Polícia

Vistos Gold

Investimento dos vistos gold em abril cai 17,8%

O investimento captado através dos vistos gold caiu 17,8% em abril, face a igual mês de 2018, para 52,2 milhões de euros. Porém, em relação ao mês anterior, subiu 8%.
PSP

Festa do Benfica com pelo menos 57 detenções

347
A PSP deteve sábado pelo menos 20 pessoas nas imediações do Estádio da Luz e outras 37 no Marquês de Pombal, em Lisboa. A maioria das detenções foi por posse de artigos pirotécnicos.
Nova Iorque

Multas para peões que enviem SMS nas passadeiras 

Enviar mensagens nas passadeiras de Nova Iorque pode passar a constituir uma infração. Os peões que o fizeram serão multados com valores que podem ir até 220 euros, se senado aprovar nova lei.
Animais

Polícia desconhece lei para animais em risco

684
Maria da Conceição Valdágua afirma que há casos em que animais estão em risco de vida e as autoridades pensam que não podem intervir. "Se o crime está em execução, eles têm de atuar", disse.
Primeira Liga NOS

PSP vai estar atenta aos festejos de campeão

O Porto e Sporting defrontam-se no Estádio do Dragão às 18h30. À mesma hora, o Benfica recebe o Santa Clara na Luz. Em Lisboa ou no Porto, a PSP promete dar resposta aos festejos do próximo campeão.
PSP

PSP queixa-se de novas fardas e de atrasos

587
Nova plataforma para comprar fardas da PSP fabrica peças com defeito, demora nos envios e engana-se nos produtos. Agentes pagam do próprio bolso e podem ser repreendidos. Empresa desvaloriza.
PGR

Justiça. PGR quer melhorar assistência a vítimas

Lucília Gago diz que a confiança das vítimas depende do tempo de resposta das autoridades. Para tal, a procuradora-geral da República quer reforçar estruturas e meios humanos de vários órgãos.
GNR

Cinco detidos em operação de fiscalização ao jogo

Numa operação de fiscalização ao jogo ilegal desenvolvida no distrito de Braga, a GNR deteve cinco indivíduos, apreendeu 10 doses de haxixe, uma arma de fogo, telemóveis e outros equipamentos de jogo.
GNR

Anulada punição a GNR por balear assaltante

3.501
Apesar de absolvido em 2015, a então ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, aplicou ao GNR a pena de suspensão. A punição foi agora anulada e criticada.
Tecnologia

EUA. São Francisco proíbe reconhecimento facial

A polícia recorreu ao reconhecimento facial para identificar o suspeito do tiroteio num jornal em Annapolis, em junho de 2018 — o que suscitou polémica. A proibição entra em vigor, dentro de um mês.
Polícia

Nova lei da sindical da PSP aprovada no parlamento

A lei sindical da PSP apresentada pelo Governo foi, esta quarta-feira, aprovada por todos os partidos com representação parlamentar. A legislatura limita poderes de negociação e créditos sindicais.
Polícia

PJ detém 7 pessoas por fraude de 3 milhões

A operação denominada "Prazo Final" — que teve origem numa denúncia anónima — permitiu desmontar um "esquema criminoso". Sete pessoas foram detidas: três delas são familiares. Buscas ainda decorrem.
Corrupção

SEF. Funcionários comprados com jogos do Benfica

8.334
Tratado como xefe, conhecido como diabo preto, P. Lai, o facilitador de 68 anos, nasceu em Timor e fala mandarim. Recebia 600 euros por cada caso tratado no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Londres

Londres. Homem invade casa das Joias da Coroa 

175
O caso ocorreu em abril e a polícia lançou um apelo para que quem reconheça o indivíduo contacte as autoridades. O homem conseguiu fugir e foi pela última vez visto no Rio Tamisa.
Fraude

PSP alerta para fraude que usa a imagem dos CTT

152
A PSP alertou na página do Facebook para uma fraude "que está muito bem feita", que utiliza a imagem dos CTT e oferece um iPhone XS ou de um Samsung S9 para atrair as pessoas.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Brasileiros são os mais barrados à entrada no país

510
Dos oito milhões de cidadãos fiscalizados em 2018, 3.758 foram barrados à entrada em Portugal. 76% eram cidadãos brasileiros. A maioria não tem visto ou motivo válido para estar no país.
Estados Unidos da América

EUA. Imigração ilegal não contribui para o crime

118
"As áreas com a maior imigração ilegal parecem apresentar a maior queda nas taxas de criminalidade", revela um estudo jornalístico. A causa estará no medo da deportação por parte dos imigrantes.
Enfermeiros

Bastonária recebeu IGAS com "cão preto sem trela"

616
Ana Rita Cavaco terá entrado na sala onde funcionária da Ordem dos Enfermeiros estava a ser ouvida por inspetores da IGAS "aos gritos" e com um "cão preto sem trela". Organismo refuta acusações da OE.
PSP

PSP. 367 condutores multados por uso de telemóvel

139
Em 11.907 viaturas fiscalizadas, a polícia registou 367 infrações por uso indevido do telemóvel durante a condução. A operação envolveu mais de mil polícias e durou sete dias.
GNR

600 condutores multados por uso do telemóvel

A GNR, entre os dias 06 de 12 de maio intensificou a fiscalização ao uso indevido do telemóvel durante a condução, tendo fiscalizado 29 mil condutores e registado 9.947 contraordenações rodoviárias.
PSP

PSP deteve "líderes de bando" de carteiristas

251
A PSP anunciou a detenção de dois homens, "líderes de um bando" suspeito da prática de diversos crimes de furto qualificado por método de carteirista, cometidos no interior das carreiras 15 e 28.
Acidentes e Desastres

Amares. Acidente de viação faz vítima mortal

O acidente de viação ocorreu na estrada nacional 205-3 no concelho de Amares. O óbito foi declarado no local. A GNR está a investigar as circunstâncias do acidente.
Eleições Europeias

PSP vai permitir polícias na lista do Basta

2.427
Um dos agentes da PSP na lista do Basta foi notificado de que o parecer que o proibia de concorrer não tinha efeito. Coligação pede a demissão do Diretor Nacional da PSP e de Eduardo Cabrita.
GNR

GNR. 4 militares detidos por sequestro e agressões

Os quatro militares estão indiciados pelos crimes de ofensa à integridade física qualificada, sequestro agravado e violação de domicílio por funcionário por um caso que ocorreu em outubro de 2018.
Porto

Queima do Porto. Rapariga encontrada seminua

977
Rapariga foi levada para o hospital de Matosinhos aparentando ter sido agredida, mas exames descartaram hipótese de crime. PJ diz que estava muito alcoolizada.
Forças Policiais

Abusos policiais são inadmissíveis, diz inspetora

381
Preocupada com alguns "abusos" das forças policiais, Margarida Blasco pede "tolerância zero". Em 2018 recebeu 860 denúncias contra a atuação das forças de segurança, o valor mais alto em sete anos.
Brasil

Brasil. Governador do Rio de Janeiro denunciado 

191
Desde a sua campanha eleitoral, Wilson Witzel tem apelado à necessidade de "abater" criminosos e promove penas de morte e tortura. Em quatro dias, 13 pessoas foram mortas pela polícia no Rio.
Eleições Europeias

PSP proíbe candidatura de polícias no Basta

1.443
O gabinete jurídico da PSP não permite a candidatura de polícias às eleições europeias. Há dois líderes sindicais na lista do Basta, que podem estar sujeitos a processos disciplinares.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo quer digitalização do Estado

Marcelo Rebelo de Sousa no encontro Cotec Europa assinalou que o setor público, em Portugal, "avançou nos últimos anos na digitalização, mas avançou por vezes com assimetrias".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Presidente da SAD de clube constituído arguido

283
O arguido é presidente da SAD do Grupo Desportivo Santa Cruz de Alvarenga, um clube da freguesia de Alvarenga, no concelho de Arouca, dos distritais. Outro empresário foi também constituído arguido.
Brasil

Brasil. 8 mortos em operação da polícia no Rio 

O conjunto de favelas do complexo da Maré foi alvo de rusgas da polícia para captura de foragidos e há imagens de um helicóptero a sobrevoar a zona e relatos de tiros disparados.
GNR

2,6 toneladas de bivalves apreendidas pela GNR 

A GNR detetou duas viaturas que transportavam 2.000 quilos de amêijoa japonesa e 780 quilos pé-de-burro. Foram identificados dois homens. Os bivalves valiam cerca de 22.400 euros.
PSP

Se conduz, não use telemóvel. PSP vai fiscalizar

245
A PSP inicia nesta segunda-feira a operação "Phone Off" com o objetivo de sensibilizar os condutores para o perigo da utilização do telemóvel durante a condução.
PSP

PSP abre inquérito por queixas de violência

Em causa estão os acontecimentos deste sábado em que três pessoas alegadamente ligadas à claque No Name Boys terão sido agredidas pela polícia.
PSP

Álcool. PSP deteve 85 pessoas nas últimas 24h

131
No mesmo período, a PSP apreendeu 800 doses de canábis, 184 de cocaína e 315 de heroína, três armas de fogo, duas armas brancas, 27 munições e seis viaturas.
Migrantes

GNR resgata 27 migrantes na Grécia

A missão de salvamento deu-se ao largo da praia de Kyriakou e decorreu na passada sexta-feira. Entre os resgatados encontravam-se 8 crianças (com idades entre os 5 e os 8 anos), 3 mulheres e 16 homens
Brasil

Brasil. 50 detenções no maior grupo criminoso

O PCC está envolvido em crimes como tráfico de droga, extorsão e armas. As autoridades fizeram buscas em mais de 20 cidades e apreenderam dinheiro, armas e veículos. Os alvos são os líderes do grupo.
Algarve

Algarve. GNR apreende 2,8 toneladas de haxixe 

A GNR interceptou uma embarcação que se dirigia a alta velocidade para o rio Guadiana e a bordo as autoridades encontraram 85 fardos de haxixe. Foi detido o tripulante da embarcação.
Câmara Municipal Lisboa

CML e empresas combatem vandalismo de trotinetes

Segundo a plataforma Hive, todos os dias há trotinetes vandalizadas. As plataformas, a autarquia e a PSP estão a trabalhar em conjunto para garantir o bom uso dos aparelhos e já há patrulhas nas ruas.
Rio de Janeiro

Rio. Polícia matou mais, homicídios baixaram

1.735
A Polícia Militar do estado carioca matou mais 66 pessoas do que no mesmo período do ano passado. Por outro lado março teve o menor número de assassinatos e de roubos seguidos de morte.
Moçambique

PR moçambicano contra a absolvição de arguidos

Filipe Nyusi considera que a absolvição de arguidos "desmotiva o trabalho daqueles que lutam para proteger a população e seus bens". O PR moçambicano sublinhou que a justiça deve dar o exemplo.
Renamo

PR moçambicano exige desarmamento da oposição

Filipe Nyusi exigiu o desarmamento dos guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo). O presidente moçambicano sublinhou a lentidão do processo de paz.
Marcelo Rebelo de Sousa

Jamaica. Homem fotografado com Marcelo foi detido

16.122
Hortênsio Coxi, o homem cadastrado que tirou "selfie" com o Presidente da República, em fevereiro, foi preso pela PSP da Amora por estar a conduzir com 2,26 g/l de álcool no sangue.
Chipre

Chipre. Serial killer confessa 7 homicídios

Nikos Metaxas recorria a um site de encontros para escolher as vítimas. O suspeito escondeu os corpos de mulheres estrangeiras em locais abandonados. O ministro da Justiça demitiu-se depois do caso.
Ministério Público

MP questiona SEF sobre centro de acolhimento

O centro de acolhimento temporário está atualmente a ser construído pelo SEF, em Almoçageme. Moradores dizem que está "repleto de ilegalidades" e apresentaram queixa ao Ministério Público.
PSP

PSP. Sindicalistas folgaram mais 6.500 dias

328
Aumento dos dias de folga em 2018 deve-se ao facto de existirem vários sindicatos, diz presidente da ASPP. Nova proposta de lei sindical quer limitar créditos sindicais dos sindicatos da PSP.
GNR

Militares da GNR e bombeiro acusados por agressões

Seis militares da GNR e um bombeiro que terão agredido um homem em Cascais acusados pelo MP de ofensa à integridade física qualificada sabem esta quinta-feira se vão a julgamento.
Futebol

Sala. Fotos do corpo na net investigadas

As imagens do corpo do jogador foram publicadas no Twitter e apagadas pouco depois. Já foram detidas duas pessoas, na semana em que o pai do jogador morreu devido a um enfarte.
Polícia

Jovem desaparecido há 7 dias encontrado no Tejo

O cadáver, encontrado perto da Praça Sony pouco antes das 7h30, pertence a Filipe Reis que desapareceu naquela zona no domingo passado. As causas da morte ainda não foram confirmadas.
GNR

GNR inicia operação "Peregrinação Segura"

233
Até 13 de maio as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima para apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações e nas celebrações religiosas.
GNR

Militares da GNR apanhados com álcool em serviço

Dois militares da GNR a desempenhar funções no posto territorial de Paio Pires, no concelho do Seixal, foram apanhados com taxa crime de álcool em serviço, disse a corporação.
GNR

Operação Páscoa. Sete mortos e 30 feridos graves

A Operação Páscoa terminou com sete mortos e 30 feridos graves, houve mais acidentes e ocorrências do que em 2018. A GNR fiscalizou 21.200 condutores, registou 149 detenções e 6.565 contraordenações.
Polícia Judiciária

Funcionários da PJ escrevem carta a Costa

490
650 agentes pedem que seja revisto o projeto de estatuto e defendem a união de todos os trabalhadores para garantir a "excelência da atuação da organização".
Estados Unidos da América

EUA. Polícia criticada por uso de força excessiva 

311
Usaram gás pimenta e bateram com a cabeça de um adolescente negro no chão. A polícia do condado de Broward, EUA, está a ser bastante criticada. Um agente foi suspenso enquanto decorre a investigação.
GNR

Seis mortos desde o início da Operação Páscoa

Durante a operação Páscoa a GNR registou 764 acidentes dos quais resultaram 27 feridos graves e seis vítimas mortais e já foram detidos mais de 120 condutores.
GNR

Operação Páscoa: 1 morto e 22 feridos graves

A GNR registou 615 acidentes nas estradas, com 22 feridos graves e uma vítima mortal, durante os três primeiros dias da Operação Páscoa.
Vistos Gold

Vistos Gold. Chineses investem menos 41%

O investimento oriundo da China captado através dos 'Vistos Gold' caiu 41% no primeiro trimestre, face a igual período de 2018, para 59,6 milhões de euros.
GNR

GNR. 96 condutores a circular pelas vias erradas 

Durante três dias, a GNR fiscalizou 11 mil veículos e detetou 653 contraordenações rodoviárias, na operação Via Livre. 222 condutores foram detetados com excesso de álcool e 136 com uso de telemóvel.
FC Porto

2.700 adeptos do Liverpool no Estádio do Dragão 

A operação policial divide-se entre aeroporto, cidade e estádio, explicou o subintendente Cardoso da Silva. A polícia espera que os adeptos ingleses cheguem quarta-feira para o encontro da Champions.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF sinaliza tráfico humano em Portugal 

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras identificou também mais de 100 trabalhadores nacionais e estrangeiros e processou cinco entidades patronais devido a mão de obra irregular.
Imigrantes

Mais de 16 mil imigrantes regularizados em 2018

245
Regularizaram-se cinco vezes mais trabalhadores imigrantes em 2018, a maioria deles brasileiros. Trata-se de um reflexo das alterações às regras, que simplificaram o processo.
GNR

GNR 11 armas e 1.722 munições em Viana do Castelo

A GNR apreendeu 11 armas e 1.722 munições de diversos calibres a um homem do concelho de Viana do Castelo que tinha ameaçado um familiar com uma espingarda, informou aquela força policial.
GNR

GNR ficaliza condutores que circulam à esquerda 

2.793
A GNR dá inicio esta sexta-feira à operação "Via Livre" que vai até ao próximo domingo, é uma operação de fiscalização direcionada aos condutores que circulam pelas vias mais à esquerda.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)