Língua
Instituto Camões

Meio milhão para ensino do português na Venezuela

O investimento vem do Camões — Instituto da Cooperação e da Língua. Na Venezuela é possível aprender português no currículo público, e a disciplina conta com cerca de 2.500 alunos.
Macau

Ensino do português em Macau a perder qualidade

João Pereira Coutinho é o único deputado português na Assembleia Legislativa de Macau e levantou questões relativamente à qualidade de ensino da língua em Macau. Macau já recorre a tradutores de fora.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo discursa perante Academia Francesa

O Presidente da República irá discursar esta tarde de quinta-feira perante os 35 membros da Academia Francesa, em Paris, "para destacar a riqueza" das línguas portuguesa e francesa.
Língua

Intérpretes de língua gestual não são suficientes

"Precisamos de investir na criação de postos de trabalho para este profissional nos diferentes contextos sociais de forma a proporcionar o total acesso à comunicação da pessoa surda", diz associação.
Novo Acordo Ortográfico

Acordo Ortográfico. Grupo termina sem consenso

408
No âmbito da CPLP, acordo ortográfico de 1990 está em vigor em Portugal, no Brasil, em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde, enquanto Timor-Leste e Guiné-Bissau apenas o ratificaram, sem implementar.
Cabo Verde

Cabo Verde defende importância do português

857
O ensino do português é "fundamental" para Cabo Verde. "Nós queremos ter recursos altamente qualificados e a língua portuguesa é a língua do conhecimento", disse o chefe da diplomacia cabo-verdiana.
Língua

Governo francês recua sobre ensino de português

O Governo francês recuou na medida de retirar completamente o português como prova para terminar o ensino secundário, criando um projeto-piloto na Guiana francesa e em Paris.
Língua

Professores de português encontram-se em Londres

A primeira conferência da Tropo, que será em Londres, pretende funcionar como um fórum para investigadores e professores de dez países apresentarem e discutirem trabalhos em linguística.
Lusofonia

João Miguel Tavares defende uso do crioulo

3068
O jornalista afirma que as dificuldades dos africanos em Portugal começam nas escolas portuguesas. Defende que é "responsabilidade histórica" oferecer a estes cidadãos "educação de qualidade".
Língua

Díli. 3 jovens vencem Prémio de Língua Portuguesa

602
Três jovens timorenses venceram a 6.ª edição destes prémios, concedidos pela Fundação Oriente, em Díli, com textos inspirados numa frase da obra do escritor timorense Luís Cardoso
Língua

Autor português vence prémio da UCCLA

145
O vencedor da 4ª edição do prémio literário da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, António Pedro Serrano de Sousa Correia vai ver o seu livro, com o nome "Praças", ser publicado.
Cabo Verde

Cabo Verde. Sarau celebra língua e cultura da CPLP

O espetáculo decorre na Escola Portuguesa de Cabo Verde e conta com dança, teatro, música, poesia e mostra de produtos tradicionais de países da CPLP. A iniciativa partiu do Centro Cultural Português.
Podemos

"Ele". Podemos critica o seu próprio cartaz

108
Pablo Iglesias, líder do Podemos, vai voltar de baixa de paternidade. Ou seja, "ele volta", como diz o partido num cartaz. Contudo, a utilização do pronome levou Iglesias a falar em machismo.
Língua

Cabo Verde quer crioulo como património nacional

Governo defende que definição de regras claras para escrita do crioulo em Cabo Verde permitiria a sua utilização no ensino e pede que língua materna seja classificada de património nacional.
António Costa

Cozinha aérea, teatro de refeições e "newspeak" /premium

Provavelmente, é preferível ter de estar a par das técnicas de venda do chef António Costa e aguentar a sua prodigiosa arte de cozinhar no ar. O “espaço de liberdade” não se ganha sem sacrifícios.
Língua

Será que falamos bom português?

734
A resposta é difícil e as correntes variadas. Antes de acusar o réu, convém que se estabeleça a lei: como é que se pode saber quem fala ou escreve bem se não sabemos o que é o bom português?
Relações Internacionais

Poder das línguas ibéricas é mote de novo projeto

1080
Os dois Institutos vão apresentar obras para mostrar o potencial e o poder do português e do espanhol, tanto na área da literatura como da economia, ciência e comunicação internacional.
Politicamente Correto

Os sem palavras /premium

1747
Nada é dito directamente: os trabalhadores são colaboradores e os deficientes pessoas portadoras de deficiência. Somos os perifrásticos. E o PSD enquanto "não esquerda" é a perífrase por excelência.
Animais

PETA quer acabar com "linguagem anti-animal"

6612
Organização que defende os direitos dos animais quer abolir expressões populares que contenham linguagem "anti-animal". E dá sugestões para a nova linguagem.
Cultura

Ano da China em Portugal terá grandes atividades

Macau vai realizar atividades integradas nas celebrações culturais e diplomáticas entre os dois países. O design, o cinema, a gastronomia, a literatura e a música são áreas nas quais se vai apostar.
Oxford

"Tóxico" é a palavra do ano

É oficial: a palavra do ano já foi escolhida. "Tóxico" foi a palavra eleita pelos dicionários britânicos Oxford. O anúncio foi feito pela conta oficial de Twitter esta quarta-feira.
Crónica

Até para a semana, se Deus quiser! /premium

2670
Encanta-me que toda e qualquer pessoa possa despedir-se dos outros com liberdade com um “até amanhã se Deus quiser”. Se isso for o que de melhor tem para lhes oferecer, quem sou eu para condenar?
Filosofia

O filósofo José Gil e o elogio ao inconsciente

117
Com um elogio ao inconsciente na formação do conhecimento, José Gil defende que é nesse inconsciente e no caos que ele provoca que podem estar as novas soluções para os antigos problemas atuais.
Angola

Academia de Letras contra Acordo Ortográfico

799
Em comunicado, a Academia diz que o Acordo em causa "não concorre para a unificação da grafia do idioma, não facilita a alfabetização e nem converge para a sua promoção e difusão" em Angola.
Língua

Contos em português para crianças em França

O projeto "Conto Contigo", que desde 2015 tem promovido sessões de leitura em português na região de Paris para crianças em idade pré-escolar, quer estender-se a mais cidades francesas.
Política

O retorno do mito no pensamento político /premium

A polícia da linguagem que por aí anda e não perde nunca a ocasião de apontar o dedo a presumíveis culpados aproxima-se, num arcaísmo, de um entendimento das palavras próximo do pensamento mítico.
História

Angola é nossa! /premium

310
Angola é nossa porque é da nossa língua, como nossa é também porque, na sua imensa maioria, é católica.
Moçambique

Moçambique. Há alunos que não sabem português

108
Cerca de 90% das crianças moçambicanas começam a frequentar as aulas sem saber falar a língua portuguesa, o que constitui um obstáculo para o processo de ensino e aprendizagem.
Crianças

Os 35 milhões de palavras que fazem a diferença

345
Crianças com maior nível socioeconómico ouvem 48 milhões de palavras, em média, enquanto as que vivem em famílias mais humildes ouvem apenas 13 milhões.
Comportamento

Sinais de fumo, telegramas e... “emojis”

Mantenhamos a comunicação escrita e os símbolos. E também os “emojis”. Tentemos apenas assegurar-nos que estes têm o mesmo significado para quem envia e para quem recebe.
Castelo Branco

Belmonte recebe Colóquio da Lusofonia

189
Belmonte vai receber o Colóquio da Lusofonia entre os dias 27 e 30. O programa integra várias sessões científicas, debates e conferências e contará com cerca de 50 convidados.
Crónica

Quatro grandes questões do nosso tempo

1055
Não sei se o sr. Costa tem azar com as limitações de quem lhe escreve os discursos, ou se ele escolhe deliberadamente burgessos. Sei que exaltar a língua enquanto a torturamos com zelo tem a sua piada
Lusofonia

Universidade brasileira abre curso de crioulo

495
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira abriu inscrições para um curso do crioulo da Guiné-Bissau, que será ministrado como uma extensão na universidade.
Instituto Nacional Estatística

UE. Aumenta número de portugueses a falar línguas 

288
70% dos portugueses afirma saber outra língua para além do português. Entre as línguas estrangeiras mais conhecidas pelos portugueses, destacam-se o inglês, o francês e o espanhol.
Língua Portuguesa

Língua portuguesa está a destacar-se na ciência 

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, considera que Portugal tem feito um percurso notável na "internacionalização da ciência" em língua portuguesa.
Língua

23 palavras portuguesas espalhadas pelo mundo

251
Zombie não é inglês, o fétiche não é coisa francesa e a tempura não é japonesa. Da língua portuguesa exportadas para o mundo, 23 palavras nossas que sobrevivem noutras línguas, do inglês ao japonês.
Língua

Língua com 2500 anos está prestes a desaparecer

314
Só seis pessoas em todo o mundo a sabem assobiar. São habitantes de uma pequena aldeia no canto sudeste da ilha grega de Evia que nem sequer aparece no Google Maps. A língua é conhecida por sfyria.
CPLP

Bienal de Jovens Criadores da CPLP é inaugurada

A VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa tem início esta segunda e conta com a participação de 250 pessoas e vários representantes de países membros
Língua Portuguesa

Universidade de Macau com 450 alunos de português

Mais de 450 participantes vão integrar o 31.º curso de verão de língua portuguesa da Universidade de Macau, anunciou a instituição.
Língua Portuguesa

Língua portuguesa muito procurada na Austrália

690
O número de interessados em aprender português na Austrália tem vindo a aumentar, somando atualmente 650 alunos no país, afirmou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Fenprof

Fenprof leva petição à Assembleia da República

A Fenprof vai entregar na Assembleia da República uma petição a pedir que os técnicos que ensinam Língua Gestual Portuguesa passem a ser legalmente professores. A petição recolheu 6 mil assinaturas.
Língua

Timor. Língua portuguesa é uma mais valia

1254
O reitor da universidade nacional timorense defendeu esta terça-feira a importância da língua portuguesa para a diferenciação, afirmação e identidade timorense.
Língua

Crónica de um desacordo anunciado

212
O hífen, os acentos e as consoantes mudas poderão voltar a ser o que eram. Pedro Vieira aplaude os regressos ortográficos e lembra que há outros acordos mais importantes na língua portuguesa.
Linguística

As três palavras portuguesas que ninguém traduz

10212
Um novo estudo decidiu tentar traduzir as palavras sem tradução e expõe as palavras que, em todo o mundo, não têm interpretação literal. Três dessas palavras são portuguesas - saiba quais são
Professores

Língua gestual. Professores pedem estatuto docente

Professores de língua gestual portuguesa de várias zonas do país exigiram o reconhecimento da sua função como docente e a criação de um grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa.
Guiné Equatorial

Guiné. Novo protocolo para formar funcionários

A Guiné Equatorial e Portugal vão renovar o protocolo para formação de funcionários em língua portuguesa, que passará a abranger médicos, professores e jornalistas, além de diplomatas.
Tecnologia

As palavras mais pesquisadas no Priberam em 2016

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa divulgou a lista das palavras mais procuradas em 2016. O ramo imobiliário esteve em destaque com a palavra mais pesquisada.
Língua

"Brexit" entra para o Dicionário da Oxford

Vários anos depois de ter surgido, "Brexit" entrou finalmente para o Dicionário da Oxford juntamente com outras 1.499 palavras. Uma delas graças a Beyoncé.
Linguística

Anunciadas as dez candidatas a Palavra do Ano

A votação para a Palavra do Ano arranca esta quinta-feira e dura até ao último segundo do ano. Entre as candidatas encontram-se "Brexit", "campeão", "geringonça" e "racismo".
Língua

Pós-verdade. A palavra do ano de Trump e do Brexit

A palavra do ano é escolhida pela instituição que edita o prestigiado Dicionário Oxford. A deste ano é usada para descrever as formas de política usadas no Brexit e na eleição de Trump.
Nações Unidas

ONU: português aprovado como língua oficial

1649
O Presidente da República anunciou que foi aprovada, na Cimeira da CPLP, a proposta do português ser a língua oficial da ONU. Marcelo refere ainda que esta sugestão foi do Presidente do Brasil.
António Costa

Macau é "uma enorme ponte virtual" do português

O primeiro-ministro, António Costa, comparou Macau "a uma enorme ponte virtual" que liga a China aos países de língua oficial portuguesa de vários continentes, conferindo-lhe uma dimensão de centralidade a vários níveis.
Língua

Encontro de poetas de língua portuguesa no Brasil

O terceiro Encontro de Poetas da Língua Portuguesa conta com poetas de vários países lusófonos, como anunciou a organização.
Ciência

Será que ser bilingue mantém o cérebro em forma?

699
A maioria das pessoas fala mais do que uma língua, o que indica que o cérebro pode ter evoluído de modo a funcionar em várias linguagens. Se assim for, o que perde quem fala apenas um idioma?
Língua

Oiça aqui. Como soava a primeira língua falada?

O proto-indo-europeu é considerado o idioma-mãe de todas as línguas indo-europeias. Não há registos escritos da mesma, mas graças a uma forma de cálculo estatístico inovadora já se sabe como soava.
França

Português: uma das línguas estrangeiras em França

15326
O ministro da Educação de Portugal disse ue o português passará, a partir do próximo ano letivo, a integrar os currículos do sistema escolar francês como língua estrangeira.
Língua

Conhece a origem da expressão canícula?

Significa dias quentes ou um período de calor intenso: muita gente o sabe. Mas poucos imaginam que a origem da expressão, vem dos tempos das civilizações grega e romana.
Crónica

Fóssil

Estranha coisa, a linguagem, que nos fossiliza em tenra idade: nos envelhece tão cedo. Tão frescos por fora, por dentro dinossauros.
Cultura

Portugal perdido na tradução? Palavras que usamos mal

2157
Uma praga de vocábulos invasores, maioritariamente de origem inglesa, está rapidamente a tomar o lugar de espécies endémicas, perante a costumeira passividade das autoridades lexicográficas.
Cultura

A insustentável leveza da Língua Portuguesa

416
Ora sendo a língua portuguesa a pátria de nós todos, como quis o desassossegado Soares, que dizer dos homens públicos de todos os quadrantes que a usam descuidadamente ou com ignorância?
História

A geografia que se esconde sob a língua

185
Os blue jeans são retintamente americanos? E Portugal é nome que se associe a fruta doce e sumarenta? A etimologia está cheia de equívocos geográficos e desvios inesperados.
Música

Ana Moura esgota Olympia

197
A fadista Ana Moura abre a digressão internacional do novo álbum, "Moura", na sexta-feira, no Olympia, em Paris, com a sala já esgotada, anunciou a sua promotora.
Costumes e Tradições

Camané estreia-se esta segunda-feira em Teerão

O fadista Camané estreia-se hoje na capital iraniana onde, no Fajr International Music Festival, apresenta o seu mais recente álbum, "Infinito presente", e revisita uma carreira de cerca de 35 anos.
Diplomacia

Cante alentejano estreia-se na capital espanhola

O cante alentejano faz-se ouvir hoje, pela primeira vez, em Madrid, com a atuação dos cantadores de Vila Nova de São Bento e d'Os Ganhões de Castro Verde, no Teatro do Círculo de Bellas Artes.
Língua

PSD e CDS querem promoção de português no Brasil

A criação da Escola Portuguesa de São Paulo e garantir a cooperação do instituto Camões na recuperação do Museu da Língua Portuguesa, parcialmente destruído por um incêndio, são propostas que serão discutidas no parlamento esta quinta-feira.
Relações

O que faz com que sinta um “click” com alguém?

No amor ou na amizade, o que nos faz sentir empatia com outra pessoa? Um livro editado nos Estados Unidos responde que há pelo menos uma coisa que pode controlar para conseguir ter "ligações mágicas".
Música

Camané atua no Irão e na África do Sul

O fadista Camané atua, em fevereiro, no Irão e na África do Sul, com um programa que contempla o seu mais recente álbum, "Infinito presente", e revisitará uma carreira de cerca de 35 anos.
Música

Katia Guerreiro na Grande Salle da Ópera de Lyon

A fadista Katia Guerreiro estreia-se hoje na Grande Salle da Ópera de Lyon, na região Rhône-Alpes, no leste de França, sendo a primeira portuguesa a subir a este palco, num concerto em nome próprio.
Costumes e Tradições

Lídia Jorge evoca o seu amigo Vergílio Ferreira

201
Lídia Jorge, que foi amiga de Vergílio Ferreira e diz que o escritor foi "decisivo" na sua carreira, defende que, no centenário do nascimento, se devia falar dele "do ponto de vista da alegria longa".
Ilustração

26 palavras de que precisa, mas não sabia

837
Para chamar nomes aquele colega que faz sempre perguntas idiotas ou para descrever a ansiedade antes de receber uma mensagem da pessoa amada. Novas palavras em inglês (mas traduzidas)
Mercado Discográfico

Marco Paulo celebra 50 anos de carreira

O cantor Marco Paulo celebra 50 anos de carreira com uma série de espetáculos, projeta gravar mais discos e promete continuar a cantar, enquanto se "sentir bem".
Música

Mísia apresenta o duplo CD "Para Amália"

A fadista Mísia apresenta o seu mais recente álbum, "Para Amália", editado em outubro último, na quinta e sexta-feira, no Teatro Stary, em Lublin, no leste da Polónia, a 170 quilómetros de Varsóvia.
Novo Acordo Ortográfico

Acordo ortográfico.MNE espera aplicação sem pressa

Portugal já adotou o Novo Acordo Ortográfico e o Brasil também, mas Angola não o autorizou. O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que espera "calmamente que esse processo se conclua".
Língua

A Palavra do Ano 2015 é "Refugiado"

"Refugiado" foi eleita a Palavra do Ano 2015, anunciou o grupo Porto Editora, que organiza a iniciativa desde 2009.
Língua Portuguesa

Acordo ortográfico. 215 milhões usam nova grafia

A aplicação do Acordo Ortográfico no Brasil eleva para 215 milhões os falantes de português a usar a nova grafia. Destes, cerca de de 200 milhões são brasileiros.
Língua

Crioulo português de Malaca em risco de extinção

O crioulo português de Malaca, na Malásia, luta por sobreviver e os seus falantes tentam preservar, através de aulas e contactos culturais, um idioma que só é falado em pleno por cerca de cem pessoas.
Costumes e Tradições

Lisboa: Teatro S. Luiz com quatro estreias em 2016

O Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, conta apresentar, no primeiro semestre de 2016 a estreia internacional de "Sobre o conceito do rosto do Filho de Deus", de Romeo Castellucci.
Língua

ExperimentaDesign encerra este domingo

A nona edição da Bienal ExperimentaDesign encerra este domingo, após mês e meio de uma programação centrada na individualidade. A edição de 2015 decorreu em três cidades portuguesas.
Porto Editora

Palavra do Ano: "refugiado" e "terrorismo" no top

Os vocábulos "refugiado", "terrorismo" e "acolhimento" lideram a votação para a Palavra do Ano 2015, que será conhecida no dia 4 de janeiro.
Língua

Obras de Júlio Pomar e Almada Negreiros em leilão

As telas "Maria da Fonte", de Júlio Pomar, e "Arlequim, Bailarina e Cavalo", de Almada Negreiros, vão ser leiloadas esta quarta-feira, com uma base de licitação de 150 mil euros.
Música

Lura e Mariza entre os dez melhores álbuns do ano 

Os álbum "Herança", de Lura, e "Mundo", de Mariza, estão entre os dez melhores do mundo, segundo a revista de música e entretenimento britânica Songlines.
Língua

Porque é que falamos à bebé?

163
Uns gostam, uns acham idiota e outros evitam, mas a verdade é que praticamente toda a gente fala ou já falou de forma infantil perante um bebé, um cão ou o parceiro. Mas de onde vem esta inclinação?
Língua

Museus com mais 6,2% de visitantes

O INE anunciou que os 392 museus do país receberam 11,7 milhões de visitantes em 2014, mais 6,2% face ao ano anterior, com 24,5 milhões de bens no seu acervo.
Marcas

Os piores nomes do mundo para uma marca? Estes

A língua inglesa é cada vez mais universal: mas há empresas cujo nome pode chocar os que dominam a língua. Fique a conhecê-las: algumas já tiveram de mudar de nome!
Diplomacia

Pouca ação na valorização da língua portuguesa 

O coordenador do congresso internacional "Língua Portuguesa: uma Língua de Futuro", Carlos Reis, afirmou em Coimbra que "falta vontade política" e ação por parte dos países e entidades responsáveis na difusão e valorização da língua.
Ciência

Descoberta área comum no cérebro sobre linguagem

3064
Foi identificado em Espanha um "princípio universal" da organização da língua no cérebro, onde se ativam áreas comuns ao decifrar a comunicação oral e escrita.
Língua

"Acolhimento" ou "terrorismo" palavras do ano?

"Acolhimento", "terrorismo" e "esquerda" estão entre as dez palavras que marcaram a atualidade de 2015, segundo fonte da Porto Editora, que organiza a iniciativa "palavra do ano".
Pessoas

Reflexões sobre a obra da pintora Paula Rego

Uma conferência internacional dedicada ao imaginário da pintora Paula Rego vai decorrer em Lisboa, na terça e na quarta-feira, e divulgará parte de um documentário que está a ser realizado pelo filho, Nick Willing.
Cultura

Mariza recebe em Barcelona o prémio Ondas Especial

468
Os prémios Ondas Especial são atribuídos pela Radio Barcelona, desde 1954. "Mariza é uma artista que revolucionou e fez evoluir o género [fado], tornando-o uma linguagem universal".
Cultura

ExperimentaDesign estende-se para além de Lisboa

A 9.ª edição da Bienal ExperimentaDesign decorre desde hoje nas cidades de Lisboa, Porto e Matosinhos, até 20 de dezembro, e apresentará quatro exposições, uma sobre o design na Àfrica lusófona.
Literatura

John Berger: exposição inaugura este domingo

A exposição faz parte do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST) e conta com leituras por parte do escritor britânico de 89 anos, além da exibição de filmes.
Literatura

Toda a ficção de Dylan Thomas num só volume

127
A Livros do Brasil anunciou hoje a publicação, na quinta-feira, de "Retrato do artista quando jovem cão e outras histórias", do escritor Dylan Thomas, nascido há exatamente 101 anos, no País de Gales.
Literatura

"Minha mulher, a Solidão", ou Pessoa e as mulheres

957
A obra "Minha mulher, a Solidão - Conselhos a Casadas, Malcasadas e algumas Solteiras", de Fernando Pessoa, que reúne textos do poeta e dos seus heterónimos sobre as mulheres, apresentada em Lisboa.
Cinema

"John From" de João Nicolau em festival francês

A segunda longa-metragem do realizador João Nicolau, "John From", foi selecionada para a competição internacional do Festival de Cinema Entrevues Belfort, em França.
Música

José Cid antecipa próximo álbum 

O músico José Cid apresenta o seu mais recente álbum, "Menino prodígio", que passa em revista os êxitos de uma carreira de 50 anos, e antecipa temas do próximo CD, nos concertos no Porto, este mês, e em Lisboa, em dezembro.
Cultura

A vida nos países mais multilingues do mundo

Nestas cidades falam-se centenas de línguas, mas toda a gente se entende. Entre o inglês e as línguas nativas, esta é a vida de quem mora nos países mais multilingues do mundo.
Literatura

Direitos de autores portugueses negociados

Hélia Correia, distinguida este ano com o Prémio Camões, é uma das escritoras cujos direitos de publicação vão ser negociados na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, o maior encontro anual do mercado editorial.
Cultura

Vencedor do Prémio literário LeYa é conhecido hoje

O vencedor do prémio LeYa 2015 é conhecido esta terça-feira. O vencedor do ano passado foi "O meu irmão", de Afonso Reis Cabral, colunista do Observador.
Costumes e Tradições

Livro de Alberto Manguel apresentado hoje

204
O livro "Uma história da curiosidade", de Alberto Manguel, é apresentado pelo jornalista Carlos Vaz Marques, esta terça-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Literatura

José Luís Peixoto à descoberta de novos escritores

296
O autor português descobriu, nos cursos e oficinas de escrita que tem desenvolvido em Moçambique, potencial para novos talentos no país, embora limitados nas condições para publicar as suas obras.
Língua

Dia Europeu da Língua na defesa do multilinguismo

O Dia Europeu da Língua, que é celebrado este sábado, permite relembrar a importância da defesa e da promoção do multilinguismo no espaço europeu e no mundo.
Eurostat

Portugueses são os que menos línguas aprendem

A taxa de alunos do ensino básico que aprendiam uma segunda língua em Portugal fixou-se, naquele ano, em 35,2%, muito abaixo da média de 81,7%. Este ano, o Inglês já se tornou obrigatório no 3.º ano.
Literatura

"Mulheres de Cinza" de Mia Couto a 17 de outubro

O novo romance de Mia Couto, "Mulheres de Cinza", primeiro livro de uma trilogia dedicada aos últimos dias do Estado de Gaza, em Moçambique, dirigido por um africano conhecido por Gungunhane, vai ser lançado a 17 de outubro.
Manifestações

Cidadãos contra Acordo Ortográfico manifestam-se

Um grupo de cidadãos vai concentrar-se este sábado junto à Assembleia da República para protestar contra o Acordo Ortográfico. O objetivo é promover um referendo sobre o novo acordo.
China

Como as grandes marcas se chamam na China

As empresas internacionais, para terem sucesso na China, têm de escolher bem o nome com que se apresentam em mandarim. O desafio é difícil: mas faz toda a diferença.
Mundo

MacGyver. A arte do desenrascanço está no dicionário inglês

292
Eu macgyvero, tu macgyveras, ele macgyvera e agora os ingleses também macgyveram. "MacGyver" é agora um verbo num dicionário de Oxford. E, em bom português, significa "desenrascar".
Linguística

Jovens mudam a língua. Bueda nice ou ganda fail?

740
Pode parecer que fazem um mau uso da língua mas, na verdade, os jovens sabem muito bem o que estão a fazer quando usam expressões novas, inventam palavras ou as cortam pela metade.
Teatro

Orçamento de 861.750 euros para o D. Maria II

O Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, afirma em comunicado que o orçamento para este ano é de 861.750 euros, tendo havido um reforço de 163.142 euros.
Língua

O "LOL" passou de moda. Os sorrisos são outros

209
Um estudo realizado pelo Facebook mostra que o "LOL", acrónimo para "laughing out loud", já não é tão popular quanto costumava ser. Os utilizadores agora preferem os "ahah" e os "eheh".
Educação

Português no estrangeiro. Mais alunos, menos horários

A rede de Ensino de Português no Estrangeiro terá uma diminuição de três horários/professores, passando de 317para 314, mas abrangerá mais alunos, passando de 43.003 para 44.196.
Música

Novo álbum de Mariza "Mundo" sai a 9 de outubro

333
O novo álbum de Mariza, "Mundo", é produzido por Javier Limón, que já produzira o álbum "Terra", de 2008, e inclui temas de Jorge Fernando, Paulo Abreu Lima, Tiago Machado e Rui Veloso.
Linguística

Palavras que mudaram de significado com os tempos

363
O penso que se comia, os carregadores que eram homens e as piscinas que eram construídas para os peixes. Muitas palavras já não são o que eram. Porquê?
Exames Nacionais

9.º ano. Matemática volta a ter média negativa

258
A média das notas nas provas finais de 9.º ano a Matemática voltaram a terreno negativo (48%). Já a Português a média subiu três pontos, para os 58%. Ministério fala em "dificuldades significativas".
Língua

"Talvez tenhamos errado no acordo ortográfico"

664
O ministro da Cultura do Brasil admitiu, esta terça-feira, que o acordo "podia ter sido feito com mais harmonização" das diferenças.
Língua

A palavra "bastante"

Há adjectivos que se tornou muito frequente ouvir apenas acompanhados de um tom de vergonha. É o caso dos adjectivos que exprimem admiração ou repulsa.
Música

Hoje é dia da 14.ª Grande Gala do Fado/Carlos Zel

Maria da Fé, João Ferreira-Rosa, Ricardo Ribeiro e Camané são alguns dos nomes que atuam hoje, quarta-feira, na Grande Gala do Fado - Carlos Zel, no Casino Estoril.
Pais e Filhos

Aos dois anos, a carne já não pode ser "chicha"

14215
Cada criança tem o seu ritmo, mas o normal é as primeiras palavras surgirem por volta dos 12 meses. Os pais devem estimular o desenvolvimento e falar corretamente com os filhos desde muito cedo.
Música

Filipa Cardoso e Ricardo Ribeiro em Luanda

Os fadistas Filipa Cardoso e Ricardo Ribeiro estreiam-se quarta-feira, em Luanda, no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Manifestações

Trabalhadores da cultura exigem mais dinheiro

Cerca de 300 trabalhadores ligados a vários setores culturais, da arqueologia ao circo, desfilaram em Lisboa exigindo a dotação de 1% do PIB para a Cultura.
CPLP

Conferência em Lisboa discute papel de Timor-Leste

278
A língua e o papel estratégico de Timor-Leste na sua região e na CPLP são os temas centrais de uma conferência luso-timorense que decorre na próxima semana em Lisboa.
Media

