439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Igreja Católica

Fact Check

Ucrânia. Igreja destruída, Cristo fica intacto?

Circula nas redes sociais uma imagem de uma igreja em ruínas e uma estátua de Cristo intacta nos escombros. O cenário não foi registado na Ucrânia, nem a estátua escapou ilesa.
O Bom, o Mau e o Vilão

Obrigado pela informação, camarada Carvalhas

O Ministério Público (que exige explicações a Sócrates), a PGR (que não dá informações sobre abusos na Igreja) e Carlos Carvalhas (que perorou sobre a guerra na Ucrânia) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Fact Check

Procissões canceladas para não ferir outras fés?

Publicações no Facebook dizem que habituais procissões pascais no Fundão foram este ano canceladas "para não ferir fé de judeus e islamitas". A Santa Casa da Misericórdia local garante: não é verdade.
Abusos na Igreja

PJ ainda não recebeu nenhuma das 16 queixas

Comissão Independente enviou há um mês 16 casos de alegados abusos sexuais praticados por padres ao Ministério Público, mas até agora nenhum deles chegou à polícia competente para estes casos.
Igreja Católica

Papa com esperança que Igreja na China seja livre

O Papa quer que a Igreja chinesa "possa viver em comunhão efetiva com a Igreja universal". O bispo Joseph Zen foi detido em Hong Kong como forma de repressão de dissidentes ao regime.
Igreja Católica

"Globalizámos a economia, mas não a solidariedade"

Cardeal Tolentino Mendonça presidiu esta manhã à celebração eucarística com a presença da imagem do Santo Cristo, na Igreja de São José, na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Noticiário

14h. ASAE atenta à venda irregular de bilhetes

A ASAE vai estar na tarde de domingo junto ao Jamor, a fiscalizar a especulação e venda irregular de bilhetes para a final da Taça de Portugal, entre o Futebol Clube do Porto e o Tondela.
Papa Francisco

Papa Francisco pede paz aos líderes mundiais

O papa tem condenado em diversas ocasiões a violência e pediu paz para países como a Ucrânia.
E o vencedor é...

Pouca fé na investigação sobre abusos na Igreja

Continuam as entropias e os obstáculos à investigação da Comissão independente sobre abusos sexuais na Igreja. Atrasos no PRR? Conseguimos complicar aquilo que já é complicado pela União Europeia.
O Bom, o Mau e o Vilão

O banho de ética de Rio acaba como começou: mal

Elvira Fortunato (que fala dos abusos), Rui Rio (que escolheu uma deputada que vai a julgamento) e o núncio apostólico (que criou obstáculos à comissão independente) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Conferência de Imprensa

Bastidores da investigação aos abusos na Igreja

É um artigo do jornalista do Observador João Francisco Gomes que lhe conta alguns pormenores da investigação. Como deixar os animais em casa depois de dois anos em teletrabalho? É um artigo do NYT
Noticiário

23h. Igreja. Acesso a arquivos gera intriga

Em causa está o processo de investigação dos abusos sexuais na Igreja Católica. Ainda neste jornal, quase 13 mil os idosos residentes em lares receberam o segundo reforço da vacina contra a Covid-19.
Abusos na Igreja

Abusos. A intriga no acesso aos arquivos da Igreja

Consulta a arquivos da Igreja é vital para comissão que investiga abusos. Mas acesso dos investigadores foi atrasado pelo embaixador da Santa Sé. Bispos portugueses foram a Roma resolver o problema.
Abusos na Igreja

Igreja não pode tolerar conspiração do silêncio

Numa conferência em Braga, bispo D. Nuno Almeida defendeu que Igreja tem de combater o silêncio e pediu perdão às vítimas pelos abusos e pelo encobrimento. Comissão independente elogia intervenção.
Guerra na Ucrânia

Papa lembra que há mais conflitos além da Ucrânia

Francisco disse que a guerra é sempre uma derrota para a humanidade, lembrando que "o sentimento por quem sofre não deve basear-se na geografia ou no interesse próprio".
Abusos na Igreja

Abusos sexuais. Bispos já reuniram com Vaticano

Conferência Episcopal Portuguesa refere, em comunicado, que foi reafirmada "a importância de estudar os casos de abuso sexual, acompanhar as vítimas e atuar preventivamente".
Noticiário

00h. Zelensky acusa Rússia de disfarçar derrotas

O presidente da Ucrânia acusa a Rússia de mascarar as derrotas nesta guerra com novos ataques. Neste jornal, ainda os abusos sexuais na Igreja em Portugal, que vão ser debatidos em Roma.
Noticiário

22h. Abusos sexuais na Igreja debatidos em Roma

Está agendada uma reunião de trabalho entre membros do episcopado português e alguns Dicastérios da Santa Sé, para debater as questões dos abusos sexuais. Comissão já recebeu mais de 300 denúncias.
Abusos na Igreja

Igreja portugesa discute investigação com Vaticano

Destacando que o assunto dos abusos sexuais cometidos por membros da Igreja é uma "prioridade", a Conferência Episcopal Portugal anunciou uma reunião com representantes do Vaticano, em Roma.
Noticiário

10h. PSD. 8.600 pagam quotas

A pouco mais de duas semanas das eleições diretas do PSD, houve uma verdadeira corrida dos militantes para colocar as quotas em dia. Na última semana, foram mais de 8.600 quotas pagas.
Papa Francisco

