Colocou Portugal “no topo do mundo”. A portuguesa Telma Monteiro alcançou esta quinta-feira a liderança do ranking mundial de judo, na categoria de -57 quilos, e afirmou estar “orgulhosa” com o feito.

“Sou n.º 1 do ‘ranking’ mundial! Orgulho em todo o meu caminho até aqui. Muito feliz por pôr Portugal no topo do Mundo”, escreveu hoje a judoca natural de Almada, de 29 anos, na sua página na rede social Facebook, após o seu regresso ao primeiro lugar da hierarquia.

TelmaMonteiroRankingFacebook

Telma Monteiro, que soma 2.136 pontos, ‘destronou’ a francesa Automme Pavia, que ocupa o segundo lugar, com 2.110. As japonesas Nae Udaka, campeã do mundo, e Kaori Matsumoto, campeã olímpica, seguem nos nono e 12.º posto, respetivamente.

Entre as categorias de -52 e -57 kg, a judoca do Benfica foi quatro vezes campeã da Europa e outras tantas vice-campeã do mundo.

Entre os restantes judocas lusos, destaque para Joana Ramos que ocupa o 13.º lugar em -52kg, Yahima Ramirez o 26.º em -78kg, a mesma posição de Jorge Fonseca em -100kg, sendo o mais bem classificado no setor masculino.