Kumun Tadi vence festival Olhares do Mediterrâneo

"Kumun Tadi" (Seaburners), da turca Melisa Önel, venceu o prémio de melhor longa-metragem do festival Olhares do Mediterrâneo - Cinema no Feminino, que decorreu no âmbito das Festas de Lisboa.
França

Lusodescendentes satisfeitos com nova lei

A possibilidade dos netos de portugueses nascidos no estrangeiro poderem pedir a nacionalidade portuguesa originária é recebida de forma positiva em França, de acordo com alguns testemunhos recolhidos pela Lusa.
Literatura

Alegre recebeu medalha de ouro de Coimbra

948
O presidente da câmara descreveu Manuel Alegre como um "excelentíssimo poeta da liberdade". Em agradecimento à honra, Alegre deixou à cidade o manuscrito de "Trova do Vento que Passa".
Filosofia

A grande regressão

A linguagem é sem dúvida um dos meios mais eficazes para nos fazer sair para fora da realidade e de fingir que ela não existe. A forma como o Syriza o está a fazer é deprimente.
Exposições

750 anos do nascimento de Dante no Colombo

1214
Os 750 anos do nascimento do escritor Dante Alighieri, autor de "A Divina Comédia", são celebrados em Lisboa com uma exposição, na segunda quinzena de junho.
Costumes e Tradições

Mário Lúcio Sousa vence Prémio Miguel Torga

2216
O escritor e ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, é o vencedor da edição deste ano do Prémio Literário Miguel Torga.
Língua

Conferências do Estoril nos países lusófonos

161
As Conferências do Estoril vão iniciar-se nos países lusófonos para aproveitar o "património riquíssimo que é a língua comum"- A ideia é organizar conferências e explorar "as dinâmicas" que surgirem.
Literatura

Umberto Eco questiona jornalismo e internet

O novo livro do filósofo italiano Umberto Eco, "Número zero", coloca questões sobre jornalismo e as novas plataformas digitais, escolhendo como cenário narrativo a redação de um jornal diário.
Língua

O quê? Ainda andas a montar a cabra?

273
Do Japão a Cuba, passando pela República Checa e a Alemanha. Fique a conhecer algumas das melhores (e mais estranhas) expressões idiomáticas do mundo.
Poesia

Herberto Helder: "Poemas canhotos" hoje à venda

“Poemas canhotos”, o derradeiro livro de originais de Herberto Helder, chega hoje às livrarias, anunciou a Porto Editora, que chancela a obra.
Poesia

Obra Poética de Sophia publicada hoje com inéditos

3609
Uma nova Obra Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, que inclui “uma parte com vários poemas inéditos”, é publicada hoje, segundo a editora Assírio & Alvim.
Literatura

Gonçalo M. Tavares finalista do Jean-Monnet

"Um homem Klaus Klump e A máquina de Joseph Walser" foi editado em França, no ano passado, pela Viviane Hamy, e em Portugal, em 2008, pela Caminho.
Língua

Quatro gráficos para entender como o mundo fala

Existem 7,2 mil milhões de pessoas e mais de sete mil línguas nativas. Mas como é que estas estão distribuídas? E qual é a língua mais falada?
Língua

Adriano Moreira defende língua portuguesa

479
O professor universitário Adriano Moreira defendeu que a língua portuguesa "não é matéria para lidar com tratados" e "imposições".
Arte

António Chainho celebra 50 anos de carreira no CCB

Sara Tavares, Ana Bacalhau, Hélder Moutinho, Paulo de Carvalho, Paulo Flores, Pedro Abrunhosa e Tiago Oliveira participam hoje no espetáculo de celebração dos 50 anos de carreira de António Chainho.
Língua

Texto institucional ibérico também "fala" mirandês

O mirandês é agora um dos quatro idiomas oficiais escolhidos para redigir a constituição da Associação de Desenvolvimento Astúrias Portugal.
História

120 anos de António Ferro assinalados em Lisboa

A Fundação António Quadros vai realizar um conjunto de ações com o objetivo de “homenagear, divulgar e contribuir para o estudo do pensamento, da vida e da obra de António Ferro”, nascido há 120 anos.
Língua

Forever young

554
Não há dia sem que o discurso dos eternos jovens nos perturbe. Os 30 são os novos 20, os 40 os novos 30, os 50 os novos 40. Só a minha avó não tem o privilégio de os 100 serem os novos 90.
Fado

Documentário de Carlos do Carmo estreia 9 de abril

"Carlos do Carmo: Um homem no mundo", realizado por Ivan Dias, estreia nas salas de cinema no dia a 9 de abril.
Língua

Pronome de género sexual "neutro" na Suécia

141
O dicionário da Academia Sueca (SAOL) vai incluir na sua versão actualizada o pronome "hen", que se distingue por ter género sexual neutro, diz o The Guardian.
Universidades

