Dark Mode 94,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

A desmedicalização da Medicina

Precisamos de parar para pensar na desmedicalização da medicina e perguntarmo-nos o que desejamos: Uum regresso à medicina tradicional ou uma espécie de engenharia mecânica do corpo humano?

Artrite Reumatoide. Doentes com medição excessiva

Uma grande parte dos doentes com artrite reumatoide estará a receber tratamento em excesso, de acordo com um estudo da Universidade de Coimbra que contou com dados de mais de 23 mil doentes.

A "nova arma promissora" no combate à Sida

Chama-se Lenacapavir e os resultados são muito positivos. O professor da Faculdade de Farmácia de Lisboa, João Gonçalves, fala em "excelentes notícias" para os portadores do vírus. Mas e a cura?
Cardiologia

Sociedade Portuguesa de Cardiologia promove estudo

Estima-se que em Portugal existem 400 mil pessoas a sofrer da insuficiência cardíaca e prevê-se um aumento de 30% no número de doentes até 2034.
A Luz ao Fundo do Túnel

O que a pandemia mudou na compra e venda de casas

Varandas e escritórios como novas exigências de quem compra casa, preços inalterados e incerteza sobre o fim das moratórias. 3 agentes imobiliários analisam o sector
E=mc²

Como se podem atacar as fake news?

Uma equipa de cientistas estudou os efeitos de uma campanha de literacia digital no Facebook. Falamos com Mário Silva, professor do IST e investigador do INESC ID, sobre as conclusões deste estudo.

Porto. Projeto estuda desregulação inflamatória

A Faculdade de Medicina do Porto está a desenvolver um projeto que visa avaliar e comparar o estado inflamatório e a resolução da inflamação em doentes infetados com Covid-19.
E=mc²

Lua de Júpiter pode ter condições para ter vida

O oceano da lua Europa, uma das luas do planeta Júpiter, pode ter condições para albergar vida. Vamos estar à conversa com Pedro Machado, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
A Luz ao Fundo do Túnel

Como podem as escolas aproveitar a pandemia

O ensino a distância como ferramenta, avaliação qualitativa, turmas reduzidas e rejuvenescimento da classe docente. Rui Correia, professor do ano em 2019, explica o que pode mudar nas escolas.

45 graus Celsius no Ártico? Aconteceu sexta-feira

No dia 19 de junho houve regiões do Círculo Polar Ártico a atingirem 45 graus Celsius à superfície da Terra. Ouvimos Filipe Duarte Santos, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
E=mc²

Cientistas descobriram nova família de microalgas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra descobriu uma nova família de microalgas de água doce após três anos de estudo. Falamos com Raquel Amaral, investigadora desta Universidade.

O Jardim Botânico Tropical já tem uma aplicação

O Jardim Botânico Tropical tem, na aplicação, 4 percursos que foram construídos com recurso a experiências de realidade aumentada e multimédia. Falamos com Dulce Domingos da Universidade de Lisboa.
Ensino Superior

Guarda com licenciatura em Biotecnologia Medicinal

Licenciatura em Biotecnologia Medicinal "é a primeira oferta formativa nesta área na região Centro e a segunda a nível nacional". Junta a engenharia à medicina e é lançada pelo Politécnico da Guarda.
E=mc²

Uma hora de exercício regula o relógio biológico?

Dados úteis para quem tem diabetes. João Magalhães, do Laboratório de Exercício e Saúde da FMH, considera "prejudicial" atrasar o relógio biológico e alerta para o risco de doenças crónicas.
A Luz ao Fundo do Túnel

Como podem reabrir os bares e discotecas

Espaços ao ar livre, sem pista de dança, camarotes para oito pessoas e reforço de segurança e limpeza. O dono do Bliss Vilamoura e do Mome em Lisboa explica as propostas para reabrir as discotecas.
E=mc²

Milhões de aves podem morrer atropeladas por ano

Por ano, 194 milhões de aves e 29 milhões de mamíferos podem morrer atropelados. O morcego é a espécie "mais vulnerável", admite Clara Grilo, investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.
Medicina

Bastonário: aumento de vagas diminui qualidade

Miguel Guimarães afirmou que não há falta de médicos em Portugal e considerou que o aumento do número de vagas nas faculdades de medicina vai conduzir à diminuição da qualidade da formação.
Medicina

Escolas médicas não querem abrir mais vagas

Faculdades de medicina não vão aumentar a oferta formativa no próximo ano letivo, apesar da autorização do Governo. Conselho de Escolas Médicas diz que foi "sistematicamente ignorado".
E=mc²

Luz verde em Marte? "É uma grande descoberta"

Uma sonda detectou uma luz verde "inesperada" na atmosfera de Marte. "É um grande salto" para conhecer o planeta, admite Pedro Machado, Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Educação

Ensino Especial. Não aprender é o menor problema /premium

Trancados em casa, sem ensino presencial nem terapias, os passos dados atrás são o que mais preocupa os pais de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. E o novo ano letivo assusta.
E=mc²

Aves macho têm cores mais fortes. Porquê?

Investigadores nacionais descobriram o único gene responsável pelas diferenças na coloração de machos e fêmeas nos canários. Falamos com Pedro Miguel Araújo, biólogo e investigador do CIBIO e do MARE.
Coronavírus

Retoma das cirurgias deve ter em conta a gravidade

A retoma da atividade cirúrgica não urgente deve ter em consideração a gravidade clínica, o tempo de espera já decorrido e a possibilidade de a cirurgia ser realizada em ambulatório, segundo a DGS.
Coronavírus

Perguntas frequentes e respostas de bom-senso

O padrão do vírus e infecção são banais para uma infecção desta natureza e tudo indica que está agora num estado endémico, estável e que viveremos com ele para sempre como mais um vírus entre milhares

Região Norte: 30,5% das cirurgias com atrasos

O relatório da Autoridade de Saúde do Norte revelou que durante a pandemia o tempo de espera para a realização de cirurgias no Norte aumentou e o número de inscritos diminuiu.
E=mc²

Crocodilo do Nilo. Que animal é este?

As autoridades espanholas estão à procura de um crocodilo do Nilo no rio Douro. Falamos com Luís Ceríaco, biólogo e curador-chefe do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
Évora

Universidade de Évora aprova nova escola de Saúde

Universidade de Évora aprovou a criação de uma escola na área da Saúde, com um curso de Medicina "em carteira", que vai possuir, na fase inicial, dois departamentos: desporto e ciência da saúde.
Medicina

Quantos mais para ser demais, Sr. Ministro?

Mais estudantes podem significar piores cuidados de saúde pois com mais estudantes de Medicina nas Universidades e Hospitais portugueses a sua formação será ainda mais comprometida.
Cancro

A propósito do Dia Mundial do Tumor Cerebral

Existem três principais sintomas que se podem associar aos tumores cerebrais. As dores de cabeça são o sintoma mais frequente, mas crises de epilepsia e alguns défices neurológicos podem ser sinais.
Serviço Nacional de Saúde

O Seguro Social de Saúde

O Seguro Social de Saúde, verdadeiro passe social para a Saúde e a galinha dos ovos de ouro para os prestadores de cuidados de saúde que a todos interessa cuidar, é uma peça chave na reforma da Saúde.
A Luz ao Fundo do Túnel

Como vamos voar depois da pandemia

Reforço das medidas de segurança, mais tempo para passar os controlos no aeroporto, voos mais caros e menos viagens intercontinentais. O Comandante José Guedes explica o que muda no sector da aviação
Coronavírus

Portugueses criam escudo protetor de aerossóis

Dois investigadores portugueses criaram um escudo protetor de aerossóis para uso na área da saúde oral. Instrumento é composto por uma campânula de proteção em forma de U invertido com dois orifícios.
Oftalmologia

Lisboa. Lançado centro de Oftalmologia Pediátrica

O primeiro Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia Pediátrica é lançado hoje e ficará sediado no Hospital D. Estefânia. Objetivo é dar uma resposta atempada a situações mais complexas.
Açores

Açores abre concurso para médico no Corvo

Governo dos Açores abre concurso para colocar um médico de Medicina Geral e Familiar na ilha do Corvo para assegurar os cuidados de saúde locais, quando se "aproxima a aposentação" do atual clinico.

Mais 15% de alunos em Medicina? CEMP está contra

O Conselho de Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) apelou ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para ser ouvido nesta medida que soube pela comunicação social.
A Luz ao Fundo do Túnel

O que muda na maior rede de ginásios

Lotação reduzida, espaçamento entre máquinas, balneários reduzidos a metade e muita limpeza. O diretor operacional do Fitness Hut explica o que muda na maior rede de ginásios do país
Coronavírus

Quem manda numa pandemia? Médicos ou políticos?

Como parece evidente, os médicos, cujo parecer técnico é insubstituível, não têm preparação nem qualificações para avaliarem o impacto económico e social de medidas sanitárias.

Pacto de decadência

Um estudante de medicina sem acesso a formação especializada será pouco mais que um precário "ad aeternum" com o objetivo de preencher lacunas. Não se podem forçar centenas por ano a esse destino.
Explicador

Os caminhos para a cura ainda em teste

São vários os projetos científicos que procuram meios para destruir o vírus. Vamos conhecer alguns deles neste episódio. A fechar, uma tendência: alugue uma cabra para as reuniões por zoom.
A Luz ao Fundo do Túnel

Os dilemas e as chaves da nova relação com os avós

O que acontece aos idosos depois do isolamento na pandemia? Da criatividade ao oportunismo: as mudanças na forma como nos relacionamos, com a análise do psiquiatra António Coimbra de Matos
Medicina

Português ganha prémio para cientistas de destaque

Gonçalo Castelo-Branco vai receber 8,5 mil euros por "excelentes contribuições" na investigação médica. Português de Cantanhede fez avanços na área da esclerose múltipla.
Coronavírus

Os médicos que seleccionam os estudos relevantes /premium

De repente, houve milhares de estudos por dia sobre o novo coronavírus. Alguns vindos de onde nem se esperava. Uns verdadeiramente importantes, outros não. O consórcio COVID19PT-Ciência seleciona-os.
Coronavírus

Neurociência. Cientistas criam guia para segurança

O guia de orientações tem como objetivo tornar possível "o restabelecimento rápido e em segurança das atividades de investigação e clínicas ligadas à neurociência", anunciou a Universidade de Coimbra.
A Luz ao Fundo do Túnel

Os horários de trabalho nas empresas vão acabar?

Há empresas a pensar fechar escritórios, para adoptar de vez o teletrabalho, com objetivos em vez de horários. Esta mudança radical imposta pela covid-19 veio para ficar? Um consultor responde.
Coronavírus

S. João admite estudar sequelas em recuperados

O diretor do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, admite avançar com um estudo científico sobre as sequelas que a covid-19 deixou nos doentes recuperados.
A Luz ao Fundo do Túnel

Como o vírus vai mudar o maior shopping do país

Mesas retiradas do food court, reforço da desinfeção dos wc e das escadas rolantes, controlo de visitantes a partir de 90% da lotação, recreios infantis fechados. O diretor do Ubbo conta como vai ser.
Oftalmologia

Os ventos da retoma e os riscos da saúde pública

Com as opiniões a circularem muito rapidamente temos a sensação (perigosa) de que todas têm o mesmo valor. Em democracia as opiniões podem ser todas iguais, mas em ciência seguramente não são!
Transplante

Primeiro trimestre de 2020 com mais transplantes

O número de transplantes de órgãos diminuiu nos meses de março e abril com uma quebra de 68%, mas o primeiro trimestre de 2020, no global, registou um aumento em relação ao ano anterior.
Coronavírus

Coronavírus. Oxigénio baixo, mas sem dar por isso

"Hipóxia silenciosa". Alguns doentes com Covid-19 que parecem estar relativamente bem estão, na verdade, com níveis perigosamente baixos de oxigenação. Médicos dizem não compreender porquê.

Como se fazem 500 mil máscaras por semana

Susana Serrano é CEO de uma das empresas que virou a produção para levar milhões de máscaras aos hipermercados. Apesar da avalanche de encomendas, avisa: “As máscaras não salvam a economia”.
Medicina

Médico premiado por projeto sobre psicose

O projeto está inserido na sua tese de doutoramento na Faculdade de Medicina em Coimbra, em que tem como objetivo melhorar o tratamento de pessoas que têm o seu primeiro episódio psicótico.

Covid-19. A corrida para encontrar os medicamentos

Como vai ser a vida em Portugal e no mundo depois do confinamento? As empresas que se reinventam, os avanços científicos e as mudanças do dia-a-dia, num novo programa da Rádio Observador.

Covid-19. Medicamento dá sinais promissores

Vários doentes com Covid-19 tomaram Remdesivir e os resultados foram positivos. Mas a empresa e a universidade que fizeram os testes alertam que não podem ser tiradas conclusões apressadas.

Sociedade Portuguesa quer manter transplantes

Para a Sociedade Portuguesa de Transplantação, o transplante considerado urgente deve manter-se, "pesando o risco de vida do doente e avaliando caso a caso".
Coronavírus

Um biobanco para conhecer melhor o coronavírus

O Instituto de Medicina Molecular vai recolher amostras biológicas de doentes com Covid-19 e vai estudar as respostas imunológicas dos vários tipos de doentes. As respostas chegarão dentro de meses.

Porto. Finalistas de Medicina voluntariam-se

Cerca de cinquenta estudantes dos últimos anos dos cursos de Medicina da Universidade do Porto voluntariaram-se para trabalhar no hospital de campanha instalado no Pavilhão Rosa Mota.
IRS

Pessoas com paralisia cerebral ajudam com o IRS

Uma iniciativa da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa oferece ajuda no preenchimento do Modelo 3 da declaração do IRS, pedindo em troca a consignação de 0,5% do imposto.

Curry Cabral. Transplantados não aceitam mudanças

A transferência para Santa Marta tem como objectivo garantir a segurança dos doentes, defende o Centro Hospitalar de Lisboa Central. O Grupo de transplantados não se conforma e lançou petição.
Coronavírus

Coronavírus também pode provocar conjuntivite

Além dos sintomas comuns de febre, tosse e dores no corpo, a Associação Americana de Oftalmologia alerta agora para outro sintoma para que os médicos devem ficar alerta: conjuntivite.

O COVID-19 e a premência de suplementar Vitamina D

A carência de Vitamina D em Portugal, já de si dramática, tenderá a ser fortemente agravada pelo recolhimento domiciliário a que a população está a ser aconselhada e, sensatamente, a aderir.
Bioética

Racionamento versus Racionalização em Saúde

Em situação de “racionalização” - que não é "racionamento" - o hospital sabe não ter capacidade para atender todos os doentes e ter de estabelecer critérios para selecionar aqueles de que pode cuidar.
Coronavírus

Associação quer proteger pessoas com deficiência

As associações alertam para o facto de grande parte das pessoas com deficiência dividirem o seu tempo entre a sua casa e Centros de Atividades Ocupacionais, muitos deles neste momento encerrados.
Coimbra

Neurocirurgião de Coimbra suspeito de negligência

O chefe da equipa especializada em tumores cerebrais do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra está a ser investigado por suspeitas de negligência. Em causa estão as mortes de vários pacientes.
Medicina

A liderança médica pode salvar vidas

Em Portugal a mortalidade cardiovascular desceu 20% nas últimas décadas caindo 4,1% só no último lustre. A evolução conceptual e tecnológica ocorrida esteve na base do virar de página de há anos atrás
Eutanásia

Ensinar para a morte ou ensinar a matar?

Altere-se o que se tiver que alterar nas faculdades de Medicina,de modo a redescobrirmos o valor da compaixão nesses momentos decisivos, a humildade de confortar ao invés de tratar a todo o custo.

A maior explosão no espaço desde o Big Bang

A explosão foi cinco vezes maior do que qualquer outra registada e terá tido origem num buraco negro supermassivo. O primeiro sinal de explosão foi observado em 2016.
Médicos

O princípio da eutanásia?

Se separarmos o conceito de vida humana do conceito de meramente estar vivo, então se um médico não se declarar objetor de consciência não estará a violar o juramento que fez no início de carreira.
E=mc²

Capa de volante alerta condutores para cansaço

Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveu um sistema que informa os condutores que é altura de parar para descansar. O objetivo é diminuir os acidentes na estrada.
E=mc²

Portugueses desenvolvem aparelho para paraplégicos

O 'Thertact-Exo' é um exoesqueleto controlado através da atividade cerebral do utilizador. Investigação pode tornar-se um grande avanço para devolver a mobilidade a quem perdeu a capacidade de andar.

Saúde multiprofissional

Tal como numa orquestra com as respetivas secções instrumentais, o sucesso destas equipas de saúde multiprofissionais baseia-se na perfeita integração entre todos os profissionais, com respeito mútuo.
E=mc²

Neandertais colocavam flores nas sepulturas?

Investigadores do Reino Unido voltaram à gruta de Shanidar e encontraram novas provas que dão força à teoria com mais de 60 anos.
Saúde

Coimbra sem vagas para transplantes de fígado

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra não aceita novos doentes para transplantes hepáticos há mais de cinco meses devido a uma bactéria multiresistente e à falta de recursos humanos.

Foram contratados 25 pessoas para a Medicina Legal

Em três anos, foram contratados para o Instituto Nacional de Medicina Legal "25 assistentes". Em 2019, aconteceram "as primeiras dez promoções na carreira" dos médicos desta especialidade.
Protestos

SIM contra contratação externa de médicos legistas

Sindicado Independente dos Médicos enviou carta à Ministra da Justiça a denunciar "contratação de prestadores externos, ao invés da consolidação dos recursos humanos" no Instituto de Medicina Legal.
Medicina

Mulher toca violino enquanto lhe é retirado tumor

Uma violinista descobriu que tinha um cancro na zona do cérebro que controla o movimento das mãos. Durante a operação, de crânio aberto, não parou de tocar violino. E correu tudo bem.
E=mc²

Cientistas querem ajuda para mapear animais

Uma equipa de cientistas portugueses quer a ajuda dos lisboetas para mapear os animais que existem na cidade. Estamos à conversa com Ana Catarina Luz, investigadora do cE3c da FCUL.
E=mc²

Há medusas que deixam a "água dormente"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos e do Japão descobriu que as medusas conseguem deixar a “água dormente”. Conversamos com Antonina dos Santos, investigadora do IPMA.
Eutanásia

Eutanásia. Necessidade ou logro?

Defender a Vida, prolongá-la com qualidade e minorar o sofrimento são pilares do alicerce moral, ético e profissional de todos, médicos, enfermeiros, os que fazem da Saúde o seu dever e missão.
Demência

Número de pessoas com demência vai aumentar

Até 2050, analisando os dados de Portugal, está previsto um decréscimo da população, contrariamente ao número de pessoas com demência, que irá mais do que duplicar, atingindo 3,82% da população.

Identificadas 74 espécies de cogumelos em Portugal

A Universidade de Évora identificou mais de 70 espécies de cogumelos que nunca tinham sido registadas no país. Conversamos com Celeste Silva, investigadora do MED.
Cabo Verde

Cabo Verde só teve um pedido para ensaio clínico

Em vários anos, as autoridades cabo-verdianas apenas receberam um pedido para realização de ensaios clínicos, em 2019, mas que não chegou a avançar “por não estarem reunidas as condições”.
E=mc²

Há aves que morrem por amor?

Há animais que escolhem parceiros para a vida ou será isto um mito? Conversamos com José Augusto Alves, especialista em aves e investigador do CESAM.
E=mc²

Descobertos sinais de rádio emitidos do espaço

Uma equipa de astrónomos canadianos descobriu, pela primeira vez, um padrão de repetição em sinais de rádio emitidos a partir do espaço. Falamos com José Afonso, coordenador do IA.
E=mc²

Bactérias: de vilãs a aliadas da medicina

Investigadores portugueses e espanhóis acreditam que o futuro da medicina está nas bactérias do Paleolítico. Falamos com Ana Teresa Caldeira, investigadora no laboratório HERCULES.
Medicina

Bactérias do Paleolítico, a medicina do futuro?

Grutas paleolíticas, grutas submarinas e minas abandonadas podem esconder a chave para a elaboração de antibióticos e antitumorais, uma vez que "são nichos de biodiversidade desconhecidos".
E=mc²

A proteína que estimula a regeneração de neurónios

Uma equipa de investigadores do i3S apresentou uma versão modificada de uma proteína que estimula a regeneração de neurónios. Falamos com Rita Pinto, primeira autora do artigo que foi agora publicado.
E=mc²

Tecnologia portuguesa na sonda solar lançada hoje

Foi lançada esta madrugada a sonda “Solar Orbiter”. Tem como objectivo recolher as primeiras imagens dos polos do Sol e leva tecnologia portuguesa a bordo. Conversamos com o astrofísico Pedro Machado.
Startups

Saúde. Startup quer linguagem comum nos protocolos

A UpHill Notation permite aceder e elaborar protocolos clínicos com uma linguagem universal a todos os profissionais de saúde. Plataforma é de acesso livre e vai estar em constante atualização.
E=mc²

Descoberta molécula com ação combinada

Foi descoberta uma molécula que tem uma ação combinada de magnetismo e eletricidade. É a primeira vez que tal se observa. Falamos com Luís Carlos, investigador no CICECO.
E=mc²

Jardim Zoológico tem novo habitante: um coala bebé

Há um novo coala bebé no Jardim Zoológico de Lisboa. A cria tem 7 meses e começa, agora, a sair do marsúpio da mãe. Conversamos com Tiago Carrilho, biólogo do Jardim Zoológico.
E=mc²

Ataques terroristas influenciaram o turismo

Os atentados terroristas que aconteceram em vários países da Europa tiveram um forte impacto na chegada de turistas ao nosso país. Falamos com Cláudia Seabra, investigadora na FLUC.
E=mc²

Um radar que detecta emoções? Já existe.

Investigadores da Universidade de Aveiro criaram um radar que detecta emoções. Conversamos com Filipa Barros, investigadora da Universidade de Aveiro que fez parte deste projecto.
E=mc²

De neandertal e louco todos temos um pouco

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos conseguiu observar, pela primeira vez e de forma consistente, ADN neandertal em populações africanas. Conversamos com Vítor Sousa, investigador da FCUL.
Fact Check

Hospital recomendou aspirina para travar ataque?

Circula no Facebook uma mensagem alegadamente do Hospital Santa Maria que recomenda dissolver duas aspirinas na boca e engolir. Nem a mensagem é do Santa Maria nem o procedimento é válido.
E=mc²

Albatrozes detectam navios de pesca ilegal

Investigadores franceses equiparam albatrozes com detectores de radar. Conseguiram identificar 100 embarcações com transmissores de rádio desligados. Falamos com Vítor Paiva, investigador da UC.
E=mc²

Madeira: encontrado fóssil de cenoura selvagem

Foi encontrado, na Madeira, o fóssil mais antigo do mundo de uma cenoura selvagem. A cenoura fossilizada foi descoberta por 5 cientistas. Falamos com Miguel Menezes de Sequeira, um desses cientistas.

A NASA quer trazer amostras de Marte

A NASA quer trazer amostras do planeta vermelho no âmbito do programa "Mars Sample Return". Conversamos com Pedro Machado, Astrofísico e Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Medicina

Médico premiado por proposta de cuidados a idosos

O Centro Hospitalar Universitário de São João atribui um prémio monetário a uma proposta sobre avaliação geriátrica perioperatória a partir dos 70 anos. A ideia vai ser implementada "no imediato".
E=mc²

VIH: activar o vírus para depois o eliminar

Uma ideia de estratégia terapêutica para o combate do VIH quer activar o vírus da imunodeficiência humana para depois o eliminar. Falamos com João Piedade, Professor do IHMT.
E=mc²

Medir o impacto e o valor dos projectos sociais

Uma equipa da Universidade de Coimbra está a desenvolver uma ferramenta inovadora cujo objectivo é medir os benefícios dos projetos sociais. Falámos com Clara Santos, professora na FPCEUC.
Morte

Morreu o médico João Taborda

O médico pneumologista morreu esta sexta-feira, em Lisboa, aos 69 anos. João Taborda venceu mais de 800 distinções de fotografia e procurou sempre "uma fotografia humanizada”.
E=mc²

A praga de aranhas que está a afectar a Austrália

Depois dos incêndios e das chuvas, a Austrália enfrenta agora uma praga de aranhas teia de funil. Conversamos com Ana Mota Cerveira, investigadora do CESAM, polo da FCUL.
Infarmed

Infarmed autorizou 142 pedidos de ensaios clínicos

De acordo com o Infarmed, a maioria dos pedidos partem da indústria farmacêutica e destinam-se a estudos para a descobrir ou para verificar os efeitos de um ou mais medicamentos experimentais.
E=mc²

Marte: afinal, nem todos os deltas são verdadeiros

Um estudo concluiu que nem todos os deltas identificados em Marte são verdadeiros: dos 60 depósitos sedimentares analisados apenas 30% o são. Conversamos com David Vaz, um dos líderes deste estudo.
E=mc²

A bactéria que reduz o risco de novas infeções

Investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência descobriram uma bactéria com efeito super protetor, que consegue reduzir o risco de novas infeções. Falamos com Rita Oliveira, autora do estudo.

Mortes por AVC em Portugal são o dobro de França

Há cardiologistas suficientes em Portugal, mas o número de enfermeiros é duas a três vezes inferior ao da média da Europa Ocidental. Morre-se duas vezes mais em Portugal por AVC do que em França.
E=mc²

Esquizofrenia: doentes têm alteração no cérebro

Um estudo feito por entidades inglesas revela uma alteração nas sinapses do cérebro em doentes com esquizofrenia. Falamos com Tiago Reis Marques, médico psiquiatra e co-autor deste estudo.
E=mc²

Moléculas que podem ajudar no diagnóstico da asma

Investigadores do ISPUP identificaram um grupo de moléculas que ajudam a diagnosticar asma em crianças. Falamos com Cristina Bárbara, pneumologista do Centro Hospitalar Lisboa-Norte.
E=mc²

Os coalas estão mesmo em extinção?

A população de coalas da Austrália ficou muito fragilizada depois dos incêndios que continuam a lavrar. Falamos com Tiago Carilho, biólogo do Jardim Zoológico de Lisboa.
Estudantes

Medicina poderá abrir a estudantes internacionais

A hipótese de abrir os cursos de Medicina a estudantes internacionais será uma das sete áreas a trabalhar pelo grupo que trabalha o acesso ao ensino superior público.
E=mc²

Fósforo na Terra: a resposta está nas estrelas

Uma equipa de cientistas descobriu como é que o fósforo chegou à Terra. Para percebermos melhor como foi falamos com Chiro Pappalardo, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
E=mc²

O que explica a temperatura elevada dos oceanos?

A água dos oceanos nunca esteve tão quente como no ano passado, tendo em conta os registos da história humana. Conversamos com Pedro Soares, Físico da Atmosfera e investigador na FCUL e IDL.
E=mc²

Combater a obesidade bloqueando uma proteína

Investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência desvendaram um mecanismo celular que está envolvido na obesidade. Falamos com Marina Badenes, investigadora deste Instituto e autora deste artigo.
Saúde da Mulher

Número de partos por cesariana volta a aumentar

Nos hospitais privados a taxa de cesarianas é o dobro da registada nos públicos. Em 2018 a taxa de cesarianas em Portugal subiu ligeiramente (de 27,6% em 2016 para 29,3% em 2018).
Médicos

Violência e Medicina?

Durante 16 anos como médica sofri violência várias vezes, de diferentes formas, mas todas muito difíceis de lidar. E não, não estou a falar só de “agressões verbais”. E não, não foi uma pequena gota.
E=mc²

Gostamos todos das mesmas músicas?

Um grupo de investigadores quis perceber porque é que parecemos gostar das mesmas músicas. Falamos com Graça Palheiros, diretora do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical.
E=mc²

Segure-se... viaja a mais de 110 mil km/h!

A Terra atingiu ontem a sua velocidade máxima, 110 700km/h... ou seja, 30 quilómetros por segundo. Percebemos mais sobre o periélio da órbita com o astrónomo, Daniel Folha.
Medicina

"Relação médico-doente" a património da Humanidade

Miguel Guimarães é o único concorrente a bastonário da Ordem dos Médicos e assume que defenderá a “relação médico-doente” como candidata a património cultural imaterial da Humanidade.
E=mc²

Cancro do colo do útero: há mil novos casos p...

Janeiro é o mês da prevenção do cancro do colo do útero. Todos os anos são diagnosticados cerca de mil novos casos deste cancro em Portugal. Falamos com Amélia Oliveira Pedro, ginecologista-obstetra.
E=mc²

A Índia quer regressar à lua ainda este ano

A Índia quer regressar à lua e, para isso, vai investir mais de 30 milhões de euros. O anúncio surgiu ontem. Falamos com Rui Moura, Professor da Universidade do Porto e piloto de astronáutica suborbital
E=mc²

Como é que o ADN se desenrola?

Um trabalho do Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, em Braga, torna possível a visualização da dinâmica molecular do ADN com uma super-resolução. O investigador Pedro Alpuim explica-nos tudo.
Medicina

O culto português que (ainda) nos assombra

Andam a vender-nos doença, de mãos nos bolsos e a assobiar, e nós compramos barato, satisfeitos por descobrirmos uma suposta enfermidade que não mudará em nada a nossa vida, mas trará muita ansiedade.
E=mc²

A inflamação crónica pode causar cancro?

Uma equipa de cientistas publicou um artigo a alertar que as inflamações devem ser uma prioridade para 2020. Falamos com Pedro Bastos, o único português da equipa responsável por esta publicação.
E=mc²

Há quanto tempo surgiram as florestas?

As florestas surgiram no planeta Terra muito antes daquilo que se julgava. Foram encontrados, nos EUA, fósseis das primeiras árvores consideradas modernas. Falamos com Mário Cachão, Professor da FCUL.
Hospitais

Surdos. Como é estar doente e não ouvir os médicos /premium

Ter uma dor, estar à frente do médico e não conseguir ouvi-lo. O Orçamento de 2019 previa uma verba para a contratação de 25 intérpretes de língua gestual. A maioria dos hospitais não a usou.
Universidade Católica

Medicina na Universidade Católica: porque não?

Ao regulador cabe garantir a qualidade mínima, não a viabilidade da oferta. A A3ES não pode ser um travão a que a iniciativa privada compita com a pública.
E=mc²

Cannabis: molécula bloqueia efeitos colaterais

Foi descoberta uma nova molécula que bloqueia os efeitos colaterais dos medicamentos derivados da cannabis. Conversamos com Miguel Castanho, investigador principal no iMM.
E=mc²

Quem é, afinal, a depressão Elsa?

O mau tempo faz-se sentir por todo o país. A depressão Elsa é a responsável e hoje queremos perceber o porquê. Falamos com com Mário Marques, climatologista.
E=mc²

O raro caso de um transplante de testículo

Uma equipa de cirurgiões transplantou um testículo de um irmão gémeo para o outro. É a terceira operação conhecida do género. Conversamos com Rui Pinto, urologista.
E=mc²

O software que dá nitidez às imagens desfocadas

O prémio científico IBM foi atribuído hoje a um projeto que tem como objetivo melhorar a informação que conseguimos extrair de imagens ou fotografias. Falamos com Afonso Teodoro, vencedor da distinção
E=mc²

Porque é que há baleias maiores do que outras?

Uma equipa internacional composta por mais de 20 cientistas acompanhou os comportamentos de baleias desde a Gronelândia à Antártida ao longo de 10 anos. Falamos com Filipe Alves, investigador do MARE.
E=mc²

A que se deve o sucesso da intoxicação alimentar?

Uma equipa de cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular descobriu uma das razões que leva ao sucesso das intoxicações alimentares. Conversamos com Ana Eulálio, investigadora do CNC.
E=mc²

A tecnologia que identifica nódulos nos pulmões

Uma tecnologia desenvolvida no Porto ajuda os médicos a identificar, caracterizar e classificar nódulos nos pulmões. Falamos com António Cunha, investigador do INESC TEC e professor na UTAD.

Do ar ao prato nada escapa ao Green Deal

Foi hoje apresentado o novo pacto ecológico e o director-geral do Ambiente da Comissão Europeia, Humberto Rosa, explica o que está em causa.
Ensino Superior

Ensino Superior. IL chama agência de acreditação

Em causa está o chumbo de um curso de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, que o partido considerou ter critérios "pouco claros", considerando a elevada procura e a falta de médicos no SNS.
Medicina

O eco-diagnóstico e as malformações fetais

O número de exames a efectuar pelos médicos em formação, sobretudo em Obstetrícia/Ginecologia, é manifestamente insuficiente para a aquisição do conhecimento necessário a uma boa prática nessas áreas.
Urgências

Faro e Portimão. Urgência de Cirurgia assegurada

Em resposta a uma publicação do Sindicato Independente dos Médicos, a administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve garantiu que a "resposta em urgência" de Cirurgia está assegurada.
E=mc²

A relação entre a memória e o sistema imunitário

Foram detectadas, pela primeira vez, células do sistema imunitário numa região específica do cérebro, as meninges. Bruno Silva Santos, investigador no IMM, explica-nos a relação.
E=mc²

As barreiras que os idosos encontram nas cidades

O estudo exploratório “MOBI-AGE” quer identificar e classificar as barreiras que atualmente limitam a mobilidade dos idosos no espaço urbano. Falamos com Anabela Ribeiro, investigadora do CITTA.

Ciência: Há novidades sobre o Sol

A sonda Parker foi lançada pela NASA em agosto do ano passado e captou imagens do Sol. Foi a primeira sonda enviada para a atmosfera desta estrela. Falamos com Nuno Peixinho, astrónomo.
Universidade Católica

Medicina. Católica questiona legalidade do chumbo

"Além de violar o princípio leal da concorrência, a agência extravasa as suas competências de avaliação", afirmou a Universidade Católica em relação à agência que chumbou o curso de Medicina proposto.

Chumbado curso de Medicina da Católica

Agência de acreditação apontou várias insuficiências — incluindo pedagógicas – no curso de Medicina da Universidade Católica, que entretanto já apresentou uma nova proposta.
E=mc²

A tecnologia que combate a contrafação de tabaco

Foi desenvolvida, na Universidade de Coimbra, uma tecnologia de alta segurança que já está a ser usada no combate à contrafação de tabaco. Conversamos com Nuno Gonçalves, coordenador deste estudo.
E=mc²

Ambiente: últimos 10 anos foram os mais quentes?

