Polícia

GNR

GNR desmantela rede de contrafação

Rede de fabrico e venda de artigos contrafeitos operava em Matosinhos e Famalicão. Material apreendido tinha um valor estimado de 1,4 milhões de euros.
GNR

38 pessoas detidas em flagrante pela GNR

A maioria foi detida por condução sob efeito de álcool, mas também há casos de condução sem carta e tráfico de estupefacientes. Foram apreendidas 56 doses de haxixe e 13 de canábis
Aeroporto de Lisboa

SEF deteta droga e documentos falsos no Aeroporto

164
Seis cidadãos estrangeiros foram detidos na posse de documentos falsificados e de estupefacientes, no Aeroporto de Lisboa, nos últimos dois dias. As detenções foram feitas aquando da revista.
Estados Unidos da América

Jovem de 14 anos abatido pela polícia nos EUA

165
A polícia de Temple, no Arizona, recebeu uma denúncia de que um indivíduo de "ar suspeito" estava a roubar um carro. Durante uma perseguição a pé confundiram uma arma de brincar com um revólver real.
Migrantes

Polícia Marítima resgata 18 pessoas na Grécia

Foram resgatados 18 migrantes que estavam a bordo de um bote no Mediterrâneo. Entre eles, estão sete homens, quatro mulheres e sete crianças, que foram transportados para o porto de Skala Skamineas.
Morte

Casal de idosos encontrado morto em casa em Oeiras

O casal de idosos foi encontrado morto em casa esta quinta-feira à tarde. Ambos tinham ferimentos provocados por uma arma de fogo. Fonte diz que pode tratar-se de um homicídio seguido de suicídio.
Colômbia

Colômbia. Sobe para 21 o número de mortos

Um carro bomba explodiu na Escola Polícia Geral de Santander, em Bogotá. Governo Português expressa condolências às famílias das vítimas mortais e deseja a rápida recuperação dos feridos.
Brasil

Brasil. Violência policial afeta segurança pública

A organização internacional Human Rights Watch afirma que a "polícia usou força excessiva" e "por vezes contra pessoas desarmadas".
Angola

Angola. Polícia quer reduzir os índices criminais 

Os desafios para 2019 foram apresentados pelo Comandante-Geral da Polícia Nacional, Paulo de Almeida. A Polícia vai continuar a "pôr ordem" na cidade, com a retomada da "Operação Resgate", garante.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Cristina Batista é a nova diretora do SEF

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Cristina Batista é inspetora coordenadora superior do SEF.
GNR

GNR reforça vigilância e fiscalização em florestas

A operação "Floresta Segura 2019” promove as ações de sensibilização para minimizar os riscos de incêndio florestal. A GNR lembra que em 2018 foi possível reduzir em 40% as ocorrências de incêndio.
PSP

PSP usou balas de borracha contra "No Name Boys"

106
Membros da claque benfiquista "No Name Boys" envolveram-se em desacatos com a polícia em Ponta Delgada, na madrugada de sábado, depois do jogo com o Santa Clara.
GNR

GNR suspeita de tráfico de pessoas em loja chinesa

6.391
GNR está a investigar indícios de tráfico de seres humanos numa loja explorada por chineses no Seixal. Na loja foram encontrados a viver 17 nepaleses, quatro chineses e um romeno.
GNR

Cem condutores multados por dia por usar telemóvel

Em relação ao ano anterior, estas infrações registaram uma ligeira diminuição em 2018, menos 2.385, tendo a PSP multado 18.860 e a GNR 22.801 condutores em 2017 (41.661 no total).
PSP

Braga. Grupo tenta impedir abate de pinheiro manso

Um grupo de cidadãos tentou impedir o abate do Pinheiro Manso de Guadalupe em Braga. O grupo defende que o pinheiro "existe há muitas décadas" e que o abate configura "um atentado patrimonial".
Moçambique

Três mortos e um ferido em ataque de grupo armado

Três pessoas morreram na sequência de um ataque de um grupo armado, no norte de Moçambique, tendo sido uma delas decapitada. O grupo estava munido de catanas e queimou seis casas durante a incursão.
Espanha

