268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Polícia

PSP

PSP reforça policiamento em operação para o verão

A PSP vai concentrar a sua capacidade operacional de forma a incrementar o sentimento de segurança em zonas balneares, áreas residenciais, turísticas e comerciais e principais eixos rodoviários.
Migrações

ONG: acolhimento de imigrantes "viola dignidade"

ONG diz que "detenção" de migrantes em prisão é "inaceitável". SEF garantiu que unidade habitacional na prisão de Caxias vai ficar "totalmente independente e autónoma" do estabelecimento prisional.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Novo centro de migrantes é independente da prisão

O SEF garante que a unidade habitacional na prisão de Caxias, em Oeiras, para acolher imigrantes que entrem em Portugal em situação ilegal vai ficar “totalmente independente e autónoma” da prisão.
Nicolas Sarkozy

MP pede seis meses de prisão para Sarkozy

A acusação sublinhou o "descuido total" do ex-chefe de Estado na gestão das finanças de uma campanha que custou quase o dobro do limite autorizado, e exigiu o pagamento de uma multa de 3.750 euros.
Comentário

Buscas por Noah “sem prazo para terminar”

Buscas pela criança "vão continuar pela noite dentro". A jornalista e grande repórter do Observador, Sónia Simões, conta que a PJ "investiga outros cenários" através das pegadas e peças apreendidas.
Polícia Marítima

Oito detidos de grupo que fugia em Aljezur

O caso está a ser investigado pelas autoridades policiais "para determinar se se trata de um caso de migrantes desembarcados". Os homens já foram submetidos a testes para a despistagem da Covid-19.
Acidentes e Desastres

Homem de 53 anos morre em despiste em Ourique

A viatura que se despistou na (EN) 263 "foi chocar contra uma árvore" e provocou uma vítima mortal, um homem de 53 anos, de nacionalidade estrangeira, que era o condutor do veículo sinistrado.
Desaparecimentos

Noah: o que se sabe e o que falta saber /premium

1532
Eram 8h quando a mãe de Noah se apercebeu que o filho de dois anos não estava em casa. Depois de procurar, chamou a GNR. Um dia depois, não há sinais da criança desaparecida em Proença-a-Velha.
Noticiário

10h. 72 GNR procuram criança desaparecida

Autoridades concentram buscas no local onde tinha sido encontrada a cadela que "alegadamente acompanhava a criança quando desapareceu, pegas e uma peça de roupa". Local fica a 2km de casa da criança
GNR

Associação da GNR espera subsídio de risco Covid

A Associação dos Profissionais da Guarda relembrou que continua por pagar o subsídio extraordinário pelo serviço prestado durante a pandemia e por atribuir o subsídio de risco.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Afinal, centro para migrantes será mesmo em Caxias /premium

114
Eduardo Cabrita garantiu recentemente que a solução para alojar migrantes à guarda do SEF estava em estudo. Mas protocolo com escolha de Caxias foi assinado em fevereiro pelo diretor do SEF.
Ministério Público

Nove militares da GNR acusados de tortura 

O caso ocorreu no dia 25 de agosto de 2019 e a vítima terá sido um homem suspeito de ter furtado um automóvel pertencente a um dos militares.
Tribunal

Absolvido homem que chamou arrogante a polícia

103
A Relação considera que as palavras dirigidas pelo arguido ao polícia "não têm suficiente dignidade penal para o efeito de integrar o tipo legal de crime de injúria".
África do sul

Polícia sul-africana descobre 20 corpos em mina

O porta-voz da polícia disse acreditar que se trata de mineiros ilegais, conhecidos localmente por "Zama-Zama", salientando que a nacionalidade das vítimas está por verificar na investigação policial.
GNR

Apreendidos 100 quilos de folha de tabaco 

A GNR encontrou "100 quilos de folha de tabaco, acondicionados em 10 caixas". Se tivesse sido introduzido no consumo "através dos circuitos comerciais marginais", teria causo prejuízo ao Estado.
GNR

Costa confia na GNR para proteger fronteiras

Costa elogiou a GNR dizendo que "tem uma capacidade única de se adaptar e responder sempre presente aos desafios que lhe são colocados", designadamente proteger fronteiras, depois da extinção do SEF.
Furto

GNR desmantela rede de furto de combustíveis

Os suspeitos conseguiram furtar cerca de 39 mil litros de combustíveis em diversos postos de abastecimento. A operação durou cerca de dois meses e três homens foram detidos.
Noticiário

8h. Jogos Euro. PSP não tem nenhum plano especial 

Nos próximos dias as autoridades vão intervir apenas nas situações em que sejam denunciados ajuntamentos. Esplanadas da Avenida da Liberdade proibidas de transmitir jogos, por ordem da câmara.
Estados Unidos da América

EUA. Centenas de pessoas retiradas após explosão

Os residentes num raio de 1,6 quilómetros foram forçados a retirar-se da área devido a uma "possível libertação de produtos químicos perigosos" no incêndio que deflagrou após a explosão.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Advogados repudiam declarações de Cabrita

250
Um grupo, que engloba 19 advogados, quer que Cabrita se retrate das afirmações que fez, quando apontou uma "apropriação ilegítima", de um escritório de advogados, dos agendamentos digitais no SEF.
Explicador

"Governo com problema grave passa bola à polícia"

Críticas do presidente do OSCOT sobre arraiais e possíveis ajuntamentos para assistir aos jogos do Euro. Restauração pede mais policiamento. Especialista defende locais específicos com testagem.
Coronavírus

Almada. GNR encerra festa com 200 pessoas

A GNR encerrou um estabelecimento comercial no concelho de Almada onde estava a decorrer uma festa com cerca de 200 pessoas, em incumprimento com as medidas em vigor devido à pandemia de Covid-19.
PSP

Algarve. PSP detém suspeitos por tráfico e furtos

274
A PSP anunciou a detenção de dois homens no Algarve, um por alegados furtos em estabelecimentos comerciais e outro por suspeita de tráfico de droga. Aguardam julgamento em prisão preventiva.
Coronavírus

Lisboa. PSP termina com festa ilegal de 45 pessoas

561
a PSP diz que foi alertada pelas 03h00, para a existência de uma festa a decorrer num armazém, na freguesia de Estrela, onde haveria um grande número de indivíduos.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Futuro do SEF não pode ser "decidido num gabinete"

Presidente do SINSEF, Artur Jorge Girão, disse que os funcionários "continuam sem perceber quais os motivos para a extinção do SEF" e lamenta que persistam dúvidas sobre futuro do SEF.
Municípios

Montijo. PSP chamada a reunião de Câmara

O vereador do PSD na Câmara do Montijo decidiu gravar as suas intervenções na reunião, mas o presidente interrompeu a sessão e chamou a polícia, por considerar que "o vereador não pode fazer aquilo".
Crime

Cinco detidos e armas apreendidas em Lisboa

Além dos 5 detidos, a PSP apreendeu ainda 8 armas várias armas. A operação é o resultado de uma investigação de 10 meses das autoridades, que visou o cumprimento de 17 mandados de busca.
Europol

Europol poderá vigiar planos de recuperação da UE

A Europol pode vir a monitorizar os planos de recuperação de Portugal e dos restantes países da União Europeia, disse esta terça-feira um representante português na agência europeia.
PSP

Fotogaleria. O fim simbólico do bairro 6 de Maio

Moradores disseram adeus às duas últimas barracas do bairro 6 de Maio, na Amadora. Processo de erradicação foi finalizado, mais de 20 anos depois.
Europol

Mais de 800 detidos em operação da Europol 

Foram ainda apreendidas " oito toneladas de cocaína" em mais de 700 rusgas em centenas de operações policiais em todo o mundo: da Nova Zelândia à Austrália passando pela Europa e EUA.
PSP

Operação da PSP contra tráfico de armas

316
O objetivo da operação passa por garantir o cumprimento de 17 mandados de busca, sendo nove domiciliários, e fazer a recolha de prova relacionada com a posse, tráfico e mediação de armas.
Coronavírus

GNR interrompe festa com 200 pessoas em Albufeira

A GNR pôs fim a uma festa com 200 pessoas em Albufeira e encerrou estabelecimentos que estavam a laborar após o horário permitido e com "dezenas de clientes a dançar".
Parlamento

Ascenso Simões. Parlamento vai levantar imunidade

O parecer para levantar a imunidade do deputado, que só assim pode ser ouvido pelo Ministério Público, foi aprovado por unanimidade na comissão parlamentar e vai ser votado pelo plenário.
Europol

Alemanha confirma operação contra crime organizado

"Esta operação é o esforço mais sofisticado até hoje para interromper atividades de criminosos que operam nos quatro cantos do mundo", disse a Europol que coordena esta operação internacional.
Cascais

Detido por posse de arma de guerra em Cascais

649
A PSP apurou que o detido e a sua companheira se encontram "em situação irregular em território nacional", tendo sido notificados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para sair em 20 dias.
Acidentes e Desastres

Anexo de prédio de Lisboa desaba. Não há feridos

Um anexo de um edifício de dois andares, na Rua Alexandre Braga, em Lisboa, desabou. Segundo a PSP não há feridos. O alerta para a ocorrência foi dado às 14h25 desta segunda-feira.
PSP

Agente condenado por importunação sexual 

O arguido foi condenado por um crime de importunação sexual a cinco meses de prisão, com execução suspensa pelo período de um ano, condicionada ao dever de pagar 700 euros à ofendida.
Ambiente

Ambiente. GNR instarou 5 mil processos em 2020

Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) levantou 4.896 autos de contraordenação por práticas ilícitas relacionadas com ordenamento de território, poluição, resíduos e proteção florestal.
Ministério Administração Interna

Sindicato do SEF satisfeito com abertura do MAI

Renato Mendonça disse que o sindicato não tinha quaisquer expectativas para o encontro com o Ministério da Administração Interna, mas notou como positivo o primeiro passo do Governo.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Sindicato desagradado com reunião com MAI

No encontro, Eduardo Cabrita terá defendido que o SEF é uma organização do Estado e que pode ser reestruturado sem o aval da Assembleia da República. Uma posição frontalmente contra a dos sindicatos.
Violência Doméstica

Detido por violência doméstica contra a mãe

Os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, tendo presenciado o agressor a injuriar e a ameaçar de morte a vítima, a mãe de 82 anos, no concelho de Cabeceiras de Basto.
Coronavírus

