Planear um casamento tanto pode ser uma enorme dor de cabeça como um momento de alegria. Desde a escolha do dia, passando pelas vestimentas e os convidados, até aos orçamentos. Quanto mais excêntricas forem as pretensões do casal, mais stressante se torna a organização do casório. Um dos elementos mais importantes de qualquer casamento é a música.

“A música é sempre uma grande prioridade para os meus clientes quando estão a planear o seu casamento. Eles escolhem a banda sonora com base nos momentos pessoais que partilham, tendo em conta o que os seus convidados irão gostar, ao mesmo tempo que se asseguram que estão a criar uma boa mistura com hits modernos e antigos, para manter as pessoas a dançar a noite toda”, disse Mindy Weiss, ao Spotify, que já organizou casamentos de Gwen Stefani, Heidi Klum e Ellen DeGeneres.

Será que o casal prefere escolher as músicas ou atribui essa responsabilidade a um DJ? Será que o casal quer um ambiente mais festeiro ou mais lamechas? Alguns preferem dar o nó ao som de uma playlist cuidadosamente preparada no popular serviço de streaming Spotify.

“O casamento é um dos eventos de vida mais populares para os quais observamos a criação de playlists no Spotify. Para além de ter o poder de contar a história de um relacionamento de um casal, a música tem o poder – muito importante – de encorajar os convidados a ir até à pista de dança abanar o capacete”, assegura Angela Watts, Vice-Presidente de comunicações globais do Spotify.

O Spotify analisou mais de 400 mil playlists temáticas sobre casamentos em todo o mundo e traçou as canções que apareciam com mais frequência. As cerca de mil playlists portuguesas mostram a diversidade dos portugueses. Um facto que o estudo demonstra é que as 62% das playlists são feitas por homens. Eis as canções que surgem com mais frequência nas playlists dos casamentos.

10. Beyoncé, Drunk In Love

Apesar de ser uma canção de 2013, desde que esta canção integrou a banda sonora de 50 Sombras de Grey que se tornou numa das canções mais populares dos ouvidos mais apaixonados. Por alguma razão, Beyonce e Jay-Z são considerados o casal mais conhecido da indústria musical.

9. John Legend, All Of Me 

John Legend dedicou esta canção à sua mulher Chrissy Teigen e, aparentemente, tornou-se no hino de inúmeros novos casais. Desde que esta canção do disco Love in the Future saiu em 2013, que as rádios e os casais se apaixonaram por ela. Bastam uns segundos do piano e da voz soul de Legend para reconhecer instantaneamente o tema.

8. Robin Thicke, Blurred Lines

Foi acusada de ser um plágio do Let’s get it on, de Marvin Gaye. A verdade é que esta canção de 2013 vendeu mais de 1.36 milhões de cópias. Apesar de muitos acharem que esta canção é um incentivo à “cultura da violação”, devido à letra (“Eu sei que tu queres” / “Ela é uma boa rapariga”), Thicke assegurou que esta música foi dedicada a Paula, com quem está casado há 20 anos.

7.   Dreaming, The Chainsmokers Remix – Smallpools

Dreaming, de 2013, é o single de estreia dos Smallpools, quarteto Indie Pop norte americano. Foi quando os The Chainsmoker, duo eletrónico responsável pelo hit “Selfie“, fizeram um remix desta canção que o mundo começou a dançar aos pés desta nova versão.

6. Kenny Loggins, Footloose 

Em 1983, Kevin Bacon encantou o mundo com os seus passos de dança no filme Footloose. O tema de Kenny Loggins que deu som ao filme nunca mais saiu das pistas de danças.

5. Ray LaMontagne, You Are The Best Thing

Mumford & Sons, Noah and The Whale… Ray LaMontagne. Em 2008, o Indie Folk sofreu um boom. Esta canção foi das mais populares do seu tempo e, aparentemente, ainda não foi esquecida.

4. Coldplay, A Sky Full of Stars

Os Coldplay são uma das bandas mais populares do mundo. Quando o single de Ghost Stories (2014) saiu, esta tornou-se automaticamente um dos temas mais amados do conjunto. A Sky Full of Stars é o resultado de uma parceria com o DJ e produtor Avicii.

3. Clean Bandit, Rather Be (feat. Jess Glynne)  

Apesar de ter sido lançadaem 2007, só começou a ser popular em Portugal nos finais de 2013. Os Clean Badit e a voz da cantora de Singapura  Kit Chan são um sucesso.

2. Magic!, Rude 

Quando um pai não dá a bênção a um certo casamento, o que faz o casal? Os Magic! casariam na mesma. É estea ideia que dá mote à divertida canção do conjunto canadiano. Foi um sucesso imediato no casório portugueses, especialmente no nosso país. Rude ouviu-se em todo o lado.

1. Bruno Mars, Marry You 

Faz sentido que seja uma canção bastante tocada em Portugal. Bruno Mars esgotou o MEO Arena em 2014, e continua a “cantar” em inúmeros casamentos portugueses. Do álbum de 2011 Doo-Woops Hoolligan, Marry You é, à semelhança de Rude, dos Magic!, a força do amor superar a qualquer outra coisa. Neste caso, duas pessoas casarem de forma muito espontânea.

Em todo o mundo, dança-se a mesma canção

Entre as 400 mil playlists temáticas analisadas por todo o mundo, o Top global demonstra que as canções mais ouvidas em casamentos são a All Of Me, de John Lennon, em 1º, e Marry You, de Bruno Mars, em 2º. Também se ouve Thinking Out Loud, de Ed Sheeran, A Thousand Years, de Christina Perri e a Ho Hey, dos The Lumineers.

As canções usadas para as famosas Primeiras Danças são Thinking Out Loud, de Ed Sheeran, At Last, de Etta James e Can’t Help Falling in Love, de Elvis Presley, pelos The Jordanaires.

Pode ver a lista aqui.