271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Medicina

E=mc²

Rússia. "Calor será mais severo do que em 2010"

Poderá ser a maior onda de calor em 120 anos. "Estes anticiclones antiestáticos não desaparecem rápido". Por isso, "poderá ser um pronúncio do Verão". É o que explica o climatologista Mário Marques.
Coronavírus

Técnicos de Emergência com subsídio em atrasado

O pagamento do subsídio de risco Covid-19 criado por causa da pandemia está com dois meses de atraso, alerta Sindicato dos Técnicos de Emergência Médica Pré-Hospitalar.
E=mc²

Bactérias do intestino inibem vírus da SARS-CoV-2?

Estudo sul-coreano diz que as bifidobactérias "impedem a multiplicação da SARS-CoV2". Jorge Leitão, professor de bioengenharia, destaca a importância da descoberta desta "arma ativa contra o vírus". 
Família Real Britânica

As últimas horas de Diana contadas pelo cirurgião

MonSef Dahman falou pela primeira vez sobre as horas que antecederam a morte da princesa de Gales, para acabar com as teorias da conspiração e garantir que os médicos fizeram tudo o que puderam.
E=mc²

Ensinar o corpo a reagir ao stress térmico 

Universidade de Coimbra trabalha com vários atletas para os ajudar a superar o stress térmico. Desportistas são submetidos às mesmas condições climáticas a que vão estar expostos na competição. 
E=mc²

Pardela-balear, a ave marinha mais ameaçada

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves vai trabalhar com os pescadores entre Aveiro e Nazaré. O "papagaio afugentador" de papel é um dos métodos. Serve para afastar as aves das zonas de pesca.
Coronavírus

Doente Covid recebe 1.º transplante de pulmão /premium

1545
Doente passou 6 meses internado e chegou a pensar-se que já não poderia receber o transplante. Já há um segundo doente em Portugal em observação para o mesmo procedimento. Outros dois foram recusados.
E=mc²

Cancro do rim. "50% são detetados acidentalmente"

O número de diagnósticos "desceu ainda mais na pandemia". "Tabagismo, obesidade e hipertensão são fatores de risco", diz André Mansinho, oncologista no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.
Resposta Pronta

Christian Eriksen. "Não volta a jogar futebol"

251
Ex-futebolista, que acabou a carreira aos 22 anos devido a problemas cardíacos, diz que a maior preocupação de Eriksen "vão ser as depressões" e relembrou outros casos marcantes no desporto português.
Coronavírus

Anticorpos reduzem risco de morte em doentes Covid

Os doentes com Covid-19 grave podem beneficiar de um tratamento com anticorpos quando o sistema imunitário não é capaz de os produzir. O tratamento reduz o risco de morte e de agravamento da doença.
E=mc²

Uma tecnologia para compreender melhor as doenças

Instituto de Medicina Molecular e Universidade de Oxford desenvolvem mecanismo que permite compreender melhor o ADN e o ARN. Certas doenças podem ocorrer devido a defeitos entre estas duas cadeias.
Saúde

Faça como os campeões 

O Euro 2020 já começou e é bom saber que a preparação para uma grande competição ou para o desporto, em geral, deve começar sempre por uma avaliação da equipa de Medicina Desportiva.
Resposta Pronta

Variante Delta. Portugal tem vacinação "modesta"

Um estudo da Universidade de Strathclyde concluiu que a variante Delta tem o dobro do risco de hospitalização. O virologista Miguel Castanho vê nisto um sinal de alarme e pede medidas especiais.
E=mc²

Gémeos monozigóticos. "As diferenças são a regra"

"Nem mesmo as impressões digitais são iguais", diz Alexandra Matias. A assistente hospitalar do São João explica que os gémeos monozigóticos surgem de "erros que não existe em mais nenhuma espécie".
Coronavírus

Irão autoriza uso de emergência da sua 1.ª vacina

Os investigadores asseguram que a vacina provoca efeitos secundários escassos e que atua contra as diferentes variantes do novo coronavírus, embora não tenham revelado a percentagem da eficácia.
Resposta Pronta

Vem aí o Euro 2020. Que preparação é feita antes?

Diana Ferreira, especialista em Medicina Desportiva, da CUF, explica os principais desafios e exames médicos a que os jogadores estão sujeitos e conta qual o caminho até se atingir um alto rendimento.
E=mc²

"Não me choca estar congelado e vivo"

Animais microscópicos ressuscitam ao fim de 24 mil anos congelados. Para Paula Martins, microbiologista, "estes organismos são especiais por voltarem à vida depois de tanto tempo congelados".
Medicina

Faculdades de Medicina recusam aumentar as vagas 

1210
"Não há falta de médicos em Portugal”, diz Conselho de Escolas Médicas Portuguesas. Formar mais clínicos seria condená-los “ao desemprego ou a terem que emigrar". Vagas vão ficar na mesma.
E=mc²

Descoberta floresta de corais negros nos Açores

A expedição cientifica, a bordo de um navio holandês, cobriu uma área superior ao Algarve. Telmo Morato, investigador da Universidade dos Açores, conta-nos tudo sobre esta descoberta "inesperada".   
E=mc²

Os tumores cerebrais são um "rasto" no cérebro

O que contribui para o surgimento da doença? Na véspera do Dia Mundial do Tumor Cerebral conversamos com Manuel Cunha e Sá, Coordenador do Centro de Neurociências no CUF Tejo.  
E=mc²

E se tivéssemos um 6º dedo?

Designer britânica criou um polegar robótico que deixa as mãos com 6 dedos. Um grupo de cientistas estuda agora como é que o cérebro reage e se adapta ao dedo extra
Pandemia

Vacinação de pessoas com deficiência, um balanço

As pessoas com deficiência não foram adequadamente incluídas na resposta à Covid-19, resultando daqui um impacto muito negativo, refletindo a injustiça social e exclusão em que vivem.
E=mc²

Como surgem os anticorpos nas células?

Equipa liderada pelo investigador Luís Graça consegue pela primeira vez estudar a produção de anticorpos, célula a célula, com um grande detalhe.
E=mc²

Nuvens em Marte. Pode chover no planeta vermelho?

O robô Curiosity, enviado pela NASA a Marte, captou imagens de nuvens, um fenómeno raro. José Augusto Matos, astrónomo, afirma que já aconteceu e que é preciso estudar a origem e altitude das nuvens.
E=mc²

Fogos causam "stress igual a ambientes de guerra"

Miguel Castelo-Branco, neurocientista da Universidade de Coimbra, estudou o impacto do combate a incêndios na saúde mental dos bombeiros. "Cerca de 20% dos bombeiros sofrem stress pós-traumático".
E=mc²

Os problemas de que as mulheres não falam

Incontinência urinária não é doença de "velhos", dores menstruais nem sempre são "normais". As infeções vaginais. O Dia Internacional da Saúde Feminina com o diretor de ginecologia do Santa Maria.
E=mc²

O que causa os efeitos secundários das vacinas?

Investigadores podem ter descoberto origem dos coágulos associados à Astrazeneca e à Janssen. Nuno Alves do I3S garante que a industria está pronta para reformular as vacinas: “É um processo simples”.
E=mc²

Cego há 40 anos recupera parcialmente visão

O doente foi injetado e usou uns óculos especiais. Meses depois voltou a identificar objetos. "São boas notícias, mas faltam detalhes", esclarece o médico Eugénio Leite. 
Estudo Científico

Aumento da emigração de dentistas em 2020

A Ordem dos Médicos Dentistas tem um médico dentista por cada 884 habitantes, quando a recomendação da Organização Mundial da Saúde é de um dentista por dois mil habitantes.
Oftalmologia

Homem cego há 40 anos recupera parte da visão 

218
Doente foi injetado no olho com uma proteína e, sete meses depois do início de exercícios com recurso a óculos especiais, teve melhorias significativas, apesar de ainda não reconhecer rostos.
E=mc²

Estão a nascer os primeiros flamingos portugueses

Pela primeira vez, existem duas colónias de flamingos a nidificar em duas áreas protegidas. Vitor Encarnação do ICNF explica o processo
Funchal

Madeira promove demonstração de projetos de saúde

A iniciativa decorre no Fórum Madeira, aberto a residentes e turistas, que poderão assistir a demonstrações e atividades de educação, promoção e utilização da tecnologia para a saúde digital.
E=mc²

Lua. Constelação de satélites "vai servir de GPS"

Agência Espacial Europeia quer lançar vários satélites ao redor da Lua. O investigador Pedro Machado diz que esta é uma "preparação do salto a Marte" e admite a possibilidade de "turismo espacial". 
Tribunal

Vítimas de implantes mamários falsos indemnizadas

Juízes condenaram a empresa alemã que certificou os implantes — feitos com silicone para uso industrial e agrícola — a pagar entre três mil e seis mil euros a cada uma das cerca de 2.700 mulheres.
E=mc²

Covid-19. "Vacinação cruzada deve ser equacionada"

"Hipótese deve ser vista como outra ferramenta", diz Nuno Alves. O imunologista refere a "flexibilidade quanto ao plano de vacinação" como uma vantagem. Ainda assim, alerta para a falta de informação.
Autismo

Empregar autistas: da Critical até Musk

"Foi uma coincidência feliz" Musk ter revelado que foi diagnosticado no espetro do autismo. "Pode ser uma inspiração ao programa da Critical" de empregar autistas.
Saúde

Infarmed autorizou 155 ensaios clínicos em 2020

No ano passado, o Infarmed recebeu 187 pedidos de autorização para ensaios clínicos e autorizou 155, sendo que o tempo médio de decisão foi de 32 dias, menos dois do que em período homólogo.
E=mc²

"Stress da pandemia piorou problemas alimentares"

Sofia Marques Ramalho vence prémio europeu em obesidade infantil. "Pais utilizaram a comida para controlar as crianças no confinamento". Esta é uma das conclusões dos vários estudos da investigadora.
Coronavírus

Entidades querem situações de anemia otimizadas

Os subscritores da carta aberta adiantam que, em 2020, houve menos 1,2 milhões de consultas, uma redução de atividade que foi também extensível às cirurgias, com uma descida de 126 mil.
E=mc²

Disruptor endócrino. Substância comum e perigosa

"Estão presentes em vários detergentes, alimentos ou cosméticos". Criam "problemas na tiroide, pâncreas e de obesidade”, diz Davide Carvalho, da Sociedade de Endocrinologia diabetes e metabolismo.
Vila Real

"Faz todo o sentido" curso de Medicina na UTAD

117
Ana Abrunhosa salientou o papel das universidades como "motores de desenvolvimento, motores de coesão", considerando que "só o serão se trabalharem em conjunto com todas as entidades da região".
E=mc²

EUA. Vacinados devem usar máscara?

Nos EUA, os vacinados vão poder deixar de usar máscara em vários locais. Para o investigador Miguel Castanho, "não faz sentido" aplicar a medida em Portugal "enquanto a maioria não estiver vacinada".
Coronavírus

Cova da Beira recupera cirurgias em atraso

No que concerne às consultas presenciais, que há muito foram retomadas, o CHUCB "tem registado também um incremento significativo", com o mês de março a registar o maior número de consultas de sempre.
Coronavírus

Hospitais algarvios duplicaram cirurgias 

A administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve referiu que as cirurgias programadas realizadas em março e abril representam mais do dobro daquelas realizadas em janeiro e fevereiro.
E=mc²

Covid. "Insuficiência de vitamina D piora infeção"

Genética dos portugueses pode gerar insuficiência de vitamina D, diz estudo. "Esta carência deixa as pessoas mais vulneráveis aos efeitos da doença da Covid-19", diz a investigadora Conceição Calhau. 
Canábis

Estigma, literacia e evidência científica

O estigma associado à planta da canábis não se deve sobrepor nunca aos interesses dos doentes que dela podem beneficiar. O caminho para a desconstrução dos mitos é longo, mas necessário.
E=mc²

Estudo dá pistas sobre mutações no SARS-CoV-2

Estudo foi feito pelo Instituto de Tecnologia do Massachusetts. O investigador Miguel Castanho aplaude a investigação. "Se conhecermos melhor o vírus, não estaremos à mercê de novas mutações".
Ensino Superior

Atenuar desigualdades com escolhas

Não pode ser médico só quem consegue pagar para o ser, daí a importância do ensino superior público. Mas a atuação e intervenção do Estado não tem de ser sempre como prestador do serviço.
E=mc²

Elixires diminuem carga viral da Covid-19?

O congresso "Encontro Investigação Jovem" conta com a apresentação de várias investigações feitas por alunos da Universidade do Porto. Uma delas estuda os efeitos do elixir no vírus da Covid-19.
Cardiologia

Presidente da Cardiologia defende telemedicina

O responsável sublinha as vantagens do seguimento à distância para alguns casos, dando o exemplo de um projeto piloto na área da telemonitorização no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Universidades

Curso mais caro do país exige propina de 1625€/mês

1883
A primeira turma do novo curso da Católica vai começar as aulas a 13 de setembro. Universidade já tinha avisado que não ia ser barato: cada estudante terá de pagar 16.250 euros de propina por ano.
E=mc²

Professores. “Máscara tem criado problemas na voz”

Uso de máscara pode estar a causar problemas vocais nos professores. "Usam a voz muitas horas e de forma mais intensiva por causa da máscara", diz Sónia Lima, coordenadora do estudo. 
E=mc²

Projeto português procura acabar a fome em África

Estudantes da Porto Business School criam projeto de aquacultura onde peixes são alimentados por insectos."Sistema alimentar atual não é sustentável". O projeto será apresentado às Nações Unidas.
Deficiência

Vida independente é questão de direitos humanos

Um modelo de vida independente não se resume ao facto de as pessoas com deficiência terem acesso a assistente pessoal, mas quer dizer que estas pessoas são donas das suas vidas, defende associação.
Deficiência

Projetos de apoio à vida independente prolongados 

206
A razão deste prolongamento, até ao final de 2023, é para garantir que não há quebra no financiamento destes projetos na transição entre quadros comunitários de apoio, explicou a secretária de Estado.
E=mc²

Marte. "Esperam-se descobertas interessantes"

José Augusto Matos diz que a missão do Perseverance vai servir para "descobrir o passado" do planeta. "Esta década pode vir a ser uma das mais marcantes na investigação espacial", admite o astrónomo.
Saúde

Maio, mês do coração

A atividade física regular reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%. Por outro lado, a inatividade física confere um risco semelhante ao da obesidade e do tabagismo.
E=mc²

Vacinas. "Há necessidade de informar as pessoas"

A iniciativa “Décadas de Ciência para Dias de Vacinas” esclarece dúvidas sobre vacinas. Tudo para que os cidadãos tomem "decisões mais conscientes e informadas", diz a investigadora Margarida Saraiva.
Coronavírus

Doentes com enfarte demoraram mais a pedir ajuda

As pessoas com sintomas de enfarte pediram ajuda mais tarde em 2020 e o tempo que levou entre a chamada de emergência e o doente ser assistido no hospital aumentou quase 20 minutos.
E=mc²

Uso de máscara "pode gerar crises de cefaleia"

São conclusões de um estudo feito a 5 mil pessoas. "Não usar máscara não é solução. Os intervalos na utilização e o teletrabalho são opções", diz a investigadora na área das Cefaleias, Raquel Gouveia.
E=mc²

Comprimido contra a Covid-19? "Temos esperança"

114
Pfizer pode apresentar comprimido contra a Covid-19 este ano. Miguel Castanho, do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, explica que será "para tratar" e a vacina "para prevenir".
A Luz ao Fundo do Túnel

Imunidade em Portugal. “Estamos num bom caminho”

Nuno Alves, vice-presidente da sociedade portuguesa de imunologia, explica que os níveis de imunidade em Portugal, aliados ao ritmo de vacinação, podem impedir um novo cenário de rotura nos hospitais 
Saúde

Imunologia: porque é importante?

No Dia Internacional da Imunologia, que se assinala a 29 de abril, é fundamental lembrar que o sistema imunitário tem de ser cuidado, protegido e acarinhado, para assim podermos ser mais saudáveis.
E=mc²

A incapacidade de prevenir doenças auto-imunes

Equipa de investigadores portugueses realiza estudo sobre estas doenças. "Falta um diagnóstico precoce" para esta "doença imprevisível". É o que diz a investigadora do i3S, da Universidade do Porto.
E=mc²

Qual será a melhor hora para ver a Super Lua?

"É uma noite normal de lua cheia", mas quando "está mais próxima da Terra". "Quem quiser aproveitar, vai ter de o fazer. Só acontecerá duas vezes este ano", diz o astrónomo José Augusto Matos.   
E=mc²

As embalagens take away feitas de cascas de fruta

A Escola Superior Agrária da Universidade de Coimbra cria embalagens comestíveis. "São feitas de legumes, fruta, batatas e até marmelo", explica a investigadora Mara Braga.
E=mc²

Vacina portuguesa "pode ser boa, mas há riscos"

Vacina portuguesa pode começar a ser testada em humanos em julho. O facto de ser por inalação traz vantagens. "Cria imunidade no local de entrada do vírus", diz virologista João Gonçalves. 
Deficiência

"Confinamento permanente" de deficientes motores

A campanha "Confinados até quando?", pretende chamar a atenção de entidades responsáveis para as pessoas que vão continuar limitadas na mobilidade porque a maioria dos espaços permanecem inacessíveis.
E=mc²

Covid na Índia. Culpa da variante ou dos hábitos?

Índia regista aumento de casos. "Nova variante pode contribuir", mas o virologista Celso Cunha refere que pode dever-se "aos hábitos da população". "Houve grandes aglomerações nas festas religiosas". 
A Luz ao Fundo do Túnel

“Teletrabalho é ótimo para quem tem deficiência"

João Almeida tem paralisia cerebral desde que nasceu, está numa cadeira de rodas e foi em ano de pandemia que conseguiu o primeiro emprego. "Estou completamente realizado, mas tenho saudades do afeto"
Medicina

Porto. Projeto sobre fibrose pulmonar vence bolsa

108
Hélder Novais e Bastos, pneumologista do São João e investigador do i3S, vai receber uma bolsa de 50 mil euros para estudar a prevalência de doenças pulmonares que levam à fibrose progressiva.
E=mc²

"Os doentes escapavam. Senti que tinha de estudar"

Helder Novais e Bastos recebe prémio de investigação para jovens médicos. A bolsa está destinada ao estudo da fibrose pulmonar. O pneumologista conta que a Pandemia "atrasou os diagnósticos". 
Cascais

Cascais com teleconsultas gratuitas para todos

467
O serviço é gratuito para todos os cidadãos da autarquia. De acordo com o presidente da câmara, Carlos Carreiras, a disponibilização de teleconsultas sem custos ajuda a “desanuviar” o SNS
E=mc²

Como aprender a lidar com a dor crónica?

Universidade de Coimbra cria programa que ajuda a lidar com a dor crónica. "Temos de fazer uma gestão emocional e cognitiva da dor", diz Paula Castilho, investigadora responsável pelo projeto.
Estudo Científico

Quem bebe café tem melhor controlo motor

232
Melhor controlo motor e maiores níveis de atenção e alerta são alguns benefícios do café diz investigador da Universidade do Minho, que estudou pela primeira vez o efeito da bebida na rede cerebral.
Trabalho

Quota para pessoas com deficiência sem resultados

Existem cerca de 18 mil pessoas com deficiência a trabalhar na administração pública e as empresas privadas criaram mais de 300 vagas para pessoas com deficiência entre janeiro e fevereiro.
E=mc²

Voo de Ingenuity "abre novo capítulo sobre Marte"

"É um voo histórico. Temos, pela primeira vez, um robô a voar noutro planeta", afirma o astrónomo José Augusto Matos. "Vai servir para os cientistas perceberem como se voa em Marte", acrescenta. 
Política

Estudo de reforma de pessoas deficientes atrasado

Segundo o PSD, o Governo comprometeu-se a definir as condições de acesso à reforma para pessoas com deficiência até ao final do ano passado mas ainda "continuamos a aguardar a divulgação do estudo".
União Europeia

Governo quer "abordagem integrada" na deficiência

A ministra do Trabalho garantiu que a presidência portuguesa tudo fará para que sejam dados passos concretos na implementação de uma "agenda clara" para os direitos das pessoas com deficiência na UE.
Projetos Observador

A imunoterapia revolucionária contra o cancro

No Instituto de Medicina Molecular, Bruno Silva-Santos está a desenvolver uma imunoterapia universal contra o cancro – que permitirá a vários doentes receber células de um único dador saudável.
E=mc²

Máscara pode gerar problemas na voz

"A posição de contractura no computador em teletrabalho cria uma tensão que leva à disfonia", explica a autora do estudo, Cláudia Capucho.      
E=mc²

“Golfinhos não entram no Tejo para nos entreter"

204
50 golfinhos passearam pelo Tejo. "É um ótimo sinal", diz Manuel Eduardo dos Santos. Ainda assim, o biólogo especialista em mamíferos marinhos salienta: "Não estão lá para tirarmos selfies".
A Luz ao Fundo do Túnel

Lares. “O que mudou depois da vacinação? Nada.”

