O delta do Mississippi é conhecido como o berço do Blues. Em Inglaterra também há um, o delta de Surrey, região que deu ao mundo nomes tão importantes como Peter Gabriel e Michael Rutherford (ambos ex-Genesis), Jeff Beck, Eric Clapton, Norman Cook ou os The Stranglers. Nesta lista passam a estar incluídos os irmãos Lawrence: Howard, o mais novo com 21 anos, e Guy três anos mais velho.

Em 2010 os dois começaram a assinar as misturas que publicavam no MySpace como Disclosure. Revelação é a palavra para definir o sucesso meteórico da jovem dupla de produtores de música de dança. Os rapazes estão de regresso ao Passeio Marítimo de Algés onde se estrearam em 2013. Desta vez atuam no palco principal do NOS Alive, na última noite do festival a 11 de julho, antes de Sam Smith que lhes emprestou a voz no hitLatch”.

Fazem canções de estrutura pop eletrónica, com a vibração do house e do garage (ritmo originário de Inglaterra, portanto conhecido como UKG). Os espetáculos são um autêntico desfile de criatividade. Já reconhecidos pela intensidade das performances ao vivo, os dois cruzam ritmos de origens sonoras tão distantes que o público, sempre em grande número, configura uma mescla de diferentes gerações, géneros e raças.

Há dias anunciaram o novo álbum “Caracal”. Tem lançamento previsto para 25 de setembro e conta com colaborações de Nao, Lion Babe e Kwabs entre outros. Howard também surge a cantar em “Jaded”. Aproveite para ouvir já o tema de apresentação com a voz do cantor de jazz Gregory Porter. “Holding On” chega ao mercado em julho e bem pode fazer parte da banda sonora deste verão:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conceberam o seu próprio espetáculo “Wild Life” onde o DJ set é acompanhado por diferentes artistas convidados. No passado dia 6 de junho atuaram em Manchester no festival Parklife 2015 onde já apresentaram alguns temas novos. No começo do ano em Nova Iorque convidaram Mary J. Blige para dar voz a “F for You”, um dos temas de “Settle” que não tinha vocais. O disco lançado em junho de 2013 foi recebido com grande sucesso comercial e crítico. Entrou diretamente para o topo da tabela de álbuns do Reino Unido e recebeu logo uma nomeação para os prémios Grammy na categoria de Melhor Álbum Dance/Eletrónica.

“Latch” foi o primeiro grande êxito do duo no Reino Unido em outubro de 2012 com a participação vocal de Sam Smith. A dupla manteve a sua dinâmica em 2013 com mais dois êxitos consecutivos: “White Noise” (com AlunaGeorge – duo eletrónico composto por Aluna Francis e George Reid que também já tocaram em Portugal) e o muito conhecido “You & Me” (com Eliza Doolittle).

Atuaram duas vezes no festival de Glastonbury em 2013 e partiram à conquista do mundo numa digressão que percorreu a Europa e boa parte dos Estados Unidos da América e Canadá. Na lista ficam as actuações nos festivais emblemáticos como o Coachella (Indio, California) e o Lollapalooza (Chicago, Illinois).

Os dois irmãos cresceram ao som da música que os pais ouviam. Guy aprendeu a tocar piano e guitarra-baixo “de ouvido”. Acompanhava com os instrumentos os discos do pai, que foi guitarrista amador numa banda de rock. Howard tocou bateria numa banda indie. Ao contrário dos star DJs da atualidade, ambos gostam de manter um perfil discreto durante as atuações.

Os ares de Surrey e a origem geográfica premiada parecem conspirar a favor do sucesso dos irmãos Lawrence. Nasceram em Redhill a mesma cidade da canção dos U2, no disco “The Joshua Tree”, que fala da crise provocada pela greve nacional dos mineiros ingleses, em 1984, quando lutavam contra o encerramento das minas menos lucrativas. Entre elas a de Redhill onde, em 1867, Alfred Nobel demonstrou pela primeira vez a eficácia da dinamite.

Quente e explosiva deverá ser a atuação no NOS Alive. Habituados a enchentes e a espetáculos que terminam às 23 horas (em Inglaterra) o duo Disclosure espera casa cheia e uma noite longa no Passeio Marítimo de Algés, a 11 de julho. Desde o final dos anos 1990 com Chemical Brothers, Orbital e Fatboy Slim que a cena dance britânica não apresentava uma batida tão forte. Imperdível!

disclosureofficial.com / NOS Alive