Norte

Em Bragança começa esta sexta-feira o Festival do butelo e das casulas, e é bom que quem lá for leve apetite. Se não conhece este prato feito com o butelo, um enchido muito popular na região, esta é a oportunidade ideal para travar conhecimento. Também os principais produtos de Vila Flor vão estar em destaque nos próximos três fins de semana numa mostra que é feira, mas também festa, e onde as amendoeiras em flor são uma das principais atrações. Motivos para ir a Bragança não faltam.

Em Guimarães são horas de matar, graças ao concerto que os Mão Morta vão dar este sábado, às 22h00, no CAE São Mamede. Os bilhetes para ouvir as canções de Pelo meu relógio são horas de matar custam entre 10 e 15 euros.

Que fazer na sexta-feira à noite no centro do Porto? Dançar ao som de White House é uma opção. O próximo concerto do ciclo Understage, que tem lugar no sub-palco do Teatro Rivoli, vai ter como protagonista o projeto de João Vieira (DJ Kitten, X-Wife), com os bilhetes a cinco euros e ainda com uma bebida incluída.
A outra opção para quem quer abanar o capacete é no Gare Porto, onde o britânico John Digweed vai estar ao comando da mesa de som. Os bilhetes para ver um dos DJs mais populares do mundo custam 12 euros, com oferta de uma bebida branca até às duas da manhã.
Na mesma noite, mas no Plano B, vão estar os Orelha Negra em formato DJ set, com a entrada a custar cinco euros.

No sábado, António Zambujo leva Rua da Emenda, o seu novo disco, ao Coliseu do Porto. Na entrevista que deu ao Observador, o cantor de Beja disse que o novo álbum é o fim de um ciclo. Enquanto não se sabe que rumo vai dar à carreira, eis uma boa oportunidade para escutá-lo ao vivo. Bilhetes entre os 18 e os 35 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

antonio-zambujo-musica

António Zambujo apresenta-se no Coliseu de Lisboa na sexta-feira e no Coliseu do Porto no sábado. ©Observador

Centro

Gregory Maqoma foi o coreógrafo escolhido pela Companhia Instável para a criação “Free“, que esta sexta-feira, às 21h30, sobe ao palco do Teatro Aveirense. Com interpretação de Anya Seno, Duarte Valadares, Pedro Rosa, Savina Gargano e Vittoria Ferrari, os bilhetes custam 10 euros.

40 anos de vida, metade de carreira e um motivo para balanço. Olga Roriz está em modo retrospetiva e leva o espetáculo “PETS” ao Centro Cultural de Ílhavo, este sábado às 22h00. Protagonizada por São Castro, Maria Cerveira, Marta Lobato Faria, Bruno Alexandre e Bruno Alves, a entrada é quase dada: cinco euros.

No Teatro Viriato, em Viseu, está instalada “a tenda de circo mais pequena do mundo“. É lá que Ambar realiza movimentos acrobáticos que a conduzem a uma série de questões relacionadas com o corpo e com a memória. Vê-la em ação durante 25 minutos custa 2,50 euros. A tenda abre-se sábado às 16h00 e domingo às 15h00.

boyhood-3

No domingo, meio mundo vai estar colado à TV a seguir a cerimónia dos Óscares. Se ainda não viu “Boyhood”, por exemplo, os cinemas City estão a recuperar os principais candidatos. ©D.R.

Sul

Os filmes candidatos aos Óscares vão passar nos seis espaços Cinema City (Setúbal, Alfragide, Alvalade, Beloura, Campo Pequeno e Leiria). Até dia 22 de Fevereiro (inclusive) poderão desfrutar de um pack que inclui 5 ou 10 bilhetes para assistir aos filmes desta temporada da corrida aos Óscares. “Grand Budapest Hotel”, “Boyhood”, “Invencível”, “Interstellar” e até o nomeado a melhor curta-metragem de animação, “Festim”, são alguns dos filmes que vão estar em exibição até domingo, madrugada dos Óscares. Existe um pack de cinco bilhetes no valor de 22,50 euros ou de 10 bilhetes no valor de 45 euros. Ou seja, cada bilhete fica a 4,50 euros.

Depois de uma única apresentação no pequeno auditório no CCB, no âmbito do Estoril Film Festival, “Os belos dias de Aranjuez” vão estar em cena no Teatro S. Luiz, em Lisboa. Escrita por Peter Handke em francês durante o verão de 2011, é um diálogo sobre o amor, aqui encenado por Tiago Guedes. A peça vai estar em cena até 28 de fevereiro, de quinta a sábado às 21h00 e aos domingos às 17h30. Os bilhetes custam 12 euros.

O Festival Rescaldo está de regresso a Lisboa e os primeiros concertos são já esta sexta-feira, às 21h30, no pequeno auditório da Culturgest, primeiro com a dupla Vicente & Marjamaki, e depois com a Nova Orquestra Futurista do Porto. Até 28 de fevereiro vão passar pela Culturgest e pela Galeria Zé dos Bois vários músicos, entre os quais Lula Pena, já este sábado, e Adolfo Luxúria Canibal, no próximo fim de semana. O programa completo pode ser consultado aqui.

Feliz Ano da Cabra! O Ano Novo Chinês já começou e em Lisboa haverá celebrações com dança, teatro, coro, música, acrobacia e fado, este sábado. Às 11h00, por exemplo, começa o desfile entre o Largo do Intendente e a Praça Martim Moniz, com dança do dragão, dança do leão e dança do tambor. Com organização da embaixada da China, o programa pode ser consultado aqui.

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acolhe a partir deste sábado uma exposição temporária com obras de Marcel Gautherot, José Medeiros, Thomaz Farkas e Hans Gunter Flieg. Os quatro fotógrafos trazem cerca de uma centena de imagens decisivas para a formação da fotografia moderna no Brasil. “Modernidades: Fotografia Brasileira (1940-1964)” é o título da exposição que estará patente até 19 de abril, com curadoria de Samuel Titan Jr., Ludger Derenthal e António Pinto Ribeiro, numa iniciativa do programa Próximo Futuro.

Aranhas, aranha, tarantula, aracnideos, escorpioes,

Medo de aranhas? Uma visita à nova exposição do MUHNAC pode ser surpreendente. © André Correia

Duas viúvas negras, escorpiões fluorescentes, um pseudoescorpião e um amblipígio são apenas algumas das atrações da exposição “O fascinante mundo das aranhas e dos escorpiões“, que pode ser vista no Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa, até 5 de abril. O objetivo é fazer com que as pessoas percam o receio das aranhas, explicou o responsável pela exposição ao Observador. Vá e leve os miúdos. Os bilhetes custam seis euros, mas existe um bilhete família por 15 euros.

O Teatro Pax Julia, em Beja, dá as boas-vindas aos Commedia a la Carte, o grupo de humor em que Carlos M. Cunha, César Mourão e Ricardo Peres improvisam à velocidade da luz e onde o público tem uma palavra a dizer sobre o decorrer do espetáculo, que começa às 21h30. Os bilhetes custam 10 euros.

Os Lusíadas – de Lisboa à Índia – ida e volta” deixam-se descobrir esta sexta-feira à noite no Teatro Lethes, em Faro. A peça inspirada na obra maior de Camões conta a história da primeira viagem de Lisboa à Índia, feita há mais de quinhentos anos por menos de duas centenas de portugueses, comandados por Vasco da Gama. O espetáculo dura três horas e os bilhetes custam 10 euros, ou 7,50 para menores de 30 anos e maiores de 65.