações que estavam previstas em Genebra.
Iémen

Iémen acusa ONU de ser conivente rebeldes

O Governo do Iémen acusou o enviado especial da ONU àquele país de ser "conivente" com os rebeldes 'houthis', tentando desculpar a ausência destes no Conselho de Direitos Humanos.
Iémen

Unicef pede proteção para crianças no Iémen

A Unicef exortou as partes envolvidas no conflito no Iémen para darem prioridade à proteção dos menores nas negociações de paz que começam esta quinta-feira.
Iémen

Pelo menos 26 crianças mortas em ataques no Iémen

Os ataques aconteceram na zona Oeste do país, onde a coligação militar intervém desde 2015, do lado do governo, contra os rebeldes Houthis que tomaram vastas áreas do território, incluindo a capital.
Iémen

Iémen. O que se passa na guerra que todos ignoram? /premium

2741
A 9 de agosto, um míssil da Arábia Saudita matou 40 crianças a bordo de um autocarro. É o episódio mais chocante de uma guerra longa, complexa e muito ignorada. Saiba, afinal, o que se passa no Iémen.
Iémen

Crianças filmaram viagem antes do ataque

117
40 crianças que faziam uma visita escolar no Iémen morreram depois de o autocarro onde viajavam ter sido atingido por uma bomba. Pouco antes, os jovens tinham filmado momentos da visita.
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
Iémen

Iémen. Ataque aéreo mata dezenas de pessoas

Dezenas de pessoas morreram num ataque aéreo no Iémen. Uma das bombas caiu num autocarro e vitimou várias crianças. Maior parte das vítimas tem menos de 10 anos.
Direitos das Mulheres

Os países mais perigosos do mundo para as mulheres

Na ranking que é liderado pela Índia, os Estados Unidos surgem como o décimo país mais perigoso do mundo para as mulheres. A lista inclui também o Afeganistão, a Síria, a Somália e a Arábia Saudita.
Iémen

Crise humanitária continua sem solução, dizem MSF

A intensificação da crise humanitária no Iémen - em guerra desde 2014 - é a maior preocupação dos Médicos Sem Fronteiras. Há 100 médicos estrangeiros no país e mais de mil iemenitas a colaborar.
Iémen

Iémen. Doze soldados mortos por rebeldes

Doze soldados morreram esta sexta-feira na sequência de um ataque dos rebeldes huthis a sul da cidade de Hodeida, controlada por eles desde 2014. A guerra no Iémen já provocou cerca de 11 mil mortos.
Arábia Saudita

Ciclone no Iémen causa um morto e 40 desaparecidos

Uma menina de 12 anos terá morrido durante a tempestade e 40 pessoas continuam desaparecidas depois da passagem do ciclone Mekuno na península Arábica.
Iémen

Iémen. Seis mortos e 30 feridos em ataques aéreos

Dois ataques aéreos ao palácio presidencial no Iémen causaram seis mortes e 30 feridos. Teme-se que muitas pessoas tenham ficado soterradas nos escombros. O edifício ficou completamente destruído.
Nações Unidas

Guterres quer investigação aos ataques no Iémen

António Guterres quer que seja efetuada uma "investigação rápida, eficiente e transparente" sobre os ataques que mataram dezenas de pessoas no Iémen.
Iémen

ONU obtém verba para ajuda ao Iémen

A ONU lançou um apelo de 2,5 mil milhões de dólares para ajudar o Iémen, que enfrenta "a pior crise humanitária do mundo", e recebeu cerca de 1,6 mil milhões, "um êxito assinalável de solidariedade".
Iémen

Incêndio destrói toneladas de ajuda alimentar

Dezenas de toneladas de azeite, trigo, arroz e açúcar que iam ser distribuídos pela população do Iémen ficaram destruídas num incêndio, cujas causas ainda não foram apuradas.
Iémen

Dois milhões de crianças sem acesso à educação

Cerca de dois milhões de crianças não vão à escola no Iémen. A falta de acesso à educação empurrou as crianças e as famílias para alternativas perigosas, como casamento precoce e trabalho infantil.
Arábia Saudita

Arábia Saudita interceta sete mísseis do Iémen

Sete mísseis lançados pelo Iémen foram intercetados pela Arábia Saudita este domingo. Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas. É a primeira morte em território saudita.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Iémen

Mais de 32 mil iemenitas deslocados em dois meses

A intensificação dos combates no Iémen originou mais de 32 mil novos refugiados nos últimos dois meses, os quais se juntam aos cerca de 2 milhões as suas regiões de origem.
UNICEF

Iémen. Mais de 5 mil crianças morreram desde 2015

Segundo a Unicef, mais de metade das crianças iemenitas não tem acesso a água potável ou a saneamento adequado. 400 mil crianças sofrem de desnutrição severa aguda.
Iémen

Bombardeamentos provocam 46 mortes em 24 horas

Os bombardeamentos feitos nas últimas 24 horas no oeste do Iémen pela coligação árabe, liderada pela Arábia Saudita, provocaram pelo menos 46 mortes, entre eles 11 civis.
Iémen

10 mortos num ataque aéreo contra mercado no Iémen

Pelo menos dez pessoas morreram e 30 ficaram feridas num bombardeamento da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita contra um mercado popular na província de Taiz, sudeste do Iémen.
Iémen

Bombardeamento no Iémen faz cinco mortos

Pelo menos cinco aliados dos rebeldes xiitas 'Huthis' morreram e outros 20 ficaram feridos na sequência de bombardeamentos realizados pela coligação liderada pela Arábia Saudita.
Nações Unidas

ONU condena míssil contra Arábia Saudita

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou veementemente na sexta-feira o disparo, efetuado no início da semana, de um míssil balístico por parte dos rebeldes do Iémen.
Iémen

14 cartazes sobre Natal no Iémen invadiram Berlim

800
Em Portugal, gasta-se em média 377 euros em prendas. Mas a cada 10 minutos às compras uma criança morre no Iémen. Esta semana, 14 cartazes brutais sobre o Natal do Iémen invadiram as ruas de Berlim.
Iémen

Iémen. Casos de cólera atingem um milhão

Os casos de cólera no Iémen atingiram a barreira de um milhão e 80% da população do país, em guerra desde 2014, precisa de ajuda humanitária urgente.
Iémen

11 civis foram mortos no Iémen

Pelo menos 11 civis foram mortos e oito ficaram feridos no Iémen. O conflito no Iémen está a provocar "a pior crise humanitária do planeta", segundo as Nações Unidas.
Irão

Irão desmente fornecimento de armas ao Iémen

O Irão negou as acusações dos EUA e da Arábia Saudita de que fornece armas aos rebeldes huthis do Iémen. O chefe da diplomacia iraniana protestou junto do Conselho de Segurança da ONU.
Iémen

Iémen. ONG emitem apelo devido à guerra

Os dados divulgados esta terça-feira mostram que há um milhão de casos de cólera, seis crianças mortas por hora e 80% dos habitantes estão sem recursos, devido à guerra no Iémen.
Estados Unidos da América

Míssil dos Huthis. EUA acusa Irão; Irão nega

Os Estados Unidos garantem que o míssil disparado no Iémen pelos rebeldes Huthis foi feito no Irão. Teerão rejeita as acusações.
Iémen

Iémen. Ataques aéreos fazem 30 mortos

Pelo menos 30 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas na sequência de ataques aéreos. A guerra no Iémen já fez mais de 8.750 mortos e 50 mil feridos.
Iémen

Iémen. Presidente ordena tomada de Sanaa

A partir do exílio e horas após a morte do ex-presidente Saleh às mãos dos rebeldes huthis, que controlam a capital, o presidente iemenita anunciou que a recuperação de Sanaa está em curso.
Iémen

Rebeldes do Iémen anunciam morte de ex-presidente

Os rebeldes Huthis do Iémen anunciaram a morte de Ali Abdallah Saleh, antigo presidente do país que chegou a ser seu aliado. A guerra no Iémen já causou mais de 8.650 mortos e 58.600 feridos.
Iémen

Iémen: Guterres apela ao fim de todos os ataques

Secretário-geral da ONU apelou a "todas as partes no conflito a pôr fim a todos os ataques aéreos e terrestres". O povo iemenita vive a maior crise humanitária do mundo, diz porta-voz de Guterres.
Iémen

Iémen. ONU alerta para risco de fome

O chefe do Programa Alimentar da ONU alertou para o risco de fome de centenas de milhares de crianças no Iémen. A coligação liderada pela Arábia Saudita encerrou todas as ligações com o país.
Iémen

Iémen. 12 mortos em bombardeamento

Uma bomba atingiu um edifício situado na zona de Al Zahari, a norte do porto de Al Moja, costa do Mar Vermelho, provocando a morte de 12 pessoas, incluindo crianças.
Iémen

ONU inclui coligação saudita em "lista negra"

Há um ano, as Nações Unidas decidiram não incluir a coligação saudita no Iémen nesta lista. Agora, surge junto de outras partes do conflito iemenita, bem como grupos armados e terroristas.
Fome

Como está o menino faminto do Iémen um ano depois?

430
Em 2016, a história de Saleem chocou o mundo e alertou para o terror da guerra civil no Iémen e as suas consequências para a população. Agora, um ano depois, a BBC descobriu o menino.
Iémen

Iémen. Doze civis mortos em ataque aéreo

Veículo que transportava 12 civis, incluindo mulheres e crianças, foi atingido este sábado, a 70 km de Sanaa. Ataque aéreo foi alegadamente levado a cabo da coligação liderada pela Arábia Saudita.
Nações Unidas

Guterres quer condições para Iémen receber ajuda

O secretário-geral das Nações Unidas apelou hoje, durante uma visita ao Kuwait, que as partes envolvidas no conflito do Iémen facilitem a chegada da ajuda humanitária àquele país.
Nações Unidas

Mundo enfrenta maior crise humanitária em 70 anos

142
O diretor do Programa Alimentar Mundial alertou para a maior crise humanitária em 70 anos, com mais de 20 milhões de pessoas no Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria em risco de fome.
Organização Mundial de Saúde

Casos de cólera no Iémen ultrapassaram meio milhão

O número de casos de cólera já ultrapassou o meio milhão no Iémen, país onde a epidemia causou perto de 2.000 mortos desde o final de abril. Mais de um quarto dos mortos são crianças.
Crise dos Refugiados

180 migrantes alegadamente afogados de propósito

Mais de 180 pessoas podem ter sido afogadas deliberamente no Iémen, por traficantes de pessoas que, vendo as autoridades, se quiseram livrar das pessoas, disse a ONU.
Mísseis

Míssil lançado do Iémen intercetado perto de Meca

Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas do Iémen foi intercetado quinta-feira à noite perto de Meca. O anúncio foi feito através de um comunicado da coligação árabe que intervém no Iémen.
Organização Mundial de Saúde

Iémen. Número de mortos por cólera sobe para 1.500

A Organização Mundial de Saúde elevou este sábado para 1.500 o número de mortos por cólera no Iémen, entre 246.000 infetados, desde que se detetou o primeiro surto, a 27 de abril.
Organização Mundial de Saúde

Epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo

164
A epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo, com 5.000 novos doentes diários e um total que ultrapassa dos 200.000 casos em dois meses, referiu hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Iémen

25 mortos em bombardeamento num mercado no Iémen

Pelo menos 25 pessoas morreram e outra ficou ferida no norte do Iémen após um bombardeamento supostamente realizado por aviões da coligação árabe contra um mercado num povoado da província de Saada.
Qatar

MNE alemão: "Bloqueio ao Qatar é 'trumpização'"

109
O Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, disse que a decisão de cinco Estados do Golfo em cortar relações com o Qatar é uma "trumpização" que pode afetar bastante uma zona em crise
Qatar

Qatar. Egito fecha espaço aéreo

O Egito fechou esta terça-feira todo o espaço aéreo a aviões do Qatar. É o mais recente desenvolvimento no corte diplomático com o Qatar, anunciado por seis países vizinhos esta segunda-feira.
Iémen

Míssil intercetado com Donald Trump na região

Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas huthi, em guerra contra as forças governamentais do Iémen, foi abatido a sudoeste de Riade, anunciou a coligação militar árabe sob comando saudita.
Iémen

Iémen. Estado de emergência por epidemia de cólera

O Governo dos rebeldes huthis do Iémen, declarou este domingo o estado de emergência sanitária na capital do país, Sana, devido à propagação da epidemia de cólera.
Iémen

Iémen. Rebeldes recrutam crianças para lutar

Os rebeldes huthis estão a recrutar crianças e também estão a usar as escolas religiosas para atrair adolescentes para as suas fileiras sem o conhecimento dos pais, divulgou a Amnistia Internacional.
Iémen

