Se vive em Lisboa ou arredores e foi daquelas pessoas que ficou com inveja dos portuenses que se vão divertir a descer num escorrega insuflável cheio de água, nada tema: a capital também vai ter direito a escorregadelas molhadas. Vai ser no dia 20 de junho, não muito longe do Estádio da Luz, num evento que resulta de uma parceria entre a empresa promotora e a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
Todos os detalhes do Urban Splash – assim se chama o evento – foram divulgados esta quarta-feira, mas o Observador sabia já que o protocolo assinado entre a empresa e a junta prevê a instalação do escorrega de 500 metros na Rua Major Neutel de Abreu, entre o colégio marista e a Estrada de Benfica, e pode ainda ter um dia extra, 21 de junho. Na página oficial de Facebook, o Urban Splash já tem mais de 4.500 gostos e 14 mil pessoas disseram que querem ir dar umas descidas.
Escorregar vai ter preços variáveis. Dos quatro packs disponíveis, o mais barato, que inclui duas descidas, balões e uma pistola de água, custará 12,5 euros, enquanto o mais caro, que inclui descidas ilimitadas e diversos brindes, terá um preço de 50 euros. Para assegurar os comes e bebes, a empresa vai recorrer a rulotes e quiosques da zona.
O Urban Splash é uma iniciativa da Megafinalistas, uma empresa ligada ao grupo turístico Geostar (ligado, por sua vez, à Sonae) especializada em viagens de finalistas a Andorra, Barcelona, Londres e Zambujeira do Mar, entre outros. A Megafinalistas já foi responsável pela instalação de um escorrega semelhante em Salou (perto de Barcelona) e foi com base nessa experiência que convenceu a junta de freguesia a dar apoio ao evento.
Para já, o Urban Splash é o primeiro escorrega aquático confirmado para Lisboa este verão. Uma outra empresa, City Water Slide, responsável por levar o escorrega ao Porto a 4 e 5 de julho, está igualmente interessada em fazer um evento semelhante na capital, mas até agora este ainda não está confirmado. Tal como o Observador noticiou em março, a Câmara Municipal de Lisboa ainda não licenciou nada para aquela entidade e o vereador Duarte Cordeiro considerou ser “abusivo” falar na existência desse escorrega nas redes sociais.
À semelhança do City Water Slide, que quer levar o escorrega ao Algarve e à Figueira da Foz, também o Urban Splash ambiciona expandir-se para Cascais, Aveiro, Oeiras e Algarve, mas nenhum destes eventos está para já confirmado.