PSP faz disparo para o ar em bar de Alverca 

Na sequência de ameaças aos agentes que se deslocaram ao local, mas também a outras pessoas, a PSP fez três disparos para o ar. Estavam 30 pessoas no interior do bar.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Sindicatos reúnem-se com ministro

Os sindicatos dos inspetores do SEF têm reuniões marcadas para esta sexta-feira, com o ministro da Administração Interna, para discutir "o estatuto dos inspetores no quadro da reestruturação".
Estados Unidos da América

George Floyd. Procuradores pedem 30 anos de prisão

A 20 de abril, o júri tinha declarado o ex-polícia Derek Chauvin como culpado pela morte do afro-americano George Floyd. A pena que lhe será aplica pelo juiz deverá ser conhecida a 25 de junho.
Santo António

Arraiais: polícia atenta a incumprimento de regras

457
O Presidente da Câmara de Lisboa está "certo" de que as autoridades farão "o seu trabalho" para evitar o incumprimento das normas. Polícia Municipal vai fiscalizar "zonas mais sensíveis".
Ministério da Defesa

Lancha da GNR: silêncio de Cravinho "pouco cortês"

A Associação dos Oficiais da Reserva Naval disse que teria sido "cortês" uma resposta do Ministério da Defesa e que ainda acredita na sensibilidade do Presidente da República.
Incêndios

Comunicadas 14.477 situações por falta de limpeza

Perante o incumprimento dos proprietários do prazo para a limpeza de terrenos, os municípios tinham de garantir, até 31 de maio, a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

220.000 imigrantes provisoriamente regulares

Os imigrantes com processos pendentes no SEF estão "temporariamente em situação regular" no país até "à decisão administrativa definitiva do respetivo processo", explica a organização.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Tribunal impede requisição civil à greve

153
Os juízes julgaram "procedente a intimação para proteção de direitos, liberdades e garantias, condenando a entidade demandada a não executar a requisição". Costa já anunciou que Governo vai recorrer.
Investigação Policial

Operação "Zeus" com 15 detidos e 10 arguidos

Foram detidos 10 homens e cinco mulheres, com idades entre os 24 e os 71 anos, tendo sido constituídas arguidas mais 10 pessoas com interesse para a investigação.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Há "apropriação ilegitima" dos agendamentos no SEF

215
A Associação Solidariedade Imigrante denunciou que há "autênticas máfias" a vender aos imigrantes agendamentos no SEF por centenas de euros, situação já denunciada ao MP, que arquivou a queixa.
Noticiário

9h. Providência cautelar contra extinção do SEF

Trabalhadores não desistem de travar a decisão decretada pelo Governo e querem que o assunto vá à Assembleia da República. Greve nos comboios está a suprimir várias ligações da Fertagus para Lisboa.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Inspetores recorrem para travar extinção do SEF

A providência cautelar foi apresentada na segunda-feira no Supremo Tribunal Administrativo e tem como objetivo "travar a extinção do SEF pelo Governo", diz Acácio Pereira.
Ministério Administração Interna

MAI. Protestos contra "vergonha" de pré-aposentos

Em causa estão os polícias que já atingiram o limite de idade para estarem ao serviço na PSP (60 anos) e o incumprimento dos estatuto profissional, explica o presidente da Associação Sindical.
Liga dos Campeões

PSP destaca "sucesso da operação policial"

A PSP sublinha que a generalidade das desordens verificadas ocorreu entre adeptos, sem atos violentos diretamente dirigidos aos polícias ou a terceiros, sendo rapidamente resolvidos.
GNR

Peniche cede espaço à GNR por falta de condições 

A cedência dos dois espaços vai vigorar até entrar em funcionamento o novo posto da GNR na Atouguia da Baleia. A decisão é justificada pela falta de condições do atual posto.
Justiça

Apreendidos 862 quilos de cocaína em carvão

Foram localizados dois contentores provenientes de um país da América Latina num dos quais estavam escondidos dezenas de sacos que acondicionavam carvão. Três pessoas foram detidas.
Polícia

PJ detém médicos e agentes funerários em Bragança

269
A PJ acredita que os médicos terão emitido e entregue dezenas de certificados de óbito e as respetivas guias de transporte de cadáveres sem se deslocarem ao local e mediante contrapartida financeira.
Investigação Policial

Operação Zeus. Buscas da PSP em vários distritos 

151
A PSP está a realizar buscas domiciliárias nos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Bragança, no âmbito da operação "Zeus". É uma investigação a um grupo "criminoso e violento".
Condução

1.189 infrações por uso de telemóvel ao volante

Na campanha "Ao volante, o telemóvel pode esperar" foram fiscalizados 51.686 carros e foram registadas um total de 14.675 infrações, das quais 1.189 relativas ao uso do telemóvel durante a condução.
Coronavírus

Arquivado inquérito de incidentes entre PSP e GNR

A Inspeção-Geral da Administração Interna concluiu que "não há matéria disciplinar", no caso do desentendimento entre GNR e PSP na escolta policial de vacinas, em Évora. O inquérito foi arquivado.
Noticiário

7h. SEF. Suspensas todas as greves desta semana

Há reunião marcada para sexta-feira a convite do ministro da Administração Interna. Neste jornal, ainda as conclusões da conferência de imprensa sobre a Champions que juntou DGS e PSP.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF: greve suspensa até sexta-feira