Rebeldes impedem entrada de representante da ONU

Os rebeldes huthis impediram o secretário-geral adjunto para os Assuntos Humanitários da ONU, Stephen O'Brien, de entrar na cidade de Taiz, no sudoeste do Iémen.
Nações Unidas

Sete milhões de pessoas no Iémen à beira da fome

Cerca de sete milhões de pessoas estão à beira da fome no Iémen, onde uma guerra civil dura há cerca de dois anos.
Iémen

Ataque dos EUA no Iémen pode ter morto civis

De acordo com o Comando Central do exército norte-americano, o ataque dos EUA no Iémen no fim-de-semana pode ter morto civis, entre os quais crianças.
Iémen

Filha do ex-líder da Al-Qaeda morta em ataque

Nawar Anwar Al-Awlaki, a filha de 8 anos do ex-líder da Al-Qaeda, Anwar al-Awlaki, que foi morto em 2011, terá morrido no ataque deste fim de semana dos Estados Unidos da América ao Iémen.
Iémen

Iémen. 25 mortos em dois dias de bombardeamentos

Pelo menos 11 civis e 14 combatentes Huthis morreram em dois dias de bombardeamentos no Iémen, país em guerra há quase dois anos.
Iémen

Pelo menos 22 mortos em confrontos no Iémen

Pelo menos 22 pessoas foram mortas em confrontos entre as forças do governo e rebeldes nos arredores da cidade de Taez, no sudoeste do Iémen.
Estados Unidos da América

EUA: acordo no Iémen deve proteger Arábia Saudita

O ainda chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, considera que qualquer iniciativa para promover a paz no Iémen terá também de ter em conta a proteção da segurança da Arábia Saudita.
Iémen

Atentado no Iémen faz 52 vítimas

Pelo menos 52 soldados morreram e outros 50 ficaram feridos em Aden, segunda cidade do Iémen, no mais recente atentado à bomba contra recrutas naquele país em guerra.
Terrorismo

Atentado mata 45 soldados no Iémen

Quarenta e cinco soldados foram mortos e cinquenta ficaram feridos num atentado suicida numa base militar em Aden, segundo fontes médicas. Há jihadistas a operar perto do local.
Iémen

Coligação árabe declara 48 horas de tréguas

A coligação liderada pela Arábia Saudita que apoia o governo iemenita contra os rebeldes apoiados pelo Irão declarou um cessar-fogo de 48 horas, a começar hoje no Iémen.
Iémen

Saida, de 18 anos, o rosto da fome no Iémen

959
O Iémen é um dos países menos desenvolvidos do mundo e a guerra que começou em 2015 está a deixar milhares de pessoas desnutridas. Saida Ahmad Baghili é um dos rostos dessa fome.
Iémen

Enviado da ONU ao Iémen prepara novo plano de paz 

O enviado da ONU ao Iémen disse que está a preparar um novo plano de paz para acabar com o conflito no país, depois de ter fracassado o cessar-fogo de 72 horas entre forças governamentais e rebeldes.
Iémen

Kerry congratula libertação de americanos no Iémen

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, congratulou-se com a libertação de dois cidadãos norte-americanos "retidos" pelos rebeldes Huthi no Iémen.
Iémen

Mais de 140 mortos no bombardeamento no Iémen

Mais de 140 pessoas foram mortas e pelo menos 525 feridas quando um bombardeamento aéreo atingiu uma cerimónia fúnebre no Iémen, referiu um responsável da ONU.
Iémen

Pelo menos 60 mortos em ataque suicida no Iémen

Um ataque suicida matou, pelo menos, 60 pessoas num campo de treino militar no Iémen. Um atacante conduziu um carro contra um grupo de novos recrutas, fazendo-o explodir.
Iémen

Ataque a hospital no Iémen provoca seis mortos

Ataques aéreos da coligação árabe aliada do poder atingiram hoje um hospital onde estão presentes os Médicos Sem Fronteiras, no Iémen, provocando seis mortos, 48 horas após outros ataques que deixaram 10 crianças mortas.
Iémen

Iémen. Dez crianças mortas em ataque em escola

Ataques aéreos da coligação liderada pela Arábia Saudita sobre uma escola no Iémen mataram dez crianças e feriram 28. A guerra civil no país continua. Os rebeldes Houthi acusam a aliança das mortes.
Iémen

Coligação árabe ataca al-Qaeda no Iémen

Dois aviões da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita atacaram hoje posições da al-Qaeda no sul do Iémen, matando muitos jihadistas, segundo as autoridades militares.
Iémen

Mortos mais de 800 membros da Al-Qaeda

Mais de 800 membros da Al-Qaeda morreram numa ofensiva militar no sul do Iémen, anunciou hoje a coligação liderada pela Arábia Saudita que combate os extremistas no terreno.
Nações Unidas

Mediador da ONU no Iémen aplaude cessar-fogo

O mediador das Nações Unidas considerou o cessar-fogo entre o governo e os rebeldes do Iémen como "essencial, urgente e indispensável". Ismail Ould Cheikh Ahmed pede que as partes respeitem a trégua.
Iémen

Príncipe saudita diz que fim da guerra está perto

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita e ministro da Defesa daquele país diz que há "progressos significativos" nas negociações de paz no Iémen. Bombardeamentos sauditas já mataram 6 mil pessoas.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica atentados no Iémen

O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico reivindicou a autoria dos três ataques suicidas que fizeram 22 mortos, no Iémen, afirmando que foi um "ataque contra uma base da coligação" árabe.
Terrorismo

Pelo menos nove mortos em ataque suicida no Iémen

Um atentado perpetrado por bombista suicida num campo militar em Áden, cidade do sul do Iémen, fez pelo menos nove mortos, indicaram à AFP fontes militares e médicas.
Mundo

Sete mortos em atentado no Iémen

Pelo menos 7 pessoas morreram esta quinta-feira num atentado junto ao palácio presidencial do Iémen e 15 ficaram feridas. O presidente e o primeiro-ministro estavam no palácio, mas escaparam ilesos.
Conflitos

Iémen. Hospital de Médicos Sem Fronteiras atacado

Do bombardeamento a um hospital apoiado pelos MSF no Iémen resultaram pelo menos quatro mortes, 10 feridos e a destruição de vários edifícios. Os MSF falam em violação de leis internacionais.
Guerra

20 monumentos que o terrorismo já destruiu

Alguns são centenários, outros milenares e muitos remontam ao período antes de Cristo. Quase todos foram destruídos pelo radicalismo islâmico. Outros há que foram pilhados. Sobrou pouco.
Iémen

Escolas no Iémen bombardeadas, denuncia Amnistia

A organização humanitária Amnistia Internacional acusa a coligação liderada pela Arábia Saudita que ataca huthis no Iémen de ter bombardeado várias escolas nos últimos meses.
Iémen

Médicos Sem Fronteiras sofrem ataque aéreo

As instalações foram atingidas por vários ataques aéreos da coligação liderada pela Arábia Saudita, com pacientes e funcionários no interior, revelou a organização.
Iémen

Iémen: ONU pede investigação a ataque em casamento

ONU pede investigação ao bombardeamento a um casamento no Iémen, que matou dezenas de pessoas e se suspeita ser da autoria da coligação liderada pela Arábia Saudita.
Iémen

Iémen: Hotel que alberga Governo atacado a míssil

Um hotel, na cidade de Aden no Iémen, que alberga vários membros do Governo do país, incluindo o Presidente e Primeiro-Ministro, foi atacado por um míssil. Há registo de, pelo menos, 12 mortos.
Iémen

Mais de 130 mortos em casamento no Iémen

Pelo menos 131 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas num bombardeamento da coligação militar liderada pela Arábia Saudita a um casamento na província de Taiz, sudoeste do Iémen.
Estado Islâmico

Estado Islâmico reivindica duplo atentado no Iémen

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o duplo atentado perpetrado contra uma mesquita xiita na capital iemenita, Sanaa, que fez pelo menos 28 mortos e 75 feridos.
Arábia Saudita

Tropas sauditas entram no Iémen

Tropas da Arábia Saudita entraram em território iemenita, na que é a primeira incursão terrestre saudita no país desde o início da intervenção militar contra os rebeldes xiitas huthis.
Terrorismo

Iémen: Al-Qaeda quer novos ataques contra os EUA

Ibrahim al-Asiri, um dos responsáveis pelo braço armado da Al-Qaeda no Iémen, escreveu mensagens aos membros da organização terrorista, instruíndo-os a organizarem novos ataques.
Guerra

55 mortos no Iémen em raide aéreo da coligação

Pelo menos 55 civis morreram e dezenas ficaram feridos num bombardeamento da coligação árabe-muçulmana, liderada pela Arábia Saudita, no noroeste do Iémen.
Terrorismo

21 mortos e 45 feridos em ataques no Iémen

Pelo menos 21 pessoas morreram esta madrugada e outras 45 ficaram feridas na sequência dos raides aéreos da coligação árabe num bairro residencial em Saná, capital do Iémen.
Terrorismo

Bombardeamentos no Iémen fazem mais de 100 mortos

Mais de 100 pessoas, na sua maioria civis, morreram e dezenas ficaram feridas num bombardeamento da coligação internacional, no norte e sul do Iémen.
Iémen

Património mundial destruído na capital do Iémen

Arábia Saudita nega autoria do bombardeamento. Diretora-geral da UNESCO ficou "profundamente perturbada" com os "danos causadas a uma das jóias mais antigas da paisagem urbana islâmica".
Al-Qaeda

Membro da Al Qaeda no Iémen tentou impedir ataque

Um membro da Al Qaeda no Iémen tentou ligar duas vezes para os serviços antiterrorista do país para tentar evitar um atentado em 2007. Contudo, os serviços nada fizeram. Morreram 8 turistas espanhóis.
Iémen

Militares americanos detidos por rebeldes xiitas

Os americanos foram feitos prisioneiros pela milícia Huthi e encontram-se numa prisão perto da capital do Iémen, Sanaa.
Iémen

Iémen. Rebeldes aceitam proposta de cessar-fogo

Militares iemenitas aliados dos rebeldes xiitas aceitaram o cessar-fogo humanitário proposto pela Arábia Saudita que lidera os ataques aéreos no país.
Iémen

Irão arma rebeldes xiitas iemenitas desde 2009

Irão está a armar os rebeldes xiitas do Iémen, os Houthis, pelo menos desde 2009, segundo um relatório confidencial entregue ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Diplomacia

Fim do cessar-fogo: Arábia Saudita faz novo ataque

Após ter declarado esta terça-feira que iria cessar os ataques aéreos no Iémen e iniciar conversações para encontrar uma solução política, a Arábia Saudita lançou novos ataques contra os rebeldes.
Explica-me

Conflito no Iémen

O país do médio oriente não conseguiu manter a coesão social desde a união norte-sul em 1990. Conheça as bases históricas deste conflito.
Terrorismo

Aeroporto no Iémen sob controlo da Al-Qaeda

Os militantes da Al-Qaeda conseguiram tomar o controlo do aeroporto no sul do Iémen, após confrontos com as autoridades. Depois seguiu-se o porto e o terminal petrolífero.
Iémen

Enviado especial da ONU para o Iémen pede demissão

Jamal Benomar apresentou a sua demissão, numa altura em que uma coligação liderada pela Arábia Saudita bombardeia posições dos rebeldes xiitas 'huthis' há mais de três semanas.
Iémen

"Não dormimos por causa dos bombardeamentos"

O Observador falou com uma jovem que vive em Aden, a cidade mais afetada pela guerra no Iémen. Nisma tem 20 anos e quer que "o mundo saiba o que passa" no país.
Iémen

OMS: 643 mortes e 2.226 feridos no Iémen

A Organização Mundial de Saúde atualiza os números da guerra no Iémen em comunicado: 643 mortes e 2.226 feridos desde 19 de março.
Iémen

No meio da guerra, já se corre por comida no Iémen

O Iémen é o país mais pobre do Médio Oriente e a conflito armado entre os rebeldes hutis e a coligação liderada pela Arábia Saudita não está a ajudar. Já há escassez de comida, medicamentos e água.
Iémen

Rússia "desapontada" com intervenção no Iémen 

A Rússia declarou-se "desapontada" com a operação militar lançada contra os rebeldes 'huthis' no Iémen sem mandato da ONU e instou todas as partes em conflito a cessar os combates e negociar.
Iémen

Rebeldes xiitas controlam porto de Aden

Os rebeldes xiitas 'huthis' do Iémen tomaram hoje o porto de Aden, o principal do país, apesar dos bombardeamentos aéreos e a partir de navios de guerra da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita.
Terrorismo

Pelo menos 53 mortos nos últimos combates no Iémen

Pelo menos 53 pessoas, incluindo 17 civis, morreram em menos de 24 horas em combates violentos em Aden, no sul do Iémen, entre rebeldes xiitas e apoiantes do chefe de Estado.
A página está a demorar muito tempo.