O selfie stick pode parecer tão inocente como os filmes da Disney, mas não deixa de ser um bastão de metal. Os parques temáticos destes grandes estúdios de animação estão preocupados com a segurança dos seus visitantes, sobretudo depois de um passageiro de uma montanha russa do parque da Califórnia ter provocado, com um selfie stick, a paralisação daquela diversão durante uma hora.

Nos Estados Unidos passa a ser proibida a entrada destes objetos nos recintos da Disney esta terça-feira, 30 de junho, e nos parques de Paris e Hong Kong, quarta-feira, 1 de julho. Os parques temáticos juntam-se assim a uma cada vez maior lista de lugares onde a única maneira de tirar selfies é mesmo com a extensão de braços.

Os brasileiros foram rápidos a apropriar-se da expressão — pau de selfie — e também a tomar medidas contra este bastão proibindo-o em momentos que juntam multidões. Em Portugal, continuamos a usar a expressão selfie stick e as primeiras proibições surgem só agora com os festivais de verão.

Pelo mundo, a maioria dos espaços que impede a utilização deste instrumento são museus, para proteger património e visitantes e para que contemplar obras de arte não se torne impossível. Os museus portugueses ainda não registaram incidentes e talvez por isso se mantenham abertos à utilização de selfie sticks, ao contrário do que se faz um pouco por toda a Europa e nos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR