Uma das cidades mais românticas da Europa, Amesterdão é perfeita para conhecer num fim de semana. A pé ou de bicicleta, por entre canais e ruas estreitas. Lojas eclécticas, museus únicos, restaurantes e bares giros fazem desta uma cidade jovem e descontraída. Um conselho? Não perca tempo a visitar o Red Light District.

Um bairro

Entre os canais Singel e Prinsengracht, o 9 Straatjes é o bairro do momento em Amesterdão, cheio de lojas exclusivas, restaurantes, padarias, antiquários, livrarias, etc. Tudo em bom.

9 streets 10

Uma das esquinas do bairro. © Catarina Serra Lopes

Um restaurante

Se há uma comida típica em Amesterdão, são as panquecas. E para as provar não há melhor do que a Pancake Bakery. Num antigo edifício da Companhia das Índias Orientais Holandesa pode provar as panquecas clássicas como a de fiambre e cogumelos, ou as mais internacionais, como a Thai, de frango com molho de caril vermelho. Prinsengracht, 191. Aberto todos os dias das 9h00 às 21h30. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

the-pancake-bakery-fotos_0013_Layer-11-copy-2

Uma das famosas panquecas. © Pancake Bakery

Um hotel

Aitana, o novo design hotel de Amesterdão, tem vistas magníficas sobre a cidade. Fica na zona do porto, a 10 minutos do bairro 9 Straatjes. Há quartos duplos a partir de 150 euros.

aitana

Um dos quartos do hotel. © Ricardo Labougle

Um bar

O Café Hoppe, o bar mais antigo da cidade, data de 1670 e é o sítio perfeito para beber um copo ao final do dia. Mínimo, com um balcão corrido de madeira escura, já foi palco de muitas tertúlias de políticos, escritores e filosófos. Mantém a traça antiga e um ambiente único. Spui, 18-20. Aberto todos os dias das 8h00 à 01h00. 

Cafe Hoppe, Hoppe, Spui, cafe,

Daqui sai a bebida. © Elmer van der Marel

Um museu

Amesterdão tem vários museus fantásticos como o Rijksmuseum, dedicado à arte nacional, ou o Stedelijk, que tem a melhor colecção de arte moderna do país, mas imperdível é o Museu Van Gogh. A colecção permanente tem mais de 200 quadros do pintor. Para poupar tempo nas filas pode comprar os bilhetes — 17 euros por pessoa — no site. Paulus Potterstraat, 7. Aberto todos os dias das 9h00 às 18h00. Sextas e sábados encerra às 22h00.

Museu Van Gogh 1

Um dos famosos quadros do pintor. © Museu Van Gogh

Como ir:
A EasyJet voa de Lisboa para Amesterdão com tarifas a partir dos 80 euros, ida e volta. A Tap tem voos a partir dos 120 euros.
Com partidas do Porto, a Lufthansa voa para Amesterdão com tarifas a partir dos 170 euros. A TAP também tem voos de ida e volta a partir dos 180 euros.