771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Comentário Político

Explicador

Não há diversidade na escolha de comentadores?

Para Susana Rogeiro Nina, há falta de diversidade na escola de comentadores políticos nas televisões. Gustavo Cardoso refere que é preciso mais transparência a divulgar o percurso dos comentadores.
Luís Marques Mendes

Mendes pede transparência ao Governo sobre TGV

Comentador e conselheiro de Estado considera que falta de explicações em matérias como os CTT e a linha de alta velocidade "é um padrão de atuação que não é aceitável, é lamentável e condenável".
PSD/CDS

Mendes: AD garante 2 a 4 deputados ao CDS

Antigo líder do PSD diz que coligação é boa para os dois partidos e aponta três independentes que podem integrar as listas. Diz que Nuno Rebelo de Sousa abusou do nome do pai.
Crise Política

Mendes: eleições em final de fevereiro ou março

Antigo líder do PSD e conselheiro de Estado acredita que o Presidente vai convocar eleições antecipadas, mas vai dar tempo ao PS para arrumar casa. Legislativas podem acontecer até ao início de março.
Comentário

Feijóo vence Sánchez no debate: "Foi arrasador"

Para o politólogo Jorge Fernandes, não há dúvida sobre quem ganhou o debate entre os principais candidatos a primeiro-ministro em Espanha: "Sánchez ainda deve estar a tentar perceber o que aconteceu".
Noticiário

As notícias das 18h

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
Comentário Político

"Costa e PS estão preocupados com as sondagens"

O comentador e antigo líder do PSD acredita que o Governo está a tentar recuperar iniciativa política, abandonou discurso "arrogante" e "sobranceiro" e que está mais empenhado no combate a Montenegro
Comentário Político

Marques Mendes: "PCP caminha para a irrelevância"

Antigo líder social-democrata entende que, apesar da saída de Jerónimo, o PCP não vai mudar uma vírgula na sua estratégia. Noutra frente, Marques Mendes critica a falta de explicações de Miguel Alves.
Comentário Político

"Aeroporto de raiz não é obrigatório e caríssimo"

Antigo vice-primeiro-ministro lamenta os sete anos perdidos e antecipa que o Governo esteja a preparar tudo para justificar a construção de um novo aeroporto - que vai custar "sete a nove vezes mais".
Comentário Político

Mendes avisa Montenegro: "Não fale do Chega" 

Comentador e antigo presidente do PSD considera que o partido tem uma oportunidade séria de ganhar as próximas legislativas, mas deve deixar de falar sobre o Chega como tinha prometido Montenegro.
Comentário Político

Marques Mendes. Governo limita aumento de rendas

Comentador e antigo líder social-democrata assegura que António Costa está preparado para anunciar novo aumento extraordinário de pensões e teto máximo para crescimento das rendas.
Comentário Político

Paulo Portas: "A intervenção do Governo é tardia"

Antigo vice-primeiro-ministro considera que António Costa devia ter agido há mais meses e que agora só tem um caminho: "Falar ao país com realismo e com verdade. 2023 vai ser mais difícil".
Comentário Político

"Se ministra não remodela o SNS, será remodelada"

O comentador e antigo líder do PSD fez um balanço do mandato do novo Governo e apontou as "trapalhadas" do executivo de António Costa -- da saúde ao aeroporto.
Comentário Político

"Cavaco respondeu à letra a Costa. Não foi meigo"

O comentador e antigo líder social-democrata acredita que Cavaco Silva, o "melhor primeiro-ministro da democracia", deixou António Costa "à defesa" e ajudar o PSD. "Quer ajudar o partido a recuperar."
Emissão Especial

"Rui Rio acha que o país o desperdiçou"

"Terminou a carreira política". Devia ter saído mais cedo? Rui Rio foi a "desculpa perfeita para uma direita sem ideias". A análise de Raquel Abecasis, Jorge Fernandes e Alexandre Homem Cristo.
Comentário Político

Ana Gomes: "António Costa não tem desculpas" 

A comentadora e antiga candidata presidencial considera que António Costa tem de ser consequente e tomar medidas concretas quando diz que quer acabar com os níveis de pobreza “intoleráveis”.
Guerra na Ucrânia

Setúbal. "É quase espionagem de guerra"

Antigo líder social-democrata não sabe se o que aconteceu com os refugiados ucranianos foi "má-fé ou desleixo", mas considera que não se pode "desvalorizar" o caso. Marques Mendes elogia Guterres.
Novo Governo

"PM queria Mariana Vieira da Silva a suceder-lhe"

O comentador acredita que António Costa pode estar tentando para sair para a Europa em 2024 e que desenhou Governo a pensar nisso mesmo. Cravinho, diz Marques Mendes, será um "meio ministro".
Guerra na Ucrânia

Marques Mendes: "PCP tem posição inacreditável"

O antigo líder social-democrata condenou a posição dos comunistas em relação à agressão russa contra a Ucrânia. "Está a dar cobertura política a um regime corrupto", censurou Luís Marques Mendes.
Legislativas 2022

"Está tudo em aberto e ninguém pode facilitar"

O comentador e antigo presidente do PSD acredita que o frente a frente entre Costa e Rio será muito importante na definição do vencedor das próximas eleições. Duelo PS-BE também pode ser determinante.
Comentário Político

Mendes: Nomeação de Gouveia e Melo é "censurável"

Comentador político anuncia que empréstimo de 360 milhões de euros à TAP será contratado com um sindicato bancário nacional e diz que Pedro Nuno Santos marcou pontos para sucessão a Costa.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes acusa Governo de "grande encenação"

Comentador e ex-líder do PSD diz que pode haver reforço dos autotestes na altura do Natal, mas nunca confinamentos. Sobre Operação Miríade, critica "mentiras" e "desculpas" do ministro.
CDS-PP

Portas fica no CDS mas deixa avisos

Antigo líder do CDS avisa que um partido pequeno não se deve dividir e que os adversários não devem ser afastados. E fará "tudo o que puder" para não sair.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: 3ª dose começa este mês

Comentador e ex-líder do PSD garantiu na SIC que terceira dose será dada entre outubro e dezembro. Considerou que os juízes falharam no caso Rendeiro e que o Governo está num fim de ciclo sem retorno.
Autárquicas 2021

"Moedas desperdiçou uma oportunidadade"

O comentador e antigo líder social-democrata acredita que Carlos Moedas não conseguiu "ganhar claramente o debate" e que perdeu a hipótese de encostar Fernando Medina às cordas.
Comentário Político

"Governo Sombra" muda de nome e sai da TSF

O "Governo Sombra" deixará de ser emitido pela TSF, onde começou há 13 anos, e regressa sexta-feira com um novo nome e transmissão apenas na SIC Notícias e podcast do Expresso.
Comentário Político

"Podemos ter crise de refugiados à nossa porta"

O antigo vice primeiro-ministro entende que a Europa vai enfrentar dentro de semanas uma crise de refugiados afegãos que vai testar a estabilidade do continente. Portas aponta ainda o dedo Trump.
Comentário Político

Marques Mendes: "Costa não é um político corajoso"

O comentador e antigo líder do PSD acredita que António Costa está a adiar a remodelação governamental por ter receito do impacto político de certos ministros, "arrogância" e ausência de oposição.
Governo

Mendes: Cabrita é o "grande abcesso" do Governo

Marques Mendes diz que foi o facto de não remodelar Cabrita que contribuiu para a queda de popularidade de Costa. Diz ainda que o Governo "ganhou juridicamente" com o chumbo dos apoios sociais no TC.
Comentário Político

Ana Gomes pede respostas a António Costa

A embaixadora e antiga eurodeputada espera que o primeiro-ministro dê explicações, uma vez que era presidente da Câmara de Lisboa quando o protocolo para manifestações começou a ser seguido, em 2011.
Comentário Político

Marques Mendes critica silêncio de António Costa

Marques Mendes considera "gravíssimo" o que aconteceu em Lisboa, fala em "desonestidade intelectual" e critica Medina. Mas não esquece o silêncio comprometedor de António Costa sobre o caso.
Comentário Político

Portas: "Mudou o vento da campanha em Lisboa"

Antigo vice-primeiro-ministro acredita que o que aconteceu com os ativistas anti-Putin revela "sérias deficiências de gestão dentro da Câmara de Lisboa" e vai trazer dificuldades a Fernando Medina.
Comentário Político

Marques Mendes: "O Estado português mentiu à UE"

O comentador e antigo líder do PSD considera que a ministra da Justiça esteve mal e que tem de dar explicações no caso que envolve o procurador José Guerra e o currículo adulterado.
Comentário Político

"Cabrita não tem condições para continuar"

O comentador e antigo líder do PSD diz que Eduardo Cabrita tem de se demitir e responsabiliza António Costa de ser cúmplice de "toda a aberração". Dossiê TAP em análise: Pedro Nuno Santos devia sair.
Coronavírus

Governo revela "desnorte" e "falta de liderança"

O antigo líder do PSD critica gestão de António Costa na resposta à segunda vaga da pandemia e diz que Governo revela "desnorte" e "falta de liderança". Medidas "drásticas" podiam ter sido evitadas.
Comentário

“Foi tentativa de recomeçar o namoro à esquerda"

O Publisher do Observador, José Manuel Fernandes, analisa a primeira ronda de intervenções no debate do Estado da Nação. Uma primeira ronda marcada por um pedido de namoro e pela questão energética.
Luís Marques Mendes

DGS deve "informar", não causar "pânico e medo"

Luís Marques Mendes diz que Graça Freitas tem feito "globalmente um bom trabalho" mas foi "precipitada" em falar do cenário de um milhão de infetados. Causou "pânico e medo", critica o comentador.
Comentário Político

Marques Mendes defende referendo à eutanásia

O comentador lembra que sempre defendeu o referendo, mesmo antes de haver projetos de lei sobre o tema. Fala também do coronavírus e da necessidade de mudar a Constituição para obrigar a quarentena.
Luís Marques Mendes

Mendes lança Medina como sucessor de Centeno

Comentador político dá como certa a saída de Mário Centeno do Governo -- "já em 2020 ou em 2021". E avança rumor de que Fernando Medina pode vir a ser o sucessor (com vista à sucessão de Costa).
Comentário Político

"O secretário de Estado devia demitir-se"

No comentário semanal da SIC, o político fala da polémica das golas inflamáveis, de incompatibilidades e da greve dos camionistas. Marques Mendes diz que a lei é um exagero, mas é para cumprir.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos