Planear um casamento tanto pode ser uma enorme dor de cabeça como um momento de alegria. Desde a escolha do dia, passando pelas vestimentas e os convidados, até aos orçamentos. Quanto mais excêntricas forem as pretensões do casal, mais stressante se torna a organização do casório. Um dos elementos mais importantes de qualquer casamento é a música.

“A música é sempre uma grande prioridade para os meus clientes quando estão a planear o seu casamento. Eles escolhem a banda sonora com base nos momentos pessoais que partilham, tendo em conta o que os seus convidados irão gostar, ao mesmo tempo que se asseguram que estão a criar uma boa mistura com hits modernos e antigos, para manter as pessoas a dançar a noite toda”, disse Mindy Weiss, ao Spotify, que já organizou casamentos de Gwen Stefani, Heidi Klum e Ellen DeGeneres.

Será que o casal prefere escolher as músicas ou atribui essa responsabilidade a um DJ? Será que o casal quer um ambiente mais festeiro ou mais lamechas? Alguns preferem dar o nó ao som de uma playlist cuidadosamente preparada no popular serviço de streaming Spotify.

“O casamento é um dos eventos de vida mais populares para os quais observamos a criação de playlists no Spotify. Para além de ter o poder de contar a história de um relacionamento de um casal, a música tem o poder – muito importante – de encorajar os convidados a ir até à pista de dança abanar o capacete”, assegura Angela Watts, Vice-Presidente de comunicações globais do Spotify.

O Spotify analisou mais de 400 mil playlists temáticas sobre casamentos em todo o mundo e traçou as canções que apareciam com mais frequência. As cerca de mil playlists portuguesas mostram a diversidade dos portugueses. Um facto que o estudo demonstra é que as 62% das playlists são feitas por homens. Eis as canções que surgem com mais frequência nas playlists dos casamentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

10. Beyoncé, Drunk In Love

Apesar de ser uma canção de 2013, desde que esta canção integrou a banda sonora de 50 Sombras de Grey que se tornou numa das canções mais populares dos ouvidos mais apaixonados. Por alguma razão, Beyonce e Jay-Z são considerados o casal mais conhecido da indústria musical.

9. John Legend, All Of Me 

John Legend dedicou esta canção à sua mulher Chrissy Teigen e, aparentemente, tornou-se no hino de inúmeros novos casais. Desde que esta canção do disco Love in the Future saiu em 2013, que as rádios e os casais se apaixonaram por ela. Bastam uns segundos do piano e da voz soul de Legend para reconhecer instantaneamente o tema.

8. Robin Thicke, Blurred Lines

Foi acusada de ser um plágio do Let’s get it on, de Marvin Gaye. A verdade é que esta canção de 2013 vendeu mais de 1.36 milhões de cópias. Apesar de muitos acharem que esta canção é um incentivo à “cultura da violação”, devido à letra (“Eu sei que tu queres” / “Ela é uma boa rapariga”), Thicke assegurou que esta música foi dedicada a Paula, com quem está casado há 20 anos.

7.   Dreaming, The Chainsmokers Remix – Smallpools

Dreaming, de 2013, é o single de estreia dos Smallpools, quarteto Indie Pop norte americano. Foi quando os The Chainsmoker, duo eletrónico responsável pelo hit “Selfie“, fizeram um remix desta canção que o mundo começou a dançar aos pés desta nova versão.

6. Kenny Loggins, Footloose 

Em 1983, Kevin Bacon encantou o mundo com os seus passos de dança no filme Footloose. O tema de Kenny Loggins que deu som ao filme nunca mais saiu das pistas de danças.

5. Ray LaMontagne, You Are The Best Thing

Mumford & Sons, Noah and The Whale… Ray LaMontagne. Em 2008, o Indie Folk sofreu um boom. Esta canção foi das mais populares do seu tempo e, aparentemente, ainda não foi esquecida.

4. Coldplay, A Sky Full of Stars

Os Coldplay são uma das bandas mais populares do mundo. Quando o single de Ghost Stories (2014) saiu, esta tornou-se automaticamente um dos temas mais amados do conjunto. A Sky Full of Stars é o resultado de uma parceria com o DJ e produtor Avicii.

3. Clean Bandit, Rather Be (feat. Jess Glynne)  

Apesar de ter sido lançadaem 2007, só começou a ser popular em Portugal nos finais de 2013. Os Clean Badit e a voz da cantora de Singapura  Kit Chan são um sucesso.

2. Magic!, Rude 

Quando um pai não dá a bênção a um certo casamento, o que faz o casal? Os Magic! casariam na mesma. É estea ideia que dá mote à divertida canção do conjunto canadiano. Foi um sucesso imediato no casório portugueses, especialmente no nosso país. Rude ouviu-se em todo o lado.

1. Bruno Mars, Marry You 

Faz sentido que seja uma canção bastante tocada em Portugal. Bruno Mars esgotou o MEO Arena em 2014, e continua a “cantar” em inúmeros casamentos portugueses. Do álbum de 2011 Doo-Woops Hoolligan, Marry You é, à semelhança de Rude, dos Magic!, a força do amor superar a qualquer outra coisa. Neste caso, duas pessoas casarem de forma muito espontânea.

Em todo o mundo, dança-se a mesma canção

Entre as 400 mil playlists temáticas analisadas por todo o mundo, o Top global demonstra que as canções mais ouvidas em casamentos são a All Of Me, de John Lennon, em 1º, e Marry You, de Bruno Mars, em 2º. Também se ouve Thinking Out Loud, de Ed Sheeran, A Thousand Years, de Christina Perri e a Ho Hey, dos The Lumineers.

As canções usadas para as famosas Primeiras Danças são Thinking Out Loud, de Ed Sheeran, At Last, de Etta James e Can’t Help Falling in Love, de Elvis Presley, pelos The Jordanaires.

Pode ver a lista aqui.