O sindicato disse estarem "reunidas as condições para que se suspendam todos os avisos prévios de greves decretados até à data da reunião agendada", devido à reunião que irá ter com Eduardo Cabrita.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Advogados contra vagas abertas sem aviso

O SEF tem os agendamentos para vistos ocupados até outubro e abre as vagas sem avisar previamente. Advogados dizem tratar-se de um processo "ilegal e estimula a corrupção" e avançam para processo.
Human Rights Watch

Brasil. Polícia deve ser investigada por 28 mortes

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação favela do Jacarezinho na qual morreram 27 moradores e um policia. A Human Rights Watch considerou a operação "um desastre".
Liga dos Campeões

Secretário de Estado: Champions foi um "sucesso"

772
Final da Champions não preocupa "minimamente" o secretário de Estado do Desporto. “As pessoas percebem que são testes", disse, admitindo público nos estádios na próxima época desportiva.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

"Inaceitável" requisição civil dos inspetores SEF

A Frente Comum considera que a ausência de vontade do Governo em envolver os trabalhadores do SEF na reestruturação é um comportamento que nega o "direito à negociação coletiva" no trabalho.
Explicador

Champions. "Responsabilidade política há sempre"

Socialista Maria Antónia Almeida Santos em debate com o social-democrata Alberto Machado e com a deputada do PCP Paula Santos. E o que é feito do inquérito aos festejos do Sporting?
Noticiário

7h. Champions. PSP teve ordem para não intervir?

Denúncias de polícias sobre o que falhou na operação de segurança dos festejos da Champions. Neste jornal, recordamos as mudanças de discurso de Rui Moreira e o puxão de orelhas de Marcelo ao Governo.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Requisição civil do SEF já em Diário da República

A resolução "produz efeitos imediatos" e reconhece "a necessidade de se proceder à requisição civil dos trabalhadores da carreira de investigação e fiscalização do SEF".
Coronavírus

Polícias criticam vacinação 

A associação dos polícias criticou o processo de vacinação contra a Covid-19 na PSP, o "corte constante de direitos" e está muito preocupada com "a forma como alguns assuntos foram tratados".
Fact Check

GNR recebeu prenda para vigiar carro de Vieira?

Circula uma foto que mostra um militar, junto à Assembleia, a segurar um saco do Benfica. Utilizador insinua que recebeu prenda para guardar carro de presidente do clube. Ao Observador, GNR nega.
Política

O SEF e Pedrogão: é a responsabilidade estúpido! /premium

Em Pedrogão ou no SEF a questão é a mesma. O problema essencial não resulta de más leis, ainda que possam ser melhoradas, mas da forma como cada um assume, ou não, as suas responsabilidades.   
PSP

Champions. Novas escaramuças entre ingleses

Não foram feitas detenções nem há registo de feridos. Após encerramento de bares e restaurantes, adeptos dispersaram. Adeptos só podem entrar nas fan zones com teste negativo à Covid-19.
PSP

Lisboa. Como a PSP evitou novos ajuntamentos /premium

Com o Bairro Alto e o Cais do Sodré repletos de jovens noctívagos, a PSP teve de formar um cordão de 20 agentes para evitar ajuntamentos no miradouro de São Pedro Alcântara.
Liga dos Campeões

Associação da GNR exige pagamento de gratificados

202
Autoridades classificaram o evento grau de ameaça três, bem como os trabalhos preparatórios. Como tal, enquadra-se no serviço em missão geral e não são pagos, defende associação.
Violência Doméstica

Prisão preventiva por ameaçar e agredir mulher

O suspeito, de 47 anos, habitual consumidor de bebidas alcoólicas e com antecedentes criminais por ofensas à integridade, terá agredido e ameaçado de morte a esposa de 45 anos, com quem vivia há 23.
Violência Doméstica

Violência doméstica aumenta em maiores de 65 anos

Os crimes de violência doméstica a maiores de 65 anos aumentaram 3,7% face a 2019, registando-se 1.418 denúncias, principalmente "a ocorrida nas relações entre ascendentes e descendentes".
Porto

PSP diz-se "preparada", mas não quantifica adeptos

117
Serão criadas duas fan meeting points, cada uma para 6 mil adeptos. Uma estará na Alfândega do Porto e outra na Avenida dos Aliados. Não é permitida a mistura de apoiantes nestes locais.
Liga dos Campeões

Como a bolha de adeptos furou antes de encher /premium

126
O Governo anunciou uma bolha de segurança para que os 16.500 adeptos britânicos não ficassem mais de 24 horas em Portugal. Milhares deles, com e sem bilhete, chegaram ao Porto três dias antes do jogo.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Sindicato do SEF acusa ministro de "fazer birra"

A resolução que recomenda ao Governo que apresente uma proposta de lei foi aprovada pelo parlamento, mas o ministro da Administração Interna considera que a reforma não tem de passar pela Assembleia.
Resposta Pronta

Polícia nas praias. "Há um dispositivo reforçado"

Porta-voz da Autoridade Marítima Nacional garante que a época balnear "foi bem preparada" e revela que as autoridades vão ter uma "atitude de sensibilização" para as regras em vigor nas praias.
Tiroteio

Nantes. Agente da polícia foi esfaqueada

Em La Chapelle-sur-Erdre, uma agente da polícia municipal foi esfaqueada esta manhã. Suspeito fugiu e roubou uma arma, mas já foi detido após uma troca de tiros. Dois polícias ficaram feridos.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Requisição civil a profissionais do SEF é "grave"

A "requisição civil dos profissionais do SEF face a uma paralisação que o seu sindicato havia agendado para a próxima semana a pretexto da epidemia é uma decisão de particular gravidade", diz o PCP.
Noticiário

8h. Porto. Desacatos entre adeptos: o que sabemos?

PSP do Porto explica como foi o resto da madrugada. E ainda neste noticiário, uma reportagem num hostel quase esgotado por britânicos. Destaque também para a entrevista de André Ventura ao Observador.
Administração Interna

Guardas-florestais da GNR manifestam-se em Lisboa

Os guardas-florestais integrados na GNR reúnem-se hoje em frente do Ministério da Administração Interna para reivindicar melhores salários, aumento de efetivos e criação de corpo nacional.
Noticiário

Champions. Noite de confrontos entre adeptos

Pelo menos uma pessoa ficou ferida e teve de ser transportada para o hospital. Neste noticiário, ainda uma entrevista ao líder do Chega. André Ventura critica Rui Rio e faz avisos ao PSD.
Noticiário

1h. Inspetores do SEF recorrem contra requisição 

Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteiras do SEF recorreu ao Supremo Tribunal Administrativo. Para os inspetores o decreto de requisição civil "é ilegal".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Partidos querem discutir reestruturação na AR

Segundo Eduardo Cabrita, a alteração do SEF não deve passar pelo parlamento porque o SEF "não é uma força de segurança, é um serviço de segurança". A maioria dos partidos tem uma posição oposta.
Polícia

Polícias protestam para exigir pré-aposentação

O sindicato considera "uma injustiça clara" que os polícias com 55 ou mais anos de idade, após terminarem o tempo de serviço estabelecido na lei — 36 anos —, não tenham permissão para se aposentar.
Porto

Confrontos entre adeptos estrangeiros no Porto

PSP confirmou confrontos na zona ribeirinha e junto à Estação de São Bento. Ambos já foram resolvidos no local. Não houve detidos e os adeptos não foram identificados.
Maus-tratos a Animais

GNR encontra sete cães mortos numa casa em Loures

626
Foi o grupo IRA que recebeu uma denúncia de vizinhos através das redes sociais e que depois reportou o caso às autoridades. Proprietário já terá sido identificado e está em parte incerta.
Ministério Administração Interna

Serviço de Estrangeiros e Asilo aprovado até junho

Cabrita diz que diploma que vai criar o Serviço de Estrangeiros e Asilo vai ser aprovado até final de junho. A transferência dos inspetores do SEF para outras entidades vai decorrer até final do ano.
Resposta Pronta

Turismo. Greve do SEF "punha em risco o verão"

Presidente do Turismo do Algarve saúda requisição civil do Governo à greve do SEF. "Estamos a falar de 80 mil passageiros que chegam ao aeroporto de Faro nessa altura, todo o verão ficava em risco".
Resposta Pronta

SEF. Greve foi "último tiro no pé" dos inspetores

Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve saúda requisição civil do Governo à greve do SEF e ataca inspetores: "deram o último tiro no pé". "Teríamos 2 ou 3 funcionários para 5 mil pessoas".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Requisição civil nos aeroportos à greve do SEF

"O Conselho de Ministros decidiu proceder à requisição civil dos trabalhadores da área da investigação e fiscalização do SEF nos aeroportos", disse Cabrita no debate sobre a reestruturação do SEF.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF.Extinção não pode servir para "salvar" Cabrita

Acácio Pereira entende que o ministro da Administração Interna devia ter reforçado o SEF de meios de que não dispõe, após décadas de "desinvestimento", em vez da sua restruturação e reforma.
Imigração Ilegal

SEF detém 2 pessoas por auxílio à imigração ilegal

A mulher detida tentava fazer entrar no Reino Unido, via Lisboa, um cidadão albanês, que também foi detido por apresentar um documento de viagem europeu falsificado.
PSP

PSP terá ajuda da policia inglesa para a Champions

Sobre o estádio, “vão ser criados 3 perímetros”, que vai ter início já na sexta-feira às 20h00 com condicionamento total de trânsito e que ”vai durar até ao final do jogo”, diz a PSP.
Ovar

Buscas na Câmara de Ovar visaram cinco pessoas

A investigação está relacionada com processos de obras particulares e contratos programa. Salvador Malheiro reagiu nas redes sociais e criticou quem o denunciou de forma anónima: "Gente cobarde".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Parlamento debate reestruturação do SEF esta 5ªf

Após a polémica que recaiu sobre a morte do cidadão ucraniano às mãos do SEF, a resolução do CDS-PP vai a votos no parlamento separando as novas funções policiais e administrativas daquele serviço.
Coronavírus

Policias protestam em desfile de automóvel 

O protesto será em desfile automóvel devido à pandemia. O motivo principal do protesto é "o incumprimento do estatuto": profissionais com mais de 60 anos são "obrigados a trabalhar", diz o Sindicato.
Resposta Pronta

Caso de bullying acaba mal. "Tem de haver limites"

436
Caso de bullying no Seixal já foi remetido à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e ao Tribunal de Família e Menores, garante Hugo Guinote, coordenador do Policiamento de Proximidade da PSP.
Noticiário

