A Ponte de Rialto, um dos símbolos de Veneza, vai ser totalmente reabilitada ao longo de 18 meses. Esta é a maior intervenção na ponte durante os seus 424 anos de existência. O processo teve início em 2011 quando duas das 140 colunas do corrimão do edifício colapsaram, escreve o El País. A ponte, contudo, está segura e não corre o risco de desabamento.

As últimas intervenções na ponte aconteceram no final do século XIX, altura em que foi parcialmente restaurada, e em 1970, quando foi submetida a uma reabilitação apenas na parte superior.

Desta vez, a necessidade de novas obras foi visível no verão de 2011. Foi nessa altura que duas colunas das 140 que constituíam o corrimão da ponte colapsaram. Após este episódio, em 2013, a Câmara Municipal de Veneza levou a cabo uma operação para diagnosticar o “estado de saúde” da ponte mais antiga da cidade. A análise foi feita tanto na superfície como na parte da estrutura que se encontra debaixo de água.

O diagnóstico de 2013 analisou pela primeira vez a estabilidade da ponte: durante 24 horas, um computador mediu e registou a sua estabilidade durante o período de um ano. Concluído o estudo, os analistas verificaram que a ponte não corria risco de desabamento.

Apesar de estar relativamente estável, a Ponte de Rialto afundou cerca de 25 centímetros em 400 anos de existência nomeadamente no lado do edifício ligado ao Palácio de Camerlinghi, um edifício renascentista localizado sobre o Grand Canal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR