437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Comentário Político

Comentário Político

Ana Gomes: "António Costa não tem desculpas" 

A comentadora e antiga candidata presidencial considera que António Costa tem de ser consequente e tomar medidas concretas quando diz que quer acabar com os níveis de pobreza “intoleráveis”.
Guerra na Ucrânia

Setúbal. "É quase espionagem de guerra"

Antigo líder social-democrata não sabe se o que aconteceu com os refugiados ucranianos foi "má-fé ou desleixo", mas considera que não se pode "desvalorizar" o caso. Marques Mendes elogia Guterres.
Novo Governo

"PM queria Mariana Vieira da Silva a suceder-lhe"

O comentador acredita que António Costa pode estar tentando para sair para a Europa em 2024 e que desenhou Governo a pensar nisso mesmo. Cravinho, diz Marques Mendes, será um "meio ministro".
Guerra na Ucrânia

Marques Mendes: "PCP tem posição inacreditável"

O antigo líder social-democrata condenou a posição dos comunistas em relação à agressão russa contra a Ucrânia. "Está a dar cobertura política a um regime corrupto", censurou Luís Marques Mendes.
Legislativas 2022

"Está tudo em aberto e ninguém pode facilitar"

O comentador e antigo presidente do PSD acredita que o frente a frente entre Costa e Rio será muito importante na definição do vencedor das próximas eleições. Duelo PS-BE também pode ser determinante.
Comentário Político

Mendes: Nomeação de Gouveia e Melo é "censurável"

Comentador político anuncia que empréstimo de 360 milhões de euros à TAP será contratado com um sindicato bancário nacional e diz que Pedro Nuno Santos marcou pontos para sucessão a Costa.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes acusa Governo de "grande encenação"

Comentador e ex-líder do PSD diz que pode haver reforço dos autotestes na altura do Natal, mas nunca confinamentos. Sobre Operação Miríade, critica "mentiras" e "desculpas" do ministro.
CDS-PP

Portas fica no CDS mas deixa avisos

Antigo líder do CDS avisa que um partido pequeno não se deve dividir e que os adversários não devem ser afastados. E fará "tudo o que puder" para não sair.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: 3ª dose começa este mês

Comentador e ex-líder do PSD garantiu na SIC que terceira dose será dada entre outubro e dezembro. Considerou que os juízes falharam no caso Rendeiro e que o Governo está num fim de ciclo sem retorno.
Autárquicas 2021

"Moedas desperdiçou uma oportunidadade"

O comentador e antigo líder social-democrata acredita que Carlos Moedas não conseguiu "ganhar claramente o debate" e que perdeu a hipótese de encostar Fernando Medina às cordas.
Comentário Político

"Governo Sombra" muda de nome e sai da TSF

O "Governo Sombra" deixará de ser emitido pela TSF, onde começou há 13 anos, e regressa sexta-feira com um novo nome e transmissão apenas na SIC Notícias e podcast do Expresso.
Comentário Político

"Podemos ter crise de refugiados à nossa porta"

O antigo vice primeiro-ministro entende que a Europa vai enfrentar dentro de semanas uma crise de refugiados afegãos que vai testar a estabilidade do continente. Portas aponta ainda o dedo Trump.
Comentário Político

Marques Mendes: "Costa não é um político corajoso"

O comentador e antigo líder do PSD acredita que António Costa está a adiar a remodelação governamental por ter receito do impacto político de certos ministros, "arrogância" e ausência de oposição.
Governo

Mendes: Cabrita é o "grande abcesso" do Governo

Marques Mendes diz que foi o facto de não remodelar Cabrita que contribuiu para a queda de popularidade de Costa. Diz ainda que o Governo "ganhou juridicamente" com o chumbo dos apoios sociais no TC.
Comentário Político

Ana Gomes pede respostas a António Costa

A embaixadora e antiga eurodeputada espera que o primeiro-ministro dê explicações, uma vez que era presidente da Câmara de Lisboa quando o protocolo para manifestações começou a ser seguido, em 2011.
Comentário Político

Marques Mendes critica silêncio de António Costa

Marques Mendes considera "gravíssimo" o que aconteceu em Lisboa, fala em "desonestidade intelectual" e critica Medina. Mas não esquece o silêncio comprometedor de António Costa sobre o caso.
Comentário Político

Portas: "Mudou o vento da campanha em Lisboa"

Antigo vice-primeiro-ministro acredita que o que aconteceu com os ativistas anti-Putin revela "sérias deficiências de gestão dentro da Câmara de Lisboa" e vai trazer dificuldades a Fernando Medina.
Comentário Político

Marques Mendes: "O Estado português mentiu à UE"

O comentador e antigo líder do PSD considera que a ministra da Justiça esteve mal e que tem de dar explicações no caso que envolve o procurador José Guerra e o currículo adulterado.
Comentário Político

"Cabrita não tem condições para continuar"

O comentador e antigo líder do PSD diz que Eduardo Cabrita tem de se demitir e responsabiliza António Costa de ser cúmplice de "toda a aberração". Dossiê TAP em análise: Pedro Nuno Santos devia sair.
Coronavírus

Governo revela "desnorte" e "falta de liderança"

O antigo líder do PSD critica gestão de António Costa na resposta à segunda vaga da pandemia e diz que Governo revela "desnorte" e "falta de liderança". Medidas "drásticas" podiam ter sido evitadas.
Comentário

“Foi tentativa de recomeçar o namoro à esquerda"

O Publisher do Observador, José Manuel Fernandes, analisa a primeira ronda de intervenções no debate do Estado da Nação. Uma primeira ronda marcada por um pedido de namoro e pela questão energética.
Luís Marques Mendes

DGS deve "informar", não causar "pânico e medo"

Luís Marques Mendes diz que Graça Freitas tem feito "globalmente um bom trabalho" mas foi "precipitada" em falar do cenário de um milhão de infetados. Causou "pânico e medo", critica o comentador.
Comentário Político

Marques Mendes defende referendo à eutanásia

O comentador lembra que sempre defendeu o referendo, mesmo antes de haver projetos de lei sobre o tema. Fala também do coronavírus e da necessidade de mudar a Constituição para obrigar a quarentena.
Luís Marques Mendes

Mendes lança Medina como sucessor de Centeno

Comentador político dá como certa a saída de Mário Centeno do Governo -- "já em 2020 ou em 2021". E avança rumor de que Fernando Medina pode vir a ser o sucessor (com vista à sucessão de Costa).
Comentário Político

"O secretário de Estado devia demitir-se"

No comentário semanal da SIC, o político fala da polémica das golas inflamáveis, de incompatibilidades e da greve dos camionistas. Marques Mendes diz que a lei é um exagero, mas é para cumprir.
Política

Júdice sobre a direita: "São atrasados mentais"

No seu espaço de comentário na Sic-Notícias, José Miguel Júdice acusou a direita de serem "atrasados mentais" em matéria de combate político. Foi também duro com Rui Rio e da "estupidez política".
Comentário

Os novos donos disto tudo vieram com a família

Sempre houve nepotismo em Portugal, mas não com este descaramento. Quem não conhece o mundo fora do Estado não conhece o mundo em que vive a maioria dos portugueses. Opinião de José Manuel Fernandes.
Comentário Político

"Quadratura do Círculo" vai passar para a TVI24

O histórico programa de comentário político, que é emitido esta semana na SIC Notícias pela última vez, vai mudar-se para a TVI24. Mantém-se o painel e o horário.
Comentário Político

A indisposição conservadora

O conservadorismo não é apenas uma disposição, e o conservador não é um bem-disposto. O conservador só é eficaz se souber o que quer preservar.
Televisão

Manuela Moura Guedes: "Nome de CR está manchado"

Na estreia no novo espaço de comentário na SIC, Manuela Moura Guedes falou sobre o caso de violação de Ronaldo, o resultado das presidenciais no Brasil e ainda defendeu a demissão de Azeredo Lopes.
Comentário Político

Marques Mendes: “PSD parece muleta do Governo”

Há acordo PS/PSD nos fundos estruturais, na descentralização e até em em matéria laboral. Mas a crítica a Rui Rio, diz o comentador, deve apontar à falta de ideias próprias do líder do PSD.
Luís Marques Mendes

Mendes: Costa anda "nervoso" com caso Sócrates

O comentador afirma que primeiro-ministro não sobreviveria a nova tragédia com incêndios e diz que Marcelo quis colocar pressão no Governo. Mendes diz ainda que Costa está "nervoso" com caso Sócrates.
Luís Marques Mendes

Caso Pinho. "Há um pacto de silêncio dos partidos"

Comentador critica silêncio dos partidos sobre caso Manuel Pinho, que é grave porque "estamos a falar de política e ética". E critica "cambalhotas" do BE, CDS e PSD no Programa de Estabilidade.
Luís Marques Mendes

Eleição antecipada no PSD? "Tonterias, tonterias"

Fazer cair Rui Rio é um "disparate", avisa Marques Mendes na SIC num comentário a pedir que a Santa Casa divulgue o relatório de avaliação do Montepio. E mandou mais um recado a Sócrates.
Comentário Político

Análise. Abriu a época da guerra à direita

Assunção Cristas declarou que, numa maioria à direita, quer ser ela a mandar no PSD. Se isto não é guerra é o quê? Competição atrás de uma ilusão? É uma forma de ocupar o espaço vazio. Por Vìtor Matos
Comentário

"O que o CDS quer é ganhar a competição com o PSD"

O que fica para a história desde congresso é o desafio de Cristas e do pequeno CDS ao grande PSD. O comentário final de balanço de Vítor Matos e Miguel Santos Carrapatoso
Comentário

"Qual é o problema de Assunção Cristas?"

"Anda a dizer que quer ser primeira-ministra. O problema é que está a elevar demasiado as expectativas". Vítor Matos e Miguel Santos Carrapatoso na análise ao discurso da presidente do CDS
PSD

Marques Mendes: "Rio fez uma provocação mesquinha"

O comentador fez uma apreciação muito crítica da primeira semana de Rui Rio como líder. Acha que foi "mesquinho" por não ter chamado Hugo Soares à CPN. Classificou episódio Negrão como "gravíssimo".
Comentário Político

Análise. É assim que Rio recupera 700 mil votos?

Hoje é o momento zero do novo ciclo. Rio abriu as portas ao PS, mas não uniu o partido. Percebe-se o que acaba, mas não o que começa. O PSD recentrou-se, mas isso chega? A leitura de Vítor Matos.
Crónica

Crónica. O duplo erro de Costa no caso da PGR

Ao erro de dizer que concorda com a ministra, Costa somou o erro de desautorizar van Dunem. Os seus argumentos tornaram-se contraditórios. Primeiro debate do ano começou mal. Por Vítor Matos
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.