9h. Bullying. Jovem atropelado, PSP reporta

O vídeo tornou-se viral e mostra vários adolescentes a tentarem humilhar este rapaz. Uma das jovens chega mesmo a agredi-lo e corre atrás dele. É nesse momento da fuga que acaba atropelado.
Noticiário

8h. Bullying. Jovem atropelado ao fugir de colegas

É um dos temas deste jornal. Coordenador nacional de policiamento de proximidade da PSP explica como é que o caso vai ser tratado e garante que as ações de sensibilização têm tido efeitos.
Burla

Português "sem memória" chega do Brasil e é detido /premium

658
Simulou que foi raptado, burlou a noiva e prometia lucros de 30% ao ano num esquema fraudulento. No Brasil, Pedro Alcântara Duarte foi encontrado perto da Sé de São Paulo, alegando "não ter memória".
Bullying

Bullying. Jovem foi atropelado ao fugir de colegas

3027
Jovem foi atropelado na quinta-feira passada após fugir de um grupo de colegas da mesma escola. Escola no Seixal nega ter conhecimento de problemas entre alunos. Ministério Público abriu inquérito.
Violência Doméstica

GNR detém suspeito de violência doméstica

O suspeito foi detido através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas. O homem infligiu maus-tratos verbais, psicológicos e ameaças de morte à vítima, sua companheira.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF. Sindicato diz que greves são "última opção"

Sindicato diz que a greve "é a última opção", que os profissionais do SEF "não podem ser responsabilizados pelos prejuízos que a ação possa causar" e que a responsabilidade é do ministro.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Importância do SEF em debate

126
O presidente do SCIF-SEF defende que o SEF é "uma área muito sensível e importante, que não pode ser politizada". A relevância da instituição estará em cima da mesa no congresso.
Discriminação

Minorias mais expostas à ação policial na Europa

Agência Europeia dos Direitos Fundamentais denuncia violações e discriminação no tratamento de minorias por parte das forças policiais, apelando à igualdade de tratamento.
Drogas

Tráfico de droga: 18 detidos em operação da PSP

200
Operação da PSP inclui quase 40 buscas domiciliárias entre Lisboa e Leiria e vários mandados de detenção. Estão em causa três concelhos de Lisboa e dois de Leiria.
Racismo

Ciganos dizem-se vítimas de racismo pela polícia 

1866
A maioria da população de etnia cigana ouvida no parlamento disse ter a perceção de ter sido mandada parar pela polícia — de carro ou quando se deslocava a pé — por questões de discriminação racial.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Algarve refuta pré-aviso de greve do SEF

A Comunidade Intermunicipal e a Região de Turismo do Algarve vão solicitar ao Governo que acione a "requisição civil" para que quem tenha viagens programadas saiba da greve do SEF com antecedência.
PSP

Mulher com pólo da PSP quis apresentar queixa

1001
A mulher que a PSP procurava por — não sendo polícia — ter sido fotografada na rua com uma camisola desta força de segurança foi a uma esquadra para apresentar queixa. Não sabia que não a podia usar.
PSP

Um detido durante policiamento da final da Taça

Foi detido um homem, de 22 anos, por posse de uma arma branca, e foram identificadas 13 pessoas na sequência do policiamento ao jogo da final da Taça de Portugal, em Coimbra.
Taça de Portugal

Detidos com material pirotécnico nos festejos

Uma pessoa de 26 anos foi detida por posse e deflagração de um petardo e os agentes detiveram outra, de 32 anos, por arremessar contra uma mota policial um engenho pirotécnico.
Segurança Rodoviária

Alerta para perigos do telemóvel na condução

A campanha "Ao volante, o telemóvel pode esperar" integrará operações de fiscalização, pela GNR e PSP, com especial incidência para vias e acessos com elevado fluxo rodoviário.
Noticiário

1h. PSP evita ajuntamentos na cidade de Braga 

Presidente da Câmara Municipal de Braga avança que " vai ser difícil controlar a euforia dos adeptos". Apesar de não ter sido elaborado um plano, a PSP vai reforçar a segurança na cidade.
Ambiente

26 detidos em protesto no Aeroporto de Lisboa

320
Os detidos tinham entre 17 e 28 anos. Em causa estavam crimes contra a paz pública e contra a segurança das comunicações. Serão presentes a tribunal já esta segunda-feira.
Ambiente

GNR: SOS Ambiente com mais de 12 mil denúncias

As denúncias para a Linha SOS Ambiente e do Território da GNR aumentaram cerca 20% em 2020 em relação a 2019, tenso sido a primeira vez que ultrapassou as 12.000 desde a sua criação.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

SEF detém britânica procurada em Espanha

Idosa detida tem pendente uma "medida de captura e detenção para efeitos de extradição, por fraude fiscal", emitida pelas autoridades espanholas "em abril deste ano".
Séries

Produtores lamentam "censura" da PSP em série

A Produtores de Cinema Independente Associados criticou uma "mal disfarçada tentativa de intromissão" da direção nacional da PSP na produção da série "Causa Própria".
PSP

PSP justifica processos com maior monotorização

A PSP expulsou 15 polícias e suspendeu 94 em resultado dos processos disciplinares decididos em 2020. Os números devem-se a uma maior monitorização das redes sociais dos polícias.
Matosinhos

GNR apreende mais de uma tonelada de sardinha 

Os militares detetaram, no recinto do porto de pesca de Matosinhos, uma embarcação com 427 quilos de sardinha que não tinha sido registada no Diário de Pesca Eletrónico.
Resposta Pronta

15 PSP expulsos: "Alguns têm visões fora da caixa"

276
Balanço social de 2020 mostra que houve 94 suspensões. "Extrema-direita pode ser uma das razões", alerta Paulo Santos da ASPP/PSP. Dados mostram ainda que mais de metade do efetivo tem mais de 45 anos
PSP

PSP expulsou 15 polícias e suspendeu 94 em 2020

A PSP revela que no ano passado foram instaurados 1.144 novos processos disciplinares e decididos 1.230, tendo transitado 2.418 para 2021. Cerca de 74% dos casos foram arquivados.
Noticiário

9h. PSP expulsa 15 polícias e suspende quase 100

É o resultado de mais de mil processos disciplinares, a esmagadora maioria foi arquivada. Este jornal abre com as críticas do ministro da Educação aos rankings de escolas e com o Eurogrupo.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

PSD acusa Governo de tratar reforma com "tirania"

Sobre a reforma do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o vice-presidente do PSD diz que é uma "matéria de soberania, mas que o Governo tem tratado com demonstrações de tirania".
Ministério Administração Interna

MAI suspende pena de polícia antirracista

Eduardo Cabrita não anulou a pena, mas suspendeu a sua execução, dando "provimento parcial" ao recurso apresentado e o salário que lhe foi descontado nos 10 dias de suspensão vai ser reposto.
PSP

PSP procura mulher que usava camisola da polícia

2752
Polícia está a investigar imagem que surgiu nas redes sociais de mulher que usava uma camisola da PSP e calções curtos. "Uso de fardamento policial não é permitido" e pode ser crime, diz a PSP.
Tráfico de Droga

Combate ao tráfico de droga em 8 concelhos

No âmbito da operação foram detidas 13 pessoas e apreendidas mais de mil doses de cocaína, pequenas doses de haxixe e canábis, armas de fogo, armas brancas e munições, entre outros objetos.
PSP

Mega-operação em Leiria faz 12 detidos

A mega-operação de combate ao tráfico de droga contou com o envolvimento de cerca de 80 elementos da investigação criminal do Comando Distrital da PSP de Leiria e deteve 12 pessoas.
Drogas

Três detidos por tráficos de estupefacientes

Foram apreendidos 23 pés de canábis, 26 doses de liamba, uma pistola de alarme, duas armas brancas, duas balanças de precisão, três objetos eletrónicos e munições de diversos calibres.
Detenções

Antigo treinador do Dínamo Zagreb detido na Bósnia

Mamic fugiu para a Bósnia com o irmão, sendo detido, "pela manhã", no cumprimento de um mandado de captura internacional. Estão acusados de desviar quase 15 milhões de euros com venda de jogadores.
Tráfico de Droga

Dez detidos por suspeita de tráfico de droga

9 homens e uma mulher foram detidos no âmbito de uma investigação por tráfico de droga. Foram apreendidas 23.972,96 doses de haxixe, 8.677.76 de canábis e 31.45 doses de cocaína, entre outras coisas.
Forças de Segurança

A segurança interna perdeu o campeonato

A segurança interna mantém-se numa espécie de bolha. Um espaço hermético, escondido pelo segredo de Estado, por discricionariedade e irresponsabilidade decisória, imune a sindicâncias independentes.
Polícia

Sindicato realiza protesto em desfile automóvel 

Os polícias exigem a pré-aposentação aos 55 anos de idade e 36 anos de serviço, o fim da impunidade nas agressões aos polícias, compensações por risco permanente e melhorias no serviço de saúde.
Tráfico de Droga

PSP detém 21 suspeitos de tráfico de droga

Foram detidos 21 suspeitos e apreendidas 1.021 doses individuais de haxixe, heroína e cocaína, 25.500 euros, 23 telemóveis, uma viatura de alta cilindrada e vários tipos de armas.
Incêndios

Homem detido por alegado crime de fogo florestal

O incêndio teve origem num queima de sobrantes florestais que se descontrolou, segundo a GNR, consumindo cerca de 4.300 metros quadrados de vegetação.
GNR

GNR. 1.840 contraordenações de veículos pesados

A GNR diz que foram registadas 1.840 contraordenações, das quais 642 relacionadas com tacógrafos, 227 por excesso de peso e 160 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, entre outras.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Oeste. 18 casos de exploração de imigrantes

Desde 2020 foram instaurados 18 inquéritos, dos quais 4 estão a decorrer, 5 foram remetidos ao Ministério Público com proposta de acusação, 4 foram arquivados, 1 deu lugar a julgamento com condenação.
Armas De Fogo

PSP preocupada com armas impressas em 3D

121
Em março, um grupo radical divulgou na internet os planos detalhados para uma arma letal. Sem número de série, são impossíveis de encontrar. PSP diz que problema vai dar "dores de cabeça".
Crime

Septuagenário suspeito de matar ex-mulher

A PSP referiu que o homem terá matado a mulher numa habitação localizada no centro da cidade de Vila Real, tendo tentado suicidar-se de seguida, mas foi transportado com vida para o hospital.
Investigaçao Criminal

