Ciência

As barreiras que os idosos encontram nas cidades

O estudo exploratório “MOBI-AGE” quer identificar e classificar as barreiras que atualmente limitam a mobilidade dos idosos no espaço urbano. Falamos com Anabela Ribeiro, investigadora do CITTA.

Ciência: Há novidades sobre o Sol

A sonda Parker foi lançada pela NASA em agosto do ano passado e captou imagens do Sol. Foi a primeira sonda enviada para a atmosfera desta estrela. Falamos com Nuno Peixinho, astrónomo.
Universidade Católica

Medicina. Católica questiona legalidade do chumbo

"Além de violar o princípio leal da concorrência, a agência extravasa as suas competências de avaliação", afirmou a Universidade Católica em relação à agência que chumbou o curso de Medicina proposto.

Chumbado curso de Medicina da Católica

Agência de acreditação apontou várias insuficiências — incluindo pedagógicas – no curso de Medicina da Universidade Católica, que entretanto já apresentou uma nova proposta.
Ciência

A tecnologia que combate a contrafação de tabaco

Foi desenvolvida, na Universidade de Coimbra, uma tecnologia de alta segurança que já está a ser usada no combate à contrafação de tabaco. Conversamos com Nuno Gonçalves, coordenador deste estudo.
Ciência

Ambiente: últimos 10 anos foram os mais quentes?

Os últimos 10 anos podem ter sido os mais quentes desde que há registos. Conversamos com Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Encontrados 100 kg de lixo no estômago de baleia

Foi encontrada uma baleia morta com uma bola de lixo de 100 quilos no estômago. O cetáceo ficou preso na ilha de Harris, no Reino Unido. Falamos com Ana Marçalo, investigadora do CCMAR.
Neurologia

Egas Moniz. O Nobel que hoje não aconteceria /premium

Decapitou cadáveres para descobrir uma operação que ainda é usada. E ganhou o Nobel com uma técnica que envolvia tirar pedaços do cérebro. Egas Moniz celebraria 145 anos. E ganhou o Nobel há 70.
Ciência

Foi descoberto o cão mais antigo do mundo?

Pode ter sido encontrado o fóssil mais antigo já descoberto de um cão. Trata-se de uma cria, um macho de dois meses, congelada há 18 mil anos na Sibéria.  Falamos com Octávio Mateus, paleontólogo.
Serviço Nacional de Saúde

Urgências são "terra de ninguém"

Apenas cerca de 50% dos episódios observados nos serviços de urgência hospitalares correspondem a doentes tidos como urgentes, diz grupo de trabalho nomeado pelo Governo. São o "parente pobre".

A13, a molécula que pode travar o Alzheimer

Foi descoberta uma molécula que pode travar o Alzheimer. Estamos à conversa com Miguel Remondes, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular.
Deficiência

Ser ou não ser deficiente, eis a questão!

Mais do que uma inverosímil ofensa a qualquer minoria, pretendi expressar a incongruência de estratificar a sociedade em minorias, ou classes de vítimas, não obstante a muita consideração que me merecem

O abutre do Egito que foi salvo em Portugal

Este verão foi encontrado um jovem abutre do Egito, enfraquecido e desorientado, em Santa Maria da Feira. Falamos com Celso Santos, investigador no Departamento de Ciências Veterinárias da UTAD.
Bactérias

Cientistas descobrem como enfraquecer bactérias

A equipa descobriu como enfraquecer geneticamente bactérias, nomeadamente as que causam infeções nos hospitais, potenciando o uso de medicamentos mais eficazes que os antibióticos.
Ciência

O projeto que quer ajudar na compra/venda de casa

Chama-se “Localista” e pretende criar uma solução que permite comparar a localização de vários imóveis. Conversamos com João Fonseca Bigotte, professor e investigador da FCTUC e líder deste projeto.

57 mil euros para estudar o berbigão

Um estudo sobre o berbigão na ria de Aveiro foi um dos três estudos que receberam financiamento por parte do Fundo de Conservação dos Oceanos. Falamos com Luísa Magalhães, coordenadora deste estudo.
Cirurgia

Doentes em animação suspensa pela primeira vez

Coração dos doentes foi travado, cérebro ficou praticamente parado e o sangue foi todo retirado. Técnica permite operar quem teria minutos de vida. Mas médicos não revelam se alguém sobreviveu.

Observatório Oceânico da Madeira pode vir a fechar

O Observatório Oceânico da Madeira pode vir a ter de encerrar no próximo ano. Falámos com Rui Caldeira, diretor do Observatório e investigador e co-fundador do CIIMAR-Madeira.
Tribunais

Mãe do bebé sem rosto prestou declarações no MP

Marlene foi ouvida durante cerca de uma hora e entregou informações médicas sobre a sua gravidez. O processo está em segredo de justiça.

Como atacar uma bactéria em 6 dias

Um grupo de cientistas portugueses conseguiu atacar uma bactéria em tempo recorde num simulacro. Falámos com Raquel Sá Leão, investigadora principal do ITQB e coordenadora deste projeto.
Medicina

Os médicos devem submeter-se a recertificação?

O caso do bebé sem rosto. "Parece-me ser necessário, urgente e indispensável a implementação dum sistema de Recertificação Profissional na Medicina, como existe em outros países europeus e nos EUA".

Medo do escuro? /premium

Numa sala totalmente às escuras, com a ajuda de uma bengala e de um guia, pudemos explorar o invisível e aprender a ver na escuridão. Através dos outros sentidos percebemos as rotinas de quem não vê.
Ciência

Guarde as castanhas no frigorífico!

Há uma nova doença a “atacar” os castanheiros em Portugal. É conhecida por “podridão da castanha” e é provocada por um fungo. Conversamos com José Gomes Laranjo, docente e investigador da UTAD.
Medicina

Portugueses atacam bactéria em tempo recorde

Foi apenas um simulacro, mas que deixou bons indícios de resposta médica. Os cientistas recolheram amostras, identificaram uma bactéria desconhecida e encontraram tratamento em apenas 6 dias.
Cardiologia

Santa Marta trata os corações dos bebés há 50 anos

Cerca de 900 bebés nascem anualmente em Portugal com problemas cardíacos. Muitos são acompanhados no Hospital de Santa Marta, onde agora os doentes chegam a pesar pouco mais de meio quilograma.
Ciência

Porque é que Veneza está inundada?

O estado de emergência para Veneza está ativado e o nível das águas atingiu a marca de 1 metro e 87 centímetros, o nível mais alto desde 1966. Carlos da Camara, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, explica...
Jordânia

Parlamento felicita equipa de missão cirúrgica

A Assembleia da República saudou a equipa liderada pelo cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes pelo sucesso das intervenções, através dos dois votos.
Ciência

O robot que ajuda no combate ao cancro da prós...

Há novidades no que diz respeito à cirurgia que permite combater o cancro da próstata: os cirurgiões podem contar agora com a ajuda de um robot. Conversámos com o Dr. Pedro Bargão Santos, urologista.
Ciência

A propagação de bactérias é afetada por obstáculos

A propagação de bactérias é afetada por obstáculos, é esta a conclusão de um estudo recente. Conversámos com Nuno Araújo, investigador da FCUL.
Ciência

As células estaminais podem acabar com a calvície?

Uma equipa de investigação portuguesa quer combater a calvície através das células estaminais. Falámos com o Dr. Carlos Portinha, um dos membros desta equipa de investigação.
Ciência

A maior montanha do mundo está a colapsar. Porquê?

Os geólogos têm evidências que mostram que os Himalaias estão a colapsar a este. Estivemos à conversa com João Duarte, Investigador do Instituto Dom Luiz da FCUL.
Ciência

Como transformar soro de leite de ovelha em gin

É possível obter gin a partir de soro de leite de ovelha, um desperdício resultante da produção de queijo. Falámos com o cientista Rodrigo Carvalho sobre este projeto que já recebeu várias distinções.
Ciência

Há um verme que se desintegra quando se enerva

Hoje vamos conhecer as Planárias Marinhas. É um verme achatado que pela primeira vez foi estudado. Pode ser encontrado no Mediterrâneo, nas praias das Avencas e do Baleal.
Viral

"Zombie" Jolie culpa seguidores nas redes sociais

Sahar Tabar foi presa por blasfémia no início de outubro e, agora, falou em entrevista a um canal televisivo iraniano. Afirmou não querer ser igual a Angelina Jolie mas sim a personagem de Tim Burton.
Ciência

A mudança de hora vista pela Ciência

A hora volta a mudar de sábado para domingo, mas porque é que isto acontece? Falámos com Rui Agostinho, professor de Física e Astrofísica na FCUL.
Infarmed

Infarmed alerta para uso de pilares dentários

Os pilares para implantes dentários do fabricante Edison Medical não devem ser comprados nem usados em Portugal, alerta a Infarmed. A congénere francesa já ordenou a sua retirada do mercado.
Ciência

Sabe o que é o Carbono Azul?

O Carbono Azul contribui para a captura de carbono da atmosfera, tendo um papel importante no combate às alterações climáticas. Falamos com Rui Santos, investigador do Centro de Ciências do Mar.
Doenças

Doenças raras afetam mais de 300 milhões

Das mais de seis mil doenças descritas na base de dados destas doenças, 149 são predominantes e responsáveis por 80% dos casos mais raros no mundo. 72% são de origem genética.
Medicina

Tratamento mais eficaz contra a gripe

O novo medicamento induz mutações genéticas nos vírus, impedindo a sua replicação e atividade. Os testes foram efetuados em furões e os ensaios clínicos devem iniciar-se no próximo ano.
Prémio Nobel

Nobel da Medicina: "A dificuldade é fugir da moda"

Peter J. Ratcliffe estudou a reação das células ao oxigénio e venceu o Nobel da Medicina com mais dois colegas. Ao Observador, fala das tentativas falhadas e da importância de explorar áreas novas.
Ciência

Apanha musgo para o presépio? Pode fazê-lo

Investigadores da Universidade de Aveiro descobriram que os musgos têm um papel essencial na gestão de solos queimados. Falámos com Flávio Silva, investigador no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
Medicina

EUA. Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais

A técnica usada é uma variação da impressão 3D, e o material foi fabricado a partir de células na artéria aorta e de uma veia umbilical. Os testes foram efetuados em ratos, com resultados positivos.
Ciência

O tubarão que foi filmado no fundo do oceano

Um tubarão-albafar foi filmado no fundo do oceano a uma profundidade de quase 600 metros, algo que é raro acontecer. Falámos com João Pedro Correia, Professor do IPL.
Especialidades Médicas

Ecografia na gravidez será competência específica

A Ordem dos Médicos anunciou que decidiu “agregar a documentação” que existe sobre o tema das ecografias de acompanhamento da gravidez para “criar uma competência específica” nessa área.
Ciência

A bactéria que está mais difícil de matar

Chama-se "Helicobacter pylori" e está mais resistente aos antibióticos que a combatem. Conversámos com Ricardo Dias, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sobre este tema.

Cancro. Tratamento inovador usado em 5 portugueses

Não é só no Brasil — a terapêutica para leucemias e linfomas específicos que valeu o Nobel da Medicina no ano passado também está a funcionar em Portugal. Caso no Porto tem resultados há 80 dias.
Saúde

Aldeias Humanitar vence prémio da área da saúde

“Intervenção Humanitária de Saúde e Amparo Social” é o nome do projeto que luta contra as situações de isolamento e abandono no interior do país através da prestação de serviços de saúde.
Saúde

Médicos querem medicina alternativa fora de lei

A nova Lei de Bases de Saúde legitima o ensino das medicinas alternativas, o que se traduz em "pior saúde" para a população e mancha o bom nome das instituições de ensino que as têm no currículo.
Ciência

"A poluição do tráfego marítimo é preocupa...

Um estudo da Universidade de Aveiro alerta para o facto de a poluição do tráfego marítimo poder vir a aumentar. Conversámos com a investigadora Alexandra Monteiro.
Ciência

Porque é que se sofre tanto com dores nas costas?

Ao longo dos últimos anos, a cirurgia da coluna tem conhecido enormes desenvolvimentos…. mas nem sempre foi assim. Falamos com o Dr. Luís Teixeira, médico ortopedista e diretor do SPINE Center.
Animais

Centro da Maia vai ter cirurgia experimental

O Centro para a Saúde Humana e Animal, "o primeiro com esta vocação", vai dispor de valências para cirurgia experimental e para cirurgia de cavalos e vai nascer na Maia.
Medicina

Bebé sem rosto. Bastonário quer "ação rápida"

Aconteceu em Setúbal. Um médico que seguia uma grávida não detetou malformações graves no bebé que deixou nascer sem cara. Só um exame conduzido numa outra clínica alertou os pais.
Ciência

Obesidade e discriminação no desporto infantil

Um estudo conclui que o meio social das crianças influencia a discriminação no desporto infantil e contribui para a obesidade. Falamos com Helena Nogueira, a responsável pela investigação.
Ciência

Como funciona a vacina da gripe?

Este ano vão estar disponíveis em Portugal pela primeira vez vacinas que funcionam para quatro tipos de vírus. Raquel Guiomar do Instituto Ricardo Jorge explica como combater a gripe.
Medicina

Futuros médicos acedem a informação clínica

“Segredo do Estudante de Medicina” permite que alunos tenham acesso aos processos clínicos do Hospital São João, mas mantendo um "juramento de segredo". Protocolo foi assinado esta sexta-feira.
Legislativas 2019

Joacine não é caso único. Há 100 mil gagos no país /premium

Joacine Moreira pôs os eleitores a falar de gaguez, mas nem todos concordam que o caso da deputada ajude quem tem o mesmo problema. Os gagos falam em limitações profissionais, sociais e muitos mitos.
Ciência

Depois das vespas asiáticas vêm os percevejos?

Numa altura em que o combate à vespa asiática é um tema em discussão surge um alerta em relação ao percevejo asiático. Falamos com João Loureiro, investigador do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC.
Oftalmologia

Optometristas querem integração no SNS

Presidente da Sociedade de Oftalmologia acusado de “difamar uma classe inteira” pelo Presidente da APLO, que entende que optometristas e oftalmologistas devem trabalhar em colaboração.
Serviço Nacional de Saúde

Oftalmologistas privados querem utentes do SNS

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia quer resolver as longas listas de espera do Sistema Nacional de Saúde disponibilizando uma rede de consultórios privados e independentes.
Ciência

Temos de lavar a roupa a mais de 60º?

Lavar roupa a menos de 60 graus celsius pode transmitir bactérias em ambiente hospital. Falamos com Ricardo Dias, investigador da FCUL.