No Lar 3 Anjos, em Cascais, todos os utentes e funcionários já foram vacinados, mas a normalidade não está de regresso. As visitas continuam à distância de um acrílico e os idosos concordam.
Peniche

Valentina podia ter sobrevivido, se socorrida

A criança de nove anos que morreu após graves agressões, em Peniche, podia ter sobrevivido, com sequelas, se tivesse sido socorrida. "Quanto mais cedo o socorro mais possibilidade de sobrevivência."
E=mc²

Leucemia. "Estas células são mais agressivas"

Instituto Gulbenkian de Ciência descobre células que estão na origem de uma leucemia rara e agressiva. "A doença desenvolve-se muito mais rápido", conta a coordenadora do estudo, Vera Martins.
Doenças Mentais

Tratamento com eletrochoques ainda é subutilizado

"É necessário desmistificar alguns preconceitos, não só na população em geral, mas também dentro da própria comunidade médica", defende autor do estudo. Depressão grave foi o diagnóstico principal.
E=mc²

1.º homem no Espaço. "Podia ter sido uma tragédia"

60 anos desde o dia em que o primeiro homem chegou ao Espaço. "As coisas podiam ter corrido mal. Como era tudo em segredo, ninguém saberia", conta o astrónomo José Augusto Matos. 
Saúde

Remédio para cancro do cérebro com bons resultados

218
Resultados são preliminares, mas um dos doentes com um tipo de cancro do cérebro agressivo parece já não ter vestígios do tumor. Remédio expõe tumor à imunoterapia.
Projetos Observador

O princípio do fim das infeções urinárias 

Os cateteres urinários são a principal causa das infeções hospitalares. No i3S, no Porto, Fabíola Costa trabalha num revestimento natural que impede a concentração de bactérias nestes dispositivos.
E=mc²

Covid. "Não podemos desvalorizar novas variantes"

Descoberta possível nova variante no Brasil. "Não devemos desvalorizar só porque é normal", salienta o investigador do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, Miguel Castanho.
A Luz ao Fundo do Túnel

"1 em cada 3 jovens com sinais de solidão"

Perante os confinamentos e as limitações à liberdade os jovens ficaram com o futuro em suspenso. Sofia Ramalho, vice-presidente da ordem dos psicólogos descreve vários sinais de stress
Universidade do Porto

Equipa da UP faz descoberta sobre lesão no ombro

111
Investigação permite encontrar tratamento mais rápido e menos invasivo para o paciente. Equipa da Faculdade de Medicina do Porto criou primeira classificação internacional de estrutura do ombro.
E=mc²

Novo tratamento contra Parkinson em Portugal

Este dispositivo cerebral melhora controlo de sintomas. "É mais um passo para criar um aparelho que consiga autorregular-se", diz o diretor do Serviço Neurocirurgia do Hospital de S. João, Rui Vaz. 
Resposta Pronta

AAMA. "Nem todos os técnicos estão a ser vacinados

A Associação de Atividade Motora Adaptada apoia alunos com dificuldades. "Contactámos o Ministério da Saúde, a Task Force e a DGS. Muitos deles não respondem", conta Rita Costa, presidente da AAMA.
E=mc²

AstraZeneca. "Poderá haver algum perigo"

EMA remete para os próximos dias conclusões sobre a vacina da AstraZeneca e formação de coágulos sanguíneos. "Não devem suspender, mas identificar riscos", defende o virologista João Gonçalves.
Transplante

Transplantes. Menos 197 órgãos colhidos em 2020

Foram menos 197 órgãos colhidos para transplantes em 2020, o que corresponde a uma queda de 20,9%. Os dadores em morte cerebral, a tipologia mais frequente, foi a que sofreu menor impacto.
Coronavírus

Antivírico para tratar doentes Covid-19

171
Os dados ainda são preliminares e reportam-se a poucos doentes, mas o medicamento molnupiravir parece ajudar os doentes a livrarem-se do SARS-CoV-2 mais rapidamente.
E=mc²

Como conhecer o seu ritmo biológico pela saliva?

Foi criado um teste genético que analisa 72 genes pela saliva. "Ajuda a perceber como o corpo reage a determinadas dietas e a prevenir doenças", afirma Daniel Luís, investigador que criou o teste.
Saúde

Dois milhões de cheques-dentista desperdiçados

Em 2020, só 70% dos cheques emitidos para assegurar pagamento gratuito nos dentistas a crianças e jovens foram utilizados. DGS promete auditoria, Ordem dos Dentistas pede reformulação.
Medicina

Especialidade de urgência. SPMI aponta falácias

O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna considera “um mau serviço aos portugueses” a criação da especialidade de urgência, salientando que os argumentos que a defendem “são falaciosos” .
E=mc²

Vacina da Pfizer 100% eficaz nos adolescentes?

O anúncio foi feito pela farmacêutica. "Devemos ter cautela. Esta não é uma análise de resultados", refere o investigador do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, Miguel Castanho.
A Luz ao Fundo do Túnel

Esplanadas. “Está toda a gente com fome”

As esplanadas voltam às ruas no dia 5 de Abril, por estes dias há trabalhos de limpeza e fitas métricas para medir distâncias, mas o telefone não para de tocar: “Temos reservas para toda a semana”
Universidade de Lisboa

Faculdade disponibiliza-se para vacinar na Páscoa

O diretor considera que é necessário acelerar o processo de vacinação e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa manifestou-se disponível para ajudar a vacinar na Páscoa.
E=mc²

O que falta saber sobre a Apneia do Sono?

A Universidade de Coimbra procurou saber mais sobre a doença. Ana Rita Álvaro, investigadora principal do projeto, explica que um "ressonar intenso e a facilidade em adormecer de dia são sinais".
Medicina

Diagnóstico da apneia do sono deve ser melhorado

124
Segundo um estudo coordenado por investigadores da Universidade de Coimbra, é urgente encontrar estratégias que ajudem a melhorar e antecipar o diagnóstico da doença de apneia do sono.
Coronavírus

Transplantados pedem urgência na vacinação

A Sociedade Portuguesa de Transplantação voltou a alertar para a importância da vacinação contra a Covid-19 dos cerca de 10 mil doentes transplantados, cujo o risco de mortalidade é acrescido.
Medicina

Disfunção diastólica pode aumentar risco de morte

340
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu que pessoas com disfunção diastólica, uma perturbação do relaxamento cardíaco, apresentam um risco de morte três vezes superior.
E=mc²

Covid-19. Vacinas "podem perder eficácia"

O virologista Celso Cunha diz que "grande parte da população mundial não está a ser vacinada e com qualidade". "Ou vacinamos o mundo inteiro ou novas variantes vão aparecer com frequência", refere. 
Resposta Pronta

Quarta vaga "será difícil de evitar"

550
"Que o Natal não se repita na Páscoa", pede Carlos Robalo Cordeiro. O diretor da Faculdade Medicina da Universidade de Coimbra deixa críticas ao ritmo de vacinação: "está muito aquém do esperado". 
E=mc²

Madeira. Valores recorde de precipitação

Vítor Prior, delegado do IPMA na Madeira, explica as consequências de uma "depressão de forte instabilidade" na ilha. A tempestade "atingiu valores recorde de precipitação e descargas elétricas". 
Projetos Observador

É possível detetar o cancro da mama mais cedo?

Esha Madan acredita que sim. A investigadora da Fundação Champalimaud está a estudar a inibição de tumores e a tentar identificar novos biomarcadores para diagnosticar e tratar a doença precocemente.
Ministério Público

Rosto de Luciana leva a investigar falsos médicos /premium

194
Luciana Félix fez três intervenções estéticas no rosto que correram mal. Descobriu que a pessoa que as fez, que se apresentava como médica dentista, não está inscrita na Ordem. MP e ASAE investigam.
Inovação

Dispositivo, com mão portuguesa, ganha prémio /premium

O dispositivo pode ser usado para tratar problemas no esófago ou intestino. É introduzido por endoscopia e a cirurgia acontece depois, quando o doente já está em casa. Numa semana, está resolvido.
Projetos Observador

A dança do sistema imunitário e do sistema nervoso

A neuroimunologia estuda as ligações entre dois importantes sistemas do nosso organismo. Na Fundação Champalimaud, Henrique Veiga-Fernandes tenta “escutar as conversas” entre neurónios e linfócitos.
E=mc²

Portugal e Canadá continuam investigação no Ártico

João Canário, do comité científico do Colégio de Ciências Polares e assinante do acordo, saúda o memorando e explica que os estudos feitos são “muito relacionados com as alterações climáticas”.
E=mc²

Prolongamento do Verão. "É preocupante"

Mário Marques, especialista em Alterações Climáticas, prevê "uma primavera seca e amena". Ainda assim, vê com naturalidade o aumento das temperaturas que vão chegar perto dos 30º em algumas zonas.
A Luz ao Fundo do Túnel

Covid-19 em homens e mulheres: Quais as diferenças

Por que razão a resposta imunitária é diferente entre homens e mulheres? Investigadores da Universidade Nova de Lisboa procuram respostas e os "resultados podem alterar o desenvolvimento de vacinas"
Coronavírus

Centros de saúde com um ou dois dias para vacinar

Processo de convocatória de utentes a vacinar consome recursos e deixa poucos dias livres na semana para efetivar imunização. Sistema de SMS tem falhado durante primeira fase de vacinação.
Serviço Nacional de Saúde

Mais de 54 mil esperam cirurgia há mais de um ano

323
Número de pessoas em espera há mais de um ano já representa mais de 20% do total de doentes inscritos na lista. Em 2019 eram 21 mil, em 2020 passaram a quase 41 mil e agora são mais de 54 mil.
E=mc²

Covid-19. Vacina da gripe "pode diminuir sintomas"

António Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, afirma que vacina da gripe pode "estimular a resposta imunitária geral" na resposta a outras doenças.     
Medicina

Box of rain

161
É impossível falar sobre empatia em medicina sem falar sobre as famílias. É bom recordar que todos estamos ou podemos estar neste papel, não é um conceito distante, o sofrimento é democrático.
E=mc²

Autotestes. "Próximos da precisão dos testes PCR"

"O único perigo é a utilização incorreta", garante Catarina de Almeida, diretora da Pantest, o primeiro laboratório português licenciado para o fabrico de testes rápidos e que agora produz autotestes.
Coronavírus

AstraZeneca promete dar dados atualizados aos EUA 

A AstraZeneca comprometeu-se a dar dados atualizados sobre os ensaios clínicos da vacina ao regulador norte-americano, que alertou para uma eventual desatualização das informações fornecidas.
E=mc²

Escassez de água. "Portugal está em risco"

"Não sei se consumimos mais. Estamos é a consumir mal". Presidente da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, Rui Godinho, analisa o problema que foi lembrado "com a pandemia". 
Projetos Observador

Acabar com as infeções ósseas numa única cirurgia

292
A osteomielite ainda não tem tratamento eficaz. Estas infeções ósseas afetam anualmente quatro milhões de novos doentes no mundo. No i3S, no Porto, a equipa de Susana Sousa está mais perto da solução.
Coronavírus

Deficiência mental: atividade presencial essencial

Humanitas considera "inaceitável" não haver orientações do Governo e fala em "instabilidade emocional e perdas significativas de capacidades" dos doentes mentais devido à apatia do confinamento.
Projetos Observador

Os neurónios das coisas boas e das coisas más

Como é que o cérebro reage perante um estímulo positivo? E se for negativo? Como é que o prazer e a aversão são codificados pelos neurónios? A cientista Ana João Rodrigues está a tentar descobrir.
E=mc²

Maioria dos pneumologistas tem problemas de sono

Durante a pandemia, "85% dos pneumologistas tiveram perturbações do sono". No Dia Mundial do Sono, conhecemos o inquérito da SPP e a pneumologista Paula Pinto deixa dicas para um "sono saudável". 
Morte

Morreu o pai que corria com o filho tetraplégico 

4481
Dick Hoyt atravessou com Rick os Estados Unidos de uma ponta à outra e bateu a prova de "ironman", tornando-se num dos ícones da da maratona de Boston. Morreu esta quarta-feira com 80 anos.
E=mc²

Bebé nasce com anticorpos contra a Covid-19

É o primeiro bebé que nasce com anticorpos depois da mãe ser vacinada. "É uma descoberta gigante", considera a médica obstetra, Alexandra Matias. "Agora é descobrir quanto tempo dura a imunização".
A Luz ao Fundo do Túnel

Task Force quer “Nome e hora de reserva nos SMS"

António Silva, membro da Task Force de cientistas comportamentais, assume que estão a ser estudadas alterações aos SMS enviados aos utentes que podem ser vacinados. "Comunicação deve ser mais eficaz"
Saúde

Privados fizeram mais de 15 mil cirurgias do SNS

No total, foram realizadas 167.809 cirurgias nos 119 hospitais privados do país. "O número foi inferior ao de 2019, porque houve muita atividade que ficou por realizar", disse Óscar Gaspar.
Antibiótico

Penicilina. Alérgicos podem tomar antibiótico 

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto explica que os pacientes alérgicos à penicilina podem "tomar em segurança" a cefazolina. É melhor e menos cara que outros antibióticos.
Coronavírus

Hospital da Feira recuperou 86% das cirurgias 

Existiam 1.940 cirurgias que tiveram que ser canceladas desde março de 2020 devido à Covid-19, mas o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga conseguiu realizar 1.667.
Resposta Pronta

"Existe falta de respeito" perante os dentistas

472
Os dentistas vão ter carreira profissional no sistema público, mas apenas na Madeira. Manuel Nunes, da Ordem dos Dentistas, acusa o Governo de permitir que médicos continuem a trabalhar ilegalmente.
E=mc²

Vacina AstraZeneca. "É histeria de grupo"

145
Portugal suspende vacina da AstraZeneca. "O mal já está feito". Virologista João Gonçalves defende que as autoridades portuguesas se "precipitaram" e reforça: "Quem tomou uma dose deve estar seguro".
E=mc²

Covid. "Portugal não tem política de comunicação"

Estudo da Universidade de Coimbra aponta que a falta de recursos e a comunicação pouco clara dificultaram a resposta à pandemia nos países lusófonos. "Portugal tem muito a aprender com Moçambique".
Projetos Observador

Ela quer ajudar a parar a esclerose múltipla

2433
Cerca de oito mil pessoas sofrem de esclerose múltipla em Portugal. Na Universidade do Minho, a cientista Ana Falcão está a trabalhar para desenvolver novas terapêuticas que ajudem a travar a doença.
Saúde

Incontinência urinária: não adie o tratamento

No Dia Mundial da Incontinência Urinária, 14 de março, é fundamental lembrar que esta é uma “epidemia silenciosa” que atinge 1 em cada 3 mulheres. O tratamento é eficaz, não pode nem deve ser adiado.
Projetos Observador

Uma vacina anti-Covid-19 em forma de pó

186
Entre Lisboa e Telavive, uma portuguesa e uma israelita trabalham numa vacina contra a Covid-19 diferente de todas as que existem no mercado. A cientista Helena Florindo espera ter novidades em 2022.
E=mc²

Elvira Fortunato: "Nunca desistam dos sonhos"

Elvira Fortunato venceu o Prémio Pessoa 2020. "É uma enorme responsabilidade". O futuro da ciência, a importância que ganhou com a Covid-19 e a mensagem para os jovens: "Ciência não é trabalho é paixão".   
E=mc²

Eficácia da vacina Johnson & Johnson é "garantida"

"É mais uma boa notícia". A vacina da Johnson & Johnson foi aprovada na Europa. "Pode contribuir para acelerar o processo de imunização", explica José Miguel Pereira da Faculdade de Farmácia. 
A Luz ao Fundo do Túnel

Da máscara ao ventilador. O arquivo da pandemia

O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto está a criar uma coleção sobre a Covid-19. A curadora Rita Gaspar pede a colaboração da comunidade para preencher o repositório. 
E=mc²

Primeira antena espacial europeia testada no Porto

"A independência da Europa" depende desta antena que vai ler a "radiofrequência dos planetas". "Em 2026 a antena entrará em órbitra", explica Ricardo Lopes, engenheiro mecânico e membro do projeto.  
Lisboa

Cirurgiões fazem 400 cirurgias em centro da GNR

Até ao final do ano, no Centro Clínico da Guarda Nacional Republicana em Lisboa, vão ser realizadas 400 cirurgias pelos Cirurgiões do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central.
GNR

GNR tem mais dois carros para transporte de órgãos

Nos últimos cinco anos foram realizados 1.434 transportes de órgãos. Governo destaca a importância desta missão da GNR por Portugal ser dos países que mais transplanta.
E=mc²

A app portuguesa que quer combater a obesidade

É um projeto da Universidade de Coimbra. A aplicação, com ferramentas de regulação emocional, vai ajudar a eliminar os episódios de ingestão alimentar compulsiva tão comuns durante o confinamento.
E=mc²

UC quer igualdade de género na investigação

Projeto da Universidade de Coimbra recebeu um financiamento de 240 mil euros. A coordenadora deste trabalho, Cláudia Cavadas, quer "reforçar a candidatura de mulheres a cargos mais competitivos".
E=mc²

Chocos passam em teste para crianças

Os chocos foram colocados à prova e passaram com distinção num teste originalmente desenvolvido para crianças. "Demonstraram profundidade cognitiva". Os animais nem sempre agem por impulso.
E=mc²

Ter doença mental até aos 25 'ajuda' a envelhecer?

Estudo revela que ter uma doença mental até aos 25 anos tem um impacto no envelhecimento das células. Como? As explicações de Filipe Palavra, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia.  
A Luz ao Fundo do Túnel

“É cedo para saber se há sequelas nas crianças”

As crianças revelam menos sintomas da infeção por covid-19, mas ainda pouco se sabe sobre os efeitos a longo prazo. A pediatra Maria João Brito pede estudos, mas assume que é seguro reabrir as escolas
Explicador

Podemos avançar para o desconfinamento em março?

O que falhou no SNS? E agora, estamos em condições de pensar na reabertura? A análise de Adalberto Campos Fernandes, João Gouveia, Ricardo Mexia e Baptista Leite. 
Governo

Governo aplaude estratégia da UE para deficiência

A secretária de Estado da Inclusão vincou que "a Comissão decidiu, e bem, intensificar a ação europeia", reagindo ao lançamento da nova Estratégia Europeia para a Deficiência.
Obesidade

Não faz sentido adiar o tratamento da obesidade

266
A obesidade é uma doença grave que mata mais do que o cancro ou do que a Covid. É um poderoso fator de risco noutras doenças, em especial na infeção pelo SARS-CoV-2. Adiar o seu tratamento não é opção
DGS

Homossexuais. Doação de sangue vai ser mais clara /premium

Um estudo começou a ser preparado em 2019, mas foi atrasado pela pandemia. A norma vai tornar claro quem não pode doar sangue e porquê. E deverá deixar de ter critérios específicos para homossexuais.
Pandemia

A transmissão do SARS-CoV-2

127
No que se refere aos doentes assintomáticos ou pré-sintomáticos, sabemos que estes também têm capacidade de transmitir a infeção, mas não sabemos, com rigor, em que magnitude e em que circunstâncias.
E=mc²

Fadiga pandémica: "Uma realidade internacional"

Os portugueses apresentam níveis alarmantes de fadiga pandémica. "Problema não está nos governos, a pandemia é a única responsável". E quando tudo passar? As explicações da psiquiatra Ana Matos Pires.
Saúde

Salvem os nossos melhores

104
Todas as crianças que praticam exercício físico devem fazer um check-up sumário, incluindo um electrocardiograma. É muito útil na deteção de uma grande parte dos casos de maior risco.
E=mc²

"Inédito". Jovens descobrem quatro exoplanetas

Dois estudantes descobriram quatro planetas fora do sistema solar, a 200 anos luz da Terra. Viajar até lá "está fora de questão, nem daqui a milhões de anos", explica o astrónomo José Augusto Matos.
Explicador

Quando e como desconfinar?

O pneumologista, Filipe Froes, o epidemiologista, Manuel Carmo Gomes, o virologista, Pedro Simas e a ex-ministra da Saúde, Ana Jorge, procuram a resposta para: quando e como desconfinar?
A página está a demorar muito tempo.