Os últimos 10 anos podem ter sido os mais quentes desde que há registos. Conversamos com Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Encontrados 100 kg de lixo no estômago de baleia

Foi encontrada uma baleia morta com uma bola de lixo de 100 quilos no estômago. O cetáceo ficou preso na ilha de Harris, no Reino Unido. Falamos com Ana Marçalo, investigadora do CCMAR.
Neurologia

Egas Moniz. O Nobel que hoje não aconteceria /premium

Decapitou cadáveres para descobrir uma operação que ainda é usada. E ganhou o Nobel com uma técnica que envolvia tirar pedaços do cérebro. Egas Moniz celebraria 145 anos. E ganhou o Nobel há 70.
E=mc²

Foi descoberto o cão mais antigo do mundo?

Pode ter sido encontrado o fóssil mais antigo já descoberto de um cão. Trata-se de uma cria, um macho de dois meses, congelada há 18 mil anos na Sibéria.  Falamos com Octávio Mateus, paleontólogo.
Serviço Nacional de Saúde

Urgências são "terra de ninguém"

Apenas cerca de 50% dos episódios observados nos serviços de urgência hospitalares correspondem a doentes tidos como urgentes, diz grupo de trabalho nomeado pelo Governo. São o "parente pobre".

A13, a molécula que pode travar o Alzheimer

Foi descoberta uma molécula que pode travar o Alzheimer. Estamos à conversa com Miguel Remondes, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular.
Deficiência

Ser ou não ser deficiente, eis a questão!

Mais do que uma inverosímil ofensa a qualquer minoria, pretendi expressar a incongruência de estratificar a sociedade em minorias, ou classes de vítimas, não obstante a muita consideração que me merecem

O abutre do Egito que foi salvo em Portugal

Este verão foi encontrado um jovem abutre do Egito, enfraquecido e desorientado, em Santa Maria da Feira. Falamos com Celso Santos, investigador no Departamento de Ciências Veterinárias da UTAD.
Bactérias

Cientistas descobrem como enfraquecer bactérias

A equipa descobriu como enfraquecer geneticamente bactérias, nomeadamente as que causam infeções nos hospitais, potenciando o uso de medicamentos mais eficazes que os antibióticos.
E=mc²

O projeto que quer ajudar na compra/venda de casa

Chama-se “Localista” e pretende criar uma solução que permite comparar a localização de vários imóveis. Conversamos com João Fonseca Bigotte, professor e investigador da FCTUC e líder deste projeto.

57 mil euros para estudar o berbigão

Um estudo sobre o berbigão na ria de Aveiro foi um dos três estudos que receberam financiamento por parte do Fundo de Conservação dos Oceanos. Falamos com Luísa Magalhães, coordenadora deste estudo.
Cirurgia

Doentes em animação suspensa pela primeira vez

Coração dos doentes foi travado, cérebro ficou praticamente parado e o sangue foi todo retirado. Técnica permite operar quem teria minutos de vida. Mas médicos não revelam se alguém sobreviveu.

Observatório Oceânico da Madeira pode vir a fechar

O Observatório Oceânico da Madeira pode vir a ter de encerrar no próximo ano. Falámos com Rui Caldeira, diretor do Observatório e investigador e co-fundador do CIIMAR-Madeira.
Tribunais

Mãe do bebé sem rosto prestou declarações no MP

Marlene foi ouvida durante cerca de uma hora e entregou informações médicas sobre a sua gravidez. O processo está em segredo de justiça.

Como atacar uma bactéria em 6 dias

Um grupo de cientistas portugueses conseguiu atacar uma bactéria em tempo recorde num simulacro. Falámos com Raquel Sá Leão, investigadora principal do ITQB e coordenadora deste projeto.
Medicina

Os médicos devem submeter-se a recertificação?

O caso do bebé sem rosto. "Parece-me ser necessário, urgente e indispensável a implementação dum sistema de Recertificação Profissional na Medicina, como existe em outros países europeus e nos EUA".
Deficiência

Medo do escuro? /premium

Numa sala totalmente às escuras, com a ajuda de uma bengala e de um guia, pudemos explorar o invisível e aprender a ver na escuridão. Através dos outros sentidos percebemos as rotinas de quem não vê.
E=mc²

Guarde as castanhas no frigorífico!

Há uma nova doença a “atacar” os castanheiros em Portugal. É conhecida por “podridão da castanha” e é provocada por um fungo. Conversamos com José Gomes Laranjo, docente e investigador da UTAD.
Medicina

Portugueses atacam bactéria em tempo recorde

Foi apenas um simulacro, mas que deixou bons indícios de resposta médica. Os cientistas recolheram amostras, identificaram uma bactéria desconhecida e encontraram tratamento em apenas 6 dias.
A página está a demorar muito tempo.