Última jornada da II Liga, cinco equipas tinham ainda possibilidade de subir à divisão principal do campeonato nacional de futebol. Umas mais que outras. O Tondela arrancou no primeiro lugar, com 80 pontos e era o que tinha a vida mais facilitada, porque nem precisava ganhar para subir. Para o Feirense a tarefa era a mais complicada. Tinha de esperar que todos os adversários diretos perdessem para chegar à I Liga.

Quando vieram os 90 minutos e os jogos entraram no período de descontos, a classificação estava assim: o Tondela mantinha os 80 pontos (estava a perder com o Freamunde por 1-0) e o Chaves, que vencia a Oliveirense por 2-0, subia ao primeiro lugar da II Liga e podia sagrar-se campeão. Com estes resultados, subiam à I Liga o Chaves (1º) e o Tondela (2º).

Mas aos 94 minutos, tudo mudou.

André Carvalhas marcou golo na baliza do Freamunde e o Tondela empatou o jogo. Resultado: o Tondela passou, e sagrou-se campeão, e o Chaves, caiu do primeiro para o terceiro lugar da tabela, e assim acabou por falhar a subida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com os mesmos pontos que o União da Madeira e o Sporting da Covilhã (que também venceu o jogo), no “campeonato a três” a equipa da Madeira ficou em segundo lugar e o Chaves caiu para terceiro.

A equipa de Tondela, que vai cumprir a primeira época entre os ‘grandes’, sagrou-se então campeã, com 81 pontos. Com 80 pontos ficou o União da Madeira, que disputou a quinta e última época na I Liga em 1994/95.

Fernando Gomes felicita Tondela e U. Madeira

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, felicitou o Tondela e o União da Madeira, pela subida à I Liga, bem como o Mafra, que acompanha o Famalicão na ascensão à II Liga.

“Saúdo o Tondela pela conquista do título de campeão da II Liga, que lhe garante a estreia no escalão principal do futebol português em 2015/16″ e “sublinho o regresso do União da Madeira à liga principal 20 anos depois da última participação”.

Fernando Gomes, na mensagem publicada no site da FPF, felicita também “o Mafra pela promoção à II Liga, após uma campanha brilhante na Zona Sul do Campeonato Nacional de Seniores (CNS)”.

“É com mérito que acompanhará o Famalicão, o grande vencedor da zona Norte, que também está de parabéns. E é com entusiasmado que seguirei as próximas decisões no CNS, no ‘play-off’ de apuramento de subida a disputar pelo Varzim e o Casa Pia, em junho”, refere ainda o dirigente.

Fernando Gomes lembrou ainda os clubes da I Liga que asseguraram posições de acesso às competições europeias e, em concreto, o Belenenses e endereçou a todos os outros uma palavra de motivação e conforto pelo facto de nunca terem desistido de lutar pelos seus sonhos.