Peyton Fulford lançou um repto aos seus seguidores no Tumblr: que lhe mandassem pensamentos, mensagens de telemóvel ou frases dos seus diários. O desejo foi concedido, mas o que esta americana de 20 anos não esperava era uma participação em massa de pessoas de todo o mundo nem um tópico recorrente: o amor.

Perante a surpresa, a fotógrafa resolveu focar-se nos corações partidos e na relação entre o amor e a melancolia, usando faixas de letras mas distanciando-se do que se costuma encontrar neste tipo de decoração que, regra geral, tem as palavras “Happy Birthday” recortadas e remete para sentimentos de felicidade.

Oito frases foram escritas em cartão, pintadas com sprays coloridos e penduradas em prédios abandonados, espalhados pela cidade de Columbus, na Geórgia. No seu blogue, a artista diz que a escolha dos prédios abandonados deveu-se ao facto de “serem visualmente mais apelativos e retratarem o mesmo tipo de aflição e abandono expressos nas frases”, acrescentando que, depois de tirar as fotografias, apercebeu-se de que “o que estava a retratar era amor abandonado, tanto em palavras como no abandono dos prédios”. E assim surgiu o nome desta série de fotografias: Abandoned Love.

O objetivo de Peyton é trazer à luz do dia os sentimentos que costumam ficar na clausura de quatros paredes. A fotógrafa pretende “materializar um momento íntimo através da sua partilha pública”, uma vez que acredita que “nós, na qualidade de seres humanos da era da tecnologia, perdemos o contacto com a realidade constantemente, e começamos a achar que as pessoas que nos rodeiam são perfeitas, quando na verdade todos sentimos profundamente e passamos por emoções semelhantes”.

Na lista de países de onde as frases são provenientes, que conta, por exemplo, com o Brasil, a China, a Austrália ou a Síria, ainda não consta Portugal. Mas se quiser enviar o seu pensamento tem até dia 10 de junho para o fazer. Pode enviá-lo assinado ou de forma anónima, a única coisa obrigatória é que diga qual o seu país de origem.

Para ter uma ideia do que é procurado, basta ver a fotogaleria acima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR