O Conselho do Governo Regional da Madeira decidiu conceder um aval de 10 milhões de euros ao Clube Sport Marítimo “com a finalidade de financiar a remodelação do estádio dos Barreiros”.

A resolução foi publicada hoje no Jornal Oficial da Região, que ainda não tem a data de quando foi aprovada pelo Governo Regional.

Nos termos do documento, o Banif é a instituição bancária na qual, sob “a forma de um Contrato de Abertura de Crédito, até ao montante de 10 milhões de euros e pelo prazo de até quatro anos e nove meses”, a operação vai ser feita.

O executivo madeirense justifica o aval considerando “que a melhoria da rede de infraestruturas desportivas de qualidade constitui um pilar de desenvolvimento, conforme consta do documento de orientação estratégica regional para o período 2007-2020, denominado de Compromisso Madeira@2020”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Considera ainda que a remodelação do estádio dos Barreiros “é premente”, dotando-o “da segurança adequada às necessidades atuais”.

Numa altura em que o governo madeirense se encontra em gestão, depois do pedido de demissão de Alberto João Jardim, Victor Freitas, da Coligação Mudança, considera “uma irresponsabilidade” o condicionamento que este tipo de resoluções trazem ao futuro governo regional.

“O governo parece que encetou, nos últimos dias, uma política de facto consumado, que não cabe a um governo de gestão em final de mandato”, declarou à agência Lusa, argumentando ainda ser “inadmissível este tipo de comportamento”.

O vice-presidente do CDS-Madeira, Mário Pereira, reconhece que “é um aval e não um empréstimo”, mas alerta para “as competências limitadas de um governo em gestão”.

Argumenta ainda que, “apesar das dificuldades financeiras da região, é bom não deixar as obras inacabadas”, enaltecendo a prioridade do Clube Sport Marítimo em finalizar as obras de remodelação do estádio dos Barreiros.