805kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Beleza e Bem Estar

Noticiário

1h. Prémios PLAY. Slow J foi o grande vencedor

Slow J venceu galardão de Melhor Artista Masculino do Ano e arrecadou ainda o Prémio da Crítica com o álbum "Afro Fado". E ainda, esperança de vida no mundo aumenta quase cinco anos entre 2022 e 2050.
Arterial

Sim, ressonar faz mal ao coração

Já alguma vez se perguntou se o ressonar, esse som noturno que, tantas vezes, perturba o sono tranquilo dos que nos rodeiam, poderá estar ligado à principal causa de morte em Portugal?
Economia

Respect: a proposta de valor para colaboradores

No início do ano, a Auchan foi distinguida como Top Employer. A aposta da marca nos seus colaboradores tem sido uma constante e o Respect é mais uma prova disso.
Sida

SIDA. Infetadas após tratamento facial de vampiro 

O "tratamento facial de vampiro", procurado por quem quer rejuvenescer a pele, é feito com o sangue do próprio cliente, com ajuda de agulhas. A investigação apurou que o SPA reutilizou o equipamento.
Lifestyle

Quando um filho cresce, uma mãe cresce com ele

Aprender a ser mãe não é fácil, mas leva mulheres e filhos a conhecerem-se melhor e a criarem vínculos inquebráveis especialmente durante a adolescência.
Sociedade

O assédio em público nunca é culpa sua! 

Alguma vez sentiu medo de andar sozinha na rua? Já sentiu que a sua segurança poderia estar em risco? Que uma abordagem de um desconhecido estava a ser demasiado desconfortável?
Crianças

Sono irregular pode desenvolver pior alimentação

O estudo, publicado no Journal of Sleep Research, mostra "que a hora de deitar e acordar são fatores importantes para serem considerados pelos profissionais de saúde" em relação a padrões alimentares.
Conferência de Imprensa

A qualidade do sono afeta a perceção da idade?

Duas noites mal dormidas podem “acrescentar” 4 anos à idade real? É a conclusão surpreendente de um novo estudo. Ainda o perfil de Pacheco de Amorim, o primeiro vice-presidente da AR vindo do Chega.
Saúde Mental

Jovens mais infelizes; Finlândia o país mais feliz

Não, as crianças não começam mais felizes antes da curva decadente. Sim, jovens estão mais tristes. Relatório mundial mantém Finlândia no topo. Portugal está em 55º lugar e em 46º nos jovens.
Ciência

Apneia do sono: subdiagnóstico ronda os 80%

A espera até à consulta e exame de diagnóstico leva a um atraso na deteção da apneia do sono, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e repercussões a nível cognitivo, especialmente nos jovens.
Professores

Greve do Stop: escolas fechadas, outras a meio gás

O STOP diz que a maioria dos profissionais da educação são mulheres. Pestana refere que muitas são prejudicadas por "serem mães", sendo-lhes retiradas horas ou turmas por amamentarem os seus filhos.
Medicamentos

País é 2º maior consumidor de medicamentos de sono

Consumo médio de zolpidem na Europa "foi significativamente maior" do que outras regiões. Portugal só fica atrás do Uruguai em 64 países que mais usam este medicamento. Cetamina aumentou no país.
Saúde Mental

A insónia é um problema de saúde mental? 

A relação entre insónia e saúde mental funciona nos dois sentidos: por um lado, pode levar a uma perturbação mental; por outro, ter uma perturbação mental pode dar origem a insónias.
Lifestyle

Procura um seguro que cuide da sua saúde oral?

Manter um sorriso bonito e saudável é fundamental, mas o custo pode ser elevado e muitos seguros não incluem saúde oral. Temos a solução para sorrir sem preocupações.
Japão

Nascida na Ucrânia, Miss Japão renuncia ao prémio

Vitória de Karolina Shiino, uma modelo nascida na Ucrânia, no Miss Japão causou polémica no país. Tabloide revelou que jovem tem relação com médico casado — e isso fez com que renunciasse à coroa.
Observador Lab

O poder do olfato na construção das memórias

Este episódio de "A Arte Francesa de Viajar" levou-nos até Sintra. A bordo do DS 3 conhecemos arte da perfumaria com Cláudia Camacho. Descubra a sua história e como os cheiros contam histórias.
Resposta Pronta

"Lares? As pessoas querem estar em casa"

Nuno Marques, coordenador do Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, explica algumas das medidas que pretende aplicar até 2026.
Envelhecimento

O envelhecimento, enorme conquista civilizacional

À pergunta sobre se estamos a tratar mal os nossos idosos, respondo que não, mas acrescento que não estamos a otimizar essa assistência. O médico melhor preparado para tratar os velhos é o Geriatra.
Beleza e Bem Estar

23 novidades de beleza, de Kylie a Selena 

As primeiras semanas do ano trazem séruns futuristas, cremes reparadores, lançamentos que dispensam apelido, e antecipam algumas fragrâncias para o São Valentim.
Sono

Qualidade de sono e os seus impactos

Ultimamente tem sentido uma grande vontade de ficar mais 10 minutos na cama?
Cabelo

Da Zara à Gucci, 32 acessórios de cabelo tendência

As portuguese girlies encheram as cabeleiras de flores em 2023, mas o novo ano promete que laços, ganchos e bandoletes ganham destaque nas listas de tendências. Espreite as sugestões.
Felicidade

Desejar felicidade aos outros

Receio da felicidade que desejo hoje porque já desejei felicidades ontem das quais oportunamente me vi livre. Ser feliz é um caminho que tem muito que se lhe diga.
Resposta Pronta

Mortes em casa. "Portugal está em contraciclo"

Um estudo da Universidade de Coimbra conclui que Portugal é um dos países com menor número de mortes no domicílio. A investigadora Bárbara Gomes destaca uma “mudança fulcral nos cuidados paliativos”.
Lifestyle

Histórias reais de uma autoconfiança reconquistada

O Observador Lab lançou o desafio, e os leitores deram resposta. Num projeto conjunto com a Eucerin, falámos com quem deu a volta a um problema de pele, reconquistando a autoestima.
Felicidade

11 hábitos para ser melhor pessoa em 2024

Dizer "bom dia" a um estranho, pedir desculpa, pôr o telemóvel de parte e dormir, no mínimo, 7 horas. Há gestos simples que podem transformar o dia-a-dia — e tudo começa com uma casca de laranja.
Riqueza

Herdeira da L'Oréal acumula 100 mil milhões

A herdeira da L'Oréal tornou-se na primeira mulher a acumular uma fortuna de 100 mil milhões de dólares. Françoise Bettencourt-Meyers é a 12.ª pessoa mais rica do mundo.
Lifestyle

Pele saudável no inverno? É possível!

Com a chegada do frio, a nossa pele deixa de ser o que era. Quantas vezes já não a sentiu mais seca? Cuidar da sua pele é cuidar de si. Saiba como pode fazer desta estação a sua melhor amiga!
Presentes de Natal

65 ideias para presentes de beleza e bem estar

Utilidades ou mimos? Na verdade os presentes das secções de beleza e bem estar são as duas coisas. Deixe-se levar pelo aroma, pela função ou pelo design e veja as nossas sugestões.
França

Polémica "woke" com Miss França de cabelo curto

Eva Gilles escolheu "look andrógino com cabelo curto" porque "a beleza não está limitada a cortes de cabelo ou formas". Polémica estalou: críticos acusam concurso de ser "woke" ou "feminist-washing".
Sociedade

Envelhecer de forma saudável e digna

Para melhorar a qualidade de vida da população, 38 projetos de apoio ao envelhecimento ativo e saudável foram apoiados com mais de 1,3 milhões de euros pelo Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores.
Conferência de Imprensa

Populismo: É tudo uma questão de cabelo?

A Virgin Atlantic fez um voo teste com um avião movido a gordura e açúcar. E os "penteados selvagens" dos líderes de direita, de Trump a Javier Milei e ainda Wilders. Será que isto anda tudo ligado?
Cinema

Víctor Erice de olhos bem abertos, 30 anos depois

Há três décadas que o realizador espanhol não filmava uma longa-metragem. No LEFFEST apresentou "Fechar os Olhos" (que agora se estreia em sala) e falou de memória e do cinema como organismo vivo.
Lifestyle

Há quanto tempo não dorme uma noite descansada?

Se a hora de dormir é um tormento para si, mesmo quando o cansaço impera, talvez a solução esteja na roupa de cama que utiliza. Parece-lhe estranho? Nós explicamos.
Iniciativas Observador

Como reverter os efeitos do envelhecimento?

Viver mais? Viver melhor? Viver melhor nos anos que nos restam? Miguel Seabra, Pedro Sousa-Victor e Cláudio Franco conversam sobre os projetos que investigam e os desafios da ciência nestas questões.
Compras

60 calendários do advento a caminho do Natal

Muitos produtos de beleza, diferentes doçarias, bebidas variadas para saborear e alguns brinquedos e acessórios. Reunimos 60 calendários do advento para descobrir antes e depois do Natal.
Observador Lab

"Sentia-me insegura e deixava de aparecer"

Carolina sempre soube que a sua pele não é como a dita "pele normal". Diagnosticada com rosácea, acabou por aceitar e o que antes era uma preocupação, tornou-se uma rotina.
Sociedade

Transplantado olho completo pela primeira vez 

O eletricista tocou com a cara num fio de alta tensão e perdeu o olho e braço esquerdo acima do cotovelo, nariz e lábios, dentes da frente, a bochecha esquerda e o queixo até ao osso.
Beleza e Bem Estar

“[A rosácea] tornou-se uma rotina”

Na infância, teve os primeiros sintomas, mas apenas na adolescência Carolina Romano sentiu o peso que podia ser viver com rosácea. Hoje, trata a doença por “tu” e sabe como a contornar no dia a dia.
Lifestyle

Eles ficam-lhe tão bem. Não acha?

Antes, pouco cool, hoje a conversa é outra. Tecnologia inovadora associada à saúde ocular permite escolher óculos perfeitos para o seu rosto. A Alberto Oculista está na vanguarda desta revolução.
AEG Green Affair

O bem-estar do nosso ar começa em casa?

A qualidade do ar influencia o nosso bem-estar. Neste episódio de AEG Green Affair descobrimos, com a ajuda da Isabel Silva, como podemos melhorar o ar da nossa casa com soluções mais sustentáveis.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO