771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Governos Regionais

Açores

Bolieiro compromete-se com clima de paz social

Na discussão do Programa do XIV Governo Regional, Bolieiro deu destaque aos fundos comunitários e ao investimento privado. O líder da coligação promete "um paradigma de compromisso com os açorianos".
Governos Regionais

Açores: Bolieiro iniciou contactos com partidos

Intenção é ouvir a opinião dos restantes partidos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para que possa definir a data do debate e da votação do Programa.
Noticiário

9h. Casa Branca desvaloriza entrevista de Putin

A Casa Branca desvaloriza a entrevista concedida por Vladimir Putin ao jornalista Tucker Carlson. O PS/Açores anuncia esta manhã a posição que vai tomar em relação ao Governo Regional.
A História do Dia

A estratégia de Luís Montenegro venceu?

A AD deverá governar com maioria relativa nos Açores. Chega e PS vão deixar passar um novo governo de Bolieiro? Isto é bom para Montenegro? Rui Pedro Antunes, editor de política, é o convidado.
Açores

PSD: PS é que se coligou com Chega nos Açores

O presidente do PSD, respondendo ao líder do PS, acusou esse partido de ter feito coligação com o Chega nos Açores para derrubar o Governo Regional e lembra que "ninguém ganha eleições de véspera".
Açores

Apresentação do programa eleitoral da IL em risco

Comissão Nacional de Eleições entende que regras para dia de reflexão nos Açores se estendem ao continente. IL apresenta programa eleitoral sábado, mas comunicação social está impedida de transmitir.
Açores

Chega? "O povo é que é soberano, não sou eu"

José Manuel Bolieiro acredita que vai ter "maioria", mas não exclui acordos como o de 2020. O presidente do PSD/A diz ainda que Montenegro não precisa de se preocupar em ir aos Açores: "Já veio".
Açores

Bolieiro apela ao voto útil pela "estabilidade"

José Manuel Bolieiro, da coligação PSD/CDS-PP/PPM, apelou na ilha das Flores ao voto útil na estabilidade e responsabilidade, por oposição a "experiências", "espalha-brasas" e "quem não fez".
Governos Regionais

Sucessor de Sánchez no PSOE apoia barões do PP

Emiliano Page, socialista que lidera governo de Castela La-Mancha, apontado como sucessor de Sánchez, juntou-se ao PP contra o subfinanciamento de comunidades espanholas. O alvo: o governo de Madrid.
Açores

Bolieiro: "cura de oposição" é útil para Cordeiro

José Manuel Bolieiro, líder da coligação PSD/CDS-PP/PPM, disse que "é útil uma cura de oposição" para Vasco Cordeiro (PS) "ganhar a humildade", apontando que o socialista tentou coligar-se com CDS.
Noticiário

2h. Futsal. SCP vence SLB e conquista Taça da Liga

Uma vitória por 4-2 na final da edição de 2023/24 da Taça da Liga de Futsal, na Póvoa de Varzim. Ainda neste jornal, PCP acusa deputados da Assembleia Legislativa dos Açores fazerem “jogatanas”.
Açores

Açores: Tribunal de Contas deteta irregularidade

O Tribunal de Contas detetou violações do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Central, Regional e Local do Estado na nomeação de dirigentes intermédios em secretarias do Governo Regional.
Governos Regionais

Madeira: Tribunal de Contas emite parcer favorável

PIB atingiu o maior valor de sempre na região, um aumento de quase 15% face ao ano anterior. Persistem problemas, mas parece é globalmente favorável.
Açores

Eleições regionais atrasam leis para enfermeiros

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal referiu que a marcação de eleições regionais antecipadas nos Açores acarreta “consequências” para os enfermeiros.
Governos Regionais

Chega admite votar a favor do Orçamento da Madeira

Líder regional do partido e do grupo parlamentar na Assembleia Legislativa, Miguel Castro, diz que voto do partido depende se exigências do Chega foram "de alguma forma viabilizadas".
Pesca

Madeira quer saber repartição das quotas de pesca

O Governo da Madeira defendeu ser necessário clarificar a "chave de repartição" das quotas de pesca para a região e dos Açores em 2024, pedindo que sejam discriminadas por espécie.
Governos Regionais

PAN aprova Orçamento da Madeira com condições

Mónica Freitas garante que PAN vai votar a favor da proposta orçamental se medidas acordadas foram incluídas e se não estiverem contempladas "questões que choquem com a causa animal e ambiental".
Governos Regionais

Açores: Marcelo marca eleições para 4 de fevereiro

Presidente da República anunciou a dissolução da Assembleia Legislativa Regional dos Açores e marcou eleições regionais antecipadas. Campanha vai decorrer entre 21 de janeiro e 2 de fevereiro.
Eleições

Açores. "É o que eu esperava", diz Bolieiro

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou no fim da reunião do Conselho de Estado que o resultado foi o esperado, e deixou anúncio da data para Marcelo.
Governos Regionais

PNS quer eliminação do representante da República

Pedro Nuno Santos considera "figura ultrapassada" o cargo de representante da República nas regiões autónomas. E defende ainda a participação das regiões na definição da estratégia da Lei do Mar.
Açores

Mota Amaral critica decisão de Marcelo

Mota Amaral acusa Presidente da República de convocar partidos da Assembleia dos Açores para se envolver nos "assuntos da política regional". Partidos vão a Belém, na sequência do chumbo do Orçamento.
Açores

Bolieiro apresenta novo Orçamento se atual chumbar

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, irá apresentar nova proposta de Orçamento Regional se se confirmar o chumbo do documento votado esta quinta-feira. PS, IL e BE estão contra.
Madeira

Paulo Cafôfo é o único candidato ao PS/Madeira

Paulo Cafôfo é o único candidato à liderança do PS/Madeira nas diretas de 2 de dezembro. Irá suceder a Sérgio Gonçalves, que decidiu não se recandidatar devido ao resultado das legislativas regionais.
Aviação

Governo reforça orçamento da Tarifa Açores

O Governo Regional açoriano reforçou o orçamento da Tarifa Açores em 8,5 milhões de euros, entidade que permite viagens aéreas interilhas por 60 euros para residentes.
Governos Regionais

Governo acusa PS de "justificar o injustificável"

Após PS/Açores ter acusado executivo regional de não ter utilizado o tempo para decidir sobre o ordenamento do mar, o governo açoriano acusou os socialistas de tentarem "justificar o injustificável".
Açores

Açores investe 131,9 ME em energias renováveis

O Governo dos Açores vai investir um total de 131,9 milhões de euros até 2027 em projetos relacionados com energias fotovoltaicas e eólicas que irá abranger oito ilhas do arquipélago.
Açores

Governo dos Açores com 37,3 ME para habitação

José Manuel Bolieiro anunciou a construção de 200 novas habitações e a reabilitação de 201 na ilha de São Miguel. Este projeto terá o investimento de 37,3 milhões de euros, no âmbito de PRR.
Base das Lajes

BE crítica remunerações abaixo do salário mínimo

O BE/Açores diz ser "inadmissível" que os trabalhadores da Feusaçores recebam abaixo do salário mínimo e lembra promessa do governo regional de "dureza" nas negociações com os EUA", que não se sucede.
Açores

Paz não é dado adquirido, é "conquista dia a dia"

José Manuel Bolieiro alertou que "a paz não é um [dado] adquirido" mas "uma conquista dia a dia", na sequência da assinatura de protocolos referentes à segurança e à paz na região dos Açores.
Açores

Mota Soares defende redução da idade da reforma

O antigo ministro da Segurança Social Pedro Mota Soares defendeu a redução da idade de reforma nos Açores para os 65 anos, e espera-se uma "pronúncia unânime" da Assembleia Legislativa da região.
Açores

PS/Açores pede regularização de apoios aos clubes

Vasco Cordeiro apelou ao Governo Regional para que pagasse os apoios aos clubes desportivos da região. Estão em causa apoios relativos à época de 2022/2023 e 2023/2024, que ainda não foram pagos.
Rádio Observador

Madeira. Rádio Observador acompanha as eleições

A partir das 18h, a Rádio Observador dá inicio a uma emissão especial para acompanhar as eleições regionais da Madeira com três repórteres no Funchal e vários convidados.
Noticiário

6h. Madeira. Começa hoje as eleições regionais

Cerca de 253 mil eleitores são chamados a eleger os deputados à Assembleia Legislativa Regional e o resultado dita quem vai governar a Região Autonóma da Madeira nos próximos 4 anos.
Reportagem Observador

"Não temos medo de ninguém" avisa o PS/M

Num comício na Ponta do Sol, Sérgio Gonçalves procurou denunciar as "táticas" de Miguel Albuquerque para ganhar votos na reta final da campanha para as Regionais da Madeira. 
Açores

Governo açoriano cria Centro de Saúde em S. Miguel

O Governo açoriano aprovou a criação do Centro de Saúde da Lagoa integrado na Unidade de Saúde de São Miguel. Os governantes dizem que esta criação é "fundamental" para esta área geográfica.
Eleições na Madeira

PS critica incapacidade do Governo Regional 

O cabeça-de-lista do PS aponta a "incapacidade" do Governo Regional de resolver os problemas dos madeirenses. O deputado destaca que, ao longo de 50 anos, estas questões têm-se agravado.
Eleições na Madeira

Rui Rocha diz que será avaliado após regionais

Rui Rocha, que assumiu a liderança da IL em janeiro, afirma que o seu trabalho será avaliado na sequência das regionais da Madeira. "Estou convencido de que [a avaliação] vai ser muito positiva", diz.
Coronavírus

Madeira. Pagamento a enfermeiros já tem acordo

O governo da Madeira e os sindicatos dos enfermeiros assinaram uma ata de entendimento que define o pagamento de retroativos de compensações relativas à Covid-19 aos profissionais.
Madeira

Governo regional pode e deve ser "mais incisivo"

O Governo da Madeira pensa que "deve e pode ser mais incisivo junto da República" e procurar uma complementaridade entre os setores público e privado, com base no bom funcionamento durante a pandemia.
Açores

Bolieiro também vai nas marchas da Terceira

José Bolieiro acredita que as pessoas "não confundem trabalho com conhaque". "Estão para divertir-se e para conviver" neste quadro da marcha dos Coriscos na Terceira, diz o governante.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos