And then there were four… Zayn Malik abandonou a boyband One Direction: “Abandono a banda porque quero ser um rapaz normal de 22 anos que possa relaxar e ter momentos privados, longe da ribalta”, justificou servindo-se da rede social Facebook. A notícia foi divulgada esta quarta-feira e as reações não se fizeram esperar, com milhares de fãs a chorarem a sua “partida”. E se a Internet está a ser o reflexo dessa angústia, maioritariamente adolescente, a imprensa internacional está focada em analisar a situação.

Exemplo disso é o jornal britânico Guardian que, num artigo publicado esta quinta-feira, pede para que os eventuais leitores tenham dó e piedade pelos fãs do grupo musical, não fosse esta — muito provavelmente — a primeira experiência de perda para muitos: “Every boyband has its shelf life, but go easy on the Directioners – this might be their first experience of loss.”

Um kit de sobrevivência destinado aos pais de adolescentes que possam estar em sofrimento, foi o que criou a CNN. “Malik deixou a banda. Não morreu. Ele não foi expulso. Ele desistiu porque é um jovem rapaz e não queria fazer mais aquilo”, escreve a jornalista Hilary Whiteman. Dito isto, a publicação aconselha: nunca subestimar a profundidade das emoções dos adolescentes, eles que são quase “obsessivos” com as coisas, além de “apaixonados e impulsivos”, tal como garante a especialista em educação Dannielle Miller, consultada pela publicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o Huffington Post explora o assunto de outra forma e recorda o “dia negro de 1998” em que Geri Halliwell, também conhecida por Ginger Spice, abandonou o grupo musical Spice Girls. A autora do texto aproveita a ocasião e faz o paralelo entre as duas décadas, relembrando que à data o Twitter não existia, sendo que o mesmo se pode dizer do Facebook tal como o conhecemos hoje. Ainda assim, a saída da ruiva “partiu os nossos corações”, escreve Jessica Goodman, fazendo uma clara comparação ao desespero criado em torno da saída de Malik.

O Independent, por sua vez, dá voz à opinião individual. “Sou uma mulher adulta com um namorado real e estou completamente devastada por Zayn Malik ter abandonado os One Direction”, lê-se no artigo. A autora, Anna Leszkiewicz, descreve-se como uma mulher inteligente e estável na casa dos 20, com um trabalho real e os impostos em dia. Mas nem por isso deixou de vergar uma lágrima assim que soube a notícia, o que contraria a ideia de que serão apenas os adolescentes a “sofrer”. O texto não deixa de ter, no entanto, um tom divertido.

Divertida é também a resposta do ator Will Ferrell quando lhe perguntaram o que achava da situação, aquando da estreia do novo filme Faz-te Homem — reação que pode ser vista num vídeo publicado no Telegraph. “Um golpe grande. (…) Acho que os estúdios da Warner Brother’s fecharam completamente e as bandeiras estão em meia haste. Ele está a crescer, está a mudar. (…) Estão a crescer-lhe pelos debaixo dos sovacos”, diz Ferrell num tom profundamente irónico.

https://twitter.com/mermaidxhes/status/580782881586290688

Mas há reações que deixam algo a desejar, como é o caso das hashtags #cut4zayn ou #cutforzayn que alguns fãs estão a colocar nas redes sociais juntamente com imagens de braços cortados, um sinal de devoção algo distorcida na tentativa de pressionar Malik a ficar na banda. Mas, explica a CNN, há um precedente: em 2013 algo semelhante aconteceu quando surgiram notícias de que Bieber teria sido apanhado a consumir drogas, com uma hashtag a apelar a “cortar pelo Bieber”. Apesar disso, muitas das fotografias provaram-se falsas, pelo que o mesmo poderá estar a acontecer agora.