Investigação a rede no ténis leva a 15 detenções

A Guarda Civil espanhola deteve em outubro preventivamente e sem direito a fiança cinco pessoas, no âmbito da operação Bitures, que foi desencadeada por denúncia da Unidade de Integridade do Ténis.
Austrália

Detido suspeito de enviar pacotes a consulados

O indivíduo foi detido em sua casa, no estado de Victoria, na quarta-feira, devendo ser presente esta quinta a um juiz. Pelo menos dez missões diplomáticas reportaram a entrega de pacotes suspeitos.
França

Christophe, o pugilista que inquieta França

Christophe é "herói" para milhares de franceses e um incómodo para o governo. Agrediu a polícia em protestos dos coletes amarelos, mas uma onda de apoio esteve perto de o ajudar com 114 mil euros.
GNR

Há 45.563 idosos a viver sozinhos ou isolados

O maior número de idosos identificados a viver sozinhos ou isolados foi nos distritos de Vila Real, Guarda, Viseu, Beja, Bragança, Faro e Portalegre. Um número que tem vindo a crescer desde 2011.
Moçambique

Três homens detidos com marfim e pedras preciosas

Os três homens tinham na sua posse sete pontas de marfim, 40 quilos de pedras preciosas e notas falsificadas na província de Nampula, norte de Moçambique. Há suspeita de mais integrantes neste grupo.
País

Colombiano suspeito de tráfico de armas libertado

407
O Supremo Tribunal ordenou a "libertação imediata" de um colombiano que tinha sido considerado uma "ameaça à segurança nacional". Tonino Rodriguez aguardava a expulsão do país desde outubro.
Austrália

Consulados evacuados devido a pacotes suspeitos

Os consulados dos Estados Unidos, Índia, França, Hong Kong, Nova Zelândia, Itália estiveram entre as missões diplomáticas em Melbourne que receberam estes pacotes com potenciais substâncias perigosas.
GNR

GNR apreende 116 quilos de pescado

Numa ação de fiscalização, a Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu 116 quilos de pescado fresco na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro, por fuga à lota.
PSP

PSP de Coimbra apreende 675 doses de droga

A apreensão de 335 doses de cocaína e 340 de heroína verificou-se na segunda-feira, na zona do Areeiro, concelho de Coimbra, "no âmbito de uma ação de fiscalização de trânsito".
PSP

PSP e museus regularizam armas de fogo em museus

A PSP e a Direção-Geral do Património Cultural formalizam um protocolo que tem por objetivo definir e estabelecer a cooperação no âmbito da regularização das coleções de armas de fogo em museus.
PSP

PSP nega agressões de agentes de Tavira

Incidente aconteceu em setembro. Comando de Faro diz que os agentes apenas responderam a "comportamentos agressivos", com "ameaças de morte" e de "agressão", e tiveram que utilizar gás pimenta.
Corrupção

Firma acusada de corrupção continua a fornecer PSP

276
As cantinas da PSP continuaram, em 2018, a ser abastecidas por uma firma acusada de corrupção, envolvida na Operação Zeus, cujo julgamento começa na segunda-feira.
PSP

Agentes da PSP de Tavira acusados de agressão

Um agente da PSP, vários elementos da Investigação Criminal e os Comandos da PSP e dos Bombeiros de Tavira são acusados de agressão e falta de socorro a um homem, em setembro.
Polícia

Detido português acusado de violação há 15 anos

A detenção foi feita ao abrigo de um mandado europeu de detenção e entrega emitido pelas autoridades de Portugal. O homem detido tem antecedentes criminais por maus-tratos físicos.
Assembleia Da República

Jorge Lacão propõe fundir subsídios dos deputados

416
A proposta pretende suprimir alguns subsídios de deslocação dos deputados e realocar as verbas num só. A ideia é simplificar e tornar o pagamento mais transparente, defende Jorge Lacão.
Forças Armadas

Conselho de Ministros aprova Unidade Militar 

782
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um decreto-lei que visa a formação de sargentos nos 3 quadros das Forças Armadas e da GNR, o diploma prevê cooperação entre os ramos.
GNR

Operação Ano Novo: oito mortos e 1.189 acidentes

Oito pessoas morreram durante os seis dias da "Operação Ano Novo", da GNR, que decorreu entre 28 de dezembro e 2 de janeiro. Morreram mais duas pessoas do que em igual período do ano passado.
GNR

Estas são as manobras mais arriscadas nas estradas

699
Vídeo da GNR mostra os piores comportamentos dos portugueses ao volante. Filmagens foram feitas por vários carros-patrulha. Ultrapassagens perigosas são a infração perigosa mais frequente.
PSP

PSP regista mais acidentes e menos mortos

144
Durante a operação "Polícia Sempre Presente: Festas Seguras 2018-2019", a PSP registou 3.063 acidentes rodoviários e dois mortos. Mais cinco acidentes do que no mesmo período homólogo.
GNR

Mais de 300 detidos na operação "Ano Novo"

Mais de 300 pessoas foram detidas entre sexta-feira e as 8h desta quarta-feira, por condução com excesso de álcool no sangue, no âmbito da Operação "Ano Novo".
Acidente Rodoviário

8 mortos e 18 feridos graves na Operação Ano Novo

Entre sexta-feira e as 12h00 desta terça-feira, a GNR fiscalizou 28.460 condutores. 458 conduziam alcoolizados, 67 não tinham carta de condução.
Ano Novo

5 mortos na operação "Ano Novo"

Cinco pessoas morreram nas estradas portuguesas desde o início Operação "Ano Novo", em que já foram registados 337 acidentes, anunciou a Guarda Nacional Republicana.
Prisões

Reclusos causam tensão em cadeia em Bragança

486
Sindicatos que representam guardas prisionais dizem que há guardas agredidos em Izeda, Direção Geral nega e diz que foram apenas queimados papéis dentro de um caixote do lixo.
GNR

GNR inicia operação "Ano Novo"

A GNR inicia esta sexta-feira o patrulhamento nas estradas portuguesas com a operação "Ano Novo". Esta operação irá ocorrer durante 6 dias e os militares vão estar nos locais de diversão habituais.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF diz que adesão à greve ronda os 11%

A adesão à greve desta quinta-feira ronda os 65%, segundo o sindicato. SEF estima que adesão ronda os 11%. A greve dura 3 dias. Os trabalhadores pedem estatuto próprio e integração na lei orgânica.
Segurança

Porto. Passagem de ano com reforço de segurança

103
As autoridades vão reforçar a segurança na avenida dos Aliados na noite de passagem de ano, nomeadamente através de barreiras que impedem a circulação automóvel e outras medidas contra o terrorismo.
PSP

PSP destrói mais de 37 mil armas brancas e de fogo

A PSP destruiu em 2018 mais de 37 mil armas de fogo e armas brancas, tendo eliminado 1.768 armas na 12.ª ação de destruição. Devido ao seu estado de degradação, todas foram mandadas destruir.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF e sindicato divergem na estimativa da greve

A adesão à greve desta quarta-feira ronda os 80%, segundo o sindicato. SEF estima um número abaixo dos 10%. A greve dura 3 dias. Os trabalhadores pedem estatuto próprio e integração na lei orgânica.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Trabalhadores do SEF iniciam greve de 3 dias

118
Os trabalhadores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras iniciam esta quarta-feira uma paralisação de três dias. Os funcionários protestam contra a falta de pessoas nos serviços documentais.
Estradas

GNR registou 129 acidentes e 43 feridos no Natal

A operação "Natal Tranquilo" registou esta terça-feira 129 acidentes na estrada, que resultaram em dois feridos graves e 41 feridos ligeiros, segundo os dados provisórios da GNR.
Estradas

Mais dois mortos nas estradas somam 14 neste Natal

A operação "Natal Tranquilo" registou no quarto dia, segunda-feira, 194 acidentes, que resultaram em dois mortos e seis feridos graves, elevando para 14 as vítimas desde o início da operação
GNR

Já morreram 12 pessoas nas estradas este Natal

Quase mil acidentes, 25 feridos graves e 12 vítimas mortais no final do dia 24. Autoridades pedem cautela com o excesso de velocidade e até Marcelo relembra: se beber, não conduza.
GNR

Operação "Natal Tranquilo" regista 5 mortos

No domingo, segundo os dados provisórios da GNR, os acidentes rodoviários mortais tiveram lugar nos concelhos de Trofa, Rio Maior, Ovar, Almodôvar e Arcozelo (Ponte de Lima).
GNR

Operação "Natal Tranquilo" regista 259 acidentes

A GNR vai estar atenta a manobras perigosas, à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem e à utilização indevida do telemóvel.
Protestos

Já há memes a brincar com o flop dos "coletes"

805
Os "coletes amarelos" prometeram uma grande manifestação para esta sexta-feira. A PSP mobilizou milhares de efectivos. O que aconteceu? Muito pouco. No Twitter, os memes não perdoam.
Manifestações

Aqui vai andar a manifestação dos coletes amarelos

173
A PSP emitiu um comunicado onde aponta as áreas em que a manifestação dos coletes amarelos vai acontecer em todas as cidades do país. E deixa conselhos tanto a manifestantes como a cidadãos.
Brasil

Buscas em casas de familiares de Aécio Neves

Entre as moradas visadas pela polícia estão a casa da mãe do senador, a casa de um primo e uma empresa gerida em parceria com Andrea Neves, sua irmã.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF: três dias de greve no final do ano

131
A falta de sensibilidade durante as conversações com o MAI levou a que o SINSEF tenha decretado três dias de greve no final do mês. Prevê-se que sejam afetados 400 funcionários.
GNR

Operação "Natal Tranquilo" arranca sexta-feira

A GNR pretende prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, de forma a proporcionar-lhes uma deslocação em segurança.
Detenções

Glock e Tancos. As 4 pontes entre os dois casos /premium

Suspeitos, elementos internos, material que continua à solta e um número elevado de arguidos. As detenções da PJ e da PSP revelam pontos de contacto entre o desvio de armas e o material de guerra.
Zimbabué

Polícia manda prender Grace Mugabe

Gabrielle Engels acusa a ex-primeira dama de a ter agredido violentamente com uma extensão elétrica num hotel em Joanesburgo. A Interpol ajudará no processo de detenção.
PSP

Dois polícias suspeitos de furtar armas na PSP

221
Um dos suspeitos já tinha sido detido pela Polícia Judiciária na última segunda-feira. Também terá furtado armas do paiol de Tancos. Detenção precipitou operação que a PSP preparava há meses.
Crime

Suspeito de homicídio de Marielle Franco preso

A polícia do Rio de Janeiro prendeu o ex-polícia militar Renato Nascimento Santos, suspeito de estar no carro que transportava o assassino da vereadora e ativista dos direitos humanos Marielle Franco.
Brasil

Brasil. Polícias recebem mil armas de eletrochoque

O presidente da Câmara do Rio de Janeiro entregou cerca de mil armas de eletrochoque à Guarda Municipal. Esta decisão surge após a justiça ter autorizado os guardas a usarem armas não letais.
Polícia

Angola expulsa mais de mil cidadãos estrangeiros

Na última semana, as autoridades angolanas expulsaram 1.020 cidadãos estrangeiros por decisão judicial e administrativa, período em que foram detidos 458 pessoas de diversas nacionalidades.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF alarga serviço telefónico e aumenta vagas

425
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vai passar a funcionar das 8h às 20h, com o dobro dos funcionários e um atendimento disponível em 22 línguas. As vagas para atendimento presencial vão aumentar.
PSP

PSP reforça policiamento no Natal

Os comandos da Polícia de Segurança Pública vão reforçar os meios operacionais nos próximos 19 dias, um policiamento que assenta na visibilidade, segurança rodoviária e proximidade.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)