Liga Contra o Cancro discute medicina de precisão

Antigo presidente da Liga Contra o Cancro diz que medicamentos já existem, mas que ainda não estão disponíveis à população por causa do Infarmed e que medicina de precisão é solução.
Prémio Nobel

Nobel da Medicina para investigação em células

Nobel da Medicina foi atribuído a investigação sobre como as células reagem ao oxigénio. O trabalho de três cientistas é tido como fundamental para o combate à anemia e ao cancro.
Universidades

Medicina Dentária, porta aberta para a frustração

A OMS recomenda um rácio de um médico dentista para 2000 habitantes e hoje em Portugal temos o racio de 1/900, ou seja, temos mais do dobro dos profissionais do que esta organização mundial recomenda.
Deficiência

Prótese devolve sensação e autonomia a amputados

Uma equipa de investigadores criou uma prótese para pessoas cujas pernas foram amputadas que permite recriar sensação no joelho e pé, evitando quedas e permitindo movimentos complexos.
Corpo Humano

Ser humano perde músculos desenvolvidos em embrião

Uma investigação da Universidade de Howard (Washington, Estados Unidos), liderada por investigador português, revela que o ser humano desenvolve em embrião músculos que já não existem quando nasce.
Fact Check

Beber água gelada provoca ataques cardíacos?

Mensagem alertou para problemas de beber água gelada e tornou-se viral nas redes sociais. Especialistas negam que beber água gelada provoque o tipo de consequências que estão no alerta.
Células Estaminais

Transplante raro ajuda criança com anemia grave

Num caso inédito em Portugal, foram usadas células estaminais do próprio cordão umbilical. O tipo de transplante não é feito mais vezes, porque as células podem já estar doentes à nascença.

20% dos dentistas portugueses estão emigrados

Inglaterra, França, Suíça ou Alemanha são alguns dos principais destinos dos dentistas portugueses e começa a aumentar a emigração para os Estados Unidos ou os Emirados Árabes Unidos.

Podem as células estaminais ajudar Schumacher? /premium

Há anos que pouco se sabia sobre a saúde do piloto. Agora estará a fazer um tratamento com células estaminais. A investigação na área tem sido promissora, mas está longe de dar garantias.
Urgências

Garcia de Orta. Escala de cirurgia sem cirurgiões /premium

Nenhum cirurgião geral estava escalado na urgência de Cirurgia Geral esta sexta-feira. Internistas das urgências demitiram-se por causa disso. Escala de setembro estará sempre incompleta.

Leiria. Novo Juízo sem acesso para mobilidade

Ministério da Justiça disse que cidadãos com mobilidade condicionada podem aceder ao tribunal pela “cave/estacionamento do edifício”. Novo orçamento para avançar com o procedimento sai em setembro.
Brexit

Brexit. Não-acordo pode prejudicar doenças raras

Uma saída da União Europeia sem acordo pode significar que o Reino Unido deixe de conseguir liderar ou até participar em ensaios clínicos internacionais, comprometendo a saúde dos cidadãos britânicos.
Saúde

Ensino privado de Medicina. Será mesmo necessário?

Extrapolar que a falta de profissionais no SNS é consequência da insuficiente formação de médicos pelas oito escolas médicas existentes é um sofisma.
Oftalmologia

Prémio Champalimaud. Curar a cegueira na Amazónia /premium

Três instituições brasileiras receberam um milhão de euros da Fundação Champalimaud por ajudarem a resolver os problemas de cegueira nas populações mais carenciadas. O Observador falou com uma delas.

Católica responde a Ordem dos Médicos sobre curso

Ordem dos Médicos é contra a criação de um novo curso de Medicina na Universidade Católica e enviou parecer negativo. Mas Católica desmonta argumentos "infundados" numa tentativa de "repor a verdade".
Médicos

Há três vezes mais médicos a quererem emigrar

Entre janeiro e junho deste ano, foram entregues 386 pedidos de certificados de médicos que querem exercer no estrangeiro, o triplo face ao mesmo período do ano passado (130).

Ordem dos Médicos contra Medicina na Católica

Ordem dos Médicos enviou um parecer negativo, não vinculativo, à entidade que decide se o curso vai ou não abrir. Entre os problemas apontados estão a “escassez do contacto clínico” dos estudantes.
Santuário de Fátima

5.ª peregrinação da comunidade surda em Fátima

O Santuário de Fátima acolhe nos dias 14 e 15 de setembro a quinta peregrinação anual da comunidade surda em Portugal, que conta com grupos organizados de vários pontos do país.

PSI alargada para crianças a partir dos 10 anos

Conselho de Ministros aprovou o alargamento da Prestação Social para a Inclusão a crianças e jovens com deficiência a partir dos 10 anos e com uma incapacidade igual ou superior a 60%.
Psiquiatria

Peritos debatem a saúde mental em Lisboa

Temas como a demência ou o suicídio serão abordados até sábado no Congresso que junta em Lisboa cerca de quatro mil peritos e 300 oradores portugueses e estrangeiros.
Transplante

Transplantes porco-humano podem acontecer em breve

Nos próximos meses poderá realizar-se o primeiro transplante de um rim de um porco para um humano. Experiência abre porta à possibilidade de transplantes cardíacos entre espécies.
Neurologia

Neuromitologia: cérebro, neurologia, pseudociência

Desconfiemos das fabulosas descobertas e curas espantosas promovidas nos media mas que não têm suporte da comunidade científica. Se parece demasiado bom para ser verdade é porque provavelmente não é.

Angolano dirige Instituto de Medicina Tropical

É a primeira vez que o Instituto de Higiene e Medicina Tropical é dirigido por um estrangeiro. Filomeno Fortes é mestre em Saúde Pública, doutorado em Ciências Biomédicas e especialista em malária.
Células Estaminais

Híbridos: implantam células humanas em macacos

Um equipa colocou células humanas em macacos e outra teve autorização para levar a gravidez de híbridos até ao fim. Investigadores querem usar os órgãos humanos formados nos animais em transplantes.
Tecnologia

Criado guia digital para pessoas com deficiência

“O Guia Prático: Os direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal” já disponível com todas as informações sobre apoios sociais, medidas de apoio ao emprego ou benefícios sociais no site do INR.
Bactérias

Bactéria resistente desenvolve-se em hospitais

A Klebsiella pneumoniae é resistente a um antibiótico fundamental. Já provocou mais de 2.000 mortes num só ano. Cientistas dizem que higiene nos hospitais é essencial para travar a sua disseminação.
Neurociência

PHDA: quando a ignorância faz vítimas inocentes

Pela ética e pela saúde das nossas crianças e suas famílias temos de combater a ignorância de terceiros que fogem quando a floresta arde, deixando para trás as vítimas inocentes.
Inovação

Imortalidade. Quanto custa viver para sempre? /premium

Há quem aceite pagar 250 mil euros por tratamentos nunca testados e, entre os que investem milhões na investigação, estão fundadores da Google, Paypal, Amazon ou Tesla. Haverá cura para a morte?
Segurança Social

Jovens com óculos têm direito a 62 euros por mês

A lei tem vários anos, mas os pedidos de subsídio só começaram a acumular-se depois de um post viral nas redes sociais. Perante a avalancha, a Segurança Social diz que é preciso clarificar a lei.
Terceira Idade

Idosos. 9 em cada 10 sofrem de solidão, diz estudo

O estudo quis avaliar o impacto da solidão em idosos que estão a ser seguidos num centro de saúde. Para isso, foram entrevistadas 150 pessoas, com 65 anos ou mais, de uma zona urbana do Norte do país.

Fez o 1.º transplante — e podia ter sido preso /premium

O homem chegou à Lua durante a noite, mas Alexandre estava a dormir. Às nove da manhã, começava a fazer o primeiro transplante de rim — e dava um grande passo para a medicina em Portugal.
Alzheimer

Vida saudável pode reduzir em um terço demências

Independentemente do risco genético, uma alimentação equilibrada, a prática de exercício, o consumo limitado de bebidas alcoólicas e não fumar tornam a demência menos provável.

Faltam 152 médicos no Instituto de Medicina Legal

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) diz que "somente 10 dos assistentes graduados" vão ser integrados no quadro, havendo uma "discriminação em relação aos médicos do SNS".
Cardiologia

PR condecora Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, afirmando que tem tido, nestas sete décadas, "uma vida notável de prestígio científico".
Portuguese Women in Tech

Já reparou? O seu médico está zangado...

Sou médica, mas dedico-me à tecnologia, e o que observo é que esta ainda não cumpriu o prometido na saúde: tornar os cuidados melhores e mais eficientes. Não só não cumpriu, como se enche de bazófias.
Universidades

Como degradar a formação dos médicos?

Todos os anos sai um despacho com o número de ingressos de cada Instituição de Ensino. O Artigo 13.º assombra as Escolas Médicas e, não fosse 13 o número do azar, não estaríamos a contar esta história
Especialidades Médicas

"Ministra da Saúde já atirou a toalha ao chão"

“A senhora ministra já assumiu ela própria que não é só Centeno, já deitou a toalha ao chão. Já está perfeitamente acomodada. A irrelevância política é evidente”, afirmou o secretário-geral do SIM.
Profissionais de Saúde

67% das queixas da saúde são no setor público

Das mais de 84 mil reclamações na saúde registadas pelo regulador, 67% dizem respeito a unidades públicas. As quatro unidades geridas em parceria público-privada tiveram sete mil queixas.
Genética

O jovem que foi adolescente aos 2 anos

Atingiu a puberdade aos 2 anos. Em criança, foi expulso da escola e esteve preso. Hoje é escritor. O bisavô foi para a II Guerra aos 13 anos, o avô para guarda aos 12. Tudo por causa da testotoxicose.
Migrações

Crise leva 43 mil médicos a sair da Venezuela

Parlamento Venezuelano considera a situação alarmante. Apenas 22.500 dos 66.138 médicos registados de diferentes especialidades ficaram no país. Mais de uma centena emigraram para Portugal.
Greve

Médicos legistas em greve quarta e quinta-feira

Profissionais querem carreira com "equiparação plena" à dos médicos do Ministério da Saúde, e manifestam-se contra uma possível privatização do sistema médico-legal público.
Medicina

Reflexões de um jovem médico dentista

77% dos Médicos Dentistas formados há menos de 2 anos têm uma remuneração inferior a 1500 euros brutos mensais. É grande a situação de precariedade e incerteza com que a profissão atualmente se depara

Erros em Clínica

Existem muitas fontes de erro na prática de saúde e é falso dizer que todos são erros médicos. Não são. E nem sempre são resultado de negligência. Confunde-se erro com negligência e isso é perigoso.
Algarve

Aberto concurso para reforçar cuidados médicos

Administração Regional de Saúde do Algarve pretende contratar reforço de assistência médica até 30 de setembro. O modelo contempla alojamento, ajudas de custo e dispensa no serviço de origem.
Saúde Pública

Abrem 55 clínicas dentárias por mês em Portugal

Evolução do número de consultórios preocupa Ordem dos Dentistas. Bastonário aconselha clientes a "desconfiar do que é gratuito" e alerta para a "publicidade enganosa".
Ordem dos Médicos

Médicos querem alterar concursos de especialidade

Recordando os casos dos Hospitais de Beja e Portimão, a ordem dos médicos considera urgente a alteração da forma e prazos dos concursos para especialidades médicas.

Alunos cegos fazem exame com 30 páginas em braille

Mais de 200 exames nacionais foram adaptados para os alunos cegos ou com baixa visão por uma equipa do Ministério da Educação que vê nestes estudantes "heróis".
Forças Armadas

Militar ferido na RCA sofreu amputação

O militar português que ficou ferido na RCA “foi submetido a uma cirurgia emergente, tendo sido efetuada uma amputação bilateral dos membros inferiores", revelou o EMGFA.
Saúde

Cirurgias em risco por atraso nos pagamentos

SNS tem de enviar doentes para serem operados nos privados quando não consegue cumprir tempo mínimo de resposta. Mas o atraso no pagamento pode pôr em risco estas cirurgias.
Tive uma Ideia

Os médicos que trocaram a bata pela programação

Foi na Covilhã, enquanto estudavam Medicina, que Eduardo, Luís e Duarte perceberam que podiam fazer mais pela qualidade do serviço de saúde. A UpHill nasceu em 2016 e quer chegar a Espanha.
Medicina

Medicina Legal em risco de extinguir-se

A Ordem dos Médicos teme que o sistema médico-legal público, como existe hoje, venha a acabar, podendo perder-se o acesso a perícias de forma "isenta e gratuita". Há 70 vagas por preencher no INMLCF.
Canábis

Canábis Medicinal. Fábrica de Cantanhede premiada

Chama-se Tilray Cantanhede e é uma empresa pioneira que transforma canábis em medicamentos. Apenas em funcionamento desde abril, a empresa já venceu o prémio de Boas Práticas de Produção.
Eleições Europeias

Cegos já vão poder votar de forma autónoma

As pessoas com deficiência visual vão poder votar de forma autónoma já nas eleições europeias. Para a ACAPO, o voto em braille dá às pessoas cegas "condições de igualdade" no exercício de um dever.
Espanha

Espanha. Extraído tumor cerebral pelo nariz

A operação é feita através de endoscopia e evita assim a manipulação do cérebro e dos nervos ópticos. O procedimento permite a recessão total do tumor cerebral em 100% dos casos.
Medicina

Pioneiro. Drone entrega órgão para transplante

“É como um Uber para órgãos". Um drone entregou um órgão para transplante, no centro médico da Universidade de Maryland, nos EUA. O transporte demorou 10 minutos — de carro demoraria 20.

João Lobo Antunes /premium

Porque é que aquele rapaz tão bonito, de olhar azul claro, um companheiro de trabalho tão curioso e atento aos outros, parecia por vezes taciturno e quase triste? “Estudava muito” dizia-se por lá.
Emirados Árabes Unidos

Mulher acorda do coma 27 anos depois

Munira Abdulla sofreu um acidente de viação, protegeu o seu filho do impacto, mas ficou gravemente ferida. 27 anos depois, acordou do coma. E é o filho quem partilha agora a sua história.
Medicina

A acupuntura médica e a chinesa são diferentes? /premium

Médicos de um lado, terapeutas alternativos do outro. Cada um reclama para si a prática válida da acupuntura e muitos doentes garantem que sentem melhorias, mas a ciência ainda não o conseguiu provar.
Medicina

João Lobo Antunes, que "a Medicina fez médico"

João Lobo Antunes, um dos grandes nomes da Medicina portuguesa, encarava cada cirurgia como uma "nova aventura". Últimas memórias foram agora editadas em livro.
Tecnologia

Foi criado um coração vivo numa impressora 3D

O coração tem apenas três centímetros e ainda não é capaz de bombear sangue, mas os investigadores acreditam que é o primeiro passo para, no futuro, se imprimirem corações humanos funcionais.
Tabaco

Deixar de fumar em conjunto é mais fácil

Os casais que deixam de fumar em conjunto parecem ter mais sucesso do que aqueles que deixam de fumar individualmente, segundo um estudo apresentado no congresso da Associação Europeia de Cardiologia.

Mais de 42 mil cirurgias feitas depois do prazo

Um quinto dos utentes que aguardam cirurgia estão há mais de 180 dias à espera — o tempo máximo previsto na lei. Ministério da Saúde quer aumentar eficiência em sete especialidades prioritárias.

O debate das Medicinas Alternativas

O financiamento pelo SNS das Medicinas Alternativas sem evidência não deve e não pode ter lugar. Não dar-nos ao luxo de financiar através de impostos a escolha individual do placebo por um doente.

Ordem põe 3 processos disciplinares a médico

O bastonário da Ordem dos Médicos disse, no Funchal, que foram movidos três processos disciplinares contra o coordenador da Unidade de Medicina Nuclear do Serviço de Saúde da Madeira.

Homeopataratas /premium

Os remédios homeopáticos, além de água com reminiscências, são guloseimas. Suponho que o objectivo seja afugentar bactérias que façam a dieta do Paleolítico.
Saúde

Andamos a abusar das drogas contra o colesterol? /premium

Não há muitas dúvidas sobre recomendar estatinas a quem tenha problemas cardiovasculares, mas quando o alvo são pessoas saudáveis ou idosos já se levantam mais dúvidas. O que acontece em Portugal?

Morreu Sydney Brenner, prémio Nobel da Medicina

De 1998 a 2012, Sydney Brenner foi presidente do conselho científico do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), dedicado à investigação biológica e biomédica.
Presidente da República

Marcelo recorda médico Antero da Palma-Carlos

O Presidente da República recordou médico Antero da Palma-Carlos como "uma referência da medicina" portuguesa. O imunoalergologista morreu esta quinta-feira aos 86 anos.

Morte cerebral. Como se mantém vivo um bebé? /premium

Clinicamente morta, Catarina foi, durante 13 semanas, a "incubadora humana" de que o filho precisava para sobreviver. Salvador nasceu esta quinta-feira. É um milagre que a ciência sabe explicar.
Pseudociência

Manifesto contra terapias alternativas na AR

O manifesto tem cerca de 700 signatários e já foi entregue a todos os partidos representados no Parlamento. Os signatários alertam para os riscos de as terapias alternativas entrarem no SNS.
Universidades

Erros em exame altera notas a médicos estrangeiros

Quatro perguntas foram anuladas no exame de equivalência ao curso de Medicina em Portugal, realizado em janeiro, e a chave de correção de outras quatro foi alterada. Mudanças refletiram-se nas notas.
Deficientes

Adorável compromisso de lideranças /premium

Transplante

Envelhecimento faz cair número de transplantes

Redução de transplantes era expectável: a média da idade dos dadores aumentou e a maioria tem mais de 70 anos, sendo menor o número de órgãos aproveitados. Há 2000 portugueses à espera de transplante.
Psiquiatria

Pode o antidepressivo sertralina provocar a morte?

Morreram dois doentes britânicos que tomavam sertralina. Não foi possível fazer a associação entre a morte e o medicamento, mas terão os doentes que fazem esta medicação razão para se preocuparem?
Startups

Documentário sobre fraude da Theranos chega à HBO

"The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley" estreia a 19 de março na HBO Portugal. O documentário de Alex Gibney mostra como a empresa de Elizabeth Holmes cresceu através da fraude e da mentira.

Pelo menos 1.960 doentes esperaram por transplante

Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, no primeiro semestre do ano passado foram realizados 235 transplantes renais, menos do que em igual período do ano anterior (262).
Ordem dos Médicos

Tráfico de órgãos. Médicos dispensados de sigilo

Profissionais já podem pedir escusa, mas vão passar a estar legalmente protegidos pelo código deontológico dos médicos. Mudança vem na sequência de convenção europeia destinada a combater tráfico.
Deficientes

O Sol, quando nasce, é para todos! /premium

Ir à praia e apanhar sol é, para pessoas portadoras de deficiência e/ou com mobilidade reduzida, fonte de bem-estar e saúde. É mesmo uma necessidade básica de saúde dos cidadãos, mediterrânicos ou não

Aubrey de Grey. É possível viver mil anos? /premium

E se uma vacina com uma mistura de terapias pudesse fazer voltar atrás o relógio da idade? Investigador britânico defende que é possível e espera que uma primeira versão esteja disponível em 20 anos.
Demência

Música, dança e museus. As novas receitas médicas /premium

A experiência mostra os benefícios — até físicos — para doentes com demências ou sobreviventes de AVC. No Reino Unido já é um programa nacional, mas Portugal ainda estará longe de o conseguir fazer.
Drogas

Analgésico desaparecido implica "risco público"

João Goulão diz que fentanil é perigoso para a saúde pública, mas que não há razão para "entrar em pânico". Nos EUA e Canadá, a substância criou "uma autêntica epidemia". Foi a mesma que matou Prince.

Cooperação científica entre Portugal e Macau

Além da medicina tradicional chinesa, a cooperação científica entre instituições portuguesas e macaenses vai abranger "informática e questões marítimas".
Cabo Verde

Cabo Verde organiza primeiro congresso de medicina

Governo quer fomentar o retorno a Cabo Verde das capacidades e competências que existem na diáspora, na área política, empresarial e académica. Executivo quer estender ideia além do setor da medicina.
Hospitais

Leiria. Programação cirúrgica reduzida para metade

No cerne do problema está a falta de médicos e, por conseguinte, a falta de recursos humanos. O Hospital de Santo André não tem capacidade para responder às necessidades de todos os doentes.
Saúde

Quase metade dos portugueses não foi ao dentista

A percentagem das idas ao dentista em 2017 em Portugal ultrapassa valor registado pela UE em que 45,1% não recorreram à especialidade em 2017 e poucos são aqueles que o consultam com frequência.

O Tempo e o Modo

O tempo é, acima de tudo, o modo como é usado. A Ordem dos Médicos faz bem quando propõe orientações sobre os tempos mínimos de atendimento em consulta. Falta suportá-los com mais evidência.
Hospitais

Mesmo sem greve, hospitais não cumprem prazos

Vários hospitais do SNS ultrapassaram o tempo limite dentro do qual doentes muito prioritários e prioritários oncológicos deviam ser operados. Dados dizem respeito a período antes da greve cirúrgica.
Greve

Doentes com cancro com cirurgias urgentes adiadas

Entre as cirurgias urgentes adiadas, houve 2 casos em que os "doentes com doença oncológica conhecida ou suspeita em que há risco de vida" viram a sua cirurgia adiada por falta de enfermeiros.
Médicos

Senhor Dr., quanto tempo temos de consulta?

Um dos aspetos essenciais na relação médico-doente é a empatia. Para se ser empático é preciso saber escutar. Ora este é um hábito que se tem vindo a perder na nossa sociedade, e nas consultas médicas

Necessidades dentárias afetaram 6% das crianças

Em 2017, a taxa de crianças com necessidades médicas dentárias em Portugal era de 6%. Na União Europeia, a média era de 2,3%. Pior que Portugal estava Letónia. Espanha e Roménia registaram 5,7%.
Medicina

O perigo da ilusão da credibilidade na opinião

Não existe uma medicina e uma medicina alternativa, nem uma realidade e uma realidade alternativa. Só há uma medicina, a que funciona. E uma realidade, a que os terapeutas alternativos teimam em negar
Parcerias Público Privadas

125 personalidades apelam ao fim das PPP na saúde

2035
São 125 nomes da medicina, cultura ou política e decidiram juntar-se por aquilo que consideram ser um bem maior: a gestão dos hospitais do SNS seja "exclusivamente pública".
Ordem dos Médicos

Prescrição: Tempo para os nossos doentes

Não é admissível que os doentes sejam confrontados com situações de elevada pressão e condições de trabalho impostas pelo poder político que resultam em desprezo e desrespeito pela dignidade humana.
Serviço Nacional de Saúde

SNS: A educação médica deixou de ser prioritária?

O modelo do hospital universitário -- que tem sido peça fundamental mas não é suficiente -- necessita de reestruturação urgente, que corresponda à evolução da medicina moderna.
Doenças

Infeções por sarampo bateram recordes na Europa

O número de pessoas infetadas pelo vírus foi o maior na década. Houve três vezes mais casos reportados do que em 2017 e 15 vezes mais do que em 2016, o ano com menos casos.

SNS. Menos 0,5% de cirurgias em ano de greve

No primeiro período de greve dos enfermeiros em blocos operatórios, que decorreu entre novembro e dezembro, foram canceladas mais de 7.500 cirurgias no Serviço Nacional de Saúde.
Deficiência

Empresas têm que contratar pessoas com deficiência

A nova legislação põe em prática um novo sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência. As empresas que não cumpram este regime ficam sujeitas a uma contraordenação grave.
Cirurgia

Cirurgias oncológicas deviam ter serviços mínimos

Se a quimioterapia faz parte dos serviços mínimos e não se atrasa, então a cirurgia, "a primeira arma e arma mais eficaz" não devia ser adiada, diz o coordenador do Programa para Doenças Oncológicas.
Brasil

Bolsonaro com boa evolução clínica após cirurgia

O chefe de Estado brasileiro passou por um procedimento cirúrgico. Segundo o boletim médico, Bolsonaro "apresenta boa evolução clínica cirúrgica após procedimento de reconstrução do trânsito".
Deficiência

Duplicam queixas por problemas com acessibilidades

A aplicação foi criada em maio de 2018 e até ao final desse ano recebeu mais de 2.600 avaliações de espaços, entre elas 650 reclamações, feitas pelos mais de 1.800 utilizadores que a descarregaram.
A página está a demorar muito tempo.