Buscas sobre concurso de transporte marítimo

Em causa estão "suspeitas da prática de crimes cometidos no exercício de funções públicas", nomeadamente "peculato e participação económica em negócio". As buscas decorreram na Madeira e em Lisboa.
Drogas

Apreendidas metralhadora e 48 doses de droga 

Foram apreendidos 23 quilogramas de haxixe, heroína para 1.560 doses individuais, vários pés de canábis, duas armas de fogo e outra elétrica, munições, carros e motociclos.
Noticiário

7h. Sporting. PSP tinha 3 cenários, nenhum acatado

Das três propostas feitas pelas autoridades, o Observador conseguiu apurar os detalhes de duas. A decisão final sobre os festejos acabou por ser tomada numa reunião, mas sem a presença da PSP.
Partido Chega

Chega quer polícia com câmaras de vídeo na lapela

8211
André Ventura recomenda ao Governo que "equipe os elementos das forças de segurança com câmaras de videovigilância nas fardas e nos carros-patrulha para que seja assegurada integridade dos factos".
Sporting

Sporting. MAI desvalorizou parecer da PSP

374
Antes de a Juve Leo ter convocado a “manifestação”, direção do Sporting já tinha reunido com Governo, autarquia, autoridades de saúde e com a PSP, que sugeriu 3 cenários de festa. Nenhum foi seguido.
Santuário de Fátima

Peregrinação a Fátima sem incidentes, diz GNR

127
Uma das preocupações da GNR "foi evitar os ajuntamentos de pessoas no exterior do recinto", o que se conseguiu com a colaboração dos peregrinos e "a grande coordenação com o santuário".
Sporting

Mails do sim à Juve Leo e parecer negativo da PSP

512
A PSP pediu à câmara de Lisboa para "recusar" a presença de um ecrã gigante no exterior do estádio de Alvalade, mas a autarquia disse não ter recebido o e-mail e a festa acabou mesmo por acontecer.
Crime

Cinco detidos por burlas a pessoas idosas 

Os suspeitos, com idades entre os 23 e os 57 anos, escolhiam as vítimas em estacionamentos de superfícies comerciais, geralmente condutores que aparentassem idade mais avançada.
Noticiário

10h. Sporting. Governo e DGS devem assumir erros

Antigo ministro considera que a Direção-Geral da Saúde tem de saber dizer "não" quando deve. Reconhecer o que falhou é melhor do que assistir ao que classifica de um "espectáculo" evitável.
Noticiário

7h. Sporting. Passa-culpas sobre os festejos

As versões sobre quem autorizou os festejos do título do Sporting divergem. Tanto PSP como autarquia garantem ter proposto planos alternativos, que não foram aceites. Em que ficamos?
Atualidade

Os vídeos da violência e as acusações de excessos

Pelas redes sociais circulam imagens que mostram bem a violência dos festejos do Sporting. Voaram garrafas contra a polícia. Resposta foram balas de borracha. Governo pediu inquérito à atuação da PSP.
Sporting campeão

O que falhou nos festejos do Sporting? /premium

O Sporting foi campeão 19 anos depois e os adeptos saíram à rua como se o país não estivesse em pandemia, muitos sem máscara e sem distanciamento físico. Mas quem são os culpados?
Coronavírus

Sindicato lamenta confrontos em Alvalade 

"Ficou mais uma vez evidente que alguns comportamentos sociais transformam a euforia e as festas em confronto com a polícia", disse o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia,
Resposta Pronta

Filho de Dias Ferreira com "marcas das bastonadas"

922
Antigo dirigente do Sporting fala numa carga policial desproporcionada nos festejos do título pelos adeptos sportinguistas. "De repente começaram à bastonada".
Explicador

Sporting. "Acreditamos muito na Nossa Senhora"

Observatório de Segurança e médicos de Saúde Pública criticam falta de planeamento e otimismo excessivo das autoridades portuguesas. Antigo dirigente do Sporting Dias Ferreira critica carga policial.
Noticiário

10h. Sporting. "PSP reagiu, não preveniu"

Observatório de Segurança critica falta de civismo e de planeamento nos festejos do título leonino. Médico de saúde pública Gustavo Tato Borges avisa para aumento de contágios.
Morte no SEF

Ihor. MP, viúva e inspetores recorrem da sentença

Ministério Público, viúva e inspetores do SEF vão recorrer da decisão no caso da morte do ucraniano no aeroporto. Procuradora considera que penas foram demasiado leves para os responsáveis pelo crime.
Noticiário

8h. Reações ao campeão: de Ronaldo aos políticos

19 anos depois, o clube leonino quebra o jejum. Noite que era para ser de festa acabou manchada por confrontos. Os sons da noite, a reportagem em Lisboa e em Coimbra e todas as reações.
Fátima

GNR usa aplicação para controlar 13 de maio 

O número de pessoas no Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de maio está limitado a 7500 pessoas e a GNR vai usar uma aplicação para controlar entradas e saídas.
Noticiário

7h. Sporting, o campeão manchado por confrontos

Primeiro ao intervalo, nas imediações do estádio de Alvalade, depois no Marquês de Pombal, a PSP atirou balas de borracha. Reportagem também em Coimbra. Ruben Amorim garante que não está de saída.
A página está a demorar muito tempo.