No que toca a maquilhagem, os pincéis são itens praticamente obrigatórios. Mas com tantas opções, tamanhos, utilidades e feitios, descanse que não é a única a fazer tudo manualmente — que é como quem diz, com os dedos. Entre as perguntas que as mulheres mais fazem, encontra-se: como montar um kit de pincéis? Quais os pincéis essenciais para o dia a dia? E para que serve cada pincel? Por isso, e com a ajuda de Maite Tuset, MAC Senior Artist, criámos um pequeno tutorial com algumas dicas rápidas para a ajudar a conhecer cada pincel e como o usar correctamente. Depois disto, está pronta para criar o seu kit com os pincéis úteis na sua maquilhagem pessoal.

Pincel para a base

base

Como é: Os pincéis para base são, normalmente, de formato chato e fino para conseguir um acabamento uniforme tanto com bases cremosas como líquidas.
Como aplicar: Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta do pincel. Ao aplicar, comece pela zona central do rosto (nariz, queixo e bochechas), sempre do centro para as extremidades, dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. A diferença entre estes dois pincéis é que o primeiro serve para qualquer base e o segundo é perfeito para quem gosta de misturar diferentes fórmulas: fluídas, emolientes ou em pó.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pincel para o pó

134_72

Como é: Ao contrário dos pincéis de base, os de pó são grandes e redondos para conseguirem cobrir, de uma só vez, as áreas maiores do rosto, ideais para pós compactos e bases em pó.
Como usar: Encoste o pincel no pó, dê uma batida nas costas da mão ou sopre para tirar o excesso e comece pela zona T — a testa, o nariz e o queixo são as áreas do rosto que acumulam maior oleosidade e pedem, sempre, uma aplicação de pó. Pode aplicar também sob os olhos, nas laterais do nariz e ao redor da boca.

Pincel para aplicar a sombra de olhos

aplicar sombra

Como é: os pincéis para aplicar as sombras têm pontas finas e arredondadas e os seus pelos são suaves mas firmes para conseguir um acabamento intenso nas pálpebras.
Como aplicar: Estes são os pincéis normalmente usados na primeira camada de sombra ou em pigmentos. Aplicar na região dos olhos com pequenas batidas.

Pincel para delinear a sombra de olhos

delinear sombra

Como é: Têm forma angular e pelo bastante denso para conseguirem delinear e marcar o côncavo.
Como aplicar: Humedeça a ponta do pincel, passe na sombra e faça um traço rente à linha das pestanas. Embora estes dois tipos de pincel consigam cumprir o seu propósito, o primeiro é perfeito para delinear e o segundo para intensificar e puxar o traço para o canto externo dos olhos.

Pincel para esfumar a sombra de olhos

217_72

Como é: Tem uma forma oval e com grande quantidade de pelos finos.
Como aplicar: Além de perfeito para esfumar sombras em pó, este também é o pincel certo para quem gosta de usar sombras em creme porque o seu resultado é transparente e ligeiro, deixando uma capa suave de cor sobre a pálpebra. Para esfumar, faça movimentos curtos e leves de vaivém, quase sem pressionar, para deixar a sombra natural.

Pincel para eyeliner

209_72

Como é: Este pincel tem a ponta fininha e os pelos juntos.
Como aplicar: Para quem prefere o eyeliner em boião (e não em caneta ou stick), este é o pincel certo a comprar. Molhe a ponta do pincel no boião e desenhe o traço rente à linha das pestanas, da mesma forma que usaria para a caneta ou o stick.

Pincel para sobrancelhas

208_72

Como é: Os pelos deste pincel formam um ângulo perfeito e têm cerdas finas e duras, também chamado de pincel chanfrado.
Como aplicar: Humedeça a ponta do pincel, passe no pó próprio para sobrancelhas e corrija as imperfeições e as falhas com leves batidas.

Pincel para lábios

pincel labios

Como é: Os seus pelos são firmes e a ponta arredondada para definir o contorno dos lábios com precisão.
Como aplicar: São ideais para quem não gosta de usar o batom directamente nos lábios ou não tem muito jeito para o aplicar — os pincéis vão ajudar a delinear os lábios e garantir um resultado perfeito. Passe o pincel no batom e defina o contorno do lábio superior. Em baixo, faça um traço no meio do lábio inferior e vá espalhando o batom em direcção às extremidades, preenchendo ambos os lábios.

Pincel para pequenas correcções

195_72

Como é: É um pincel com cerdas suaves e em formato bicudo que não absorve muito produto.
Como aplicar: Este é o pincel ideal para aplicar corretor na zona dos olhos ou em várias zonas do rosto que precisem de pequenas coberturas (borbulhas, manchas, irregularidades). Passe a ponta do pincel no produto corretor e aplique com pequenas batidas na zona.

Pincel para blush

129_72

Como é: Este é um pincel menos volumoso que o de pó, mas que também tem um formato redondo para marcar as maçãs do rosto.
Como aplicar: Passe o pincel no pó e retire o excesso com um sopro para o resultado ficar mais natural. Se não sabe em que zona deve aplicar o blush, sorrir ajuda a encontrar o local certo. Depois, aplique o blush a partir das maçãs do rosto e em direcção às orelhas com movimentos leves para não marcar.

Ter os pincéis certos para as zonas do rosto certas é meio caminho andado para uma maquilhagem impecável. Mas não é só comprar os pincéis e usar eternamente. Eles também requerem cuidados. Maite Tuset aconselha a lavá-los frequentemente, por exemplo uma vez por semana, com água e sabão de pH neutro ou champô. Depois, deve deixá-los a secar na vertical com o pelo virado para baixo ou, em última análise, colocá-los de forma horizontal até que estejam completamente secos. Nunca os deixe num copo com água porque a humidade acumula-se na madeira e podem estragar-se e começar a perder pelos. Se for cuidadosa na hora de os utilizar e limpar, um pincel pode durar quase uma vida inteira. O importante é que continuem com a forma original e não tenham perdido muito pelo.