Polícia

GNR

GNR deteve 100 pessoas por crime de incêndio

A Guarda Nacional Republicana deteve este ano 100 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais 46 do que no mesmo período de 2017, anunciou esta terça-feira a corporação.
Greve

Adesão à greve dos guardas prisionais ronda 80%

A greve nacional dos guardas prisionais teve início esta terça-feira às 00h00, sendo que durante o período de greve são assegurados os serviços mínimos, de forma a não comprometer a segurança.
Orçamento do Estado

Finanças para UTAO: "É um procedimento normal"

283
Técnicos independentes questionaram contas do défice de Mário Centeno e dizem que não estão contabilizados 590 milhões de euros no défice. Gabinete de Mário Centeno diz que é um procedimento normal.
Racismo

Ryanair. Quando um vídeo ajuda a punir o racismo

250
A Ryanair vai passar a expulsar dos voos passageiros com atitudes racistas. O caso de discriminação na companhia é o último de várias histórias polémicas. Quando há vídeo, há consequências.
GNR

"Criminosos não são merecedores do mesmo respeito"

3.516
A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda manifestou-se a favor da divulgação de fotografias de suspeitos de furtos a residências capturados pela PSP.
Polícia

Três homens fogem após tentarem assalto a banco

Os três indivíduos conseguiram aceder ao interior das instalações do banco depois de terem rebentado uma parede do prédio contíguo. Foram detetados pelas 01:35 e colocaram-se em fuga.
PSP

Sindicato: Cabrita "diminuiu e enxovalhou" polícia

3.501
"Por favor, Sr. Ministro do MAI e todos os demais....indignem-se." Um sindicato da PSP reagiu às declarações de Eduardo Cabrita sobre divulgação de fotos e acusa-o de "enxovalhar" os polícias.
PSP

Divulgar fotografias dos suspeitos é "inaceitável"

5.478
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considera "absolutamente inaceitável" a divulgação de fotografias de suspeitos capturados pela PSP.
PSP

Fuga e divulgação de fotos resultam em inquérito

1.006
MAI determinou a abertura de um inquérito às circunstâncias em que ocorreu a fuga de 3 homens do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto e sobre a divulgação de fotografias das suas detenções.
PSP

Fugitivos. PSP abre inquérito sobre fotografias

A PSP vai instaurar um processo de inquérito sobre a divulgação de fotografias da detenção dos três homens que fugiram do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, disse fonte policial.
Sociedade

"Bom dia, avô!". A GNR e os beijinhos aos avós

A GNR decidiu brincar com a polémica dos beijinhos aos avós levantada durante o programa "Prós e Contras", da RTP. Nas redes sociais, partilhou uma imagem de uma criança a dar um beijinho a um agente.
PSP

Homem evadido há meio ano da prisão foi capturado

A PSP de Aveiro deteve de madrugada, pelas 03:40, um homem de 25 anos que se encontrava evadido do Estabelecimento Prisional de Leiria há cerca de meio ano.
PSP

Detidos estavam sob a responsabilidade do tribunal

Isabel Oneto, disse que os três detidos que estão em fuga desde quinta-feira estavam "à ordem do tribunal" do Porto, assegurando que a PSP "fez o seu trabalho".
PSP

PSP averigua circunstâncias da fuga de detidos

A PSP iniciou uma averiguação interna para perceber como foi possível a fuga do Tribunal de Instrução Criminal do Porto de três suspeitos de assaltar residências de idosos, confirmou fonte policial.
Amnistia Internacional

Protestos em Gaza. Amnistia pede contenção

A Amnistia Internacional expressou "sérias preocupações" perante as manifestações previstas para Gaza, durante esta sexta-feira, pedindo a Israel contenção perante eventuais incidentes.
Angola

Polícia reprime manifestação em Angola

Os ex-trabalhadores da extinta Brigada Especial de Limpeza (BEL) tencionavam chegar ao Palácio Presidencial para "exigir o pagamento completo" das indemnizações.
PSP

Oficial da PSP vê castigo um ano e meio depois

O oficial da PSP que foi responsável pelo departamento onde estavam armazenadas 57 armas desaparecidas vai ser exonerado de oficial de ligação do Ministério da Administração Interna na Guiné-Bissau.
Crime

Dois homens suspeitos de pornografia de menores

Os dois homens que foram detidos na terça-feira em Gaia, distrito do Porto, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para conhecerem as medidas de coação a aplicar.
PSP

Recuperadas oito das 57 armas Glock desaparecidas

637
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse hoje no parlamento que foram recuperadas oito das 57 armas Glock da PSP que desapareceram há cerca de ano e meio.
Administração Interna

Governo quer vender fardas da PSP e GNR online

1.237
Governo quer criar uma plataforma online para vender fardas de militares da GNR e de agentes da PSP. Proposta integra-se no Orçamento do Estado para 2019 e prevê encaixe de 3 milhões de euros.
Corrupção

Brasil. Polícia federal pede indiciamento de Temer

143
Temer e os outros investigados foram acusados de praticar os crimes de corrupção, branqueamento de capitais e organização criminosa.
GNR

Condutor confessa que guiava sem carta

Um condutor acusado de matar um ciclista na zona de Valadares, em Vila Nova de Gaia, em 16 de março de 2017, confessou esta terça-feira em tribunal que conduzia sem carta e que fugia à GNR.
Angola

Combate a condutores alcoolizados abre negócio

O novo negócio de combate à condução sob efeito de álcool consiste em contratar um motorista para conduzir o carro apenas no perímetro controlado.
Orçamento do Estado

Programa "Vigilância +" é nova aposta do Governo

1.197
A participação no programa é opcional. O objetivo é que oficiais na reserva ou em pré-reforma possam desempenhar funções de vigilância em "organismos e entidades do Estado".
Alemanha

Colónia. Sequestrador detido na estação

A polícia da cidade de Colónia, na Alemanha, resgatou a jovem refém que foi capturada, na estação central de comboios da cidade. O sequestrador já foi detido.
Trânsito

Polícia à civil travou camião em contramão

325
Camião em contramão levou ao corte total da Segunda Circular esta manhã, em Lisboa, e fez três feridos -- acabou imobilizado por um polícia à civil. Condutor foi detido. Circulação já foi retomada.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Tiroteio com ladrões de gado bovino

A polícia do comando de Bula, norte da Guiné-Bissau, envolveu-se esta sexta-feira num tiroteio com ladrões de gado bovino, noticiou a rádio nacional guineense, emissora estatal.
GNR

GNR. Associação de Sargentos quer saída de Cabrita

236
A associação que representa os sargentes da GNR acusou o ministro da Administração Interna de adiar a sua reorganização e de se "escusar ao diálogo" com os militares da corporação.
PSP

Brasileira baleada. PSP agiu em legítima defesa

IGAI concluiu que os polícias da Divisão de Loures agiram em "legítima defesa" quando dispararam sobre uma viatura na qual seguia uma cidadã brasileira, baleada mortalmente, na zona da Encarnação.
INTERPOL

Interpol. Meng Hongwei apresentou a demissão

103
A organização policial internacional anunciou a demissão "com efeito imediato" do seu presidente, o chinês Meng Hongwei. Pequim deteve Hongwei por suspeita de ter "violado a lei estatal".
INTERPOL

China confirma detenção do presidente da Interpol

China confirma detenção do presidente da Interpol no país, Meng Hongwei, por alegada e "grave violação da legislação estatal", noticiou o diário South China Morning Post.
Futebol

Doze adeptos detidos antes do Benfica—FC Porto

Doze adeptos foram detidos este domingo pela PSP horas antes do Benfica—FC Porto, no Estádio da Luz, para a sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Polícia

Marinha apreende 40 quilos de haxixe no mar

A apreensão aconteceu na região do Algarve, junto à fronteira com Espanha. Os 40 quilos de haxixe foram apreendidos pela Marinha portuguesa, não tendo sido identificados os traficantes.
Venezuela

Regime venezuelana cria polícia migratória

O Governo da Venezuela anunciou que vai criar uma polícia administrativa migratória para controlo nas fronteiras, portos e aeroportos do país.
GNR

GNR reforça patrulhamento a partir das 20h

Devido às altas temperaturas, o reforço do patrulhamento prolonga-se até domingo e vai ser feito em coordenação com os meios de vigilância aéreos, adianta a Guarda Nacional Republicana.
Polícia

Polícias marcam manifestação conjunta para dia 25

252
Os sindicatos e associações consideram que o Orçamento do Estado perspetiva "mais um ano" em que as carreiras especiais dos polícias podem ficar de fora do processo de descongelamento das carreiras.
Parlamento

PSD chumba projeto de apoio a forças de segurança

Um projeto do PAN para reforçar as condições de apoio psicológico a agentes de forças e de serviços de segurança foi esta quinta-feira rejeitado no parlamento pelo PSD, com abstenções do PS e CDS-PP.
PSP

PSP recusa acusações de tolerância ao racismo

A PSP "promove uma cultura de respeito e de tolerância interagindo com todos os setores da sociedade portuguesa de forma transparente", diz a direção nacional da polícia.
PSP

"Verão Seguro". PSP deteve quase 3.000 pessoas

Entre 15 de junho e 30 de setembro, a PSP refere que foram feitas 2.926 detenções, 1075 por condução sob efeito de álcool e 515 das quais através de mandados de detenção.
Racismo

PSP e IGAI acusadas de tolerância ao racismo

180
A Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância acusa a hierarquia da PSP e a Inspeção-geral da Administração Interna de serem tolerantes ao racismo.
Carta de condução

Autoridades identificam 7.712 cartas irregulares

Desde novembro de 2017 que os condutores apanhados a conduzir com a carta por revalidar há pelo menos 5 anos têm de voltar à escola de condução para obter novo título de condução.
GNR

GNR. 900 guardas vão estar em funções até dezembro

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, assinalou que os 900 novos formandos, em formação na Figueira da Foz e Portalegre, é "o maior conjunto de efetivos desde há cerca de uma década".
António Costa

Palavra dada não é palavra honrada /premium

1.087
Costa foi apanhado na demagogia do seu próprio anzol. Morreu pela boca, como os peixes. A frase bonitinha “palavra dada tem de ser palavra honrada” tem ido por água abaixo a cada dia que passa.
Polícia

Polícias anunciam protestos diários

O anúncio foi feito pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), após uma delegação se ter encontrado com um representante do Ministério das Finanças e não ter obtido respostas.
Polícia

Polícias protestam no Ministério das Finanças

Os polícias reivindicam o cumprimento da decisão que considera ilegais os cortes feitos aos subsídios atribuídos como suplementos especiais de serviço de patrulha e de turno em período de férias.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

8 documentos falsos detetados no aeroporto

O SEF detetou, num só dia, no aeroporto de Lisboa, oito passageiros com documentos falsos ou falsificados, indicou esta quarta-feira aquele serviço de segurança.
Protestos

Protesto policial pela reposição de subsídios

Os polícias protestam, frente ao Ministério das Finanças, devido à ausência de respostas do Governo quanto à reposição dos vários subsídios em período de férias e passagem à pré-aposentação.
PSP

Efetivo da PSP diminuiu 3,10% em 2017

A PSP, adianta que, comparativamente a 2016, o efetivo diminuiu em 669 trabalhadores (3,10%), tendo em conta que também entraram alguns agentes. No total, somavam 21.559.
Brasil

Milícias. 15 pessoas detidas no Rio de Janeiro

Pelo menos 15 pessoas foram presas desde a manhã desta segunda-feira no Rio de Janeiro, numa operação da Polícia Civil e do Ministério Público brasileiros.
Santarém

Detidos 3 suspeitos de agredirem militares da GNR

Três suspeitos de agredirem dois militares da GNR, na quinta-feira, no parque de estacionamento de um supermercado em Benavente, Santarém, ficaram em prisão preventiva.
PSP

Pirotecnia. PSP vasculhou festas em agosto

A PSP apreendeu 7 armas e 66 artigos piroténicos nas fiscalizações às festas de agosto. A Operação Focus resultou em duas detenções. Missão é baixar o número de acidentes com materiais pirotécnicos.
Forças Policiais

PSP é alvo da maioria das queixas contra polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna recebeu 772 queixas contra a atuação das forças e serviços de segurança em 2017, mais de metade das quais foi dirigida à ação da PSP.
Incêndios

Moura. GNR detém suspeito de atear fogo florestal

A GNR deteve, em flagrante delito, um homem de 43 anos que estava a atear fogo junto à berma de uma estrada no concelho de Moura, distrito de Beja.
Marcelo Rebelo de Sousa

Estudante detido na última aula de Marcelo

2.180
Um jovem de 22 anos foi detido à entrada da Aula Magna quando pediu a Marcelo para acabar com as propinas. PSP justifica detenção com a recusa do estudante em identificar-se.
Ministério Administração Interna

Queixas contra forças de segurança aumentam

117
Inspeção-geral da Administração Interna diz que o número atual de queixas contra elementos da PSP e da GNR é "altamente preocupante". Casos de ofensas à integridade física correspondem a 35% do total.
Porto

Ameaça de bomba no Hotel Vila Galé do Porto

Uma ameaça de bomba obrigou a evacuação do Hotel Vila Galé na Avenida de Fernão de Magalhães, no Porto. Mas, após avaliação das unidades policiais, revelou-se falso alarme.
Europol

Europol alerta para cibercrimes sexuais

308
A Europol alertou hoje para o aumento e a criação de novas técnicas de cibercrime e qualificou de "inquietante" o elevado número de delitos de exploração sexual infantil que existem na internet.
Táxis

Lisboa. PSP alerta para greve de taxistas

A PSP alertou para condicionamentos de trânsito em várias artérias na cidade, na quarta-feira, na sequência da concentração de taxistas em protesto contra a lei que regula as plataformas como a Uber.
Explosão

EUA. Explosões causam dez feridos e um morto

113
As explosões e os incêndios deram origem à evacuação de vários bairros nos quais a população sentiu cheiro a gás. Dez pessoas estão hospitalizadas e há, pelo menos, uma vítima mortal.
Estoril

PSP identificou segurança envolvido em agressões

Vídeo divulgado há uma semana mostra segurança do Tamariz a agredir jovem deitado no chão, no exterior da discoteca. Empresa diz ter suspendido o autor das agressões e a PSP pediu imagens à empresa.
Polícia

Polícias anunciam protesto para 26 de setembro

538
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou que vai realizar uma concentração de protesto em frente ao Ministério das Finanças devido a ausência de respostas do Governo.
França

Sete feridos em ataque à facada em Paris

880
Homem de nacionalidade afegã atacou as pessoas que passavam pela rua, com uma faca e uma barra de ferro. Já foi detido pelas autoridades, que de momento descartam possibilidade de atentado terrorista.
Cão

Mais de 740 ataques de cães nos últimos 3 anos

361
Mais de 740 ataques de cães na via pública foram registados desde 2016 e até ao momento, revelou este sábado a Guarda Nacional Republicana.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)