De acordo com o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), contactado pela agência Lusa, as previsões para hoje e para terça-feira são muito semelhantes, com o céu “muito nublado nas regiões a norte e litoral centro”, sendo que a sul “melhoram a partir da tarde”.

Na segunda e terça-feira podem ser esperados, de acordo com o meteorologista, “períodos de chuva fraca, ou chuviscos, no norte e no centro, em especial no litoral”, com persistência no Minho e Douro Litoral, “onde a chuva poderá ser moderada”.

Já para quarta e quinta-feira, a nebulosidade tende a diminuir, com a temperatura mínima a descer, mas voltando a subir na próxima sexta-feira, o mesmo acontecendo com as máximas.

Se a tendência se mantiver, o meteorologista Bruno Café avança com a previsão de que o próximo fim de semana será de sol e com temperaturas que podem rondar os 23/24 graus de máxima.

Para hoje, chuva e chuviscos

Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade na região sul e interior das regiões norte e centro, a partir do final da manhã. Prevêem-se igualmente períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões norte e centro, em especial no litoral e até ao final da manhã, persistindo e sendo por vezes moderada no Minho e Douro litoral.

Segundo o IPMA, o vento soprará em geral fraco do quadrante oeste e sendo temporariamente moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas.

Quanto às temperaturas, as mínimas rondam os 11 graus centígrados em Faro, onde as máximas devem chegar aos 21 graus, enquanto em Lisboa estão 12 de mínima e 17 de máxima. Já no Porto, a diferença entre a temperatura mínima é de apenas um grau, com a máxima a chegar aos 14. Em Beja e Castelo Branco, estão previstos 20 graus de máxima, amanhecendo as cidades com 11 e 10 graus respetivamente. A cidade da Guarda será a mais fresca, já que o termómetro ronda os sete graus de mínima, devendo chegar aos 13 de máxima. Sagres, Sines, Leiria e Coimbra vão ter 17 graus de máxima previstos, com as mínimas a rondar os 11 e 12 graus.

Nos Açores, as temperaturas rondam os nove graus de mínima em Santa Cruz das Flores, onde se preveem 14 de máxima, Horta com 11 de mínima e 16 de máxima. Angra do Heroísmo deverá chegar aos 16 de máxima (10 de mínima), enquanto em Ponta Delgada são esperados 17 de máxima e 13 de mínima.

Na Madeira, o Funchal amanhece com 13 de mínima, prevendo o IPMA que a máxima chegue aos 19 graus centígrados, enquanto para Porto Santo estão previstos 17 graus de máxima e 12 de mínima.