Universidade de Coimbra quer atrair chineses

Universidade de Coimbra quer atrair mais estudantes chineses, tentando aproveitar o crescente interesse pelo português na China e o aumento das suas relações económicas com os países lusófonos.
Politicamente Correto

Saudades do tempo em que éramos livres e não sabía

1138
Também a mim me apetece dizer que tenho saudades do tempo em que acreditámos que combater aquilo com que não concordávamos era apenas isso: combater aquilo com que não concordávamos.
Literatura

Tributo a José Saramago em Washington

534
Um "Tributo a José Saramago" realiza-se no Family Theater, em Washington, no âmbito da mostra cultural "Iberian Suite: Arts Remix Across Continents" que decorre no Kennedy Center.
Língua

Margens da língua portuguesa em debate em Paris

1449
O objetivo é pensar "como é que mundo lusófono pode ser um espaço de abertura e de exemplo de trocas culturais", disse à Lusa um dos membros do comité científico do colóquio.
Obituário

Morreu um dos maiores investigadores do mirandês

270
Amadeu Ferreira, considerado um dos maiores escritores e instigadores do mirandês, morreu este domingo, em Lisboa. Tinha 64 anos.
Cultura

Fernando Echevarría vence prémio literário

187
O poeta Fernando Echevarría venceu o prémio literário Casino da Póvoa com a obra "Categorias e outras paisagens", editada pela Afrontamento.
Literatura

Correntes d'Escritas quer dar "nova vida" à Póvoa

O encontro de escritores de expressão ibérica Correntes d'Escritas tem hoje início, numa 16.ª edição que fica marcada pela "nova dinâmica e vida cultural" dada ao centro da Póvoa de Varzim.
Mercado Livreiro

Romance de Chico Buarque na Casa dos Bicos

342
O romance “O irmão alemão”, de Chico Buarque, que inaugura a chancela Companhia das Letras, em Portugal, é apresentado esta quinta-feira, às 21h30, na Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos.
Media

Amadeo de Souza Cardoso no Grand Palais

3666
O Grand Palais, em Paris, vai expor a retrospetiva da obra de Amadeo de Souza-Cardoso, de 30 de março a 11 de julho de 2016, no âmbito do programa dos 50 anos da Fundação Gulbenkian de Paris.
Música

Gisela João vai cantar a vida nos Coliseus

A fadista Gisela João atua sexta-feira no Coliseu do Porto e, no dia 31, no de Lisboa, para um "convidado especial", o público, ao qual irá cantar a sua vida.
País

Favor aprender a língua

Vá, Portugal, vocês podem ajudar esses britânicos que não falam a língua (ou fazê-los sofrer, se quiserem) deixando de lhes facilitar a vida. Ajudem os turistas, claro, mas os residentes?
Música

Camané vai atuar no México

Fadista Camané, a preparar um novo álbum, atua pela primeira vez no México, este fim de semana, no âmbito do Mérida Fest, na cidade de Mérida, no sul do México.
Comida

Receitas "de Eça" voltam em livro

533
Voltou a ser editado o livro "Comer e beber com Eça de Queiroz" de Maria de Lourdes Modesto. O livro apresenta as receitas dos pratos que Eça fala nos seus livros.
Educação

China premeia professores radicados em Portugal

A China premiou um casal de professores chineses da Universidade de Aveiro pelo seu papel na divulgação da cultura chinesa, na primeira distinção do género dada a personalidades ligadas a Portugal.
Leilões

Kant ou Marx? Primeiras edições vão a leilão

Um exemplar da primeira edição original da “Crítica do Juízo” (“Critik der Urtheilskraft”), do filósofo alemão Immanuel Kant, publicada em 1790, vai à praça, em Lisboa, esta quinta-feira.
Música

Camané vai atuar em Moscovo

1031
Cadista Camané, por três vezes distinguido com o Prémio Amália, estreia-se na terça-feira na Rússia, subindo ao palco da sala Svetlanov, em Moscovo.
Teatro

"Amor e Informação" estreia no Teatro Aberto

A peça "Amor e Informação", da dramaturga britânica Caryl Churchill, com Irene Cruz, Ana Guiomar e Paulo Oom, entre outros, estreia no Teatro Aberto, Lisboa, com encenação de João Lourenço.
Literatura

30 volumes depois, Padre António Vieira completo

A conclusão da Obra Completa do Padre António Vieira, num total de 30 volumes, é hoje celebrada em Lisboa. Foi um "sucesso editorial”, disse à Lusa a editora Guilhermina Gomes, do Círculo de Leitores.
Música

Fadista Maria Amélia Proença homenageada em Lisboa

A homenagem decorre esta quarta-feira no âmbito das celebrações do terceiro aniversário da proclamação do Fado como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
Música

Os Resistência regressam com o álbum "Horizonte" 

O CD "Horizonte", que marca o regresso dos Resistência aos estúdios de gravação, após 22 anos de ausência, chega hoje ao mercado, com onze canções resgatadas ao repertório de outros grupos.
A página está a demorar muito tempo.