Um detido e um estabelecimento comercial encerrado, vários quilos de carne impróprios para consumo e milhares de rótulos falsificados. Este foi o resultado de uma operação da ASAE em Tarouca na sequência de uma denúncia que dava conta da falta de condições e da violação de denominação de origem protegida “Serra da Estrela”.

A operação decorreu na última sexta-feira, mas só esta segunda-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deu conta de tudo o que apreendeu ao grossista de produtos de carne e de queijos. Em comunicado a ASAE refere que apreendeu 250 quilos de carne impróprios para consumo, bem como de 1 700 quilos de queijos, presunto e enchidos por “falta de rastreabilidade e ausência de Número de Controlo Veterinário” e ainda cerca de duas dezenas de queijos por violação de denominação de origem protegida “Serra da Estrela”.

Mais, os inspetores da ASAE encontraram vários rótulos prestes a ser destruídos com prazos de validade já expirados. As autoridades suspeitam que o comerciante mudasse os rótulos com as datas de validade e voltasse a colocar os produtos à venda.

“Os rótulos utilizados impressos através de um computador e impressora que se encontravam no estabelecimento e que foram apreendidos. Foram encontrados igualmente em vias de destruição diversos rótulos cujos prazos de validade já tinham expirado e recolhidos indícios de que os produtos seriam novamente embalados com os rótulos produzidos por este operador com nova data de validade”, refere o comunicado.

Assim, foram apreendidos 30 mil rótulos e 4500 sacos de embalamento que seriam, alegadamente, destinados aos produtos de produção própria. O valor da apreensão ronda os 25 mil euros.

O gerente da empresa foi detido pelos crimes de comercialização de produtos anormais avariados (ou seja, produtos que já não estão próprios para consumo), fraude sobre mercadorias e violação de denominação de origem protegida. O estabelecimento comercial foi encerrado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR