Governos Regionais
Açores

Plano e Orçamento dos Açores para 2020 aprovados 

Propostas de Plano de Investimentos e do Orçamento da Região para 2020 foram aprovadas pelo Governo Regional dos Açores. Documentos preveem um investimento total de 815,4 milhões de euros, em 2020.
Caça

Açores proíbem caça ao coelho-bravo em São Miguel

Surto da Doença Hemorrágica Viral obrigou à interdição da caça ao coelho-bravo na zona ocidental de São Miguel até 31 de dezembro. A medida foi anunciada esta quarta-feira pelo Governo dos Açores.
Governos Regionais

Madeira. Reunião para suspender presidente

Teófilo Cunha vai assumir funções no XIII Governo Regional. Câmara Municipal de Santana, no norte da Madeira, vai reunir-se na segunda-feira para a suspensão do mandato do presidente da autarquia.
Madeira

PCP/Madeira. Desafio lançado pelo PS é "caricato"

"Ninguém imaginará que para o PCP, o CDS seja parceiro de qualquer percurso", disse Edgar Silva reagindo ao desafio lançado pelo PS ao CDS-PP e a todos partidos da oposição para formar governo.
Eleições

Madeira. PSD perde maioria em nova sondagem

Albuquerque aparece com 39% das intenções de voto, enquanto Cafôfo acumula os 33,1%. Ao mesmo tempo, o PSD perde a maioria absoluta na Assembleia, passando de 24 deputados para 21.
Madeira

PTP propõe ferry para ligar Madeira e continente

Considerando que a ligação marítima ao continente “é um serviço fundamental para o desenvolvimento da região autónoma da Madeira”, Raquel Coelho lembrou que o navio Naviera Armas cumpria essa função.
Partidos e Movimentos

PS escolhe Madeira para "rentrée"

A iniciativa do PS, marcada para sábado, decorrerá junto ao forte, e contará com animação musical e como “ponto alto” intervenções, com os olhos postos nas eleições regionais daquele arquipélago.
Governos Regionais

Albuquerque: PSD vai ganhar regionais com maioria

110
Miguel Albuquerque referiu que o povo madeirense vai dizer não ao "colonialismo de Lisboa" e que "António Costa será derrotado no dia 22", porque se a esquerda ganhar "significa mudar para pior".
Timor-Leste

Governo timorense propõe não renovação de Alkatiri

A coligação do governo timorense aprovou a posição contra a renovação do mandato do presidente da Zona Especial de Economia Social de Mercado e da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno.
Madeira

Presidente da Madeira critica autarcas

O presidente do Governo Regional da Madeira criticou os responsáveis municipais que responsabilizam o executivo insular pela sua "incapacidade e incompetência".
Miguel Albuquerque

Albuquerque aclamado líder do PSD/Madeira

Em ano de eleições na Madeira, arranca este sábado o XVII Congresso Regional do PSD/Madeira que vai aclamar Miguel Albuquerque como Presidente do partido. Rio encerra os trabalhos
Governos Regionais

Açores. Governo dá tolerância de ponto a 24 e 31

Os trabalhadores da Administração Pública Regional vão ter tolerância de ponto nos dias 24 e 31 de dezembro, dada a "relevância das festividades de Natal e de Ano Novo para as famílias açorianas".
Relações Internacionais

Diplomacia. Madeira de visita à África do Sul

Miguel Albuquerque estará, até domingo, a acompanhar, pelo terceiro ano, a Festa da Flor em Free State, com a expectativa de manter o esquema de cooperação que se iniciou há três anos.
Governos Regionais

Cordeiro eleito para terceiro mandato da CRPM

Vasco Cordeiro assumiu pela primeira vez a presidência da CRPM em 2014 e foi eleito na Madeira para um terceiro mandato.
Parlamento

Portugal 2030: Açores quer reforço de verbas

O presidente do Governo Regional dos Açores considerou positivo se, ainda assim, não se verificarem os cortes anunciados pelas instituições europeias.
Governos Regionais

Vasco Cordeiro felicita novo líder do PSD/Açores

O presidente do Governo dos Açores felicitou esta segunda-feira o novo líder do PSD/Açores, declarando que da parte do executivo a postura é de "vontade de trabalhar" a "bem dos Açores".
Governos Regionais

Pescas. Açores querem auxílios de Bruxelas

O Governo dos Açores defendeu esta sexta-feira a necessidade de a Comissão Europeia prever apoios para a renovação das frotas de pesca de regiões ultraperiféricas (RUP) como os Açores.
TAP

Açores. TAP deixa de transportar incubadoras

A TAP já não transporta incubadoras para os Açores, devido à reconfiguração das cabinas, mas a companhia aérea continua a assegurar o transporte de macas, ainda que em número limitado.
Açores

Hospital de Ponta Delgada suspende cirurgias 

Devido à "afluência que houve nos últimos dias ao nível das urgências e internamentos", o Hospital de Ponta Delgada suspendeu até domingo cirurgias que estavam programadas.
Governos Regionais

Açores. Governo extingue empresas do setor público

O Governo dos Açores vai reduzir a sua participação direta e indireta em empresas e associações no âmbito de uma reforma do setor público empresarial regional que inclui a extinção de empresas.
Açores

Residentes deixam de pagar para entrar nas Furnas

Os residentes dos Açores vão deixar de pagar para entrar na Lagoa das Furnas em São Miguel. Aos turistas continentais e estrangeiros serão pedidos dois euros. O estacionamento será gratuito para todos
Açores

Cofaco prevê nova fábrica no Pico até 2020

Telmo Magalhães, da conserveira Cofaco, disse que até "janeiro de 2020" há condições para a fábrica -- cujo projeto aguarda agora parecer do Governo Regional dos Açores -- estar ativa.
Açores

Professores protestam contra governo dos Açores

158
Duzentos professores manifestaram-se frente ao Palácio de Santana, em Ponta Delgada, residência oficial do presidente do Governo Regional dos Açores, no dia da receção de Ano Novo.
Governo Regional da Madeira

Governo e Madeira em guerra pelo ferry

240
Declarações de Ana Paula Vitorino, deixando cair por terra o concurso para a ligação entre o continente e a Madeira, deixa autoridades da região "apreensivas" pela "leviandade" da discussão.
Açores

Açores. As reações dos partidos

António Costa defendeu que os resultados são o "reconhecimento da excelência da governação". Passos Coelho lamenta a continuidade. Assunção Cristas disse que CDS bateu PCP e BE juntos.
Açores

Graciosa: Costa quer plataforma científica com EUA

O primeiro-ministro considera que os Açores devem assumir-se como plataforma científica internacional em áreas como a vulcanologia e oceanografia, reorientando a sua cooperação com os Estados Unidos.
Banca

Santander estuda situação para lesados

O Santander está a estudar a situação dos clientes do ex-Banif que subscreveram obrigações subordinadas, que totalizam 3.500 em todo o país com valores de 263 milhões de euros.
Governos Regionais

Albuquerque. A importância de Açores e Madeira

O presidente do Governo da Madeira salientou a importância das regiões autónomas na afirmação geoestratégica de Portugal. O Estado tem de reconhecer esse papel dos Açores e da Madeira.
Banif

Governos regionais fizeram o que podiam no Banif

Presidente do Governo da Madeira, como o homólogo dos Açores, fez "todas as diligências" para assegurar os valores dos depositantes no Banif. Questão da dívida subordinada ainda está a ser trabalhada.
Banca

Contas na CGD disparam. Graças ao Banif

O vice-presidente da Comissão Executiva da CGD, Nuno Fernandes Thomaz, admitiu que a resolução do Banif terá contribuído para a "grande afluência" na abertura de contas na instituição pública.
Brasil

Brasil. Vírus zika obriga a pulverizar sambódromo

Os serviços sanitários do Rio de Janeiro pulverizaram com inseticida o Sambódromo, local onde dentro de 15 dias começam os desfiles de Carnaval e se realizará a prova de tiro ao arco, em agosto.
Açores

PS/Açores inicia encontros para debater autonomia

Os encontros começam hoje à tarde com o PCP, seguindo-se terça-feira reuniões com representantes do Bloco de Esquerda, do PPM e do CDS-PP. Quarta-feira será a vez do PSD.
Meteorologia

Açores registam 62 ocorrências devido ao mau tempo

Os Açores registaram 62 ocorrências até às 19 horas locais, devido ao mau tempo, que atingiu de forma mais intensa o concelho de Ponta Delgada, referiu a Proteção Civil.
Furacão

Açores: Presidente satisfeito pelos poucos danos

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, mostrou-se satisfeito pelo facto de o furacão Alex não ter causado danos de maior na região e sublinhou a importância da prevenção.
Governos Regionais

PSD precisa de "nova direção para ter futuro"

110
O ex-presidente do Governo da Madeira e líder do PSD regional, Alberto João Jardim, defendeu que o partido "necessita de uma nova direção política nacional se quiser ter futuro".
Açores

Furacão Alex: Período mais crítico é esta manhã

O período mais crítico do furacão 'Alex' nos Açores ocorrerá entre as 08:00 e as 11:00 de hoje (hora local), quando se prevê a sua passagem em cima do arquipélago, informou o IPMA.
Furacão

Açores. "Alex" passou a tempestade tropical

234
O furacão 'Alex' passou esta sexta-feira a tempestade tropical após ter atravessado o arquipélago dos Açores. Registo de 36 ocorrências, mas sem danos significativos.
Aviação

Relatório final da comissão de inquérito à SATA

A Assembleia Legislativa dos Açores vai apreciar e votar, a partir de terça-feira, na Horta, ilha do Faial, o relatório final da comissão de inquérito à transportadora aérea SATA, que tem gerado contestação por parte da oposição.
Ataques em Colónia

Suspeitos de agressões quase todos estrangeiros

A quase totalidade dos suspeitos da violência, nomeadamente sexual, que grassou na noite de fim-de-ano em Colónia era de origem estrangeira, sobretudo requerentes de asilo chegados recentemente ao país.
Mundo

Catalunha: acordo de Governo e saída de Artur Mas

Os separatistas catalães chegaram hoje a acordo para a formação de um governo regional e assim evitar novas eleições, o que implica a demissão de Artur Mas, noticia a agência AFP, citando uma fonte do governo regional.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo nos Açores aumenta mais

O salário mínimo regional nos Açores aumenta em 2016 para 556,50 euros, representando mais 26,25 euros mensais face ao que vigorava.
Açores

Açores. Prejuízos no valor de 65 milhões de euros

O mau tempo que atingiu o arquipélago dos Açores em dezembro causou prejuízos na ordem dos 65 milhões de euros, 50 milhões dos quais nos portos, disse o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro (PS).
Governos Regionais

Governo vai construir nova cadeia em Ponta Delgada

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro (PS), anunciou que vai ser construída um novo estabelecimento prisional em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.
Governos Regionais

Dívida global da Madeira baixa para 6.008 milhões

A dívida da Madeira ascendia a 6.008 milhões de euros a 30 de setembro de 2015, o que significa um decréscimo de 628 milhões de euros face ao valor apurado no final de 2012, informou o Governo Regional.
PS

Vasco Cordeiro apresenta candidatura ao PS/Açores

Vasco Cordeiro, que era o único candidato à sucessão de Carlos César na liderança do PS nos Açores, foi eleito, em 2013, com 98,9% dos votos. Hoje apresenta a recandidatura.
2015-2016

Ocupação hoteleira na Madeira superior a 90%

A Direção Regional de Turismo da Madeira informou hoje que a taxa de ocupação hoteleira para Passagem de Ano no arquipélago está em 90,5%, mas a tendência é para que aumente.
Agricultura

Açores. Apoios para produtores já em vigor

A Secretaria Regional da Agricultura dos Açores publicou a portaria que estabelece a aplicação das medidas a favor das produções animais e vegetais na região ao abrigo da nova legislação do programa POSEI.
Madeira

Orçamento da Madeira "eminentemente social" 

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, afirmou que o Orçamento Regional para 2016 tem como "pilar indispensável" o rigor e a solidez das finanças públicas, sendo "eminentemente social".
Meteorologia

Mau tempo: proteção Civil regista 16 desalojados

A Proteção Civil dos Açores anunciou hoje que o mau tempo que assola o arquipélago provocou 16 desalojados e quatro feridos, um dos quais grave, num total de 146 incidentes.
Transportes

Dois voos da SATA cancelados esta manhã

Dois voos da companhia aérea SATA com origem e destino em Ponta Delgada foram hoje cancelados devido ao mau tempo que se regista no arquipélago dos Açores, informou fonte aeroportuária.
Governos Regionais

Mau tempo adia reunião entre Costa e Cordeiro

A audiência agendada para hoje entre o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, foi adiada devido ao mau tempo.
Base das Lajes

Comissão bilateral Portugal-EUA reúne-se hoje

Da agenda do encontro constam temas como "assuntos internacionais, situação na Líbia, terrorismo, relações bilaterais, defesa, justiça e assuntos internos, comércio e investimento e Açores".
Agricultura

Porto de Rabo de Peixe inseguro?

O presidente do Sindicato Livre dos Pescadores dos Açores afirmou que o porto de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, ampliado há um ano, "não é completamente seguro", opinião desmentida pelo Governo Regional.
Açores

Portugal e EUA debatem Lajes nos Açores

A próxima reunião da comissão bilateral permanente Portugal-Estados Unidos da América vai acontecer este mês na região para debater a situação da base das Lajes.
Açores

EUA reavaliam Base das Lajes

228
O presidente do Governo dos Açores congratulou-se com a promulgação da Lei do Orçamento de Defesa dos EUA para 2016, por esta contemplar reavaliação das valências na base das Lajes.
Animais

Desertas. Duas novas crias de lobos-marinhos

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira anunciou que a colónia de lobos-marinhos nas Ilhas Desertas tem duas novas crias.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco quer mostrar economia da Madeira

Ao longo de dois dias, entre segunda e terça-feira, o Presidente da República vai estar na Madeira para mostrar como uma região de dimensões reduzidas e com uma situação geográfica ultraperiférica tem conseguido diversificar a sua economia.
Sata

SATA: sindicato estranha fim de rotas deficitárias

O Sindicato do Pessoal de Voo concorda com o fim das "rotas deficitárias" da SATA, em 2016, mas estranha o facto desta decisão só acontecer agora.
Madeira

Miguel Albuquerque voa para a Venezuela e Miami

Presidente do Governo Regional da Madeira inicia hoje a sua primeira visita oficial às comunidades emigrantes residentes na Venezuela e Miami.
Macau

Diretora da Alfândega de Macau encontrada morta

O corpo de Lai Man Wa foi encontrado numa casa de banho pública. As autoridades não encontraram evidências de homicídio. Mas nada apontava para uma alteração no "estado psicológico", diz a Alfândega.
Media

Jornal da Madeira: governo corta1,5 milhões

O secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus do Governo Regional madeirense, Sérgio Marques, afirmou que os suprimentos para o Jornal da Madeira em 2016 serão de dois milhões de euros, menos 1,5 milhões do que atualmente.
Aviação

Ilha Terceira e Madrid: voos "charter" em novembro

A nova operação aérea entre a ilha Terceira e Madrid vai iniciar-se a partir de 25 de novembro, anunciou o secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores.
Porto

Rui Moreira não reduz IMI e critica governo

O presidente da Câmara do Porto criticou segunda-feira à noite o Governo porque "não reduz os impostos, mas diz que as câmaras se quiserem podem fazê-lo", baixando o IMI para as famílias.
Governos Regionais

Macaronésia vai ganhar mais importância económica

Arquipélagos da Macaronésia (Madeira, Cabo Verde, Açores e Canárias) vão ter "grande importância" ao nível do intercâmbio comercial na bacia do Atlântico, diz Miguel Albuquerque.
Base das Lajes

Força Aérea justifica constrangimentos nas Lajes

A Força Aérea Portuguesa justifica os "constrangimentos" verificados com o estacionamento de aeronaves civis na base das Lajes, nos Açores, com a ausência "momentânea" de condições de operação.
Governo Regional da Madeira

Três secretários ouvidos no parlamento da Madeira

Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira aprovaram a audição dos secretários regionais da Educação, da Saúde e da Inclusão e Assuntos Sociais
Açores

"Lapso protocolar" entre Governo e Açores

O ministro da Presidência atribuiu a "um lapso de natureza protocolar" o facto do Governo não ter comunicado ao Governo Regional dos Açores a presença de membros do executivo na região autónoma.
Governos Regionais

Vasco Cordeiro acusa Governo de "desrespeito"

O presidente do Governo dos Açores escreveu uma carta ao ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares a queixar-se de situações que considera configurarem um "desrespeito institucional".
Hong Kong

Líderes estudantis de Hong Kong em tribunal

Três líderes estudantis de Hong Kong começam hoje a ser julgados pelo envolvimento na manifestação que deu origem ao movimento 'Occupy', de ocupação das ruas durante 79 dias.
Brasil

Conflitos entre índios e fazendeiros no Brasil

Exército enviado para região do estado de Mato Grosso do Sul onde há disputas de terras entre índios e fazendeiros e um guarani-kaiowá foi assassinado no sábado.
Ambiente

Fajãs de S. Jorge candidatas a reserva da biosfera

Os Açores formalizam a 21 de setembro a candidatura das fajãs da ilha de São Jorge a Reserva da Biosfera da Unesco, que terá uma resposta em março de 2016.
Madeira

Divida da Madeira ascendia a 1.197 milhões

A dívida acumulada da administração pública da Madeira no final de junho totalizada 1.197 milhões de euros, revela o boletim de execução orçamental divulgado pelo governo madeirense.
Açores

Lajes: Estratégia deve partir do Governo regional

O secretário de Estado Adjunto da Economia apresentou esta quarta-feira aos empresários da Terceira 10 propostas de mitigação do impacto da redução militar na base das Lajes.
Aviação

SATA aumenta oferta nos voos para os Açores

A SATA vai disponibilizar mais 6.400 lugares em voos dentro do arquipélago dos Açores até ao final de agosto. Está também previsto o aumento da capacidade de carga.
Açores

Suspensão da pesca do goraz. Pescadores pedem apoio

Uma "delegação de armadores/pescadores" da ilha de São Miguel vai entregar ao Governo Regional dos Açores um documento a pedir a "aplicação de apoios" na sequência da suspensão da pesca do goraz durante 15 dias.
Economia

Portugal não terá que pagar 2 milhões a Bruxelas

O Tribunal Geral da União Europeia anulou uma decisão da Comissão Europeia que exigia a Portugal a devolução de dois milhões de euros de verbas do Fundo de Coesão aplicadas num porto na Madeira.
Segurança Social

Miguel Albuquerque admite ter dívidas

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, admitiu ter dívidas à Segurança Social e à Empresa de Eletricidade em duas sociedades do setor do turismo das quais é sócio.
Madeira

Marina de 100 milhões de Jardim ao abandono

193
O secretário das Finanças da Madeira, Rui Gonçalves, garantiu que o Governo regional não fará mais investimentos na marina do Lugar de Baixo, obra que custou mais de 100 milhões de euros e nunca funcionou.
Base das Lajes

Congressista confiante no aproveitamento das Lajes

O congressista norte-americano Devin Nunes manifestou-se "confiante" no reaproveitamento da base das Lajes, nos Açores, pelos EUA, para a instalação de um centro de serviços de informação.
Economia

Porto rejeita redução do IMI proposta por PSD

Na Assembleia Municipal do Porto rejeitou a redução do IMI proposta pelo PSD assim como outra sua proposta para a manutenção da Feira da Vandoma nas Fontainhas. O Palacete Pinto Leite será vendido.
Açores

SATA: única proposta para voos inter-ilhas

A Sata Air Açores foi a única empresa que apresentou uma proposta ao concurso para o serviço público de transporte aéreo regular entre as ilhas dos Açores que entra em vigor a partir de 1 de outubro.
Porto

Aprovada área de reabilitação de Campanhã

A Assembleia Municipal do Porto aprovou segunda-feira à noite a delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Campanha-Estação, garantindo desde já benefícios fiscais para quem fizer obras desse tipo.
Eurostat

Lisboa: PIB per capita acima da média da UE

Lisboa foi a única região portuguesa a ter, em 2013, um PIB per capita acima da média da UE, ainda que de apenas 8%, sendo que em todas as outras regiões a riqueza média por habitante ficou abaixo.
Contas Públicas

Governo da Madeira vai divulgar dívida da região

O programa do Governo da Madeira que será entregue terça-feira assegura a divulgação trimestral do valor da dívida pública global desta região, disse fonte do executivo madeirense.
Justiça

Hospitais reclamam 60 milhões de euros aos Açores

Várias unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do continente estão a reclamar em tribunal o pagamento de cerca de 60 milhões de euros por serviços prestados a residentes nos Açores.
Governo Regional da Madeira

Acabar com os mal-entendidos com o continente

Na tomada de posse como novo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque disse querer "reforçar os canais de entendimento" com a República.
Madeira

Miguel Albuquerque toma posse esta segunda-feira

208
Esta segunda-feira, o governo liderado por Miguel Albuquerque toma posse no Governo Regional da Madeira. É o primeiro líder a suceder a Alberto João Jardim que estava no poder desde 1978.
Açores

São Jorge pede proteção aos preços do leite

A ilha de São Jorge quer uma colocação "mais estável" dos médicos, maior previsão na deslocação de outros especialistas e mudanças nos subsídios e incentivos aos produtores de leite e de queijo.
Turismo

Hotelaria da Madeira em greve na Festa da Flor

O Sindicato da Hotelaria da Madeira entregou um pré-aviso de greve para os dias 18 e 19 de abril, coincidente com a Festa da Flor, época habitualmente alta para turismo.
Eleições na Madeira

Jardim diz que CNE é "inútil" e "incompetente"

O presidente cessante do Governo da Madeira, Alberto João Jardim, disse que o erro na recontagem dos votos das eleições regionais demonstra o "basismo" do país.
Aviação

Vasco Cordeiro crítico sobre TAP nos Açores

Presidente do Governo dos Açores manifestou "incompreensão" pela TAP ter deixado de assumir as suas responsabilidades de serviço público na região como determinou o seu acionista, que é o Estado.
Aviação

Governo dos Açores "empenhado" em ajudar a SATA

Com a entrada das companhias low cost nos Açores, a companhia enfrenta novos desafios. O Governo dos Açores é acionista da SATA.
Eleições na Madeira

Urnas abertas às 8.00. Madeirenses podem votar

Os eleitores residentes neste arquipélago vão poder escolher os 47 deputados que os vão representar no parlamento regional, e de onde sairá um novo governo.
Portugal 2020

Poiares Maduro nega papel marginal dos municípios

Os autarcas consideram essencial "promover a reprogramação do Portugal 2020, tendo como grande objetivo uma maior participação municipal". Mas o ministro vê as coisas de outra forma.
Madeira

Alberto João disponível até para "lavar pratos"

Alberto João Jardim presidiu hoje à sua última inauguração antes das eleições de domingo que ditarão a nova composição da Assembleia Legislativa da Madeira.
Futebol

Madeira. Governo dá 10 milhões ao Marítimo

O Conselho do Governo Regional da Madeira decidiu conceder um aval de 10 milhões de euros ao Clube Sport Marítimo "com a finalidade de financiar a remodelação do estádio dos Barreiros".
Transportes

Açores: Mais seis meses de acordo com a SATA

O Governo Regional dos Açores vai celebrar novo contrato com a SATA, por ajuste direto, para concessão do transporte aéreo dentro do arquipélago que vigorará até outubro.
Governos Regionais

João Jardim tem de pagar indemnização a Gil Canha

Alberto João Jardim, foi condenado a pagar ao candidato do PND à Câmara do Funchal em 2009, Gil Canha, uma indemnização cível de 4.000 euros por danos "provocados na honra".
Açores

Lajes: pedida declaração de "zona de emergência"

Os deputados municipais da Praia da Vitória recomendam ainda a concretização de um "Programa de Revitalização da Ilha Terceira", com enquadramento no Orçamento do Estado.
Açores

Vasco Cordeiro: oposição em "completo desvario"

O líder socialista dos Açores acusa o PSD de fazer "política baixa e desesperada" no que diz respeito à base das Lajes, na Terceira.
Eleições na Madeira

Madeira: Zona Franca importante no desenvolvimento

Zona Franca da Madeira, criada na década de 80, é considerada por muitos como a mais importante estrutura no processo de desenvolvimento e sustentação económica e financeira deste arquipélago.
Alemanha

Partido de Merkel sofre derrota pesada em Hamburgo

Os sociais-democratas alemães (SPD) deverão vencer as eleições regionais no seu reduto de Hamburgo e os conservadores (CDU), de Angela Merkel, poderão ter a sua pior derrota nesta cidade-estado.
Governos Regionais

Alberto João Jardim: "Je suis Syriza"

O presidente cessante do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, manifestou a sua solidariedade com o povo grego ao usar um chapéu de folclore da Grécia na tribuna onde viu o cortejo alegórico de Carnaval.
Transportes

Açores baixam tarifas de avião para residentes

O Governo Regional dos Açores anunciou hoje uma baixa média de 20% das tarifas dos voos inter-ilhas a partir de outubro para os residentes no arquipélago, passando os preços a oscilar entre os 60 e os 120 euros.
Aviação

Governo aprova subsídio a residentes nos Açores

O Conselho de Ministros aprovou diploma que regula o subsídio social de mobilidade para os residentes nos Açores, que assegurará a quem vive nas ilhas uma viagem ao continente pelo preço de 134€.
Base das Lajes

EUA deixam na Terceira pegada ambiental de 60 anos

Após mais de 60 anos de presença militar nas Lajes, os EUA deixam na Terceira uma "pegada ambiental" cuja limpeza e reconversão custará milhões de euros e demorará décadas a concluir.
Carnaval

Açores dão tolerância de ponto no carnaval

Os trabalhadores da administração pública dos Açores vão ter tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro, confirma um despacho do presidente do Governo Regional.
Finanças Públicas

Madeira: AR discute criação de sistema fiscal próprio

A Assembleia da República discute hoje cinco propostas de lei aprovadas a 8 de janeiro no parlamento da Madeira, uma das quais visa a criação de um sistema fiscal próprio para o arquipélago.
Base das Lajes

Passos: não haverá contraparttidas militares

Presidente do Governo Regional dos Açores disse ter recebido a garantia do primeiro-ministro de que a redução norte-americana nas Lajes não envolverá contrapartidas militares.
Educação

Açores abrem vagas para professores contratados

Governo dos Açores anunciou a abertura este ano de 97 vagas para professores nas escolas da região no âmbito do concurso extraordinário de colocação.
Madeira

Madeira dá dois dias e meio no Carnaval

O Governo da Madeira decidiu atribuir dois dias e meio de tolerância no Carnaval em todos os serviços, institutos e empresas públicas.
Eleições na Madeira

PSD/Madeira não promete baixa de impostos

O líder do PSD/Madeira considerou hoje que o prolongamento do prazo do Programa de Ajustamento até ao final de 2015 não impede a suavização do programa, mas recusou comprometer-se com uma baixa de impostos.
Conflito na Ucrânia

Kremlin preocupado com violência na Ucrânia

Porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, expressou a preocupação da Rússia pela "escalada das ações militares" nas regiões leste da Ucrânia.
Tribunal

Atirar cerveja a Jardim é crime? Hoje vamos saber

O Tribunal de Santa Cruz, da Comarca da Madeira, agendou para esta sexta-feira a leitura da sentença do processo em que é acusado o homem que, em 2012, atirou um copo de cerveja a Alberto João Jardim.
Governos Regionais

Lajes: Açores apresentam "plano de revitalização"

O Governo dos Açores apresenta na próxima semana uma "plano de revitalização económica da ilha Terceira", que prepara há dois anos.
Governos Regionais

Madeira "nunca será um peso" para Portugal

135
O vice-presidente coordenador da Comissão Política nacional e porta-voz do PSD, Marco António Costa, assegurou que "a Madeira nunca será um peso" para o país.
PSD

Jardim eleito presidente honorário

Clima de concórdia marca congresso regional e transição de poder de Jardim para Miguel Albuquerque.
Madeira

Jardim emociona Albuquerque na despedida

O novo líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, assegurou hoje no XV congresso regional do partido que não guarda ressentimentos em relação a Alberto João Jardim.
PSD

Miguel Albuquerque não vai governar sem eleições

Novo líder do PSD/Madeira assegura "estar fora de questão" e ser "impensável" assumir a presidência do Governo Regional sem a realização de eleições legislativas.
Hong Kong

Regressam protestos em Hong Kong. 30 detidos

Cerca de 30 pessoas foram detidas em Hong Kong na segunda noite consecutiva em que manifestantes pró-democracia se concentraram na zona de Mong Kok, entoando cânticos a pedir o sufrágio universal.
Estados Unidos da América

Obama feliz com acordo na Irlanda do Norte

O Presidente dos Estados Unidos congratulou-se terça-feira com o acordo alcançado entre os partidos da Irlanda do Norte com os governos do Reino Unido e Irlanda.
Sindicatos

Greve de enfermeiros na Madeira com adesão elevada

A greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira para está a ter uma adesão elevada, cumprindo-se os serviços mínimos.
Madeira

À saída, Jardim leva gato da Quinta da Vigia

280
O Dama, o gato que reside na Quinta Vigia, tem por hábito esperar a chegada de Alberto João Jardim à sede da Presidência do Governo Regional com quem, depois, partilha o café da manhã.
Greve

TAP: Jardim culpa Estado português

Alberto João Jardim acusa o Estado português de "incompetência" no que concerne aos problemas relacionados com a TAP. O presidente do Governo Regional da Madeira culpa exclusivamente o governo.
Natal

800 alunos dos Açores com refeições gratuitas

Mais de 800 crianças dos Açores em idade escolar e oriundas de famílias carenciadas vão ter acesso a refeições gratuitas durante as férias de Natal.
Governo

Para Alberto João Jardim, "este Governo acabou"

O presidente do Governo Regional da Madeira disse hoje que, para ele, o executivo PSD/CDS "acabou", quando questionado se existe eleitoralismo na reposição de algumas regalias laborais.
Hong Kong

Acampamentos desaparecem na segunda-feira

O acampamento, que apenas tem algumas dezenas de tendas, está localizado numa zona de grande comércio e grande densidade populacional.
China

Presidente chinês celebra 15 anos de Macau chinês

Xi Jinping "vai celebrar o retorno da Região Administrativa Especial de Macau à pátria", que até 1999 esteve sob administração portuguesa.
Sindicatos

Hotelaria com greve no fim do ano na Madeira

Os trabalhadores do setor da hotelaria do arquipélago da Madeira vão estar em greve no final do ano, contra a "denúncia do acordo coletivo de trabalho", anunciou hoje o sindicato.
Turismo

Madeira contra TAP por suspender ligação a Londres

A secretária do Turismo e Transportes da Madeira criticou a decisão da TAP de suspender a ligação direta entre a região e Londres, declarando não ver motivos para esta medida.
Assembleia Da República

Alberto João Jardim admite ir para o Parlamento

Alberto João Jardim afirma que se "pode colocar" a possibilidade de o político assumir o cargo de deputado depois de sair da Assembleia Legislativa da Madeira, o que acontecerá a 12 de janeiro.
Aviação

EasyJet vai voar para os Açores

197
EasyJet começa a voar para os Açores no final de março de 2015, com quatro voos semanais entre Lisboa e Ponta Delgada, anunciou a companhia aérea.
Governos Regionais

Cavaco decidirá data de eleições na Madeira

Em caso de eleições antecipadas na região autónoma da Madeira será o Presidente da República a convocar o ato eleitoral, depois de ouvido o Conselho de Estado.
Eleições

Alberto João Jardim demite-se a 12 de janeiro

Alberto João Jardim enviou uma carta aos candidatos a líder do PSD da Madeira onde diz que deverá apresentar a demissão a 12 de janeiro.
Madeira

Jardim começa a ser julgado no Funchal

O Tribunal do Funchal começa esta terça-feira a julgar Alberto João Jardim, num processo movido pelo ex-vereador da Câmara Gil Canha, que pede uma indemnização de 16 mil euros.
Rui Moreira

Rui Moreira pede prudência sobre taxa turística

O presidente da Câmara do Porto disse segunda-feira que a eventual introdução de taxas turísticas exige "prudência infinita", "para não matar a galinha dos ovos de ouro".
Espanha

Mas: Voto catalão foi "êxito total"

Presidente catalão, Artur Mas, considerou este domingo um dia "inesquecível na história da Catalunha" em que mais de dois milhões de pessoas deram um "passo de gigante" para decidir o seu futuro.
Espanha

Votação catalã foi "inútil e estéril"

Ministro da Justiça espanhol considerou que o processo de participação de hoje na Catalunha foi uma "jornada de propaganda política", sem "qualquer tipo de validade democrática".
Espanha

Independentistas esmagam na Catalunha

80,72% dos catalães que expressaram a sua vontade deram um duplo sim à independência da região. Mas diz que este foi "um passo gigante como país" e volta a falar ao catalães na terça-feira.
Governo

É dia de os catalães dizerem se querem independência

A população da Catalunha vosta este domingo, ainda que sem qualquer efeito vinculativo, se quer que a Catalunha seja um Estado e, se sim, se quer que esse Estado seja independente.
Espanha

Procuradoria inicia investigação na Catalunha

Procuradoria superior da Catalunha iniciou investigações para apurar os locais de titularidade pública onde vai decorrer a consulta de domingo.
Espanha

Protestos contra consulta na Catalunha

Protestos de diferentes dimensões decorreram em frente a autarquias das capitais de província espanhola para denunciar o que dizem ser a "mutilação" de Espanha.
Governos Regionais

Parlamento dos Açores desaprova OE2015

O parlamento dos Açores enviou à Assembleia da República um "parecer desfavorável" ao Orçamento do Estado para 2015 que foi aprovado por maioria, com os votos contra dos deputados do PSD.
Mundo

STJ rejeita recurso contra impugnação de eleições

O Tribunal Supremo de Espanha rejeitou um recurso apresentado pelo governo regional da Catalunha a pedir a suspensão da impugnação do Governo central contra as eleições.
Governos Regionais

'Ministro catalão acredita que votação será normal

O 'ministro' regional catalão do Interior mostrou-se convicto de que não se verão imagens de agentes da polícia regional a fechar locais de voto, explicando que o dispositivo previsto será "o normal".
Orçamento do Estado

Açores dão parecer desfavorável a OE 2015

O Governo dos Açores não concorda com o Orçamento do Estado para 2015 e propõe, com a saída da Troika, o aumento das transferências e da diferenciação nos impostos nas ilhas.
Alberto João Jardim

"Há uma onda de censura" em Portugal

A rejeição das propostas de revisão constitucional dos deputados do PSD Madeira levou o presidente da Região Autónoma a dizer que os políticos do continente "não querem mudar coisa nenhuma".
PT

Rui Moreira procura investimento em Macau

Rui Moreira, apresentou as oportunidades de investimento no Porto a empresários em Macau, depois de uma visita à cidade chinesa de Shenzhen, com a qual assinou um acordo de cooperação.
Hong Kong

Estudantes querem falar diretamente com PM chinês

A Federação de Estudantes de Hong Kong, que há um mês promove os protestos pró-democracia, exigiu ao Governo negociar diretamente com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.
Governo

Passos promete rever a carga fiscal nos Açores

O primeiro-ministro manifestou a "disponibilidade" e "abertura" para baixar os impostos nos Açores, mas rejeitou um aumento de transferências do Estado para a região.
Parlamento

Jardim recusa ser "vassalo de Lisboa"

O presidente do Governo Regional da Madeira criticou a "arrogância" e a atitude "colonial" da Assembleia ao ter recusado discutir liminarmente o projeto de revisão constitucional.
Hong Kong

Estudantes fazem consulta para decidir protestos

Os líderes do movimento pró-democracia de Hong Kong convocaram uma consulta para domingo entre os manifestantes para decidir se devem aceitar as propostas do Governo.
Açores

Horários da ligação Faial/Pico podem ser ajustados

O Governo dos Açores justifica a redução do número de ligações marítimas diárias entre o Faial e o Pico com a baixa taxa de ocupação em alguns horários, mas diz-se disponível para fazer ajustes.
Hong Kong

Polícia levanta barricadas em Hong Kong

Polícias concentraram-se esta manhã nos locais de protesto pró-democracia em Hong Kong e começaram a levantar as barricadas que paralisam o centro financeiro asiático há cerca de duas semanas.
Madeira

Dívida da Madeira: arguidos não vão ser acusados

Apesar de detetadas ilegalidades na ocultação da dívida da Madeira, o Ministério Público concluiu não estarem reunidos todos os requisitos necessários para acusar os arguidos do processo.
Governos Regionais

MP arquiva inquérito à dívida oculta da Madeira

O Ministério Público decidiu arquivar o inquérito desencadeado em 2011 relativo à alegada dívida oculta da Madeira, que foi avaliada em cerca de 6,3 mil milhões de euros.
Madeira

Maior autonomia seria melhor para os madeirenses

Para Alberto João Jardim, uma maior autonomia permitiria aos madeirenses viverem uma situação menos difícil. O governante apelou ainda à união para que a região consiga livrar-se da crise.
Aviação

Não se volta atrás. Açores têm transporte aéreo

O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações garantiu que o movimento de liberalização do transporte aéreo nos Açores "é irreversível".
Espanha

Consulta é "anticonstitucional e antidemocrática"

Rajoy avisou que o Governo recorreu contra a consulta independentista catalã porque é "anticonstitucional e antidemocrática" e baseada em argumentos que rompem a soberania.
Catalunha

Assinado decreto para referendo na Catalunha 

Artur Mas assinou o decreto de convocatória do referendo independentista de 09 de novembro. Poderão votar maiores de 16 anos. Governo espanhol vai recorrer ao Tribunal Constitucional.
A página está a demorar muito tempo.