As barras de Esposende, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto estão esta segunda-feira fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, informou a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível às 06h00 na página da Marinha na Internet, as barras de Esposende, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação e a da Figueira da Foz está encerrada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso laranja vai estar em vigor entre as 00h00 de terça-feira e as 06h00 de quarta-feira devido à previsão de ondas com 5 a 7 metros, podendo atingir os 10 metros.

Estes mesmos dez distritos vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 21h00 e as 23h59 de segunda-feira, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental a norte do Cabo Raso ondas de noroeste com 2 a 3 metros, aumentando para 3,5 a 4,5 metros no final do dia.

Na costa ocidental a sul do Cabo Raso prevê-se ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando para 2,5 a 3,5 metros no final do dia.

Para a costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1 metro.

Dez distritos do continente vão estar sob aviso laranja a partir das 00h00 de terça-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas até 10 metros, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 00h00 de terça-feira e as 06h00 de quarta-feira devido à previsão de ondas com 5 a 7 metros, podendo atingir os 10 metros.

Estes mesmos dez distritos vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 21h00 e as 23h59 de segunda-feira, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros e queda de neve acima dos 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para os 800/1000 metros.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se gradualmente de noroeste, e soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas, em especial a partir da tarde e subida da temperatura mínima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade para o final do dia, períodos de chuva fraca, em especial no Alentejo, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas em especial a partir da tarde e subida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 11 e 16 graus Celsius, no Porto entre 12 e 14, em Viseu entre 7 e 11, em Bragança entre 7 e 12, na Guarda entre 4 e 8, em Castelo Branco entre 8 e 15, em Évora entre 9 e 16, em Beja entre 10 e 16 e em Faro entre 11 e 18.