O Museu do Caramulo inaugura no sábado a exposição “Air Drive”, do fotógrafo francês Renaud Marion, que mostrará a sua visão futurista do transporte em automóveis sem rodas suspensos sobre o solo. Esta inauguração, que contará com a presença de Renaud Marion, de 39 anos, marca uma nova era do ciclo de exposições temporárias do Museu do Caramulo, que pela primeira vez convidou um artista estrangeiro para expor individualmente.

“Este é um passo que há muito queríamos dar e que mostra que o museu está, de facto, empenhado em descobrir, acompanhar e dar a conhecer artistas, tendências e projetos de todo o mundo”, justificou o diretor do Museu do Caramulo, Tiago Patrício Gouveia. Na sua opinião, “só apostando numa programação diferente e surpreendente” é que o museu, situado no concelho de Tondela, distrito de Viseu, poderá manter-se relevante junto dos seus públicos.

O Museu do Caramulo refere, numa nota de imprensa, que Renaud Marion foi influenciado por recordações de infância e inspirado por filmes de ficção científica e por artistas. A sua visão futurista tem “um toque diferente: enquanto a levitação dos veículos está quase sempre associada à ficção científica, aqui os automóveis são na verdade clássicos modificados, incluindo Chevrolet, Mercedes-Benz, Jaguar, Aston Martin e Porsche”.

“As imagens que emergem são uma combinação reminiscente do estilo retro com uma imaginação futurista. Modelos icónicos dos dias gloriosos da produção automóvel são transformados em transportes aéreos, catapultando o seu ‘design vintage’ para uma era visionária”, avança o museu.

O fotógrafo contou que, “enquanto criança, imaginava o novo milénio com automóveis voadores, naves espaciais, mundos paralelos, seres extraterrestres a viverem na Terra e viagens no tempo”. “Todos nós andaríamos vestidos com fatos espaciais e equipados com pistolas a laser. Estes são os sonhos de uma criança normal, penso eu… espero eu”, acrescentou. A exposição “Air Drive” ficará patente no Museu do Caramulo até 31 de maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR