Jornalista, escritor, António Ferro (1895-1956) fez parte do primeiro grupo da denominada “geração Orpheu”, ao lado de Almada Negreiros e Fernando Pessoa, entre outros, e destacou-se com uma série de entrevistas a líderes europeus da época, publicadas no Diário de Notícias, entre os quais os ditadores Benito Mussolini e Oliveira Salazar.

Em 1933, após ter sido promulgada a nova Constituição, que instituiu o Estado Corporativista, na base da ditadura do Estado Novo, Ferro foi convidado por Salazar para liderar o Secretariado de Propaganda Nacional, que deu lugar, em 1945, ao Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo (SNI), ao qual presidiu nos primeiros anos até iniciar, em 1950, funções diplomáticas em Berna.

António Ferro com Salazar

António Ferro com Salazar

As iniciativas previstas pela Fundação António Quadros (FAQ) incluem, no dia 14, a realização, na Sociedade de Geografia de Lisboa, do seminário “António Ferro. O tempo, as ideias, o modo”, e a inauguração da “mostra de fotografias, livros, cartas, manuscritos e falerística evocativa da Vida e Obra de António Ferro”. A mostra, intitulada, “António Ferro: A imagética da memória”, ficará patente, naquela instituição, à rua das Portas de Santo Antão, até 30 de abril, informa a FAQ em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O seminário é dividido em quatro blocos e inclui ainda um debate final moderado por Ana Cristina Martins. Madalena Ferreira Jordão abre o seminário com a comunicação “António Ferro: quem foi?”. Ao longo do dia intervirão, entre outros, os investigadores Teresa Rita Lopes, Maria Barthez, Ernesto Castro Leal, Raquel Henriques da Silva, os presidentes da FAQ e do Centro Nacional de Cultura, respetivamente Mafalda Ferro e Guilherme d’Oliveira Martins.

No âmbito das atividades estão também previstas, no dia 18, a “oferta, a apresentação e a explicação de ex-libris, peças de autor, criadas para as bibliotecas da Fundação António Quadros, de António Ferro, de Fernanda de Castro e de António Quadros, pelos artistas David Silva, José Colaço, Mafalda Samwell Diniz e Segismundo Ramires Pinto”, na Academia Portuguesa de Ex-Libris, em Lisboa.

Esta cerimónia é seguida de uma mesa redonda, moderada por Margarida Acciaiuoli, “onde terão lugar estudiosos e conhecedores da ação de António Ferro”, entre os quais Mafalda Ferro, José-Augusto França, Lauro António, Manuel Villaverde Cabral, Paulo Baptista, Rita Almeida Carvalho e Vera Marques Alves.

A Fundação António Quadros, com sede na casa de veraneio do filósofo em Rio Maior, foi criada para preservar os espólios da escritora Fernanda de Castro, do político António Ferro e do próprio António Quadros, assim como apoiar estudos sobre as suas obras.