Papa pede um pouco de tequila para a dor no joelho

"Sabe o que eu preciso para a minha perna? Um pouco de tequila", brinca o Papa Francisco em resposta à pergunta de um padre mexicano sobre as dores no joelho, que o levou a adiar uma viagem ao Líbano.
Guerra na Ucrânia

Papa: políticos devem serem "protagonistas da paz"

Papa Francisco fez apelo no início da oração 'Regina Caeli' deste domingo, dia em que proclamou dez novos santos. Não havia canonizações há três anos.
Canadá

Trudeau exige desculpas do Papa a indígenas

Primeiro-ministro canadiano insiste que é necessário que o líder da Igreja Católica peça desculpas aos indígenas pelos abusos cometidos em internatos governamentais no Canadá.
Santuário de Fátima

Peregrinos cumprem em Fátima promessas "em atraso"

Os peregrinos voltaram ao Santuário de Fátima para cumprir as promessas que ficaram "em atraso" por causa da pandemia. Fátima recebeu na quinta-feira e sexta-feira milhares de pessoas.
Santuário de Fátima

Milhares de velas voltaram a iluminar Fátima

Mais de dois anos depois, muitos milhares de fiéis de todas as idades participam na recitação do terço que dá início à peregrinação de maio ao santuário da Cova da Iria.
Guerra na Ucrânia

Diplomata do Vaticano critica guerra na Ucrânia

Perante cerca de 200 mil peregrinos presentes no Santuário de Fátim, arcebispo Edgar Peña Parra, substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, criticou a guerra na Ucrânia.
Marinha

Gouveia e Melo substitui capelão da Marinha

Não foi à primeira, será agora. Almirante afasta padre que criticou discurso de Gouveia e Melo contra fuzileiros a propósito da morte de agente da PSP. Padre dos Pupilos do Exército assume funções.
Abusos na Igreja

Viseu. Padre não pode ser "bode expiatório"

Advogado do padre suspeito de ter aliciado sexualmente um menor, em Viseu, pediu que o seu cliente não sirva de "bode expiatório" para crimes de instituições.
Fátima

Papa confia paz no mundo à Virgem Maria

O pontífice disse na audiência pública desta quarta-feira confiar "o ardente desejo de paz no mundo à Virgem Maria". O Papa apelou aos peregrinos que participassem nas celebrações de 12 e 13 de maio.
Santuário de Fátima

Peregrinação a Fátima relembra três aniversários

A peregrinção de 12 e 13 de maio deste ano marca 105 anos da primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Celebra-se também 40 anos da visita de João Paulo II ao Santuário.
E o vencedor é...

Veículos elétricos? Mais uma hipocrisia do Estado

Só 1% dos novos veículos do Estado em 2021 são elétricos. E continua a exigir regras rígidas a empresas/cidadãos que não cumpre. Responsável do Vaticano em Lisboa apontou o óbvio sobre os abusos.
O Bom, o Mau e o Vilão

Os guerreiros do Twitter adoram indignar-se

Marta Temido (que respondeu aos indignados das redes sociais), o Estado português (que falhou durante 11 anos) e alguns bispos (que passaram uma vergonha pública) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Abusos na Igreja

Igreja: "Temos de assumir que encobrimos crimes"

Hans Zollner, um dos principais responsáveis do Vaticano pelo combate aos abusos na Igreja, esteve em Lisboa a falar sobre o tema e considerou a comissão independente um "grande passo" para o país.
Abusos na Igreja

Igreja assume que estratégia inicial não funcionou

D. José Ornelas, bispo que lidera a Conferência Episcopal Portuguesa, diz que a primeira estratégia da Igreja não funcionou para as vítimas, que não confiaram na Igreja para contar as suas histórias.
Abusos na Igreja

Abusos na Igreja. Comissão recebeu 326 testemunhos

A investigadora Ana Nunes de Almeida sublinha que o número de potenciais vítimas pode ainda atingir "muitas centenas". A socióloga avança ainda que há mais testemunhos de homens do que de mulheres.
Papa Francisco

Guerra a voltar quando quem a viveu desaparece

O Papa disse, numa mensagem dedicada às celebrações do dia dos avós da Igreja Católica, que a guerra voltou à Europa porque a geração que viveu em tempo de conflito está a desaparecer.
Papa Francisco

Papa adia visita ao Líbano por motivos de saúde

A viagem do Pontífice estava marcada para os dias 12 e 13 de junho. O adiamento foi anunciado pelo ministro do Turismo do Líbano, que justificou a decisão do Vaticano com o estado de saúde do Papa.
Guerra na Ucrânia

Papa pede que se reze para acabar com a guerra

O papa Francisco pediu hoje que se reze para acabar com a "loucura da guerra" e para que as Nações Unidas "não esqueçam o sentimento de quem quer a paz e sabe que as armas não a trazem".
Papa Francisco

Papa Francisco pede orações por vítimas de Havana

O papa Francisco pediu hoje orações pelas vítimas da explosão no Hotel Saratoga, em Havana, que matou, pelo menos, 27 pessoas.
Papa Francisco

Papa reforça interesse em visitar Sudão do Sul

O Papa Francisco, em conjunto com o Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, e o moderador da Igreja da Escócia, Jim Wallace, expressaram hoje o desejo em visitar o Sudão do Sul, no início de julho.
Noticiário

10h. Já há acordo para a venda do Chelsea

Depois de um longo processo de licitação, o grupo liderado por Todd Boehly, coproprietário da equipa de basebol dos Los Angeles Dodgers foi o escolhido para a compra do Chelsea.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.